Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Genealogia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Genealogia   Qui Jul 16, 2009 2:14 pm

.
Curso começa dia 30 de Julho.
Distrito de Bragança


Genealogia. Quer descobrir os seus antepassados familiares?

O Arquivo Distrital de Bragança vai facultar um curso, gratuito, a quem quiser descobrir antepassados familiares e saber mais sobre genealogia e história da família, ensinando a pesquisar correctamente nos cerca de 3 quilómetros de documentos conservados no local.

A partir do dia 30 de Julho, o Arquivo Distrital de Bragança vai proporcionar o curso de genealogia e história da família, de 30 horas, ao longo de 15 dias, num horário pós-laboral, o que «tem todos os ingredientes para ter sucesso», disse a directora do arquivo, Alda Beringuel, ao tvi24.pt

Experiência de há dois anos foi um sucesso

Com base na experiência de «sucesso» de há dois anos, tendo sido realizado o mesmo curso, contou a directora, o arquivo distrital decidiu abrir novamente as portas ao conhecimento, tendo por base «conservar, preservar e divulgar a documentação existente», explicou Alda Beringuel.

O arquivo de Bragança reúne toda a documentação do distrito e pretende que os interessados a saibam consultar correctamente. Conforme o próprio folheto indica, «com este curso pretende-se em particular familiarizar os formandos com as metodologias e ferramentas mais usuais em Genealogia, partindo da abordagem de conceitos fundamentais para a investigação na área».

Os conteúdos vão desde a Genealogia, a Heráldica, fontes documentais, iconográficas e bibliográficas, no fundo, bases para a «concepção e organização de uma genealogia ou de uma história de família», esclareceu Alda Beringuel ao tvi24.pt.

Muitos dos documentos encontram-se numa linguagem pouco acessível, remontando aos séculos XVII/XVIII, exigindo uma transcrição mais clara, explicou a directora, servindo o curso para ajudar nesta e noutras tarefas.

Visita guiada à parte antiga da cidade

O Dr. Luís Filipe Campos será o especialista na área a dar formação, que irá decorrer nas instalações do Arquivo Distrital de Bragança.

O empenho do Arquivo Distrital não pára por aqui. No final do curso será organizada uma visita guiada à parte mais antiga da cidade, de forma a que os formandos se possam inteirar da história ao vivo.

As inscrições estão abertas até três a cinco dias antes do início do curso, tendo como limite 20 pessoas, um vez que são «poucos os recursos humanos», segundo explicou Alda Beringuel ao tvi24.pt. Até ao momento, estão inscritas 14 pessoas. Para todas as idades, a directora espera que este curso, tal como o anterior, seja um «sucesso».


IOL, 2009-07-16
In DTM

Idea Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Genealogia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: