Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Museus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Museus   Ter Maio 19, 2009 4:12 pm

.
«Preservação da memória»
Distrito de Bragança


Museus devem poder recrutar reformados

O ministro da Cultura quer que os novos museus de arte sacra do distrito de Bragança, esta segunda-feira inaugurados, recrutem para os serviços educativos professores, médicos reformados ou pessoas que tenham exercido outras profissões qualificadas.

Localizados em Macedo de Cavaleiros e em Vinhais, os novos museus foram considerados por José António Pinto Ribeiro como equipamentos muito importantes para a \"preservação da memória e da identidade\" da região, e uma forma de \"enfrentar a globalização\".

No entanto, o ministro não quer que os museus sejam depósitos de obras e lançou um repto aos autarcas para que abram os espaços à população através da organização dos serviços educativos, por forma a que \"as pessoas venham aqui para aprender e para se requalificar\", disse.

Sugerindo aos edis empenho no desenvolvimento dos serviços de dinamização dos equipamentos, Pinto Ribeiro recomendou a ocupação de reformados, \"pessoas ainda válidas\", na organização de visitas guiadas ou outras actividades.

Os museus de arte sacra de Macedo de Cavaleiros e Vinhais foram também definidos como uma boa forma de \"recuperação da memória\", porque contribuíram para a preservação de património que estava degradado, nomeadamente os edifícios onde ficaram instalados, e de património religioso em risco de se perder. Ambos os espaços contam com obras de arte sacra, em alguns casos tesouros dos séculos XVI, XVII e XVIII.

O Museu de Macedo de Cavaleiros vai funcionar em regime de rotatividade, fazendo exposições temporárias com as imagens religiosas emprestadas pelas paróquias, que vão dispor de um regime especial de visitas. Este equipamento é o culminar de um projecto desenvolvido pela Associação Terras Quentes, iniciado há 5 anos, que começou com a realização de um inventário de todo o património religioso do concelho e posterior restauro das peças.

O investimento global de um milhão de euros em cada um dos museus foi feito pelos respectivos municípios e sem qualquer apoio do Ministério da tutela. Pinto Ribeiro lembrou que é necessário estabelecer parcerias e trabalhar em rede para que estes equipamentos possam funcionar bem na região.


Glória Lopes in JN, 2009-05-19
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Turismo de Portugal incentiva à realização de eventos   Ter Maio 19, 2009 4:48 pm

.
Turismo de Portugal incentiva à realização de eventos em espaços culturais



O Guia dos Museus e Monumentos Nacionais destinado aos agentes económicos do sector do Turismo foi apresentado hoje no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, por ocasião das comemorações do Dia Internacional dos Museus.

Este projecto, que consiste no aproveitamento dos equipamentos culturais para a realização de eventos, resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, o IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, o IMC – Instituto dos Museus e da Conservação e a APAVT – Associação das Agências de Viagens.

Na sessão de apresentação estiveram presentes os Secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e da Cultura, Maria Paula Fernandes, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, o presidente do IGESPAR, Elísio Summavielle, e o director do IMC, Manuel Bairrão Oleiro.

In Msn Notícias

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Três instituições portuguesas nomeadas para o Prémio Museu Europeu 2011   Qui Maio 19, 2011 10:20 am

.
Museu do Douro também
Douro


Três instituições portuguesas nomeadas para o Prémio Museu Europeu 2011

Três museus portugueses, o do Douro, a Casa das Histórias Paula Rego e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, estão entre os 34 nomeados para o Prémio do Museu Europeu do Ano 2011, organizado pelo European Museum Forum (EMF).

A organização, que funciona sob os auspícios do Conselho da Europa, vai anunciar o prémio e as menções honrosas no sábado, na Alemanha.

O EMF é uma organização europeia independente e sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para promover a qualidade das instituições museológicas, e todos os anos atribui um galardão para distinguir a excelência nesta área.


Ana Goulão (LUSA), 2011-05-19
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Governo acaba com entradas grátis nos museus ao domingo   Dom Out 09, 2011 3:43 pm

.
Governo acaba com entradas grátis nos museus ao domingo

Hoje


O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, avançou ontem, em entrevista na SIC Notícias, as linhas estratégicas da sua secretaria

Francisco José Viegas disse ontem em entrevista na SIC Notícias, gravada na sexta-feira, que a Secretaria de Estado da Cultura quer "consumir menos recursos". Confrontado com a ideia de incluir os números de público nas suas contas, referiu que "o próprio Tribunal de Contas mostra surpresa por não se interessarem por objectivos, números...". "A criação de públicos é uma das funções [da SEC]. É um dos critérios", disse.

"Vamos discutir as missões dos teatros nacionais". acrescentou.

O secretário de Estado conta até ao final da legislatura "mapear a paisagem cultural do país". "Estamos a definir o que é património material e imaterial".

No cinema pretende apresentar em breve a nova proposta de lei para o cinema, resolvendo o problema dos participantes, "distribuidores, telecoms e televisões. "Queremos reactivar o FICA [fundo de investimento do Cinema e do Audiovisual] e debater com os operadores". Prometida ficou ainda a resolução da alienação da Tóbis, cujos trabalhadores estão sem receber há vários meses.

Nos museus, avançou, só 36% dos museus nacionais geram receitas e seria necessário chegar aos 80% para que as instituições fossem "mais autónomas e sustentáveis". Deverão, por isso, reservar um dia por mês para as entradas gratuitas (hoje todos os domingos são de entrada livre).

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Museus   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Museus
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: