Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Japão

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Japão cria organismo para pagar indemnizações   Japão - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 03, 2011 5:04 pm

.
Japão cria organismo para pagar indemnizações

por Lusa
Hoje

O Japão adoptou hoje uma lei que cria um organismo público para pagar dezenas de milhares de milhões de euros em indemnizações às vítimas do acidente nuclear de Fukushima.

O acidente, ocorrido a 11 de Março na central de Fukushima Daiichi, na sequência de um sismo e tsunami devastadores, obrigou mais de 80.000 pessoas a abandonarem todas as zonas num raio de 20 quilómetros e outras sujeitas a fortes radiações.

A agricultura, a pesca e a actividade turística também sofreram consequências desastrosas e podem reclamar indemnizações.

A lei aprovada hoje no Senado, já votada pelos deputados, prevê que o fundo de indemnizações às vítimas será alimentado pelo Estado, pela empresa operadora da central, TEPCO, e outras companhias produtoras de electricidade de origem nuclear.

O governo japonês e a TEPCO foram criticados pela lentidão na distribuição de ajudas e compensações às pessoas deslocadas, agricultores e comerciantes que perderam tudo no acidente.

Em comunicado, a TEPCO anunciou o pagamento «sem tardar das justas compensações», de acordo com a lei e «com a ajuda do governo».

Na central, centenas de técnicos e operários trabalham há quase cinco meses para arrefecer o combustível e controlar a mais grave catástrofe nuclear desde Chernobil, há 25 anos.

In DN

Japão - Página 3 10806
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Sismo de magnitude 6,2 sentido na região leste   Japão - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 11:15 pm

.
Sismo de magnitude 6,2 sentido na região leste

por Lusa
Ontem

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter registou-se hoje na costa leste do Japão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O USGS, com sede no Colorado, indicou que o sismo ocorreu às 12:44 de Lisboa.

O epicentro situou-se cerca de 304 quilómetros a leste de Iwak, na ilha Honshu e 418 quilómetros a leste da capital Tóquio, a 10 quilómetros de profundidade, referiu a mesma entidade.

As autoridades não lançaram qualquer alerta de tsunami e, até ao momento, não há registo de vítimas ou danos materiais.

"Com base nas informações disponíveis não se espera um tsunami de proporções destrutivas na região do Pacífico e não existe uma ameaça de tsunami para o Hawai", referiu a mesma nota informativa.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Escolas de Fukushima excedem radiação admissível    Japão - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 30, 2011 10:48 am

.
Escolas de Fukushima excedem radiação admissível

Hoje

Japão - Página 3 Ng1626516

Quase no início do ano lectivo no Japão, a Greenpeace alertou para o facto das escolas de Fukushima excederem 13 vezes a radiação máxima admissível, publicou o jornal espanhol El Mundo. No entanto, as autoridades japonesas negam as acusações e garantem que as escolas foram descontaminadas.

A Greenpeace denunciou, ontem, que as escolas na região de Fukushima excedem os níveis máximos de radiação. Por isso, aquela organização de defesa do ambiente apelou às autoridades japonesas para atrasarem o início das aulas, marcado para o dia 1 de Setembro.

Uma equipa de especialistas da Greenpeace testou e concluiu que os níveis de radiação ultrapassam os padrões internacionais para a população infantil .

Amostras colhidas a 17, 18 e 19 Agosto, numa creche que tinha sido descontaminada, mostram uma radiação até 1,5 microsieverts por hora, ou seja, 13,14 mSv por ano (mSv / ano). Estes níveis são muito acima da taxa internacionalmente aceite de 1 mSv / ano para os adultos, maior do que o recomendado para as crianças.

A mesma equipa também retirou amostras do solo de um parque no centro da cidade de Fukushima. As amostras revelaram até 2 mSv por hora (17,52 mSv / ano). Assim, a Greenpeace acredita que os esforços das autoridades para a descontaminação "não são suficientes para proteger a saúde das crianças ".

No entanto, as autoridades municipais rejeitaram as acusações da Greenpeace alegando que as escolas são seguras de acordo com os padrões do governo.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Yoshihiko Noda eleito primeiro-ministro do Japão   Japão - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 30, 2011 11:13 am

.
Yoshihiko Noda eleito primeiro-ministro do Japão

por DN.pt
Hoje

Japão - Página 3 Ng1626604

A câmara baixa do Parlamento do Japão confirmou a nomeação de Yoshihiko Noda como novo primeiro-ministro do país, substituindo Naoto Kan.

Noda, ex-ministro das Finanças e novo líder do Partido Democrático, que tem maioria absoluta no Parlamento, recebeu 308 votos a favor e 157 contra, tornando-se no sexto primeiro-ministro em cinco anos no Japão.

O novo governante ainda será sufragado no Senado, mas mesmo que não vença a votação a Constituição diz que prevalece a votação da Câmara dos Representantes, escreve o El Mundo.

In DN

Japão - Página 3 00020673
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 20 mortos e 50 desaparecidos à passagem do tufão "Talas"   Japão - Página 3 Icon_minitimeDom Set 04, 2011 3:55 pm

.
20 mortos e 50 desaparecidos à passagem do tufão "Talas"

por Lusa
Hoje

Japão - Página 3 Ng1631850

O tufão Talas já provocou pelo menos 20 mortos e 50 desaparecidos no oeste do Japão, fustigado por chuvas torrenciais e ventos fortes, indicam os meios de comunicação e autoridades japonesas.

Com ventos superiores a 100 quilómetros por hora, o Tufão atingiu o Japão no sábado e provocou inundações e deslizamentos de terras na ilha de Shikoku e na parte oeste de Honshu.

Segundo a agência de notícias Kyodo, pelo menos 20 pessoas morreram, mais de 50 estão desaparecidas e 3.600 ficaram isoladas devido a deslizamentos de terras e quedas de pontes.

Cerca de 30 mil pessoas foram evacuadas no oeste do Japão, de acordo com a agência nacional de gestão de catástrofes.

As cadeias de televisão japonesas mostram casas de madeira esmagadas debaixo de deslizamentos de terras, torrentes de lama a cobrir ruas e arrastando automóveis, imagens que fazem lembrar tsunami de março que devastou o nordeste do país.

No sábado, o tufão interrompeu o tráfego aéreo nas zonas afectadas e pelo menos 375 voos nacionais e 17 internacionais foram cancelados, enquanto 76,3 mil casas ficaram sem electricidade nas regiões de Kinki e Shimane.

In DN

Japão - Página 3 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 41 mortos e 50 desaparecidos após passagem do "Talas"   Japão - Página 3 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 2:23 pm

.
41 mortos e 50 desaparecidos após passagem do "Talas"

Hoje

Japão - Página 3 Ng1633467

O número de vítimas mortais causadas pela passagem do tufão "Talas", que assolou este fim de semana o Japão, subiu para 41, segundo um novo balanço avançado pela AFP, e mais de 50 pessoas estão desaparecidas.

As operações de resgate estão a enfrentar sérias complicações no terreno, devido aos difíceis acessos causados pelas inundações e ao perigo de novos deslizamentos de terra.

O "Talas", que se desloca lentamente no Mar do Japão em direcção à costa russa, atingiu no fim de semana a ilha de Shikoku, no sul do Japão, e avançou depois para norte causando chuvas torrenciais e ventos de 108 quilómetros por hora.

A Agência Meteorológica nipónica levantou hoje o alerta máximo de tufão em algumas das 47 províncias do país, mantendo-se, porém, activo para cerca de uma dezena.

Outras 30 províncias japonesas estão sob alerta de prevenção, incluindo Tóquio.

De acordo com a cadeia de televisão japonesa NHK, a Agência Meteorológica não descarta também a possibilidade de se registarem chuvas torrenciais na ilha de Hokkaido, no norte do país.

A província de Wakayama foi a mais afectada, com cerca de 4.500 habitantes sem poderem sair das suas casas devido ao corte de estradas, de acordo com a AFP que cita responsáveis locais.

Na província vizinha de Nara cerca de 400 pessoas encontram-se refugiadas em centros de abrigo.

O tufão provocou, por outro lado, o isolamento de algumas localidades, o corte de 36 mil linhas de telefone em Wakayama, Nie e Nara e deixou cerca de 194 mil habitações sem electricidade.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, expressou hoje o seu desejo de visitar as zonas afectadas, e o imperador do Japão Akihito e a imperatriz Michiko enviaram as suas condolências às famílias das vítimas do desastre natural.

Os danos causados pelo "Talas" no Japão são os piores que o arquipélago enfrenta nos últimos sete anos depois de, em Outubro de 2004, o "Tokage" ter causado 98 mortos e numerosos danos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Paragem de mais um reator nuclear, nove a funcionar   Japão - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 5:56 pm

.
Paragem de mais um reator nuclear, nove a funcionar

por Lusa
Hoje

A companhia de electricidade japonesa do sudoeste, Kyushu Electric Power (KEP), vai parar hoje um dos seus reactores nucleares para manutenção, o 45.º que fica fora de serviço num total de 54 existentes no Japão.

Os reactores japoneses param para manutenção durante 75 a 120 dias a cada 13 meses. Em todo o país, num parque de 54 reactores apenas nove unidades vão continuar a funcionar. Nas próximas semanas serão desligadas mais três. Desconhece-se quando serão reactivadas as unidades agora em manutenção.

O arranque de todos os reactores desligados para manutenção ou por causa dos sismos está condicionado a novos testes de resistência e à aprovação das autoridades locais. Depois do maremoto de 11 de Março, que destruiu a central nuclear de Fukushima Daiichi (nordeste), cerca de 15 reatores foram desligados nas centrais da região nordeste e dois em Hamaoka (centro). A redução da capacidade de produção elétrica nuclear força as empresas e os clientes particulares a diminuir o consumo e as companhias a usar as centrais térmicas.

O ex-primeiro-ministro de centro-esquerda Naoto Kan tinha defendido uma redução progressiva da energia nuclear no Japão, posição apoiada pela maioria da população, de acordo com sondagens. O sucessor, Yoshihiko Noda, quer o regresso dos reatores cuja segurança tenha sido confirmada.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Peixe de Fukushima com radiação superior ao permitido   Japão - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 2:21 pm

.
Peixe de Fukushima com radiação superior ao permitido

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas
Hoje

A Tokyo Eletric Power (Tepco), que gere a central nuclear de Fukushima, detetou em peixe capturado nesta província japonesa um nível de césio radioativo até 380 vezes superior ao limite permitido para consumo.

De acordo com a informação hoje divulgada pela cadeia de televisão nipónica NHK, a Tepco detetou em peixe capturado a 01 de agosto nas águas de Minamisoma, a 25 quilómetros da central nuclear, 38 mil becqueréis de césio radioativo por quilo, o maior índice de contaminação divulgado desde o acidente nuclear de março do ano passado.

A empresa recolheu, desde meados de julho e até ao início de agosto, amostras de cerca de 20 espécies de peixe e marisco em cinco localizações da costa e num raio de 20 quilómetros em torno da central nuclear de Fukushima.

A Tepco encontrou ainda índices de césio radioativo superiores aos permitidos noutras nove amostras de peixe e marisco, segundo a NHK.

A atividade pesqueira foi retomada em Fukushima em junho e diversas cooperativas começaram a vender o seu peixe nos supermercados para avaliar a resposta do mercado.

O peixe de Fukushima também regressou ao maior mercado de peixe do mundo, o Tsukiji, em Tóquio, depois de os pescadores daquela província do nordeste do Japão terem garantido que o seu produto era seguro para consumo e que não estava contaminado.

A Tepco garantiu que continuará a realizar análises ao peixe em Fukushima até ao final de setembro.

O acidente na central de Fukushima, o pior desde Chernobil, em 1986, mantém mais de 52 mil pessoas longe das suas casas.

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRnwBLdzbg8_Jbl6BReW1b_D6n80ZWPeXfxky_D8cFb2kAQOw5vfDPm
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Tufão Jelawat deve tocar em terra nas próximas horas   Japão - Página 3 Icon_minitimeDom Set 30, 2012 2:28 pm

.
Tufão Jelawat deve tocar em terra nas próximas horas

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

O forte tufão Jelawat -- o 17.º da temporada -- ameaça tocar em terra na ilha de Honshu, a maior do Japão, nas próximas horas, informou hoje a Agência Meteorológica nipónica.

"s 12:00 locais (04:00 em Lisboa), o Jelawat, com ventos de cerca de 200 quilómetros por hora, encontrava-se a 125 quilómetros a sudoeste do Cabo Shiono, no sul da província de Wakayama, zona onde se espera que toque em terra.

A Agência Meteorológica do Japão prevê que o Jelawat atravesse depois a zona de Tokai e, mais tarde, por volta das 22:00 (14:00 em Lisboa) a de Kanto, onde fica a capital, Tóquio.

O Jelawat deixou já 50 feridos e causou apagões de energia à sua passagem pelas ilhas de Okinawa, as mais meridionais do arquipélago.

A Agência Meteorológica advertiu para a possibilidade de ocorrência de chuvas torrenciais, trovoadas e fortes ondas em boa parte do Japão, tendo previsto um volume de precipitação de até 500 milímetros na região de Tokai e de até 400 milímetros em Kanto para o dia de hoje e até segunda-feira de manhã.

O organismo governamental ativou ainda o alerta vermelho em 15 províncias do centro e sudoeste do país e o alerta amarelo em quase todas as restantes zonas do arquipélago.

As principais companhias aéreas japonesas também deram conta de atrasos e do cancelamento de alguns voos nos aeroportos de Narita e Haneda (Tóquio), Itami e Kansai (Osaka), Nagoya e Kobe (centro), Tokushima, Kochi e Matsuyama (sul) e no de Miyazaki (sudoeste).

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQlQpdYCkJO9_xfLqWVT7Trj8kcJnIzGW8DwcCLAddxXCQ9CywWjw
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Japão condena violação cometida por soldados dos EUA   Japão - Página 3 Icon_minitimeQua Out 17, 2012 9:35 am

.
Japão condena violação cometida por soldados dos EUA

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

Representantes do Governo japonês condenaram hoje a violação de uma mulher japonesa alegadamente cometida por dois soldados norte-americanos na província de Okinawa, no sul do Japão.

Os dois fuzileiros, ambos de 23 anos, foram detidos na terça-feira pelas autoridades japonesas sob a acusação de violarem na manhã do mesmo dia uma mulher japonesa entre os 20 e 30 anos.

Os militares estavam de passagem na principal ilha de Okinawa, uma vez que ambos prestavam serviço na base aérea e naval de Fort Worth, no estado norte-americano do Texas.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, qualificou a alegada violação de "inaceitável", em declarações recolhidas pela agência Kyodo, enquanto o ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, classificou o caso de "atroz".

O embaixador dos Estados Unidos no Japão, John Roos, transmitiu, por sua vez, "a preocupação" de Washington com o caso e demonstrou a disponibilidade do Pentágono "em cooperar plenamente com as autoridades japonesas na sua investigação".

O incidente ocorreu numa altura em que o sentimento antiamericano aumentou em Okinawa, província que acolhe a maior parte das tropas dos Estados Unidos no Japão, e que recentemente esteve no centro das atenções devido a vários incidentes com aviões (modelo Osprey) usados pelos militares.

A população de Okinawa tem protestado durante anos contra o que considera ser um excessivo contingente militar nas suas ilhas, apontando riscos para a segurança dos habitantes das zonas muito povoadas próximas às bases aéreas e preocupação em relação a crimes cometidos por membros das Forças Armadas norte-americanas na região.

O incidente mais grave na região ocorreu em 1995, quando três soldados de uma base de Okinawa sequestraram e violaram uma menina de 12 ano

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQItUdrAIYwT3-dmv5dRhb1CU5o_nJZ6QUAC7W3yKqF_Gq3YLmgxgHC
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Japão lança busca intensiva de desaparecidos no tsunami   Japão - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 11, 2012 3:38 pm

.
Japão lança busca intensiva de desaparecidos no tsunami

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
Hoje

Japão - Página 3 Ng2215804

As autoridades do nordeste do Japão lançaram hoje uma operação de busca intensiva dos corpos dos mais de 2.500 desaparecidos no tsunami de março de 2011, quando se assinalam 20 meses da tragédia.

A polícia e a guarda costeira das províncias de Iwate e Miyagi iniciaram hoje operações nas suas costas, segundo a agência noticiosa nipónica Kyodo.

Segundo dados da polícia do Japão, atualizados esta semana, a tragédia causou 15.873 mortos e 2.768 desaparecidos, dos quais cerca de 2.500 eram residentes de Miyagi e Iwate e os restantes residentes de Fukushima, província onde será efetuada uma operação semelhante na quinta-feira.

Em Fukushima, o acidente nuclear, o pior desde Chernobil, na sequência do sismo e tsunami de 11 de março de 2011 obrigou à retirada de 80 mil pessoas numa área de 20 quilómetros em redor da central e os elevados níveis de radiação levaram muitas outras pessoas a abandonar a região e provocaram graves danos nos setores das pescas e agricultura.

O sismo e tsunami de 11 de março causaram a pior crise no Japão desde a II Guerra Mundial, mantendo-se 340 mil pessoas deslocadas das suas casas.

A catástrofe destruiu mais de 393 mil casas e deixou 27,5 milhões de toneladas de escombros.

No ano seguinte ao desastre, o Governo aprovou quatro orçamentos extraordinários para a reconstrução no valor de 190 mil milhões de euros, enquanto a Tepco, empresa gestora da central nuclear de Fukushima, indicou esta semana que os custos do acidente poderão ascender a 96 mil milhões de euros.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Shinzo Abe eleito primeiro-ministro pela Câmara Baixa   Japão - Página 3 Icon_minitimeQua Dez 26, 2012 1:41 pm

.
Shinzo Abe eleito primeiro-ministro pela Câmara Baixa

por Lusa, publicado por Graciosa Silva
Hoje

Japão - Página 3 Ng2294852
O recém-eleito primeiro-ministro chega à sua residência oficial, em Tóquio. Fotografia © Toru Hanai/Reuters

Shinzo Abe foi hoje eleito primeiro-ministro do Japão pela maioria dos deputados da Câmara Baixa do Parlamento (Dieta) japonês, dez dias depois da vitória do Partido Liberal Democrata nas legislativas antecipadas de 16 de dezembro.

Abe, de 58 anos, foi eleito pela segunda vez chefe do Governo nipónico com o voto favorável de 328 deputados entre um total de 478, substituindo no cargo Yoshihiko Noda, do Partido Democrático.

Shinzo Abe, o sétimo primeiro-ministro japonês em seis anos, terá de enfrentar os desafios decorrentes de uma crise económica e de uma deterioração das relações diplomáticas com a China.

A eleição de Abe pela Dieta terá ainda de ser confirmada pelo Senado, uma mera formalidade, já que na Constituição japonesa prevalece o resultado da Câmara Baixa.

A formação do Governo de Abe deverá ser anunciada ainda hoje.

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQMHpoHBqBGWyseJCJNlMEuHMYRIVEbeuPD86Exd-zNTKE4NK0M5w
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Navios chineses em águas de ilhas disputadas   Japão - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 01, 2013 4:25 pm

.
Navios chineses em águas de ilhas disputadas

por Lusa
Hoje

Três navios patrulha chineses entraram hoje em águas territoriais das ilhas disputadas com o Japão, indicou a guarda costeira nipónica.

Os três barcos navegavam na zona de 12 milhas náuticas em torno das ilhas Senkaku/ Diaoyu, por volta das 01:30 (05:30 em Lisboa), segundo as autoridades nipónicas.

A disputa territorial entre a China e o Japão em torno das Senkaku/Diaoyu não é nova, mas agravou-se em setembro último, depois de Tóquio ter anunciado a compra de três dos cinco ilhotes do pequeno arquipélago, de apenas sete quilómetros, administrado, de facto, pelo Governo japonês.

O arquipélago desabitado, mas potencialmente rico em recursos minerais, fica no Mar da China Oriental, a cerca de 120 milhas náuticas de Taiwan, que também reclama a sua soberania, e a 200 milhas náuticas de Okinawa, no extremo sul do Japão.

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcS92IifnoUYV4_s2KjDH8tQv-pOzs9yCBR1lby_YpekEEoG7aqUnqNZ
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Imperadores iniciam visita de dois dias a Fukushima   Japão - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 22, 2013 5:41 pm

.
Imperadores iniciam visita de dois dias a Fukushima

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

Japão - Página 3 Ng2670164
Imperadores iniciam visita de dois dias a Fukushima
Fotografia © Reuters


Os imperadores do Japão, Akihito e Michiko, iniciaram hoje uma deslocação de dois dias a Fukushima, epicentro da crise nuclear que atingiu o Japão em 2011, para visitar as zonas afetadas e conversar com os seus habitantes.

Durante o dia de hoje, os imperadores vão visitar uma fábrica na povoação de Iitate, onde o acesso se encontra muito restringido devido aos elevados níveis de radiação, dado que se situa a cerca de 40 quilómetros a noroeste da central de Fukushima, indicou a agência Kyodo.

Prevê-se também uma visita a uma escola de cariz temporário, instalada na cidade de Kawamata, para a qual foram transferidos alunos e professores, após a crise nuclear, para que as aulas pudessem prosseguir.

Segundo a agência oficial, esta terça-feira, Akihito, de 79 anos e Michiko, de 78, vão visitar uma plantação de pêssegos na cidade de Kori, onde as vendas de produtos agrícolas caíram a pique por causa do receio dos consumidores relativamente à contaminação radioativa.

Esta é a terceira visita dos imperadores nipónico a Fukushima desde que o nordeste do Japão foi arrasado, a 11 de março de 2011, por um devastador sismo seguido de tsunami, que viria a desencadear uma crise nuclear.

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRycGcrKeD0KKRS-emHCMREsgrEoOQcsqY82hB1RCogcFiaouukjw
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Operadora da central de Fukushima deteta vapor   Japão - Página 3 Icon_minitimeTer Jul 23, 2013 4:28 pm

,
Operadora da central de Fukushima deteta vapor


por Texto da Lusa, publicado por Lina Santos
Hoje

A operadora da central de Fukushima, TEPCO, detetou hoje, pela segunda vez, no espaço de uma semana, "uma nuvem de vapor" oriunda do edifício do reator 3, sem reportar mudanças na temperatura ou nos índices de radiação.

Em comunicado, a Tokyo Electric Power (TEPCO) indica ter detetado, às primeiras horas de hoje, "vapor no ar perto do quinto nível na zona de armazenamento da piscina da unidade 3", através das imagens captadas por uma câmara de vigilância.

Num relatório sobre o incidente na central, a TEPCO refere que o contratempo não provocou uma suspensão do seu sistema crucial de injeção de água no reator nem "mudanças significativas" nas leituras dos índices de radiação, de temperatura ou pressão do edifício ou do reator danificado.

"Continuaremos a monitorizar o seu estado", garante a TEPCO no comunicado citado pela agência Efe, em que não descarta, tal como na passada semana, que o vapor tenha sido provocado pela forte chuva que se abateu durante a noite sobre a central, onde se registava uma temperatura de 20,3 graus e uma humidade de 91,2 %.

O vapor detetado na passada quinta-feira manteve-se durante o dia, num fenómeno que a TEPCO não conseguiu explicar em concreto.

Depois de detetar novamente este problema no reator 3, gravemente danificado pelo tsunami de 2011, a elétrica suspendeu os trabalhos de retirada de escombros em torno da unidade.

Depois do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, o pior desde Chernobyl, em 1986, cerca de 3.500 funcionários lutam diariamente na central para dar por concluída a crise atómica, um trabalho que se estima que se venha a prolongar durante os próximos 30 a 40 anos.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Foguete japonês levou o primeiro robot ao espaço   Japão - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 3:09 pm

.
Foguete japonês levou o primeiro robot ao espaço


por Lusa, publicado por Ana Meireles
Hoje

Japão - Página 3 Ng2693158
O robot é inspirado na personagem de manga Astro Boy Fotografia © REUTERS/Toru Hanai/Files

O Japão lançou hoje com êxito um foguete de carga com mantimentos para a equipa da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa) e o primeiro robot que vai ao espaço para fazer companhia a um astronauta japonês.

O foguete tipo H-2B foi lançado às 04:48 de sábado (20:48 de sábado em Lisboa) da estação espacial da ilha de Tanegashima, na província japonesa de Kagoshima.

Cerca de 15 minutos depois de ter sido lançado, e uma vez em órbita, a unidade de carga (Konotori IV) separou-se do foguete em direção à estação espacial, onde se espera que chegue na sexta-feira, segundo a agência japonesa (JAXA).

O Konotori IV transporta uma carga de 5,4 toneladas, que abrange dois satélites Ardusat com sensores de medição de radiação produzidos pela empresa espanhola Libelium, comida, água e roupa para os seis astronautas que formam a equipa permanente da ISS.

Na carga do Konotori IC segue também o robot Kirobo para fazer companhia ao astronauta Koichi Wakata, o primeiro japonês a comandar a ISS. Esta será a primeira experiência do género no espaço.

O robot, equipado com uma câmara de reconhecimento facial e outra para gravar imagens, está programado para comunicar com alguma autonomia com humanos em japonês e para gravar e transmitir mensagens, podendo melhorar o entendimento entre astronautas e o pessoal de controlo na Terra.

Com 34 centímetros de altura e um peso de cerca de um quilo, o robot, preto e branco com botas vermelhas e inspirado na personagem de manga Astro Boy, foi desenvolvido durante dois anos pelo Centro de Investigação para Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio, pela empresa Robo Garage, JAXA, o fabricante de automóveis Toyota e a agência de comunicação Dentsu.

O envio deste robot para o espaço faz parte de um estudo que pretende analisar a forma como uma companhia não humana pode dar apoio emocional a pessoas isoladas por longos períodos.

In DN

Japão - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcS7lCzsU9WEs6UoEBTsXuIvb4QwR47DUHXS-L1ko13YIcqtLdAj
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Japão pondera 'congelar' chão de Fukushima   Japão - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 2:41 pm

.
Japão pondera 'congelar' chão de Fukushima


por Paula Mourato
Hoje

O primeiro-ministro japonês ordenou, esta manhã, ao seu governo que encontre uma forma "rápida e segura" de parar as fugas subterrâneas de água radioativa ao redor da central nuclear de Fukushima, incluindo a possibilidade de congelar o solo circundante.

As autoridades japonesas vão envolver-se mais na gestão da água contaminada da central nuclear de Fukushima, cuja fuga para o mar o primeiro-ministro, Shinzo Abe, considerou um problema "urgente".

O Ministério do Comércio e da Indústria japonês propôs então a criação de uma barreira subterrânea ao redor da central nuclear, congelando o chão e impedindo assim que as águas contaminadas cheguem ao mar.

"Estabilizar a central de Fukushima é o nosso desafio. Em particular, a água contaminada representa um problema urgente que suscita muita inquietação na população", explicou ontem Shinzo Abe numa reunião de um gabinete de crise criado pelo Governo sobre o assunto.

A construção de uma barreira gelada é algo "sem precedentes", disse Yoshihide Suga, chefe de gabinete do Japão, e portanto ainda não é conhecido o custo de tal projeto.

A companhia de eletricidade Tokyo Electric Power (Tepco) tenta desde março de 2011 fazer face às consequências do acidente que se produziu na sua central nuclear Fukushima Daiichi (220 quilómetros a nordeste de Tóquio), danificada por um sismo e um tsunami.

O maior problema que enfrenta desde há semanas consiste em impedir a água subterrânea contaminada pela forte radioatividade do local de fugir para o Oceano Pacífico.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Japão - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Japão   Japão - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Japão
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» As 100 mais famosas receitas do mundo
» Mundial de Futebol 2010
» China
» Al-Qaeda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: