Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Meteorologia

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Leitores do DN relatam o sismo   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 17, 2009 1:37 pm

.
Leitores do DN relatam o sismo

Hoje

Leia aqui os relatos enviados pelos leitores do DN para relatosdnonline@gmail.com sobre o sismo desta madrugada.

Raquel, Albufeira
Vivo em Albufeira e acordei com o barulho das portas do roupeiro, que "trepidavam" intensamente (são daquelas de correr).
Algumas pessoas falam numa sensação que durou segundos, pois o meu marido e eu sentimo-lo por cerca de 2 minutos. Deu tempo para nos levantarmos e verificarmos o roupeiro (acordámos sobressaltados a pensar que estaria alguém lá dentro!), depois sentirmos a cama a tremer e (não sei se é sugestão) mas como vivemos perto da praia ouvia-se perfeitamente o mar, muito agitado, mais do que nos últimos dias.
Não entrámos em pânico mas foi... estranho e tomámos noção de que não estamos muito preparados para estas situações.

Maria Antónia Rodrigues, Portugal
Apenas para aqui deixar o meu testemunho. Efectivamente estava a trabalhar, em casa, e de repente senti que os móveis e o chão tremeram atrás de mim.
Pensei ser ilusão minha, até porque já estava muito cansada, mas de repente surge o meu filho que já estava a dormir
a questionar-me o mesmo. Só ai compreendemos que efectivamente se tinha tratado de algo anormal.
Eu que já vivi o sismo de 1969, então com 10 anos de idade, lembro-me muito bem o pânico na altura, também o sentimos
de noite, o meu pai a recolher os meus irmãos mais novos para os trazer para fora de casa e a chamar por mim e a minha
mãe para que fizessemos o mesmo. Penso que, a acreditar que se tratam de situações normais em Portugal e de "pouca" relevância até agora, em termos
de estragos materiais e vitimas, seria bom que houvesse mais informação á população por parte das entidades oficiais
de forma a que estivessemos prevenidos para procedimentos futuros e não tão só que os mesmos sejam divulgados
só quando as coisas já acontecem. É apenas o meu testemunho e a minha opinião.

Luís Mota, Viana do Castelo
Tinha acabado de me deitar, quando senti a cama a tremer por uns 2 a 3 segundos, fiquei uns minutos a pensar se seria ou não um sismo e à espera de alguma réplica, mas como não senti mais nada nem na altura ouvi barulho pensei que não seria mais do que um daqueles tremores de quando estamos a adormecer e ainda por cima em Viana do Castelo não é nada frequente este tipo de fenómenos. Acabei por adormecer e hoje de manhã já nem me lembrava até ver as notícias.

Isabel Alves - Coimbra
Acordei espontâneamente essa hora e tive a sensação que estava a ter uma tontura, porque senti o quarto a mexer

Raquel S., V. N. de Gaia.
Ontem à 1.40h da manhã, aproximadamente, estava deitada a ver tv quando inexplicavelmente senti o meu corpo vibrar - apenas um leve tremor. Durou uns breves segundos. Preocupou-me um pouco, porque não me ocorreu associar isso a um sismo. Não notei qualquer vibração nas janelas ou objectos do quarto e até tinha um copo de água na mesinha de cabeceira.
Aqui a Norte, devido à natureza granítica, eu e muita gente acredita que é improvável sentir-se um tremor de terra. Daí a minha surpresa.

Olga Almeida, Reboleira - Amadora.
Moro num edifício de 9 andares e vivo no 7º piso. E posso dizer que senti muito bem o abalo, exactamente à 1h37. Não entrei em pânico, mas tive medo.
Acordei como se estivessem a abanar-me a cama. Como moro sozinha, tive de imediato a plena consciência do que se estava a passar e, repito, tive medo. Voltei a fechar os olhos depois de verificar a hora sem querer pensar mais no assunto fingindo que não era nada. Tenho 2 casais de pássaros, um de periquitos e outro de agapornis e de facto o que dizem dos animais é muito verdade, pois eles também deram conta porque os ouvi "reclamarem". Espero não passar por outra, ou melhor, não passarmos por outra situação nem igual e muito menos pior.

Alexandra Couto, Alcabideche/Cascais.
Esta noite, acordei com a cama a abanar, mas não dei conta que se tratava de um sismo. A primeira coisa que fiz, com o sono que tinha, foi perguntar ao meu marido se estava a abanar a cama (?) e só depois me apercebi da “estupidez” da pergunta… O meu cãozinho, que dorme no nosso quarto também deu por qualquer coisa e estava a rosnar. Lá fora ouvia-se um silvo, um ronco, que só de manhã, depois de ver as notícias percebi do que se tratava. Como o sono era muito, não dei conta da gravidade da situação e ao acordar pensei que tinha sonhado.

Isabel Homem - Porto
Estou no Porto. Já estava deitada e senti,cerca da 1.40 que a cama tremia um pouco. Admiti que se tratasse de um sismo, mas não houve réplicas.

Fábio Rocha, Aveiro
Estava a ver televisão sentado no meu sofá com a minha namorada quando sentimos o sismo deviam ser sensivelmente 1:30 da manha, começamos a sentir o sofá a “mexer” dado que temos duas colunas altas junto a TV e reparamos que estavam a oscilar alem da própria televisão que pelo facto de ter 50 polegadas ate deu um pequeno estalido na base.
A principio pensamos que seria o vento dado que moramos num 6º andar, mas quando vi as noticias hoje apercebi-me que afinal era um sismo.

Maria Manuela Moreira
Aqui vai o relato da minha experiência
Cada vez que me lembro arrepio-me… Demorei a pegar no sono, de coração pequenino e apoquentado e tremi, como varas verdes, mais de 10 minutos, após aqueles poucos e poderosos segundos, por volta da 1 e meia da manhã.
Treme tudo!... Até eu! Todos os pêlos, até à ínfima pontinha, todas as células, os ossos, dentro dos ossos!...?
É sentir que nada há, rigorosamente, nada há a fazer perante tal força e magnitude e há um som surdo e aterrador…
Som que nos avisa e previne da nossa pequenez e nos relembra da fé. Relembrar orações, rezar será o humanamente possível, porque, somos, seres humanos e, máquinas, não, inegavelmente, espirituais, por mais tecnologia que venhamos a desenvolver, aplicar e a descobrir.
Apreciei e, muitíssimo agradeço, todos os sensatos e sábios conselhos dos técnicos de protecção civil, realço um pequeno e curioso. Hoje mesmo vou comprar apitos para toda a família, é pertinente e algo tão pequeno, não é insignificante, poderá salvar a vida, em caso de sismo ter um apito por perto.
Votos de FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO

Daniela Duarte, Albufeira
Chamo-me Daniela e vivo em Albufeira, tinha chegado a sensivelmente do trabalho a uma hora e estava deitada a ler um livro quando oiço um barulho enorme do mar! não vivo perto dele mas quando esta agitado oiço-o perfeitamente e esse barulho fez com que parecesse que ele estava mesmo ao lado de casa, como se subisse a encosta toda onde vivo! chamei pelo meu namorado que estava a começar a dormir se ele tinha ouvido o barulho, como ele não me respondeu voltei a chama-lo segunda vez e de repente a cama começa e abanar muito e assustados corremos para a rua ainda com o chão a tremer ligeiramente!
Foi o maior susto da minha vida! Ainda fiquei acordada ate por volta das 3h30 mas não ouvi nenhuma replica!

João Santos, Montijo
Estava acordado, deitado na cama e senti as portas de vidro do roupeiro a tilintar por 2 vezes por um curto intervalo de tempo (aproximadamente 2 a 3 segundos cada), passado algum tempo, cerca de 30 segundos, senti tudo abanar, o edifício não tremia, abanava. Para mim tremer é quando passa um camião ou uma máquina pesada na rua e faz uma espécie de ressonância, isto foi diferente, foi um abano maciço, produzia um som lento de tom grave, consistente em toda a estrutura, a cama abanava, o roupeiro abanava, as louças da cozinha tilintavam, as portas do roupeiro tilintavam, a madeira rangia. Durou aproximadamente 1 minuto, após este tempo fiquei a sentir durante uns 30 segundos ondas mais fracas como que a "embalar", quase imperceptíveis. Não houve danos.

Manuela Brito, Quarteira
Bom dia
Senti e muito mesmo, caiu-me um frasco da casa de banho que partiu a sanita. O prédio tremeu todo e o barulho era estranho, em Quarteira varias pessoas asiram para a rua assustadas.

Maria Gracinda- Maia, Porto
Estava na sala de jantar a ver televisão, quando comecei ouvir um barulho estranho.
A primeira coisa que me ocorreu, foi que alguma telha tinha levantado com o vento, que se que ouvia bem!.
De repente, o barulho começou a ficar mais forte, inclusivé já o ouvia a vir da cozinha, e foi quando vi os objectos nos armários a tremer e o candeeiro a balançar, foi assustador, tão assustador que estava a custar a acreditar que era verdade!
Este fenómeno senti durante uns minutos. Ainda liguei para os canais SIC noticias e TVI24, para confirmar se o que senti e vi era verdade, mas não disseram nada.
Hoje de manhã, tive a confirmação através do noticiário da RFM.

André Miguel Pereira
Abalo... Vizinhos de pijama na rua... Explosão de piadas no facebook. Não passou muito disto.

Luisa Paulitos, Almada
A noite passada deitei-me por volta das 01h30 e preparava-me para adormecer. Tenho uma cadela que gosta de saltar para a minha cama e por vezes coça-se, fazendo abanar a cama. O meu marido já dormia e comecei a sentir a cama a abanar muito, pensando inicialmente que era a cadela a coçar-se. Mas era demasiado forte o abalo e foi então que comecei a ouvir as portas do roupeiro do meu quarto a abanarem violentamente, fazendo um barulho assustador.
Acordei o meu marido e levantámo-nos. Fiquei muito assustada. Tenho 40 anos e nunca tinha sentido um sismo tão violento. Levantámo-nos e liguei a televisão e só às 2H00 tive a confirmação do sismo e da sua magnitude.
Escusado será dizer que já não consegui dormir o resto da noite, com receio de novo sismo de maior intensidade. Ouvi falar das réplicas que se seguiram, mas eu não as senti.
Foi muito assustador!

Fernando Santos, Lisboa
Moro na zona Oriental de Lisboa , por volta das 01.40 o prédio onde moro num 11ª Andar tremau e abanou com violência tal, que cheguei a penssar que ía ruír, e que havia chegado o fim

Fernando Santos, Lisboa
Moro na zona Oriental de Lisboa , por volta das 01.40 o prédio onde moro num 11ª Andar tremau e abanou com violência tal, que cheguei a penssar que ía ruír, e que havia chegado o fim

José Novais, concelho de Tomar.
Eu estava a dormir descansado, quando de repente acordo com um estrondo, parecia que algo tinha vindo abaixo, tipo uma habitação. Logo a seguir começo a sentir a cama a mexer durante uns segundos, comecei logo a pensar que era 1 sismo. Apesar de ter voltado a dormir, não voltei mais a dormir descansado a pensar no ocorrido, o que é certo é que mais tarde creio que ouvi uma réplica, comecei a ouvir, parece a baterem nos vidros, mas desta vez não senti o tremer.

Marisa, Castelo-Branco
Chamo-me Marisa e moro em castelo branco
ontem estava deitava a ver tv quando a cama começou a tremer. apanhei um grande susto porque não sabia o que estava a acontecer. passado alguns minutos e que me ocorreu que podeia ser um sismo. só demanha é que tive essa confirmação. moro num 7andar, e tendo em conta a distância do epicentro, é assustador saber que foi sentido em todo o pais. e s o mesmo tivesse o epicentro em portugal?? é melhor nem pensar nas consequencias.continuação de um bom dia

Alegria, Costa da Caparica
Bom dia,
Fui tomar o meu café e os comentários eram os seguintes:
O meu candeeiro estava a tremer;
A minha cama estava a tremer.
Fiquei surpreendida porque não dei conta de nada e resido na Caparica. É só...

Sofia Gaspar - Localização: Casablanca
Estava deitada no 6o andar de um hotel em Casablanca quando senti o primeiro abalo... fiquei a aguardar por possíveis réplicas, e aí estavam elas! Os meus colegas que estavam em pisos superiores relataram logo pela manhã que sentiram muito receio e que viram as cortinas a abanar.

Anabela, Nelas
Estava comodamente sentada no meu sofá a ver televisão quando repentinamente parece que o sofá ganhou vida.Fiquei assustada!

Rosária Pinto, Torres Vedras.
Eu senti o sismo.Ainda estava acordada, quando ouvi um barulho muito estranho e logo de seguida vi o espelho do meu quarto a "dançar", e tudo o resto termia com alguma intensidade, mas confesso que nos 1ºs segundos achei que era impressão minha. Mas, umas horas antes, por volta das 22h saí à rua e estava um ar muito quente, por acaso dei comigo a pensar que aquela temperatura que se fazia sentir não era muito normal,mas segui a minha vida. Resta-me dizer que moro na maravilhosa aldeia de Santa Cruz(estância balnear)

Manuel Saldanha, Oeiras
Estava a dormir e acordei como se tivesse deitado num colchão de água seguido de um estrondo da porta.

Miguel Aleixo, Torres Vedras
Sou de Torres Vedras e pelas 1.37 da madrugada, enquanto tocava piano, durante 3 segundos senti o tremor de terra.

Mariana Galvão, Arroios, Lisboa
Senti o tremor aqui no apartamento (Arroios). Senti claramente o chão, a mesa e a cadeira tremerem.

Carlos Carmo, Quarteira
Foi sentido um grande tremor de terra às 01.40h da manhã. Estava acordado e a casa balançou completamente, mas não há nenhuns estragos visíveis...!!! Foi impressionante o ruído crescente e a casa a abanar literalmente de uma forma assustadora...!!!

Sandra Pinheiro, Santo André, Alentejo
Estava sentada no sofá,com a minha filha no pc, deu tempo para olharmos uma para a outra, sentirmos e dizermos: isto é um sismo!!! Tremeu toda a casa e tudo o que estava pendurado abanou... que susto aqui no Alentejo, em Santo André.

Zé Melo Costa, Maia, Porto
Estava a trabalhar no computador e abanou a mesa e o PC.
O relógio do PC marcava 1h37min.

Ricardo Faria, Cantanhede, Coimbra
Estava no portátil, e como a cadeira tinha rodas, senti um abanão, porque ela deslizou, pensando que era do cansaço, mas pouco depois apareceu a minha irmã, a perguntar se eu tinha sentido algo. Ela já estava deitada, mas sentiu a cama a abanar e ruído no vidro das janelas, isto foi muito rápido, 2 segundos"

Luís Freitas, Lousã
O facto é que foi a primeira vez que me aconteceu tal coisa...estava deitado na cama a ver televisão quando a minha cama começa a abanar para a frente e para trás, como se a estivessem a empurrar e a puxar pelos extremos da mesma...Foi uma experiência que durou de 5 a 10 segundos, e verdade seja dita, assustou-me, e fez-me abrir os olhos ao que realmente se está a passar com o clima...Não nos podemos esquecer do que se passou em 1755...

André Carrola, Covilhã
Assustei-me, estava no sofá e senti a casa a tremer, ouvi os copos na cristaleira a baterem. Durou 5 segundos. Tive como foi tonturas e os batimentos do coração aceleraram. Nunca tinha sentido. Eram 1:40.

José Luís Peixoto, Barcelos
Eu sou de Barcelos por volta dessa hora, senti a casa tremer. Achei estranho, e pensei logo que fosse um sismo, mas depois ao ver a notícia tive a certeza.

João Soares, Amadora
O sismo teve a duração de 2-3 segundos, e estava sentado numa cadeira com rodas quando aconteceu. Senti a cadeira a tremer, depois a janela, mas tive a confirmação que era um sismo quando a minha mulher, que estava na sala, me perguntou se eu também tinha sentido. Já senti dois, mas este foi o mais forte. Falei logo com familiares que moram na Costa da Caparica, que ouviram um som estranho vindo do mar, e um familiar em Vila Nova de Gaia também o sentiu.

João Pedro Santos, Estremoz
Boa noite, estou em Estremoz e senti o sismo perfeitamente, pois acordei com o sofá a abanar. Ainda caíram alguns objectos das estantes.

Mário Martins, Lisboa
Na Baixa de Lisboa, num prédio pombalino, sentimos a sala literalmente a abanar, em deslocação lateral.

Nelson Medeiros, Beja
Estava com amigos no interior de um bar no centro da cidade de Beja, estando encostado à parede. Senti exactamente à hora anunciada, durante uns três segundos, o chão e as paredes a tremer e a vibrar fortemente, tendo as cerca de 40 pessoas no interior do estabelecimento sentido o mesmo. Não há danos a registar.

Pedro Bogas, Sevilha, Espanha
Estou em Sevilha e aqui também se sentiu com bastante intensidade.

Patrícia Moital, Santarém
Estava a tentar adormecer quando comecei a sentir a cama a tremer e a ouvir os móveis do quarto a estremecerem. Não durou mais do que cinco segundos. É, no entanto, de lamentar que, após várias tentativas, não tenha sido atendida pelos operadores do número de emergência 112. O contacto teve, então, de ser feito aos Bombeiros Voluntários de Santarém, que, embora não tivessem conhecimento da ocorrência, demonstraram o seu profissionalismo através da obtenção de informações e posterior contacto a confirmar o registo do sismo e a informar que não haveria motivos para alarme.

Leitor anónimo, São Brás de Alportel
Moro em São Brás de Alportel, a 16 km de Faro, e estava em casa sentado à lareira quando senti o prédio a tremer durante 6 a 7 segundos. Fiquei pasmado, foi até a minha mãe me ligar para ver se estava tudo bem porque ela também sentiu a terra a tremer e temeu que me tivesse acontecido alguma coisa com o sismo.

Tiago Pratas, Lisboa
A primeira coisa que me veio à cabeça foi pensar quem andaria a correr no piso de cima a esta hora, mas depois vi tudo a tremer, as paredes a tremer. Não senti réplicas nenhumas, não sei se houve. Foi a minha primeira vez e foi um pouco assustador.

Bruno Anacleto, Marvão
Também Marvão tremeu… Costumo ter um sono pesado, mas desta vez acordei um tanto ou quanto sobressaltado. De início pensei que fosse uma forte rajada de vento, mas apercebi-me que se tratava de algo diferente quando alguns dos objectos nas estantes do meu quarto se moveram ligeiramente.

Rui Pedro Filipe, Alcochete
Estava sentado numa cadeira (que tem rodinhas), no messenger. De repente, começo a sentir a cadeira a abanar, a mesa do meu computador, o candeeiro e outros objectos também a abanarem. Fiquei um assustado, pois foi a primeira vez que senti isto! Durou ainda uns 15/20 segundos.

Paula Matias, Lisboa
Não me recordo da última vez que senti um sismo tão forte em Lisboa! Foi de curta duração, mas bastante intenso. Aproveito para deixar uma questão: Portugal tem algum tipo de Plano de Emergência em caso de um sismo de forte intensidade??

Paulo Silvino, Garvão, Baixo-Alentejo
Estava no meu quarto e senti a terra tremer, foi assustador.

Bruno Andrade, Almada
Estava no computador eram perto das 01:40h da manhã. Senti a secretária a tremer, depois olhei a volta o móvel da sala abanava também, notava-se que todo o prédio tremia, foi horrível, vi na semana passado o filme 2012, pensava já no pior. Mas tudo acabou tão rápido como começou. Vivo na margem Sul - Zona de Almada. Minha vizinha enviou 5 minutos depois uma SMS a dizer que a casa estava estranha, parecia que tinha "tremido" ...

Antonio Maria Duraes de Matos,Lisboa
Estava no meu quarto em Lisboa a navegar na internet quando senti o móvel onde estava encostado a abanar nas minhas costas. Foram dois abalos bem perceptíveis com uma duração de uns três segundos no total.

Nelson Queirós, Fragoso
Senti o sismo, já passava da hora oficial mas não sei bem ao certo...
Senti um primeiro tremor... a cama a tremer... até pensei que estaria com uma caimbra porque estava com o portátil em cima das pernas.... foi uma tremidela de talvez 5 segundos. Achei estranho porque só costuma acontecer quando passam grandes camiões fora de casa. E desta vez não passou nada. E passando uns 15/20 segundos, talvez, senti outro e aí pensei logo que podia ser um terramoto. Até levantei da cama.... ia acordar os meus pais mas aquilo passou. O meu medo era que fosse com mais intensidade, mas não, foi basicamente a mesma tremidela mas mais prolongado.
Estava a conversar com um colega na altura e perguntei-lhe se tinha sentido alguma coisa. Pensava que estava a brincar com ele. Mas depois fomos ver o site do IM e verificamos que tinha havido um sismo de 6.0 em cabo S. Vicente. E fiquei estufacto quando vi que a media registada não passa dos 2,2!
Então senti mesmo o sismo... E vivo em Fragoso, concelho de Barcelos, distrito de Braga! Bem longe do cabo São Vicente!


Ana Jacinto, Lisboa
Senti o prédio todo a abanar, a cama parecia que ia desconjuntar-se toda. Assustei-me tanto, o coração parecia que ia saltar pela boca...Mas ao que parece não passou de um grande susto. Felizmente...

Adelaide Antunes
Boa noite!
Por volta da 1.30 senti o meu papagaio muito agitado, e pouco tempo depois, a gaiola que se encontra pendurada, tremeu e caiu. Devo salientar que isto ocoreu com certo alarido.

Carlos Gomes, Algés
Sim senti a casa onde moro em Algés estremeceu toda eram 1 hora e 29 minutos estava no computador a trabalhar moro num 3ºandar

Paulo Ramalho, Almada
boa noite, sou o Paulo Ramalho, vosso leitor assíduo e estou no pragal em Almada e aqui sentiu-se com muita intensidade o sismo, a minha cama abanou, parecendo que alguém a estava a abanar, foi quase um susto de morte pois sofro de doença de foro cardiovascular, mas por outro lado foi uma experiencia unica(esperemos que seja a última também),é nestas alturas que damos valor á vida e ao nosso bem estar.

Mónica Magalhães, Porto
Boa Noite!
Eu vivo no Porto e também senti o sismo.
Estava no computador a ouvir musica com os head-phones e, por esse motivo, não ouvi nenhum ruído estranho. Contudo, senti um ligeiro "abano" que, na altura, julguei ser pelo facto de estar há várias horas à frente do monitor mas, logo a seguir, senti algo mais forte e vi que a secretária abanou (cerca de 2/3 segundos) assim como a a minha cadeira que, por ter rodas, parecia realmente estar a deslizar...
Pensei mesmo que estava a ter uma quebra de tensão...daquelas como nunca tinha tido antes, mas fiquei sempre com "a pulga trás da orelha"...afinal era outra coisa! Que susto!!!

Rui Micael Inacio, Lisboa
passava um pouco da 1.30, estava a concluir um trabalho para a cadeira de marketing operacional e começou a tremer a casa. ao inicio parecia a vizinha de baixo a fexar as portas com força o que faz tremer a casa mas não (caricato, mas usualmente costuma de acontecer por fazer-mos barulho, enfim é uma casa de estudantes). as gavetas tremiam os candeeiros balouçavam, durou uns bons 8 segundos (assustador), daí saber que era um sismo forte. o primeiro que senti assim.

Luís Fernando, Sintra
ola tinha acabado de adormecer e acordei com a cama a sacudir e as portas do guarda fato a abrir ,creio que durou cerca de 10 segundos e foi bastante intenso ,depois que parou desci para rua e havia varias pessoas na rua,foi uma experiência assustadora!notei também que muitas pessoas optaram em ficar dentro de casa ,creio que seria importante orientar a sociedade os procedimentos a serem tomados nestas situações!!!!!!!!!

MIGUEL FERREIRA, Setúbal
Boa Noite, aqui em Setúbal sentiu-se plenamente o sismo.Eram cerca das 1:37h
quando senti a cadeira onde estava sentado a abanar, olhei e vi o candeeiro a
baloiçar e alguns objectos nas mesas a tilintarem.As portas da sala estavam
encostadas e batiam uma na outra. Como moro numa torre de 9 andares e estou no 8º, deu para sentir plenamente.Isto durou cerca de 20/30 segundos.
Deu para assustar...!!!

Socialga - Portimão
Vivo no último piso de prédio com 8 andares em Portimão.
Estava a dormir e acordei com a violência do sismo pois tudo começou a tremer. As paredes e especialmente os armários dos roupeiros.
Somente pensei nas minhas filhas que estavam nos seus quartos. Levantei-me a correr e fui busca-las para o meu quarto. No meio disto o sismo passou mas já não consegui dormir mais.
Foi um belo susto e hoje as minhas Princesas vão dormir junto de mim.

Giovanni 'Prestige' Saponaro, Lisboa
À 1h37 estava sentado em frente ao meu computador e percebi claramente
que a minha secretária abanou. Demorei alguns segundos para pensar o
que fazer. Finalmente olhei para o lampadário e ainda estava a abanar.
Sou italiano e em Abril deste ano o meu país teve um terramoto
terrível; é muito importante cobrir a cabeça e evitar de usar o
telefone quando houver abalos, para deixar as linhas livres às
emergências.

Jesus Teixeira, Povoa de Santa Iria
Estava na sala a ver tv quando o sofá começou a tremer, ouví um barulho apagado, e a minha árvore de natal começou a mexer de tal maneira que a estrela do topo caiu para o chão. Tinha o meu portátil aberto e até o ecrá abanou, em fim, ja tinha sentido algum sismo, mas nenhum como este.

viktorpereira, Odivelas
Senti o sismo durante cerca de 3 segundos, vibração e ruido.
Como base de comparação, estive em Itália (Roma) na altura dos sismos deste ano e senti as réplicas todas. Senti o sismo de hoje com mais intensidade do as réplicas em Itália.

Carolina Ana, Coimbra
Boa noite. Vivo em Coimbra, no centro da cidade de Coimbra mesmo e começei a sentir o sismo por volta da 1:38h. Ao inicio pensei que estava tonta e que era impressão minha até que vi a água de uma jarra aqui ao meu lado a abanar. O candeeiro da minha secretaria e a cadeira também abanavam. Depois apercebi-me que era um sismo (nunca tinha sentido nenhum), levantei-me de súbito já meia em pânico, quando de pé sinto o chão a abanar e as paredes. A minha irmã também já estava muito assustada. Começamos a nos vestir logo, mas acabou por parar e decidimos não abandonar a casa. Como estava no messenger e no skype comecei também a receber relatos dos meus amigos de várias partes do país.

André Pires, Algés
Estava a Ver um filme de terror , quando dei pela porta do meu guarda fato a abrir, ainda apanhei um susto valente. durou cerca de 10 segundos.

João Gabriel, Albufeira.
Cá em Albufeira foi bastante sentido. Foram 20 segundos de tremor intenso. Os lustres do apartamento abanaram fortemente. Alguns vizinhos entraram em pânico. Um enorme susto!

João Luís, Mafra
Em Mafra, pelas 01h40, o sismo foi sentido com alguma intensidade, durante cerca de 10 segundos. Ouviu-se um barulho, como que uma trovoada que se aproxima, e logo depois o abalo, que fez tremer os candeeiros e tilintar copos.

Lauro Lopes, Quinta do Conde
Boa noite,
O meu nome é Lauro Lopes, tenho 22 anos e resido na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra. Na hora em que o sismo ocorreu encontrava-me em casa a ver televisão e senti um tremor no sofá, que se intensificou. O armário e a pequena mesa que tenho na sala tremeram também e todos os objectos se moveram , como se alguém estivesse os estivesse a abanar. Na altura fiquei um pouco alarmado e verifiquei se o meu pai, que estava a dormir, tinha sentido algo. As luzes na vizinhança acenderam e recebi algumas sms de amigos meus a relatarem que o mesmo lhes havia ocorrido. Na internet, um amigo meu que se encontra em Beja disse-me igualmente ter sentido a terra tremer. Tentei averiguar a situação e o DN foi o primeiro site que surgiu a relatar o que havia acontecido. Como nunca tinha passado por uma experiência semelhante antes, mantive-me acordado até agora para perceber se estaria tudo bem. E este é o meu relato sobre o sismo. Sem mais nada a acrescentar,


Frederico Barreiros Mota, Ajuda, Lisboa
Eu estava a estudar ao computador, e ouvi os cães dos vizinhos ladrar, depois ouvi um barulho estranho e prolongado e senti-me mexer no máximo por 10 segundos. Só me apercebi mesmo que era um sismo quando vi os fios da televisão e do candeeiro balançar.


Délio Leite, Torre da Marinha, Seixal
Senti, pela primeira vez, um sismo e bem forte.
Quando começou, pensei que se passava alguma coisa comigo, visto estar perante um directa da faculdade para entregar um trabalho amanhã. Mas, logo de seguido, o abalo e consequente barulho de porta-retratos, perfumes, creme (...), fez-me realizar que se tratava dum sismo, a partir daí foi mais clara a percepção do prédio a abanar. Senti-o durante aproximadamente 6 segundos, com duas intensidades diferentes, sendo a primeira mais fraca.

Isabel, Lagoa (Algarve)
boa noite,
estava a ver televisão e foi ASSUSTADOR.... a casa tremeu toda e o sofá oarecia um barco a balançar...
já ia acordar os meus filhoos!
Felizmente passou... uff!!!

Manuela Coelho, Gondomar
Olá Boa Noite!
Eu também senti o sismo durante alguns segundos.
Sou de Gondomar, próximo do Porto e devido á época de Natal trabalho até mais tarde. Assim, perto da 1h38 (marcava o meu tlm) senti a mesa a tremer, os vidros da montra, o chão, a cadeira onde eu estava sentada e o mais bizarro foi um expositor de brincos que tenho perto de mim que tremeu por completo e fez bastante barulho, com um tilintar de tanto brinco de metal pendurado.
Foi isso que me fez pensar que teria sido uma pequeníssima réplica. Escrevi um bilhete á minha mãe a dizer que achava ter acontecido um sismo, pois é costumo comunicarmos desta forma, como ela acorda mais cedo (risos).
Resolvi então há instantes vir aqui pesquisar, pois tinha alguma coisa que me dizia que aquela “ tremura” não podia de todo ser natural. E vi a vossa notícia J
Obrigada pela partilha e continuação de uma boa semana!
Abraço,


Filipa, Lisboa - Odivelas
Estava em frente ao pc nessa precisa hora, quando de repente a minha mesa começou a abanar.
Durou menos de 5 segundos, mas foi bem sentido =x
Nunca antes tinha sentido um sismo, e espero não voltar a sentir


Rafael Serra
Portugal, Almada, Vale Figueira
Estava na cozinha, em pé, e curioso que nao me senti tonto, mas ouvi uma barulheira no corredor vindo do móvel que tinha objectos pendurados, primeiro mais forte e depois mais leve e longo. Fui a correr ver o que era, pois apanhei um grande susto, mas estava tudo intacto. Mas mal voltei ao Computador, já tinha amigos a comentarem o assunto comigo no messenger, e só ai percebi que tinha sido mesmo um terramoto. Pois antes não tinha percebido de onde tinha vindo o barulho.

Rui Costa, Porto
Boa noite, sou do Porto, local onde senti um sismo durante cerca de 5 segundos, estava deitado e senti a casa a tremer, olhei para o relógio e eram 1:40 h.

César Caldeira Caeiro, Amareleja
Numa duração de 3 segundos, senti dois abanões fortes seguido de um ruído bem alto e abafado.

António Sovela - Torrão do Alentejo
Estava a trabalhar quando senti um tremor de terra que deixou o monitor do computador e os vidros a abanar e os alumínios das portas a estalarem.

Tiago Filipe Rosado, Reguengos de Monsaraz
boas noites.. estava no quarto que é 1º andar sentado ao pc e senti o abalo entre 10-15 segundos, vi logo que era um sismo, á uns anos já tinha sentido um ou dois de pouca duração que quase não se sentiram... ao inicio pensei "á é um pequeno tremor de terra iguais aos outros não passa disto"... mas não parou foi de tremer, aumentando a intensidade, senti a casa a tremer eu também tremi.. apanhei um valente susto.. fui espreitar a janela com algum receio não tivesse ele no quintal!!!
boa noite e deus queira que isto não trema a serio porque este ja assustou!

Tânia Gomes, Seixal
Foi assustador, num nono andar de uma torre isolada, tudo abanou, tremeu durante 20 a trinta segundos com grande intensidade. Segundos antes o meu gato estava petrificado a olhar para mim. Foi horrível.

Ana Cóias, Arraiolos.
Estava a ver televisão quando senti o sismo. Foi assustador sentir tudo a tremer e ver as bolas da árvore de Natal a mexer sozinhas.

Alexandra Pita, Coimbra
Boa noite,
Sou estudante de Coimbra e, embora não com a intensidade de Lisboa, senti o sismo. Estava a trabalhar com o meu pc sentada na minha cama, que tremeu por duas vezes. Um tremor não muito intenso, mas que deu perfeitamente para o sentir. Deu para assustar um pouco, pois nunca tinha sentido um sismo.

Ricardo Fonseca, Oeiras
Vivo em Oeiras,
Estava ao telefone eram aproximadamente 1h38 com a minha namorada que vive em Almada, e instantaneamente comentamos ao mesmo tempo que estavamos a sentir algo.
Deu para entender que foi muito mais forte em Almada do que em Oeiras, apesar de eu viver num andar muito mais alto.
O Sismo foi excepcionalmente longo e forte, o que nos deve deixar alerta. segundo o USGS na mesma falha junto a Argelia foi tambem sentido minutos depois um sismo com 4.0
Lamento não haver simulacros pelo menos anuais com equipas e pontos de encontro previamente definidos e que todos conheçam. hoje correu bem, mas e da próxima vez ?

jaslaranjeira, Lisboa
Eu moro em Lisboa, num nono andar, e estava na net quando senti a cadeira a tremer, pensei que fosse das rodas, porque ela também faz massagens, levantei-me para ver se estava ligada quando vi as bolas da árvore de Natal a abanarem e baterem umas nas outras... foi muito assustador, nunca tinha passado por tal coisa, e senti ficar um pouco tonto quando estava em pé. Depois de saber que tinha sido tão longe fico estupefacto como se sentiu tão longe os efeitos.

João Rocha, Armação de Pera
ui ui, foi msm bem sentido!! grande susto! ja passou!

Florbela Ferreira, Caldas da Rainha
Boa noite,
Tinha me deitado a alguns minutos quando comecei a sentir a minha cama abanar. Parecia mesmo que me estavam abanar a cama na brincadeira... Pensei logo que não podia estar abanar, eu estava bem quieta... Foi quando recebi a chamada do meu namorado a perguntar, se não o tinha sentido? Ele sentiu mais que eu, pois sentiu mesmo a casa abanar e viu objectos mesmo a moverem-se. O meu pai que estava ao computador viu o monitor abanar, mas mais ninguém em casa sentiu...
Sei que a mãe do meu namorado também sentiu e que as portas fizeram barulho e que objectos moveram-se também. Telefonou para o filho assustada.
Eu encontro-me nas Caldas da Rainha, mais o meu pai e o resto da família num prédio - 1º andar, o meu namorado também está nas Caldas, mas numa vivenda de rés do chão e a mãe do meu namorado encontra-se na Povoa de Santa Iria, num 2ºandar de um prédio.

José Carvalho - Mafra, Lisboa
Sentido e com bastante intensidade, estava em silêncio a estudar, a mesa começou a abanar intensificando durante 30 segundos, provocando uma reacção de acordar os restantes membros da familia, a minha esposa acordou com o sismo. Depois acalmou e mantivemos a calma. Sensação assustadora e não fosse eu Eng.º Civil.

Ana Tomás
Boa noite.
Por volta das 2 da manha estava na cozinha com uma colegas a jantar quando que a mesa estava a abanar perguntei porque o estavam a fazer. As minhas colegas começaram também a sentir o mesmo. Quando olhamos par ao fogão a nossa cafeteira do chá balouçava em cima do fogão. Assim que saímos do encontramos o nosso vizinho do 2.º andar. que nos disse que também tinha sentido o sismo.

Marcio Silva - Monchique Algarve
Aqui nesta zona o sismo foi sentido com grande intensidade alguma populaçao saiu a rua assustada. Até ao momento nao foi sentida mas qualquer réplica

Inês Rodrigues da Costa, Portimão
Estava na sala a conversar com quatro amigos, o sofá começou a tremer e olhamos uns para os outros sem reacção. Levantamo-nos, vimos as paredes a mexer e já estávamos a correr para debaixo das mesas quando o sismo parou. Temos entre 18 e 27 anos e ficámos aterrorizados. Agora, já mais calmos, estamos até animados porque foi uma sensação como nunca tinhamos tido. Foi bastante interessante mas muito aflitivo também.

Nuno Marques, Coimbra
Boa noite:
Em Coimbra também se sentiu o sismo. Estava na sentado à secretária quando de repente comecei a sentir as canetas q tinha em cima da mesa a rebolar e a televisão que tenho em cima de um móvel a tremer...tenho 24 anos e foi a 1ºvez que senti e me apercebi perfeitamente de um sismo...é uma sensação aterradora...

Norma Portal
Aqui em casa tremeu por uns 20 segundos, a tela do computador balançava eu estava sentada a mesa e minhas pernas tremiam com o movimento do piso, moro no 4º andar aqui nas Fontainhas.

Lénia Sofia, Penha- Algarve
De facto, eu Lénia, senti sim este sismo, estou na zona da Penha ao Lado da Universidade do Algarve no Campus da Penha, e estava a escrever aqui no pc, no 2º Piso descansada.
Quando de repente pela 1h38, sinto a terra a tremer durante 3 a 4 minutos, estava sentada e nem sabia bem o que a cadeira tinha, só ao olhar para a garrafa da água é que tive a certeza, que era um sismo. Isto porque, hoje por acaso foi um dos dias mais stressantes e dos mais nervosos que passei devido a um exame no meu MBA, em G.O.T, que não queria acreditar que ao terminar o dia estaria a tremer e a viver um sismo bastante forte, de certo 6,2. Até resolvi abrir nesse exacto momento um site de jovens, Chilltime antigo Netjovens, e escrever esse momento sentido, com a terra ainda a tremer, aqui no Algarve.
Apanhei um susto e a malta da Residência Feminina da Penha também, mas depois até rimos com a situação, porque para mim foi a primeira vez que senti a terra a tremer imenso, que na minha zona que é Perto da Praia da Tocha, que pertence ao Distrito de Coimbra, nunca senti nada semelhante, mas sei que o Algarve e Lisboa são ambas as zonas com mais sismos, basta observarem mapas de Portugal, e conseguem ver isso. Já no Interior de Portugal na zona Centro-Norte, existe uma zona bem rochosa em que é impossível existir sismos, podemos encontrar essa informação em livros de Geografia, nas bibliotecas.
Bem por fim já que estamos no mundo das experiências vividas, esta foi para mim uma nova experiência marcada sem ser paga e que nunca a irei esquecer.
A todos desejo uma boa Continuação, um excelente dia e um Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo 2010, com muita Saúde e Amor e Paz, sobretudo.

Jose Martins, Moita. Margem Sul do Tejo
Estava no sofa e ao levantar para tomar um iogurte senti que estava em cima de um skate. Foi assustador, vi as paredes do prédio a balançar.
Não caiu nada. O nosso predio tem 7 andares. Algumas pessoas foram para a rua e as janelas se abrindo para saberem o que se passava.
Meu marido estava na rua, perto de casa, não sentiu nada.

Valter Santos, Leiria
Estava no sofá a ver um filme quando dou por mim a tremer. Os amigos que estavam comigo também sentiram bem esta forte abalada sísmica durante alguns segundos. Percebi logo que se tratava de um sismo de alguma intensidade pois todo o prédio tremeu. De referir que após o sismo liguei-me ao computador à procura de informações sobre o mesmo sendo que a informação demorou cerca de 10 a 15 minutos a ficar online.

Marcelo Cazassa, Pinhal Novo
Boas , meu nome é Marcelo Cazassa , vivo no Pinhal Novo , estava sentado na cadeira navegando na internet , quando senti a cadeira abanar muito , achei que estava com tontura , mas olhei pro candeeiro da sala e balançava muito , corri pro quarto do meu filho de 2 anos , apanhei-o da cama e corri pra rua com minha esposa , ficamos muito impressionados , parecia um filme , eu vivo no 1º andar e senti tudo isso , mas as pessoas dos prédios ao lado que tem 9 andares ficaram aterrorizadas. Ainda bem que não houve nenhum dano visível nem vitimas.

Antunes46, Fogueteiro
Resido no Fogueteiro, estava numa pequena salinha ao computador, quando tudo começou a abanar, livros em estantes, o próprio monitor tft quase foi parar ao chão. Tive tempo de ir acordar esposa e filho mas estes já tinham acordado e estavam baralhados sobre o que estava acontecer. Entretanto cães na rua não paravam de ladrar. O que mais me impressionou foi a duração prolongada do mesmo onde senti 3 fases de intensidade distintas , também pareceu-me ouvir um ruído como um trovão mas vindo do solo. Resido num 4º andar. Por pouco não fui para a rua.

Norberto Silva, Porto
Senti claramente uma vibração inicial mais 'suave' que se tornou mais forte no final. Muitos amigos meus também sentiram. É um misto de surpresa, entusiasmo e, claro, algum medo.

Maria Miguel Lucas, Tomar
Estou a trabalhar no Convento de Cristo em Tomar e durmo cá.
Acordei a meio da noite com o sismo. Fiquei sem saber se estava a sonhar, apesar de ter sentido o barulho do candeeiro da mesinha de cabeceira tremer.
Liguei-me à Net para ter a certeza do que tinha acontecido.
É o "admirável mundo novo", sem dúvida. :-)
Já achei suficientemente assustador... e foram só 6, na escala de Richter. Pergunto a mim mesma o que terão sentido os monges no dia 1755, com uma intensidade de 9 presumida...

José Soares Martins, Moita
Estava na rua e não senti nada. Mas logo me ligaram de casa a dizer que tinham sentido o terremoto.
Voltei para casa e vi as pessoas com as janelas abertas a falarem umas com as outras.
Algumas pessoas mantiveram-se em alerta durante algum tempo. Uma hora depois estava tudo calmo. Por ser uma hora de descanso

Ana Margarida Nascimento, Lisboa-Campolide
Estava a ver uma serie na SIC quando comecei a sentir a casa toda a tremer, olhei para o meu lado direito onde tenho uma estante com livros, molduras e umas bolas decorativas e pensei vou ter que apanhar isto do chão…, fui ao quarto vêr a minha filha de 5 anos que estava a dormir e logo a seguir chamei pelo meu marido que já estava na cama e perguntei sentiste ou estavas já no 4º sono, ele respondeu “claro que senti”.
Foram uns segundos bastante preocupantes e longos.

A.Costa, Sines
Assustador, ouvi um ruído e o prédio tremeu e abanou intensamente durante 3 segundos.

Miguel Rosa, Beja
Sentido de forma bastante significativa, para alem da terra a tremer um ruido constante e assustador que durou cerca de 20/30 segundos...
Parecia o barulho de uma Harley ao relantim.

Fernando, Aljezur
Estava no pc quando senti um ruído ligeiro de loiças a tilintar e um barulho estranho (parecia um trovão) e passados escassos segundos senti as loiças a vibrarem com mais intensidade e durou mais tempo. SaÍ à rua e os vizinhos estavam todos a virem às janelas acordados com as camas a oscilarem.

José Galego,Lisboa, Bairro de Campo de Ourique.

Boa noite.
Nunca tinha sentido um sismo na minha vida portanto achei muito estranho o barulho que começou por parecer um avião a aproximar-se da minha casa, de repente ouço as janelas da minha sala a abanar e os móveis a ranger mas não me apercebi logo que era um sismo, estava nessa mesma altura sentado ao computador e começa tb entretanto a deslizar o chão por baixo da minha cadeira que tem rodas. Durou ainda uns bons 5 segundos. estranho a minha gata não ter feito nada, não reparei em mais nada de estranho pois fiquei petrificado.

Ricardo Martins, Paio Pires
Durou cerca de meio minuto e foi realmente de impor respeito com o prédio a abanar ao ponto de me ter acordado.

Anónimo, Ponte Sôr
estava num bar na ponte sor com um colega quando sentimos um ligeiro tremor, nesse preciso momento recebo uma msg de uma amiga de elvas que diz que se tinha assustado com o sismo que tinha sentido.

Carlos Félix Rodrigues, Palmela, Concelho de Palmela, Distrito de Setubal
Como alguns dos comentários, também por aqui tremeu e bem! Aliás, estando a trabalhar em um projecto, encontrava-me com latas e garrafas à minha volta, sendo que o tremor fez com que algumas delas caíssem e fez também com que eu próprio tivesse que procurar algum equilíbrio durante uns 7 ou 8 segundos. Um sentimento esquisito. Conclusão do meu comentário: Não sei de todo reagir a um sismo, limitei-me a ficar a olhar em meu redor, sem tomar qualquer tipo de iniciativa, talvez seja um "wake-up call", pois tudo o que aprendemos na teoria (procurar abrigo nas aduelas das portas, junto de vigas ou pilares,etc), é perdido/esquecido numa situação real...

Anónimo, Condeixa-a-Nova
Eu vivo a 3 km de Condeixa-a-Nova, Coimbra e ouvi meu "espanta-espiritos" a mexer com alguma intensidade. A principio pensei que fosse alguma corrente de ar mas não foi porque fui ver. Depois de ler esta noticia é que esse "barulho" fez algum sentido

Anónimo, Évora
sou enfermeiro e estou a trabalhar no hospital de Évora, aqui sentiu-se perfeitamente o abalo sísmico. Os doentes aparentemente não se aperceberam, pelo menos no meu serviço.

Maria Rodrigues, Dafundo
Senti o sismo. Estava a fazer serão no meu escritório de casa. Senti tremer o chão e a cadeira onde estava sentada, uma cadeira comum em madeira sem rodinhas mas que oscilou. Os objectos mantiveram-se no lugar. O prédio é de 2000, anti-sísmico, situado na encosta entre Dafundo e Santa Catarina, Concelho de Oeiras. Reconheci a situação e continuei o meu trabalho, tendo o computador suspendido subitamente e retomado de imediato.

Anónima, Sesimbra
Estou na Quinta do Conde (Sesimbra) e senti perfeitamente o sismo. A minha casa oscilou como se estivesse sobre marés. Ouvi nitidamente um ruído forte. Deve ter tido uma duração de entre 5 a 10 seg.

Pedro Horta, Lisboa
Estava na zona do areeiro e foi bastante perceptível,o sofá onde me sentava tremeu,a árvore de natal em frente abanou toda,durou cerca de 2 segundos-assustador...calma mãe natureza!...

Fernanda Trindade, Lisboa
chamo-me Fernanda Trindade e sou auxiliar de acção medica do hospital de Sta Maria em Lisboa....eu e as minhas colegas e enfermeiras e estamos no turno da noite, encontravamo-nos a cear quando de repente sentimos as cadeiras a abanar com alguma intensidade, o que durou quase um minuto e algumas doentes referiram que sentiram as camas tb a tremer....primeiro não demos importância, mas rapidamente deduzimos que seria um abalo pois reparamos que tb um placard da parede tb abanava...
aqui fica o nosso relato..

Anonima, Faro
Sou professora e estou a viver em Faro.Moro num 7º andar. Estava a trabalhar ao computador quando comecei a sentir o sismo. Durante os 30 segundos ou mais que se seguiram foi ganhando uma intensidade forte e senti o prédio tremer e os candeeiros a oscilar. Foi um susto que não esquecerei tão cedo. E a coincidência é que ainda hoje houve um simulacro na escola.

Sara Martins, Olhão
Estava a dormir quando senti a cama abanar. Pensava que era alguém que o estava a fazer mas olhei e não vi ninguém. Havia muito barulho porque tudo no quarto tremia com grande intensidade.
Como nunca tinha sentido um sismo fiquei muito assustada!!

B.Lima, Barcelos
Não sei precisar a hora, mas passava da 1h30m da madrugada, estava eu na cama a ver o Rambo I quando senti vibração na almofada e os canos da casa a vibrar. Pausei o vídeo e senti isso durante uns 6 segundos. Nunca tinha sentido um sismo, mesmo com 27 anos e tendo "passado por alguns", mas nunca os ter sentido.
Bem, o fenómeno repetiu-se uns minutos depois, talvez com um pouco de menos intensidade, mas senti-o perfeitamente à mesma.Mal acabou o filme, fui à Net ver se havia episódio de sismo ou se era da minha cabeça. E confirmou-se, mas apenas referiam um e para a zona de Lisboa e Setúbel, sendo que ao largo de Faro era onde se situava o epicentro.
BEM, fiquei um pouco aborrecido porque Barcelos (sim, Barcelos) também é Portugal Continental e também sentiu o sismo, concerteza com menor intensidade, mas sentiu!!!
Até me registei nos comentários do DN, JN e etc. (nas notícias do SAPO) pra deixar o meu comentário, mas ainda não recebi i e-mail de activação.... Deve ser por eu ser do Norte ;-) Nos sismos, nos mails, bem, tudo tem o seu epicentro em Lisboa :-)

Cristina Fernandes, Canha-Montijo
Estava a dormir, e acordei com a cama a tremer! Acendi a luz, e o meu cão que estava a dormir no meu quarto já estava sentado a olhar para todo o lado!!

Carmen Domínguez, Espanha
Em Espanha também sentimos o sismo.
Moro en Malpartida de Cáceres em Extremadura (Espanha).
Acordei porque sentí a cama tremer e chocar contra a parede, também ouví um estranho rumor que vinha da rua.

Paulo Bizarro, Lisboa
Moro em Carcavelos, e estava a dormir quando senti o abalo. Senti o prédio a vibrar durante alguns (poucos) segundos. Como sou geólogo, queria apenas corrigir a notícia do DN no que diz respeito à questão das magnitudes e intensidades. A primeira é medida na escala de Richter, a segunda na escala de Mercalli. Na notícia do DN, referem a intensidade medida na escala de Richter, o que não é correcto.

Fernanda Silva, Lisboa
Moro num 4.º andar no Bairro Alto e senti a cama a estremecer, por duas vezes, acompanhadas de um barulho que, agora, suponho ter sido a estrutura a abanar.
Maria G.Silva

Sílvia de Almeida, Castelo Branco
Tenho 40 anos e foi a primeira vez que senti....é aflitivo....tinha acabado de me deitar...só...digo isto porque se estivesse acompanhada, aos beijos e aos abraços...podia não me ter apercebido porque foi muito leve...No entanto, tinha acabado de desligar a luz da mesinha de cabeceira e sinto como que uma massagem nas costas vinda de baixo...mas não tenho desses colchões milagrosos...Então, acendi a luz e olhei à minha volta e por baixo da cama...não fosse alguém lá estar escondido...Pensei num tremor de terra mas estava tudo muito sossegado e voltei a adormecer...e eis que de manhã ouço a notícia...impressionante!!!! E mais impressionante ainda foi eu ter sentido isto em Castelo Branco...pois é, chegou pelo menos ao centro do país porque eu senti-o levemente na minha caminha quando tinha acabado de me deitar depois de ver "O Mistério da Estrada de Sintra"! Chamo-me Sílvia de Almeida e senti o sismo à 1H40 em Castelo Branco!!!

Ana Palma, Portimão
Eu estava a dormir quando comecei a ouvir um barulho de fundo, pensei q fosse o meu tlm a vibrar na mesinha de cabeceira, mas dpois senti também tudo a tremer, o armário a baloiçar e a cama a abanar. Tenho também no quarto um espanta espíritos daqueles feitos com pequenos sinos, começou a tocar com a oscilação. Senti o prédio tremer! Depois de tomar consciência que era um sismo confesso que fiquei muito aflita. Já tinha sentido sismos mas nunca com tanta intensidade. Uma pessoa fica bloqueada, eu nem sabia no que pensar quanto mais no que fazer!


Dora Xistra, Cotovia - Sesimbra
Tinha acabado de ver a série NCIS na SIC e ainda estava sentada no sofá, senti primeiro uma brisa quente vinda da porta da varanda da cozinha, que veda mal, seguida do barulho de 2 tampas de tachos que cairam do escorredor de loiça, daí ao tremor intenso foram milésimas de segundo, o sofá, todos os objectos da estante e os candeeiros tremiam e as loiças provocaram um ruído assustador..."PARALIZEI" e TEMI O PIOR...


Paula Figueiredo, Estoril
Quando deitada em minha cama, em S. João do Estoril, Alaparia, me preparava para adormecer, senti um tremor horrível. Chamei pelo meu marido que me disse: isto é um tremor de terra. Levantei-me de imediato, à espera de réplicas. Não mais as senti. Não quero voltar a sentir o mesmo. Fiquei aterrorizada.

Rogério Barbosa, Cacém
Estava prestes a deitar-me depois de ver um filme em dvd, quando senti um estrondo no tecto. Logo de seguida as paredes começaram a tremer e ainda senti o chão a abanar ligeiramente. Foi a primeira vez que senti um abalo, eram 01.37h.

Ricardo Melim, Sines
Estava lendo a vossa informação relacionada ao sismo de ontem e realmente eu senti um forte abalo aqui em casa.Sou de Sines e estava a esta hora abrindo os meus e-mails sentado em frente da minha secretária e foi quando senti primeiro a minha cadeira a mexer-se e parou,olhei para trás e não vi ninguém mas tinha a certeza de que eu tinha sentido e foi quando passado uns 3 segundos que senti o forte abalo aqui em casa e confesso que tive medo pelo tempo que foi e pela força que foi.Senti a casa toda a mexer-se e o barulho e foi quando que eu me levantei e fui a varanda.Confesso que em 32 anos da minha vida já tinha pressentido vários sismos de pequenas magnitudes mas este foi o que mais me assustou,confesso.
Agora li a vossa informação aqui na internet e vi que o sismo veio do Sul e penso,se eu aqui senti toda esta força,este abalo,imagina a população do Algarve e arredores?Sei que aqui em Sines costuma haver muitos sismos,mas esta foi a que eu mais senti e tive mais medo e agora pergunto.Será que nós os portugueses estamos bem preparados para sabermos o que fazer num caso desses?Que tipo de segurança que nós temos e formação e ate informação caso fosse um sismo de maior magnitude,num pior caso?Apanhei um susto enorme e confesso que não sabia e que nem sei o que fazer num caso desses para além de sair para rua.
Resumo,nós os portugueses e Portugal (Governo,Protecção Cívil e Seguranças) acredito que não estão preparado para se defender disso,até por que nós portugueses não temos informações necessárias para sabermos como nos defendermos e o que fazermos num momento de pânico.Seria ótimo que depois deste caso que a protecção cívil e o governo começassem a pensar mais em querer passarem mais informações necessárias em vez de vermos tristezas políticas e corrupções que assistimos diaramente na televisão e nos jornais.
Agradeço esta oportunidade que vocês me deram em vir aqui e espero que num futuro próximo caso aconteça mais desses sismos que possamos estarmos mais bem preparados para o pior,obrigado.

Teresa Vieira, Loulé
FOI TAO FORTE QUE ACORDEI ... DEU-ME TEMPO DE ME APERCEBER QUE A TERRA ESTAVA A TREMER, LEVANTEI-ME LIGUEI O COMPUTADOR E A TELEVISÃO E TELEFONEI AOS BOMBEIROS. DO OUTRO LADO ALGUÉM CHAMAR-SE JOÃO RESPONDEU. CONFIRMOU A MINHA PERGUNTA E DISSE-ME QUE ESTAVA TUDO BEM. DEPOIS PROCUREI UN SITE SOBRE SISMOS E FIQUEI EM ALERTA.
A DESCRIÇÃO QUE SENTI, FOI MUITO IDÊNTICA À TREPIDAÇÃO QUE SE SENTE, QUANDO UM AVIÃO ACABA DE DESPEGAR E TREME UM POUCO, QUE NESTE CASO FOI INTENSO.

e.rademaker, Montijo
Esta noite enquanto estava a ver a televisão senti e ouvi as portas e a casa a tremer.
Não me apercebi que era um sismo. Só depois de verificar que não havia outro razão para isto e que pensei em um sismo. Aqui no Montijo sentiu se e sentiu se bem.

Ana Guerreiro, Setúbal
O meu pássaro (tipo papagaio) começou a gritar fortemente e a esvoaçar dentro da gaiola. Senti os copos e a loiça a bater e os candeeiros a abanar.
Segundo o meu irmão que me ligou de imediato também assustado, a nossa cadela começou a uivar e ficou muito assustada e inquieta.
O meu namorado disse na altura por telemóvel também que o frigorífico abanou todo assim como a loiça. A casa parecia "uma caixa de papelão a abanar com o vento." segundo ele.
Ficámos todos sem TV, Internet e Telefone (Cabovisão) pelo que só conseguimos saber noticias através do rádio e de amigos que tinham Zon Tv Cabo a quem eu liguei e que me davam informações pelo telemóvel e eu passava a mesma aos meus familiares.
Foi um grande susto!!!
Continuação de bom dia...

Jorge Ribeiro, Lisboa
O abalo apanho-me deitado a tentar adormecer e deve ter-se prolongado por uns 15 segundos ou até mais. O que me causou maior receio foi precisamente a duração do evento, durante o qual senti o edifício a abanar, tendo o sismo força suficiente para fazer tilintar um "espanta espíritos" de metal que tenho pendurado numa prateleira.
Causou-me maior impacto o sentimento de absoluta impotência face a forças tão
poderosas e imponderáveis, e enquanto o movimento não cessou esperei sempre apreensivo o agravar da trepidação.

FATIMA VIEIRA, Santarém
Bom dia,O meu nome é Maria de Fátima Vieira Fernandes, moro no centro histórico de Santarém. Estava a dormir e acordei com a cama a abanar, as portas que estavam encostadas, abanaram todas.

Jorge Gameiro, Lisboa- Olivais
Estava a dormir e acordei assim como a minha mulher, senti nitidamente o prédio a balançar, fui á janela do meu 6º andar e verifiquei que estavam outras pessoas com a luz acesa a observar o exterior á medida que mais apartamentos se iam iluminando.

Shirley Martins, Lagoa/Algarve
Bom dia, meu nome é Shirley e moro num edifício no 4º andar em Lagoa/Algarve, exactamente às 1:37 estava sentada no sofá a ver televisão quando senti um pequeno abalo, pensei que fosse o meu marido a abanar o sofá, de repente senti um calor repentino e uma sensação muito estranha, começou então a aumentar de intensidade, os móveis começaram a abanar e a árvore de Natal parecia que ia cair, foi mesmo muito forte e assustador, fiquei muito nervosa pensei logo nas crianças que estavam a dormir. Fomos a varanda e ouvia-se muitos cães a ladrar e alarmes a tocar. O mais interessante é que a minha filha de 4 anos ontem estava extremamente agitada e não conseguia dormir, já eram 1h da manhã e ela ainda corria de um lado para o outro, quando a colocava na cama e pensava que ela já estava a dormir, ela se levantava, até na mesa da sala ela subiu várias vezes e trata-se de uma criança muito calma que dorme sempre no máximo às 10hs da noite, tenho a certeza de que estava a prever o sismo. Outro facto é que ontem de manhã quando saí para a varanda senti um grande vapor quente, eu e o meu marido comentamos um com o outro que era muito estranho visto que no dia anterior estava muito frio, inclusive eu própria disse-lhe que podia ser sinal de um sismo.

J.A., Vidigueira
Estava sentado ao computador, dei-me conta da estante da sala a tremer, a maquina de lavar loiça na cozinha, a sala tem 5 metros, as vibrações deslocaram-se de sul para norte como uma onda nos campos de futebol e a minha cadeira deslizou, duração 10 segundos ou mais

Susana Borges, Marco de Canaveses
O meu nome é Susana, sou do Marco de Canaveses, e esta noite por volta da 01:40 também senti o abalo, fiquei um pouco assustada pois nunca tinha sentido algo assim.

NUNO CARLOS FERRREIRA MAIA, TORRES NOVAS
Deitei-me por volta da 1,10 h do dia 17/12/2009, quando passados (não posso determinar a hora certa porque nao lhei para o relogio), cerca de 20 minutos ouvi um ruído estranho parecendo vir do interior da terra que se prolongou por
alguns 10 segundos.

Maria Rosário Pimenta Pires, Serpa
O sismo foi sentido em Serpa pela maioria das pessoas com quem tenho falado.Eu senti a chão tremer e as portas a abanar, além da intensidade o q mais afligiu foi o tempo de duração, foi muito longo.

Paulo Sampaio Neves, Lisboa
Senti bem o sismo desta madrugada. Moro na zona dos Anjos em Lisboa num prédio do início do século XX, com soalho de tábua corrida e acordei com o barulho da madeira a ranger e do meu cão a ladrar.
Curiosamente tinha desligado a televisão às 1:32 (a hora ficou fixa na minha caixa de tv por cabo, que está com um problema e não actualiza as horas quando em standby) e 5m depois, hora do sismo, já estava a dormir.
Experiência engraçada.

Luísa Maria, Caldas da Rainha
As primeiras vibrações foram sentidas nos pés e na cadeira.
A seguir foram os objectos que começaram a tremear, assim como a estante e ainda foi algo que durou 10 segundos

Luisa Abracos, Bobadela
Muito bom dia,
O meu nome é Luisa e resido nos arredores de Lisboa, na Bobadela, e senti claramente o sismo que ocorreu esta madrugada. A minha cama abanou muito, senti as portas dos roupeiros a abanar, os aluminios das janelas fizeram muito barulho e as grades das varandas também. Não se conseguia andar em pé normalmente!Foi assustador!

Elisabete Marreiros - Lagos
Comecei a sentir a cama a baloiçar e a ouvir o barulho das portas e janelas a bater e nesse momento apercebi-me do que se estava a passar. Dei um salto da cama, chamei o meu companheiro e corri para o quarto da minha filha, mas como verifiquei que estava bem esperei um bocadinho a ver se passava e felizmente passou. Para mim este tempo de espera e indecisão se devo sair para a rua ou não, é sempre muito doloroso (não é a 1ª vez que sinto). Enfim, mais uma vez tudo acabou bem.

Sérgio Silva, 32 anos residente na Freguesia de São José - Próximo a Avenida da Liberdade - Lisboa.
Esta madrugada por volta de 1:35 ou pouco mais, estava na internet a falar com familiares no brasil quando percebi que o lustre vibrava, cheguei a pensar que fosse o vizinho de cima a pisar mais forte ou coisa parecida. No entanto o sofá onde estava também tremia. Ouço de seguida minha esposa a me chamar pois acordara com a cama a tremer. Fiquei muito preocupado.

Fmachado, na baixa da banheira
Estando eu a dormir senti por volta 1.40 a mesinha de cabeceira a fazer tropidaçao,saltei logo da cama e abri os estores reparei que os caes na rua ladravam muito e os alarmes de carros e lojas dispararm.fmachado







Comentários de Leitores no Facebook



Ricardo Bernardino
Até o sofá parecia ter rodas!

Ricardo Bernardino
Já faltou mais... Medo tenho eu que aconteça novamente, no entanto era o melhor que poderia acontecer a Portugal, pois os nossos politicos e poderosos poderiam governar à vontade porque os tugas emigrariam todos.

MFátima Marques
Estava na cama a ver uma série policial na sic, qdo tudo aconteceu. Tdo se movimentava e abanava. Foi um valente susto. Lisboa.

Claudio Santos
Opah tou mesmo mal, moro em Cascais e não senti nada xD e tava acordado a essa hora lol

Madalena Pina
temos pena,dormi que nem uma pedra,lol

Suzana Lopes Silva
seixal paivas, senti, uiui, só agora de manha é q soube q foi um sismo, lol!

António Nunes
Valença do Minho, senti e confirmou-se agora de manhã que era um sismo...

Susana Aldeia
Aqui em Viseu,só damos conta pela notícias hoje de manhã,lol

Isabel Almeida
Eu senti, por segundos fiquei a pensar será que estou a sonhar, os moveis da minha sala tremeram.

Teresa Duarte
Até estou perto do cabo de S. Vicente e se a dormir estava a dormir continuei!...

Celia Mesquita Rocha
Estamos numa linha sísmica e, sem o Marquês de Pombal!
Não vejo ninguém com uma visão tão ampla como a do Conde de Oeiras!

Ecogrupo Ecoviveiros Eco
adoramos o abanico

Sofia Fonseca Bento
Sim senti. Moro em Lisboa, na zona da Expo, num 11º andar e acordei ás 01:40h com a cama a abanar (literalmente!).

Melissa Lopes Santos
VIVO NO BAIXO ALENTEJO.FOI ATERRADOR!

Fátima Correia
Senti e tb tive um pouco de medo.

André Carreira de Figueiredo
Não há nada de errado em admitir que teve medo, Dona Fátima. Eu quando vi o meu ecran Plasma a tremer fiquei preocupado e levantei-me para o ir abraçar. Mas temer pela minha vida não temi, foi tão rápido que fiquei mais chocado e surpreso do que "aterrorizado" mas cada um reage à sua maneira, claro. Há quem tenha medo e dispare em todas as direcções...

Maria Toscano
sim, senti: o candeeiro de pé tremeu/balançou, os cortinados e a porta da sala entreabriu-se (pensei que fosse por algum transporte pesado que passassse na estrada... ). mt em Coimbra

Paula Teixeira
Moro perto de Vila Franca de Xira e o sismo fez-se sentir aqui deste lado...

Hugo Xavier
alguém anda mal informado, isto foi sentido em todo o país e em Espanha

Sérgio Carvalho
Porto confirma...

Ana Sofia Sousa
Confirmado em Lisboa! Cama a abanar, loiças a tilintar... enfim...

Carla Matos
e Almada também confirma!!

Pedro Ferreira
Seixal (Setúbal) confirma...

Ana Mestre
Foi sentido em todo o país, Espanha e Marrocos

Alex Da Silva
sim sim eu senti... os vidros tremeram a mesa tremeu... alarmes a tocar. cascais.

Leonor Noronha
Aqui na Amadora uns sentiram e outros não e pessoas que vivem tão longe umas das outras como 500 metros. Verdade verdadinha.

Devin Gomes
nada que um Açoriano já n esteja habituado...foi bom ter sido afastado da costa, senão.....ui ui

Gonçalo Petinga
Setúbal, 5º andar confirma - Uma bebedeira seca de 4 ou 5 segundos.

Alexandra Monteiro
4ª réplica:

2009-12-17 03:09:25.0 36.60 N 9.78 W 15 ML 2.3 WEST OF GIBRALTAR

Bruno Moutinho
opah eu não senti nada... tb conta o meu testemunho?lol

[Em actualização]

In DN

Meteorologia - Página 3 00020309
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Os grandes sismos em Portugal   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 17, 2009 1:43 pm

.
Os grandes sismos em Portugal

Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1231323

O sismo mais antigo de que há registo em Portugal terá ocorrido no ano 63 Antes de Cristo. Afectou o que são hoje as costas portuguesas e da Galiza e terá provocado um enorme tsunami, com as populações a fugirem do litoral para o interior. Em 382 há registos de outro grande sismo, com relatos de tsunami que fizeram desaparecer ilhas que havia ao largo do Algarve. Outro dos grandes abalos em Portugal teve lugar em 1356 (24 de Agosto), com intensidade semelhante ao de 1755.

Últimos grandes sismos em Portugal
Data Magnitude Tsunami
63 ac desc. Grande
382 desc. Grande
1356 8,5 -
1755 8,7 a 9 Grande
1761 8 Pequeno
1769 6,5 a 7,3 Pequeno

In DN

Meteorologia - Página 3 000201D1
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Escolas reabrem, estradas transitáveis   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSex Dez 18, 2009 5:36 pm

.
Neve
Trás-os-Montes


Escolas reabrem, estradas transitáveis

As escolas transmontanas reabriram esta quinta-feira e as estradas nacionais da região estão todas transitáveis, disseram fontes da Protecção Civil de Vila Real e Bragança, citadas pela Lusa.

Depois da neve e do gelo que afectaram os dois distritos transmontanos na quarta-feira e levaram ao corte de algumas estradas, cancelamento dos transportes escolares e encerramento das escolas, a região regressou hoje «à normalidade».

Segundo a Protecção Civil, a chuva que começou a cair a meio da tarde de quarta-feira derreteu a neve e o gelo.

A cidade da Guarda também regressou à normalidade e os estabelecimentos de ensino estão a funcionar em pleno, disse fonte da Protecção Civil Municipal.

Segundo Granja de Sousa, coordenador do serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, o gelo que se formou na quarta-feira e que lançou o caos na cidade mais alta do país «derreteu» durante a noite, com a queda de chuva, «e tudo ficou normalizado».

O responsável lamentou que durante o período em que a cidade permaneceu gelada «as pessoas não tenham respeitado» os alertas e os conselhos das autoridades.

Referiu que na quarta-feira à noite foi realizada uma reunião dos serviços com representantes das escolas da cidade, PSP, bombeiros, GNR e Estradas de Portugal, onde foi feito o balanço da actividade realizada durante o dia.

«A reunião serviu para definir esforços para corrigir alguma coisa que correu mal e para sustentar aquelas que correram bem», disse à Lusa.

Adiantou que no futuro, em situações de gelo ou de neve, «uma das medidas a introduzir é impedir o acesso à parte mais alta da cidade de todo o volume de tráfego de veículos pesados».

«Como a auto-estrada A 25 (Aveiro/Vilar Formoso) esteve cortada entre os nós da Guarda e de Pinhel, o tráfego foi todo desviado pela cidade e foi um pandemónio», salientou.

Referiu que no futuro, enquanto «as condições de segurança não estiverem estabelecidas», a GNR irá «fazer encostar os veículos pesados nos aparcamentos das auto-estradas».


, 2009-12-18
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Frio congela País de norte a su   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeDom Dez 20, 2009 6:05 pm

.
Frio congela País de norte a sul

por RITA CARVALHO
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1232714

Previsões apontam para que hoje seja o dia mais frio deste Outono, com valores negativos em quase todo o País. Protecção civil lançou ontem à noite um alerta para todos os distritos portugueses e avisa que vêm aí chuvas fortes.

A temperatura vai estar hoje ainda mais baixa do que ontem e o recorde de frio deste Outono poderá ser alcançado durante a manhã nalgumas zonas do País. Quase todo o território atingirá valores negativos, até as cidades do litoral como Viana do Castelo, onde os termómetros descerão aos dois graus abaixo de zero. A zona mais fria será a das Penhas Douradas, com nove graus negativos.

Já para a noite de hoje e madrugada de amanhã, está prevista a ocorrência de chuva muito forte e neve pelo todo o território. Situação que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a lançar o alerta para todos os distritos. Num comunicado feito ontem à noite, este organismo determinou a passagem do alerta azul (o mais pequeno), que já existia em alguns distritos, para o alerta amarelo (um nível acima ) alargando-o a "todos os distritos, das 00:00 horas de hoje, dia 20, até às 23:59 de dia 21 de Dezembro".

Nem o Algarve e o Alentejo escapam e terão mau tempo, com chuva forte e rajadas de vento .

Mesmo com temperaturas bem abaixo da média para esta altura do ano, o meteorologista José Duarte assegurou ontem ao DN que nenhuma zona do território entrará em vaga de frio. Isto porque, ao começar "a chover as temperaturas vão subir".

A neve poderá cair acima dos 300 metros de altura, um valor muito baixo e que poderá trazer neve até à Serra de Sintra, embora José Duarte não acredite muito nessa possibilidade.

Mas o tempo mais frio vai registar-se de manhã, quando o céu ainda estiver limpo. Quando chegarem as nuvens, a temperatura subirá. "O que pode acontecer é caírem uns flocos de neve e depois começar a chover", estima o meteorologista. Amanhã, a previsão de neve vai ser apenas acima dos 1400 metros de altitude.

Esta diminuição do frio será drástica em algumas zonas. Por exemplo, se hoje a previsão da mínima em Lisboa andará em um grau, amanhã poderá subir para os oito. Em Beja, a mudança será ainda mais abrupta, com os valores mínimos a subirem nove graus. As máximas no litoral passarão para registos mais confortáveis, como 15, ou até 17 graus. Este está a ser, aliás, um registo muito particular de Dezembro, acrescenta o técnico do Instituto de Meteorologia.

A precipitação deverá manter-se toda a semana tornando o dia de Natal chuvoso. Mas a precipitação ajudará também a atenuar a seca que se verificava em todo o país.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Neve estraga Feira de Natal de Bragança   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeTer Dez 22, 2009 6:52 pm

.
Imenso manto branco
Distrito de Bragança


Meteorologia - Página 3 Neve2003

Neve estraga Feira de Natal de Bragança

José Xi, um vendedor ambulante de roupa, residente em Macedo de Cavaleiros, foi um dos muitos transmontanos que tiveram o dia estragado por causa da neve que cobriu toda a região.

Ontem, quando acordou de madrugada, só viu um imenso manto branco. Mesmo assim meteu-se à estrada, arriscou percorrer 50 km no IP4 para ir vender à tradicional Feira do Natal, onde os brigantinos vão comprar roupa ou legumes para a consoada. Costuma ser dia de bons negócios.

Não foi caso este ano. Das várias dezenas de comerciantes que habitualmente ali se instalam, só ficaram três. O frio e a neve afugentaram vendedores e compradores. O recinto do mercado era um deserto. José Xi não desanimou. \\"Mesmo assim já vendi umas coisas, poucas\\".

O comerciante confessa que não teme as vicissitudes do clima. \\"Vim devagarinho, esta carrinha aguenta tudo\\", disse. O dia não rendeu: \\"Arrisquei vir porque esta deveria ser a melhor feira do ano\\".

Teresa Maravilha, vendedora de roupa interior, era o rosto da frustração: ainda só vendi dois pijamas, deveria ser um dia de bons negócios. É das piores feiras que já tive em 20 anos\\". Os comerciantes tentaram reagendar nova feira para o dia 24, mas a Câmara não autorizou.

Os que arriscaram a viagem decidiram regressar a casa, não havia clientes. \\"É injusto, não nos deram alternativa. Nós já temos o trimestre pago para poder ocupar um lugar na feira, gastamos dinheiro com a deslocação, o almoço e tive de pagar o dia à funcionária. Agora voltamos a casa de mãos vazias\\", lamentou.

A circulação nas estradas esteve condicionada em todas as Nacionais e no IP4 devido à neve. Os transportes públicos não circularam no concelho de Bragança, mas mantiveram-se as ligações para fora do distrito. Melo Gomes, responsável do Centro Distrital de Operações de Socorro, explicou que ocorreram dezenas de \\"toques\\" entre automóveis. \\"Sem gravidade\\", assegurou.

O acidente mais grave deu-se com um veículo dos Bombeiros de Bragança que transportava idosos da Santa Casa da Misericórdia para consultas no hospital de Vila Real. Cerca das 8h00, o jipe despistou-se no IP4, em Macedo de Cavaleiros. Dois idosos sofreram ferimentos ligeiros.

Glória Lopes in JN, 2009-12-22
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: «Invernos mais rigorosos relacionados com alterações climáticas»   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 11:19 am

.
Vem aí mais neve
Trás-os-Montes


Meteorologia - Página 3 Neve_carro_es

«Invernos mais rigorosos relacionados com alterações climáticas»

Vem aí mais neve.

As previsões meteorológicas ainda não indicam para quando, mas uma coisa é certa.

Este Inverno vai ser muito parecido com o anterior, em que se registou queda de neve por sete vezes, durante a mesma estação.

A garantia é do climatologista, Dionísio Gonçalves.

“Tudo aponta para que este Inverno seja igual pelo menos ao do ano passado, registando uma sequência de nevadas muito periódica” refere, explicando que o fenómeno ocorrer porque “a zona das nossas latitudes está a ser alimentada com ar árctico e polar muito frio”. “A grande depressão situada na Islândia, de vez em quando, em vez de ocorrerem baixas pressões, que é o normal, ocorrem altas pressões e por isso a Europa sofre Invernos extremamente frios” acrescenta.

Para o especialista está até a verificar-se um fenómeno curioso que e o facto de “chover com temperaturas negativas e que depois congela à superfície e torna-se muito perigoso para a circulação”. “São fenómenos mais típicos da Europa central do que propriamente das nossas latitudes” salienta.

Ainda assim, Dionísio Gonçalves defende que estes Invernos mais rigorosos que se têm verificado ultimamente em nada estão relacionados com alterações climáticas.

“Estes fenómenos ocorrem ciclicamente, faz parte do nosso clima” considera. “Com a propaganda do aquecimento global as pessoas são levadas a concluir que nunca mais havia Invernos, mas isso não é bem assim” afirma. “Este é um Inverno como o de 69/70, 71/72, 83/84 e o de 97 que foi o maior nevão desde 1956 por isso é recorrente”.

Embora nos últimos anos as estações de frio não tenham sido tão rigorosas, para Dionísio Gonçalves este é um Inverno típico, muito semelhante aos de antigamente.

Brigantia, 2009-12-23
In DTM

Meteorologia - Página 3 000203B5
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Há várias estradas cortadas ao trânsito.   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 11:25 am

.
Terceira nevada numa semana
Trás-os-Montes


Meteorologia - Página 3 Neve200

Há várias estradas cortadas ao trânsito.


Esta manhã a região voltou a acordar pintada de branco, mas desta vez o cenário é mais complicado, uma vez que a queda de neve foi mais intensa.

Há várias estradas cortadas ao trânsito.

Os principais acessos à cidade de Bragança estão fechados.

O IP4 está cortado no troço entre Quintanilha e o Alto da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros.

Este itinerário também está interdito no Alto de Espinho, já no distrito de Vila Real.

No distrito vizinho, também não se transita na A7 e a A24.

Regressando ao distrito de Bragança, estão cortadas a EN103 que liga Bragança a Vinhais, a EN206 na Serra da Nogueira e a EN315 no cruzamento de Bornes para Alfândega.

Também a antiga estrada de ligação ao Porto, a EN15 está fechada ao trânsito.

Há também a informação de veículos presos na neve ao quilómetro 198 do IP4, junto ao Alto de Rossas e no troço que circunda a cidade de Bragança.

Brigantia, 2009-12-23
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Temporal "poderá ter sido causado por um tornado"   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 1:35 pm

.
Temporal "poderá ter sido causado por um tornado"

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1234049

O temporal que hoje atingiu a região Oeste de Lisboa pode ter sido causado por um "tornado", mas só a análise posterior dos estragos poderá ajudar a determinar o "fenómeno", disse à Lusa a meteorologista Idália Mendonça.

Em declarações à agência Lusa, Idália Mendonça disse que os meteorologistas ainda não sabem o que se passou naquela região em particular porque a rede de estações do Instituto de Meteorologia (IM) não detectou o "fenómeno".

"Não foi detectada pela nossa rede de estações. Foi um fenómeno de pequena escala, pontual. O valor mais alto que temos na rede é de 140 km/hora em Cabo Carvoeiro, que é próximo, mas estes 140 km/hora não justificam aquele grau de destruição", explicou.

A meteorologista admite a hipótese de se ter tratado de um tornado, mas só um estudo posterior aos estragos pode ajudar a esclarecer a situação.

"Provavelmente pode ter sido um tornado de pequena escala. É importante avaliar-se primeiro os estragos e só depois é que se consegue determinar o que se passou na região, mas ainda é cedo", disse.

De acordo com Idália Mendonça, é "perfeitamente normal a rede de estações não ter detectado o fenómeno".

"Estes fenómenos são pontuais e às vezes podem ocorrer num determinado local e a 10 km haver uma estação e ela não o detectar", disse.

Idália Mendonça adiantou que o mau tempo vai regressar ainda hoje com previsão de chuva e vento forte para todo o país.

"Está previsto a partir da tarde de hoje e até à madrugada de quinta-feira vento e chuva forte. Vai começar pelo Sul e gradualmente estender-se a Norte", salientou.

Segundo a meteorologista, o mau tempo deve-se à passagem de várias depressões pelo território.

"São várias depressões que estão a passar. A depressão que nos afectou de madrugada já se afastou do território, hoje de manhã já é outra e no dia de Natal aproxima-se outra. São sucessivas depressões que vão passando pelo território", explicou.

Idália Mendonça referiu ainda que "as melhorias temporárias do estado do tempo que se vão sentindo ao longo do dia devem-se aos intervalos entre as depressões".

O forte vento da madrugada de hoje deixou um rasto de destruição em vários concelhos da região Oeste, havendo casos de desalojados devido a estragos nas habitações.

O IM prevê a partir do final da tarde de hoje no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões Centro e Sul vento forte a muito forte com rajadas da ordem dos 120 km/hora.

Para quinta-feira, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva passando a aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e vento moderado a forte de sudoeste, tornando-se fraco a moderado de noroeste a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento será forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 100 km/hora, enfraquecendo para o final do dia.

In DN


Meteorologia - Página 3 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Protecção civil baixa nível de alerta para azul...   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSex Dez 25, 2009 10:37 am




Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: PR dirigiu mensagem de solidariedade às vítimas do mau tempo   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSex Dez 25, 2009 10:46 am





Meteorologia - Página 3 Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Vaga de frio paralisa circulação na Europa   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSáb Dez 26, 2009 12:57 pm




Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: EDP garante que electricidade já foi reposta para quase todos os clientes da região Oeste   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeDom Dez 27, 2009 6:17 pm



Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 100 clientes continuam sem electricidade na Zona Oeste   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeDom Dez 27, 2009 9:43 pm

100 clientes continuam sem electricidade na Zona Oeste

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1235276

A última actualização da situação relativa às avarias provocadas pelo mau tempo na Zona Oeste de Lisboa feita pela EDP Distribuição dá conta de que, pelas 19:00 de hoje, 100 clientes da empresa permaneciam sem electricidade.

Entre as 10:00 e as 19:00 horas de hoje a energia foi restabelecida a 150 clientes da rede de baixa tensão, os quais se encontravam dispersos em zonas rurais.

"Com os trabalhos realizados durante o dia de hoje, foi possível recuperar mais alguns troços da rede de Baixa Tensão, estando ainda, a esta hora, por ligar cerca de 100 clientes", informou a EDP Distribuição em comunicado.

A empresa acrescentou que, tal como previa, foi confrontada durante o dia com algumas avarias em localidades já abastecidas, que têm sido localizadas e resolvidas.

"Tal como temos anunciado continuaremos com todas as equipas no terreno, a trabalhar em estreita colaboração com os Bombeiros, a Protecção Civil e as Juntas de Freguesia até estarem concluídas as reparações definitivas", concluiu.

A EDP Distribuição mobilizou para o terreno centenas de pessoas nos últimos dias, tendo inclusive pedido a intervenção de funcionários e colaboradores de outras regiões do país, que tiveram de se adaptar às difíceis condições no terreno desde quarta-feira, com a continuação de chuva e vento, que também dificultaram as acções de reparação.

No total, os ventos fortes e a chuva que caiu na madrugada de quarta-feira privaram 350 mil clientes de energia.

A zona Oeste foi a mais afectada, nomeadamente os concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Alenquer, Mafra e Lourinhã.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Rangel quer ajudar Governo a obter fundos para o Oeste   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSeg Dez 28, 2009 6:49 pm

.
Rangel quer ajudar Governo a obter fundos para o Oeste

por Paula Sá
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1235672

Paulo Rangel propôs-se ontem, em nome dos eurodeputados do PSD, a ajudar o Governo a obter junto da União Europeia a activação do Fundo de Solidariedade da UE para suprir os estragos da recente intempérie na Região Oeste, designadamente em Torres Vedras.

Através de uma carta, o eurodeputado social-democrata e vice-presidente do Partido Popular Europeu lembra a José Sócrates que o Fundo aplica-se caso os prejuízos rondem os 900 milhões de euros ou em catástrofes regionais extraordinárias. Rangel diz ainda que a aplicação deste fundo é analisada na Comissão de Orçamento do Parlamento Europeu, da qual fazem parte os deputados europeus do PSD, José Manuel Fernandes e Maria da Graça Carvalho.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Protecção Civil eleva nível de alerta para amarelo   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeTer Dez 29, 2009 5:35 pm

.
Protecção Civil eleva nível de alerta para amarelo

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1235927

A protecção civil do distrito de Santarém elevou para amarelo o nível de alerta no âmbito do Plano Especial de Emergência para Cheias no Tejo.

Durante a tarde de hoje estão previstas inundações na zona baixa da vila de Constância, no cais de Tancos e na Estrada Nacional 365, na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém.

A estrada municipal 1338, junto à Ponte de S. Vicente do Paul, em Santarém, está já inundada e prevê-se que possa ocorrer o isolamento da povoação de Reguengos do Alviela, também no concelho de Santarém.

Segundo o comandante distrital da Protecção Civil, Joaquim Chambel, os bombeiros e serviços municipais de Protecção Civil estão já no terreno para assegurar a protecção das pessoas e dos seus bens.

É recomendado que os cidadãos comecem a retirar os seus bens das zonas próximas dos rio Tejo e dos seus afluentes e que evitem conduzir em zonas submersas ou que possam vir a ficar inundadas, alertou.

Esta situação ocorre devido às chuvas dos últimos dias, que levou à descarga das barragens da bacia hidrográfica do rio, quer em Portugal, quer em Espanha, e ao consequente aumento dos caudais do Tejo e dos seus afluentes.

In DN

Meteorologia - Página 3 0002038B


Última edição por Admin em Sáb Jan 02, 2010 11:59 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Capoulas Santos quer mais ajudas para os agricultores do Oeste   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeTer Dez 29, 2009 10:08 pm

.
Capoulas Santos quer mais ajudas para os agricultores do Oeste

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1236101

O eurodeputado socialista Capoulas Santos disse hoje em Torres Vedras que as ajudas aos agricultores do Oeste afectados pelo mau tempo deverão ir além da linha de financiamento de cinquenta por cento a fundo perdido.

"O Governo deve estudar as possibilidades de ir um pouco mais longe no tipo de apoios", afirmou aos jornalistas Capoulas Santos, depois de o ministro da Agricultura ter anunciado na semana passada uma linha de financiamento de 15 milhões de euros a fundo perdido.

"É muito difícil para uma pessoa ter mais endividamento para refazer o investimento e só depois ser ressarcido", justificou, tendo também em conta que houve investimentos recentes para os quais os agricultores já recorreram ao crédito.

O eurodeputado socialista, que visitou em Torres Vedras estufas e uma pecuária afectadas pelo mau tempo de quarta-feira, considerou também importante que o Governo entre em "negociações com a União Europeia no sentido da flexibilização do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural)", para haver um acesso mais rápido ao financiamento comunitário.

O socialista, que sublinhou a competitividade da agricultura praticada na região, disponibilizou-se para vir a sensibilizar o Parlamento Europeu neste sentido.

Capoulas Santos defendeu ainda que o Ministério do Trabalho "deve equacionar durante um curto período programas específicos ocupacionais ou de formação profissional" para trabalhadores do sector agrícola, uma vez que "não há produção nem matéria-prima para embalar e transformar" nas centrais de distribuição dos produtos hortícolas.

Os prejuízos no sector agrícola rondam os 30 milhões de euros, com 250 hectares de estufas de hortícolas totalmente destruídos, além de outros prejuízos em armazéns agrícolas, na produção e em indústrias agropecuárias.

In DN

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Rui Pereira: "irresponsável seria" não alertar as pessoas   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 31, 2009 12:11 am

.
Rui Pereira: "irresponsável seria" não alertar as pessoas

por Lusa
Ontem

Meteorologia - Página 3 Ng1236487

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse hoje que a Protecção Civil deve emitir "avisos sérios, tranquilos e rigorosos" às populações, considerando ao considerar que estão a ser tomadas "as medidas adequadas" de prevenção.

Rui Pereira, que ao longo da manhã de hoje sobrevoou de helicóptero as zonas afectadas pelo mau tempo no distrito de Santarém e região de Loures, desvalorizou as críticas do presidente da Câmara da Régua, considerando que "não há qualquer alarmismo" por parte das autoridades.

O presidente da Câmara de Peso da Régua, Nuno Gonçalves, criticou as previsões que apontavam para a subida das águas do rio Douro, classificando como um "erro de previsão" que considera que causou grandes transtornos à população.

O autarca referiu que o alerta de que as águas do rio poderiam subir até à avenida marginal colocaram "a população em sobressalto" e causaram um "temor desnecessário".

"O que seria irresponsável seria a protecção civil não informar as pessoas sobre a subida das águas e o período de cheias", respondeu o ministro, sustentando que as previsões meteorológicas "não são rigorosas ao milímetro", mas sim "por aproximação".

"É muito grave as autoridades e a protecção civil não avisarem a população quando existem algum perigo de subida das águas e de cheia porque as pessoas tem que tomar as devidas precauções", acrescentou.

Acompanhado pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz, e governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, o ministro da Administração Interna visitou também a zona ribeirinha de Constância, distrito de Santarém, onde o nível das águas já desceu três metros.

A viagem de helicóptero pelas zonas afectadas e a aterragem em Constância teve por objectivo, segundo Rui Pereira, fazer uma "avaliação ao vivo no terreno dos perigos que existem.

O governante que tutela a área da protecção civil afirmou igualmente que "para já não há perigo iminente de cheias" na região de Santarém, sublinhando que estão a ser tomar "todas as cautelas preventivas para que não haja perigo para as populações e bens".

"De acordo com os dados que actualmente temos não há uma previsão de situações alarmantes, o nível das águas pode subir, mas não para níveis alarmantes" como os verificados terça-feira, referiu.

O ministro disse ainda que tem havido contactos "permanentes" entre a protecção civil portuguesa e espanhola para o controlo das águas dos rios comuns aos dois países.

Segundo Rui Pereira, ainda não houve "até ao momento" libertações de água das grandes barragens espanholas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Proibidos cruzeiros nocturnos no Douro na passagem de ano   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 31, 2009 5:15 pm

.
Agravamento do estado do tempo
Douro


Proibidos cruzeiros nocturnos no Douro na passagem de ano

Estão proibidos os cruzeiros nocturnos no rio Douro na passagem do ano. Os elevados volumes de água nas barragens do rio e o previsível agravamento do estado do tempo estão na base desta decisão.

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos impediu a realização de cruzeiros nocturnos no rio Douro na passagem de ano por causa das previsões meteorológicas e da necessidade de descargas de água nas barragens.

Numa nota divulgada esta terça-feira, este instituto indicou que, segundo informação prestada pela EDP, as barragens do Douro estão sem capacidade para reter os elevados volumes de água acumulados devido à forte precipitação das últimas semanas.

«Será previsível um agravamento do estado do tempo nos próximos dias, podendo a precipitação acumulada na bacia hidrográfica do Douro atingir níveis expressivos», refere ainda esta nota.

Este documento fala ainda da possibilidade de um «forte incremento dos caudais de escoamento do rio Douro, bem como da subida do nível das suas águas».


, 2009-12-30
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Douro galgou as margens na zona ribeirinha do Porto   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 31, 2009 11:54 pm

.
Douro galgou as margens na zona ribeirinha do Porto

por lusa
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1236790

O rio Douro galgou as margens na zona ribeirinha do Porto, durante a tarde de hoje, com a água a atingir os 4,70 metros, mas entretanto o caudal já começou a baixar.

"Acabámos de ultrapassar uma fase crítica", admitiu o comandante Fragoso Gouveia, do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro.

O oficial explicou que o Postigo do Carvão [estrutura medieval junto à Praça da Ribeira] foi inundado, "mas não há mais qualquer outro registo de ocorrências".

Após a preia-mar da tarde, o nível da água começou a baixar e, segundo o comandante Fragoso Gouveia, não se prevê outra subida anormal do caudal nas próximas horas, o que permitirá um "aumento gradual" das descargas nas barragens.

O risco de inundações voltará a colocar-se cerca das 03:00 da madrugada, altura da próxima preia-mar.

Fragoso Gouveia disse não poder garantir que o Porto escape a cheias similares às de 2006, mas sublinhou os esforços que estão a ser feitos para o evitar.

"Nesta fase não se pode garantir isso. O objectivo é que não ocorram", disse, explicando que um das medidas para evitar esse cenário é um controlo rigoroso das descargas nas barragens, num trabalho que está a ser desenvolvido em "coordenação estreita" com a central de telecomando de Peso da Régua.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro está em alerta laranja (pré-emergência) desde as 13:00 de hoje, tendo em conta a possibilidade de cheias a jusante da barragem de Crestuma-Lever.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou, ao princípio da tarde, que os cinco distritos do Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real) mantenham o alerta amarelo até às 14:00 do primeiro dia de 2010.

Nessa altura, todos os distritos passarão ao nível verde, que corresponde a uma situação normal, indica um comunicado da ANPC.

As previsões do Instituto de Meteorologia indicam, por outro lado, que o estado do tempo em Portugal Continental irá melhorar progressivamente, com parâmetros característicos de Inverno mas sem efeitos gravosos.

No Norte poderão ocorrer ainda aguaceiros, por vezes fortes, com queda de neve.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Chuva fez transbordar leito do Rio Tâmega em Chaves   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSex Jan 01, 2010 12:41 am

.



Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Assis defende resposta rápida aos prejuízos no Oeste   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeDom Jan 03, 2010 12:14 am

.
Assis defende resposta rápida aos prejuízos no Oeste

por Lusa
Ontem

Meteorologia - Página 3 Ng1237146

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, alertou hoje para a necessidade de apoios rápidos para os concelhos do Oeste afectados pelo mau tempo e vai continuar a acompanhar o assunto.

"Vamos procurar sensibilizar o Governo, dentro do quadro parlamentar, no sentido de muito rapidamente disponibilizar estas verbas [anunciadas quarta-feira em conselho de ministros] que são essenciais", afirmou aos jornalistas Francisco Assis.

O socialista declarou que "quem vem [visitar a região] não pode deixar de ficar consternado com aquilo que vê" e adiantou que vai continuar a acompanhar o assunto.

"Não pode haver demagogias, tem de haver muito rigor e não podemos vir aqui criar expectativas que não estamos em condições de concretizar", acrescentou.

Para o deputado, a ajuda essencial deverá passar pela "libertação muito rápida das verbas do PRODER" (Programa de Desenvolvimento Rural).

Questionado pela Lusa, o socialista disse estar disponível "não só para participar activamente num debate [parlamentar] como levar uma proposta de resolução no sentido de garantir estes apoios".

Francisco Assis e outros deputados do PS visitaram uma exploração de gado, estufas de tomate e alface e um hotel no concelho de Torres Vedras, afectados pelo mau tempo da semana passada.

In DN

Meteorologia - Página 3 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Águas diluvianas no estado do Rio não pouparam pobres nem ricos   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeDom Jan 03, 2010 7:01 pm

.
Águas diluvianas no estado do Rio não pouparam pobres nem ricos

por SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro
Hoje

Meteorologia - Página 3 Ng1237355

Há pelo menos 63 vítimas mortais já confirmadas. E a chuva continua a cair.

O resultado causado pelas incessantes chuvadas no Rio de Janeiro e áreas próximas é aterrorizador. No estado do Rio, desde o dia 30, já houve mais de 60 mortos devido a dezenas de casas que desabaram por causa da intempérie.

O caso mais dramático ocorreu em Angra dos Reis, uma reluzante estância de turismo, onde muitos brasileiros ricos dispõem de casas de veraneio para poderem aproveitar toda a beleza do mar. Ali ocorreram 41 mortes - número que ainda pode subir, de acordo com as informações que têm sido prestadas pelas autoridades.

A terra molhada de um morro desabou sobre a luxuosa pousada Sankay, e casas adjacentes, matando 20 pessoas, a maioria das quais visitantes de alto poder aquisitivo, na região da Ilha Grande.Próximo dali, outro deslizamento matou 11 pessoas pobres, residentes numa favela. Na hora da tragédia, ninguém foi poupado. Nem pobres, nem ricos.

A força das águas, que noutras circunstâncias costumava concentrar-se apenas nas casas construídas irregularmente, sem as respectivas fundações devidamente alicerçadas, desta vez afectou todo o género de pessoas - desde as que vivem nas favelas às que se hospedam nas luxuosas pousadas junto ao mar. A água, implicável, deslocou terra e pedras, que arrasaram tudo quanto estava em baixo.

No meio da tragédia, houve alguns factos inusitados. Dois casais que alugaram uma das casas ao lado da pousada em Angra dos Reis salvaram-se porque tiveram uma discussão com os ocupa ntes de uma casa vizinha, alugada por 17 pessoas. Esses dois casais, sem imaginarem a sorte que teriam, reclamaram contra o barulho feito na casa vizinha pelos seus 17 ocupantes e decidiram abandonar o local antes da passagem do ano. Salvaram-se graças a essa decisão porque os desabamentos ocorreram naquele preciso local, na madrugada do dia 31 para o primeiro dia do ano.

A pousada Sankay fora inaugurada em 1994 e estava repleta, para a celebração da passagem de ano, de turistas brasileiros e estrangeiros, vários dos quais já haviam festejado o réveillon noutros anos na minúscula Ilha Grande, de difícil acesso, situada ao largo de Angra dos Reis.

Desde que ocorreu a tragédia tem havido uma intensa mobilização de bombeiros e da marinha, conduzindo equipas de resgate. Até um estaleiro das proximidades está a ajudar, ao ceder equipamento pesado para ser usado na retirada de entulho e na busca de novos corpos.

A cidade de Angra dos Reis cancelou a procissão marítima prevista para 1 de Janeiro, tendo ali sido decretado um luto oficial de três dias. O Presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou ajuda financeira para amenizar as perdas e o governador do Rio, Sérgio Cabral, deslocou-se ao local para prestar solidariedade.

Como os deslizamentos ocorreram de madrugada, em geral as tragédias atingiram famílias inteiras, com pais, mães e filhos. No caso da pousada de Angra, estavam lá hospedados grupos inteiros de familiares, que foram duramente atingidos.

"É uma visão de horror, uma mistura de pedras, árvores e uma série de outros objectos que cobrem várias casas", relatou aos jornalistas o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, que tem acompanhado durante todo o tempo as equipas de socorro.

In DN

Rolling Eyes Idea
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Chuva intensa no Brasil já causou 81 mortos   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 04, 2010 1:46 pm

.
Chuva intensa no Brasil já causou 81 mortos

Meteorologia - Página 3 Morto2

A chuva intensa que assola o Brasil desde 30 de Dezembro, provocando vários deslizamentos de terra, já causou 81 mortos, sendo o estado mais afectado o do Rio de Janeiro, com 68 mortos. É neste estado que fica a estância turística de Angra dos Reis, onde morreram 46 pessoas e onde foi declarada calamidade pública.

Além dos 68 mortos no estado do Rio de Janeiro, morreram 10 pessoas no estado de São Paulo (cidades de Guararema e Cunha) e três no estado de Minas Gerais (cidade de Juiz de Fora), de acordo com o último balanço da edição online do jornal "Folha de São Paulo", o de maior circulação no Brasil.

No caso de Angra dos Reis têm sido feitos alguns velórios colectivos e muitos turistas abandonaram a região em respeito pelo luto das famílias afectadas localmente.

Há ainda duas pessoas desaparecidas que estavam de férias na Ilha Grande, outro ponto turístico muito conhecido no estado do Rio de Janeiro.

Mas as autoridades não descartam a possibilidade de haver mais desaparecidos que ainda não tenham sido detectados por familiares.

Há também quase mil pessoas desalojadas. O Governo federal disponibilizou 20 mil "kits" dormitórios, com colchões, travesseiros e lençóis e também alimentos para diminuir as dificuldades dos desalojados.

Centrais nucleares em funcionamento

Apesar do pedido do presidente da Câmara de Angra dos Reis, Tuca Jordão, para desactivar duas centrais nucleares na região, tal foi rejeitado pela empresa que gere as estruturas, por considerar que não há risco iminente.

Estas centrais são responsáveis por 40% da energia do Estado do Rio de Janeiro.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que pretende transformar as áreas afectadas pelos deslizamentos em Angra dos Reis em parque ambiental.

Segundo o governador, há três mil casas localizadas em áreas de risco na cidade.

In Sicnoticias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Campos agrícolas foram transformados em areais, destruindo várias culturas na aldeia do Portelo   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQua Jan 06, 2010 6:56 pm

.
Areias das minas invadem rio
Bragança


Campos agrícolas foram transformados em areais, destruindo várias culturas na aldeia do Portelo

Toneladas de areia das antigas minas de Montesinho, em Bragança, estão a ser arrastadas pelas chuvas, destruindo campos agrícolas e a fauna piscícola no rio Sabor. Leito transbordou e transformou campos agrícolas em autênticos areais.

A situação é grave. Na aldeia de Portelo a areia entupiu e fez rebentar as condutas com cerca de 1,20 metros de diâmetro por onde passava o rio, cujo leito transbordou e alagou vários campos agrícolas que se transformaram num areal.

A areia das minas é considerada poluente, resulta da extracção do volfrâmio. \"Tem silício, queima tudo. Os lameiros e hortas estão cobertos de areia, nem se vêem os muros, nem o caminho\", lamentou Lurdes Rodrigues. Os habitantes querem que alguém se responsabilize.

O problema pode agravar-se. Na antiga área mineira estão depositadas centenas de toneladas de areia, na iminência de continuarem a ser arrastadas pela chuva. O rio subiu dois metros e chegou a uma habitação. \"A cozinha e a sala estão alagadas\", contou Lurdes Rodrigues.

Em 2007, a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro - estabeleceu um protocolo com o Câmara de Bragança com vista à reabilitação do espaço da mina, orçamentado em 1,7 milhões de euros. A primeira fase já foi executada, consistiu em trabalhos de segurança: protecção de poços, selagem de chaminés e de galerias. A segunda fase previa a reabilitação global da zona, incluindo a limpeza do rio. Não foi realizada. Fonte da EDM adiantou, ao JN, que surgiram várias dificuldades. \"Não conseguimos entendimento com a pessoa que explora o areeiro\", disse, esclarecendo que a empresa nada tem a ver com a mina, e que a responsabilidade da areia é de quem a explora e das entidades que lhe atribuíram a concessão.

O autarca de Bragança, Jorge Nunes, clarificou que a extracção de areia foi licenciada pela Câmara em 1995, mas que em Maio de 2009 a edilidade solicitou ao Instituto de Conservação da Natureza e ao Ministério da Economia que verificassem se o areeiro estava de acordo com a nova legislação. \"O ICNB não respondeu, o Ministério da Economia explicou que o assunto era da responsabilidade do ICNB, que tem a obrigação de verificar se o licenciamento da extracção está de acordo com as características da zona\", justificou. Hoje, técnicos da Câmara vão avaliar os estragos e verificar se há relação com o arrastamento de areias.


Glória Lopes in JN, 2010-01-05
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Câmara de Bragança com dúvidas sobre licenciamento de extracção de areias que provocou cheia   Meteorologia - Página 3 Icon_minitimeQua Jan 06, 2010 7:02 pm

.
Águas contaminadas com arsénio
Bragança


Meteorologia - Página 3 Cmb_edificio2

Câmara de Bragança com dúvidas sobre licenciamento de extracção de areias que provocou cheia

A origem da cheia que atingiu a aldeia de Portelo, em Bragança, nos últimos dias, estará numa zona que não foi alvo de requalificação ambiental e que está licenciada para a extracção de areias.

A revelação é feita pelo presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, que coloca dúvidas sobre as condições em que licenciamento foi feito.

“Há uma área que não foi objecto de requalificação ambiental, no âmbito de um projecto da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, no qual a câmara participou financeiramente. E não foi por corresponder a uma área licenciada desde a década de 1990 a extracção de inertes. Em condições que, eventualmente, não corresponderão aquilo que são as exigências ambientais actuais.”

O presidente da câmara de Bragança diz que, para já, vai ser apenas estudado o processo para perceber se houve falha da empresa que extrai as areias na zona das minas do Portelo.

“Para já, vamos estudar o processo junto de outras autoridades, como o Parque Natural de Montesinho”, esclarece.

Jorge Nunes sublinha, porém, que tanto a autarquia como a Protecção Civil já estão a acompanhar a situação. “Estamos a reunir os elementos para juntar ao processo de licenciamento anterior para ver como é que esse processo pode vir a evoluir proximamente.”

Recorde-se que as fortes chuvadas dos últimos dias provocaram o arrastamento de areias pela ribeira do Portelo, um afluente do rio Sabor, em pleno Parque Natural de Montesinho.

População e presidente da junta de freguesia estão agora preocupados com a poluição arrastada pelas águas, que terão sido contaminadas com arsénio, sílica e outros metais.

Brigantia, 2010-01-05
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Meteorologia - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meteorologia
Ir para o topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: