Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Paraguai

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Paraguai Empty
MensagemAssunto: Paraguai   Paraguai Icon_minitimeDom Set 05, 2010 12:34 pm

.
Boletim médico dos líderes: O poder da doença

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Paraguai Ng1338304

Foi diagnosticado um cancro ao Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, mas as sessões de quimioterapia não impedem o antigo bispo de trabalhar. Ele garante que nada o vai impedir de terminar o mandato. Houve contudo outros chefes do Estado que tiveram de renunciar.

Um cancro linfático que se manifestou num tumor na virilha, outro no tórax e um último numa vértebra da coluna. Foi este o diagnóstico que os médicos entregaram ao Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que se mostra confiante apesar das quatro sessões de quimioterapia a que ainda terá de se submeter. Mas a confiança não afasta as preocupações dos colaboradores nem as pressões para que abdique do poder.

No passado, problemas de saúde obrigaram outros presidentes a resignar. O caso mais conhecido será o de Fidel Castro, que após 46 anos no poder em Cuba se afastou da vida pública e entregou o poder ao irmão, Raúl Castro, em Julho de 2006. Mas não é caso único. Para escapar à pressão, houve também quem tivesse ocultado a doença, como o francês François Mitterrand. E há os que acabaram por morrer ainda em funções, como o palestiniano Yasser Arafat.

"Nada vai impedir-me de concluir o meu mandato em 2013", disse Lugo ao regressar de São Paulo, no Brasil, onde esteve internado para dar início ao tratamento, na segunda semana de Agosto. No sábado, submeteu-se à segunda sessão de quimioterapia. Os opositores, que têm a maioria no Congresso, esperam para ver como evolui a doença, antes de decidir se aumentam a pressão para que o ex-bispo católico deixe a presidência.

Segundo a ministra da Saúde paraguaia, Esperanza Martínez, as sessões de quimioterapia vão realizar-se ao fim-de-semana, de forma a minimizar o seu impacto na agenda presidencial. Mas à medida que se submete aos tratamentos, Lugo terá de ter redobradas preocupações com a sua saúde, para evitar infecções. A segunda semana a seguir à quimioterapia (que será aplicada de 25 a 25 dias, no máximo) é particularmente vulnerável, devendo o Presidente evitar grandes multidões.

A saúde do Presidente é avaliada diariamente. "Esta manhã o Presidente foi submetido a análises de rotina e constatou-se uma recuperação favorável do nível das suas defesas, razão pela qual se 'aliviaram' as restrições indicadas nos dias interiores", revelava um dos boletins médicos da semana passada, depois de numa sexta-feira Lugo ter saído mais cedo do gabinete e ter recebido a visita do médico em casa.

O cancro de Lugo encontra-se num estado avançado, tendo sido detectado num exame de rotina, mas é curável. Além do problema de saúde, o Presidente enfrenta ainda um teste de paternidade (primeiros resultados deram negativo), para determinar se é ou não o pai de um menino de dois anos - após assumir outro filho, gerado quando ainda era bispo.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Paraguai Empty
MensagemAssunto: Fernando Lugo não se candidata às eleições de 2013   Paraguai Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 11:48 am

.
Fernando Lugo não se candidata às eleições de 2013

por Leonor Mateus Ferreira, editado por Patrícia Viegas
Hoje

Paraguai Ng2082123

O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo anunciou ontem que não se irá candidatar às eleições em 2013, em declarações à cadeia de televisão Telesur.

Em vez de se candidatar ele próprio, Fernando Lugo diz estar mais preocupado em fortalecer a formação política que apoia, a Frente Guasú, para garantir a eleição do candidato escolhido nas eleições do próximo ano, segundo noticia o jornal espanhol ABC.

A data das eleições gerais no Paraguai foi ontem marcada para dia 21 de abril de 2013 pelo Tribunal Supremo de Justiça Eleitoral, avançaram as agências Europa Press e AFP.

O ex-presidente, cuja recandidatura estava envolta em dúvidas, esclarece assim a onda de rumores que surgiram nas últimas semanas entre os membros da formação partidária que inclui partidos de esquerda e centro-esquerda.

Lugo foi destituído pelo Parlamento paraguaio a 22 de junho deste ano. A demissão de Lugo teve consequências a nível internacional e o país viu a sua participação na União das Nações Sul Americanas e no Mercado Comum do Sul suspensa até à realização de novas eleições.

In DN

Paraguai Images?q=tbn:ANd9GcSPw6ej9H5fbSpLkNi8r9oIo_zcxDie5WZALbPC_xOdFXWkcmsWCyGv
Ir para o topo Ir para baixo
 
Paraguai
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mundial de Futebol 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: