Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos  Empty
MensagemAssunto: Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos    Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos  Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 12:44 pm

.
Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos  Ng2071404

Os Ilhéus das Formigas, nos Açores, podem ser mais antigos do que se estima atualmente, o que revelaria uma taxa de crescimento das ilhas "acentuadamente diferente", com reflexos nas previsões da atividade sísmica e vulcânica, admitiu hoje um especialista.

Victor Hugo Forjaz, do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), salientou à Lusa que os ilhéus, situados entre Santa Maria e S. Miguel, poderão ter "possivelmente seis milhões de anos", acrescentando que a datação vai ser reavaliada através de amostras recolhidas em julho.

"Há 35 anos, um geólogo inglês atribuiu às Formigas uma idade na ordem dos 4,8 milhões de anos, mas é possível que esta idade seja um pouco mais antiga", afirmou o vulcanólogo, acrescentando que "o facto de terem supostamente seis milhões de anos poderá querer dizer que a taxa de crescimento das ilhas é acentuadamente diferente, o que é importante para o conhecimento da atividade vulcânica e sísmica".

Nesse sentido, frisou que "as idades das rochas dos Açores são importantes para o conhecimento da previsão de atividade vulcânica, bem como da taxa de movimento dos Açores em direção ao continente europeu".

Uma das amostras recolhidas nos ilhéus vai ser analisada na Universidade de Paris, no quadro de um programa de geocronologia dos Açores liderado pela Universidade de Lisboa que integra diversos peritos dos Açores, estimando Victor Hugo Forjaz que possam surgir resultados "dentro de quatro meses".

"Nas Formigas já houve vulcanismo há 4,6 milhões de anos, em Santa Maria há oito milhões de anos, no Nordeste (em S. Miguel), há quatro milhões de anos", afirmou, acrescentando que atualmente os especialistas admitem que "as Formigas são um pouco mais antigas".

A deslocação realizada em julho aos ilhéus, numa viagem da Marinha Portuguesa para manutenção do farol, permitiu aos especialistas realizar "observações sobre afloramentos" e verificar "se houve movimentos de massas durante o inverno que tivesse alterado a morfologia dos ilhéus".

O vulcanólogo salientou que "as rochas das Formigas, presentemente aflorando, geraram-se numa vertente submarina", sendo denominadas "lavas em almofada ou lavas em rolos".

"Nos Açores, lavas deste tipo apenas existem em determinados locais de Santa Maria, nas Formigas e no vizinho baixio do Dollabarat", frisou Victor Hugo Forjaz.

Os Ilhéus das Formigas estão localizados a 37 quilómetros a nordeste de Santa Maria e a 63 quilómetros a sudeste de S. Miguel, tendo sido os primeiros rochedos emersos do arquipélago a ser avistados pelos navegadores portugueses, em 1431.

Os oito ilhéus estendem-se por 165 metros de comprimento e 80 de largura, elevando-se o mais alto, denominado Formigão, apenas a 11 metros acima do nível do mar.

As águas em redor das Formigas são de grande importância ecológica devido à diversidade de vida marinha que albergam, mas também por serem um local de reprodução e alimentação para muitas espécies, incluindo tubarões, tartarugas e cetáceos.

In DN

Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos  Images?q=tbn:ANd9GcTEkyotR6v1Lg2r1gbvX2MpS3Ks0x8Rwkybh8q5uE1re__aVVxrzE8z
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ilhéus das Formigas podem ter seis milhões de anos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugal - Era FEEF/FMI
» Coisas do arco da velha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Ciência e Tecnologia-
Ir para: