Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música

Ir para baixo 
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música Empty
MensagemAssunto: Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música   Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música Icon_minitimeQui Abr 14, 2011 9:50 am

.
Clima de euforia
Montalegre


Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música Escola-Bento-da-Cruz-Festival-Sanremo-2011-Chegada-09

Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música

Foi em clima de alguma euforia que os alunos da escola secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre, que representaram Portugal, de 6 a 10 de Abril, no 13.º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas em Sanremo, Itália, foram recebidos na Praça do Município. Uma aparição digna de heróis que mereceu foguetes, fanfarra e recepção no salão nobre da Câmara de Montalegre. Tudo porque trouxeram do “país da bota”, o primeiro prémio na categoria de música popular.

Os nove “magníficos” da escola secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre, que representaram Portugal, de 6 a 10 de Abril, no 13.º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas em Sanremo, são, no presente, o orgulho de um concelho. De Itália transportaram o primeiro lugar na categoria de música popular, feito inimaginável no esboço desta aposta e que só foi possível pelo envolvimento de muita gente num projecto «ambicioso», assim definido por Lídia Santos, um dos rostos mais visíveis desta conquista.

Os alunos representaram Portugal no 13º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas, em Sanremo (Itália) e conquistaram o primeiro prémio na categoria de música popular. À chegada à vila de Trás-os--Montes, foram recebidos com foguetes, fanfarra e recepção no salão nobre da câmara.

Alexandre Baptista, David Bártolo, Paulo Gonçalves, Tiago Lopes (todos moradores em Montalegre), Catarina Dias, de Gralhós, João Dias, de São Vicente, Luís Rodrigues, de Vilaça, Marcelo Alves, de Antigo de Sarraquinhos, e Vanessa Pereira, de Meixide, com idades entre os 12 e os 18 anos, foram os tocadores de concertina que representaram o País em Itália. E brilharam.

Paulo Gonçalves, de 14 anos, fez questão de explicar toda a emoção, que garantiu ser única e indescritível. \"Participar num festival mundial, fora de Portugal, já é muito bom, mas estarmos numa sala com mais de 1500 pessoas e ouvir que a escola vencedora era a Escola Bento da Cruz, de Portugal, foi demais. Ficámos roucos de tanto gritar, pulámos todos juntos com a alegria\", explicou. Uma emoção partilhada pelo director do Agrupamento de Escolas de Montalegre, João Surreira.

Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, emocionou-se com o feito dos jovens do concelho. \"A nossa juventude é de uma terra tão pequenina, tão isolada e pode ser a melhor em qualquer parte do Mundo\", disse a vereadora ao receber os estudantes.

«ORGULHO IMENSO»

Depois da calorosa recepção na Praça do Município de Montalegre, com aplausos, foguetes e fanfarra dos Bombeiros Voluntários pelo meio, os jovens subiram ao salão nobre dos Paços do Concelho onde foram homenageados e agraciados com a medalha do município. Um ato solene que conferiu um valor mais formal a este triunfo que encheu de «vaidade e orgulho» não só pais, professores e escola, como também o corpo executivo da autarquia que não escondeu até alguma emoção com este feito.
Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, visivelmente emocionada, falou desta forma: «recebe-los aqui é uma honra e privilégio enormes porque está aqui a nossa juventude, os alunos do nosso agrupamento de escolas, alunos que nos representaram não só em termos de concelho de Montalegre mas também em termos de país. Terem ganho o primeiro prémio encheu-nos a todos de um orgulho imenso. Sabem porquê? Porque a nossa juventude de uma terra tão pequenina, tão isolada, pode ser a melhor em qualquer parte do Mundo. É esta a lição que vocês nos trazem a todos. Vocês podem ser tudo aquilo que quiserem! Só é preciso esforço, empenhamento, dedicação…o meu agradecimento aos professores, aos pais, esta é que é a verdadeira educação, o verdadeiro futuro».

«FIM DE SEMANA EXTRAORDINÁRIO»

João Surreira, presidente do agrupamento de escolas de Montalegre, destacou o empenho não só dos alunos como de quem contribuiu para a organização desta conquista: «foi um fim de semana extraordinário. As palavras são indescritíveis. Participar num festival mundial, com centenas de escolas e ouvir no final, numa sala com mais de 1.500 pessoas, que a escola vencedora, na categoria de música popular, era a Escola Bento da Cruz, de Portugal, foi uma emoção difícil de resistir».

«VITÓRIA DA NOSSA CULTURA»

Em representação do presidente da Câmara de Montalegre, ausente por compromissos profissionais, esteve o vice Orlando Alves que classificou, com estas palavras, este triunfo da escola secundária Dr. Bento da Cruz: «foi uma grande vitória: da escola, dos pais, da comunidade, dos professores. Uma vitória para a região e também para Portugal. A vitória do mérito de quem se apruma, de quem faz um esforço para ser bom. É uma vitória também da nossa cultura que teve um momento alto de projecção e de divulgação num palco prestigiadíssimo internacionalmente. Em nome dos barrosões, em nome do município, temos que dizer alto e em bom som que a escola está de parabéns e que os pais que os preparam para a vida têm que ter aqui uma saudação especial e que fique esta ideia: vale a pena apostarmos e darmos qualidade àquilo que é nosso, porque não podemos ser todos iguais à escala mundial. O esforço compensa».
Recorde-se que a candidatura da Bento da Cruz foi enviada para a organização italiana após a realização do Festival das Concertinas, feito no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Multiusos, em Montalegre.
Do programa constou a participação do grupo numa parada pelas ruas de Sanremo, onde empossaram uma faixa com elementos que representam o concelho de Montalegre e uma bandeira portuguesa. Essas imagens foram registadas pela organização do evento e farão parte do DVD oficial de Sanremo 2011.

“Heróis de Sanremo”

Alexandre Duarte Batista, 12 anos, Montalegre
Catarina Santos Dias, 12 anos, Gralhós
David Eduardo Moutinho Bártolo, 15 anos, Montalegre
João Pedro dos Reis Dias, 16 anos, São Vicente
Luis Filipe Lourenço Rodrigues, 18 anos, Vilaça
Marcelo Alves, 16 anos, Antigo de Sarraquinhos
Paulo Jorge Teixeira Gonçalves, 14 anos, Montalegre
Tiago Miguel Lopes, 17 anos, Montalegre
Vanessa Gomes Pereira, 15 anos, Meixide


CM, 2011-04-14
In DTM

Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música 00020579
Ir para o topo Ir para baixo
 
Escola Sec. Bento da Cruz vence prémio mundial de Música
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escritores
» Carlos Cruz
» Bombeiros
» Casa Pia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Música-
Ir para: