Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 PIDDAC

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

PIDDAC Empty
MensagemAssunto: PIDDAC   PIDDAC Icon_minitimeQui Out 21, 2010 4:57 pm

.
Vila Real só 7 concelhos
Trás-os-Montes


Pouco mais de meio milhão de euros em PIDDAC para Bragança

O Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, o chamado PIDDAC, volta a penalizar a região no Orçamento de Estado para 2011.

No distrito de Bragança, o PIDDAC baixou de pouco mais de quatro milhões e duzentos e sessenta mil euros, em 2010, para 656 mil euros em 2011.

Em Vila Real, sete dos 14 concelhos do distrito não foram contemplados com qualquer verba directa.

À semelhança do que sucedeu no ano passado, apenas quatro dos 12 concelhos do distrito de Bragança têm direito a constar deste plano de investimentos: Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mogadouro.

No concelho de Bragança voltam a merecer investimento o projecto de apoio “À violência doméstica e gravidez”, a remodelação do parque judicial e a reabilitação do património edificado do Instituto Politécnico de Bragança.

Para Macedo de Cavaleiros há 100 mil euros para a construção de um lar de idosos em Murçós.

No caso de Miranda do Douro volta a merecer investimento o arranjo urbanístico exterior à muralha, desta vez com 50 mil euros.

Em Mogadouro a renovação do tribunal da comarca tem prevista uma verba de cerca de 150 mil euros.

No distrito de Vila Real, Murça, Santa Marta de Penaguião, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços, Boticas e Montalegre ficam fora do PIDDAC.

Os quase cinco milhões atribuídos pelo Governo, menos dois milhões e duzentos mil euros que em 2010, são distribuídos pelos restantes.

A maior fatia vai para os concelhos de Chaves, Peso da Régua, Vila Real e Alijó, que consomem quase 94 por cento da verba.

No concelho flaviense está prevista a criação de uma loja do cidadão.

Na Régua, a remodelação do Palácio da Justiça e a valorização e modernização do cais fluvial.

Na capital de distrito, o dinheiro disponível vai ser gasto nos novos blocos de laboratórios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como em trabalhos de remodelação e conservação de edifícios.

Em Alijó vai ser beneficiado o cais fluvial do Pinhão.

Brigantia, 2010-10-21
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

PIDDAC Empty
MensagemAssunto: Partidos criticam PIDDAC para o distrito de Bragança   PIDDAC Icon_minitimeQua Out 27, 2010 11:50 am

.
PIDDAC está a causar revolta
Distrito de Bragança


Partidos criticam PIDDAC para o distrito de Bragança

A proposta do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, o PIDDAC, está a causar revolta entre os líderes da oposição no distrito de Bragança.

A redução de mais de três milhões de euros de investimento previsto para a região não está a ser bem aceite pelos partidos que fazem oposição ao Governo.

O líder distrital do PSD não se conforma com esta proposta.

“É uma revolta interior muito grande com a proposta de PIDDAC para o distrito porque o valor é perfeitamente ridículo comparado com os anos anteriores” refere José Silvano, acrescentando que “só contempla quatro municípios e as verbas são irrisórias”.

Por outro lado, diz que “nestes tempo de crise eu estava à espera que houvesse diminuição do PIDDAC e que o esforço fosse repartido por todos, mas não é. Isto é quase uma exclusão de investimento público do distrito. É um abandono total”.

Por sua vez, líder da CDU não cala a revolta.

“Isto contado ninguém acredita porque já no ano passado o Governo tinha penalizado o distrito e este ano a prenda é colocar o PIDDAC de Bragança em último lugar com uma quebra na casa dos 70 a 80% enquanto a redução média nacional é de 29%” refere José Brinquete “isto é uma pouca vergonha. Se o Governo pensa que no distrito já está tudo feito deve ter ensandecido”.

Da parte do Partido Popular, Nuno Sousa diz que os agricultores são os mais prejudicados e avança mesmo com uma contra-proposta ao Governo.

“É um valor baixíssimo que apenas vem favorecer quatro municípios dos 12 que temos. Os nossos agricultores não estão devidamente apoiados e o PIDDAC poderia ser um documento que apresentasse a esses cidadãos um conjunto de investimentos, apoiando o distrito nessas áreas”.

Para o Bloco de Esquerda a diminuição de investimento no distrito não é uma surpresa.

“É mais do mesmo e vem no seguimento dos anos anteriores. É a confirmação do abandono e de uma atitude em persistir cavar um fosso de diferenças cada vez maiores entre o litoral e o interior do país” afirma Luís Vale. “Dar pouco mais de meio milhão de euros a todo o distrito é ofensivo e é dizer ás pessoas da região que não contam, não interessam e não fazem parte do futuro do país”.

Já o líder socialista no distrito de Bragança, desvaloriza o mapa de investimentos do PIDDAC pois sublinha que há várias obras previstas para o distrito de Bragança que não constam do documento.

“Eu não estou nada preocupado com o PIDDAC regionalizado porque foram feitas várias obras no distrito e que nunca apareceram no PIDDAC como é o caso da esquadra da PSP de Mirandela, as obras nas várias unidades do Centro Hospitalar do Nordeste e nos centros de saúde, bem como as estradas” refere Mota Andrade, salientando que “o PIDDAC vale o que vale e neste caso direi que não vale nada”.

Recorde-se que o investimento previsto pelo PIDDAC para o distrito de Bragança baixou de cerca de quatro milhões este ano para os 656 mil euros previstos para o próximo ano.

Brigantia, 2010-10-24
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
 
PIDDAC
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Barroso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: