Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Escravatura em Portugal

Ir para baixo 
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Escravatura em Portugal Empty
MensagemAssunto: Escravatura em Portugal   Escravatura em Portugal Icon_minitimeTer Jul 06, 2010 4:11 pm

.
Criança de 11 anos era escrava doméstica

por CÉU NEVES
Hoje

Escravatura em Portugal Ng1314648

Autoridades estão preocupadas com 'servidão doméstica'. Este ano, foi descoberta uma menina moçambicana escravizada.

O tráfico de pessoas para a "servidão doméstica" preocupa as autoridades, nacionais e internacionais. É mais invisível do que no caso da exploração sexual ou laboral e as vítimas estão ainda mais vulneráveis. Já este ano, foi detectada em Portugal uma menina moçambicana, de 11 anos, que vivia em regime de escravatura. É um exemplo da nova face do tráfico de seres humanos, que substitui a violência pelo controlo psicológico e tem como alvo os menores.

Foram os técnicos de um centro de saúde que suspeitaram das más condições em que vivia a criança moçambicana e a sinalizaram às autoridades. Tinha sido trazida de Moçambique para fazer os trabalhos domésticos mais duros, vivendo 24 horas fechada e em regime de escravatura. E foi trazida para a casa de uma família da classe alta ou média-alta.

Os responsáveis do Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH) confirmam que se trata de "uma situação de escravatura", sem dar mais pormenores, até para proteger a vítima. Mas a sinalização confirma que o fenómeno também existe em Portugal ( há registo de um outro caso).

"É uma nova realidade e é importante chamar a atenção para essa situação. Fala-se muito em exploração sexual, porque é o mais visível - os casos que encontrámos foram na prostituição e em bares - enquanto que as vítimas de servidão doméstica passam 24 horas fechadas e nem os vizinhos se apercebem", explica Joana Wrabetz, presidente do OTSH.

Trata-se de uma nova área de discussão no tráfico de seres humanos e, ainda há 15 dias, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) organizou um colóquio sobre o tema em Viena, Áustria.

Tem organizado campanhas de sensibilização e um dos alvos são as embaixadas, entidades que gozam de um sistema jurídico próprio, o que dificulta a detecção destas situações em casas dos embaixadores.

E m Portugal, o OTSH vai organizar um workshop em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para sensibilizar os diplomatas para esta realidade.

Em muitos casos, as vítimas são "recrutadas" ainda menores nos meios pobres e iletrados. Victoria Dochitcu, dirigente da organização internacional de apoio às vítimas de tráfico humano Lastrada, explica que as redes estão a mudar a forma e o alvo de recrutamento. E estão a dirigir-se aos menores que são mais vulneráveis que os adultos.

"As redes estão sempre a encontrar novas formas de actuação. E o tráfico de seres humanos mudou a face. Há uns anos, víamos o tráfico de mulheres para a exploração sexual, a quem retiravam os passaportes e mantinham enclausuradas. Isso mudou. Hoje, exercem um controlo psicológico e as próprias vítimas não se reconhecem como tal. E é muito mais difícil de detectar essas", justifica.

E estão a mudar o alvo. Na Moldávia, onde Victoria dirige a Hotline de Lastrada, "estão a deixar a imigração ilegal para se dedicarem ao tráfico interno, traficando menores para o turismo sexual". E acrescenta: "As vítimas são oriundas de famílias pobres, onde há registos de abusos sexuais, com pais com dependências e alguns emigrados. Crianças que não têm dinheiro, não têm boa comida e roupa e propõem-lhes uma vida melhor. E dizem-lhes que os vão levar para os pais."

A situação é sobretudo grave em alguns países da Europa do Leste, como a Moldávia e a Roménia. Além da exploração sexual, são recrutadas para a prática da mendicidade.

In DN

Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14Escravatura em Portugal Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Escravatura em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Escravatura em Portugal   Escravatura em Portugal Icon_minitimeTer Jul 06, 2010 4:18 pm

Citação :
Os responsáveis do Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH) confirmam que se trata de "uma situação de escravatura", sem dar mais pormenores, até para proteger a vítima. Mas a sinalização confirma que o fenómeno também existe em Portugal ( há registo de um outro caso).

Só de mais um caso?!?! Quantos não haverá mais, por esse país fora....

Há gentinha que merecia a pena capital por estas atitudes, sem direito a julgamento!!

Corja de exploradores miseráveis!!!


Escravatura em Portugal Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Escravatura em Portugal Empty
MensagemAssunto: Aliciada pelo pai para Portugal   Escravatura em Portugal Icon_minitimeTer Jul 06, 2010 4:24 pm

.
Aliciada pelo pai para Portugal

Hoje

Elena pensava que vinha ganhar 500 euros por mês e foi metida num quarto sem janelas, numa rede de prostituição.

Elena vivia na Moldávia com a mãe, divorciada, e a irmã, menor. O pai estava em contacto com ela e disse-lhe que ganharia 500 euros por mês em Portugal (dez vezes mais do que no seu país). Pediu 400 euros para o passaporte e pagar a viagem e partiu. Em 1999.

Chegou a Lisboa acompanhada da namorada, onde se encontrou com homens moldavos. Meteram-nas num carro, duas horas até uma pequena localidade. Disseram-lhes que o trabalho era a prostituição e fecharam-nas num quarto sem janelas, num edifício em péssimas condições. Saíam quatro a cinco vezes por dia para atenderem os clientes. Quando a namorada de Elena esteve doente, ela teve de trabalhar por ambas.

Num dia, numa viagem até um cliente, o patrão parou numa bomba de gasolina e ela foi à casa de banho. Pediu ajuda. Os funcionários do snack bar chamaram a polícia, mas os traficantes fugiram. Apresentou queixa contra os moldavos e quis ser repatriada. Estava grávida de três meses e, também, pediu ajuda para abortar, mas os polícias disseram que não era a sua função. A namorada também fugiu, mas ficou em Portugal.

O caso de Elena é um dos oito de tráfico para Portugal confirmados pela Lastrada. Desde 2001, ano em que foi criada, a organização recebeu 277 pedidos de ajuda do País, apelos que têm vindo a diminuir. Em dez anos, a organização recebeu mais de 30 mil chamadas, 1500 de potenciais vítimas de tráfico. E 20% pede apoio social.

In DN

Escravatura em Portugal 000203F6
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Escravatura em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Escravatura em Portugal   Escravatura em Portugal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escravatura em Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugal
» Dia de Portugal 2010
» Portugal - Era FEEF/FMI

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: