Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Literatura Infantil

Ir para baixo 
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Literatura Infantil Empty
MensagemAssunto: Literatura Infantil   Literatura Infantil Icon_minitimeQui maio 21, 2009 2:54 pm

.
X Encontro de Literatura Infantil

Porque o afastamento da Natureza é hoje um factor de angústia para o homem moderno, o X Encontro de Literatura Infantil, realizado na sexta-Feira e sábado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), escolheu como tema central de reflexão o contributo da literatura infantil para a formação de uma verdadeira cidadania ecológica junto das novas gerações.

Os resultados esperados foram largamente superados. Entre o afluxo de escolas às acções práticas e os inscritos nas jornadas de reflexão, contabilizou a organização mais de 1200 participantes.

No primeiro dia, o serviço educativo da Filandorra – Teatro do Nordeste apresentou, em três sessões (duas de manhã e uma de tarde) ao público das escolas vindo de todo o Norte do país, o seu projecto “Contar com a Natureza”. Através da dramatização de contos infantis de vocação ecológica, as crianças e jovens foram confrontados, de forma simbólica, com uma leque oportuno de sugestões e mensagens educativas visando despertar o interesse pela defesa dos valores ambientais.

No segundo dia, muitas intervenções de teor conceptual procuraram fundamentar a importância da literatura infantil como poderoso instrumento de cultivo da cidadania e de construção do espírito criativo e crítico das futuras gerações em torno da problemática ecológica.

Presidindo à sessão de abertura, Chris Gerry, enquanto presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais, lançou algumas questões pertinentes, como seja a necessidade de introduzir nas novas gerações o conceito de sustentabilidade, e tanto melhor de uma forma lúdica e criativa através da literatura infantil, mas sem que as mensagens não tenham de ser demasiado óbvias.

Na mesma sintonia se situou a palestra de abertura proferida por Fernando Pinto do Amaral, escritor e docente da Universidade de Lisboa, que é também coordenador do Concurso Nacional de Leitura no âmbito do PNL, ao falar sobre como escrever para crianças nos dias de hoje. Por sua vez, o director da Filandorra e também docente da ESE de Viana do Castelo, David Carvalho, interveio, numa perspectiva pragmática, sobre o valor das experiências cénicas de temática ecológica na literatura infantil.

Ao longo do encontro, coube ainda à docente da Universidade de Évora, Ângela Balça, falar sobre a relação dos livros para crianças e a educação ambiental, e ao professor do Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, Vitor Olo, retratar o modus vivendi do despertar de uma consciência ecológica, não só através da sua própria vivência infantil, mas também pela descoberta pedagógica da aplicação de contos infantis na sala de aula. Por fim, Armindo Mesquita, professor da UTAD, e Carla Guerreiro, da ESE de Bragança, abordaram em conjunto as mensagens ecológicas presentes em algumas das obras de José Jorge Letria.

O X Encontro de Literatura Infantil foi organizado conjuntamente pelo Observatório de Literatura Infantil (OBLIJ), Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD e Governo Civil de Vila Real. Na próxima Primavera, segundo anunciou na sessão de encerramento o Presidente do OBLIJ, será a vez da realização do III Congresso Internacional de Literatura Infantil.

Espigueiro, 2009-05-21
In DTM

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
 
Literatura Infantil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dia Internacional da Literatura Infantil
» Douro Cultural
» Escritores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Letras-
Ir para: