Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Museu Berta Cabral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Museu Berta Cabral   Sex Dez 12, 2008 4:53 pm

.
Assinalar aniversário e espaço cultural
Vila Flor


Cinquentenário do Museu Berta Cabral

Vila Flor acolheu, no passado dia 30 de Novembro, as comemorações do cinquentenário do Museu Berta Cabral, naquela localidade, que incluíram o descerramento de uma lápide e a dramatização de quadros sobre aquele espaço pelo grupo Filandorra, entre outros.

Durante a iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Artur Pimentel, teceu elogios ao já falecido Raul de Sá Correia, que dedicou muito da sua vida ao sonho de criar uma biblioteca/museu em Vila Flor, sendo que, mesmo com avançada idade e cego, continuava a deslocar-se diariamente para o museu, onde conhecia, de memória, a localização cada peça. A cerimónia contou, ainda, com o lançamento dos livros “Vila à Flor dos Montes”, de João de Sá, e “Vila Flor – Memórias de um outro tempo”, de António Meireles.

Ambos os escritores são filhos da terra e, através do trabalho de poesia “Vila à Flor dos Montes”, João de Sá descreve “quadros” dos anos 40 e 50, que guardou na memória quando foi viver para Lisboa.

Ambos os livros foram oferecidos pela autarquia a todos os presentes e foram autografados por João de Sá e por Fátima Meireles, esposa de António Meireles, uma vez que o autor já faleceu.

O evento reuniu um elevado número de habitantes que demonstraram o carinho que dedicam ao seu museu. Assim, a cerimónia contou com a presença de algumas centenas de Vilaflorenses, que não cederam ao frio e às más condições das estradas, bem como da actriz Cecília Guimarães, que motivou uma forte ovação ao teatro e a lembrança de Adelina Campos, actriz, nascida em Vila Flor e homenageada em 2006 com a atribuição do seu nome ao espaço onde decorria a iniciativa – Auditório Adelina Campos.

Jornal Nordeste, 2008-12-11
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Museu Berta Cabral
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Meu Museu - Leandro
» Museu-Gustavo
» VIII Convenção Nacional - IPMS / Curitiba/PR - 5/6-Dez
» FRAGATA DE COMBATE "VASA"
» Museu Scarlet

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: