Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Maçonaria Internacional em Lisboa

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Maçonaria Internacional em Lisboa Empty
MensagemAssunto: Maçonaria Internacional em Lisboa   Maçonaria Internacional em Lisboa Icon_minitimeQui Set 04, 2008 12:50 pm

.
Maçonaria internacional convocada para reunião em Lisboa

JOÃO PEDRO HENRIQUES

Grande Oriente. Grão-mestre reeleito toma posse dia 27

Maçon português eleito dirigente de associação maçónica internacional

Reeleito em 7 de Junho como grão- -mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), a principal obediência maçónica em Portugal, António Reis, prepara-se para a cerimónia de tomada de posse.

Mas em vez de o evento se resumir a um ritual à porta fechada no palácio do Grémio Lusitano no Bairro Alto, o GOL decidiu-se também por chamar a Lisboa a elite da maçonaria internacional. A seguir à tomada de posse, dia 27, haverá um jantar num hotel da capital.

António Reis confirmou ao DN a iniciativa, escusando-se apenas a dizer que obediências maçónicas estarão presentes por não ter ainda um quadro completo das confirmações.

O grão-mestre foi reeleito em 7 de Junho para um segundo triénio (2008-2011), tendo disputado a eleição com Filipe Frade, que venceu por larga margem (75,8% contra 21,2). O GOL afirmou nessa altura que "a abstenção baixou significativamente" em relação às eleições de 2005, fixando-se nos 34%. Eugénio Monteiro e António Justino Ribeiro serão os grão-mestres adjuntos de Reis.

Na moção onde sustentou a sua recandidatura à liderança daquela obediência maçónica, Reis escreveu que "em termos internacionais a política do GOL tem por objectivo alargar a sua influência" nas obediências da Europa, África e Américas.

Já nos contactos com as chamadas obediências regulares (o GOL é uma obediência irregular ou liberal) promete-se um esforço para as "sensibilizar" para que "ponham termo à exclusão de ateus, agnósticos e mulheres do universo maçónico".

Já depois da reeleição de Reis, o grão-mestre adjunto Eugénio Monteiro foi eleito vice-presidente da CLIPSAS (Centro de Ligação e Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo). Na reunião, que teve lugar em Barranquilla, na Colômbia, foi decidido realizar em 2009, em Bucareste, uma assembleia da instituição. Tema: "Como utilizar as novas técnicas para a difusão dos valores maçónicos no mundo profano?"

In DN

affraid
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Maçonaria Internacional em Lisboa Empty
MensagemAssunto: Maçons de todo o mundo reúnem-se sábado em Lisboa   Maçonaria Internacional em Lisboa Icon_minitimeSex Abr 16, 2010 4:44 pm

.
Maçons de todo o mundo reúnem-se sábado em Lisboa

por Lusa
Hoje

Maçonaria Internacional em Lisboa Ng1281058

Maçons de todo o mundo reúnem-se sábado em Lisboa num encontro promovido pelo Grande Oriente Lusitano (GOL) e aberto ao "mundo profano", com a actualidade dos valores republicanos como tema.

Trata-se do quarto encontro do género - sucedendo a outros em Estrasburgo, Atenas e Istambul - e que aproveita o facto de se assinalar este ano o centenário da implantação da República em Portugal para debater os valores republicanos.

"Há uma enorme convergência entre os valores maçónicos e os republicanos, de igualdade, liberdade, cidadania e laicidade, além da fraternidade", disse à agência Lusa o grão mestre do GOL, António Reis.

O encontro, que decorre num hotel em Lisboa e é aberto ao mundo profano (não maçons), deverá abordar estes valores, na perspectiva de que "estão nos tempos de hoje ameaçados".

"Há uma enorme crise ética que grassa em todo o mundo e esteve, aliás, na origem da actual crise económica e financeira", sublinhou.

Para António Reis, "os maçons têm obrigação de serem uma vanguarda ética e cívica destes valores, como o foram no passado, em que estiveram sempre na primeira linha da salvaguarda destes valores".

O grão mestre do GOL revelou que no encontro "haverá certamente da parte das obediências maçónicas presentes um maior empenhamento dos respectivos países, para que estes valores não sejam letra morta, bem pelo contrário".

A propósito do centenário da implantação da República em Portugal, a organização do evento espera encontrar respostas a questões como qual o papel que cabe à maçonaria na difusão dos valores republicanos no mundo.

"Que acrescentam estes valores aos valores simplesmente democráticos e liberais? Haverá uma visão republicana da liberdade, da igualdade, da laicidade e da cidadania que nos permita aprofundá-las e desenvolvê-las? Qual o significado de juntarmos a este conjunto de valores o valor da fraternidade?", são questões a levantar neste encontro internacional.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
 
Maçonaria Internacional em Lisboa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Museus Transmontanos
» Trabalho - Internacional
» Energias (Internacional)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Notícias-
Ir para: