Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Gripe suina

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Gripe A: alastramento está a evoluir como era "previsível"   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 26, 2009 2:18 pm

.
Gripe A: alastramento está a evoluir como era "previsível"

Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1183560

A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou hoje que "neste momento a situação da gripe A (H1N1) está a evoluir como era previsível", uma vez que diariamente "há um maior alastramento na população".

Ana Jorge falou aos jornalistas à margem da assinatura do acordo estratégico do futuro Hospital do Seixal e chamou a atenção para o facto da sessão ter sido realizada ao ar livre - Quinta da Fidalga -, sendo este "um dos cuidados necessários" que estão "a ser implementados".

"Não haver grande concentração de população em ambientes fechados é uma medida importante na prevenção do contágio", acrescentou a ministra.

Ana Jorge reforçou a necessidade de prevenção referindo que a gripe "está a aumentar, neste momento não estamos a fazer análises a todos os doentes, apenas quando a situação clínica assim o exige": grupos de risco e a todos os que os médicos entendem que dever ser feito o diagnóstico.

Para Ana Jorge, existem dois casos de doentes internados que "são graves e motivo de preocupação".

Também em situação de internamento estão onze pessoas portadoras do vírus H1N1, mas a ministra referiu que "estes doentes já estiveram nos cuidados intensivos, mas já estão em fase de recuperação, o que é um bom sinal e uma boa resposta".

Questionada pelos jornalistas, a governante adiantou que "têm vindo a surgir alguns novos casos graves", mostrando-se convencida de que em 95 por cento dos casos a gripe será "benigna", e pediu cuidados sobretudo com os grupos em que a doença se pode manifestar de forma grave - os doentes crónicos, os que sofrem de obesidade mórbida e as mulheres grávidas.

Ana Jorge não pôde fazer o balanço semanal do número de infectados, uma vez que não tinha presente o número preciso do surgimento de "novos casos".

A ministra aconselhou ainda a utilização da Linha Saúde 24, por acreditar que "é um bom instrumento para dar resposta e ajudar a fazer o enquadramento e a luta contra a gripe A".

O número de chamadas para a Linha Saúde 24 tem vindo a aumentar "progressivamente" e, por esse motivo, a própria Linha "tem vindo a trabalhar em grande parceria com a Direcção-Geral da Saúde, para dar resposta cada vez melhor à população através de um serviço público", disse a ministra, revelando estar satisfeita com o trabalho prestado.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ministra revela que há três casos graves de gripe A   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 07, 2009 3:54 pm

.
Ministra revela que há três casos graves de gripe A

Hoje às 14:49

Gripe suina - Página 2 Ng1188601

A ministra da Saúde, Ana Jorge, revelou, esta segunda-feira, que há nesta altura três casos considerados graves relacionados com a gripe A. Ao paciente que está internado no hospital de Faro juntam-se outros dois, que estão a ser tratados do hospital Curry Cabral, em Lisboa.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1355154

- Ministra Ana Jorge revela que há mais dois casos graves de gripe A

- O jornalista Carlos Júlio acompanhou a abertura de uma unidade de radioterapia em Évora, a primeira da região

A ministra da Saúde disse, esta manhã, que há nesta altura três casos considerados graves relacionados com a gripe A.

Ao paciente que está internado no hospital de Faro juntam-se outros dois, estão a ser acompanhados e tratados no hospital Curry Cabral.

«Há mais dois casos, neste momento, que são dois doentes que estão há algum tempo internados no hospital Curry Cabral. Trata-se de uma senhora que teve um gravidez de 31 semanas e que fez um cessariana porque estava com um pneumonia grave e um homem de 50 anos, com uma situação grave de gripe A», avançou a ministra.

Quanto ao caso do paciente que está no hospital de Faro, a directora clínica desta unidade hospitalara disse esta manhã à TSF, que o homem que padece de uma infecção pulmonar, regista melhoras no seu estado de saúde.

Ainda assim, o prognóstico dos médicos continua a ser reservado.

As declarações da ministra da Saúde foram feitas à margem da inauguração da primeira unidade de radioterapia do Alentejo, que vai funcionar no hospital de Évora.

O que vai permitir aos doentes oncológicos de todo o Alentejo, fazer os tratamentos de radioterapia em Évora, sem terem que se deslocar a Lisboa, ao Algarve ou a Espanha.

In TSF

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: A vacina sazonal e a da gripe A podem ser tomadas juntas   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQua Set 09, 2009 10:21 pm

.
A vacina sazonal e a da gripe A podem ser tomadas juntas

Hoje


Gripe suina - Página 2 Ng1189153

Na próxima terça-feira (dia 15) começa a vacinação da gripe sazonal, onde vão ser administradas cerca de 1,6 milhões de doses. E para a adquirir os doentes têm de pedir receita médica, ao contrário da vacina para a Gripe A, que não será vendida nas farmácias.

Ontem, a ministra da Saúde garantiu que as duas vacinas podem ser tomadas em simultâneo. Isto porque, segundo a governante, não são incompatíveis.

Ana Jorge sublinhou ainda que a forma de vacinação continua a ser a mesma dos anos anteriores. Ou seja, os grupos de risco que devem ser medicados contra a gripe sazonal são as "pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos com mais de seis meses e profissionais de saúde", referiu a Direcção-geral da Saúde (DGS), numa directiva publicada também ontem. No entanto, a DGS lembra que este medicamento não protege contra o novo vírus da gripe, o H1N1.

A chegada das doses para o novo vírus ainda não está agendada, mas as autoridades já decidiram que não serão vendidas nas farmácias. "Ainda estamos a decidir, mas serão vacinas dadas noutro contexto", explica a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas. A responsável fala em "vacinação em regime de campanha dada pelo Serviço Nacional de Saúde". Apenas os grupos de risco serão abrangidos por este plano de vacinação.

Por definir está ainda o número de tomas necessárias para a vacina contra A. Se a prevenção se fizer apenas com uma dose, os grupos de risco podem ser alargados. Esta seria uma forma de rentabilizar as seis milhões de unidades encomendadas pelo Governo.

Sobre esta questão a ministra da Saúde adiantou que ainda não há indicações precisas. "Sabemos que vai chegar uma pequena quantidade e não aquela que é necessária porque há dificuldades na sua feitura e teremos de analisar essa situação porque ainda não há confirmação se é uma dose ou se são duas doses", explicou.

No entanto, garantiu que se for apenas necessária uma toma, há "vacinas para mais pessoas, podendo alargar-se os grupos de risco".

In DN

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Gripe A: primeira morte em Portugal (em actualização)   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQua Set 23, 2009 11:14 pm

.
Gripe A: primeira morte em Portugal (em actualização)

Ontem

Gripe suina - Página 2 Ng1195409

Portugal registou hoje a primeira vítima mortal com o novo vírus da Gripe A (H1N1). A vítima é um homem de 41 anos, do Porto, que sofria de complicações respiratórias há algum tempo e tinha rejeitado um transplante renal.

A primeira vítima mortal em Portugal com quadro clínico de gripe A é um homem de 41 anos que esteve internado no Hospital de Santo António, no Porto. Além de estar em rejeição de um rim transplantado, apresentava dificuldades respiratórias que agravavam o seu estado.

O doente era emigrante em França mas foi assistido em Portugal, onde estava de férias.

Segundo a ministra da Saúde, Ana Jorge, o doente tinha recebido um transplante renal há 14 anos e sofria uma infecção bacteriana decorrente da rejeição desse transplante. Esteve internado em França na sequência dessa infecção, mas teve alta em Agosto, a seu pedido.

No início de Setembro "o quadro de pneumonia agravou-se" e o doente foi internado no Hospital de Santo António, no Porto. Por haver dois casos de infecção por gripe A no serviço onde o doente estava internado, foram realizadas análises e confirmou-se que o doente tinha mesmo o vírus H1N1.

Ana Jorge anunciou que será proferida amanhã uma conferência de imprensa no Hospital de Santo António, às 10h, e que "se mantêm todas as medidas até agora adoptadas" para prevenção e tratamento do vírus H1N1.

(Notícia em actualização)

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gripe suina   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQui Set 24, 2009 12:44 pm

Afinal esta morte n ão pode ser atribuída, exclusivamente à Gripe A, uma vez que o falecido estava a fazer rejeição a um transplante de rins, tinha tido há pouco uma infecção do apêndice ainda não totalmente debelada.

Embora o vírus estivesse presente, não se pode dizer quefosse o causador exclusivo da morte.


Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Morreu terceira vítima de Gripe A   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeTer Out 13, 2009 12:22 pm

.
Morreu terceira vítima de Gripe A

Gripe suina - Página 2 80717B79D927E1EA9E60AF19C3B6

Portugal

O Ministério da Saúde acaba de informar que faleceu a terceira vítima portuguesa de Gripe A. A doente estava internada no Hospital Curry Cabral desde o dia 18 de Agosto.

A doente, de 32 anos, morreu esta madrugada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde se encontrava internada nos cuidados intensivos desde 18 de Agosto, pouco depois de ter sido mãe.

Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, a doente não sofria de “doença de base”, tendo a morte sido causada por “pneumonia bilateral provocada pelo vírus H1N1”.

Esta é a terceira morte por H1N1 em Portugal e acontece um dia depois de conhecido um outro caso fatal, um homem de 53 anos que morreu no Hospital de São João, no Porto, em consequência de pneumonia bilateral.

A 26 de Setembro foi conhecida a morte de um homem de 49 anos no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, vítima também de uma pneumonia provocada pelo mesmo vírus.

In Msn Noticias

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Deputados criticam grupos de risco e recusam vacina   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeDom Out 25, 2009 3:28 pm

.
Deputados criticam grupos de risco e recusam vacina

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1208525

A inclusão dos parlamentares no primeiro grupo de prioritários, ainda antes de doentes crónicos, por exemplo, não é consensual na Assembleia.

Há deputados que vão recusar a vacina contra a gripe A (H1N1) por defenderem que não faz sentido proteger os parlamentares antes dos grupos em risco, como grávidas ou doentes. É o caso de Miguel Macedo. O social-democrata foi inquirido pelos serviços da Assembleia esta quinta-feira, tal como os colegas, para saber se quer ser vacinado, mas a decisão já estava tomada. "Não percebo a lógica. Não percebo porque é que recebo a vacina antes da minha filha", disse ao DN.

Em Portugal, o Governo incluiu trabalhadores indispensáveis e titulares de órgãos de soberania no primeiro grupo a vacinar, ao contrário de países como EUA e Reino Unido, onde só estão contempladas grávidas, doentes de risco e pessoal médico. Aliás, o próprio Barack Obama afirmou que só será vacinado quando "chegar a sua vez", já que o país pediu vacina para quase toda a população.

Miguel Macedo concorda que o Presidente, o primeiro-ministro e os ministros devem ter prioridade, mas não compreende porque é que esta foi alargada aos 230 deputados da Assembleia nacional e aos 104 dos Parlamentos regionais. Sobretudo nas próximas duas semanas, quando só há 54 mil doses disponíveis.

O vice-presidente da bancada laranja, Agostinho Branquinho, ainda não decidiu se vai tomar a vacina. "Acho que um doente com insuficiência cardíaca ou uma grávida depois do primeiro trimestre é mais prioritária do que os deputados", disse.

Nuno Magalhães, do CDS, e Clara Carneiro, do PSD, também recusaram por não fazerem parte dos grupos de risco. "Não tenho nenhuma doença que o justifique", explicou a deputada. No entanto, salienta que aprova a forma como processo tem sido conduzido. Já o ex-secretário de Estado da Saúde, Adão Silva, do PSD, não quer a vacina porque tem dúvidas a sobre sua "eficácia ".

Opinião radicalmente diferente tem o bloquista João Semedo, médico de profissão. "Não acompanho a inquietação que há relativamente à vacina. Há dúvidas que surgem da ignorância", remata. Por isso, e porque não considera que seja "um privilégio indevido", tenciona ser vacinado. Os deputados estão entre os grupos necessários para evitar o colapso do funcionamento da sociedade em caso de pandemia, diz.

Uma visão partilhada pelos socialistas José Lello e Maria Antónia de Almeida Santos, e pelo líder da bancada do BE, José Manuel Pureza. Também a centrista Assunção Cristas decidiu seguir as indicações das autoridades. "Sou advogada e não médica, por isso segui as indicações de quem tem responsabilidades na matéria", lembra. Helena Pinto, do BE, e Bruno Dias, do PCP, por seu lado, ainda não decidiram o que vão fazer.

In DN

Gripe suina - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Um terço da população europeia poderá ser infectada   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeTer Out 27, 2009 10:38 pm

.
.
Um terço da população europeia poderá ser infectada

por Lusa
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1209441

Um terço da população europeia poderá ser infectada pelo vírus da gripe A (H1N1), afirmou a comissária europeia da Saúde, Androulla Vassilou, em declarações hoje publicadas na imprensa alemã e citadas pelo canal de televisão Euronews.

O alerta surge um dia depois de ter começado a vacinação contra a gripe A(H1N1) na Alemanha e em Portugal, onde no espaço de seis meses deverão ser vacinados três milhões de portugueses.

A imprensa refere que o facto de algumas vítimas mortais serem jovens aparentemente saudáveis antes de contraírem o vírus está a assustar as autoridades de saúde.

A campanha de vacinação contra o vírus A (H1N1) arrancou segunda-feira em Portugal, devendo numa primeira fase ser distribuídas 49 mil doses a pessoas pertencentes a grupos considerados prioritários.

A Euronews refere que a evolução da pandemia permanece uma incógnita. Na Europa houve até à data cerca de 63 mil pessoas infectadas e registaram-se 261 mortes.

A Alemanha começou segunda-feira a campanha de vacinação para a gripe A (H1N1), que já contagiou mais de 25 mil pessoas e causou três mortos no maior país da UE.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Morreu hoje a primeira criança com Gripe A em Portugal   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQua Out 28, 2009 10:36 pm

.
Morreu hoje a primeira criança com Gripe A em Portugal

por DN
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1210067

Um menino de 10 anos morreu apenas 24 horas depois de ter entrado no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

Os testes médicos já revelaram que estava infectado com o vírus H1N1, ao que o DN apurou junto de fontes hospitalares.

A criança frequentava a EB23 Paula Vicente, no Restelo, e era considerada saudável.

A nota informativa do Gabinete de Comunicação do Ministério da Saúde informa o seguinte:

"O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC) informa que morreu hoje uma criança do sexo masculino com 10 anos de idade no Serviço de Infecciologia do Hospital D. Estefânia.
A criança deu entrada no Serviço de Urgência perto das 6h de hoje, dia 28 de Outubro, com sintomatologia gripal.
Foram realizadas análises laboratoriais e identificado o vírus H1N1 nas secreções respiratórias.

A Direcção Clínica aguarda o resultado da autópsia para determinação da causa de morte."

In DN
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Privados receberão doentes do SNS no pico de pandemia   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeSáb Nov 07, 2009 10:26 pm

.
Privados receberão doentes do SNS no pico de pandemia

por ANA TOMÁS RIBEIRO
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1214145

A Direcção-Geral da Saúde diz que em caso de necessidade, os privados vão receber doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. A medida já está prevista

As unidades privadas de saúde vão receber doentes com gripe A enviados pelos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, quando estes já não tiverem capacidade de resposta para a procura, num cenário de pico de pandemia. "A medida já está prevista e tem havido contactos com os privados nesse sentido. Mas só será accionada quando a situação pandémica o justificar", disse ao DN o Director-Geral da Saúde (DGS), Francisco George. É claro que será o Estado a pagar esse serviço prestado pelos privados, e terá que se estabelecer preços, aspectos que deverão constar de um acordo.

Por enquanto, assegura, têm havido reuniões e contactos e os privados já se mostraram disponíveis para dar essas respostas caso seja necessário, sublinhou.

Assim, "os hospitais privados não serão ignorados e terão um papel de complementaridade na resposta à pandemia", afirmou. "Se for necessário, ficou acordado, numa reunião tida há algumas semanas com a DGS, que os nossos hospitais vão receber doentes com gripe A dos hospitais públicos, caso seja necessário", confirmou ao DN João Passo, o presidente do Conselho Médico dos Hospitais CUF.

"Se esses doentes precisarem de internamento ou de cuidados intensivos, estamos aptos para dar a resposta, porque temos planos para ampliar o número de camas hoje existentes, garante. Aliás, os Hospitais CUF já estão a receber e a tratar doentes com Gripe A. "Nos últimos dias, temos registado um aumento do internamento de crianças infectadas com a doença, mas nenhuma está em estado grave", afirmou o médico.

Já no hospital da Luz, da Espírito Santo Saúde, está internado um doente de 42 anos com gripe A nos cuidados intensivos, e outros estão nos cuidados intermédios. "Neste momento se houvesse uma solicitação do SNS para recebermos doentes para cuidados intensivos não teríamos capacidade de resposta", disse ao DN Isabel Vaz, gestora da empresa. Mas relembra que "ainda não há acordo com o Ministério da Saúde, nem estão definidos os critérios de acordo com os quais receberemos os doentes do SNS". Mesmo assim o grupo está disponível para participar numa resposta e já o disse à DGS.

In DN

Gripe suina - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Quarentena para gatos e cães com sintomas de gripe A   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 08, 2009 4:07 pm

.
Quarentena para gatos e cães com sintomas de gripe A

por ANA BELA FERREIRA
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1214384

Os casos de animais domésticos doentes levam a OMS a aconselhar precaução. Não se sabe como os bichos foram infectados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é preciso estar atento aos animais de estimação por causa da gripe A. Em Portugal ainda não há casos suspeitos de H1N1 em cães ou gatos e as autoridades veterinárias garantem que não há motivo para alarme. Ainda assim, lembram que pessoas infectadas não devem ter contacto com os seus animais e que os bichos com sintomas de doença devem ficar de quarentena.

Os gatos, furões, perus e cães infectados com H1N1 nos EUA, Canadá e Chile lançam a suspeita de que o vírus pode estar a ser transmitido pelos humanos aos animais domésticos, mas não há ainda grandes certezas.

O director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, aconselha por isso as pessoas doentes a evitar o contacto com os animais. "É evidente que o vírus pode passar para os animais mas a situação não é alarmante, nem comum", garante.

O responsável confirma que em Portugal "não há nenhuma análise positiva em animais". E acrescenta que, neste momento, "o objectivo é evitar que o vírus se propague para os animais e entre eles".

A Direcção-Geral de Veterinária está em permanente contacto com a Direcção-Geral da Saúde. Mas o responsável por este organismo, Francisco George, recusou ontem comentar as recomendações da OMS: "Estas notícias não trazem nenhum elemento novo."

Já o bastonário da Ordem dos Veterinários, José Resende, garante que é preciso atenção.

"A infecção de animais que tinham estado em contacto com pessoas doentes pode significar que os humanos estão a transmitir o vírus a outras espécies", indica. "É preciso ver o tempo de incubação, o tempo que o vírus demora a desaparecer e se os animais se estão a contagiar entre si", alerta o bastonário.

Sofia Almendra, presidente da Associação dos Médicos Veterinários e Inspectores Sanitários, entende que os animais doentes são ainda casos pontuais, tal como sublinha a OMS. Por isso, defende que "ainda não há razão para meter um animal no meio da gripe A".

O contágio entre espécies não parece preocupar os portugueses. Algumas lojas de animais contactadas pelo DN garantem que os clientes não perguntam se há risco de transmissão do vírus H1N1 entre humanos e bichos. Apenas a Quatro Patas, no centro comer- cial Colombo, em Lisboa, conta casos de pessoas que querem saber se há riscos. Mas a funcionária refere que a falta de informação os impede de dar informações concretas.

In DN

Gripe suina - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Morte de feto assusta grávidas   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 17, 2009 5:02 pm

.
Morte de feto assusta grávidas

por PATRÍCIA JESUS e LUÍS MANETA
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1218256

A notícia do falecimento do feto com oito meses, após a vacinação da mãe contra a gripe A, veio aumentar o medo das grávidas, que já estavam a aderir pouco à campanha. Mas os especialistas garantem que se tratou de uma coincidência. Primeiros resultados da autópsia são inconclusivos

A notícia da morte de um feto de 34 semanas após a futura mãe ter sido vacinada contra a gripe A, em Portalegre, está a assustar as grávidas. Se muitas já tinham dúvidas sobre a segurança da nova vacina, o caso de Portalegre veio piorar a situação. "Já estava reticente, por isso aconselhei-me com o meu médico que me disse para não tomar. Agora esta situação de Portalegre vem dar-me razão", contou Carla Duarte, grávida de oito meses ao DN, no centro de Saúde dos Olivais, em Lisboa. Também Maria Carvalho, grávida de três meses, ficou com mais dúvidas e não tenciona vacinar-se.

No entanto, os especialistas lembram que todos os anos morrem 300 fetos, depois das 28 semanas, e dizem que tudo indica que o caso de Portalegre tenha sido uma coincidência. Os primeiros resultados da autópsia revelam que a morte do feto ocorreu após alterações da circulação sanguínea que causaram uma anóxia (falta de oxigénio). Mas desconhece-se a causa destas alterações e sãoprecisos mais testes.

O director do serviço de Obstetrícia do São João, Nuno Montenegro, lembra que não se consegue determinar a causa da maior parte das mortes antes do nascimento. O obstetra Luís Graça diz ainda que a existir uma relação entre a vacina e morte do feto "seria a primeira do mundo". Visão partilhada por Nuno Montenegro, que não duvida que o risco de não tomar a vacina é muito superior ao de tomar. Francisco George garantiu ainda que a vacina usada em Portugal, com adjuvante, não representa "qualquer risco acrescido" em relação às outras. Entretanto, é preciso dizer às grávidas que a vacina é a única protecção contra uma doença em que estas têm 10 vezes mais risco de terem complicações, diz Jorge Branco, director da Alfredo da Costa.

Na casa de Carla e Orlando Romacho em Alegrete, Portalegre, estava tudo preparado para acolher a bebé, que devia nascer a 27 de Dezembro. E, conta o cunhado, João Romacho, "ninguém previa" que pudesse ocorrer alguma complicação com uma gravidez de 34 semanas. "A médica sempre disse que estava tudo a correr bem", assegura o familiar revelando que houve um episódio em que "foram detectados batimentos cardíacos extremamente elevados".

Carla foi vacinada na quarta-feira e segundo a família, as reacções à vacina começaram a manifestar-se logo, com "dores no corpo". No dia seguinte, a família assusta-se com a agitação da bebé, e sábado foram ao Centro de Saúde onde se terá verificado que o feto tinha um batimento cardíaco baixo. João Romacho admite que existam "outras causas, que não exclusivamente a vacina" para explicar o sucedido, colocando a possibilidade de ter resultado de uma reacção adversa devido aos medicamentos que Carla estava a tomar para a depressão.

In DN

Rolling Eyes Idea
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ministra afasta relação entre vacina e morte de fetos   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 6:42 pm

.
Ministra afasta relação entre vacina e morte de fetos

por Lusa
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1220134

A ministra da Saúde afastou hoje qualquer relação entre a morte recente de três fetos e a administração da vacina contra o vírus da Gripe A H1H1.

Questionada pelos jornalistas à margem da comemoração do milésimo transplante hepático do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, Ana Jorge respondeu "que não houve nenhuma relação com os casos".

"Não há nada que nos faça dizer que há uma relação de causa-efeito. A única coisa que há é uma relação temporal: aconteceu naquele momento, não há mais nenhum facto sobre isso".

A ministra garantiu estar a ser feita farmacovigilância da vacinação em Portugal e adiantou que até ao momento não há qualquer informação contraditória com dados anteriores.

"A vacina é segura e esta mesma vacina está a ser administrada em muitos outros países. Temos estado em contacto permanente e estamos seguros de que não há nenhum risco acrescido e tudo vai correr bem", garantiu.

Desde o início da campanha da vacinação contra a Gripe A em Portugal foram noticiados três casos de mortes de fetos.

In DN

Gripe suina - Página 2 Smilie_hae
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Primeira mutação do vírus H1N1 detectada na Noruega   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 6:54 pm

.
Primeira mutação do vírus H1N1 detectada na Noruega

por DN.pt
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1220146

A Noruega detectou uma mutação do vírus H1N1 em três casos, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde depois de um comunicado do Instituto de Saúde Pública da Noruega

O Instituto de Saúde Pública da Noruega anunciou, hoje, que encontrou uma mutação do vírus da Gripe A (H1N1) em três pacientes com teste positivo, que pode estar relacionada com os efeitos mais graves da doença

O comunicado do Instituto de Saúde Pública da Noruega está a ser citado pelo Washington Post, que refere que esta mutação pode tornar o vírus mais perigoso para as vias respiratórias já que aumenta o risco de infecção.

Mas o Instituto analisou o vírus em vários doentes como mandam as regras de segurança da OMS relativas à pandemia e de facto os vírus tinham muitas semelhanças, contudo algumas mutações foram observadas. No entanto, afirmam que é uma situação normal e que a mutação pode não ter uma importância relevante.

Os cientistas noruegueses fizeram análises a 70 amostras do vírus mas só se verificou a mutação em três pessoas, o que leva os especialistas a concluir que a mutação não é generalizada.

Apesar disso, uma mutação foi considerada de especial interesse. Foi encontrada em dois pacientes que morreram devido ao vírus H1N1 e um deles apresentava um estado de gripe grave. Estes foram os dois primeiros doentes que morreram na Noruega com Gripe A. Os pacientes que morreram depois foram autopsiados e os médicos não encontraram a mesma mutação do vírus.

Os cientistas temem que a nova mutação possa aumentar os casos de transmissão pelo ar.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 25, 2009 1:56 pm

.
Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1221851

Há crianças que praticamente não têm febre e outras que vomitam. O vírus é o mesmo mas os organismos reagem de formas diferentes à infecção, explicam pediatras

Pelo consultório do pediatra Gomes Pedro passaram nas últimas semanas muitas crianças com gripe A, mas há casos tão diferentes que se os pais não tivessem pedido testes seria difícil acreditar que se trata da mesma doença, conta o médico. "Há variações enormes de caso para caso, mesmo entre irmãos. Há crianças que praticamente nem febre têm e outras que apresentam todos os sintomas da gripe incluindo diarreia e vómitos", explica.

O vírus é o mesmo, mas afecta as crianças (e os adultos também) de três maneiras diferentes, explicam os pediatras: há as que quase não têm sintomas, com febre baixa ou uma ligeira dor de cabeça; as que têm os sintomas "tradicionalmente" associados à gripe como febre alta, tosse, dores no corpo. E ainda as que a estes sintomas juntam problemas digestivos: vómitos e diarreia (ver caixas). E ainda outras variações.

"É por isso que dizemos que não há doenças, há doentes", conclui Gomes Pedro. "Já tive doentes que nem febre tiveram", diz o pediatra Libério Bonifácio Ribeiro.

"Uma das razões pelas quais os mais novos apresentam quadros mais graves é porque a resposta do sistema imunitário é mais forte", explica o pneumologista António Segorbe Luís. Aliás, não é o vírus que causa febre, mas assim a resposta do nosso organismo ao vírus, acrescenta.

Se a criança não tem outros problemas de saúde, o tratamento não varia muito, explica Gomes Pedro. "Tratam-se os sintomas. Quando têm febre dá-se um antipirético para baixar a temperatura. E sempre muita água para os manter hidratados", recomenda Gomes Pedro. Se a febre não baixar ao fim de três dias então recomenda que se procure o médico.

O pediatra Calheiros Lobo lembra as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS): sempre que as crianças mostrarem sintomas como febre e mal estar os pais devem ligar para Linha Saúde 24 para ser aconselhados", diz. Por outro lado, não é possível distinguir entre a gripe A e a comum sem testes laboratoriais, lembram os médicos. "Os problemas gastrointestinais parecem ser mais comuns nesta gripe, mas também podem ocorrer com a gripe normal", explica Gomes Pedro.

Por isso, embora se saiba que a maior parte são casos de gripe A, só há certezas quando foram feitos testes. No entanto, como as autoridades de saúde só fazem testes ás crianças com indicações que mexam no tratamento, muitos pais acabam por recorrer ao privado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Dois casos de resistência ao 'Tamiflu' identificados em Portugal   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 17, 2009 3:26 pm

.
Dois casos de resistência ao 'Tamiflu' identificados em Portugal

por DIANA MENDES
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1231344

Direcção-Geral da Saúde confirma ao DN que houve uma morte associada após resistência ao antiviral. INSA está a fazer análises para detectar eventual mutação do vírus

Morreu há dois dias o primeiro doente com gripe A que desenvolveu uma resistência ao medicamento oseltamivir (Tamiflu). A notícia foi confirmada ao DN por Judite Catarino, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que acrescenta ter havido, além deste, "outro caso de resistência num doente dos Açores ou da Madeira".

A DGS está preocupada com o surgimento destes casos, que até agora foram em número reduzido noutros países, nomeadamente no Reino Unido, Noruega ou Espanha. O primeiro caso foi reportado pela Dinamarca no final de Junho.

Judite Catarino disse que a morte "ocorreu na região de Lisboa e Vale do Tejo, numa pessoa entre os 40 e 50 anos que já tinha outras doenças". No entanto, alerta que, apesar de estarmos perante "casos de resistência, ainda está a ser analisado se houve uma mutação do vírus H1N1".

Neste momento, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), laboratório de referência na gripe A, "está a analisar se houve ou não mutação", adianta.

Jaime Nina, virologista do INSA, afirma que, até ao aparecimento destas duas situações "não havia casos confirmados em Portugal" de mutações. O especialista aproveita para desdramatizar, referindo que, a nível mundial, quando o Tamiflu já não faz efeito na " maior parte das vezes não se deve a resistências, mas sim à administração tardia do medicamento ".

De acordo com Jaime Nina, se o fármaco é dado 48 horas depois dos primeiros sintomas, pode não ter efeito . "Por isso é que não se deve esperar pela análise sempre que há um caso grave", diz, admitindo porém que "os sintomas não revelem gravidade no início".

A morte que o INSA está a investigar foi de um doente, que tomou o antiviral durante algum tempo. "O doente tomou o Tamiflu durante dez dias e não melhorou. Depois, os médicos trataram-no com o zanamivir (relenza), mas foi tarde. Morreu ao fim de três dias de tratamento. Faltou uma terceira alternativa", explicou a responsável da divisão de epidemiologia da DGS.

Já a outra situação, uma mulher na casa dos 20 anos que vive nas Ilhas e que não tinha qualquer doença prévia, sobreviveu, apesar de ter estado em situação crítica. "A rapariga que teve a resistência reagiu depois ao relenza. Mas esteve mal", acrescenta ainda a perita da DGS.

Uma possível explicação para as resistências está relacionada com o uso excessivo e inadequado dos medicamentos. "As pessoas podem já ter sido tratadas com este fármaco e depois quando precisam dele, o sistema imunitário tem memória e não reage", refere a especialista.

Por isso, neste momento, acrescenta Jaime Nina, só se usa o Tamiflu em casos confirmados. O INSA fez 16 mil análises para confirmar o vírus da gripe A. Além disso, o organismo faz testes para detectar resistência. são análises de sequenciação dos genomas cujos resultados podem demorar entre 48 horas dez dias.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Doentes morrem com vírus da gripe A galopante   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 26, 2009 1:37 pm

.
Doentes morrem com vírus da gripe A galopante

por ANA BELA FERREIRA
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1234936

Cientistas norte-americanos estudaram 21 doentes que morreram com H1N1 e descobriram que todos foram afectados por uma forma "rapidamente fatal" da doença. Desafio é descobrir o que causa essa forma mais agressiva do H1N1.

As pessoas que morreram devido ao vírus da gripe A (H1N1) desenvolveram uma forma "rapidamente fatal" da doença. A conclusão é de um estudo norte-americano. Esta descoberta é para Graça Freitas, subdirectora-geral de Saúde, apenas o início. "O primeiro passo é descobrir a sucessão de acontecimentos. Perceber o porquê é que é o grande desafio", defende.

O estudo analisou 21 doentes com idades entre os um e aos 68 anos, que morreram entre Julho e Agosto em São Paulo, no Brasil. Todos os casos analisados "apresentaram uma forma de doença rapidamente progressiva e fatal", refere o estudo publicado na edição de Janeiro do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, citado pela agência France Press.

Por cá, também têm havido "casos parecidos, que têm um desenvolvimento rápido do vírus", refere Graça Freitas. "O que temos verificado é que as pessoas que morrem sofrem alterações das vias respiratórias e apresentam logo uma pneumonia viral", acrescenta a responsável da Direcção-geral da Saúde (DGS).

Nos casos estudados todas as pessoas tinham doenças crónicas associadas, como cancro ou doenças cardíacas. Uma dado que não surpreende Graça Freitas. "Faz sentido que as pessoas que apresentaram esta forma do vírus sejam as anteriormente doentes", indica.

A ideia de que o vírus H1N1 é mais agressivo nos casos mortais também não causa surpresa à subdirectora-geral da Saúde. "Não espanta que se descubra que as pessoas que morrem tenham este padrão do vírus", diz.

Depois desta descoberta o que falta saber é o que provoca a agressividade do vírus. Graça Freitas levanta algumas hipóteses: perceber se as doenças crónicas da maioria das vítimas mortais são o mais importante porque estas pessoas têm menos defesas, ou se por exemplo, o vírus actua à partida de forma mais agressiva em alguns doentes.

Só quando se entender este mecanismo se pode estudar formas de combater a agressividade do H1N1. No entanto, Graça Freitas sublinha a importância deste "primeiro passo".

As vítimas estudadas apresentavam graves lesões nos pulmões. Tal como tem acontecido no nosso País. Dentro das lesões pulmonares, os doentes brasileiros apresentavam três tipos diferentes: lesões graves, bronquiolite (inflamação dos brônquios) e tendências para hemorragias.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 320 mil portugueses vacinados contra a Gripe A   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 07, 2010 6:15 pm

.
320 mil portugueses vacinados contra a Gripe A

por DN.pt
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1239095

O director-geral da Saúde, Francisco George, estima que 320 mil portugueses já tenham sido vacinados contra a gripe A (H1N1). Ou seja foram utilizadas 70% das 470 mil doses que chegaram a Portugal.

Os dados da campanha de vacinação indicam que até 05 de Janeiro foram imunizados 247 499 cidadãos nos centros de saúde. Os restantes foram vacinados nos hospitais.

No grupo C, foram vacinadas 73 750 crianças até aos 12 anos, um número considerado muito positivo, uma vez que só se começou a vacinar nas últimas semanas de Dezembro. Por outro lado, as grávidas continuam a aderir pouco, lamentou a sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Francisco George anunciou ainda que a Comissão Técnica de Vacinação está a elaborar uma proposta para alargar a vacinação a outros grupo, o que deverá acontecer dentro de uma a duas semanas.

Até ao final do ano estava prevista a entrega de um milhão de doses a Portugal, mas chegaram menos de metade.

In DN

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Deputados exigem explicações sobre vacinas   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 26, 2010 4:18 pm

.
Deputados exigem explicações sobre vacinas

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Gripe suina - Página 2 Ng1246959

Europa investiga aproveitamento da pandemia. Cá, oposição quer ouvir ministra

Os deputados da oposição exigem ao Governo explicações sobre a compra das vacinas contra a gripe A (H1N1), lembrando que o País pagou 45 milhões de euros por seis milhões de doses. O Bloco de Esquerda questionou ontem o Ministério da Saúde sobre o que vai fazer com as vacinas que sobram, o PSD promete insistir até conseguir respostas e o CDS admite fazer o mesmo.

As dúvidas surgem na véspera da audiência pública sobre a gestão da pandemia, no Conselho da Europa, depois de um deputado alemão ter acusado a Organização Mundial da Saúde de "fraude" e de exagerar o impacto da doença, cedendo às pressões dos fabricantes de vacinas (ver texto ao lado).

Portugal comprou doses para vacinar 30% da população (ou seja, cerca de três milhões de pessoas). Soube-se depois que uma dose era suficiente para proteger um adulto, em vez das duas previstas inicialmente, o que significa que a encomenda inicial daria para imunizar seis milhões. Por isso, e lembrando que até dia 5 deste mês tinham sido usadas "apenas 320 mil" doses, o bloquista João Semedo não compreende como é que os responsáveis portugueses continuam a afirmar que não existe um excesso de vacinas.

O partido quer também saber porque é que foi escolhida uma única empresa fornecedora e se existe alguma cláusula no contrato que permita a redução da encomenda. Ao que o DN apurou junto de fonte governamental, não há. Aliás, não existia em nenhum contrato, mas países como a Alemanha e a Bélgica já chegaram a acordo com a GlaxoSmithKline, o mesmo laboratório que vendeu as va- cinas a Portugal, para reduzir as encomendas.

Fonte do ministério salienta, no entanto, que o País está numa situação diferente, já que reservou vacinas para uma percentagem muito menor da população.

A social-democrata Rosário Águas diz que o PSD já questionou a ministra Ana Jorge na Comissão de Saúde e que vai voltar a fazê-lo. "Houve uma desproporção na resposta face àquilo que aconteceu. E é preciso que o ministério esclareça isso", diz. A deputada diz ainda que, face às suspeitas levantadas, terá da haver uma investigação sobre a forma como a OMS geriu a pandemia, para limpar a sua re-putação. Opinião partilhada pelo bloquista João Semedo.

Também para Isabel Galriça Neto, do CDS, "é importante fazer um ponto de situação quanto às vacinas", mas o partido ainda não tomou uma decisão: os deputados reúnem-se hoje para estudar a questão.

O PCP, por sua vez, "não tomará, pelo menos por agora, nenhuma iniciativa sobre esta matéria" a nível nacional. Em resposta ao DN, o partido defende ainda a OMS, que diz ser "um baluarte na defesa da saúde pública, muitas vezes contra os interesses instalados".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mais 300 doentes em cuidados intensivos devido à gripe A   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeQua maio 05, 2010 4:48 pm

.
Mais 300 doentes em cuidados intensivos devido à gripe A

Hoje

Os serviços de cuidados intensivos tiveram um acréscimo de 200 a 300 internamentos durante a pandemia de gripe A, mas conseguiram assegurar o atendimento de todos os doentes, assegura o pneumologista Filipe Froes.

Filipe Froes falava à Lusa a propósito do aniversário do aparecimento do primeiro caso de gripe A (H1N1) no País: uma mulher que foi observada num hospital em Lisboa e que tinha estado no México, um dos focos da pandemia.

Os internamentos "não tiveram repercussão em termos de oferta de cuidados intensivos para as pessoas que necessitavam deles por outras causas", garantiu o pneumologista do Hospital Pulido Valente e consultor da Direcção-geral da Saúde.

Desde 4 de Maio de 2009 foram diagnosticados 192 294 casos e morreram 122 pessoas. A gripe sazonal foi "residual" e mais de 99% dos casos eram de gripe A, que atingiu sobretudo jovens adultos. Dos 192 294 casos notificados, só 1436 (0,7%) foram internados. Dos doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), 97% precisaram de ventiladores para respirar. Filipe Froes considerou que "globalmente" a situação foi "bem gerida pelo sistema de saúde".

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mais um caso de Gripe A   Gripe suina - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 22, 2011 4:21 pm

.
Segundo caso
Bragança


Mais um caso de Gripe A

É o segundo caso de gripe A registado este mês no distrito de Bragança.

Uma mulher, de 54 anos, deu entrada esta quarta-feira no hospital de Bragança com sintomas de gripe A e permanece internada, em estado grave.

A paciente, que já tinha problemas de saúde, desenvolveu complicações pulmonares e está internada, em estado crítico, na unidade de cuidados intermédios.

Este é o segundo caso de gripe A registado este mês no distrito de Bragança, depois de há duas semanas um outro doente ter sido transferido para um hospital do Porto também com problemas pulmonares.

Nesse caso houve mesmo necessidade de recorrer a um procedimento inovador de respiração assistida, feito pela primeira vez no Centro Hospitalar do Nordeste.

Brigantia, 2011-01-22
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gripe suina - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gripe suina   Gripe suina - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gripe suina
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: