Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Abcássia e Ossétia do Sul

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Abcássia e Ossétia do Sul Empty
MensagemAssunto: Abcássia e Ossétia do Sul   Abcássia e Ossétia do Sul Icon_minitimeTer Ago 26, 2008 1:11 pm

.
Anúncio do Presidente Medvedev

Abcássia e Ossétia do Sul DmitryMedvedevAP_228x336

Rússia reconhece independência da Abkházia e da Ossétia do Sul

26.08.2008 - 12h09 Agências

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou hoje que a Rússia reconhece a independência das duas repúblicas separatistas da Geórgia, a Abkházia e a Ossétia do Sul.

“Assinei os decretos sobre o reconhecimento pela Rússia da independência da Ossétia do Sul e da l'Abkhazia. A Rússia pede aos outros estados que sigam o seu exemplo”, disse ainda Dmitri Medvedev, numa declaração solene na televisão russa.

“Não é uma escolha fácil, mas é a única opção para preservar as vidas das pessoas”, afirmou Medvedev.

“Tbilissi fez a sua escolha na noite de 7 para 8 de Agosto”, ao lançar uma ofensiva militar contra a Ossétia do Sul, e o Presidente da Geórgia “escolheu o genocídio para alcançar os seus objectivos políticos”, acusou Medvedev.

“Ele pôs assim uma cruz sobre todas as esperanças de coabitação pacífica dos ossetas, abkhazes e georgianos num mesmo Estado”, prosseguiu o Presidente russo, numa declaração de extrema firmeza, segundo o relato da agência francesa AFP.

O Parlamento russo tinha pedido ontem a Medvedev que reconhecesse as duas repúblicas separatistas da Geórgia, as quais tinham feito elas próprias um pedido formal a Moscovo uma semana antes.

Esta decisão de Moscovo acontece seis meses depois da declaração de independência do Kosovo, que foi logo reconhecida pela generalidade dos principais países ocidentais, causando grande irritação dos russos.

A Rússia fez hoje também saber que mantém a cooperação com a NATO no que respeita ao trânsito de víveres e equipamento para o Afeganistão, através do seu representante permanente na Aliança Atlântica, Dimitri Rogozine.

“Não vamos por agora mexer” nessa cooperação, disse Rogozine numa conferência de imprensa. “O Afeganistão é um problema comum, os taliban são muito activos”, acrescentou.


Público

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Abcássia e Ossétia do Sul Empty
MensagemAssunto: Re: Abcássia e Ossétia do Sul   Abcássia e Ossétia do Sul Icon_minitimeQui Set 11, 2008 5:05 pm

.
Abcásia e Ossétia do Sul seguem caminhos diferentes

Abcássia e Ossétia do Sul 3E2853E7E0235AC2799FF9662168

Os dirigentes da Abcásia e da Ossétia do Sul, duas regiões separatistas da Geórgia, defenderam esta quinta-feira formas diferentes de aproximação desses territórios em relação à Rússia, escreve a agência Lusa.

Eduard Kokoiti, presidente da Ossétia do Sul, anunciou que o território tenciona juntar-se à Ossétia do Norte e integrar a Federação da Rússia.

“Sem dúvida que faremos parte da Rússia e não tencionamos construir uma Ossétia independente, porque historicamente as coisas aconteceram assim, os nossos antepassados fizeram essa opção”, adiantou Kokoiti, num encontro com os membros do Clube Internacional de Discussão “Valdai”.

No mesmo encontro, Serguei Bagapch, presidente da Abcásia, anunciou que pretende aderir à União de Estados Rússia-Bielorrússia.

“Penso que, depois da assinatura dos acordos e documentos necessários, iremos pedir a adesão à União de Estados Rússia-Bielorrússia. Se a Comunidade de Estados Independentes se alargar, estaremos prontos a participar nela”, garantiu.


In Msn Notícias

Abcássia e Ossétia do Sul Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Abcássia e Ossétia do Sul Empty
MensagemAssunto: Há um ano a independência da Ossétia do Sul e Abkházia   Abcássia e Ossétia do Sul Icon_minitimeTer Ago 25, 2009 3:15 pm

.
Há um ano a independência da Ossétia do Sul e Abkházia

por LUSA
Hoje

Abcássia e Ossétia do Sul Ng1183117

Faz na quarta-feira um ano que o Kremlin reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, duas repúblicas separatistas da Geórgia.

Não obstante esses novos Estados terem sido reconhecidos apenas pela Rússia e a Nicarágua, o dirigente russo, Dmitri Medvedev, afirma que essa decisão é "irreversível".

Moscovo deu esse passo depois de uma longa luta entre os separatistas ossetas e georgianos, apoiados pela Rússia, contra o Governo da Geórgia. Essa luta culminou com uma guerra russo-georgiana e uma vitória das tropas de Moscovo.

Na capital russa, o Partido Rússia Unida, dirigido por Vladimir Putin, decidiu assinalar a data com um encontro, quarta-feira, entre os seus dirigentes e Eduard Kokoiti, Presidente da Ossétia do Sul.

Em Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul, representantes dos governos russo e osseta irão assinar um acordo sobre as questões do desenvolvimento social dessa república separatista, que prevê investimentos russos nessas áreas.

No mesmo dia será inaugurado o gasoduto "Dsuarukau-Tskhinvali", que irá fornecer gás natural russo à Ossétia do Sul.

Alpinistas da Ossétia do Sul e Abbházia irão assinalar o aniversário da independência dessas repúblicas com uma escalada à montanha de Khalatza (3998 metros), o mais alte cume osseta.

Na Abkházia, a data será também assinalada com uma exposição de automóveis antigos.

Este mês, Dmitri Medvedev visitou a Ossétia do Sul e Vladimir Putin, primeiro-ministro russo, visitou a Abkházia, tendo feito promessas de grande ajuda financeira a esses territórios separatistas.

Essas visitas provocaram os protestos da Geórgia, União Europeia e Estados Unidos, que consideram que Moscovo violou o princípio da inviolabilidade das fronteiras

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Abcássia e Ossétia do Sul Empty
MensagemAssunto: Moscovo não vai permitir "desforras" no Cáucaso   Abcássia e Ossétia do Sul Icon_minitimeQua Ago 26, 2009 3:09 pm

.
Moscovo não vai permitir "desforras" no Cáucaso

por LUSA
Hoje

A Rússia não vai permitir tentativas de "desforra" e a "repetição de aventuras militares no Cáucaso", declarou o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, numa conferência de imprensa com o Presidente da Ossétia do Sul, Eduard Kokoiti.

Putin e Kokoiti realizaram o encontro no primeiro ano do reconhecimento pela Rússia da Abkházia e da Ossétia do Sul, regiões separatistas da Geórgia.

"A Rússia, tenciona continuar a prestar apoio político e económico tanto à Ossétia do Sul, como à Abkházia. Gostaria também de declarar uma vez mais, de forma clara e inequívoca: a Rússia não permitirá quaisquer tentativas de desforra, a repetição de novas aventuras militares na região. Iremos acompanhar com atenção e reagir de forma adequada a todos esses acontecimentos", frisou.

Segundo Putin, o reconhecimento da independência das regiões separatistas foi necessário apenas para "legalizar os esforços com vista à manutenção da paz".

"A Rússia nunca empurrou, nem pediu a ninguém para reconhecer a independência da Abkházia e Ossétia do Sul", frisou o primeiro-ministro russo.

A independência dessas duas regiões separatistas da Geórgia foi reconhecida apenas pela Rússia e Nicarágua.

Eduard Kokoiti afirmou que para a Ossétia do Sul basta o reconhecimento e o envolvimento da Rússia.

"A permanência de tropas russas no território da república é a garantia da paz e estabilidade na região", frisou.

A Rússia reconheceu a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul depois de uma guerra, em Agosto de 2008, com a Geórgia a pretexto da protecção da população russa residente na segunda região separatista georgiana.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Abcássia e Ossétia do Sul Empty
MensagemAssunto: Medvedev diz não lamentar guerra de 2008 com Geórgia   Abcássia e Ossétia do Sul Icon_minitimeSeg Ago 09, 2010 9:13 am

.
Medvedev diz não lamentar guerra de 2008 com Geórgia

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Abcássia e Ossétia do Sul Ng1328363

Líder russo esteve ontem de visita a uma das duas regiões separatistas que há dois anos estiveram na origem de um violento conflito militar entre as forças de Tbilissi e Moscovo.

Dmitri Medvedev defendeu ontem a decisão de entrar em guerra com a Geórgia em 2008, para defender as regiões separatistas da Abcásia e Ossétia do Sul. 850 pessoas morreram no conflito e cem mil ficaram sem casa.

"Não lamento nada", declarou o chefe do Estado russo em Sukhumi, capital da Abcásia, onde ontem fez uma visita-surpresa. "Não foi uma decisão simples de tomar, mas o tempo demonstrou que foi uma boa decisão", disse na presença de um grupo de turistas russos, constatou a reportagem da AFP.

"Não tivéssemos reconhecido a Abcásia e a Ossétia do Sul e hoje não estaríamos aqui a beber café. Muito provavelmente haveria um conflito longo e sangrento. Nós evitámos um banho de sangue", sublinhou o Presidente, que teve na guerra de há dois anos o seu primeiro teste como líder supremo das Forças Armadas.

Medvedev foi eleito a 7 de Maio de 2008, sucedendo na chefia do Estado russo a Vladimir Putin, que actualmente é primeiro-ministro. Três meses depois os russos entravam em guerra com os georgianos.

Na noite de 7 para 8 de Agosto, a Geórgia lançou uma ofensiva militar para recuperar controlo sobre a região da Ossétia do Sul. Mas a única coisa que conseguiu foi uma resposta das tropas russas, que estiveram às portas de Tbilissi, a capital do país que ainda hoje é liderado pelo Presidente pró-ocidental Mikhail Saakashvili.

As autoridades da Geórgia, que acusaram os russos de limpeza étnica na justiça internacional, não deixaram de criticar a visita que ontem fez Medvedev. "Acho que o melhor seria o Presidente russo concentrar-se nos seus problemas internos. Deve estar a tentar desviar a atenção deles", declarou à AFP o vice-primeiro-ministro e ministro da Reintegração georgiano, Temur Iakobashvili, referindo-se aos graves incêndios que nas últimas semanas têm assolado a Rússia.

O governante reafirmou que "Ossétia do Sul e Abcásia são territórios ocupados e este tipo de visitas não mudará nada nem trará nada de positivo a esta região [do Caúcaso do Sul]". Até ao momento apenas a Rússia, a Venezuela, a Nicarágua e a República de Nauru, ilha do Pacífico Sul, reconheceram a independência daquelas duas regiões georgianas.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Abcássia e Ossétia do Sul Empty
MensagemAssunto: Re: Abcássia e Ossétia do Sul   Abcássia e Ossétia do Sul Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Abcássia e Ossétia do Sul
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: