Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 FMI corta previsões de crescimento para Portugal

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

FMI corta previsões de crescimento para Portugal Empty
MensagemAssunto: FMI corta previsões de crescimento para Portugal   FMI corta previsões de crescimento para Portugal Icon_minitimeSáb Out 04, 2008 12:08 am

.
FMI corta previsões de crescimento para Portugal ... (act.)

FMI corta previsões de crescimento para Portugal Portugal191203-mini

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou significativamente as previsões de crescimento para a economia portuguesa tanto para este ano como para 2009, contando agora com um crescimento inferior a metade do esperado pelo Governo.

De acordo com as previsões elaboradas ao abrigo do Artigo IV, o FMI prevê que Portugal cresça este ano 0,7 por cento, menos 0,6 pontos percentuais que a projecção avançada em Abril pela organização e abaixo da projecção do Governo, que espera um crescimento económico igual a 1,5 por cento.

Para 2009, o cenário agrava-se. O FMI conta com uma desaceleração no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para 0,6 por cento.

Em Abril, esta organização internacional projectava um aumento de 1,4 por cento. A previsão actual configura assim um corte de 0,8 pontos percentuais na previsão.

O Executivo espera um crescimento de 2 por cento para 2009.

O FMI atribui à revisão em baixa do PIB à «deterioração das perspectivas mundiais, preços mais elevados das matérias-primas, euro mais forte e repercussões da turbulência financeira internacional».

«A procura externa relativamente robusta deverá levar a um contributo positivo do sector externo, enquanto se prevê que a procura interna se torne mais moderada», diz o Fundo.

Já o consumo privado deverá permanecer «condicionado pelo fraco crescimento do emprego e pelo elevado endividamento».

«Apesar de ter havido alguma reestruturação dos balanços, os níveis ainda elevados da dívida das empresas e condições de crédito mais restritivas podem limitar a recuperação do investimento», refere ainda o FMI, na nota hoje publicada.

«Projecta-se que a continuação de alguma consolidação orçamental e das reformas estruturais conduza a uma recuperação gradual da competitividade e da produtividade», sublinha.

Diário Digital / Lusa

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
FMI corta previsões de crescimento para Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» OE 2012
» Economia Portuguesa
» OE 2010
» EUROCIMEIRA 2011

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Economia :: Nacional-
Ir para: