Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Academia de Letras de Trás-os-Montes

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Academia de Letras de Trás-os-Montes Empty
MensagemAssunto: Academia de Letras de Trás-os-Montes   Academia de Letras de Trás-os-Montes Icon_minitimeSeg Jun 14, 2010 4:33 pm

.
Recurso às identidades
Bragança



Academia de Letras de Trás-os-Montes Adriano_moreira

Academia de Letras de Trás-os-Montes criada para salvar identidade da região

Uma forma de salvaguardar a identidade transmontana. Esse é o objectivo da Academia de Letras de Trás-os-Montes, a primeira do género da região, e que foi criada no último sábado, em Bragança, à margem da XXI edição da feira do livro.

“Tem como função reunir homens e mulheres de letras de Trás-os-Montes, no sentido de se darem a conhecer, de resgatar a memória de tantos escritores e homens de letras de Trás-os-Montes e dá-los a conhecer, incentivar a produção literária sobre a temática transmontana, o nosso património imaterial e identidade, Tornar presentes um conjunto de actividades, sobretudo em Bragança, que de algum modo possam dizer que de algum modo existe uma actividade literária digna, e que tem coisas a dizer às pessoas e ao Mundo, explicou Amadeu Ferreira, defensor da língua mirandesa, que foi eleito presidente da Comissão instaladora, e que se comprometeu a realizar a primeira Assembleia Geral no dia 5 de Outubro.

Para já, vão procurar captar mais membros, sobretudo de Vila Real, distrito praticamente ausente.
“Temos um conjunto de pessoas de vários lados e abertura para todas as pessoas que queiram fazê-lo. Estas coisas têm de começar por uma ponta e começaram com a câmara de Bragança. Para já, a Academia ficará sediada em Bragança, até porque foi a autarquia a desenvolver a ideia e a dar o mote.”

A câmara municipal disponibilizou já vários edifícios que poderão albergar a Academia.
Esta iniciativa juntou escritores como Barroso da Fonte (Montalegre), Ernesto Rodrigues (Torre de D. Chama), Modesto Navarro (Vila Flor) ou Jorge Tuela (Vinhais), e inclui já parceiras com a Academia Galega da Língua Portuguesa, a Casa de Estudos Luso-Amazónicos (Brasil) e a Academia de Letras e Artes de Bragança do Pará (Brasil).

Adriano Moreira, antigo governante e escritor, acredita num papel importante da Academia de Letras na defesa da identidade transmontana, especialmente em tempo de crise mundial.

“Nesta situação em que o mundo se encontra, com globalismo sem governança, com os gastos que o globalismo trouxe, esquecemos da relação entre o globalismo e aquilo que é o consumo que torna muito idênticas as sociedades mas, sobretudo, as identidades. Nos momentos de crise o recurso às identidades aparece como fundamental. Esta academia inscreve-se nesta consciência de que esse é o facto. O que está em crise na Europa e em Portugal é o Estado e não a identidade. E são as identidades que precisam de ser defendidas porque são a pedra de base para a reorganização que precisamos.”

A Academia de Letras de Trás-os-Montes é a primeira na região, uma das poucas em todo o país.
Vai sobreviver das cotas dos sócios e de um apoio prometido pela câmara de Bragança.

Brigantia, 2010-06-14
In DTM

Academia de Letras de Trás-os-Montes 000203CE
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Academia de Letras de Trás-os-Montes Empty
MensagemAssunto: Academia de Letras quer realçar a identidade transmontana   Academia de Letras de Trás-os-Montes Icon_minitimeSex Jun 18, 2010 2:51 pm

.
Academia de Letras de Trás-os-Montes
Bragança


Academia de Letras de Trás-os-Montes 10464_jn

Academia de Letras quer realçar a identidade transmontana

Acabada de constituir a Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM), cuja escritura foi lavrada no passado sábado, 12, em Bragança, já acordou protocolos com a Academia de Letras de Lisboa, a Academia Galega da Língua Portuguesa e a Academia de Letras e Artes de Bragança do Pará (Brasil).

A ALTM foi uma ideia lançada pelo presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, no último Colóquio da Lusofonia, tem como missão promover e divulgar obras literárias de escritores transmontanos ou trabalhos que foquem temáticas das várias zonas da região, as suas gentes e património material e imaterial.
Vai apoiar a execução e o lançamento de obras literárias, assim como a constituição de um Centro de Documentação que integre informações sobre os trabalhos de autores, gentes e património transmontano. Serão ainda instituídos prémios e promovidos concursos literários.

Amadeu Ferreira, estudioso da Língua Mirandesa, e autor os estatutos da ALTM, frisou que é “essencial” a criação de um núcleo de escritores e um acervo cultural do Nordeste. “Deve ter o objectivo de resgatar a memória de tantos escritores esquecidos, incentivar a produção literária sobre a temática transmontana, tornar presentes um conjunto de actividades que possam existir que uma actividade literária digna de ser olha e promovida. É uma forma de reafirmar as identidades”, justificou Amadeu Ferreira.

Apesar de a Academia ser de Trás-os-Montes não contou com a presença de escritores Vila Real. “Foi a Câmara de Bragança que iniciou o processo, as coisas têm de começar por uma ponta, mas em Vila Real funciona o Grémio Literário, liderado pelo maior escritor transmontano, António Pires Cabral, mas esta academia não visa concorrer com essa associação, visa dar mãos e unir”, garantiu Amadeu Ferreira.

A ALTM conta com diversos notáveis entre os sócios fundadores, nomeadamente Adriano Moreira, natural de Macedo de Cavaleiros, professor e ex-dirigente do CDS, que se referiu à iniciativa como sendo uma investida contra a globalização. “Esquecemo-nos das particularidades que são as identidades, é a isto que correspondem iniciativas deste género”, explicou.
Ao político junta-se Ernesto Rodrigues, natural de Torre de Dona Chama, docente da Universidade de Letras de Lisboa, bem como o escritor Modesto Navarro, natural de Vila Flor, e outras figuras da região.

No sábado foi constituída a comissão instaladora, liderada por Amadeu Ferreira, Alfredo Cameirão, António Castro Branco, António Afonso e Idalina Brito.
A Assembleia-Geral ficou marcada para o dia 5 de Outubro, deverá ser uma grande realização cultural e literária.

O autarca, Jorge Nunes, explicou que o município tem algumas alternativas para alojar a ALTM. “Ocorreram coisas importantes, a Academia de Ciências de Lisboa assina o segundo protocolo com outras instituições, não há uma federação ou associação de letras na área dos países da lusofonia”, referiu.


Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-06-17
In DTM

Academia de Letras de Trás-os-Montes 000203CE
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Academia de Letras de Trás-os-Montes Empty
MensagemAssunto: Academia de Letras Trasmontana já trabalha e tem nova sede   Academia de Letras de Trás-os-Montes Icon_minitimeQui Out 07, 2010 11:50 am

,
Preservação do património imaterial
Bragança


Academia de Letras Trasmontana já trabalha e tem nova sede

A Academia de Letras de Trás-os-Montes já está formalmente constituída e os seus impulsionadores prometem cuidar da cultura e identidade transmontanas. Para já, o primeiro objectivo já está concretizado, com a atribuição de uma sede a esta instituição por parte da câmara de Bragança.

“Foi-nos dado um espaço muito interessante, na Biblioteca Adriano Moreira. Irá lá funcionar a nossa biblioteca e o nosso centro de documentação, para além de alguns gabinetes para a parte administrativa.”
Amadeu Ferreira, defensor da língua mirandesa e um dos impulsionadores deste movimento, foi eleito membro da direcção, sob presidência do escritor Ernesto Rodrigues.

Para além disso, Amadeu Ferreira é autor de várias traduções para mirandês, como um livro de Astérix ou dos Lusíadas. E garante que o objectivo é divulgar ainda mais os escritores de toda a região.

“Por um lado é para dar a conhecer os escritores transmontanos e trazer outros escritores de fora. Abrir uma porta que nos dê melhor a conhecer e incentivar novos escritores.”

Para já, são 50 os membros fundadores incluindo António Pires Cabral, Ernesto Rodrigues, Modesto Navarro, Barroso da Fonte ou Adriano Moreira.

O antigo governante diz que mais do que uma honra, é uma responsabilidade.“As pessoas que aceitaram assumir a responsabilidade de ser membros são todas com um passado dedicado à preservação do património imaterial transmontano. Temos, por isso, de estar confiantes.”Quem se juntar à Academia de Letras de Trás-os-Montes até final do ano, é considerado sócio fundador.

Brigantia, 2010-10-07
In DTM

Academia de Letras de Trás-os-Montes 10806
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Academia de Letras de Trás-os-Montes Empty
MensagemAssunto: Amadeu Ferreira é o novo presidente da Academia de Letras   Academia de Letras de Trás-os-Montes Icon_minitimeSáb Set 21, 2013 4:08 pm

.
Criada em 2010
Distrito de Bragança


Academia de Letras de Trás-os-Montes Amadeu_ferreira_arribas

Amadeu Ferreira é o novo presidente da Academia de Letras

Amadeu Ferreira é o novo presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e investigador da Língua Mirandesa sucede a Ernesto Rodrigues, que passa o testemunho com o sentimento de dever cumprido. Cem sócios e contas equilibradas são a herança deixada pela direcção cessante.

“Lançamos várias ontologias, a última do jornalista Raúl Rego numa altura em que se assinala o centenário da sua morte. Lançamos várias obras de sócios”.Amadeu Ferreira foi eleito por unanimidade na reunião da Academia realizada no passado sábado.

O novo representante do mundo das Letras em Trás-os-Montes e Alto Douro traça como objectivo a continuidade do trabalho levado a cabo até agora. “Tornar a academia extensiva a todos aqueles que são elementos das letras em Trás-os-Montes, em especial de Bragança.

Neste momento já passamos os cem sócios, o que numa academia como esta é notável. Fizemos um conjunto de realizações importantes, incluindo edições. O caminho é continuar e reforçar a nossa presença”.

A cerimónia na Academia contou ainda com uma homenagem ao presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, que recebeu o título de membro honorário. Criada em 2010, a Academia de Letras de Trás-os-Montes e Alto Douro visa dar a conhecer a produção literária da região.

Brigantia, 2013-09-17
In DTM

Academia de Letras de Trás-os-Montes 000203CE
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Academia de Letras de Trás-os-Montes Empty
MensagemAssunto: Re: Academia de Letras de Trás-os-Montes   Academia de Letras de Trás-os-Montes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Academia de Letras de Trás-os-Montes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ecologia
» Auto-estrada Transmontana

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Letras-
Ir para: