Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Al-Qaeda

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Talibãs paquistaneses prometem vingar líder   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 2:29 pm

.
Talibãs paquistaneses prometem vingar líder

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1517187
Os talibãs ameaçam atacar alvos norte-americanos e o governo de Islamabad.

"Não podemos confirmar o martírio de Usama bin Laden, quando as nossas fontes o confirmarem, estaremos em condições de dizer alguma coisa", declarou o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, num contacto telefónico com a agência noticiosa francesa AFP.

"Se ele conheceu o martírio, vingaremos a sua morte e lançaremos ataques contra os governos norte-americano e paquistanês, assim como as suas forças de segurança, estas pessoas são realmente os inimigos do Islão", adiantou.

O TTP prometeu lealdade à Al-Qaida em 2007 e declarou nesse mesmo ano a "jihad" em Islamabad pelo seu apoio a Washington na "guerra contra o terrorismo" desde o final de 2001.

Desde então, o movimento é o principal responsável por uma vaga de cerca de 450 atentados -- suicidas na sua maioria -- que mataram mais de 4.200 pessoas no Paquistão nos últimos três anos.

O bastião do TTP, as zonas tribais do noroeste fronteiriças com o Afeganistão, é também o principal refúgio da Al-Qaida, que beneficia do apoio logístico dos talibãs paquistaneses no seus numerosos centros de treino. "Mesmo que Usama bin Laden se tenha tornado mártir, isso é uma grande vitória para nós pois morrer no martírio é o objectivo de todos nós", adiantou o porta-voz do TTP.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Especialista: Morte pode enfraquecer movimento fundamentalista, mas problema mantém-se   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 2:38 pm

.
Especialista: Morte pode enfraquecer movimento fundamentalista, mas problema mantém-se

por Lusa
Hoje

Uma especialista portuguesa defendeu hoje que a morte de Usama bin Laden poderá a «médio ou longo prazo» contribuir para o enfraquecimento do movimento fundamentalista, mas o problema do terrorismo mantém-se

Maria do Céu Pinto, professora de Ciência Política na Universidade do Minho e autora de vários livros sobre o islamismo, justificou esta opinião ao afirmar que o "projecto fundamentalista protagonizado pelo Bin Laden não teve maior aderência do que em certas franjas radicais do mundo islâmico". Para Maria do Céu Pinto, isso é visível, por exemplo, nas próprias revoluções democráticas que aconteceram e estão a acontecer no mundo árabe. "O discurso islamista nem sequer é um dos grandes protagonistas destas revoluções e revoltas no mundo árabe, o que significa que a ideologia islâmica radical acabou por não ter a adesão que inicialmente se perspectivava após o [ataque] 11 de Setembro", disse.

A especialista considerou que esta eliminação do terrorista mais procurado internacionalmente apenas poderá provocar no imediato "alguns casos isolados" de manifestações extremistas no mundo árabe. "Não me parece que vá ser motivo de revoltas ou manifestações de pesar maciças no mundo árabe", disse. "A prazo pode diminuir a importância do terrorismo, embora esta morte de Bin Laden não seja sinónimo do fim do movimento, porque já existia e vai continuar a existir", acrescentou. Para Maria do Céu Pinto, o perigo que hoje existe vai continuar a existir nos próximos tempos "como existia até ontem", porque "o movimento tem uma vida própria que vai além da existência física ou espiritual de Bin Laden, que era apenas o seu protagonista, actor principal".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou no domingo à noite em Washington que Usama bin Laden foi morto no Paquistão por forças especiais norte-americanas. Segundo responsáveis, o líder da Al-Qaida foi morto durante o ataque a um complexo nos arredores de Islamabad, onde a sua presença foi confirmada no final de Abril.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Cronologia dos principais acontecimentos em torno ao líder da Al-Qaida   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 2:46 pm

.
Cronologia dos principais acontecimentos em torno ao líder da Al-Qaida

por Lusa
Hoje

Usama Bin Laden, morto numa operação de forças especiais norte-americanas no domingo, está relacionado com alguns dos principais atentados terroristas no planeta, incluindo o de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos.

1957 - Bin Laden nasce, 17.º de 50 crianças, filho de um magnata da construção, na Arábia Saudita. O pai é imigrante do Iémen e a mãe é natural da Síria.

1979 - Vai para o Afeganistão ajudar os mujaidine no combate à invasão soviética do país. Torna-se o principal financiador de uma organização que posteriormente transforma na Al-Qaida (A Base).

1989 - Depois da retirada dos soviéticos, Bin Laden regressa à Árabia Saudita onde trabalha com a empresa de construção da família, a Saudi bin Laden Group. Usa a rede para enviar fundos para veteranos da guerra do Afeganistão.

1981 - É expulso da Arábia Saudita por acções antigovernamentais. O país acaba por lhe retirar a cidadania e a família deserda-o. Parte para o Sudão onde se refugia e onde começa a instalar os primeiros campos de treino da Al-Qaida.

1993 - Atentado contra o World Trade Center que causa seis mortos e fere centenas de pessoas. Seis radicais islâmicos, que Washington considera terem laços com Bin Laden, são condenados pelo atentado.

1996 - Sob pressão dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, o Sudão expulsa Bin Laden do país. Muda-se com três mulheres e dez crianças para o Afeganistão onde declara a «jihad» (guerra santa) contra forças dos Estados Unidos.

1998 - Atentados nas embaixadas dos Estados Unidos em Nairobi (Quénia) e em Dar es Salaam (Tanzânia) que causam 224 mortos. Um tribunal norte-americano condena Bin Laden, à revelia, pelo papel nos atentados, oferecendo uma recompensa de cinco milhões de dólares pela captura.

2000 - Atentado contra o navio USS Cole, no Iémen, que causa a morte de 17 marinheiros dos Estados Unidos.

2001 - Quatro dos alegados apoiantes de Bin Laden são condenados pelos atentados nas embaixadas em África.

Setembro de 2001 - A Al-Qaida organiza os ataques de 11 de Setembro contras as torres do World Trade Center e contra o Pentágono, que causam mais de três mil mortos. Bin Laden é considerado o principal suspeito. Operações militares não permitem a captura de Bin Laden nas montanhas de Tora Bora, no Afeganistão. Consegue escapar para o Paquistão.

2002 - Operações norte-americanas intensificam-se no Afeganistão a partir de março, especialmente em zonas montanhosas onde se suspeita que possa estar Bin Laden. O líder da Al-Qaida mantém-se inicialmente fora dos holofotes mas, mais tarde, envia duas gravações à televisão Al Jazeera com mensagens que os Estados Unidos consideram ser genuínas.

2003 - Bin Laden pede aos muçulmanos em todo o mundo para que se unam numa "abençoada e agradecida 'jihad'".

2004 - A 04 de janeiro, a Al Jazeera volta a transmitir uma gravação áudio que a CIA confirma ser de Bin Laden. Nesse gravação, o líder da Al-Qaida considera que a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos é o começo de uma ocupação de todo o Golfo Pérsico para o controlo das reservas petrolíferas.

Março de 2004 - Responsáveis militares dos EUA explicam que as forças no Afeganistão vão intensificar operações próximo da fronteira com o Paquistão para procurar membros da Al-Qaida, incluindo Bin Laden.

A Câmara dos Representes vota unanimemente, a 18 de Março, para aumentar a recompensa pela captura de Bin Laden para os 50 milhões de dólares.

2009 - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Graves, não tem informação "segura" de onde se encontra Bin Laden "há vários anos".

2011 - Unidades de operações especiais da marinha norte-americana matam Bin Laden numa operação especial em Abbottabad, nos arredores da capital paquistanesa de Islamabad.

In DN

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: VÍDEO: TV mostra imagens da casa onde Bin Laden foi morto após o ataque   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 4:35 pm

.
VÍDEO: TV mostra imagens da casa onde Bin Laden foi morto após o ataque

por DN.pt
Hoje

As imagens são da cadeia de televisão norte-americana ABC e mostram o interior da casa após o ataque.


In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Corpo de Bin Laden identificado com recurso ao cérebro da irmã   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 4:42 pm

.
Corpo de Bin Laden identificado com recurso ao cérebro da irmã

por DN.pt
Hoje

A notícia é avançada pela edição on-line do jornal inglês "The Telegraph".

O corpo de Bin Laden foi identificado e confirmado pelas autoridades norte-americanas comparando amostras do seu ADN com outras retiradas do cérebro da sua irmã.

Há uns anos, o FBI ficou com a custódia do corpo de uma irmã do líder da Al Qaieda, que morreu em Boston, mas cujo nome nunca foi revelado. O objectivo era precisamente o de um dia, caso Bin Laden fosse capturado, poder ser possível comparar o ADN e identificar o líder da Al Qaieda.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ayman al-Zawahiri pode suceder a Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 4:54 pm

.
Ayman al-Zawahiri pode suceder a Bin Laden

Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1517393

A Al-Qaeda, organização terrorista fundada por Bin Laden em 1988, conta ainda com vários líderes que podem assumir a sucessão.

Na cabeça da lista está Ayman al-Zawahiri. Saiba quem são os 10 membros do grupo mais procurados pelos serviços de inteligência ocidentais.

- Ayman al-Zawahiri: braço direito de Bin Laden e co-fundador da Al-Qaeda. Médico egípcio de 60 anos, foi um dos pilares do grupo egípcio Jihad Islâmica antes de conhecer Osama Bin Laden no Afeganistão. Atraiu vários militantes e organizou a Al-Qaeda. Assim como Bin Laden, a recompensa oferecida pela sua captura é de 25 milhões de dólares.

- Saif al-Adel: egípcio, cerca de 50 anos, é o suposto líder do braço militar da Al-Qaeda. É acusado de participação nos atentados contra as embaixadas americanas de Nairóbi e Dar es Salaam em 1998. A recompensa pela sua captura é de cinco milhões de dólares.

- An War al-Aulaqi: imã radical de 39 anos, de dupla nacionalidade americana e iemenita. Não integra a Al-Qaeda formalmente, mas apoia as suas ideias e convoca a jihad pela Internet, onde tem granda influência. Em Dezembro, o secretário americano da Justiça, Eric Holder, disse que al-Aulaqi representa uma ameaça tão grande comio Bin Laden.

- Fasul Abdulah Mohamed: oriundo das Ilhas Comores, com cerca de 40 anos, é o suposto chefe das redes da Al-Qeda no leste da África. Também estaria envolvido nos atentados de 1998 no Quénia e na Tanzânia e funcionaria como contacto dos islamitas somalis. Figura na lista de terroristas procurados pelo FBI desde a sua primeira publicação, em Outubro de 2001.

- Adam Yahiye Gadahn: cidadão americano, de 32 anos, convertido ao islamismo. Discursa frequentemente na Internet em árabe e inglês para pregar a jihad contra Israel e os Estados Unidos. Os americanos procuram-no por traição e por suposta participação em actos terroristas com a Al-Qaeda.

- Suleiman Abu Ghaith: imã kuwaitiano de 46 anos que foi proibido de pregar no seu país pelo tom radical dos seus sermões. Juntou-se a Bin Laden em 2000. Desde então, tornou-se um dos principais porta-vozes da Al-Qaeda.

- Fahd Mohamed Ahmed Al Quso: iemenita de 37 anos, acusado de ser um dos organizadores do atentado contra o "USS Cole", que matou 17 americanos em 2000. Detido no Iémen entre 2002 e 2007, suspeita-se que se tenha unido posteriormente às fileiras da Al-Qaeda na Península Islâmica.

- Abdullah Ahmed Abdullah: egípcio de aproximadamente 50 anos. Suspeita-se que tenha ajudado Saif Al Adel na implantação e organização da Al-Qaeda no leste da África. Também integra a primeira lista do FBI, com uma recompensa de cinco milhões de dólares.

- Nazih Abdul Hamed Nabih al Ruqai: líbio, de 47 anos, ex-refugiado político na Grã-Bretanha. Também é suspeito de ter participado dos atentados de África em 1998.

- Ali Said Ben Ali el Hurie: saudita de 46 anos. É acusado de ter participado do atentado de Junho de 1996 contra as torres Jobar, em Dahran (Arábia Saudita), que causou a morte de 19 militares americanos. A recompensa pela sua captura é de cinco milhões de dólares.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Conheça os detalhes da operação que levou à captura de Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 5:20 pm

.
Conheça os detalhes da operação que levou à captura de Bin Laden

por DN.PT e Lusa
Hoje

O ataque à casa de Bin Laden foi feito pelos SEALS. Participaram 20 soldados e a operação durou 40 minutos. As pistas surgiram há vários anos com um interrogatório em Guantánamo. O líder da Al Qaeda foi surpreendido com a operação montada pelos soldados americanos pertencentes aos SEALS.

A operação começou com quatro helicópteros a sobrevoar a casa situada em Abbottabad, a 60 quilómetros da capital do Paquistão. Imediatamente, 20 soldados, com explosivos de mão e equipados com meios de visão nocturna iniciaram o ataque.

De acordo com a cadeia de televisão Fox, os soldados deram a oportunidade a Bin Laden para se render antes de o alvejarem com um tiro na cabeça. Mas um oficial das forças que intervieram na operação já veio dizer que se tratava de "uma operação para matar" e que nunca ouve ordens para capturar Bin Laden. Nesta operação morreu um filho de Bin Laden, uma mulher usada como escudo humano no tiroteio, um mensageiro e o seu irmão.

Entre as forças norte-americanas não existiram baixas, apesar de um helicóptero ter sido atingido. De acordo com relatos dos meios de informação norte-americanos, o helicóptero terá sido posteriormente destruído pelos SEALS quando a tripulação já estava a salvo. A operação durou cerca de 40 minutos e os militares norte-americanos abandonaram o complexo de helicóptero, levando consigo o cadáver de Usama bin Laden que foi posteriormente lançado ao mar.

"Foi uma operação de precisão cirúrgica, realizada por uma equipa pequena, para minimizar danos em relação a civis presentes no complexo ou residentes em locais próximos", contaram algumas fontes.

Esta operação foi montada pelo Comando Conjunto de Operações Especiais e a CIA. E foi aprovada no sábado pelo presidente Obama, depois de ter tido a garantia de que era naquele local que Bin Laden se escondia.

Ainda segundo os meios de informação norte-americanos, a informação sobre o local onde Bin Laden se escondia já era conhecida das autoridades desde Agosto - o líder da Al Qeida deixou o refúgio nas montanhas para se instalar numa mansão de um milhão de dólares, oito vezes maior do que qualquer outra na região de Abbottabad.

O facto de se tratar de uma casa de luxo e não dispôr de Internet nem telefone motivou maior desconfiança, assim como o facto de estar protegida com muros duplos de seis metros de altura, vários seguranças e rodeada de arame farpado.

Apesar de contraditórias, algumas notícias apontam que os serviços de inteligência paquistaneses participaram na operação. Mas o ataque foi unicamente realizado pelos SEALS, um dos corpos de elite mais bem preparados do mundo e cujo lema é "a dor é temporal, o orgulho dura toda a vida".

Até à conclusão da operação, asseguraram fontes, os Estados Unidos não partilharam as informações com nenhum outro país, nem sequer com o Paquistão, por razões de segurança. "Era essencial para manter o segredo e a segurança da operação", disse uma das fontes, acrescentando que o governo norte-americano informou "a posteriori", imediatamente após a operação, o aliado paquistanês e outros aliados.

Mensageiro levou norte-americanos a líder da Al-Qaida

A operação norte-americana que levou à morte de Usama bin Laden foi preparada e realizada com "precisão cirúrgica", a partir de informações que permitiram localizar um mensageiro da confiança do líder da Al-Qaida, segundo responsáveis dos EUA.

Detidos na prisão norte-americana de Guantánamo deram aos interrogadores o pseudónimo desse mensageiro e disseram tratar-se de um protegido de Khalid Sheikh Mohammed, autor confesso do plano para cometer os atentados de 11 de Setembro de 2001, segundo responsáveis citados pela imprensa dos Estados Unidos.

O verdadeiro nome do mensageiro foi conhecido pelos serviços de informações norte-americanos há quatro anos, mas foram precisos mais dois anos para determinar em que região ele se movimentava e outros dois para o localizar num complexo em Abbotabad, cerca de 50 quilómetros a norte de Islamabad, o que ocorreu em Agosto de 2010. E foi a partir daqui que foi possível chegar a Bin Laden...

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Morte converte Ben Laden em "personagem mais perigosa"   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeQui maio 05, 2011 10:25 pm

.
Morte converte Ben Laden em "personagem mais perigosa"

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1520382

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro advertiu hoje que a morte do líder da Al-Qaeda, por forças especiais norte-americanas, transformou Ussama ben Laden numa "personagem muito mais perigosa".

"Assassiná-lo e enviá-lo para as profundezas do mar demonstra temor e insegurança, convertem-no numa personagem muito mais perigosa", afirmou Castro na coluna "Reflexões de Fidel" divulgada hoje na imprensa cubana.

Para Fidel Castro, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "não tem forma de ocultar que Ussama foi executado na presença dos filhos e mulheres, agora em poder das autoridades do Paquistão, um país muçulmano de quase 200 milhões de habitantes, cujas leis têm sido violadas, a dignidade nacional ofendida e as tradições religiosas ultrajadas".

No mesmo artigo, Fidel Castro lembrou que a "18 de fevereiro de 2002, o jornalista Dan Tather da CBS divulgou nessa emissora de televisão que a 10 de setembro de 2001, um dia antes dos atentados contra o World Trade Center e o Pentágono, Ussama ben Laden foi submetido a hemodiálise num hospital militar de Paquistão" e que "não estava em condições de ocultar-se e proteger-se em profundas cavernas".

"A própria opinião pública dos Estados Unidos, depois da euforia inicial, terminará a criticar os métodos que, longe de proteger os cidadãos, multiplicam os sentimentos de ódio e vingança", afirmou.

Sublinhou que Ussama ben Laden foi "durante anos, amigo dos Estados Unidos, que o treinou militarmente e adversário da URSS e do socialismo".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou no domingo à noite em Washington que Ussama ben Laden foi morto no Paquistão por forças especiais norte-americanas.

Segundo responsáveis norte-americanos, o líder da Al-Qaeda foi morto durante o ataque a um complexo nos arredores de Islamabad, onde a sua presença foi confirmada no final de Abril

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Fotos mostram três homens mortos na casa de Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeQui maio 05, 2011 10:32 pm

.
Fotos mostram três homens mortos na casa de Bin Laden

por DN.pt
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1519733

As fotografias obtidas pela Reuters foram tiradas por um agente paquistanês de segurança que esteve na casa pouco depois do ataque dos norte-americanos.

As fotos, vendidas à agência de notícias, foram tiradas cerca de uma hora depois da invasão da casa de Osama bin Laden por soldados norte-americanos e mostram três homens mortos sobre poças de sangue.

O presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu não divulgar as fotos do corpo de Bin Laden, alegando que isso poderia incitar à violência e ser usado pela Al Qaeda como instrumento de propaganda.

A Reuters informou entretanto que tem total confiança na autenticidade das imagens.

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1844737&especial=11 de Setembro&seccao=MUNDO

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Al Qaeda confirma morte de Bin Laden e promete vingança   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSex maio 06, 2011 4:12 pm

.
Al Qaeda confirma morte de Bin Laden e promete vingança

por DN.pt
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1521070

(Actualização) A Al Qaeda confirmou hoje que o seu líder foi de facto morto na operação montada por soldados americanos na madrugada de segunda-feira.

O anúncio foi confirmado pelo grupo de vigilância de sites islâmicos - SITE Intelligence -, com base num comunicado da rede terrorista difundido em vários blogues.

No mesmo comunicado, a Al Qaeda ameaça vingar a morte de Bin Laden e prosseguir com a Jihad, a guerra santa.

Até agora, a Al Qaeda não se tinha manifestado sobre a morte do seu líder, numa operação conduzida por militares americanos no Paquistão na madrugada da segunda-feira.

Num comunicado difundido hoje num sítio islamista da Internet, a rede terrorista confirmou a morte de Bin Laden, prometeu prosseguir a "jihad" (guerra santa) e avisou para atos de retaliação, referindo que "a alegria dos americanos em breve se tornará em tristeza".

A confirmação surgiu numa declaração colocada em sítios militantes e assinada pela "liderança geral" da Al-Qaida. O anúncio inicia a fase para nomeação de um sucessor de Bin Laden. O adjunto, Ayman al-Zawahri, é agora a figura mais proeminente do grupo e muito provavelmente será o sucessor de Usama bin Laden.

A declaração, com a data de terça-feira, foi a primeira da Al-Qaida após a morte de Bin Laden por um comando norte-americano durante um ataque em Abbottabad, no Paquistão.

A autenticidade do comunicado não foi confirmada, mas apareceu em "sites" onde o grupo coloca tradicionalmente as suas mensagens.

"Afirmamos que o sangue do Xeque guerreiro sagrado, Osama Bin Laden, Alá o abençoe, é precioso para nós e para todos os muçulmanos e não foi derramado em vão", de acordo com a declaração.

"Vamos continuar, com a vontade de Alá, a perseguir os americanos e seus agentes, no interior e no exterior dos seus países", acrescentou.

No texto, a Al-Qaeda também apelou ao povo do Paquistão - "onde o Xeque Usama foi morto" - para se revoltar contra os líderes.

In DN

Rolling Eyes Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Sucessão de Ben Laden está "em aberto", dizem os EUA   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 07, 2011 10:25 pm

.
Sucessão de Ben Laden está "em aberto", dizem os EUA

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1521983

A questão da sucessão de Usama Ben Laden na liderança da Al-Qaida permanece "em aberto", uma vez que o actual "número dois", Ayman al-Zawahiri, é contestado dentro da organização terrorista, afirmou hoje um alto responsável norte-americano.

Zawahiri "é, evidentemente, o presumível sucessor", observou, a coberto do anonimato, o responsável dos serviços secretos, que classifica como interessante que a rede islâmica não tenha ainda anunciado o nome do seu novo líder. "Há fortes indícios segundo os quais [Zawahiri] não é popular em alguns círculos do grupo. Creio, por isso, que a questão de saber quem vai suceder a Usama Ben Laden está em aberto", prosseguiu. Segundo os Estados Unidos, os documentos apreendidos na residência onde foi morto Ben Laden, no Paquistão, sugerem que ele se manteve até à morte um "líder activo da Al-Qaida", que continuava a fornecer instruções à organização terrorista.

Foi com base nesses documentos que os Estados Unidos descobriram que a Al-Qaida tencionava cometer atentados em comboios por ocasião do 10.º aniversário do 11 de Setembro, indicou na quinta-feira o departamento de Segurança Interna norte-americano. De acordo com a mesma fonte, membros da Al-Qaida acusam Zawahiri de falta de carisma e de se envolver demasiado em detalhes: "Se fossem organizadas eleições livres, ele teria uma tarefa difícil".

O "número dois" da Al-Qaida, escondido desde os atentados de 11 de Setembro de 2001, é considerado ainda em fuga. Difundiu em vídeo numerosos apelos à guerra santa desde que foi pela última vez visto, em Outubro de 2001, no leste do Afeganistão.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: EUA divulgam novos vídeos de Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeDom maio 08, 2011 11:57 am

.
EUA divulgam novos vídeos de Bin Laden

por DN.pt
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1522171

As autoridades norte-americanas divulgaram cinco vídeos que foram apreendidos na casa onde Bin Laden vivia, no Paquistão, e onde foi morto pelos militares americanos.








Num dos vídeos", Bin Laden está a ver notícias na televisão e num outro grava uma mensagem com ameaças ao Estados Unidos. Estes vídeos mostram momentos do dia a dia do líder da Al Qaeda antes de ser morto.


In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Obama autorizou operação sem certeza de sucesso   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 09, 2011 2:22 pm

.
Obama autorizou operação sem certeza de sucesso

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1522986

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu que a operação que matou Ben Laden teria tido "sérias consequências" se não tivesse sido bem sucedida e disse tê-la autorizado com "55 por cento de probabilidade de sucesso".

"No final do dia era uma realidade de 55 contra 45 por cento, ou seja, não podíamos saber com toda a certeza que Ussama ben Laden estava ali", explicou Barack Obama na sua primeira entrevista depois da morte do líder da Al-Qaida, há uma semana.

"Disseram-me que se tínhamos uma boa oportunidade - de senão derrotar completamente a Al-Qaida, pelo menos a inutilizar em grande parte -, então valia a pena correr riscos políticos e militares", assegurou o presidente norte-americano no programa "60 minutos" da televisão norte-americana CBS.

Ainda assim, Obama descreveu os momentos tensos vividos na Casa Branca durante os 40 minutos que durou o ataque ao complexo de Abbottabad, a 50 quilómetros da capital paquistanesa, onde Bin Laden se escondia, como os "mais longos da sua vida".

E explicou como foi o momento exato em que lhe comunicaram a morte do terrorista mais procurado do mundo: "Houve um momento antes das crianças se irem embora, antes de todos estarem novamente no helicóptero de volta à base, quando disseram que "Geronimo" (nome de código de Usama bin Laden) tinha sido morto", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos informou ainda que a primeira vez que a sua equipa de segurança lhe comentou a possibilidade de levar a cabo a operação foi em agosto de 2010 e que nos últimos dois meses houve sucessivas reuniões para pôr o plano em marcha.

Obama sublinhou que, com a eliminação de Ben Laden, os Estados Unidos "enviaram um sinal a todos os que possam ter estado ligados a organizações terroristas que vão estar do lado dos perdedores".

O presidente norte-americano desvalorizou ainda as críticas à operação e à decisão de eliminar o líder da Al-Qaida: "Quem se questiona sobre se Ben Laden teve o que merecia, necessita de fazer um exame à cabeça", concluiu.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Colecção de filmes pornográficos na casa de Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 14, 2011 10:46 pm

.
Colecção de filmes pornográficos na casa de Bin Laden

Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1527472

O material informático retirado da casa onde o líder da Al-Qaida foi morto, no Paquistão, continham uma vasta colecção de filmes pornográficos.

As fontes anónimas que passaram esta informação ao jornal "New York Times" não souberam precisar se os filmes pertenciam a Bin Laden ou aos seus homens.

Aparentemente descarregados da Internet, os vídeos estariam guardados numa caixa de madeira arrumada na sala do líder da Al-Qaida, avançiu a ABC citando uma autoridade norte-americana sob anonimato.

Bin Laden foi morto durante uma operação especial norte-americana no dia 1 de maio, na casa onde morava, no paquistão. No dia seguinte foram apreendidos vários documentos do inimigo n.º1 dos Estados Unidos.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Al-Qaeda nomeia Saif Al-Adel líder interino da rede   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeQua maio 18, 2011 10:30 pm

.
Al-Qaeda nomeia Saif Al-Adel líder interino da rede

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1530190

A Al-Qaida designou como líder interino Saif Al-Adel, de 50 anos, que estava à frente da fação egípcia da rede terrorista fundada por Usama Bin Laden, revelou hoje a cadeia americana CNN.

Saif Al Adel, também conhecido como Muhamad Ibrahim Makkawi, foi escolhido a título "provisório" perante um nervosismo da comunidade "jihad" e a crescente incerteza sobre o sucessor de Bin Laden, morto numa operação dos comandos dos Estados Unidos no Paquistão, a 1 de maio, indica a estação televisiva norte-americana, citando Noman Benotman, membro da Al-Qaeda há mais de 20 anos e que recentemente deixou a rede.

A decisão foi tomada no seio de um grupo composto por seis a oito líderes da Al-Qaeda que se reuniu na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão, perante a impossibilidade de uma reunião formal do conselho de chefes do grupo.

Segundo Noman Benotman, a nomeação de Saif Al Adel serve para medir a reação no seio da rede terrorista, sobretudo por parte dos membros da Arábia Saudita e Iémen que defendem que o sucessor de Usama Bin Laden deve ser oriundo da península arábica.

Saif al-Adel, que já era um dos líderes da rede terrorista, lutou contra o exército soviético no Afeganistão durante a década de 1980, tendo permanecido no país até à queda do regime talibã, em 2001, e de lá fugido para o Irão.

A partir do Irão, Saif al-Adel montou uma ramificação da Al-Qaeda na Arábia Saudita, que tem realizado vários atentados terroristas no país desde 2003.

Depois da morte de Bin Laden, especialistas apontaram Ayman al-Zawahiri, também egípcio e número dois da Al-Qaeda, como o seu mais provável sucessor na liderança da rede.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ayman al-Zawahri sucede a Usama bin Laden na liderança   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 4:16 pm

.
Ayman al-Zawahri sucede a Usama bin Laden na liderança

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1553989

O egípcio Ayman al-Zawahri vai suceder a Usama bin Laden como líder da rede terrorista, de acordo com um anúncio colocado hoje no site da Internet da Al Qaeda.

Ayman al-Zawahri, que fará 60 anos na próxima semana, era considerado o "número dois" da rede terrorista Al Qaeda.

Usama bin Laden foi morto a 2 de Maio num raide norte-americano na área tribal paquistanesa de Waziristão do Sul.

Um avião não-tripulado lançou mísseis contra um refúgio insurgente no Waziristão do Sul, região tribal fronteiriça com o Afeganistão e terá morto pelo menos sete pessoas

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: CIA simulou vacinação para detectar ADN de Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 12, 2011 10:22 am

.
CIA simulou vacinação para detectar ADN de Bin Laden

por DN.pt
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1576774

A CIA montou um programa de vacinação falso, no Paquistão, para confirmar o local onde estava escondido Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda morto recentemente numa operação militar dos EUA.

A Agência Central de Informação (CIA) seguiu durante meses os movimentos do principal mensageiro de Bin Laden e isso levou os serviços secretos norte-americanos a um complexo habitacional de Abottabad. Os agentes queriam confirmar se o líder terrorista estava escondido no complexo e recrutaram um médico experiente, ligado ao governo paquistanês, para oferecer vacinas gratuitas, contra a hepatite B, à população local.

Segundo jornais norte-americanos e o britânico The Guardian, citado pelo Daily Telegraph, uma das enfermeiras que participou no programa conseguiu entrar no complexo de Bin Laden para vacinar as crianças que viviam na mesma casa. O objectivo da CIA era obter o ADN das crianças e compará-lo com o de uma irmã de Bin Laden que morreu no ano passado num hospital de Boston.

Não se sabe se o esquema teve sucesso, mas o médico foi detido pelos poderosos serviços secretos do Paquistão, poucas semanas depois do raide norte-americano ao refúgio de Bin Laden, em Maio, que levou à morte do líder da Al-Qaeda. A diplomacia dos EUA interveio para tentar libertar o médico.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Missão tinha desde início intenção de matar Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 11:44 am

.
Missão tinha desde início intenção de matar Bin Laden

por DN.pt
Hoje

A missão que visou Osama bin Laden nunca teve como objectivo deter o líder da Al-Qaeda. Fonte das forças especiais da Marinha norte-americana descreveu a operação de 1 de Maio, em Abbottabad, como "uma missão encoberta no Paquistão para matar Bin Laden".

Segundo o Daily Telegraph, esta fonte, "profundamente conhecedora do raide a Bin Laden", disse à revista The New Yorker que nunca esteve em causa a detenção do líder da Al-Qaeda. "Nunca houve qualquer questão sobre a detenção ou captura dele. Não foi uma decisão de segundos. Ninguém queria detidos", explicou esta fonte. O objectivo dos 23 comandos da Marinha era "dominar os guardas de Bin Laden, atirar e matá-lo a curta distância, e depois levar o corpo de volta para o Afeganistão".

Estas informações dementem as declarações de membros do governo do Presidente dos EUA, Barack Obama, de que Bin Laden não teria sido morto caso se tivesse "rendido conspicuamente", e do responsável pelo combate ao terrorismo, John Brennan, se houvesse a confiança de que o líder da Al-Qaeda não estava a usar "um aparelho explosivo no seu corpo" ou "algum tipo de arma escondida".

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Missão tinha desde início intenção de matar Bin Laden   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 11:47 am

.
Missão tinha desde início intenção de matar Bin Laden

por DN.pt
Hoje

A missão que visou Osama bin Laden nunca teve como objectivo deter o líder da Al-Qaeda. Fonte das forças especiais da Marinha norte-americana descreveu a operação de 1 de Maio, em Abbottabad, como "uma missão encoberta no Paquistão para matar Bin Laden".

Segundo o Daily Telegraph, esta fonte, "profundamente conhecedora do raide a Bin Laden", disse à revista The New Yorker que nunca esteve em causa a detenção do líder da Al-Qaeda. "Nunca houve qualquer questão sobre a detenção ou captura dele. Não foi uma decisão de segundos. Ninguém queria detidos", explicou esta fonte. O objectivo dos 23 comandos da Marinha era "dominar os guardas de Bin Laden, atirar e matá-lo a curta distância, e depois levar o corpo de volta para o Afeganistão".

Estas informações dementem as declarações de membros do governo do Presidente dos EUA, Barack Obama, de que Bin Laden não teria sido morto caso se tivesse "rendido conspicuamente", e do responsável pelo combate ao terrorismo, John Brennan, se houvesse a confiança de que o líder da Al-Qaeda não estava a usar "um aparelho explosivo no seu corpo" ou "algum tipo de arma escondida".

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vídeo assinala aniversário do ataque a Nova Iorque   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeTer Set 13, 2011 4:27 pm

.
Vídeo assinala aniversário do ataque a Nova Iorque

por Lusa
Hoje

Al-Qaeda - Página 2 Ng1640881

Um serviço privado de informações refere que a Al-Qaida está a assinalar o décimo aniversário dos ataques de 11 de Setembro com um vídeo de uma hora que lançou em sites ligados à Jihad islâmica.

O mesmo serviço refere que o vídeo divulga uma mensagem áudio do novo líder da Al-Qaida, o egípcio Ayman al-Zawahri e imagens inéditas de Usama Bin Laden.

Intitulado "O amanhecer uma uma vitória iminente", o vídeo foi revelado segunda-feira nos fóruns da Jihad.

Os Estados Unidos assinalaram este fim-de-semana o décimo aniversário dos ataques mantendo o país em alerta máximo e receios de um ataque a Washington ou Nova Iorque, seguindo informações credíveis, mas não confirmadas, de uma possibilidade de ataques serem perpetrados.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: EUA: Morto principal perito em explosivos da Al-Qaida   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 5:01 pm

.
EUA: Morto principal perito em explosivos da Al-Qaida

por Lusa
Hoje


Al-Qaeda - Página 2 Ng1659236


O principal perito em explosivos da Al-Qaida para a Península Arábica, Ibrahim al-Asiri, terá sido morto no ataque aéreo que matou Anward al-Aulaqi, disseram dois oficiais americanos.

A confirmar-se a morte de Ibrahim al-Asir, este terá sido o ataque aéreo realizado por um avião não tripulado mais bem sucedido.

Ibrahim al-Asiri é tido como o autor da bomba - transportada por um passageiro na roupa interior - num ataque fracassado a 25 de Dezembro de 2009 contra um avião de passageiros no aeroporto de Detroit, e noutro atentado falhado em Outubro de 2010 contra um avião de carga.

A morte de Anwar al-Aulaqi, do imã radical norte-americano de origem iemenita e um dos terroristas mais procurados no mundo, foi anunciada na sexta-feira pelo Ministério da Defesa iemenita.

"O dirigente terrorista da Al-Qaida Anwar al-Aulaqi foi morto com membros desta organização que estavam com ele", anunciou um porta-voz do ministério, citado pela televisão pública iemenita.

Fontes tribais indicaram que morreu num ataque aéreo lançado na sexta-feira contra dois veículos que circulavam em Maarib, a leste de Sanaa e Juf, província desértica limítrofe da Arábia Saudita.

Anwar al-Aulaqi tinha sobrevivido a um ataque aéreo no Iémen no início de maio, alguns dias depois da eliminação no Paquistão do chefe da Al-Qaida Usama bin Laden, anunciou na altura um responsável iemenita e um membro da sua tribo.

In DN

Twisted Evil

Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Primeira mulher da Al-Qaeda condenada a 15 anos   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 29, 2011 10:42 pm

.
Primeira mulher da Al-Qaeda condenada a 15 anos

por Lusa
Hoje

Um tribunal especial na Arábia Saudita condenou hoje uma saudita, membro da Al-Qaeda, a 15 anos de prisão, no primeiro julgamento de uma mulher ligada à rede terrorista no reino, noticiou a agência oficial Spa.

"Uma saudita foi condenada a 15 anos de prisão, a partir da data da detenção, bem como a 15 anos de proibição de deslocação ao estrangeiro após a libertação", indicou a agência.

O julgamento desta mulher, cuja identidade não foi divulgada e que é designada como "senhora Al-Qaeda", iniciou-se a 31 de julho num tribunal de Jeddah (oeste) e realizou-se à porta fechada, sem a presença dos «media», a pedido da família.

A cidadã saudita foi julgada por "ter acolhido pessoas procuradas em casos relacionados com a segurança (do reino) e incitação a atos de terrorismo", precisou a Spa.

Foi igualmente condenada por "posse de duas pistolas" entregues a membros da rede terrorista e por "financiamento de ações terroristas, ao reunir mais de um milhão de riyals (cerca de 189 mil euros) enviados à organização Al-Qaeda".

A "senhora Al-Qaeda" rejeitou estas acusações, afirmando ter sido "refém dos dois maridos, que estavam ligados à Al-Qaeda" e de ter "sido implicada em casos que não a envolvem".

Segundo fontes concordantes, um dos dois homens está na prisão por ligação à rede terrorista, ao passo que o outro foi morto por forças de segurança há alguns anos em Riade.

A mulher foi detida no ano passado, ao mesmo tempo que dezenas de suspeitos apresentados pelas autoridades sauditas como membros da rede terrorista, e identificada como "Hila al-Qassir" pelo «número dois» da Al-Qaeda na Península Arábica, Said al-Chihri, numa gravação áudio divulgada em junho de 2010.

A condenada dispõe agora de 30 dias para recorrer da sentença.

In DN

Al-Qaeda - Página 2 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Al-Qaeda - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Al-Qaeda   Al-Qaeda - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Al-Qaeda
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Terrorismo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: