Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Régia Douro Park

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Régia Douro Park Empty
MensagemAssunto: Régia Douro Park   Régia Douro Park Icon_minitimeQua maio 06, 2009 11:50 am

.
«É preciso tirar um curso para se apresentar uma candidatura»
Vila Real


Régia Douro Park Manelmartins

Falta de verba trava Régia Douro Park

Já passaram dois meses sobre a apresentação da candidatura do Régia Douro Park a fundos comunitários e ainda não há resposta. A situação indigna o autarca de Vila Real que exige celeridade e condena burocracia.

A candidatura para a instalação de um Parque de Ciência e Tecnologia, que assumiu a designação de Régia Douro Park, deu entrada, segundo o presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, no dia 27 de Fevereiro. Culpa o Governo pelas \"regras e burocracia exageradas\" criadas para o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o que acaba por atrasar os processos. \"É por isso que a taxa de execução é de 1,9 por cento ao cabo de 2008\", critica.

Martins opina que, na actual conjuntura, \"é preciso tirar um curso para se apresentar uma candidatura\". No caso do Régia Douro Park \"anda-se às voltas com pareceres de sábios e universidades e nunca mais se resolve nada\". Garante que a candidatura \"tem valor\" e que só há uma pessoa que a pode travar: \"O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, pode vetar o projecto, mas penso que não terá coragem para o fazer\", refere.

O Régia Douro Park vai ser instalado na confluência das auto-estradas nº 24 (A24) e nº 4 (A4) . É um projecto que vai custar cerca de cinco milhões de euros, possibilitará a instalação de empresas de índole tecnológica e poderá criar centenas de postos de trabalho qualificado. Um dos objectivo é fundar ali um Centro de Excelência da Vinha e do Vinho. \"Se não derem esta oportunidade a Vila Real e à região não valerá a pena andar por aqui, pois vamos continuar esta vida de coitadinhos\", considera Manuel Martins.

Há, porém, outra areia na engrenagem do projecto, para além da burocracia. No passado mês de Março, a Ordem dos Arquitectos recorreu ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, para impugnar os actos administrativos, o concurso e o caderno de encargos, para elaboração do projecto de execução do loteamento e de três edifícios do Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real.

Tudo porque a Ordem dos Arquitectos não concordou com o regulamento que dava um prazo de nove dias para a entrega de propostas, período que foi considerado insuficiente.

Manuel Martins diz que não vê mal algum na atitude da Ordem e é peremptório: \"Não me passa pela cabeça que algum tribunal nos condene, porque acho que ninguém tem o direito de impedir o desenvolvimento de uma região\".

Eduardo Pinto in JN, 2009-05-06
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Régia Douro Park Empty
MensagemAssunto: Problemas com o empreiteiro páram obra do Parque de Ciência e Tecnologia de Bragança    Régia Douro Park Icon_minitimeSáb Nov 09, 2013 6:15 pm

.
Empresa alega dificuldades económicas
Bragança


Régia Douro Park Ecoparque_bgc

Problemas com o empreiteiro páram obra do Parque de Ciência e Tecnologia de Bragança

As obras do Brigantia Eco Park estão paradas devido a problemas financeiros do empreiteiro que vão obrigar a procurar nova empresa para terminar os trabalhos do parque de ciência e tecnologia de Bragança, disse esta segunda-feira o autarca local.

Hernâni Dias explicou à agência Lusa que, “à semelhança do que está a acontecer com várias empresas a nível nacional, houve problemas financeiros com a empresa, a Santana & Ca, SA Empreiteiros, que estava a construir” o novo equipamento.

“A própria empresa, juntamente com outro consórcio, estão a dialogar no sentido de se poder ceder a posição contratual da empresa que estava a executar as obras para que outro consórcio possa ficar e continuar aquilo que falta ainda para terminar aquele equipamento”, acrescentou o presidente da Câmara de Bragança.

A paragem nos trabalhos vai adiar a abertura do parque em alguns meses, com o autarca a apontar a conclusão para “meados do próximo ano”. Hernâni Dias garantiu, no entanto, que a situação não implicará “derrapagem financeira”.

Os trabalhos em causa correspondem à primeira e principal fase da obra que contempla a construção do edifício central multifuncional que servirá de incubadora de empresas, terá espaço para a instalação de empresas e laboratório de investigação e desenvolvimento.

Esta fase representa um investimento de 6,3 milhões de euros e, segundo as previsões iniciais, já devia estar concluída pois o prazo de execução era de um ano e meio na altura da adjudicação, em Março de 2012. O investimento global previsto é de 9,5 milhões de euros, que contempla a construção, numa segunda fase, de mais infra-estruturas para acolher empresas.

O presidente da Câmara afirmou que estão a ser feitos contactos com empresas para que logo que a obra fique concluída possam instalar-se no local. A autarquia ambiciona criar “500 postos de trabalho em uma década e atrair mais de cem empresas”, segundo as expectativas inicialmente apresentadas.

O projecto faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro que engloba, além do de Bragança, o Régia-Douro Park, em Vila Real. O projecto global implicará um investimento superior a 19 milhões de euros comparticipados em 80 por cento pelo FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional).

A concretização dos projectos resulta de uma parceria entre as câmaras de Vila Real e Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a PortusPark.

Lusa, 2013-11-05
In DTM

Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
 
Régia Douro Park
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Brigantia Eco-Park
» Tagus Park
» Museu do Douro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Ciência e Tecnologia-
Ir para: