Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Os jovens e a cultura

Ir em baixo 
AutorMensagem
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Os jovens e a cultura   Dom Maio 17, 2009 4:22 pm

.
Nas olimpíadas de física
Chaves




Talentos da Fernão de Magalhães premiados

A Escola Fernão de Magalhães está orgulhosa. A equipa de nono ano que participou na fase regional das Olimpíadas de Física ficou classificada em primeiro lugar. Concorreram 62 grupos de toda a região Norte. Mas há mais.

Uma jovem de 14 anos que frequenta a mesma escola venceu na categoria “Amizade” a edição do concurso “Jovens Escritores Modelos”, da responsabilidade do hipermercado Modelo e da Texto Editores. O conto vai ser publicado e a escola vai receber 200 livros.

Sara teve vontade de chorar. “Fiquei tão feliz que me apeteceu chorar. Há sempre esperança, mas, como eram tantos grupos, pensava que era quase impossível”. Carlos nem quando subiu ao palco acreditou. “Só depois é que percebi”. Alexandre exprimiu a alegria com um grito. “Gánhamosssssssss”. O trio da escola Fernão de Magalhães foi o vencedor do escalão A (de alunos do 9º ano) da fase regional das Olimpíadas de Física, uma iniciativa da Sociedade Nacional de Física que tem como objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela física nos alunos dos ensinos básico secundário.

A prova teve lugar no passado dia 9, no Porto, e contou com a participação de 62 grupos de escolas de toda a região Norte. Além da equipa flaviense, ficaram apuradas para a fase nacional mais duas equipas.

O teste não foi nada fácil. “Tinha matéria do 11º ano”, garante a mulher do grupo, Sara Martins, de 14 anos. Uma das professoras que os acompanhou confirma. “Era puxada, tiveram de ser muito perspicazes”. Para o excelente desempenho valeu a sintonia do grupo, apesar de mal se conhecerem. “Na parte teórica, dividimos tarefas. E quando havia dúvidas, um ficava a pensar e os outros dois passavam para a frente. Funcionou bastante bem”, recorda Sara.

Agora, os jovens já só pensam na fase nacional, que deverá ter lugar nos dias 5 e 6 de Junho, em Lisboa. Mas a ideia é ir com o mesmo espírito com que foram para a regional. “Vamos a pensar que participar já é muito bom. O que vier é acréscimo”, afiança Carlos Gouveia, de 15 anos.

Quando soube que ganhou, Andreia Filipa Chapouto começou a chorar
Mas esta não foi a única notícia com motivo de orgulho para a Escola Fernão de Magalhães, o antigo liceu flaviense. Dias antes, Andreia Filipa Chapouto, de 14 anos, ficou a saber que vencera o prémio da primeira edição do concurso “Jovens Escritores Modelos”, da responsabilidade do hipermercado Modelo e da Texto Editores. Enviou o trabalho no último dia do prazo previsto. “Quando ligaram, eu acho que comecei a chorar. Como era a nível nacional, achei que...”, conta a jovem escritora, que, agora, vai ver publicada a obra. Também vai receber um Ipod e a escola, um conjunto de 200 livros. Mas, para Andreia o mais importante mesmo é ver a sua história publicada. “Ter uma obra publicada aos 14 anos é muito bom”, diz.

E de que fala, afinal, a história que convenceu o júri do concurso? “Basicamente, começa com o relato de uma rapariga que conta o dia do funeral de uma amiga. No caminho até ao cemitério, ela vai descrevendo o que vê, o que sente. No fundo, reflecte a imensidão da amizade”, resume Andreia, anunciando a moral da história: “Que se devem guardar apenas as boas recordações”.

A Escola está, obviamente, satisfeita. “É um orgulho para a escola, para os professores e para as famílias”, reconhece o presidente do conselho executivo, Fernando Castro, lembrando que há por parte do corpo docente um forte incentivo à participação neste tipo de iniciativas e que esta não é “nem a primeira, nem a segunda vez que há bons resultados”.

O ano passado, por exemplo, a jovem Sofia Silva venceu, na categoria, menos de 15 anos, o Campeonato de Língua Portuguesa, uma iniciativa promovida pela SIC, o Jornal Expresso, o Jornal de Letras e o BPI.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-05-15
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Os jovens e a cultura
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Jovens feridos no Aquashow (COM VÍDEO)
» Série live-action dos Jovens Titãs chegará em 2018

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: