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MensagemAssunto: Ciclismo   Ciclismo Icon_minitimeSex Dez 12, 2008 4:37 pm

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Atleta bragançano reconhecido
Desporto


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Ricardo Vilela sagrou-se campeão nacional na modalidade de ciclismo

O campeão nacional de fundo e vice-campeão de contra-relógio, no escalão sub -23, Ricardo Vilela, foi reconhecido pela Câmara Municipal de Bragança pelo seu mérito desportivo.

Atleta bragançano, nascido em 1987, destacou-se ao serviço da equipa Santa Maria da Feira/E. Leclerc/Moreira/Congelados em 2008, sendo que esta decisão da autarquia fundamenta-se no percurso exemplar do jovem e desempenho nas provas em que participa. A edilidade reconhece, ainda, que estes brilhantes resultados podem incentivar outros jovens a praticarem este desporto.

Desde o passado dia 9 de Novembro que Ricardo Vilela é ciclista profissional e integra a equipa da Liberty Seguros. O jovem enveredou por esta modalidade com passeios familiares.

Mais tarde, ingressou no Cicloturismo, seguido do VeloClube e, finalmente, na Tensai, de Viana do Castelo. Já este ano, destacou-se ao serviço da equipa Santa Maria da Feira/E. Leclerc/Moreira/Congelados.
A entrega do prémio teve lugar no jantar de homenagem ao atleta, que reuniu 50 pessoas, entre amigos, familiares e representantes da autarquia.

Recorde-se que Ricardo Vilela frequenta, actualmente, o primeiro ano da licenciatura de Desporto, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2008-12-11
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MensagemAssunto: Velo Clube «despejado»   Ciclismo Icon_minitimeQui Jan 29, 2009 4:22 pm

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Velo Clube «despejado»
Bragança


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Colectividade acusa Associação de Ciclismo e Cicloturismo de «impedir acesso à sua sede»

O Velo Clube de Bragança (VCB) está impedido de aceder à sua sede, na Rua de São Francisco, em Bragança, depois da Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança (ACCB) «mudar a fechadura das instalações».

Segundo um comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o edifício foi cedido, em 2004, pela Câmara Municipal de Bragança (CMB) à ACCB com o acordo de serem partilhadas, em conjunto, com o VCB e o Clube de Cicloturismo Moto Tomé.

A direcção do Velo Clube vem, agora, a público acusar a Associação de Ciclismo e Cicloturismo de desrespeitar o protocolo celebrado com a autarquia ao impedir o acesso à sua sede, bem como a “todo o equipamento administrativo, troféus e restante documentação”. Isto, apesar de sempre ter efectuado “de forma pública, reiterada e pacífica o natural uso das instalações que lhe haviam sido prometidas”. Em resposta a estas acusações, o presidente da direcção da ACCB, Vítor Lopes, afirma que o VCB nunca formalizou qualquer protocolo com aquela associação. “O Velo Clube não assinou nada no sentido de normalizar o uso das instalações e questionámos a sua última direcção eleita sobre a revitalização do Clube”, explicou o responsável.
Segundo Vítor Lopes, dada a inactividade daquela colectividade, as instalações cedidas permaneciam “mortas, pelo que retomámos o espaço para que possa ser utilizado”, acrescentando que, “disponibilizámos umas instalações para ajudarmos à revitalização do Velo Clube, mas ainda estamos à espera de uma resposta”, sublinha.

Já o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, adianta que foi cedido um edifício “às três colectividades, apesar do protocolo ter sido celebrado em nome da Associação de Ciclismo e Cicloturismo”. O autarca salienta, ainda, que “os clubes e associação terão que se entender no que toca à utilização do espaço, bem como no que diz respeito às despesas inerentes, pois não faz sentido a existência de qualquer problema”.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-01-28
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MensagemAssunto: Taça de Portugal Sub-23   Ciclismo Icon_minitimeSáb Mar 21, 2009 12:58 am

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Ciclismo
St.ª Marta de Penaguião


VI Volta a Santa Marta Sub 23

A contar para Taça de Portugal Sub-23, a terceira prova, do conjunto de cinco competições que compõem a competição, realizou-se este fim-de-semana em Santa Marta de Penaguião. Com um traçado repleto de dificuldades, o pelotão enfrentou com determinação as montanhas durienses.
A corrida foi muito agitada, com múltiplas fugas, e cedo se começou a adivinhar, que nem todos conseguiam manter o ritmo, eliminando progressivamente aqueles que não apresentavam “dotes” de trepadores.
O percurso da prova, algo limitado em termos de kilometragem, e constituído por duas voltas ao circuito, iludia o que iria acontecer no final da competição. A vitima inicial foi Ivo Fernandes, que pelas suas características, com a dureza do percurso, não conseguiu aguentar o ritmo imposto pelo grupo da frente, caindo na classificação.
Ainda assim, os ataques foram uma constante, levando a prova a se decidir na última subida a Fontes, quando Guilherme Lourenço se conseguiu distanciar do pequeno grupo da frente, e ganhando uma pequena distancia corta a meta com um tempo total de 2h39m37s.
Em segundo lugar surge, Carlos Baltazar (Aluvia-Valongo) com mais 18 segundos, que realizou também ele uma execelente prova, conseguindo recuperar muito terreno, depois da queda que sofrer logo no inicio da prova, em terceiro lugar,surgeVasco Pereira (Mortágua/SR Seguros) . o Prémio Montanha Vasco Pereira venceu a montanha - em igualdade pontual com Amaro Antunes (Crédito Agrícola).
A prova disputada em Santa Marta, foi bastante dura, mas não baralhou as posições, Com a classificação geral ainda em aberto, a quarta e penúltima prova da Taça de Portugal Sub-23 irá percorrer as estradas Algarvias, no dia 05 de Abril


José Carlos Leitão e Daniel Silva, 2009-03-20
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MensagemAssunto: Ciclovia Verín/Chaves/Vila Real   Ciclismo Icon_minitimeSex maio 01, 2009 1:09 pm

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Boa aposta
Chaves


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Ciclovia Verín/Chaves/Vila Real

Chamem-lhe pedopista, ciclopista, ciclovia ou eco-pista, são-me indiferentes os nomes o que se precisa é uma obra estruturante. Aproveitem-se os financiamentos comunitários e promova-se o turismo ecológico. Os políticos podem dizer que não são precisas ciclovias, porque há pouca gente a andar de bicicleta.

As pessoas não andam de bicicleta porque não têm segurança. Se enveredarmos por um raciocínio miserabilista podemo-nos lembrar que as piscinas também não eram precisas porque não havia ninguém a nadar nelas. Hoje são indispensáveis.

Se houver uma ciclovia estruturante o turismo ambiental vai disparar e, cada vez, precisamos mais dele como de pão para a boca. Há dias viajei pela Suiça e fui surpreendido com ciclovias de ambos os lados da auto-estrada.

Na Alemanha, só no Vale do Mozela existem cerca de 450 quilómetros de ciclovias, o que é espantoso! Uma ciclovia unindo Verín, Chaves, Vidago, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, deitando mão do que restará da via-férrea do Corgo, entre Vila Real e Chaves seria uma boa aposta.


Jorge Lage in Netbila, 2009-04-30
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MensagemAssunto: Ciclismo de Montanha voltou a estar em grande em Chaves   Ciclismo Icon_minitimeSex maio 22, 2009 2:13 pm

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Passeio e Maratona
Desporto


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Ciclismo de Montanha voltou a estar em grande em Chaves


Na manhã do passado domingo, o Largo General Silveira voltou a encher-se de cor com os amantes do ciclismo de Montanha.

Nesta segunda edição, os participantes voltaram a poder optar por um de dois percursos designados por Passeio e Maratona, com 29 e 50 km de extensão, respectivamente.

No acto da inscrição, realizada no sítio da Escola Fernão de Magalhães, os participantes, cerca de 250, tiveram acesso ao regulamento, programa, percursos, tracks GPS e fotos do percurso. A partida teve lugar por volta das 9h15.

Com a parte inicial realizada na Ciclovia Flaviense, os percursos anunciados levaram os participantes à passagem por: Vila Verde da Raia, Vilela Seca, Cambedo, Agrela, Torre de Ervededo, Bustelo e Sanjurge.

Na chegada, elementos da Direcção do BTT Clube de Chaves registaram os tempos e a ordem de chegada de ambos os percursos, tendo cumprido os 5 locais de controlo de passagem (efectuados por alunos da instituição e amigos do BTT Clube de Chaves) 119 atletas.

O almoço de confraternização foi realizado nos fantásticos claustros desta emblemática Escola, onde todos relataram alguns dos momentos desportivos vividos durante a manhã e puderam repor as energias gastas no cumprimento dos dois desafios propostos.

A actividade encerrou com um sorteio de prémios desportivos, oferecidos pelo patrocinador do evento – Run&Bike/Chaves e com os agradecimentos a todos os que, de alguma forma, apoiaram esta iniciativa.

O presidente do Conselho Executivo, Fernando Castro, enalteceu também todo o esforço, dedicação e empenho do Grupo de Professores de Educação Física, organizadores desta e demais actividades do Plano Anual.

Ainda antes do final do ano lectivo, será organizado, no dia 31 de Maio, um segundo passeio pedestre em conjunto com o Projecto Mais Saúde e, no dia 5 de Junho, a quinta edição do Fernão Aventura, que este ano, para além da orientação e canoagem, incluirá o BTT.


Paulo Reis, Semanario Transmontano, 2009-05-22
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MensagemAssunto: Doping: a 'fraude' lusa que espantou o ciclismo ibérico   Ciclismo Icon_minitimeSeg Abr 05, 2010 10:09 am

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Doping: a 'fraude' lusa que espantou o ciclismo ibérico

por DUARTE LADEIRAS
Hoje

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A equipa da LA-MSS em plena competição no ano de 2008, na Galiza, em Santiago de Compostela

DN revela o esquema seguido na pré-época pela LA-MSS, elaborado por um médico contratado pelo director desportivo... Ambos são arguidos no julgamento que começa na quarta-feira. No processo consultado pelo DN pode ver-se como funcionava o plano de dopagem dos atletas na temporada de 2008. Dos fins de Dezembro ao início de Fevereiro tudo era calculado ao milímetro e 'passado' aos ciclistas que, para surpresa geral, ombrearam com as melhores equipas espanholas

Arranca ana quarta-feira o julgamento dos dois arguidos resultantes da investigação ao doping na equipa LA-MSS: Manuel Zeferino, ex-director desportivo, e Marcos Maynar, ex-médico da formação, ambos indiciados por oito crimes de administração de substâncias dopantes e outros tantos de corrupção de substâncias alimentares. Os ciclistas não foram acusados pelo Ministério Público (MP), mas não escaparam à justiça do ciclismo.

Na origem do processo penal e das sanções desportivas está um esquema de dopagem com uso intensivo de dopantes na pré-época, desaparecimentos providenciais, pós mágicos para manipular amostras e fármacos 'caseiros' ou comprados na Internet e em Andorra.

Um faxe em espanhol encontrado na pasta pessoal de Zeferino e ficheiros do computador de Maynar, em Espanha, com os nomes dos ciclistas, ambos com conteúdo coincidente, permitiu perceber que é desde os fins de Dezembro até aos primeiros dias de Fevereiro que se prepara a época do ponto de vista de doping.

Os documentos, incluídos no processo penal, que o DN consultou, revelam que os corredores tinham a indicação para começar por tomar Anapolon de 18 a 24 de Dezembro. Amostras deste fármaco foram apreendidas na casa de Pedro Cardoso, num saco que lhe fora entregue por Maynar, mas as análises revelaram que não continha o anabolizante indicado na embalagem

A seguir, durante seis dias, os atletas deveriam tomar um segundo tipo de anabolizante, seguindo, nos primeiros sete dias de Janeiro, com o uso de outra substância do mesmo tipo: oxandrolona.

Um período de três semanas que era compensado com outro remédio, Pregnyl (gonadotrofina coriónica, para evitar a atrofia dos testículos e eventuais problemas sexuais, devido aos efeitos secundários dos anabolizantes), e por férias forçadas; Maynar diz aos corredores para "tirarem férias e desaparecerem de casa" até ao dia 17, para escapar a testes fora de competição.

Acabadas as 'férias', começa o período das hormonas: primeiro, três semanas de eritropoietina (EPO) sintética clássica, que os ciclistas deveriam pedir a Zeferino; depois uma combinação de injecções de darbepoietina, EPO de 2.ª geração e que necessita de menos injecções, e insulina. O plano de dopagem terminava oito dias antes da primeira prova da época, a tempo de 'limpar' vestígios.

E terá sido com base neste esquema que a LA-MSS se apresentou no início de 2008 como a equipa dominadora em Portugal, capaz de ombrear com formações espanholas teoricamente mais poderosas. O desempenho da equipa lusa espantou o ciclismo ibérico ao vencer a Subida de Naranco e a Volta às Astúrias e ao cilindrar a concorrência no Grande Prémio Rota dos Móveis.

Mesmo com margem para os vestígios desaparecerem dos corpos dos atletas, Maynar ordenava aos corredores para fazerem análises sanguíneas, de modo a verificar se os indicadores hematológicos não ultrapassavam os limites legais. No carro da LA-MSS foi encontrada uma centrifugadora sanguínea, os ciclistas confirmaram à Polícia Judiciária (PJ) que eram submetidos a análises ao sangue. Ao ser interrogado, Maynar, disse que desconhecia a existência da máquina, mas compreendia o porquê da sua aquisição: é que, segundo afirmou o médico espanhol, trabalhava para Zeferino para detectar eventual dopagem dos corredores e solicitava os seus índices sanguíneos.

Perante os investigadores, Maynar também assumiu que era responsável pela prescrição de todo o material clínico. O médico indicava ao director desportivo o que comprar e este encomendava a uma terceira pessoa, que se abastecia em Andorra. Maynar garantiu que só receitava remédios que poderiam ser usados com autorização de utilização médica, mas perícias técnicas ao seu computador revelam que este indicou à LA-MSS sites onde comprar dopantes, incluindo anabolizantes fabricados no mercado negro.

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MensagemAssunto: Volta a Trás-os-Montes em risco por causa de verba cobrada pela GNR   Ciclismo Icon_minitimeQua maio 26, 2010 12:05 pm

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Ciclismo
Desporto



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Volta a Trás-os-Montes em risco por causa de verba cobrada pela GNR

A Volta a Trás-os-Montes em bicicleta poderá estar em risco de se realizar de 5 a 6 de Junho, devido à verba cobrado pela GNR, que corresponde a quase metade do orçamento da prova, disse hoje a organização.

José Santos, presidente do Boavista Ciclismo Clube, que retomou a organização da corrida após um ano de interregno, disse que o evento custa 19 mil euros e, por isso, foi com «grande surpresa» que a organização recebeu o orçamento de «9090 euros» da GNR para o patrulhamento da prova com 130 agentes.

«São verbas que nós consideramos avultadas e que não têm comparação com outras provas realizadas até agora», salientou.

José Santos disse ainda que, se não for encontrada uma solução para esta situação, que classificou como «anómala», a organização poderá ter de adiar e reformular o evento. «A decisão terá que ser tomada até à próxima segunda feira», frisou.

Fonte do comando territorial da GNR de Vila Real remeteu para quarta-feira declarações sobre o assunto.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, classificou como um «exagero» os 9090 euros cobrados pela Guarda Nacional Republicana, considerando que esta situação coloca a prova no «limiar da viabilidade».

Há dois anos, por três dias de prova, a GNR cobrou cerca de 4000 euros.

«Consideramos que pode haver aqui um equilíbrio de agentes e uma diminuição significativa dos custos destas provas. Se isto continua assim, praticamente, em dois ou três anos acaba-se com o ciclismo», frisou o responsável.

Delmino Pereira disse que em Portugal se cobra a taxa mais cara pelo policiamento e referiu que, em outros países, como Espanha, Luxemburgo, Alemanha ou Holanda, este nem sequer é pago.

«Na França, paga-se parcialmente. Neste país, aceitam-se voluntários em certos cruzamentos», acrescentou.

Com apenas dois dias previstos de prova, a Volta a Trás-os-Montes tem cerca de 90 ciclistas inscritos, divididos por cinco equipas profissionais e oito Sub-23.

A primeira etapa arranca em Vila Real e termina 138 quilómetros depois na freguesia de Vila Cova, nas abas da serra do Marão.

No segundo dia, haverá dois sectores, um contra-relógio em Santa Marta de Penaguião, com 5,8 quilómetros e, durante a tarde, a tirada final entre esta vila e a cidade de Vila Real, na distância de 70,6 quilómetros.

Lusa, 2010-05-26
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MensagemAssunto: Volta a Trás-os-Montes na estrada no próximo fim de semana   Ciclismo Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 12:50 pm

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«Vai decorrer nos moldes previstos»
Desporto
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Volta a Trás-os-Montes na estrada no próximo fim de semana


A Volta a Trás-os-Montes em bicicleta sempre se vai realizar no próximo fim de semana, depois de um «entendimento» entre a organização da prova e a GNR, cujo orçamento de patrulhamento chegou a por a prova em risco.

Depois de um ano de interregno, o Boavista Ciclismo Clube (BCC) associou-se à Associação de Ciclismo de Vila Real (ACVR) para retomar a organização da Volta a Trás-os-Montes, que vai decorrer nos concelhos de Vila Real e de Santa Marta de Penaguião.

O presidente do BCC, José Santos, referiu que o evento tem uma verba disponível de 19 000 euros e que, por isso, o orçamento proposto pela GNR para o patrulhamento da prova com 130 agentes, de 9090 euros, poderia \\"inviabilizar\\" a realização da volta transmontana na data prevista.

Entretanto, segundo disse hoje o responsável à Agência Lusa, a organização e a GNR chegaram \\"a um entendimento\\", que ajudou a \\"ultrapassar\\" as dificuldades.

Sem querer avançar com pormenores, José Santos referiu que houve \\"boa vontade\\" por parte daquela força policial, pelo que a prova \\"vai decorrer nos moldes previstos\\".

Com apenas dois dias previstos, a Volta a Trás-os-Montes tem cerca de 90 ciclistas inscritos, divididos por cinco equipas profissionais e oito sub-23.

A prova arranca em Vila Real, numa primeira etapa que termina 138 quilómetros depois na freguesia de Vila Cova, nas abas da serra do Marão.

No segundo dia, o contra relógio em Santa Marta de Penaguião vai ter 5,8 quilómetros e, durante a tarde, a etapa final entre esta vila e a cidade de Vila Real vai ter 70,6 quilómetros.

Lusa, 2010-06-02
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MensagemAssunto: Volta a Trás-os-Montes   Ciclismo Icon_minitimeTer Jun 08, 2010 12:42 pm

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Volta a Trás-os-Montes
Desporto


Petrov garante triunfo final

O búlgaro Danail Petrov (Madeinox-Boavista) arrecadou a vitória final na 23.ª Volta a Trás-os-Montes, vencendo isolado a terceira e última etapa da prova, disputada entre Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Depois de ter perdido a «amarela» durante a manhã para Edgar Pinto (LA-Rota dos Móveis), Petrov concluiu a tirada com seis segundos de vantagem ao grupo perseguidor. A diferença, a que se juntou a bonificação, valeu-lhe então o triunfo final na prova.

, 2010-06-08
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