Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Miguel Torga

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Miguel Torga Empty
MensagemAssunto: Miguel Torga   Miguel Torga Icon_minitimeSeg Dez 22, 2008 12:42 am

.
Lançamento da primeira pedra
Sabrosa


Sócrates presta homenagem a Torga

O primeiro-ministro prestou homenagem a Miguel Torga, no lançamento da primeira pedra do espaço dedicado ao escritor em São Martinho da Anta, sua terra-natal. Para Sócrates, o poeta transmontano é agora «universal».

O primeiro-ministro prestou homenagem ao escritor Miguel Torga, ao afirmar que não pretendia apenas «homenagear o poeta, mas o homem e a rectidão do seu carácter» no lançamento da primeira pedra do Espaço Torga que vai ser construído na terra-natal do escritor em Trás-os-Montes.

O primeiro-ministro recordou ainda episódios da sua infância em que, de caminho para sua aldeia em Trás-os-Montes, o seu pai o tentou convencer da «beleza das escarpas do Douro que têm fragas muito fortes e brutas».

«Aprendi a gostar da beleza da palavra «fraga» das encostas durienses com Miguel Torga. Com Torga aprendi um pouco melhor a ser-se de algum lado. O poeta foi daqui, foi português e hoje é universal», acrescentou José Sócrates.

Um ano e meio após ter garantido o apoio a este projecto, Sócrates revelou uma «enorme satisfação» em associar-se ao espaço de homenagem ao mais conhecido dos escritores transmontanos e que tem a assinatura do arquitecto Eduardo Souto de Moura.

«Esta obra é uma obra nacional e é para todos os portugueses. E temos de nos esforçar para que seja assim para que este espaço seja nacional, visitado por todos. Porque este poeta é um poeta universal», concluiu.

A nova infraestrutura, que começa a ser construída em Janeiro e que deverá ser concluída em 16 meses, deverá funcionar em rede com todos os outros vultos da literatura transmontana, como Camilo Castelo Branco.

Para além da exposição permanente sobre o escritor, este espaço deverá ter ainda concursos, animações culturais, sessões de leitura, exposições e outros espectáculos de vária índole.

O edifício terá ainda uma biblioteca especializada, que reunirá obras de Torga e de outros escritores ligados à região, quer pelo nascimento, quer pela obra, estando ainda previsto para este espaço um bar, um restaurante, uma livraria, uma sala de estudo e um auditório.

Com este espaço, a autarquia de Sabrosa pretende estimular o turismo cultural, num local que já visitado actualmente por muitas pessoas que procuram visitar os locais que serviram de inspiração ao escritor, cujo nome de baptismo foi Adolfo Correia da Rocha.

A partir deste espaço, serão ainda organizados percursos pelos locais descritos na obra do autor, como a casa onde nasceu , o seu primeiro consultório e o negrilho, a árvore de grande porte localizada no centro de São Martinho da Anta, muitas vezes descrita nos seus poemas.

Miguel Torga, que viveu entre 12 de Agosto de 1907 e 17 de Janeiro de 1995, notabilizou-se por obras como Contos da Montanha, Bichos e A Criação do Mundo, entre muitas outras.

, 2008-12-21
In DTM

Miguel Torga 0002013D
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Miguel Torga Empty
MensagemAssunto: Trás-os-Montes! No dizer de Torga; o «Reino Maravilhoso»   Miguel Torga Icon_minitimeSeg Jul 19, 2010 10:35 am

.
«Sonhando»
Trás-os-Montes


Trás-os-Montes! No dizer de Torga; o «Reino Maravilhoso»

Trás-os-Montes! No dizer de Torga; o «Reino Maravilhoso»: talvez, por ser uma das parcelas mais enfraquecida deste país à beira da ruína... económica e social!

O Governo, como a melga; escolhe sempre a pela mais fina para picar: pois, em Trás-os-Montes, quase deserto; será por ventura menor a fricção... para que, aí, se comece a abrir a brecha por onde o governo pensa penetrar a fortaleza que de todos os lados se expressa: aqui... não! Aqui... Não! Aqui...não. Será que Trás-os-Montes irá servir de veia por onde se injectará o veneno... que, pouco a pouco: tomará conta do país... onde parece tudo louco!?

Não ouvem os meus ouvidos: nem os teus; amigo! A linguagem que se anseia tanto quanto se precisa para que se formule uma nova odisseia capaz de compreender pela raiz o sentido construtivo que, infelizmente; não se vê, não se ouve, não se sente: um vigor humano verdadeiramente evoluído?

Não uma poção mágica que acabe de vez com os instintos ferozes do «homem» dos nossos dias... tão perto, do seu parente primitivo, cobiçoso... egoísta, invejoso! Será, que ainda nos dias que me restam ouvirei a certeza que se espera: o (Homem) com um H Grande! Ser capaz de matar a fera que há em si: e, crescer?

Sim, crescer... despindo-se da velha farda que o mata: renascendo regenerado! Como um novo ser «Humano» fiel e bem formado! E não, neste presente idolatrado tão próximo e tão moldado à corrente dos primatas...?! Eu quero ouvir, um novo som; uma nova voz.

Eu quero ver, novas imagens: novos conceitos e estilos diferentes dos que actualmente, tão imperfeitos; vão teimando em se eternizar... sem sequer ver, nem pensar: que todas as crises... nascem, no coração do homem! Ganham raízes no campo das más ambições... e, aí, temos à vista um mundo de demagogos; vibrantes! Sonhadores... «SONHANDO» o sonho dos Lobos! ...

Edmundo Lima, 2010-07-18
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Miguel Torga Empty
MensagemAssunto: Evocação do nascimento de Miguel Torga   Miguel Torga Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 10:57 pm

.
Vai ser evocado no dia 12 Agosto
Vila Real


Miguel Torga Migueltorga_cari

Evocação do nascimento de Miguel Torga

O nascimento de Miguel Torga vai ser evocado no dia 12 de agosto, em Coimbra, com uma sessão sobre o livro «Portugal», numa iniciativa da editora Alma Azul.

Nesta obra, «Miguel Torga viaja de Trás-os-Montes (o seu reino maravilhoso) até ao Algarve, passando pelo Douro e as Beiras», é referido numa nota sobre a sessão, que decorre às 18H00 na Galeria Santa Clara.

Será também divulgado o documentário “Miguel Torga – A Paixão da Viagem”, com guião do poeta espanhol José Luís Puerto, numa produção da Caja Duero.

Miguel Torga nasceu a 12 de agosto de 1907, em S. Martinho de Anta, Trás-os-Montes, mas foi a partir de Coimbra que marcou a vida literária portuguesa do século XX, é referido na mesma nota da editora que, com esta atividade, inicia o programa do seu 13.º aniversário.

beiras, 2012-08-01
In DTM

Miguel Torga Images?q=tbn:ANd9GcSXwdbICiGScuGrPJuRC9EcWWsZc3tx1xOUAxZR9FSN44KOdUeEaxgu
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Miguel Torga Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Torga   Miguel Torga Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Miguel Torga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Internet
» Necrologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Letras-
Ir para: