Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Suiça.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Suiça. Empty
MensagemAssunto: Suiça.   Suiça. Icon_minitimeDom Set 28, 2008 3:58 pm

.
«Comunidade lusa é indisciplinada»
Emigração


Portugueses expulsos de igreja em Zurique

Apesar de as partes ainda estarem a tentar chegar a um acordo, a comunidade lusa em Zurique já estuda locais para celebrar a sua missa dominical, depois de a direcção da igreja que frequentavam os ter «convidado a sair».

Os emigrantes portugueses em Zurique foram, há poucas semanas, surpreendidos com uma carta da direcção da Igreja S. Félix und Regula dirigida à comissão da paróquia que estabelecia um prazo para a comunidade encontrar outras instalações para realizar a sua missa dominical.

Os problemas terão surgido quando as missas celebradas em português começaram a conquistar audiências cada vez maiores, tornando o auditório da Igreja de S. Félix pequeno para acolher tanta gente. Em muitos domingos, como nem todos os fiéis cabiam no interior, várias pessoas tinham de permanecer no exterior. Algo que a direcção não viu com bons olhos.

Os dirigentes da igreja queixam-se de que os portugueses têm vindo a perturbar a harmonia do local ao estacionarem os seus carros em cima dos passeios, de fazerem muito barulho, e de deixar, no final da celebração, tanto o interior, como o exterior da igreja em mau estado.

No entanto, a comunidade refuta estas acusações. \"A missa dominical das 11 horas envolve, muitas vezes, mais de mil pessoas e algumas delas têm de ficar à porta por não encontrarem lugar no interior da igreja. Estamos perante um grande movimento de pessoas e como tal, é normal que nem tudo fique na perfeição desejada pela chefia da paróquia, mas nada se passou que justifique esta exigência\", explicou ao JN Adelino Sá, director da Gazeta Lusófona, da Suíça.

Segundo o português, \"esta \"ameaça de despejo\" feriu-nos profundamente porque a igreja é frequentada há vários anos pela comunidade católica portuguesa. e era uma experiência bem sucedida no desenvolvimento da fé religiosa e dos valores inter culturais, desconhecendo-se, até à divulgação da carta, a existência de qualquer fonte de crispação entre a paróquia e os portugueses\".

A comunidade portuguesa está a tentar chegar a um entendimento com a direcção da igreja para não ter de mudar de local, mas o JN soube que também já começou a estudar alternativas.


Tiago Alves in JN, 2008-09-28
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Suiça. Empty
MensagemAssunto: Suiça impede portuguesa dee ir viver com as filhas   Suiça. Icon_minitimeQua Out 01, 2008 10:27 am

.
Reside perto de Boticas
Emigração


Suíça impede portuguesa de ir viver com as filhas no país

A Suíça já rejeitou dois pedidos de emigrante portuguesa que vive no país há mais de dez anos, de levar para lá a mãe de 68 anos, que está sozinha em Portugal. O PCP considera esta situação ilegal e já motivou uma interpelação junto da Comissão Europeia.

Maria de Fátima Rio, viúva, reside numa aldeia perto de Boticas, a 24 quilómetros de Chaves, e quer ir morar com as filhas na Suíça, mas as autoridades helvéticas recusam-lhe o reagrupamento familiar.

\"Esta situação arrasta-se há dois anos. Fiz dois pedidos e foram recusados com ordem de expulsão porque a minha mãe pode ficar por três meses e estava cá na altura\", contou à Lusa a filha Sandra Teixeira, residente na Suíça há 13 anos.

Sandra Teixeira disse que se mudou para uma casa maior, para ter um quarto para a mãe \"como as autoridades suíças exigem\", e garantiu que não vai desistir porque quer acompanhar e dar apoio Maria de Fátima Rio, que está \"sozinha em Portugal\".

\"A justificação que nos dão é que a reforma dela (de 370 euros) não dá para viver na Suíça, mas ela vem viver para a Suíça a cargo das duas filhas que estão aqui. Não precisa de trazer a reforma\", disse.

Afirmando que vai dar entrada num novo processo de pedido de reagrupamento familiar, Sandra Teixeira sublinhou que tanto ela como a irmã residem há mais de 10 anos na Suíça e não têm \"problemas com a justiça, nem dívidas\". \"Estamos bem e podíamos dar um bocadinho deste bem-estar à minha mãe, que tem cá os netos\", afirmou.

A situação desta portuguesa já motivou duas interpelações do PCP junto da Comissão Europeia e da Assembleia da República.

Sublinhando que as autoridades suíças estão a violar o Acordo sobre a Livre Circulação das Pessoas \"aprovado pelo Parlamento Europeu em 4 de Maio de 2000 e votado na Suíça em 21 de Maio de 2000\", a eurodeputada do PCP Ilda Figueiredo perguntou à Comissão Europeia quais as diligências \"encetadas para garantir o cumprimento do reagrupamento familiar\" se estiverem cumpridas as exigências de alojamento adequado e seguro de doença.

\"Sabendo que as autoridades consulares conhecem este processo, que medidas foram tomadas para resolver esta situação?\", questiona, por sua vez, o deputado Jorge Machado na interpelação ao Governo.

O PCP questionou ainda quantas situações semelhantes a esta foram detectadas naquele país e o que é que o Governo português vai fazer para evitar que situações destas se repitam.

Lusa/DD, 2008-09-30
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Suiça.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As 100 mais famosas receitas do mundo
» Mundial de Futebol 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Emigração :: Outros-
Ir para: