Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tunísia

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Tunísia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Manifestante morto no centro da Tunísia   Tunísia - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 4:58 pm

.
Manifestante morto no centro da Tunísia

por Lusa
Hoje

Um manifestante foi morto, esta madrugada, na cidade tunisina de Gafsa, no centro do país, durante uma marcha de protesto contra o assassínio do deputado da oposição Mohamed Brahmi, constatou um jornalista da agência France Presse no local.

Mohamed Moufti, 45 anos, foi morto numa altura em que a polícia dispersava, com recurso a gás lacrimogéneo, manifestantes que participavam numa marcha noturna simulando um funeral simbólico de Mohamed Brahmi, cujo corpo vai a enterrar hoje em Tunes.

De acordo com a agência noticiosa francesa, Mohamed Moufti, um ativista da Frente Popular -- uma coligação de partidos de esquerda -- foi atingido na cabeça por uma granada de gás lacrimogéneo e acabou por sucumbir aos ferimentos pouco depois de transportado para o hospital.

A polícia agiu quando centenas de manifestantes tentaram invadir a sede do governo local no centro de Gafsa, indicou a mesma fonte.

A Tunísia tem sido palco de inúmeros protestos que eclodiram com o anúncio do assassínio de Mohamed Brahmi, abatido, na quinta-feira, por 11 balas disparadas à queima-roupa, em frente à sua casa, nos subúrbios de Tunes.

Um dia de luto nacional foi decretado na sexta-feira, mas as cerimónias fúnebres, de alto risco, do deputado da oposição realizam-se hoje, no cemitério El Jellaz, indica a AFP.

A Tunísia estava paralisada na sexta-feira por uma greve geral "política", a segunda do género desde a revolta de 2011, convocada pela principal central sindical, em protesto contra o homicídio daquela que era uma das principais figuras da oposição de esquerda nacionalista.

Esta greve geral segue-se à decretada, em fevereiro, no seguimento do assassínio do destacado líder da esquerda secular tunisina, Chokri Belaid, também morto a tiro em frente à sua casa, levando a uma vaga de protestos e uma crise política que implicou a demissão do primeiro-ministro islamita Hamadi Jebali.

In DN

Tunísia - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ3R6_biUbp_sUZkc7pxURIl-lXv5erjSw-M4-3Cw7ZtsHxp8VD
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Tunísia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Milhares nas ruas de Tunis para apoiar o Governo islamita   Tunísia - Página 2 Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 2:50 pm

.
Milhares nas ruas de Tunis para apoiar o Governo islamita

por Lusa, publicado por Ana Meireles
Hoje

Tunísia - Página 2 Ng2693188
Milhares nas ruas de Tunis para apoiar o Governo islamita
Fotografia © REUTERS/Anis Mili

Milhares de pessoas manifestaram-se esta noite em Tunis para apoiar os islamitas do Ennahda, partido no poder, quando o Governo tunisino está fragilizado por uma crise política provocada pelo assassinato de um opositor.


De acordo com dados do Ennahda, que organizou transporte para militantes de todo o país se poderem deslocar a Tunis, cerca de 200 mil pessoas participaram na manifestação.

O partido organizou o protesto em resposta à multiplicação dos apelos à demissão do Governo desde o assassinato do deputado Mohamed Brahmi, a 25 de julho, um crime que foi atribuído ao movimento jihadista.

A manifestação teve lugar em Kasbah, onde é a sede do Governo e foram montados um grande palco e ecrãs gigantes.

Não há, para já, relatos de incidentes.

Algumas horas antes, o primeiro-ministro da Tunísia, Ali Larayedh, voltou a rejeitar demitir-se, tendo proposto eleições para 17 de dezembro.

O Ministério do Interior tunisino anunciou esta noite que as autoridades frustraram uma tentativa de assassinato de uma personalidade política não identificada em Sousse, a 140 quilómetros a sul de Tunis.

Dois "terroristas muito perigosos" foram detidos e armas de fogo apreendidas, incluindo granadas. Segundo a agência AFP, um terceiro suspeito colocou-se em fuga.

As forças de ordem tunisinas também anunciaram que um "extremista religioso" foi morto e outro ficou ferido em dois incidentes distintos quando estes estavam a manipular explosivos.

O porta-voz do Ministério do Interior da Tunísia, Mohamed Ali Aroui, disse, citado pela AFP, que não há qualquer "ameaça precisa" e que o "risco de atentado é o mesmo na Tunísia e em qualquer parte do mundo".

O Governo local reconheceu, porém, nas últimas semanas que a Tunísia enfrentava uma ameaça terrorista crescente.

In DN

Tunísia - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcR9_3Tq13pcKyAYsG-PkOJlC3i5s3eS1Hz6bQdAT_3RWlGET3Gl0g
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Tunísia
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Apelo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: