Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bragança 2

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ricardo Rodrigues, medalha de bronze    Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQua Out 03, 2012 2:38 pm

.
Olimpíadas de Química
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Ricardo_rodrigues_quimica

Ricardo Rodrigues, medalha de bronze

Chegaram de medalha ao peito e foram recebidos no Aeroporto do Porto quase como os atletas: aplausos, abraços e flores. A receção emocionada resumia-se às famílias, convocando a breve atenção dos circunstantes (não consta que estas coisas atraiam multidões) para a delegação à 17.ª Olimpíada Ibero-Americana de Química, na Argentina. Pela primeira vez, toda medalhada - uma de prata e três de bronze.

\"Estiveram muito bem, tendo em conta que o tempo de preparação noutros países era maior\", diz Diana Pinto, do Departamento de Química a Universidade de Aveiro, onde os finalistas, selecionados entre 500 estudantes do \"Secundário\" nas Olimpíadas de Química 2011, frequentaram um total de seis dias de aulas de preparação.

Ricardo Rodrigues, 18 anos celebrados em plena competição, obteve a medalha de bronze. Representava a Secundária Emídio Garcia, de Bragança, e entrou agora em Medicina, no Porto, com 20. «Sempre me interessaram as ciências exatas e a química tem muito a ver com a carreira que eu queria», conta.

JN, 2012-10-02
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcRrYfMeMOfv7O8sYTBaelKgY96HK9tvIz7X3KAPWeLgZCK4GULE2iQ
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vicentinos «invadem» cidade de Bragança   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Out 16, 2012 10:52 am

.
Passeio anual
Bragança


Vicentinos «invadem» cidade de Bragança

A cidade de Bragança foi «invadida» por vicentinos no passeio anual que a Junta de S. Vicente promoveu no passado dia 10 de outubro.

Mais de uma centena de idosos e reformados da freguesia bracarense visitaram os principais pontos de interesse daquela cidade transmontana, começando por visitar a parte exterior do castelo de Bragança, e com uma passagem pelo interessante Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

O ex-libris da cidade transmontana é, sem dúvida, a Domus Municipalis, local pioneiro do municipalismo em Portugal, de acordo com Eurico Moreno, o guia que acompanhou a visita histórica da comitiva bracarense.

Uma visita de autocarro pelas principais artérias da cidade e uma passagem pelo miradouro de São Bartolomeu (com vistas panorâmicas sobre a cidade) antecedeu o almoço que foi servido no seminário de São José, em pleno centro da cidade de Bragança. Aqui, a comitiva bracarense foi exemplarmente recebida pelo padre Rufino (reitor do seminário) e por Rui Caseiro (vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança). Na mesa de honra figurava ainda Filipe Caldas (presidente da Junta de Freguesia de Salsas), que acompanhou todo o passeio vicentino em terras brigantinas.

Nos discursos da praxe , Jorge Pires, presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente agradeceu ao reitor do seminário de São José a forma exemplar com que recebeu a comitiva vicentina e com uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Bragança, na pessoa de Rui Caseiro (vice-presidente). “É uma honra sermos recebidos assim. Em meu nome e em nome da Junta de Freguesia de S. Vicente, agradecemos o gesto”, referiu.

Por seu lado, Rui Caseiro agradeceu a presença de uma comitiva tão grande na cidade. Para este responsável “o que de melhor temos são as pessoas. É para elas que trabalhamos e tentamos, dentro das nossas possibilidades, resolver os seus problemas. Estamos aqui mandatados pelo povo e é para esse povo que temos de trabalhar”, afirmou Rui Caseiro.

O passeio estava a caminhar para o seu final, mas ainda houve tempo após o almoço por um passeio pelas ruas da cidade. A comitiva visitou o recente Mercado Municipal de Bragança, onde se pode encontrar de tudo e tudo terminou com um lanche (também no seminário de São José) e baile ao som das concertinas a cargo do sr. Lage (Rusga de S. Vicente) e do sr. Freitas (Associação Sinos da Sé).

, 2012-10-15
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSUVNqcp2itNgQF8J26VWR1wQrOmAT6WEPiAHeKgrCjHEkDs5jMeyt13Q
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Inatel devolve cinema a Bragança   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeDom Out 21, 2012 2:23 pm

.
Financiamento garantido
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Forum_shoping

Inatel devolve cinema a Bragança

O cinema regressa a Bragança ainda este mês. Dez meses depois de terem fechados as salas no Bragança Shopping, o INATEL conseguiu aprovar um projecto para que a população da capital de distrito volte a ter acesso à sétima arte.

O director da Agência INATEL de Bragança, Pedro Rêgo, diz que este projecto tem duas vertentes, pelo que abrange as instituições e o público em geral.
As exibições de filmes antigos nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) vai começar já esta semana e insere-se no ciclo de cinema que o INATEL já está a levar a cabo há cerca de três anos. O objectivo é levar a sétima arte a zonas onde este serviço não chega, como é o caso, actualmente, da capital de distrito.

“ Já temos contactos para efectuar visualizações na Associação de Socorros Mútuos e no Centro Social Santo Condestável”, realça Pedro Rêgo.
O projecto contempla, ainda, a vertente documental. Filmes galardoados deverão ser exibidos no auditório Paulo Quintela ou no Teatro Municipal de Bragança, dependendo da adesão do público.

“Esse é um projecto que queremos implementar independentemente de poder voltar a haver cinema privado. É outro tipo de cinema, mais científico, e gostaríamos de fazer uma visualização até ao final de Outubro”, sublinha o presidente do INATEL - Bragança.
Pedro Rêgo garante que este projecto não colide com a iniciativa privada, que espera que volte a explorar esta actividade, para que os filmes comerciais regressem à capital de distrito.

Financiamento garantido

Apesar deste projecto estar aprovado a nível nacional e ter financiamento garantido, Pedro Rêgo teme que acabe por ficar pelo caminho, tendo em conta o fim do seu mandato na Agência de Bragança, já no final do mês.
“Por isso, gostaria que os primeiros filmes fossem exibidos ainda este mês, para garantir a sua continuidade”, sublinha o responsável.

Na altura do encerramento das salas no centro comercial, a Câmara de Bragança também se propôs colmatar esta lacuna no programa cultural da capital de distrito.

No entanto, o presidente da autarquia local, Jorge Nunes, continua a defender que esta é uma área que deve ser explorada por privados.

“A Secretaria de Estado da Cultura propôs-se ajudar, mas neste momento ainda não posso acrescentar nada sobre isso”, rematou Jorge Nunes.

Jornal Nordeste, 2012-10-17
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSxkK51YwFEH3FtfJNx3lcDNkOioN4q9hom5AJBvkZISf3X5Po3Zc7rMw
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança classifica novo mapa do IEFP como «sem nexo»   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Out 23, 2012 11:25 am

.
«Agressão aos cidadãos
Distrito de Bragança


Bragança 2 - Página 2 Jorge_nunes_responde

Bragança classifica novo mapa do IEFP como «sem nexo»

A Câmara de Bragança classificou hoje como «sem nexo e anacrónica» a nova organização dos serviços regionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) por entender que constitui uma «agressão aos cidadãos» residentes no Nordeste Transmontano.

O executivo liderado pelo social-democrata Jorge Nunes aprovou hoje, em reunião de câmara, uma posição de rejeição da nova organização do IEFP que vai acabar com os atuais quatro centros de emprego do Nordeste Transmontano e redistribuir a população pelos distritos de Bragança e Vila Real.

O município decidiu solicitar ao presidente do IEFP e ao primeiro-ministro que seja reposta a \"configuração atual\", defendendo que \"nesta fase de emagrecimento e reorganização das Administração Pública deveria ocorrer uma descentralização de serviços do litoral para o interior, em especial a partir de Lisboa, contrariando o processo de despovoamento acentuado do interior\".

\"Dividir o pouco que existe a funcionar no Interior é uma agressão aos cidadãos aqui residentes, cria conflitualidade, fragiliza a identidade e a soberania do País, o que recusamos de forma absolutamente frontal\", refere na posição a enviar a Pedro Passos Coelho.

O Nordeste Transmontano é servido atualmente por quatro centros de emprego, um para os concelhos de Bragança, Vimioso, Miranda do Douro e Vinhais, outro para os de Mirandela, Via Flor e Carrazeda de Ansiães, um terceiro para os de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Mogadouro, e outro para Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Coa.

O novo modelo cria três centros de emprego em toda a região de Trás os Montes e Alto Douro e junta concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança.

Um dos novos centros de emprego abarca Bragança, Vinhais, Miranda do Douro, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Mogadouro.

Os restantes concelhos do distrito de Bragança passam a ter de deslocar-se ao distrito de Vila Real, nomeadamente a Chaves, a sede do centro de emprego que engloba ainda Montalegre, Valpaços, Boticas e Vila Pouca de Aguiar, pertencentes ao distrito de Vil Real, e Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, do distrito de Bragança.

O terceiro centro de emprego fica em Vila Real, para servir os concelhos de Murça, Alijo, Mesão Frio, Peso da Régua e Sabrosa, no distrito de Vila Real, e Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

O executivo social-democrata de Bragança considera \"inaceitável que tenha sido tomada uma decisão político-administrativa que agride um povo de um território, decisão tomada nas suas costas, sem discussão, desprovida de uma visão de coesão e desenvolvimento do território\".

A nova organização configura, para o município, uma \"desintegração territorial do distrito de Bragança sem sentido de orientação lógica\".

Lusa, 2012-10-23
In DTM


Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ8tsSeGYvH6YyP2lX_dxQGp2T2aTUaEOB77DCO0Q0r66ZUf7icm2elb4k
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Famílias retiram idosos dos lares para ficarem com as reformas   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 27, 2012 4:44 pm

.
29 casos detectados
Distrito de Bragança


Bragança 2 - Página 2 Idosos

Famílias retiram idosos dos lares para ficarem com as reformas

A crise duplicou o número de idosos vítimas de violência no distrito de Bragança, com a maioria dos casos associados a famílias que estão a retirar os mais velhos das instituições para usufruírem das reformas.

Esta realidade foi detetada pelas autoridades \"numa parte muita significativa\" dos 29 casos de maus tratos denunciados até setembro de 2012, o dobro dos sinalizados em todo o ano de 2011, nesta região, segundo dados divulgados hoje, em Bragança, num seminário sobre a Violência na Terceira Idade.

\"Muitos idosos, que estavam a frequentar respostas sociais, seja apoio domiciliário, seja centro de dia ou mesmo lar residencial, estão a ser retirados das instituições e levados para casa para usufruírem (as famílias) desses mesmos rendimentos\", constatou Teresa Fernandes, do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Bragança.

Os que trabalham neste organismo têm observado nos últimos meses que \"a sociedade mudou com a crise, as relações humanas são desprovidas de afetividades, sentimentos, companheirismo e solidariedade\", o que leva a que haja \"idosos a viverem situações muito complicadas\".

\" solidão e isolamento, típicos de uma região despovoada e envelhecida, junta-se agora outro tipo de violência, gerada pela crise que, segundo aquela responsável, \"deixa de ser tão física e passa a ser mais psicológica e financeira, sobretudo financeira\".

Segundo adiantou Teresa Fernandes, os 29 casos que o núcleo distrital está a acompanhar estão todos relacionados com violência doméstica, não havendo registo de qualquer situação ao nível das instituições.

A maioria dos idosos vítimas de maus tratos são viúvos, que vivem sozinhos ou na presença de algum prestador de cuidados familiar, \"mas que não é um prestador de cuidados muito assíduo e afetivo\".

\"O que nos temos vindo a aperceber é que realmente toda esta conjuntura social e económica leva a que os prestadores de cuidados retirem muitas vezes os idosos das instituições e os levem para sua casa para usufruir dos seus rendimentos\", reiterou.

Os 29 casos sinalizados entre janeiro e setembro de 2012 chegaram ao núcleo distrital através das forças de segurança e denúncias anónimas ou de familiares e vizinhos dos idosos.

De acordo com a responsável por este organismo, todos estes casos encontram-se em fase de inquérito nos tribunais.

Todos os 15 casos registados em 2011 foram concluídos, a maioria com a aplicação aos agressores de penas de prisão suspensas ou pagamento de coimas.

Apenas \"uma minoria\" das situações que chegaram à Justiça foram arquivadas, segundo ainda Teresa Fernandes.

JN, 2012-10-24
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcRrmby1WusnBbTsUgxyB7wKmiD1mmaJH2FZJq9G1JI2eTIDChFhsrwY
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Afinal havia interessados em explorar o cinema no Shopping    Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQua Out 31, 2012 6:28 pm

.
Um cinema negocial
Bragança


Afinal havia interessados em explorar o cinema no Shopping

Afinal houve propostas para explorar as salas de cinema do Bragança Shopping. Um potencial investidor vem a público desmentir as declarações da directora do centro comercial, que, em declarações ao Jornal Nordeste, afirmou que o mercado é pouco atractivo e afastou possíveis investidores.

João Caldeira, que já assegura a distribuição de filmes em vários concelhos do distrito e também já teve a cargo o antigo cineteatro Torralta, garante que, em Dezembro, foi contactado pela direcção do shopping, à qual apresentou três propostas.

“A primeira passava pela não digitalização das salas e pagaríamos uma renda com contratos anuais. Na segunda a digitalização das salas seria feita pelo Bragança Shopping e nós pagávamos uma renda bastante mais elevada para compensar o investimento feito. A terceira, fazíamos nós a digitalização das salas num prazo máximo de meio ano e com um contrato de 10 anos”, explica o empresário.

Avanços e recuos

Posteriormente ainda foi apresentada uma quarta proposta, mas o negócio acabou por não se concretizar. “Não tivemos qualquer resposta, mas antes do Verão voltámos a ser contactados pelo shopping e fizemos-lhe uma nova proposta”, conta João Caldeira.

Segundo o promotor, “era um contrato de cinco anos e uma renda fixa, com a possibilidade da digitalização das salas mediante o número de espectadores que o cinema tivesse”. O empresário garante que tinha ficado tudo acordado, mas passado uma semana recebeu um telefonema “a dizer que a proposta não tinha sido aceite porque o shopping ia ter prejuízo”, recorda.

Este investidor até já tinha delineado uma estratégia para atrair mais espectadores ao cinema. “Já tínhamos falado com a Câmara para comprarmos bilhetes para o parque de estacionamento, que iríamos oferecer aos clientes com duas horas grátis. Íamos baixar o preço dos bilhetes para cinco euros e quatro para crianças e estudantes, tal como os preços do bar”, refere.

Além disso, “já estávamos em conversações com a Castello Lopes para a aquisição do equipamento, pois seria o mais viável”, revela João Caldeira.
O Jornal Nordeste ouviu a direcção do Bragança Shopping acerca deste assunto, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter uma reacção.


Jornal Nordeste, 2012-10-31
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Jorge Nunes acusado dos crimes de desobediência e abuso de poder   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQua Out 31, 2012 6:32 pm

.
Autarca não comenta
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Jorge_nunesface2

Jorge Nunes acusado dos crimes de desobediência e abuso de poder

O Tribunal da Relação de Guimarães decidiu pronunciar o presidente da Câmara de Bragança pelos crimes de desobediência e abuso de poder.

Em causa está a polémica com o avião do juiz desembargador, Francisco Marcolino, candidato do PS à autarquia bragançana, nas Autárquicas 2005.

O juiz queixa-se de ter sido discriminado ao ser impedido pela autarquia de guardar a aeronave no hangar municipal.
Conforme o Jornal Nordeste noticiou em Janeiro passado, o Tribunal Judicial de Bragança já tinha pronunciado Jorge Nunes e o director do aeródromo de Bragança, João Rodrigues, mas o Mistério Público acabou por recorrer da decisão.

Agora, o acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, datado de 22 de Outubro, pode mesmo levar o autarca bragançano ao banco dos réus.

A ser julgado, o presidente da Câmara de Bragança incorre numa pena que pode ir até a perda de mandato.
O caso remonta a 14 de Novembro de 2008, quando o tribunal teve de ordenar a intervenção da GNR para obrigar a Câmara a deixar entrar o avião no hangar do aeródromo municipal, já que a autarquia não o fez voluntariamente.

O juiz avançou com uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela acompanhada de uma providência cautelar, que foi aceite, obrigando a autarquia a aceitar a aeronave.

Autarca não comenta

Jorge Nunes terá ignorado uma providência cautelar do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, que ordenava a permissão de estacionamento da aeronave do juiz no hangar municipal, que tinha sido impedido pelo funcionário, alegadamente a mando do presidente da câmara.

De acordo com o despacho do Tribunal de Bragança, o acto administrativo que Jorge Nunes praticou, no exercício das suas funções, “foi tomado como violação dos princípios da legalidade, da imparcialidade, da igualdade e da justiça a que, por força das suas funções de presidente da Câmara” está “obrigado a respeitar”.

O Jornal Nordeste tentou ouvir Jorge Nunes acerca deste processo, mas o autarca não quis comentar. Ao que foi possível apurar, o Ministério Público já não pode recorrer da decisão, mas o edil por reclamar, argumentando nulidades no processo.

Jornal Nordeste, 2012-10-31
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança lidera na obtenção de fundos comunitários para financiar obras   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 11:54 pm

.
«Graças à saúde financeira»
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Jnunesnocampo

Bragança lidera na obtenção de fundos comunitários para financiar obras

Bragança é um dos municípios da região Norte que conseguiu mais fundos comunitários no âmbito deste Quadro de Referência Estratégica Nacional, para financiar obras.

A construção do centro de raças autóctones e do novo recinto para a feira são as infra-estruturas que conseguiram apoio mais recentemente. O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, diz que só é possível ter obras em curso nesta altura de crise, graças à saúde financeira da autarquia.“Felizmente o município tem as suas contas em dia.

Tem que continuar a diminuir as suas dívidas de forma significativa, estando com um grau de endividamento muito baixo, o que nos dá esta liberdade de poder nesta altura manter boas obras em execução”, realça o edil.

O vogal executivo do Programa Operacional Regional do Norte, diz mesmo que o sucesso deste programa de apoio se deve à elevada taxa de execução dos projectos que se verifica na capital de distrito. Carlos Duarte revela, no entanto, que as verbas para novos projectos já são escassas.

Carlos Duarte revela que no ano passado apenas 40 por cento das verbas atribuídas a projectos na região Norte estavam executadas. O objectivo, este ano, é conseguir aumentar a taxa de execução para os 60 por cento.


Brigantia, 2012-11-06
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: EDP ajuda a criar empresas em Trás-os-Montes   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 11:59 pm

.
Terceira edição do Prémio EDP
Distrito de Bragança


EDP ajuda a criar empresas em Trás-os-Montes

A EDP vai ajudar a criar empresas no concelho de Trás-os-Montes, mais precisamente nas zonas abrangidas pela barragem que a elétrica está a construir no rio Sabor, ou seja, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Este apoio, que não será em dinheiro mas sim em em formação e consultoria nas áreas de gestão, surge no âmbito da terceira edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável, que nas duas edições anteriores já gerou cerca de 60 novas empresas só naquele concelho.

No entanto, haverá um prémio monetário simbólico que será entregue às melhores ideias para empresas dentro de todas as seleccionadas para assistir às formações e aulas.

As inscrições e candidaturas já estão abertas e terminam a 15 de dezembro deste ano, sendo que a EDP garante que a maior parte dos inscritos entram neste programa onde são discutidas ideias e planos de negócios e acompanhamento para a constituição da empresa, tudo pago pela EDP.

Antes de começar esse programa haverá jornadas sobre o Prémio que arrancam já a 8 de novembro em Alfândega da Fé. Segue-se depois um encontro a 15 de novembro em Mogadouro, outro a 22 de novembro em Macedo de Cavaleiros, mais um a 29 de novembro em Torre de Moncorvo e por fim, um último encontro a 6 de dezembro em Miranda do Douro.

DV, 2012-11-06
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcS9w0UFadvWUOFlcYTRGcn1gOLnGbnrbza5SY44tYyoMmo3rVLLT1OQ
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Detido por vender droga junto a escolas de Bragança   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 12:03 am

.
Com 43 anos, natural de Angola
Bragança


Detido por vender droga junto a escolas de Bragança

A PSP de Bragança deteve em flagrante delito um indivíduo a vender droga suspeito de se dedicar ao tráfico de estupefacientes junto a escolas da cidade, divulgou nesta terça-feira a polícia.

De acordo com informação divulgada à Lusa pela PSP, além da detenção, foram ainda aprendidas, em casa do suspeito, em buscas domiciliárias posteriores, heroína e cocaína suficientes para 458 doses com um valor estimado de quase 2300 euros.

Na busca domiciliária, a polícia apreendeu também 750 euros em dinheiro, três telemóveis, uma Playstation, duas máquinas fotográficas e vários artigos em ouro presumivelmente objecto de receptação, além de material relacionado com a preparação e tráfico da droga.

As autoridades suspeitam que o detido, com 43 anos, natural de Angola, tenha ido a residir para Bragança para se dedicar à actividade ilícita, já que «não tem qualquer ligação familiar ou afinidade» à região, segundo a PSP.

«O facto de desenvolver a actividade ilícita junto de várias escolas constituía um elevado factor de insegurança», referiu à Lusa fonte policial.

A detenção ocorreu na avenida Sá Carneiro durante uma alegada transacção de heroína, em que uma equipa da esquadra de investigação criminal do comando distrital aprendeu a droga que o suspeito estaria a vender e o dinheiro que lhe estaria a ser pago pelo consumidor.

Segundo a PSP, esta detenção \"resulta do esforço que esta polícia tem desenvolvido no combate ao tráfico de droga na cidade\" e que, no mês e Outubro, levou à detenção de três indivíduos.

Durante o ano de 2012, esta polícia procedeu à detenção em flagrante delito de 13 cidadãos por suspeita de tráfico de droga aos quais foram apreendidos no total 2409 doses dos vários tipos de droga e a que se assomam a detenção e as apreensões divulgadas.

Lusa, 2012-11-07
In DTM

Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Rede de fibra óptica vai cobrir o distrito de Bragança    Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 12:09 am

.
Totalmente coberto
Distrito de Bragança


Bragança 2 - Página 2 Dstelecom

Rede de fibra óptica vai cobrir o distrito de Bragança

No próximo ano, o distrito de Bragança vai ficar totalmente coberto com rede de fibra óptica. Trata-se de um projecto da DSTELECOM, pioneiro em Portugal, e o maior de banda larga de âmbito rural.

Os concelhos de Bragança e Mirandela foram os únicos do distrito que ficaram de fora, por já haver um serviço idêntico, prestado por outras operadoras.

O presidente executivo da DSTELECOM diz que a implementação desta rede “vai ser fundamental para os empreendedores que queiram criar empresas” na região, pois vai permitir aos empresários “venderem os seus produtos para qualquer lugar do mundo, pela internet, sem estarem limitados nessa perspectiva”.

“Vai também possibilitar “a fixação da população e do talento”, frisou o responsável. Xavier Martin revela que, apesar do concelho de Bragança não fazer parte deste projecto, a empresa está em conversação com a Câmara da capital de distrito para instalar uma infra-estrutura digital complementar.

“Estamos a trabalhar com a Câmara Municipal para conseguirmos instalar uma infra-estrurura digital complementar, de forma a poder levar a concelhos que estão de fora desta rede”, concluiu.

Para além dos 10 concelhos do distrito de Bragança, existem mais 69 municípios do País, que vão ser cobertos por esta Rede de Nova Geração.

O projecto representa um investimento de cerca de 100 milhões de euros para a implementação de 9 mil quilómetros de fibra óptica, de Norte a Sul do País.


Lusa, 2012-11-07
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSEG9McvZt5uAbXxb0-_a7rAE0mYsOTGh58D7uVbOu47duUXdIMAw
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Procuravam cogumelos e encontraram ossadas humanas   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 12:12 am

.
O caso ao idoso desaparecido
Bragança


Procuravam cogumelos e encontraram ossadas humanas

Um grupo de populares encontrou, durante uma saída para o campo para apanha de cogumelos, ossadas humanas que as autoridades acreditam poder ser de um idoso desaparecido, em maio, na zona de Quintanilha, em Bragança.

Os restos mortais encontravam-se num local ermo, nas imediações da aldeia de Quintanilha, que foram percorridas, na altura do desaparecimento, durante vários dias de buscas, por equipas da GNR, bombeiros e cães pisteiros, sem sucesso.

Quase meio ano depois, a procura de cogumelos silvestres, que ocorre nesta época do ano no Nordeste Transmontano, pôs a descoberto os restos mortais, com indícios que associam o caso ao idoso desaparecido.

De acordo com informação avançada à Lusa pelas Relações Públicas do Comando Distrital da GNR de Bragança, o alerta foi na terça-feira, por volta das 13:00, por populares que tinham ido para o campo à procura de cogumelos.

O reconhecimento direto foi impossível, segundo a fonte, devido ao \"adiantado estado de decomposição\", mas foram também encontrados, nas imediações das ossadas, restos de roupas identificadas como pertencentes ao idoso.

O corpo foi recolhido e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de Bragança, onde estão ainda a ser realizados os exames necessários à identificação e ao apuramento da causa da morte.

O idoso, com 88 anos, era utente do lar de Quintanilha e desapareceu a 23 de maio depois de um passeio com mais três utentes do lar, dos quais se desencontrou. Seguiram-se vários dias de buscas sem sucesso.

A GNR de Bragança registou, em menos de cinco anos, o desaparecimento de 23 idosos, três dos quais nunca foram encontrados e seis apareceram sem vida.

A confirmar-se que os restos mortais encontrados em Quintanilha são do idoso desaparecido em maio, estas estatísticas alteram-se para 23 desaparecimentos, a maioria dos quais foram encontrados bem (14), sete sem vida e dois permanecem sem rasto

Lusa, 2012-11-08
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Antigo forno da cerâmica de Bragança vira albergue para caminheiros   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 11:47 am

.
A Via de la Plata
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Fabrica_ceramica


Antigo forno da cerâmica de Bragança vira albergue para caminheiros

Um edifício símbolo da época áurea da cerâmica em Bragança vai ser transformado no primeiro albergue da cidade para caminheiros, como os peregrinos dos caminhos de Santiago, anunciaram hoje os responsáveis pelo projeto.

O chamado Forno da Antiga Fábrica da Cerâmica do Campo Redondo, com a respetiva chaminé, permaneceu como memória de uma atividade que marcou a economia local há algumas décadas e foi hoje oficialmente entregue pela Câmara de Bragança a uma associação que vai dar novo uso àquele espaço.

A Associação de Caminheiros de Bragança vai transformar as instalações num albergue, que será o primeiro nesta localidade, para todos os que gostam de explorar percursos pedestres, sobretudo os peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Um dos caminhos mais importantes desta peregrinação ibérica, a Via de la Plata, passa nesta zona fronteiriça do Nordeste Transmontano, como recordou o presidente da associação, Belmiro Vilela.

Embora a autarquia tenha feito obras no edifício, a associação terá agora de adaptá-lo às novas funções, pelo que a abertura do novo espaço para alojamento está ainda dependente da disponibilidade financeira para a realização dos trabalhos.

Garantidas estão já 20 camas oferecidas pela GNR à associação de caminheiros.

O edifico da antiga cerâmica está classificado como Espaço Cultural de Interesse Arqueológico Industrial, no Plano Diretor Municipal de Bragança, como realçou o presidente da autarquia.

Jorge Nunes adiantou que o município pretende, com esta iniciativa, além de valorizar o património concelhio, \"dar resposta às associações locais, no sentido de disporem de instalações próprias para as suas atividades\".

A autarquia entregou hoje também ao Rotary Clube de Bragança novas instalações para o funcionamento da Universidade Sénior de Bragança.

Os 30 alunos inscritos vão passar a encontrar-se na Casa das Associações, um edifício degradado da zona histórica que o município recuperou para disponibilizar aos movimentos associativos e revitalizar o centro histórico da cidade.

Na mesma zona, a autarquia recuperou um outro edifício que começou a funcionar neste ano letivo como residência para estudantes estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança.

Lusa, 2012-11-21
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcREx1H1WW0j-2iapPm8P3QK-nr0K0ooZkoWCrK6FpetQMIQVV9z
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Finanças contratam «avaliador do IMI» suspeito de fuga ao fisco   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 11:22 pm

.
Alegada dívida de 238 mil euros
Bragança


Finanças contratam «avaliador do IMI» suspeito de fuga ao fisco

Avaliador é um engenheiro suspeito de fuga ao fisco na transacção de imóveis e que se encontra em contencioso judicial com a Administração Fiscal. Entende que não existe «qualquer incompatibilidade» com as funções de perito.

As Finanças contrataram para \"avaliador do IMI\" (imposto municipal sobre imóveis) um engenheiro de Bragança suspeito de fuga ao fisco na transacção de imóveis e que se encontra em contencioso judicial com a Administração Fiscal, por uma alegada dívida de 238 mil euros.

O profissional em causa é também promotor imobiliário e responde solidariamente, enquanto sócio-gerente da firma Lello e Louçano, pelo valor reclamado pelo Serviço de Finanças de Bragança de imposto relativo a negócios de imóveis, nos anos de 2003 e 2004, alegadamente escriturados por valor inferior ao da venda.

Manuel Gonçalves, conhecido em Bragança por \"engenheiro Lello\", confirmou à agência Lusa a existência do processo e que teve de dar como garantia às Finanças \"três prédios\" para evitar a execução fiscal.

Ainda assim, do seu ponto de vista, não existe \"qualquer incompatibilidade\" com as funções de perito até haver uma decisão judicial\" e garante que, \"formalmente\", nada deve.

Segundo afirma, o serviço de Finanças que apurou e reclama a dívida passou-lhe, em Novembro, uma certidão de que \"tem a sua situação tributária regularizada\" e que \"não é devedor perante a Fazenda Pública de quaisquer impostos ou prestações tributárias e respectivos juros\".

O contencioso entre o “engenheiro Lello” e Administração Fiscal diz respeito a um processo de revisão da matéria colectável referente a Imposto Sobre o Rendimento das

Pessoas Colectivas (IRC) da empresa de que é sócio e foi desencadeado por uma denúncia de um juiz do Tribunal de Bragança, que levou a uma acção inspectiva extraordinária às contas da empresa.

O caso arrasta-se desde 2006 e desencadeou também a abertura de um inquérito no Ministério Público por suspeita do crime de fraude fiscal, que está dependente de decisão do tribunal administrativo.

RR, 2012-12-03
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Adiado o problema de falta de água em Bragança   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 11:27 pm

.
Chuva esta a encher a barragem

Bragança 2 - Página 2 Caseiro-rosto

Adiado o problema de falta de água em Bragança

Chuva está a encher a barragem, mas o “estrangulamento” a que a cidade está sujeita é estrutural, explica o vice-presidente da Câmara.

Está afastada a possibilidade de Bragança ficar sem água para abastecimento público.
Os afluentes ao canal do Sabor são suficientes para os consumos e a barragem da Serra Serrada está fechada para enchimento.

A chuva que tem caído afastou, para já, o cenário de falta de água em Bragança.
A barragem da Serra Serrada está em fase de enchimento e está neste momento com 60% da sua capacidade.

“A barragem está a 60% da sua capacidade, se tudo correr bem, com as chuvas que estão previstas ela ficará cheia. Neste momento está em fase de enchimento porque não precisamos da água da barragem, a água dos afluentes do canal de Alto Sabor são mais que suficientes para a cidade. Também os consumos da cidade estão a ser inferiores ao ano passado, consumimos cerca de 40m3 por hora a menos”, explica.

Rui Caseiro, vice-presidente da autarquia, refere que neste momento o problema de abastecimento da cidade de Bragança deixou de ser preocupante, apesar de se manter o problema de falta de capacidade suficiente de armazenamento para fazer face às necessidades do Verão.

“Não estamos num momento de preocupação maior porque estamos num processo de entrada do Inverno e estamos num processo também de previsibilidade de ocorrência de chuvas, poderemos estar descansados”, afirma Rui Caseiro.

“Mas sabemos sempre que o nosso problema é estrutural, não temos capacidade de armazenamento suficiente para fazer face Às necessidades do final do Verão, e esse estrangulamento continuamos com ele”, conclui.

Está afastada a possibilidade de Bragança ficar sem água para abastecimento público.
Os afluentes ao canal do Sabor são suficientes, nesta altura do ano, para os consumos e a barragem da Serra Serrada está fechada para enchimento. Armazenar no inverno para gastar no verão.

Lusa, 2012-12-04
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Arquivo distrital aposta nas novas tecnologias   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 11:32 pm

.
4 quilómetros de documentação
Distrito de Bragança


Bragança 2 - Página 2 Arquivo_distrital_bgc

Arquivo distrital aposta nas novas tecnologias


509 fundos, que equivalem a 4 quilómetros de documentação, é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Distrital de Bragança ao longo dos seus 96 anos de existência.

Esta documentação provém da Administração Central, dos Cartórios Notariais, Judiciais, mas também dos arquivos de famílias, de pessoas e até empresas.

A directora da instituição, Alda Berenguel, destaca a importância das novas tecnologias da informação para a “divulgação das imagens dos registos paroquiais do distrito”, e sublinha que “neste momento existem cerca de 600 mil imagens para disponibilizar on-line”, imagens essas que podem ser consultadas “numa fracção de tempo”.

Outro dos grandes objectivos é “sensibilizar os mais novos para a importância do Arquivo”. Alda Berenguel sublinha que “a ideia de que o Arquivo é um armazém onde se guardam velhos documentos está completamente ultrapassada” e garante que “é cada vez mais participativo e activo”.

A directora da instituição diz que é importante “mostrar aos mais novos a dialéctica entre a memória e o presente”, através da realização de actividades culturais” feitas em parceria com as escolas. “É aqui que guardamos a memória do distrito”, reforçou.

Alda Berenguel está na direcção da instituição há quatro anos. Os 96 anos do Arquivo Distrital de Bragança comemoraram-se na passada quinta-feira, com a realização várias palestras e com a inauguração da exposição “Cédulas – Moeda de troco”.

Jornal Nordeste, 2012-12-06
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Queixas crime contra militares da GNR    Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 24, 2012 9:39 pm

.
Averiguar «disciplinarmente»
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Gnr2

Queixas crime contra militares da GNR

O comando da GNR de Bragança vai averiguar «disciplinarmente» um conjunto de queixas-crime apresentadas por quatro pessoas e relacionadas com uma alegada rixa entre militares que se encontravam «fora de serviço» e um grupo de cidadãos.

Em causa uma alegada rixa, na noite de sexta-feira, que envolveu militares da GNR do destacamento de Torre de Moncorvo e que encontravam fora de serviço.

Os alegados confrontos ocorreram no centro histórico da vila transmontana, numa zona situada nas imediações de um estabelecimento de diversão noturna.

Lusa, 2012-12-18
In DTM


Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Câmara de Bragança investe um milhão de euros no novo recinto da Feira   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 24, 2012 9:42 pm

.
Será devidamente infraestruturada
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Feira_bgc

Câmara de Bragança investe um milhão de euros no novo recinto da Feira

Cerca de um milhão de euros é quanto a Câmara de Bragança vai investir na construção do novo recinto da Feira.Com uma área de 13 mil metros quadrados, o novo espaço junto ao Forte São João de Deus, vai alber­gar perto de 130 vendedores.

O presidente da Câmara sublinha que a localização é privilegiada e vai oferecer excelentes condições aos feirantes e clientes. “A área será devidamente infraestruturada, pavimentada, iluminada. Além de ser um espaço nobre é um espaço de grande qualidade e termos de requalificação urbana”, frisou.

Jorge Nunes revela, ainda, que no local onde se situa, actualmente, o parque de estacionamento público da Câmara irá ficar a Praça do Município, “uma zona sem tráfego automóvel, destinada ao lazer e iniciativas diversas”.E o estacionamento vai passar para a zona dos armazéns e oficinas.

O autarca confessa que gostava de terminar o mandato com a inauguração das obras. “O prazo é compatível, no final de Julho. As eleições são em Outubro. É uma obra que gostava de inaugurar, de facto”, concluiu.

Para além da realização da feira, o espaço também poderá ser utilizado para outras actividades e eventos.

Brigantia, 2012-12-21
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Idoso de Bragança burlado em dez mil euros   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 3:45 pm

.
Burla a idoso
Bragança


Idoso de Bragança burlado em dez mil euros

Um idoso de Bragança perdeu dez mil euros numa alegada burla em plena via pública, que o terá levado a levantar do banco a quantia e a entregá-la a desconhecidos.

De acordo com informação disponibilizada pelo Comando Distrital de Bragança da PSP, o idoso de 84 anos, residente numa aldeia do concelho, terá sido abordado na rua por dois homens.

Os suspeitos terão aliciado a vítima, segundo as autoridades, mostrando-lhe \"um saco de plástico com vários maços de notas\" para \"doar aos pobres\" por vontade do \"pai que estava doente\".

Para que a doação fosse efetuada, argumentavam necessitar de uma garantia de 10 mil euros, que terão convencido o idoso a levantar numa dependência bancária, aconselhando-o a \"que se o funcionário (bancário) lhe perguntasse para que era tanto dinheiro ele dissesse que era para o filho fazer obras\".

De acordo ainda com a polícia, o idoso entregou o dinheiro aos burlões que lhe terão dito faltar ainda \"uma folha de 25 linhas\" para formalizar a doação e que a vítima terá ido comprar a uma papelaria.

Quando regressou \"já ninguém estava naquele local, apercebendo-se então que tinha sido burlado\".

a situação semelhante ocorreu, nesta cidade, em julho de 2011.

A PSP alerta os cidadãos para ligarem para a polícia quando forem confrontados com este tipo de abordagem por parte de desconhecidos de forma a prevenir este tipo de burlas.

JN, 2013-01-11
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Furtos a residências disparam em Bragança   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 22, 2013 5:36 pm

.
Afirmação feita pela PSP
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Psp-policia

Furtos a residências disparam em Bragança

O número de furtos, sobretudo a residências, disparou 72 por cento em Bragança, em 2012, face ao ano anterior, com uma média de mais de um assalto por dia, divulgou a PSP nesta segunda-feira.

Este tipo de ilícito já representa mais de um terço do total da criminalidade registada na área de intervenção da PSP, que corresponde às duas maiores cidades do Nordeste Transmontano - Bragança e Mirandela.

Os dados foram avançados à Lusa pelo Comando Distrital da PSP e indicam que em 2011 ocorreram 259 crimes de furto, enquanto em 2012 os crimes contabilizados foram 446, o que representa um aumento de 72 por cento.

Enquanto em 2011 estes crimes representavam 22 por cento do total da criminalidade no distrito, em 2012 correspondiam já a 37 por cento.

A polícia assinala, em termos globais, uma \"estabilização\" dos índices de criminalidade nos últimos anos na região e até \"uma descida\" na chamada criminalidade violenta, concretamente nos crimes contra as pessoas.

No balanço do ano passado merece, no entanto, destaque o crime de furto em todas as suas variedades, \"não só por ser aquele que mais aumentou, quando comparado com o ano anterior, mas também porque aumentou bastante a representatividade em relação ao número total de crimes\", indicou o comando distrital, por escrito, à mesma agência.

Os assaltos a residências, sobretudo à procura de ouro, são os que mais se evidenciam.

Pela positiva, neste balanço, a PSP destaca os crimes contra as pessoas, em especial os chamados crimes contra a integridade física, que tiveram uma redução na ordem dos 16 por cento, o que corresponde a menos 47 ocorrências.

CM, 2013-01-22
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Não há candidatos à organização da Expo Trás-os-Montes    Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 4:44 pm

.
Nerba assegura 2ª edição.
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Eduardo_malhao

Não há candidatos à organização da Expo Trás-os-Montes

Nenhum município transmontano ou associação de desenvolvimento se mostrou interessado em organizar a segunda edição da Expo Trás-os-Montes.O prazo para a apresentação de candidaturas terminou no dia 15, mas não houve propostas.

A primeira edição foi organizada pela associação empresarial do distrito de Bragança e na altura lançou o repto de realizar o certame em regime de rotatividade pelos concelhos transmontanos. Por isso, a segunda edição também será assegurada pelo NERBA.

“De certa forma, para nós isto representa um voto de confiança no sentido em que deve ser o NERBA a promover e a consolidar o conceito de expo”, refere o presidente. “Obviamente que ficaríamos satisfeitos se aparecesse alguma instituição da região a disponível para organizar a segunda edição, mas por outro lado também percebemos que na perspectiva da afirmação e valorização deste evento no contexto regional e nacional, é bom que seja o NERBA possa organizar”, acrescenta Eduardo Malhão.

O certame vai começar a ser planeado mas assegura que será um evento ainda mais mobilizador. “Ainda não começámos a formatar as ideias fortes do programa, mas à partida será um evento ainda mais forte que o primeiro, pois o caminho está mais facilitado uma vez que já temos uma estrutura montada”, refere. “Não tenho dúvidas que a segunda edição será um momento ainda mais histórico para a economia da região”, salienta.

A segunda edição da Expo Trás-os-Montes vai decorrer em Maio.

A data será marcada até ao final deste mês, concertando o calendário com outros eventos realizados na região nessa altura.

Brigantia, 2013-01-24
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQYgNTe9_qyj5cYvL0791Z2QvblkF5dp26BzMni2u2TkoQkHxrWAAlw0Q
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ex-prostituta procura filha que entregou a casal francês    Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 4:50 pm

.
O caso tem 24 anos
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Crianca_rabala

Ex-prostituta procura filha que entregou a casal francês

Uma mulher de Bragança está à procura de uma filha que não vê desde que nasceu. O caso tem 24 anos e Ilda Tabarra está determinada a fazer tudo para encontrar a filha mais nova que entregou a um casal por não ter meios para a criar.

A mulher, natural de Castelo Branco, veio viver para Bragança com 17 anos e dedicou-se à prostituição na casa conhecida como “A Rabala”. Terá sido a patroa, Maria Helena Alves, a sugerir que desse a bebé para a adopção. “A dona da casa disse-me que tinha uma irmã na França, que se chama Lourença, que arranjava lá um casal para tomar conta da garota”, conta.

Quando vieram buscar a menina “o homem nunca falou, apenas a mulher é que falou com a Rabala mas eu não sei o que diziam porque falavam em francês. Eu concordei entregá-la porque eu não tinha maneira de a sustentar”, refere. “Elas disseram-me que todos os anos me mandavam uma foto e depois eu perguntava-lhe por isso mas dizia-me que o casal tinha mudado de sítio e que não sabia de nada”.

Hoje, com 43 anos, Ilda Tabarra quer encontrar a filha. A única recordação que tem dela é uma fotografia tirada junto à Praça Cavaleiro de Ferreira, em que a criança está ao colo da suposta mãe adoptiva. A história começa a revelar contornos estranhos porque afinal tudo não terá passado de uma farsa. “Só tenho uma foto desta mulher e não sabia nada dela.

Por isso resolvi ir a Paredes procurar a Lourença, e acabei por descobrir que esta mulher estava lá”, afirma. “No início ela negou que era ela na fotografia, mas agora diz que é ela mas não sabe como é que a garota foi parar aos braços dela”, acrescenta.

Ilda Tabarra já pediu apoio às autoridades portuguesas, mas segundo ela o próprio Ministério Público diz que não pode ajudar porque o caso já prescreveu. Tentou, por isso, contactar a irmã de Maria Helena Alves, mas a família tem-lhe fechado as portas. “As filhas dizem que não sabem onde está a mãe.

Em Paredes ela tem irmãos que têm a chave de casa dela e dizem que também não sabem dela. Estão a esconde-la e não percebo porquê”, lamenta.De pés e mãos atadas, resta-lhe tornar o caso público na esperança que alguém possa ter alguma informação que a ajude a chegar até à filha, já que Ilda Tabarra nem sequer registou a criança. “O meu mal foi não a ter registado, mas na altura eu era uma garota e não pensava nas coisas e por causa disso agora não sei quem procurar porque não sei o nome dela”, refere. “Mas eu só queria encontrar a Lourença porque ela deve saber onde está a minha filha”, acrescenta.

Contactada pela Brigantia, Maria Helena Alves não quis prestar declarações gravadas sobre o caso, confirmando apenas a entrega da criança a um casal francês e salientando que não tido contacto com a irmã.

Brigantia, 2013-01-24
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Presidente da Câmara de Bragança julgado por abuso de poder   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 03, 2013 5:11 pm

.
Julgamento marcado para Abril
Bragança


Presidente da Câmara de Bragança julgado por abuso de poder

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, vai responder pelos crimes de abuso de poder e desobediência num caso que envolve o avião de um ex-adversário político. O julgamento está marcado para Abril.

Fonte ligada ao processo confirmou esta quinta-feira à Lusa que o Tribunal Judicial de Bragança agendou para 15 de Abril o julgamento em que o autarca é arguido e arrisca a perda de mandato, em caso de condenação, como pena acessória.

A Câmara de Bragança foi, entretanto, condenada a indemnizar o queixoso pelos prejuízos causados, na sequência do mesmo caso, mas num processo administrativo. A fonte explicou que o valor da indemnização só será apurado em sede de liquidação da execução da sentença e pode resultar de acordo entre as partes, devendo rondar “os 15 a 20 mil euros”. Mais elevado é o montante de 37.500 euros de indemnização pedidos directamente ao presidente da autarquia no processo crime que irá a julgamento no tribunal de Bragança.

Jorge Nunes está a poucos meses de deixar a presidência do município, que lidera há quase 16 anos eleito pelo PSD, já que não pode recandidatar-se às eleições autárquicas de Outubro, por limitação de mandatos.

O caso arrasta-se há cinco anos e foi levado aos tribunais pelo juiz desembargador Marcolino de Jesus, que concorreu pelo PS à Câmara de Bragança, nas autárquicas de 2005, ganhas por Jorge Nunes. O juiz alega ter sido “discriminado” ao ser impedido pela autarquia de guardar o avião pessoal no hangar do aeródromo municipal utilizado pelo aeroclube de Bragança e outros pilotos amadores.

O queixoso avançou com uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela acompanhada de uma providência cautelar que foi aceite e obrigava a autarquia a aceitar o avião no hangar. Porém, o tribunal teve de ordenar a intervenção da GNR, a 14 de Novembro de 2008, para fazer cumprir a decisão por o município não o ter feito voluntariamente.

Na mesma ocasião, o tribunal mandou extrair e enviar certidão de todo o processo ao Ministério Público, que desencadeou o processo que tem julgamento marcado para Abril.

Os crimes de que o autarca é acusado são punidos com penas de prisão ou multa e o de abuso de poder tem também como pena acessória a perda de mandato.

A Lusa tentou obter uma reacção de ambas as partes sem sucesso


, 2013-02-01
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Faurecia negoceia saída de 69 trabalhadores   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 16, 2013 6:00 pm

.
Bragança calma
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Faurencia

Faurecia negoceia saída de 69 trabalhadores

A Faurecia, um dos maiores fornecedores da Autoeuropa, teve que avançar este ano com um processo de despedimento de 69 pessoas.

A fornecedora de trabalhos de pintura, componentes e acessórios para a indústria automóvel reduziu, ainda assim, o número de pessoas a despedir, já que inicialmente o processo abrangia 92 trabalhadores.

A empresa dispôs-se a pagar uma indemnização de 1,5 salários por cada ano de trabalho. Já no ano passado, a empresa tinha avançado com rescisões por mútuo acordo com 43 trabalhadores.

A crise que se abateu sobre o sector automóvel tem condicionado estes emagrecimentos. A Faurecia já empregou mais de 600 colaboradores, mas a estrutura está agora reduzida a cerca de 200 funcionários.

A Faurecia faz parte de um grupo de origem francesa, que tem oito fábricas em Portugal e não se sabe se os despedimentos afectarão a fabrica de Bragança, considerada uma das melhores do grupo.

, 2013-02-14
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Quem comer butelo ganha entradas grátis nos museus de Bragança   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 16, 2013 6:07 pm

.
De 22 a 24 de fevereiro
Bragança


Bragança 2 - Página 2 Butelo_varios

Quem comer butelo ganha entradas grátis nos museus de Bragança

Um dos típicos enchidos transmontanos, o Butelo, vai ser a atração, no último fim de semana de fevereiro, nos restaurantes de Bragança, num festival que oferece entradas em museus a quem comer a iguaria, anunciou hoje a organização.

Durante três dias, de 22 a 24 de fevereiro, mais de 20 restaurantes do concelho vão servir o prato tradicional desta época, à base de um enchido de ossos específico da região transmontana, o butelo, acompanhado das casulas ou cascas, as vagens de feijão secas.

O Festival do Butelo e da Casula decorre pelo segundo ano e tem já adeptos em restaurantes de outras regiões de Portugal e uma confraria que vai aproveitar a ocasião para entronizar novos confrades, como adiantou o grão-mestre, Nuno Pires.

O butelo é dos enchidos menos conhecidos a nível nacional e o propósito destas iniciativas, organizadas pelo confraria e pela câmara de Bragança, é promovê-lo junto com os recursos locais e a cultura.

Com esse objetivo, a organização vai oferecer durante o festival nos restaurantes aderentes um bilhete com acesso gratuito a todos os museus municipais da cidade, a quem escolher para a refeição o butelo com as casulas, segundo o vice-presidente do município, Rui Caseiro.

Para o primeiro dia do festival, sexta-feira, está prevista uma conferência sobre o tema \"da conservação ao sabor\".

No segundo dia serão entronizados novos confrades da Confraria do Butelo e das Casulas.

No último dia, domingo, a autarquia programou duas visitas guiadas pela cidade de Bragança para dar a conhecer aos visitantes os principais pontos de interesse turístico.

Lusa, 2013-02-15
In DTM

Bragança 2 - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcRJ5c30kFa8EKPXGBRLUHxYMxPqBewRT35enElMgbUYXaKVUgyD8TSk
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Bragança 2 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bragança 2   Bragança 2 - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bragança 2
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Autarquias e Autarcas
» Estradas de Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: