Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bangladesh

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bangladesh Empty
MensagemAssunto: Bangladesh   Bangladesh Icon_minitimeSex Fev 27, 2009 11:24 pm

.
Amotinados de Daca rendem-se após Governo garantir amnistia

ABEL COELHO DE MORAIS

Bangladesh. Revolta teve origem em reivindicações económicas

Os guardas de fronteira do Bangladesh renderam-se ontem após 48 horas de uma rebelião na capital, Daca, que se estendeu a outras regiões do país e causou, pelo menos, 50 mortos entre os oficiais daquela unidade.

A rendição das centenas de efectivos dos Atiradores do Bangladesh, que estavam entrincheirados no seu principal quartel em Daca, ocorreu depois da primeira-ministra Sheikh Hasina ter proferido uma intervenção televisiva em que prometeu uma amnistia aos revoltosos, mas não deixou de os ameaçar "com sérias consequências" se não depusessem as armas.

"Não escolham uma via suicidária, não me obriguem a recorrer à força", disse Sheikh Hasina na sua intervenção.

Após o discurso da chefe do Governo, seis tanques e veículos blindados transportando centenas de soldados começaram a posicionar-se em torno da unidade onde se concentravam os revoltosos. Estes elementos foram reforçar o dispositivo militar criado naquela zona de Daca logo após ser conhecida a revolta.

Quarta-feira à noite, correra o rumor de que os amotinados tinham começado a render-se, notícia que acabou por não se confirmar. Pelo contrário, foram-se ouvindo disparos intermitentes até de madrugada.

Pouco depois da chegada daqueles reforços, os revoltosos hastearam uma bandeira branca e os primeiros sublevados começaram a abandonar o quartel, onde se tinham barricado quarta-feira depois de terem abatido alguns dos seus oficiais superiores, entre os quais o próprio comandante da unidade, general Shakil Ahmed.

Os revoltosos aproveitaram uma reunião dos seus comandantes - provenientes do exército e que estão nos Atiradores em comissão de serviço - para exigirem melhores condições e aumento de vencimentos. Na origem do protesto, o facto dos oficiais não terem referido as reivindicações dos seus subordinado quando a primeira-ministra visitou o quartel no início da semana.

Persistiam, contudo, notícias contraditórias sobre a situação dos revoltosos noutros pontos do país, em especial no Sul (ver gráfico). As agências referiam também que continuavam desaparecidos 137 dos 168 oficiais feitos reféns no quartel de Daca, citando declarações de fontes oficiais feitas sob anonimato.

No primeiro dia do motim, os revoltosos afirmaram a um membro do Governo que visitara o quartel terem morto 50 oficiais, um número que as autoridades recusam comentar.

Esta foi a primeira crise importante que o Governo da Sheikh Hasina enfrenta desde que, há dois meses, triunfou claramente nas eleições legislativas que marcaram o fim de um período de dois anos de estado de sítio imposto pelos militares. | Com agências

In DN



Bangladesh 000201D9
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bangladesh Empty
MensagemAssunto: Incêndio em Daca causa 113 mortos e fere mais de 100   Bangladesh Icon_minitimeSex Jun 04, 2010 10:20 pm

.
Incêndio em Daca causa 113 mortos e fere mais de 100

por Lusa
Hoje

Bangladesh Ng1301277

(ACTUALIZAÇÃO) O incêndio que destruiu parte da zona antiga de Daca, capital do Bangladesh, causou 113 mortes e mais de uma centena de feridos, de acordo com últimos dados divulgados pelas autoridades locais.

Entretanto, as equipas de bombeiros suspenderam as operações de rescaldo e de emergência, no bairro de Nimtali, onde o fogo começou na quinta-feira cerca das 21:20 horas locais, e que rapidamente alastrou a vários edifícios contíguos na zona de Motley, na capital do Bangladesh.

Os serviços de emergência suspenderam as buscas de corpos no interior dos edifícios às 05:00 horas locais, de acordo com a agência de notícias UNB.

Segundo a mesma fonte, o incidente tirou a vida a 113 pessoas e provocou mais de cem feridos, dezenas dos quais estão em estado crítico em vários hospitais da capital.

Várias testemunhas disseram ao jornal local The Daily News que o fogo começou após a explosão de dois transformadores de electricidade, enquanto outras afirmam que o incêndio começou numa padaria e que depois alastrou a uma fiação têxtil.

Daca é uma das cidades com maior densidade populacional do mundo, especialmente na parte velha da cidade, local em que ocorreu o incêndio, com acessos estreitos e com muitos edifícios aglomerados.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1585099&seccao=%C1sia

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bangladesh Empty
MensagemAssunto: Detido dá detalhes sobre tortura apoiada por Londres   Bangladesh Icon_minitimeQua Jan 19, 2011 1:06 pm

.
Detido dá detalhes sobre tortura apoiada por Londres

por DN.pt

Nove celas, dois corredores onde prisioneiros são mantido acorrentados e duas salas de interrogatório compõem um centro de detenção dos serviços secretos do Bangladesh onde se pratica tortura e para onde foram levadas pessoas com nacionalidade britânica, por indicação do Reino Unido, que depois pressionou por informações.

Cerca de uma dúzia de pessoas com nacionalidades dos dois países foram levadas para este centro depois de Londres ter exigido a Dhaka maior colaboração na luta contra o terrorismo. Os suspeitos foram submetidos a tortura enquanto lhes lhes perguntavam por nomes de outros terroristas, por células terroristas no Reino Unido e por ligações destas às mesquitas britânicas. O centro de detenção é controlado por uma unidade paramilitar do Bangladesh que os grupos de defesa dos direitos humanos dizem funcionar como um esquadrão de morte governamental e que foi treinador por operacionais britânicos.

O centro foi concebido para pressionar os prisioneiros através de condições desumanas e tortura. Alguns detidos ficavam em celas minúsculas, enquanto outros ficavam dias ou semanas nos corredores, ajoelhados e com as mãos acorrentadas por cima das cabeça, segundo os relatos obtidos pelo The Guardian.

Numa das salas de interrogatório praticava-se tortura através de choques eléctricos. Antigos detidos dizem que o chão estava cheio de unhas arrancadas. Noutra sala os prisioneiros eram expostos a fotos de torturados antes de serem drogados e amarrados a uma cadeira, que girava a 180 rotações por minutos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bangladesh Empty
MensagemAssunto: Pelo menos 44 crianças mortas em acidente de viação   Bangladesh Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 10:30 pm

.
Pelo menos 44 crianças mortas em acidente de viação

por Lusa
Hoje

Pelo menos 44 crianças morreram hoje no sudeste do Bangladesh na sequência da queda da camioneta que as transportava numa fossa repleta de água, anunciou um responsável da polícia local.

O motorista perdeu o controlo do veículo, que transportava mais de meia centena de crianças entre os dez e os 15 anos e que acabavam de assistir a um desafio de futebol em Mirershorai, a cerca de 200 quilómetros da cidade portuária de Chittagong.

"Organizámos os funerais para 44 crianças, 38 muçulmanas e seis hindus", disse por telefone à agência noticiosa francesa AFP S. Morshed, o chefe distrital da polícia. O mesmo responsável acrescentou que dez outras crianças se encontram em estado crítico e estão hospitalizadas numa clínica estatal.

Um responsável distrital precisou que a maioria das crianças morreu afogada, bloqueada sob o camião que acabou por tombar na fossa.

Os acidentes rodoviários são frequentes no Bangladesh, devido ao mau estado das estradas, dos veículos, ou pelo desrespeito das regras de segurança.

Um estudo recente do Centro de pesquisa sobre acidentes, na capital Daca, indica que mais de 12 mil pessoas morrem anualmente nas estradas do Bangladesh, uma das taxas de mortalidade mas elevadas do mundo-

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bangladesh Empty
MensagemAssunto: País em greve para protestar contra filme anti-islâmico   Bangladesh Icon_minitimeDom Set 23, 2012 5:06 pm

.
País em greve para protestar contra filme anti-islâmico

por Lusa, publicado por Leonor Mateus Ferreira
Hoje

A maioria das escolas, lojas e a administração pública estão hoje fechados no Bangladesh devido a uma greve geral convocada pelos partidos da oposição em protesto contra um filme islamófobo que provocou manifestações em todo o mundo muçulmano.

Milhares de polícias patrulhavam as ruas da capital, Daca, num dia habitualmente de grande atividade neste país de 153 milhões de habitantes, 90% dos quais são muçulmanos.

Cerca de 40 ativistas foram temporariamente detidos por terem tentado montar uma barricada numa das principais avenidas e atirar pedras à polícia, disse à AFP o chefe da polícia, Abul Kashem.

Muitos partidos islamitas, aliados do principal partido da oposição, apelaram à greve para protestar contra "A Inocência dos Muçulmanos", um filme norte-americano de baixo orçamento e má qualidade que continua a provocar forte contestação no mundo islâmico.

Os partidos islamitas do Bangladesh quiseram também protestar contra a publicação de caricaturas do profeta Maomé na revista satírica francesa Charlie Hebdo.

Segundo a polícia, cerca de 10.000 polícias e membros de unidades militares de ação rápida foram destacados para a capital, inclusivamente para o bairro diplomático.

No sábado, centenas de manifestantes enfrentaram as forças de segurança depois de se concentrarem, apesar da proibição da polícia. Segundo a comunicação social local, estes confrontos resultaram em cerca de cinquenta feridos.

Já na sexta-feira, uma manifestação reunira 10 mil pessoas em Daca. O governo condenou o filme e bloqueou o acesso à página eletrónica de partilha de vídeos YouTube.

In DN

Bangladesh Images?q=tbn:ANd9GcRF6U_1dh8IIDu51AO9LumF17yykKIqYYOjhXtOfijZsEQLbtYBNOUX8g
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bangladesh Empty
MensagemAssunto: Muçulmanos incendeiam templos e casa de budistas   Bangladesh Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 9:46 am

.
Muçulmanos incendeiam templos e casa de budistas

por Lusa, publicado por Helena Tecedeiro
Hoje

Bangladesh Ng2144334

Milhares de muçulmanos do Bangladesh incendiaram, este fim de semana, templos e dezenas casas budistas no sudeste do país, num ato de revolta contra uma fotografia de um Corão queimado publicada no Facebook.

Segundo as autoridades, pelo menos 20 pessoas ficaram feridas na sequência da onda de violência, que teve início no sábado e só ficou controlada na tarde de domingo, depois de ter sido enviado para o distrito de Cox's Bazar um destacamento extra de agentes das forças de segurança.

Os manifestantes alegam que a fotografia foi divulgada por um jovem budista da região.

Só no domingo à noite, uma multidão de 25 mil pessoas ateou fogo a pelo menos cinco templos budistas e a dezenas de casas na cidade de Ramu, a cerca de 350 quilómetros da capital Daca.

Os manifestantes vandalizaram ainda várias estátuas de Buda, antes da intervenção da polícia, que disparou balas de borracha para dispersar a multidão.

O jornal Daily Star, publicado em língua inglesa, cita o rapaz em causa dizendo que a fotografia foi ligada ao seu perfil no Facebook por erro.

A mesma publicação refere ainda que depois do incidente, a violência eclodiu e a conta do jovem na rede social foi encerrada, obrigando mesmo a polícia a escoltar o jovem e a sua mãe para um local seguro.

A polícia deteve mais de uma centena de pessoas na sequência da onda de violência do fim de semana.

Militares foram agora destacados para os bairros de maioria budista na tentativa de prevenir um eventual novo surto de violência.s budistas representam menos de um por cento dos 153 milhões de habitantes do Bangladesh, de maioria muçulmana.

In DN

Bangladesh Images?q=tbn:ANd9GcTROcQhvT81QRirxjtJcn6ar5ugaol-_bmwJxcU_vg1sjvaNtNGXA
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bangladesh Empty
MensagemAssunto: Re: Bangladesh   Bangladesh Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bangladesh
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: