Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 África do Sul

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Aberto inquérito sobre o tiroteio nas minas Marikana   África do Sul - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 10:28 am

.
Aberto inquérito sobre o tiroteio nas minas Marikana

por Graciosa Silva
Hoje

África do Sul - Página 2 Ng2144595

Uma comissão de inquérito, nomeada pelo presidente Jacob Zuma, sobre o massacre de 34 mineiros pela polícia em Agosto em Manika, iniciou oficialmente os trabalhos.

A investigação determinará os papéis desempenhados pela polícia, pela gestão da mina de platina, pelos sindicatos e pelo Governo. Serão ainda analisadas as mortes de outras 10 pessoas nos meses anteriores ao crime.

A 16 de Agosto, três mil mineiros em greve na mina de extração de platina, empunhando armas tradicionais, recusaram-se a dispersar, apesar dos apelos da polícia. Os mineiros reivindicavam por um aumento salarial. Em circunstâncias que o inquérito deverá apurar, a polícia abriu fogo com balas reais, causando 34 mortos. Os acontecimentos causaram ainda mais 12 mortos em Agosto e Setembro. As mortes foram a ação policial mais mortífera desde o fim do apartheid, em 1994.

A comissão reúne pela primeira vez esta manhã em Rustenburg, presidida pelo juiz Ian Gordon Farlam, encarregue para "inquirir sobre as questões de interesse público nacional e internacional relacionadas com os incidentes trágicos da mina de Lonmin, em Marikana".

A comissão deverá divulgar os resultados apurados num prazo de quatro meses, enviando um relatório provisório ao presidente uma vez por mês

In DN

África do Sul - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSW36xB1Sz6vM_dWQ_FVFb1g0846Y1YjIy3p4fj4IA3RgHsUJxV1OFx
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Assassinado delegado sindical nas minas de Marikana   África do Sul - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 4:07 pm

.
Assassinado delegado sindical nas minas de Marikana

por Lusa, publicado por Helena Tecedeiro
Hoje

África do Sul - Página 2 Ng2153674

Um delegado sindical foi assassinado na noite de sexta-feira em Marikana, no noroeste da África do Sul, revelou hoje o Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM).

Segundo o porta-voz do NUM, Lesiba Seshoka, a vítima era delegado sindical na mina Western Platinum e foi morto a tiro na sua residência por desconhecidos.

Seshoka afirmou que este é o quinto delegado sindical assassinado na região, onde, no mês de agosto, 34 mineiros foram mortos numa carga policial, depois de outras dez pessoas, incluindo dois polícias e dois seguranças, terem sido mortos em confrontos durante uma greve na mina de platina da Lonmim.

A onda de greves no setor mineiro sul-africano, que já se arrasta há dois meses teve na sua génese, segundo analistas locais, a rivalidade entre o histórico NUM e sindicatos mais pequenos que têm surgido nas minas para preencherem o vazio provocado por alegado distanciamento do NUM face aos reais problemas dos mineiros.

Altos responsáveis do NUM, incluindo o seu secretário-geral, Frans Baleni, têm rejeitado essa leitura, mas em várias ocasiões os seus delegados sindicais têm sido vaiados por multidões de mineiros em greve e mesmo impedidos de participar em ações de massas marcadas por outros sindicatos ou representantes eleitos pelos trabalhadores.

Esta manhã, entretanto, algumas centenas de mineiros concentraram-se num estádio de Rustenburg em protesto pelo despedimento, ontem anunciado, de 12 mil mineiros pela empresa Anglo-American Platinum (Amplats). Um forte contingente policial, que inclui carros blindados e helicópteros a sobrevoarem a zona, foi destacado para o local.

A Amplats foi autorizada pelos tribunais a despedir coletivamente os 12 mil trabalhadores que paralisaram há várias semanas sem aviso prévio dos sindicatos reconhecidos pelo setor e pelo Ministério do Trabalho, e que reivindicavam aumentos salariais muito acima dos que foram propostos pela empresa.

Outras minas, de ouro e platina, estão paralisadas em diversos pontos das províncias de Gauteng e do Noroeste por greves consideradas ilegais, enquanto se acentuam os conflitos entre sindicatos rivais que operam no setor.

In DN

África do Sul - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ2jmQSSAQRsffS0GQjFdfxV5I4K7impHiqy4jKuw4roMdndGHnKy_V4A
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Zuma sacrifica 12 vacas para manter liderança do ANC   África do Sul - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 3:22 pm

.
Zuma sacrifica 12 vacas para manter liderança do ANC

por AFP, traduzido por Susana Salvador
Hoje

África do Sul - Página 2 Ng2245490

A primeira página do jornal 'The Star'O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, efetuou este fim de semana o sacrifício ritual de 12 vacas na sua aldeia natal de Nkandla, para invocar a proteção dos seus antepassados face aos seus rivais, antes do próximo congresso do ANC.

A primeira página do jornal The Star, mostra uma fotografia de Zuma a dançar, vestido com os trajes tradicionais que ionclem uma pela de leopardo, enquanto o jornal Times dá pormenores das invocações pronunciadas por um ancião do clã do Presidente, Maqhinga Zuma.

"Nós pedimo-vos, antepassados, protejam o nosso filho. Pedimo-vos, antepassados do clã Nxamalala. Estejam com ele, guiem-no e protejam-no daqueles que se uniram contra ele", afirmou.

As dezenas de convidados, que chegaram de autocarro, participaram depois num banquete na propriedade privada de Zuma.

Apesar de impopular por causa de vários escândalos - o último prende-se precisamente com os custos da renovação da sua casa em Nkandla - Zuma pretende continuar à frente do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla inglesa), no congresso que se realiza de 16 a 20 de dezembro.

Uma coligação apelidada "Qualquer um, exceto Zuma", que inclui por exemplo o ex-líder da juventude do partido (excluído do ANC em abril), Julius Manema, está a fazer campanha para a eleição do vice-presidente Kgalema Motlanthe. Contudo, os analistas acreditam que o partido deverá optar pela continuidade e Zuma será reeleito.

In DN

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: "Tem sido doloroso vê-lo envelhecer"   África do Sul - Página 2 Icon_minitimeTer Dez 11, 2012 11:59 pm

.
"Tem sido doloroso vê-lo envelhecer"

por Lusa, editado por Patrícia Viegas
Hoje

África do Sul - Página 2 Ng2272415
Nelson Mandela com Graça Machel, a sua terceira mulher, num concerto da campanha anti-Sida 46664 (que usa o seu antigo número de prisioneiro em Robben Island) Fotografia © Reuters

Graça Machel, mulher de Nelson Mandela, confessou, numa entrevista que hoje voltou a ser difundida pela televisão sul-africana E-nca, a "amargura" que tem sentido ao testemunhar a deterioração do estado de saúde do seu marido, primeiro Presidente da África do Sul democrática e Nobel da Paz.

"Tem sido doloroso vê-lo envelhecer. Percebemos que um dia [a morte] terá que chegar, mas é de partir o coração observar o seu espírito e a sua chama a extinguirem-se", declarou a moçambicana Graça Machel, casada com Mandela desde 18 de Julho de 1998, em declarações ao canal de notícias "e-Nca", numa entrevista que deu ao canal em 2009 e que hoje voltou a ser transmitida.

Nelson Mandela passa a terceira noite no hospital militar 1, em Pretória, onde foi internado no sábado passado, para, segundo a Presidência sul-africana, ser sujeito a exames clínicos.

A Presidência, através do porta-voz Mac Maharaj, voltou hoje a garantir que o ex-Presidente "está bem, confortável e em boas mãos".

Também a ministra da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Ngakula, que visitou Mandela no hospital militar 1, assegurou que o ícone da luta anti-"apartheid" e Prémio Nobel da Paz "está muitíssimo bem, apelando aos sul-africanos para não entrarem em pânico face a rumores sobre a saúde de Mandela.

No entanto, no exterior do estabelecimento hospitalar, o contingente de jornalistas, muitos apoiados por carros de exteriores das televisões nacionais e estrangeiras, cresceu significativamente ao longo do dia e da noite de hoje, dando um sinal claro que os olhos da Nação sul-africana e do mundo estão virados para a situação clínica do primeiro Presidente da "nova África do Sul", e preparados para tudo.

Segunda-feira foi um dia particularmente importante para Madiba (nome dado a Mandela pelo seu clã da tribo xhosa), pois foi em 10 de dezembro de 1993 que ele recebeu o Nobel da Paz.

In DN

África do Sul - Página 2 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Nelson Mandela continua hospitalizado em estado grave   África do Sul - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 10, 2013 12:21 pm

.
Nelson Mandela continua hospitalizado em estado grave

por Susana Salvador, com agências
Hoje

África do Sul - Página 2 Ng2597607
Fotografia © Reuters

O estado de saúde de Nelson Mandela, de 94 anos, não evoluiu desde que foi admitidono hospital, no sábado, continuando em estado grave, indicaram as autoridades sul-africanas, depois de 48 horas de silêncio que inquietaram o país.

"O ex-presidente Nelson Mandela continua hospitalizado e o seu estado continua inalterado. Madiba [nome do clã pelo qual é conhecido] foi admitido no sábado, 8 de junho de 2013, para receber tratamento num hospital de Pretoria por causa de uma infeção pulmonar", afirmou a presidência num breve comunicado.

"O Presidente Jacob Zuma apela novamente aos sul-africanos que rezem por Madiba e a sua família", diz ainda o mesmo comunicado.

Esta é a quarta vez desde dezembro que Nelson Mandela é hospitalizado.

Mandela lutou 67 anos contra o regime de segregação racial e passou 27 anos preso pelo regime do apartheid.

Em 1993 foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz e foi o primeiro presidente negro da história da África do Sul.

A última aparição pública de Mandela remonta a 2010, na cerimónia de encerramento do Mundial de Futebol que se realizou na África do Sul.

In DN

África do Sul - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcRYkBz_RSKMMeTLb2njrerjevRPdYppvwNeT10SGJ4QgZ4AeHEtqyNa
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Nelson Mandela continua em estado crítico   África do Sul - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 10:24 am

.
Nelson Mandela continua em estado crítico

Hoje

África do Sul - Página 2 Ng2620152
Fotografia © Arquivo Reuters


O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado há 16 dias devido a uma infecção pulmonar, encontra-se há já 24 horas em "estado crítico".

In DN

África do Sul - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQYUibE863cuG3bJNJqG1hyp3F2Mkoucx91CDimy2I9o7kkkvW-iHES1Q
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





África do Sul - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: África do Sul   África do Sul - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
África do Sul
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: