Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Miranda do Douro

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Miranda do Douro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Autarquia de Miranda do Douro cria o Banco Municipal de Manuais Escolares   Miranda do Douro - Página 4 Icon_minitimeQua Jul 31, 2013 5:21 pm

.
Empréstimo de manuais escolares
Miranda do Douro


Autarquia de Miranda do Douro cria o Banco Municipal de Manuais Escolares

A autarquia de Miranda do Douro acompanha com preocupação a atual situação económica e social das famílias do concelho e, como modalidade de apoio social, vai disponibilizar gratuitamente, a título de empréstimo, todos os manuais escolares aos alunos do 1º CEB.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes “esta iniciativa tem o propósito de maximizar a posterior recuperação dos manuais escolares, disponibilizando-os nos anos seguintes, através de um Banco Municipal de Manuais Escolares enquanto a adoção dos mesmos se mantiver, combatendo os encargos inerentes ao prosseguimento da escolaridade obrigatória e diminuindo o impacto ambiental, económico e social”, explica o edil.

O Banco Municipal de Manuais Escolares rege-se por um regulamento, apreciado favoravelmente pelo Conselho Municipal de Educação em 02/04/2013 e aprovado em Reunião da Câmara Municipal a 12/04/2013 e na Sessão da Assembleia Municipal do dia 29/04/2013.

O regulamento define os procedimentos, regras e deveres relativos ao empréstimo de manuais escolares aos alunos do 1º CEB do concelho de Miranda do Douro, sem qualquer encargo económico para as famílias. Para que tal aconteça é necessária e imprescindível a colaboração e disponibilidade para organizar o processo dos professores, pais/encarregados de educação e dos seus educandos no sentido de preservarem os manuais, para que possam ser reutilizados em condições aceitáveis.

O Banco Municipal de Manuais Escolares (BMME) tem os seguintes objetivos:
1.Evitar que o percurso escolar dos alunos seja dificultado pela falta de manuais escolares;
2.Proporcionar aos alunos uma atividade promotora da tolerância e solidariedade, tendo em vista a formação integral;
3.Promover a reutilização dos livros escolares;
4.Diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias e da autarquia;
5.Incentivar boas práticas de proteção e educação ambiental;
6.Envolver diversas entidades locais (Câmara Municipal de Miranda do Douro, Associações de Pais, Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, entre outras).

Gerson Ingrês, L, 2013-07-31
In DTM

Miranda do Douro - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSoEHwhcSLeLJPnU57sBKSOAxom2MqftvPkCKHEdJJSyXzzWRXV9w
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Miranda do Douro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Trás-os-Montes apresenta o seu primeiro vinho biológico   Miranda do Douro - Página 4 Icon_minitimeDom Set 29, 2013 7:21 pm

.
Produzido em Sendim
Miranda do Douro


Miranda do Douro - Página 4 Adega_sendim_v_aerea

Trás-os-Montes apresenta o seu primeiro vinho biológico


Produzido em Sendim, Miranda do Douro, já recebeu pedidos de encomenda para França, Estados Unidos e Nepal. Mas também se pode degustar nos restaurantes da região.

A Cooperativa Agrícola Ribadouro de Sendim, em Miranda do Douro, acaba de lançar o seu primeiro vinho biológico, que é também o primeiro da região vinícola de Trás-os-Montes. “É um vinho jovem, de 2012, de três castas de referência: touriga nacional, tinta roriz e a touriga franca”, refere o administrador da Cooperativa Ribadouro (CAR), Paulo Teixeira.

É um vinho de “excelente qualidade, fácil de se beber, que está mais próximo do chamado vinho do produtor”, garante à Renascença.

Com o novo produto, a cooperativa quer conquistar novos mercados, nomeadamente na Europa e nos Estados Unidos da América.

“Em Portugal, não há grande apetência pelos produtos biológicos”, refere Paulo Teixeira, justificando a aposta no mercado externo. “O mercado europeu, sobretudo o alemão e também o americano, dá grande importância a produtos com origem biológica”, salienta.

Neste momento, a cooperativa já tem encomendas de vinho biológico para “França, Estados Unidos e Nepal”.

Mas nem toda a produção do vinho tinto Ribeira do Corso Biológico vai para fora. Alguns dos 10 mil litros que foram produzidos estão à venda nos principais restaurantes da região.

Olímpia Mairos in RR, 2013-09-25
In DTM

Miranda do Douro - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRKZwYB610inj2f8vPOd5Q7HAj1LPBFjVlo9ctVhOAyeXMbld2Iyg
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Miranda do Douro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Jovens europeus trocam experiências culturais e sociais em Miranda do Do    Miranda do Douro - Página 4 Icon_minitimeDom Set 29, 2013 7:26 pm

.
Experimentáculo em Atenor
Miranda do Douro


Miranda do Douro - Página 4 Jovens-europeus400x225

Jovens europeus trocam experiências culturais e sociais em Miranda do Douro

Um grupo de 27 jovens provenientes cinco países europeus está no planalto mirandês para conhecer a cultura, a língua mirandesa, a música, os produtos endógenos e o potencial económico da região.

"O que fazemos é dar a conhecer aos jovens um pouco da nossa cultura e tentar que no futuro os participantes neste intercâmbio sejam, na Europa, um canal de divulgação das potencialidades da região do planalto mirandês", disse hoje à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Atenor (JFA), Moisés Esteves.

O grupo inclui jovens de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, que são provenientes de países como a Macedónia, Estónia, Ucrânia e Checoslováquia e Espanha, alojados nas aldeias de Teixeira e Atenor, no concelho de Miranda do Douro.

A ideia surge através da associação Experimentáculo, com sede em Setúbal, e da JFA que procuram mostrar aos jovens como é possível "fixarem-se no meio rural com qualidade de vida".

"Já trabalhamos há alguns anos com programa «Juventude em Ação da Comissão Europeia» e andávamos à procura de aldeia do interior que fosse dinâmica e com jovens. Após uma busca, encontrámos Atenor, uma aldeia que tem bastantes jovens, que vieram de outros pontos dos país para aqui se fixarem", frisou Helena Reis, da Experimentáculo.

Para hoje, está agendado um pequeno mercado onde cada um dos visitantes vai poder mostrar um pouco daquilo que se faz nos seus países de origem.

"É reconhecido por todos o que aldeia de Atenor tem feito para a fixação de jovens e para atrair visitantes nacionais. Agora, pretendemos atrair pessoas vindas um pouco de toda a Europa", disse Moisés Esteves.

Num futuro próximo, os jovens do planalto mirandês vão deslocar-se aos países que agora visitaram as aldeias de Atenor e Teixeira, para assim fomentarem "uma troca de experiências no espaço europeu".

"Uma das ideias passa igualmente por colocar produtos regionais produzidos na nossa aldeia nos mercados europeus", frisou.

O intercâmbio em Atenor europeu termina na sexta-feira.

Lusa, 2013-09-26
In DTM

Miranda do Douro - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSuu-rXDV4Q9GW_qvQ4ztNXQ6dlnDLGnyIWV4YK8bevbuDcJpYMkg
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Miranda do Douro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Ranking «City Brand»   Miranda do Douro - Página 4 Icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 10:56 pm

.
Ranking «City Brand»
Miranda do Douro


Miranda do Douro - Página 4 Miranda_do_douro_vistaaerea

Miranda do Douro em 132º no que respeita a melhor cidade onde viver, para visitar e para investir

Estudo posiciona a cidade de Miranda do Douro no lugar 132º no que respeita a melhor cidade onde viver, para visitar e para investir.

O ranking “City Brand”, que mede o valor das marcas dos 308 municípios, coloca as maiores cidades do País nos primeiros lugares, e reserva o fundo da tabela para as câmaras dos municípios mais pequenos e do interior, no entanto Miranda do Douro destaca-se no seu posicionamento.

As três categorias em análise são Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Lisboa está em primeiro lugar em todas elas, enquanto o Porto surge na segunda posição.

O ranking foi elaborado através do cruzamento de diversos dados estatísticos, como desemprego, salário médio, taxa de criminalidade ou dormidas turísticas por município, com 15 grupos de perguntas-chave, que agrupam “o que as pessoas procuram no mundo inteiro num município”, explica Filipe Roquette director-geral da Bloom Consulting, responsável pelo estudo.

Posteriormente, esses dados são comparados com a “comunicação online de cada município: o que comunica e o número de pessoas a quem chega essa informação”, tendo por base o site da autarquia e a sua presença nas redes sociais.

Posição no Ranking;

Geral – 132º
Negócios – 152º
Turismo- 114º
Viver – 198º

, 2014-02-19
In DTM

Miranda do Douro - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcR2EquOn4Dp1sQ8MzJL_nZbPNoxVjPm0w3XVfqMmfGtJFqqK7owrQ
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Miranda do Douro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Miranda do Douro   Miranda do Douro - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Miranda do Douro
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Turismo do Douro
» Solidariedade
» UTAD...
» Estradas de Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: