Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Montalegre

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: O Trilho das Cruzes    Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSex Mar 09, 2012 4:02 pm

.
O Trilho das Cruzes
Montalegre


Percurso pedestre em Montalegre

O percurso de 17 de Março convida os pedestrianistas a descobrirem o Trilho das Cruzes, na sub-região do Alto Trás-os-Montes, em Montalegre, um dos concelhos do Barroso.

Com início na Aldeia de Pondras, o percurso será rico em espigueiros que atravessam a via pública e mostrará aos participantes o Relógio de Sol, um ponto de interesse turístico presente no lugar de Ormache.

Em cerca de 20km, os pedestrianistas passarão por uma aldeia com apenas quatro moradores e por uma outra onde apenas resiste um habitante. No percu rso destaca-se a paisagem do Baixo Barroso que podem ser apreciada a partir do Miradouro da Nossa Sr.ª da Livração.

A proposta é de um trajecto em meio rural e florestal, onde podem ser apreciadas as belas pastagens com o gado característico desta região e o património natural e cultural da mesma.

O nome Trilho das Cruzes tem a sua origem quer no grande número de “Alminhas” que se encontram pelo caminho e que aqui são apelidadas de “Cruzes”, quer na divisão das freguesias que é marcada por cruzes.

, 2012-03-09
In DTM

Montalegre - Página 3 12060
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Estudantes convidados a festejar Noite das Bruxas   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 3:07 pm

.
«Queimas das fitas»
Montalegre


Montalegre - Página 3 Montalegre_sexta2

Estudantes convidados a festejar Noite das Bruxas

A segunda Noite das Bruxas de Montalegre, na sexta-feira, acontece antes das tradicionais \"queimas das fitas\" universitárias, pelo que a organização do evento adotou o mote \"QUEIMA\"da\" e apelou aos estudantes para \"fazerem a festa\" no Barroso.

A \"Capital do Misticismo\" celebra, pela segunda vez em 2012, mais uma sexta-feira 13 e, desta vez, convida os académicos a vestirem as capas universitárias pretas e começarem, em Trás-os-Montes, as festividades das \"queimas das fitas\" com a queimada do padre Fontes.

Este ano, o calendário foi \"favorável\" a Montalegre e reservou-lhe três daquelas datas associadas ao azar (janeiro, abril e julho).

Para criar \"ambiente universitário\", a segunda Noite das Bruxas de 2012 vai contar com a presença e atuação de cinco tunas, espalhadas pelas várias ruas do centro histórico da vila: Tunafane, Transmontuna, Tuna Feminina de Enfermagem do Porto e Tunas (masculina e feminina) da Católica do Porto.

A organização do evento não quer que ninguém \"fique de fora\" dos festejos, pelo que proporciona alojamento aos estudantes por \"apenas\" dois euros, no pavilhão multiusos.

A noite mais endiabrada do ano preparou para os visitantes um espetáculo denominado \"Os Errantes\", diabos que se querem aperfeiçoar, no castelo de Montalegre, com números de acrobacia, exorcismo e manobras de fogo.

O ponto alto da noite será a preparação da queimada, licor à base de aguardente, limão e açúcar, feito pelo padre Fontes, conhecido por \"Dom Bruxo\", para \"espantar\" todos os males.

Os restaurantes da vila têm preparado um jantar amaldiçoado para os convivas e haverá animação nas ruas, bares e discotecas com desfiles de bruxas e diabos. De sexta-feira a domingo terá lugar, na praça do município, a \"Feira do Esconjuro\", com produtos alusivos à Noite das Bruxas.

A vila de Montalegre já comemorou a primeira sexta-feira 13 do ano, em janeiro, com um espetáculo inédito no castelo que atraiu mais de 10 mil pessoas.

O presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, avançou hoje à Lusa que o orçamento para a iniciativa é de 70 mil euros, mas o retorno económico é \"extraordinário\" e \"muito superior\" ao investido. \"Vai ser uma sexta-feira 13 de arrasar\", frisou.

A aposta, segundo o edil, passa, depois de atrair estudantes, por aliciar espanhóis à vila transmontana dada a proximidade com a Galiza. Fernando Rodrigues salientou ainda que este evento é de \"grande projeção e reputação\" para Montalegre.

A entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal não deixou a iniciativa \"passar em branco\" e tem a decorrer, na rede social Facebook, um passatempo alusivo à sexta-feira 13 com a oferta de 16 \"vouchers\", no valor de 20 euros, em restaurantes da vila.

A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.

Lusa, 2012-04-13
In DTM

Montalegre - Página 3 0002012A
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Três detidos por tentativa de homicídio   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSex Jun 01, 2012 2:02 pm

.
Em Medeiros
Montalegre


Três detidos por tentativa de homicídio

Três homens foram detidos por tentativa de homicídio e detenção de arma proibida pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, informou a Polícia Judiciária na sua página de Internet.

Segundo a mesma fonte, o incidente aconteceu a 19 de Abril, em Medeiros, Montalegre, e provocou uma vítima que ficou ferida com dois disparos de arma de fogo e teve de ser transportada para o hospital.

Os detidos, com idades entre os 31 e 52 anos, operários da construção civil, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.


, 2012-06-01
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Pastor suspeito de atear incêndio   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSáb Jun 16, 2012 2:07 pm

.
Codeçoso - Venda Nova
Montalegre


Pastor suspeito de atear incêndio

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, anunciou hoje a detenção de um pastor por suspeitas de atear um incêndio florestal, no concelho de Montalegre.

O fogo florestal, segundo comunicado da PJ, consumiu cerca de um hectare de mancha florestal constituída por mato e povoamentos de carvalhos, no Lugar do Codeçoso - Venda Nova, em Montalegre.

\"O incêndio colocou em perigo uma área constituída por carvalhos, pinheiros e eucaliptos, bem como duas habitações que só não foram consumidas devido à rápida intervenção da população e dos bombeiros\", referiu a PJ.

O suspeito, de 55 anos, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

CM, 2012-06-14
In DTM

Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Posto da GNR vai ser requalificado, para voltar a funcionar   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 3:56 pm

.
Em Venda Nova
Montalegre


Posto da GNR vai ser requalificado, para voltar a funcionar

O posto da GNR da Venda Nova, em Montalegre, distrito de Vila Real, encerrado desde 31 de agosto do ano passado devido à falta de condições físicas do edifício, vai ser recuperado, num investimento até um milhão de euros.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, explicou que as obras serão financiadas, numa parte, por fundos comunitários e por outra assegurada pela autarquia e pelo Ministério da Administração Interna.

Apesar de o investimento poder ir até um milhão de euros, o autarca acredita que as obras irão ficar abaixo desse valor, porque não irá ser feita nenhuma construção, apenas a requalificação do edifício.

Fernando Rodrigues admitiu que a empreitada poderá arrancar \"dentro de um ou dois meses\".

O posto da GNR da Venda Nova fechou há quase um ano, por falta de condições, uma medida que mereceu muita contestação por parte da população local.

Os nove militares que ali prestavam serviço foram distribuídos por Montalegre e Boticas e a área de patrulha, 384 quilómetros, ficou a cargo do posto de Montalegre, que fica a 40 quilómetros.

O posto funcionava há 130 anos e assegurava o patrulhamento de oito freguesias, num total de oito mil pessoas.

A construção do posto, considerou o presidente da câmara, foi uma obra \"assassinada à nascença\", porque a cobertura foi mal edificada, fazendo com que o edifício se fosse degradando ao longo do tempo.

\"É um investimento imprescindível para as populações e para os militares da GNR, porque merecem trabalhar condignamente\", frisou.

A Câmara local vai estabelecer um acordo com o ministério da Administração Interna para ser a \"dona da obra\" e, desta forma, irá desenvolver um projeto técnico com base na indicação das alterações aos serviços do posto, concluiu o autarca.

Lusa, 2012-07-12
In DTM

Montalegre - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcSr03nMexImOIzcbsTNxMsCUXiFhgEnIIbScwZfLUki0dNIT0AG81wx
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Presumível incendiário detido pela PJ em Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 10:45 am

.
Na serra do Leiranco
Montalegre


Presumível incendiário detido pela PJ em Montalegre

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, deteve um homem, de 35 anos, em Montalegre, suspeito de ter ateado um incêndio florestal.

Área de mato e pinhal esteve em risco

Em comunicado enviado à agência Lusa, a PJ refere que o fogo consumiu cerca de 0,5 hectares de mato, na serra do Leiranco, no lugar de Cervos, no concelho de Montalegre.

\"O incêndio colocou em perigo uma vasta área de mato e pinhal, de valor elevado, que só não foi consumida devido à rápida intervenção dos bombeiros, concretamente da utilização de um helicóptero\", acrescentou a PJ.

O suspeito, desempregado, residente em Montalegre, vai ser sujeito a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

A investigação criminal contou com a colaboração do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Montalegre.

, 2012-07-17
In DTM

Montalegre - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcTYPTjnce1kpkbJnA49-J821N2SEgcdXBCyCTA3p9ityqcxATmMswD09g
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Câmara de Montalegre, pela segunda vez, com dívida zero!   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSex Jan 11, 2013 4:34 pm

.
«Muito seletiva nas obras»
Montalegre


Montalegre - Página 3 Fernando_rodrigues_motalegre

Câmara de Montalegre, pela segunda vez, com dívida zero!

A Câmara Municipal de Montalegre, tal como aconteceu no ano anterior, volta a fechar as contas com dívida zero a empreiteiros e fornecedores. Na altura, o presidente Fernando Rodrigues garantia que o rigor «era para continuar» sendo claro ao referir: «há dinheiro, há obra, não há, não se gasta!». Um saldo que promete voltar a merecer os maiores elogios numa gestão há muito admirada pelos mais variados setores da sociedade.

Para Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, os meios financeiros ao dispor das autarquias, na ajuda ao desenvolvimento do interior e ao bem estar das pessoas, pecam pela escassez. Todavia, o autarca, apesar de frisar esta «insuficiência», alerta para a necessidade de «não se hipotecar o futuro e, por isso, não se deve gastar o que se não tem».
É nesta linha de rumo que voltam a aparecer as contas do município de Montalegre que permitiram «reduzir a dívida bancária e apresentar hoje uma situação financeira fluente que lhe permite fazer obras, investir na educação, na cultura, nos apoios sociais e na promoção dos produtos locais».


«DÍVIDA REPRESENTAVA 100% DA RECEITA»

O presidente da autarquia lembra que quando «chegámos à Câmara, a dívida represent

ava 100% da receita e hoje está abaixo dos 30%». O presente é de tal forma diferente que «pelo segundo ano encerramos com dívida zero a fornecedores e empreiteiros». Os exemplos que explicam esta saúde financeira podem ser encontrados sob vários domínios. Fernando Rodrigues esclarece: «a Câmara é muito seletiva nas obras e austera nos gastos. Tem dois vereadores quando podia ter seis. Não tem assessores. Não tenho motorista nem chefe de gabinete. Sempre foi assim».

OBRAS EM CURSO

Apesar destes “cortes”, estes não impedem os investimentos que potenciam o desenvolvimento do concelho. São canalizados, lembra o edil, «todos os meios para o Ecomuseu de Barroso, para a Feira do Fumeiro, para a Sexta 13, para a educação ou para os estágios profissionais dos jovens licenciados do concelho». A reforçar esta argumentação, remata Fernando Rodrigues, «atribuímos cerca de 200 mil euros de apoio aos agricultores para a sanidade pecuária» ao mesmo tempo que está em marcha a construção de «uma unidade de cuidados continuados com um investimento que ultrapassa os três milhões de euros que irá apoiar 40 utentes e criar mais de 40 postos de trabalho».

, 2013-01-08
In DTM

Montalegre - Página 3 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: PJ investiga morte de um homem nas escadas de uma casa em Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 5:38 pm

.
Polícia Judiciária está a investigar
Montalegre


PJ investiga morte de um homem nas escadas de uma casa em Montalegre

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real está a investigar o caso de um homem de 45 anos que foi encontrado sem vida, na madrugada de hoje, em escadas de uma residência de Montalegre, informou hoje fonte policial.

A fonte disse à Lusa que a morte do homem terá sido causada por uma queda nas escadas exteriores da residência de um seu conhecido, de 38 anos, no centro da vila de Montalegre, mas referiu que se desconhece se essa queda foi acidental ou provocada. Por esse motivo, a judiciária está a investigar o caso.

\"Os dois homens tinham problemas sérios com o álcool, por isso, andavam muitas vezes juntos, mas sempre a discutir um com o outro\", revelou a fonte.

O alerta à GNR de Montalegre foi dado pelos vizinhos que terão ouvido barulho, cerca da 01:30.

A vítima ainda foi transportada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o centro de saúde local, onde já chegou sem vida.

, 2013-03-18
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: «Tantinho daqui, tantinho de acolá, vai-se ajuntando, não é?!»   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 6:13 pm

.
«Quebra cabeças» do IRS
Montalegre


«Tantinho daqui, tantinho de acolá, vai-se ajuntando, não é?!»

Por decisão do Governo, quem recebe pensão acima dos 293 euros vai ter de entregar o modelo 3 do IRS. Em Meixide, os reformados não sabem como preencher os papéis, mas não lhes falta boa vontade para pagarem os impostos.

Os pensionistas que em 2012 receberam uma reforma mensal superior a 293 euros vão ter de entregar a declaração de rendimentos este ano. Se até aqui apenas se exigia a entrega do modelo 3 do IRS a reformas acima dos 428 euros brutos por mês, a partir deste ano todos serão chamados a fazer a entrega. Em Meixide, no concelho de Montalegre, os reformados não sabem como preencher os papéis, mas não lhes falta boa vontade para pagarem os impostos.

Marcelina Paulo tem 83 anos. É a primeira vez que vai entregar o modelo 3 do IRS. Mas não sabe preencher os papéis.
- “Sei lá alguma coisa disso! Eu não sei como é que se faz.”
- “E então, como é que vai fazer?”
- “Vou lá, onde é que mos façam, pois. É o remédio que tenho. Como fazem as outras pessoas. Não é?! Agora eu não sei, não posso fazer aquilo que não sei. Se soubesse, fazia-o num instante, mas não sei. Oh! Valha-me Deus!.”

O mesmo acontece a Joaquim Flores, de 62 anos, e a Otília de Fátima, de 72.
- “Eu não estou bem informado como é que vai correr isso. Espero, espero uma informação.”
- “Vai ter que pedir ajuda?”
- “Vou ter que pedir ajuda, com certeza!”
-“Eu não sei preencher os papéis. É a minha filha.”

Teresa Monteiro tem 73 anos e teve de pagar para que lhe preencham os impressos: “Paguei sete euros, tive que pagar sete euros para que me enchessem os papéis”, conta à Renascença.

A entrega do modelo 3 do IRS é um verdadeiro quebra-cabeças para os reformados de Meixide, no concelho de Montalegre. Dina Santos, jovem da aldeia, está disposta a ajudar: “Tenho ajudado os meus tios. Comprei os impressos, agora estou a preencher e, depois, vou entregar eu nas finanças”.
- “Vai continuar a ajudar?”
- “Sim, neste momento só estou a ajudar duas ou três pessoas. Se entretanto alguém precisar, e se eu tiver disponibilidade, não me importo de preencher.”

Mas, se os mais velhos têm dificuldade em preencher os papéis, o mesmo não se pode dizer da boa vontade em pagar os impostos. “Para Portugal ir mais para a frente, pois damos cada um tantinho. Eu sei que não tenho e que sou pobre e tudo, mas, também pronto, tantinho daqui, tantinho de acolá, vai-se ajuntando, não é?!”.

“É mais uma ajuda para Portugal ficar mais engrandecido.”

Olímpia Mairos in Renascença, 2013-03-25
In DTM

Montalegre - Página 3 Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: «Eu queria morrer aqui, dentro de casa»   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 6:17 pm

.
Sozinha em Tourém
Montalegre


Montalegre - Página 3 Idoso_neve

«Eu queria morrer aqui, dentro de casa»

Metade da população de Tourém, em Trás-os-Montes, tem mais de 65 anos e a maioria dos idosos vive só, recusando-se a sair de casa.

Maria da Conceição tem 82 anos e vive sozinha em Tourém, uma das aldeias mais isoladas do concelho de Montalegre. Não tem sequer vizinhos por perto, mas recusa-se a sair de casa.

“Aqui não mora ninguém. Cá estou na minha casinha, tenho famílias que me vêm visitar, não é por eu estar doente, mas vêm-me ver. Por enquanto estou bem, doenças que a gente tem, mas, não é de estar acamada, ainda há mais. Há ali outras duas pessoas, que também estão mal, mas não querem sair de casa. A gente tem muito amor à casa”, diz Maria da Conceição.

A própria também não quer. “Eu queria morrer aqui, dentro de casa.”

Mais abaixo, Maria Elisa, 83 anos, vive sozinha e já sem grandes forças, mas também não quer abandonar o lar. “A gente é pouca, mas é quase todos velhos, de 70 para cima.”

Por isso, pouco se podem ajudar uns aos outros. “Nada! Nada. Antigamente havia situações que a gente fazia uns aos outros. Éramos novos! Agora somos todos de uma idade avançada. Já não dá para muitas coisas”, lamenta Maria Elisa.

50% da população de Tourém tem mais de 65 anos e a maioria dos idosos vive só, uma realidade que preocupa o presidente da junta de freguesia, Paulo Barroso.

“Sinto necessidade de ter essas pessoas debaixo do meu olho. São pessoas muito carenciadas, pessoas que não conseguem sair de casa. Há pessoas que vivem sozinhas todo o ano e essa gente precisa de muito apoio, precisa de carinho, essencialmente, mas precisa também de quem as ajude noutras tarefas.”

Tourém é apenas um exemplo entre as muitas aldeias transmontanas com idosos a viverem sozinhos e isolados.

Olímpia Mairos in Renascença, 2013-03-25
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Homenagem ao padre Fontes em Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 10:31 pm

.
Próximo 27 de Julho
Montalegre


Montalegre - Página 3 Padre_fontes_rosto

Homenagem ao padre Fontes em Montalegre

A Câmara Municipal de Montalegre presta mais uma homenagem ao padre Fontes, desta feita, pelos 50 anos de vida sacerdotal. Acontece no próximo dia 27 de Julho. As inscrições para o jantar estão abertas até 20 de Julho.

Os 50 anos de sacerdócio do padre Fontes vão ser celebrados no próximo 27 de Julho com uma festa de homenagem promovida pela Câmara Municipal de Montalegre. É mais um render de vénia que se junta a outros já realizados à figura viva mais emblemática do concelho de Montalegre.

Quem quiser participar nesta festividade deve dirigir-se, até 20 de Julho, ao Ecomuseu de Barroso e fazer a respetiva inscrição (30 euros). Serão dados mais pormenores ao longo das próximas semanas.

, 2013-05-30
In DTM

Montalegre - Página 3 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: V Conversas com História esta sexta-feira em Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 10:00 am

.
Ecomuseu de Barroso
Montalegre


V Conversas com História esta sexta-feira em Montalegre

Pela primeira vez o projeto «Conversas com História» sai da sede do Ecomuseu de Barroso para entrar no pavilhão Multiusos, em Montalegre. A quinta edição irá abordar «A Educação em Barroso» ao longo dos tempos.

Um serão cultural que acontece esta 6.ª feira, pelas 21 horas, integrado no programa da XIV Feira do Livro.
Esta sexta-feira à noite, no pavilhão Multiusos de Montalegre, acontece a quinta sessão do projeto \"Conversas com História\".

Uma aposta que tem mostrado qualidade e que tem sido testemunhada por um público cada vez em maior número. Esta sessão irá falar da educação na região do Barroso ao longo das últimas décadas.

Um serão cultural que acontece, pela primeira vez, fora do espaço do Ecomuseu de Barroso. A escolha recaiu no pavilhão multiusos onde decorre a XIV Feira do Livro.

, 2013-06-05
In DTM

Montalegre - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQx8xcfK8ansZzRajo3lZfh5aI17dUsTHoLK6qByouhjNTFGh3roMKH
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: II Festival Música Júnior em Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 2:33 pm

.
Cerca de 200 estudantes,
  Montalegre


II Festival Música Júnior em Montalegre

Depois do sucesso do ano anterior, Montalegre volta a receber mais um Festival de Música Júnior, evento pedagógico e artístico que promete ser uma das referências do ano.

Ao longo de nove dias, cerca de 200 estudantes, oriundos das melhores escolas de música de Portugal e de Espanha, estão no Pavilhão Multiusos, «com ensaios de Naipe e Tutti, Master-Classes, concertos da Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfónica, Big Band e Coro, supervisionados por um coletivo dos melhores professores dos dois países, num ambiente musical único e com o especial sabor das férias».

Dia 2 de Agosto dá-se o concerto de encerramento em Montalegre. Dois dias depois acontece em Santa Maria da Feira.

, 2013-06-18
In DTM

Montalegre - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQqHKgXTEbkbfdh52bImm2sfsAhB9LDHyHcs_A_cx_BGiFoweeMwqwk2Q
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Homenagem ao padre Fontes   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 5:23 pm

.
50 anos de sacerdócio
Montalegre


Montalegre - Página 3 Padre_fontes_2013

Homenagem ao padre Fontes


A Câmara Municipal de Montalegre associou-se a mais uma homenagem ao padre Fontes. Os 50 anos de sacerdócio foram celebrados com uma festa de tributo, que reuniu mais de meio milhar de pessoas.

O dia teve inicio com a abertura de uma exposição no Ecomuseu de Barroso, seguida de uma missa realizada no santuário da Nossa Senhora da Saúde, em Vilar de Perdizes. O almoço decorreu em clima de festa, onde não faltaram palavras de «reconhecimento e gratidão a um dos maiores embaixadores de Barroso», referiu Fernando Rodrigues, presidente da autarquia.

Os 50 anos de sacerdócio do padre Fontes foram assinalados com uma festa de homenagem à qual esteve associada a Câmara Municipal de Montalegre. Tratou-se de mais um render de vénia, que se junta a outros já realizados, à figura viva mais emblemática do concelho.

No Ecomuseu de Barroso, abriu ao público uma exposição dedicada ao sacerdote e também foi apresentado o vinho com a marca “Padre Fontes”, da autoria de Paulo Reis Santos. Momentos depois, no recinto da Nossa Senhora da Saúde, em Vilar de Perdizes, teve lugar uma missa campal, com a presença do Bispo de Vila Real, Amândio Tomás, e abrilhantada pela Banda Musical de Parafita e Grupo Coral de Montalegre. Em caravana, mais de 500 pessoas rumaram de novo à sede do concelho para o almoço.

«JUSTO RECONHECIMENTO»

A Câmara Municipal de Montalegre, ao longo dos anos, já homenageou outros padres. Sendo «uma câmara laica, envolve-se nestas iniciativas pela importância que a igreja tem na sociedade» e pelo «reconhecimento e gratidão reconhecidos por ações em prol do concelho», explicou Fernando Rodrigues, número um da edilidade.

O tributo ao padre Fontes foi «um justo reconhecimento por 50 anos de trabalho pela igreja, pela comunidade e pela dedicação aos paroquianos». Todavia, «o padre Fontes é muito mais!», acrescentou. Para o autarca, «ele paroquiou o concelho, foi o evangelista da nossa terra, da nossa cultura e cantou-a bem alto».

NOME CONSAGRADO

Para Fernando Rodrigues, o padre Fontes é, «sem dúvida, uma referência do Barroso, uma referência cultural dos nossos tempos e uma das personalidades que mais tem contribuído para a divulgação e promoção da terra».

Foi nesse sentido que, em devido tempo, a Câmara Municipal de Montalegre «lhe consagrou o seu nome na sede do Ecomuseu de Barroso - “espaço padre Fontes” - e lhe atribuiu, anteriormente, a medalha de mérito do município».

Sem poupar elogios, o edil reforçou que se trata «de uma das personalidades que mais tem contribuído para eternizar um pedaço deste Portugal: o país Barrosão».

«SETE VIDAS PARA CONTINUAR
A CANTAR BARROSO»

Padre Fontes agradeceu «a todos os barrosões a homenagem e a festa personalizadas». Nessa linha, fez questão de «a devolver a todos aqueles que toda a vida personifiquei e me identifiquei até ao mais profundo e sentido pormenor». Emocionado, confessou querer «ter sete vidas para, em todas, continuar a cantar este Barroso que amamos e merece dedicação».

«PROVA CLARA DA OBRA»

Amândio Tomás, Bispo de Vila Real, proferiu palavras de agradecimento ao padre Fontes pela «dedicação e pelo empenho em tempos difíceis». Recordou os «dotes intelectuais» do pároco, que o «credenciaram perante um grande público».

A forte presença «de amigos no convívio foi sinal do mérito e daquilo que ele representa». Salientou que «as pessoas se medem pelas amizades e a presença de tanta gente é a prova clara da obra, da dedicação e do amor a Deus e aos Homens que lhe foram confiados».

, 2013-08-06
In DTM

Montalegre - Página 3 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: A animação voltou a tomar conta da vila barrosã   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 11, 2013 10:48 am

.
VI Concentração de concertinas
Montalegre


A animação voltou a tomar conta da vila barrosã


Regressou mais uma concentração de concertinas às ruas da vila de Montalegre. Na sexta edição, o convívio foi permanente, em torno de uma tradição que tem ganho cada vez um maior número de adeptos.

A música e os cantares populares animaram a tarde e noite dos muitos que quiseram acompanhar o evento.

Teve lugar, à semelhança de anos anteriores, nas festas do concelho, o sexto encontro de concertinas de Montalegre.

A animação voltou a tomar conta da vila barrosã, para gáudio de um número cada vez maior de apaixonados pelo toque de concertina.

Os cantares ao desafio também marcaram presença. A boa disposição foi uma constante e ninguém ficou indiferente aos sons peculiares que se espalharam pelas ruas.

NVR, 2013-08-08
In DTM

Montalegre - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcSQ7TQncjYz1n6pwxhONf3xf0oTvRlqCENhzuAEQfDtaVRk1PnQ
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Open Ibérico com 80 pilotos até domingo em Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 11, 2013 10:52 am

.
Open Ibérico de Parapente
Montalegre


Montalegre - Página 3 Parapente-serra-do-larouco-0c34

Open Ibérico com 80 pilotos até domingo em Montalegre

Os voos do Open Ibérico de Parapente partem todas as manhãs até domingo da serra do Larouco, entre Montalegre e Montecelo, em Espanha, caso de lá venham bons ventos.

Cerca de 80 pilotos de várias nacionalidades estão a pintar os céus de Montalegre em asas de várias cores, numa competição que voltou a Trás-os-Montes após alguns anos de interregno.

O Open Ibérico de Montalegre decorre até domingo em várias provas que testam a velocidade dos pilotos de parapente, num desporto em que percurso e meta são definidos apenas «uma hora ou uma hora e meia antes da partida» pelas condições meteorológicas, segundo Samuel Lopes, coordenador-geral da competição.

«Pode ser uma prova com 30, 70, 100 ou 200 quilómetros de extensão, tudo depende das condições meteorológicas do dia», diz à Lusa o coordenador das provas, que contam com a participação de Nuno Vergílio, principal candidato a campeão nacional, após ter alcançado o 9.º lugar no Europeu de Parapente em 2012.

«Nós temos condições diferentes a cada dia, portanto, temos que ajustar a tática e a nossa pilotagem às condições que existem», explica Nuno Vergílio, adiantando que se sente «motivado e num bom momento» para terminar a competição em primeiro lugar e sagrar-se campeão nacional.

A prática do parapente é, em grande medida, a arte de dominar as corrente térmicas ascendentes, pelo que é dos desportos com «maior componente de risco associada», nas palavras do candidato a campeão, que conta que já chegou a voar «horas a fio, por centenas de quilómetros» em voo livre.

«Se disser que não tenho medo, estou a mentir», admite o piloto.

«Conhecendo e sabendo que certas zonas podem ter mais turbulência ou que a atmosfera pode estar mais instável, há sempre o risco de acidente. Agora, tendo essa noção e minimizando os riscos, é claro que estamos a voar sempre em segurança», garantiu.

«Depois, há os outros pilotos», ressalva Nuno Vergílio, frisando que o parapente «é uma atividade exigente, nesse sentido», não só porque a quantidade de pilotos implica um cuidado especial na gestão do espaço aéreo, mas também porque se trata de um desporto «muito competitivo».

Para Sérgio Caldeira, 45 anos, antropólogo de formação e informático de profissão, o parapente permite «um dos voos mais gratificantes».

«Porque estamos a voar, literalmente, com as aves de rapina - os abutres, as águias, todas as aves que aproveitam as correntes térmicas que estão a formar-se aqui», explica à Lusa, apontando para a paisagem de Montalegre até Espanha e descrevendo as «bolhas de ar quente» que os parapentistas aproveitam para chegar «ao chamado teto, onde a temperatura dessa bolha fica igual à temperatura ambiente e, portanto, onde a [corrente] térmica morre.»

Os voos do Open Ibérico de Parapente partem todas as manhãs até domingo da serra do Larouco, entre Montalegre e Montecelo, em Espanha, caso de lá venham bons ventos.

, 2013-08-09
In DTM

Montalegre - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcSefLwoHHRfFl3RFscHwfFOANFH-u1u0MhWQ1gTNF1WoNNjTf8I
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Parte de custódia que se julgava furtada em Igreja de Montalegre apareceu   Montalegre - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 21, 2013 2:58 pm

.
Igreja de Meixede
Montalegre


Montalegre - Página 3 Ostensorio1

Parte de custódia que se julgava furtada em Igreja de Montalegre apareceu

A parte de cima da custódia que na semana passada havia sido dada como desaparecida da igreja de Meixede, Montalegre, foi encontrada no confessionário, disse hoje o padre António Fontes, responsável pela paróquia.

O padre António Fontes, organizador do Congresso de Medicina Popular, julgava que a sagrada custódia, peça do século XVIII, com cerca de meio quilo de prata e de arte barroca, havia sido furtada a 08 de setembro, na igreja de Meixide, durante a realização da procissão em honra de Nossa Senhora da Azinheira.

Durante este fim de semana, disse hoje o sacerdote à agência Lusa, a custódia foi encontrada no fundo do confessionário, dentro da sacristia (espaço anexo à igreja onde são guardados os paramentos sacerdotais).

"Um grupo de mulheres da aldeia andava à procura da custódia na igreja e, no fundo do confessionário, viram brilhar alguma coisa. Foi então que descobriram a peça embrulhada na capa de asperges", explicou.

O sacerdote encontra duas explicações para o alegado desaparecimento da custódia: alguém a arrumou no local errado, por desconhecimento, ou quiseram incriminar o sacristão.

A custódia, também conhecida por ostensório, é uma peça de ourivesaria usada em atos de cultos da Igreja Católica, composta por um corpo principal, feita de prata dourada ou ouro, com um centro transparente, de cristal, para expor a hóstia consagrada sobre o altar ou a transpor em procissão.

O caso chegou a ser participado à GNR.

, 2013-09-17
In DTM

Montalegre - Página 3 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Montalegre - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Montalegre   Montalegre - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montalegre
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia
» Vilar de Perdizes
» Estradas de Portugal
» Sinistralidade
» Criminalidade 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: