Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 António Cabral homenageado pela terra natal

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

António Cabral homenageado pela terra natal Empty
MensagemAssunto: António Cabral homenageado pela terra natal   António Cabral homenageado pela terra natal Icon_minitimeSex Out 23, 2009 3:36 pm

.
Poeta faleceu a 23 de Outubro de 2007
Alijó


António Cabral homenageado pela terra natal Antoniocabral_350_463

António Cabral homenageado pela terra natal

A 23 de Outubro próximo contam-se dois anos após ao falecimento de António Cabral, escritor, dramaturgo, poeta e ensaísta, natural de Castedo do Douro, Alijó.

No próximo sábado, 24 de Outubro, António Cabral será homenageado pela sua terra natal, numa iniciativa do Centro Cultural local, em colaboração a Junta de Freguesia, INATEL entre outras entidades. Esta é uma homenagem à pessoa que foi António Cabral, que será sempre recordado como um homem dedicado e prestável e da qual a sua terra natal muito se orgulha.

António Joaquim Magalhães Cabral nasceu em Castedo do Douro, a 30 de Abril de 1931, e ao longo da sua vida, experimentou diversas realidades, tendo sido um apaixonado pela terra que o viu nascer, e que muitas vezes o inspirou para as suas obras literárias.

No próximo fim-de-semana de 24 e 25 de Outubro, António Cabral será homenageado através da realização de diversas actividades a que esteve ligado em vida.

Durante estes dias haverá recitação de poemas, teatro, música popular, folclore, jogos populares entre outros. A celebração dominical da Igreja Paroquial de Castedo, a 25 de Outubro, será em sua memória.

A cerimónia oficial realiza-se sábado pelas 20h30, e a organização agradece a presença de todos aqueles que tenham intenção estar presentes.


Paulo Vilela, 2009-10-23
In DTM

António Cabral homenageado pela terra natal SHa_reading
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

António Cabral homenageado pela terra natal Empty
MensagemAssunto: Homenagem a António Cabral carregada de emoção   António Cabral homenageado pela terra natal Icon_minitimeQua Out 28, 2009 5:24 pm

.
Castedo do Douro lembrou Poeta
Alijó


António Cabral homenageado pela terra natal DSCF6496

Homenagem a António Cabral carregada de emoção

A homenagem a António Cabral (AC), na data do seu falecimento, decorreu sob forte emoção. Dois anos após a sua partida, Castedo prestou uma pequena e singela homenagem ao homem que durante a sua vida, viveu uma enorme paixão pela terra que o viu nascer.

No passado Sábado a cerimónia iniciou-se com o descerramento de uma placa evocativa do momento, no exterior do edifício do Centro Cultural. De seguida e já na sala de espectáculos, Marco Rodrigues, actual secretário da Junta de Freguesia e futuro presidente (toma posse a 30 de Outubro), deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos, assim como agradeceu às entidades que se fizeram representar. O Grémio Literário de Vila Real fez-se representar pelo Dr. Pires Cabral, os vereadores Eng.º Luís Azevedo e a Professora Goreti Cachide da Câmara Municipal de Alijó, pelo INATEL esteve a Directora da Agência de Vila Real, Dr.ª Maria do Carmo e Orlando Mourão, entre outras entidades presentes.

Marco Rodrigues manifestou o enorme orgulho da freguesia em António Cabral, pretendendo perpetuar o seu nome e a sua memória no tempo.

Após a recitação de um poema do poeta, pelo Enfermeiro Rui Pires, foi dada a palavra ao Dr. Pires Cabral. O escritor e director do Grémio Literário de Vila Real, fez questão de elogiar a pessoa, o homem e amigo que foi António Cabral, disse ainda, que \"foi um grande poeta do Douro e um homem de grande qualidade literária\" afirmando que \"conseguiu, por mérito próprio, impor-se na literatura nacional\".

Tomou a palavra de seguida o professor e escritor Joaquim Grácio, que enumerou diversos episódios com António Cabral como seu docente no seminário, onde o poeta “evitava que as minhas traquinices tivessem outras consequências” e continuou “foi um amigo nessa altura de que nunca me esqueci”. Joaquim Grácio teve a oportunidade de anos mais tarde ter o seu mestre como colega no Centro Cultural de Vila Real, “onde tive o maior prazer de trabalhar com uma pessoa, a todos os níveis, fantástica”, o escritor chegou a ser Chefe de Redacção de um Jornal quando António Cabral era Director “muitas foram as vezes que trabalhamos juntos, em várias circunstâncias, António Cabral era um grande amigo” afirmou JG.

A Dr.ª Alzira Cabral, esposa do poeta, muito emocionada agradeceu a todas as entidades e a todos Castedenses a homenagem dedicada ao marido, lembrando “que era um apaixonado pela terra que o viu nascer, era nesta bonita localidade que ele muitas vezes se inspirava para escrever”.

A surpresa da noite chegou alguns momentos após a recitação de mais um poema.
As luzes apagam-se, ouve-se música, a expectativa era enorme, acende-se uma luz ao centro do palco e de rompante abrem-se as cortinas, a esposa do poeta fica por momentos incrédula… a cantar estava Francisco Fanhais (foi padre e tornou-se o expoente máximo dos católicos progressistas, que desde a célebre carta do bispo do Porto a Salazar em 1958, se demarcavam progressivamente do regime). O cantor despontou para o mundo da música após a participação no programa de televisão \"Zip-Zip\". Foi depois desta participação que Francisco Fanhais foi convidado, para actuar em Vila Real, por António Cabral, como o próprio contou após terminar a música de abertura.

Depois de se apresentar, explicou como conheceu o homenageado “em 1970 António Cabral convidou-me para vir a Vila Real fazer um espectáculo, e conforme o combinado, ele foi esperar-me ao comboio, no Porto, no momento da minha chegada ele informa-me que o espectáculo foi impedido pelo regime”. António Cabral não desistiu, e o artista seguiu para Vila Real, “acabei por ficar em casa dele e no dia seguinte ele reuniu alguns amigos, no máximo seriam 15 pessoas, para as quais dei um espectáculo” contou com alguma emoção à mistura. Anos mais tarde Francisco Fanhais musicou dois poemas de António Cabral, “Leonor” e “A saída do correio”. O artista e também professor fez questão de se deslocar do Alentejo para estar presente na homenagem, afirmando que “nunca mais esquecerei aquele espectáculo em Vila Real, António Cabral estará para sempre na minha memória” concluiu.
Após a actuação de Francisco Fanhais, seguiu-se o grupo “Mar de Pedra”, que como é hábito animou e divertiu todos os presentes com a sua entusiástica actuação. A encerrar a noite estiveram o Grupo de Concertinas e Grupo de Cavaquinhos do Rancho Etnográfico de Borbela (Vila Real), muito aplaudidos pelo público.

No Domingo a Missa Dominical foi em memória do homenageado. À tarde actuou o Rancho Folclórico de Santa Eugénia, com uma actuação brilhante, para um grupo com pouco mais de um ano de existência.

Os jogos populares preencheram o final da tarde onde reinou a animação e divertimento entre os mais novos. A coroar o encerramento da homenagem, a peça de teatro “Não se paga, Não se paga”, levada à cena pela oficina de teatro de Favaios, em mais uma representação de grande nível.

No final, Manuel Pereira, presidente do Centro Cultural, fez um balanço positivo da primeira homenagem da freguesia ao grande vulto da cultura transmontana, e prometeu não parar por aqui para perpetuar o nome de António Cabral. Não foram esquecidos porém, todos aqueles que colaboraram na homenagem, “a todas as entidades, grupos participantes, a todas pessoas que colaboraram na organização, a todos que se associaram a esta homenagem, o nosso muito obrigado” disse Marco Rodrigues, futuro Presidente da Junta, num sinal de satisfação.

Paulo Vilela, 2009-10-27
In DTM

António Cabral homenageado pela terra natal Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

António Cabral homenageado pela terra natal Empty
MensagemAssunto: Aprovada por unanimidade   António Cabral homenageado pela terra natal Icon_minitimeTer Mar 23, 2010 3:41 pm

.
Aprovada por unanimidade
Vila Real


Deputados municipais de Vila Real aprovam criação do Prémio Literário António Cabral

Os deputados municipais de Vila Real aprovaram, por unanimidade, a criação do Prémio Literário António Cabral, para homenagear o escritor e investigador transmontano falecido em 2007, disse hoje fonte da bancada do PSD.

A proposta partiu da bancada parlamentar do PSD, que detém a maioria na Assembleia Municipal (AM), e foi aprovada por unanimidade e aclamação pelos deputados do PS, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP.

Agora, caberá à câmara de Vila Real aprovar a instituição do prémio em sede de executivo municipal e efetuar o regulamento.

Lusa, 2010-03-23
In DTM

Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





António Cabral homenageado pela terra natal Empty
MensagemAssunto: Re: António Cabral homenageado pela terra natal   António Cabral homenageado pela terra natal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
António Cabral homenageado pela terra natal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A. M. Pires Cabral

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Letras-
Ir para: