Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Escola de Pais

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Escola de Pais Empty
MensagemAssunto: Escola de Pais   Escola de Pais Icon_minitimeSex maio 22, 2009 9:17 pm

.
«Escola de Pais»
Bragança


Ensina a lidar com as emoções quem tem filhos deficientes

Uma turma de 20 pessoas assistiu hoje à «aula» inaugural da primeira «Escola de Pais» criada em Bragança para ensinar a lidar com as emoções e com a doença aqueles que têm filhos com necessidades educativas especiais.

A coordenadora do projecto, Celmira Macedo, quer que esta nova escola funcione como uma espécie de «antibiótico» para combater mas também prevenir as emoções negativas resultantes da tensão a que estas pessoas estão sujeitas.

O conceito chega dos Estados Unidos da América e já é aplicado em Espanha, na educação de professores e alunos, mas é a primeira vez que se aposta em Portugal na educação emocional de famílias a braços com deficiência, garante.

A ideia surgiu de um projecto académico de Celmira Macedo que realizou um estudo sobre a problemática no Distrito de Bragança, onde encontrou mais de 500 famílias com necessidades especiais.

Segundo constatou, estas famílias têm uma pressão acrescida nesta região devido à falta de recursos, que obriga a percorrer centenas de quilómetros até ao Porto ou Coimbra, para terapias ou consultas.

Carências financeiras e desarticulação da rede institucional foram outras das dificuldades apontadas no estudo.

\"Os pais têm uma fragilidade emocional muito grande, é um grupo de risco que tem mais possibilidades de ter tensões emocionais, de abrir espaço a que se instalem emoções negativas\", constatou.

A escola quer ter um carácter preventivo, ensinando a lidar com as emoções e a assumir uma postura mais positiva mas também a partilhar.

É nesta partilha que Merência Macias encontra já um dos benefícios desta escola, depois de anos de um turbilhão de emoções com um filho com \"problemas\" e sem \"uma ajuda, uma luz de algum lado para aliviar a dor\".

\"O meu filho tem o 12º ano, um curso técnico de informática, já se ofereceu para trabalhar como voluntário e nem isso conseguiu\", contou.

Depois de trabalhar o bem-estar e a parte emocional, a \"Escola de Pais\" propõe-se também ajudar nas competências parentais, dando dicas para lidar com os filhos e conhecer melhor as doenças.

As sessões decorrem uma vez por semana, durante seis meses, na Escola Superior de Saúde de Bragança e está prevista a constituição de outras turmas em Vimioso, Vinhais, Alfândega da Fé, Mirandela e Freixo de Espada à Cinta.

A coordenadora promete disponibilidade para constituir turmas onde for solicitado, mesmo com todos os profissionais envolvidos no projecto a trabalharem em regime de voluntariado.

São também voluntários aqueles que acompanham as actividades paralelas destinadas aos filhos enquanto os pais estão na escola, porque muitos não têm a quem os deixar.

Esta escola é também aberta a outros interessados, tendo apenas como regra que metade da turma tem de ser constituída por elementos das famílias com necessidades especiais.

A \"Escola de Pais\" será a fase inicial de um projecto mais vasto conduzido por uma associação de pais prestes a ser formalizada e que deverá ficar instalada numa das antigas escolas primárias desactivada em Bragança.

Pretendem transformar o edifício, que deverá se cedido pela Câmara Municipal, num centro de desenvolvimento para crianças e um gabinete de apoio às famílias.

É também propósito do projecto conseguir reunir no futuro centro terapias agora apenas disponíveis fora do Distrito de Bragança e, mais tarde, procurar respostas para os jovens com necessidades especiais com mais de 18 anos.

Lusa, 2009-05-22
In DTM

Escola de Pais 0002032D
Ir para o topo Ir para baixo
 
Escola de Pais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mirandela

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: