Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Sudão

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Sudão   Sudão Icon_minitimeQua Mar 04, 2009 5:46 pm

.
Mandado de prisão emitido contra presidente do Sudão

Hoje às 15:02

Sudão Ng1125063

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o presidente do Sudão, Omar el-Béchir, por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade, anunciou esta quarta-feira a porta voz do Tribunal, Laurence Blairon.
O mandado foi emitido depois de um pedido do procurador do TPI Moreno-Ocampo formalizado em 14 de Julho de 2008.


No pedido ao Tribunal, o procurador Moreno-Ocampo considerou que Omar el-Béchir, 65 anos e que governa o Sudão desde 1989, é penalmente responsável pelo crime de genocídio de três etnias no Darfur.

Moreno-Ocampo também acusa o presidente sudanês de ser responsável por assassínios, extermínio, deslocamentos forçados de populações, torturas e violações, representativos de crimes contra a humanidade, bem como de crimes de guerra, designadamente pilhagens e ataques.

Entretanto, o porta-voz do exército sudanês, Osman al-Aghbash, citado pela rádio oficial Omdurman advertiu hoje que «o exército reagirá com firmeza» contra quem colaborar com o TPI.

Osman al-Aghbash garantiu que o exército detém actualmente o controlo em todas as regiões do Sudão.

In TSF


Sudão Smilie34Sudão Smilie34Sudão Smilie34Sudão Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Re: Sudão   Sudão Icon_minitimeQua Mar 04, 2009 10:45 pm

.

Vídeo: TPI emite mandado de prisão contra Presidente do Sudão

Omar Al-Béchir é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade, mas o governo do Sudão já disse que não irá cumprir esta ordem.


http://aeiou.expresso.pt/video_tpi_emite_mandado_de_prisao_contra_presidente_do_sudao=f501123
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Presidente do Sudão acusa EUA e Reino Unido de serem «crimin   Sudão Icon_minitimeSex Mar 06, 2009 5:47 pm

.
Presidente do Sudão acusa EUA e Reino Unido de serem «criminosos»

Ontem às 11:24

Sudão Ng1125318

O presidente do Sudão, Omar al-Béchir, afirmou esta quinta-feira perante uma multidão que saiu às ruas, em Cartum, para apoiar o chefe de Estado, que os líderes dos Estados Unidos e da Europa «são criminosos».

O presidente sudanês, que hoje se juntou a uma manifestação convocada em seu apoio, acusou os Estados Unidos «de terem cometido genocídios contra os amerindios, em Hiroshima e no Vietname».

«Os criminosos são os líderes dos Estados Unidos e da Europa», afirmou al-Béchir um dia depois de o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de captura contra Omar al-Béchir por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no Darfur, região assolada pela guerra civil desde 2003.

O presidente sudanês que chegou ao poder em 1989 através de um golpe de Estado, acusou o TPI e as instituições internacionais de «neo-colonialismo».

«Estamos há 20 anos sob a pressão do neo-colonialismo e dos seus instrumentos, como o TPI, o Conselho de Segurança da ONU e o Fundo Monetário Internacional (FMI)», acrescentou.

Numa reunião do Gabinete, o presidente sudanês afirmou que a decisão do TPI é uma conspiração contra o país, mas que esta não o impedirá de continuar o seu trabalho.

Estima-se que o conflito no Darfur, que começou há seis anos quando milícias rebeldes se revoltaram contra o Governo, tenha resultado em perto de três milhões de deslocados.

In TSF

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Libertado fundamentalista amigo de Ben Laden e opositor de Bashir   Sudão Icon_minitimeTer Mar 10, 2009 11:53 pm

.
Libertado fundamentalista amigo de Ben Laden e opositor de Bashir


PATRÍCIA VIEGAS

Sudão.

Hassan al-Turabi estava preso desde Janeiro

Não se sabe bem por ordem de quem, mas Hassan al-Turabi foi libertado durante a madrugada de ontem da prisão onde estava desde Janeiro. Islamita, de 77 anos, Al-Turabi é considerado o principal opositor do Presidente sudanês Omar Al-Bashir. A primeira declaração que fez à imprensa, na sua casa, em Cartum, foi a apoiar o mandado de captura emitido contra Al-Bashir pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

"As relações internacionais devem ser regidas pela justiça. Nós devemos aceitar a justiça internacional quer ela nos seja favorável ou não", declarou à AFP Al-Turabi perante as dezenas de simpatizantes que o esperavam à porta de casa. O líder islamita apareceu vestido com túnica e turbante brancos e com a longa barba que há muito o caracteriza.

Al-Turabi tinha sido detido em Janeiro depois de afirmar publicamente que Al-Bashir era politicamente responsável pelos crimes cometidos no Darfur, região do Oeste do Sudão, em guerra desde há seis anos. Mas esta não foi a primeira vez que o lí- der islamita foi parar à cadeia, pois é atrás das grades que tem passado a maior parte do seu tempo, desde que ele e Al-Bashir se zangaram.

Aliados no golpe que, em 1989, tirou do poder o primeiro-ministro eleito Sadiq al-Mahdi, que era também o sogro de Al-Turabi, os dois homens perceberam depois que tinham planeado rumos distintos para o país. Al-Turabi, partidário da imposição da Sharia, lei islâmica, tinha relações com tudo o que era fundamentalistas islâmicos. Foi ele quem convidou Ussama ben Laden a vir para o Sudão quando este decidiu deixar a Arábia Saudita em 1991. O líder da Al-Qaeda ali ficou até 1996 e terá mesmo chegado a casar com uma das sobrinhas de Al-Turabi. Já Al-Bashir queria ganhar a imagem de líder mais pragmático para o Sudão.

Agora o Presidente sudanês é reclamado pelo Tribunal de Haia, por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no Darfur. E Al-Turabi, suspeito de apoiar, pelo menos, um dos grupos rebeldes da região, voltou a ficar livre. |

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Médicos sem Fronteiras raptados por grupo armado no Darfur   Sudão Icon_minitimeSex Mar 13, 2009 5:29 pm

.
Médicos sem Fronteiras raptados por grupo armado no Darfur

ABEL COELHO DE MORAIS

Sudão. Governo já tinha avisado que não assegurava segurança às ONG

Médicos sem Fronteiras raptados por grupo armado no Darfur

Três elementos da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) foram raptados ontem por um grupo de homens armados na região do Darfur, numa área controlada pelas milícias árabes Janjaweed, pró-governamentais.

O rapto sucedeu em Saraf Umra, a cerca de 200 quilómetros da cidade de El Fasher. Representantes dos MSF tiveram oportunidade de falarem telefonicamente com os raptados e "estes estão bem", declarou um dirigente sudanês às agências. Um outro elemento das autoridades de Cartum anunciou que os raptores tinham pedido um resgate.

As vítimas são um médico italiano, uma enfermeira canadiana e um coordenador operacional francês, capturados nas instalações da ONG em Saraf Umra, depois de um grupo armado de oito indivíduos ter neutralizado os dois guardas sudaneses presentes no local. Estes foram posteriormente libertados.

Segundo um responsável da rebelião do Darfur, a acção não podia ter sucedido sem o conhecimento dos Janjaweed.

O rapto sucede uma semana depois do Governo de Cartum ter ordenado a saída da maioria das ONG ocidentais a operarem no Darfur em retaliação pela emissão de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional contra o Presidente Omar al-Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade nesta província sudanesa. Na ocasião, as autoridades advertiram que deixavam de garantir a segurança dos elementos das ONG no país.

A saída das ONG cria um risco humanitária para o Darfur e para o Sudão em geral, assinalou um responsável do órgão coordenador das questões humanitárias da ONU.

As agências referiram ser este o primeiro rapto de ocidentais no Darfur, e que não foi ainda reivindicado.

Os MSF - que tinham organizado uma das mais importantes operações humanitárias no Darfur - anunciaram a transferência dos seus elementos para Cartum. O responsável desta ONG no Sudão explicou estarem em curso contactos para a libertação dos três elementos, sem adiantar mais detalhes. |

In DN

Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Agências humanitárias impedidas de distribuir ajuda   Sudão Icon_minitimeTer Mar 17, 2009 4:30 pm

.
Agências humanitárias impedidas de distribuir ajuda

3/16/2009 12:50 PM

Sudão C9D68CCBFBEB22A9B510EB71BB21AC

SudãoSegundo Omar al Bashir, presidente do Sudão, toda a ajuda alimentar ou de medicamentos terá de ser feita por instituições locais.

Omar al Bashir, presidente do Sudão, anunciou, hoje, a nacionalização de todas as agências de assistência no Sudão. Medida que deverá estar em vigor no espaço de uma ano.

Isto significa que as agências internacionais humanitárias não poderão distribuir ajuda no país. O que, segundo dados da ONU, significa que mais de um milhão de pessoas poderão ficar acesso a comida.

Esta medida, anunciada doze dias depois da expulsão de dez ONGs, vem no seguimento de uma acusação de Omar al Bashir, que afirma que as organizações estrangeiras roubam o dinheiro doado por outros países e destinado ao Sudão.

A partir de agora as agências internacionais terão de deixar os alimentos e medicamentos no aeroporto, que serão depois distribuídos por organizações sudanesas.

In Msn Notícias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Confrontos no Darfur causam 108 mortos   Sudão Icon_minitimeDom maio 16, 2010 3:16 pm

.
Confrontos no Darfur causam 108 mortos

Hoje

O exército sudanês desencadeou na passada semana uma importante ofensiva contra os bastiões do Movimento Justiça e Igualdade (MJI), grupo rebelde do Darfur, tendo matado pelo menos 108 pessoas, além de ter feito 61 prisioneiros. O anúncio foi feito sexta-feira à noite na televisão de Cartum, que mostrou imagens da base capturada do movimento.

O MJI é uma das principais formações político-militares do Darfur e suspendeu recentemente a sua participação nas negociações de Doha, em que está em discussão a formação de um novo Executivo nacional.

Ouvido pela AFP, um porta-voz do movimento anunciou que existe "um verdadeiro estado de guerra" na província, acusando o Governo de Cartum de ter violado o cessar-fogo.

O Darfur vive em estado de conflito militar quase permanente desde 2003, que causou mais de 300 mil mortos, segundo a ONU, e 2,7 milhões de deslocados.

Pn DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Sudão acusa Clooney de desestabilizar sul do País   Sudão Icon_minitimeTer Out 19, 2010 1:43 pm

.
Sudão acusa Clooney de desestabilizar sul do País

por Lusa
Hoje

Sudão Ng1355206

O Sudão acusou segunda-feira o actor norte-americano George Clooney, de regresso de uma visita a este país, de provocar uma escalada da tensão antes dos referendos de autodeterminação do sul do Sudão, previstos para Janeiro.

Num comunicado, a embaixada do Sudão em Washington acusou o actor e John Prendergast, responsável da ONG Enough, de "tomarem partido" entre as diversas comunidades, em especial na região petrolífera de Abyei.

Os sudaneses do Sul devem pronunciar-se a 9 de Janeiro de 2011, durante um referendo, sobre a manutenção da sua região no seio do Sudão.

Um segundo referendo está previsto sobre o estatuto de Abyei, situado na orla do norte e do sul do Sudão.

Recebido na Casa Branca a 12 de Outubro, George Clooney apelou à comunidade internacional para impedir que a violência ensombre estas consultas populares.

A estrela de Hollywood e Prendergast reiteraram este apelo no Washington Post.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Sudão Empty
MensagemAssunto: Mulher chicoteada por usar calças no Sudão   Sudão Icon_minitimeTer Dez 14, 2010 4:30 pm

.
Mulher chicoteada por usar calças no Sudão

por DN.p
tHoje

Um impressionante vídeo amador de uma mulher, no Sudão, a ser chicoteada pela polícia em nome da lei da moral Sharia, por estar a usar calças debaixo das vestes muçulmanas, foi parar à Internet e está a gerar polémica.

No vídeo, não aconselhável a pessoas impressionáveis, vê-se a mulher rodeada de homens, aos gritos, pedindo clemência, enquanto pelo menos dois deles, supostamente agentes policiais, a chicoteiam sem piedade.

Segundo o editor internacional do canal britânico SkyNews, que também divulgou o vídeo, estas são imagens raras de um acontecimento que é mais frequente do que se pensa.

Pode ver aqui o vídeo em causa. Não aconselhado a pessoas mais sensíveis:



In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Presidente sudanês desviou 9 mil milhões de dólares   Sudão Icon_minitimeSáb Dez 18, 2010 4:47 pm

.
Presidente sudanês desviou 9 mil milhões de dólares

por Lusa
Hoje

Omar el-Béchir desviou avultadas quantias das receitas petrolíferas do seu país e esse dinheiro foi colocado em bancos britânicos, segundo uma nota diplomática norte-americana hoje revelada pelo WikiLeaks.

Este documento cita o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, como fonte destas informações. De acordo com o procurador, citado pela nota norte-americana, as somas desviadas pelo presidente sudanês podem ascender a nove mil milhões de dólares (6,79 mil milhões de euros) e a divulgação destas práticas "pode mudar a opinião pública sudanesa" relativamente ao chefe de Estado.

O documento assegura que o grupo bancário britânico Lloyds Banking Group pode conhecer o destino desse dinheiro. O banco desmentiu qualquer relação com o presidente sudanês.

Omar el-Béchir é desde Março de 2009 alvo de um mandato de captura por parte do TPI por crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Darfur, região do oeste do Sudão. O Tribunal acrescentou este ano a acusação de genocídio contra os sudaneses. A guerra civil no Darfour, que começou em 2003, fez 300.000 mortos e 2,7 milhões de deslocados, segundo a ONU. Por seu lado, Cartum fala em 10.000 mortos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Sudão Empty
MensagemAssunto: Al-Bashir quer recompensa por separação do Sul do Sudão   Sudão Icon_minitimeQui Fev 10, 2011 3:02 pm

.
Al-Bashir quer recompensa por separação do Sul do Sudão

por Patrícia Viegas
Hoje

Sudão Ng1449510

O Presidente do Sudão fez saber que gostaria de ver suspenso o mandado de captura de que é alvo por parte do Tribunal Penal Internacional por causa do Darfur

O Presidente do Sudão aceitou a independência do Sul, mas agora espera receber uma recompensa em troca.

Omar al-Bashir, alvo de um mandado de captura do TPI, por crimes de guerra e contra a humanidade na região do Darfur, espera agora que esse mandado seja suspenso, deu a entender o embaixador sudanês junto da ONU.

O Sul do Sudão optou pela independência no referendo sobre a autodeterminação realizado entre os dias 9 e 15 de Janeiro. A proclamação da nova República do Sudão do Sul é esperada no dia 9 de Julho.

Questionado sobre a facilidade com que o líder sudanês aceitou o resultado, António Monteiro, embaixador português, membro do painel das Nações Unidas para o referendo no Sul do Sudão, disse ao DN que os incentivos a Al-Bashir terão ajudado.

"Também contaram os incentivos oferecidos pelos EUA: como a retirada da lista de países apoiantes do terrorismo, fim de sanções e ajuda na dívida".

No que toca ao mandado de captura emitido pelo TPI, o diplomata apenas lembrou que existe uma iniciativa da União Africana para que o Conselho de Segurança da ONU, à luz do artigo 16.º do estatuto do tribunal, suspenda esse mandado.

O Financial Times noticiou no início deste mês que os EUA e a França já tinham chegado a acordo com a União Africana sobre a questão da suspensão do mandado de captura de Al-Bashir, caso o processo do referendo no Sul corresse bem.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Mais de 55 rebeldes mortos em conflitos a sul do Sudão   Sudão Icon_minitimeDom Abr 24, 2011 6:07 pm

.
Mais de 55 rebeldes mortos em conflitos a sul do Sudão

por Lusa
Hoje

Pelo menos 55 rebeldes foram mortos em confrontos entre o Exército e milicianos rebeldes no sul do Sudão, dos quais resultaram também dezenas de feridos, incluindo militares e civis, revelou hoje fonte do Governo.

Os confrontos começaram no sábado no estado de Jonglei, entre unidades do Exército de Libertação do Povo (SPLA, sigla da designação em inglês), ex-rebeldes atualmente à frente do Exército do Sul do Sudão, e homens armados conduzidos pelo ex-líder da milícia Gabriel Tang, também conhecido como Tang Giny. "Cerca de 50 soldados de Tang-Giny e cinco dos seus generais foram mortos" nos confrontos que duraram várias horas, disse Peter Lam, o ministro da Informação do Estado do Alto Nilo.

O SPLA não forneceram quaisquer informações sobre perdas, mas ambos os lados disseram que dezenas entre os seus soldados foram feridos e levados para Malakal para receber cuidados médicos. "Há 34 soldados feridos do SPLA e 43 civis feridos que foram transportados para o hospital", segundo a mesma fonte. As crescentes tensões militares e disputas políticas levantam uma nova ameaça para o Sudão, enquanto o maior país Africano caminha para a divisão do território em dois, processo que deverá estar terminado em três meses, de acordo com fonte da ONU.

O recrudescer da violência no sul do Sudão já matou mais de 800 pessoas desde Janeiro e fez cerca de 94 mil deslocados, segundo a ONU. O Governo do Sul do Sudão, que deve declarar formalmente a independência em 09 de Julho, depois do referendo que ditou a divisão do país, enfrenta assim novos desafios dos insurgentes e milícias no seu território.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Bachir quer 'libertar' o Sudão do Sul dos seus líderes   Sudão Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 4:48 pm

.
Bachir quer 'libertar' o Sudão do Sul dos seus líderes

Hoje

Omar Bachir, o Presidente do Sudão anunciou hoje querer libertar o Sudão do Sul dos seus líderes, afirmação que indicia a proximidade da guerra entre os dois países. Momentos depois, era anunciado em Washington que o Sudão do Sul se tornara no 188º Estado membro do FMI e do Banco Mundial.

"O nosso principal objetivo a partir de hoje é libertar os cidadãos do Sudão do Sul do SPLM. Essa é a nossa responsabilidade para com os nossos irmãos do Sudão do Sul", afirmou Bachir durante uma reunião na sede do seu partido em Cartum.

O Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) está no poder em Juba desde que, em julho, o cristão Sudão do Sul se tornou no mais jovem estado da comunidade internacional.

Bachir, objeto de um mandado de captura internacional pelo seu papel no conflito de Darfur, está disposto a nova guerra com o Sul apesar dos esforços diplomáticos internacionais.

Momentos depois da declaração feita por Bachir, chegava de Washington o anúncio de que o jovem país liderado por Salva Kiir se tornara membro do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

In DN

Sudão Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sudão Empty
MensagemAssunto: Presidente sudanês anuncia libertação de presos políticos   Sudão Icon_minitimeSeg Abr 01, 2013 4:42 pm

.
Presidente sudanês anuncia libertação de presos políticos

por AFP, traduzido por Susana Salvador
Hoje

Omar al-Bashir anunciou a libertação de todos os prisioneiros políticos, num contexto de diminuição das tensões no país após acordos recentes com o Sudão do Sul.

"Anunciamos hoje a decisão de libertar todos os presos político e renovamos o nosso compromisso, junto de todas as forças políticas, a favor do diálogo", afirmou Bashir no discurso de abertura de uma sessão parlamentar.

"Confirmamos que vamos continuar a comunicar com todas as forças políticas e sociais, sem excluir ninguém, incluindo os que estão armados, tendo em vista um diálogo nacional que trará a solução a todas as questões", acrescentou o Presidente.

O anúncio segue-se ao convite a um diálogo para a elaboração de uma nova Constituição, lançado pelo vice-presidente Ali Othamane Taha aos partidos da oposição e aos rebeldes na semana passada.

In DN

Sudão Images?q=tbn:ANd9GcQaTXNgKU1YYfswaIGoz8ws9JsfrRbe8A5vOEEsIpFL_pFanHN6ofqO
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sudão Empty
MensagemAssunto: Re: Sudão   Sudão Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sudão
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: