Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 China

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Visita de Dalai Lama aos EUA afectou relações bilaterais   Dom Jul 17, 2011 11:10 am

.
Visita de Dalai Lama aos EUA afectou relações bilaterais

por Lusa
Hoje


A China considera que o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Dalai Lama, líder espiritual tibetano, afectou as relações bilaterais, considerando ter sido uma interferência "grosseira" nos seus assuntos internos.

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês afirmou hoje que "tal ato interferiu grosseiramente nos assuntos internos da China, feriu os sentimentos do povo chinês e causou danos nas relações sino-americanas".

A declaração da China surge algumas horas depois de Obama ter recebido o Dalai Lama na Casa Branca.

O encontro foi anunciado pela presidência norte-americana só na sexta-feira ao fim do dia e suscitou de imediato um protesto de Pequim que pediu o seu cancelamento, alertando que poderia afectar as relações bilaterais.

A reunião de sábado "ilustra o vigoroso apoio do Presidente à preservação da identidade religiosa, cultural e linguística do Tibete e à proteção dos direitos humanos dos tibetanos", referiu a Casa Branca na sexta-feira.

O líder espiritual tibetano, exilado na Índia desde 1959, já tinha sido recebido pelo presidente norte-americano na Casa Branca em fevereiro do ano passado, o que agravou a tensão entre a China e os Estados Unidos.

A China considera que o Dalai Lama é um líder separatista, mas o monge nega alegando que defende a autonomia do Tibete, mas não reclama a independência.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: NOVO BALANÇO: Colisão de TGV fez 33 mortos e 190 feridos   Dom Jul 24, 2011 10:18 am

.
NOVO BALANÇO: Colisão de TGV fez 33 mortos e 190 feridos

por Lusa
Hoje


Trinta e três mortos e 190 feridos é o novo balanço do choque entre dois comboios de alta velocidade na província oriental chinesa de Zhejiang, segundo a agência oficial Xinhua.

Um comboio que fazia o trajeto entre as cidades de Hangzhou e Wenzhou, na província de Zhejiang, descarrilou quando passava por uma ponte depois do choque de outro comboio que seguia atrás, às 20:27 locais (13:30 horas em Lisboa), adiantou a Xinhua.

Na sequência do descarrilamento, quatro carruagens caíram num precipício com uma altura de 20 a 30 metros, indicou uma investigação preliminar do governo da província de Zhejiang.

Segundo responsáveis ferroviários, o comboio que seguia à frente foi atingido por um raio e deixou de funcionar.

Durante esta madrugada, o presidente chinês Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao pediram um esforço conjunto para resgatar os passageiros ainda presos nos destroços horas depois da colisão, adiantou a Xinhua.

O ministro dos Caminhos-de-ferro Sheng Guangzu já visitou o local do sinistro e ordenou uma investigação das causas do acidente.

Os veículos envolvidos são conhecidos por comboios "D", a primeira geração da alta velocidade, podendo viajar a cerca de 150 quilómetros por hora.

A China tem estado a investir fortemente numa rede ferroviária de alta velocidade em todo o país. Recentemente, tanto a falta de energia como outras avarias têm afetado a nova linha de alta velocidade entre Pequim e Xangai, inaugurada no início de julho.

Os planos oficiais para o comboio de alta velocidade preveem a expansão de linha ferroviária ao longo de 13.000 quilómetros este ano e 16.000 até 2020.

In DN

Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Acidente de TGV leva à demissão de três dirigentes   Seg Jul 25, 2011 10:38 am

.
Acidente de TGV leva à demissão de três dirigentes

por Lusa
Hoje



O acidente de domingo entre dois comboios de alta velocidade na província chinesa de Zhejiang, que causou 36 mortos e 192 feridos, levou à demissão de três altos responsáveis dos caminhos de ferro chineses.

Entre os altos responsáveis demitidos encontra-se o chefe do departamento regional dos Caminhos de Ferros de Xangai.

O Ministério chinês dos Caminhos de Ferro elevou hoje para 36 mortos e 192 feridos o balanço daquele que foi o pior acidente ferroviário da China desde 2008 registado perto de Wenzhou, cidade da província de Zhejiang, no sudeste da China, e informou que as suas causas estão a ser investigadas.

O acidente foi bastante criticado pela população chinesa, sobretudo através da Internet.

Em Abril de 2008, 72 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas num choque de dois comboios seguido de descarrilamento na província de Shandong, no este do país.

In DN

Twisted Evil
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Tempestade tropical obriga à retirada de 190 mil pessoas   Sab Jul 30, 2011 5:04 pm

.
Tempestade tropical obriga à retirada de 190 mil pessoas

por Lusa
Hoje

Cerca de 190 mil pessoas foram retiradas da província insular chinesa de Hainan, devido à chegada da tempestade tropical Nock-Ten, a oitava e a mais forte que atingiu o país em 2011, noticia hoje a agência noticiosa chinesa Xinhua.

A tempestade, que deixou um rasto de destruição e já provocou a morte de 51 pessoas nas Filipinas, chegou a terras chinesas na noite de sexta-feira e avançou para o golfo de Beibu, informou hoje o departamento de controlo de inundações da China.

As fortes chuvas e ventos que se fizeram sentir provocaram pelo menos um ferido e destruíram 148 casas nas aldeias costeiras do distrito de Guangcun, em Hainan.

As autoridades cancelaram ainda 176 voos devido ao mau tempo nos aeroportos internacionais da ilha.

In DN

Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Crise em Portugal é oportunidade para investidores chineses   Dom Jul 31, 2011 4:01 pm

.
Crise em Portugal é oportunidade para investidores chineses

por Dinheiro Vivo \ Lusa
Hoje

A actual crise em Portugal é uma oportunidade para os investidores chineses, que poderão ajudar a resolver os problemas financeiros de muitas empresas, afirmou o presidente da agência de notação financeira chinesa Dagong.

O "problema de Portugal é ter acumulado muita dívida ao longo dos anos, mas em termos do ambiente e do crescimento económicos, a situação não é assim tão má".

"A actual situação de Portugal poderá ser uma oportunidade para os investidores chineses, porque muitas empresas estão a enfrentar dificuldades financeiras e neste momento precisam de ajuda externa", acrescentou.

A China já terá adquirido cerca de 4 mil milhões de euros em dívida portuguesa

In DN

Idea

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Tempestade "Muifa" causou danos avaliados em 340 ME   Ter Ago 09, 2011 10:45 pm

.
Tempestade "Muifa" causou danos avaliados em 340 ME

por Lusa
Hoje


Os danos causados na China com a passagem da tempestade tropical "Muifa", que destruiu centenas de habitações, estão avaliados em 3,1 mil milhões de yuan (340 milhões de euros), anunciaram hoje as autoridades.

Cerca de 1,35 milhões de pessoas foram evacuadas na China devido à tempestade, 600 casas foram destruídas e outras 4.800 sofreram danos.

O "Muifa" causou a morte a quatro pessoas na Coreia do Sul, mas na China apenas uma pessoa foi declarada desaparecida em sequência do naufrágio de um barco. Em Xangai, onde se temia o pior na noite de sexta-feira, centenas de voos foram cancelados, mas acabaram por se registar apenas danos menores e alguns cortes de energia.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: 26 desaparecidos em mina de carvão inundada   Qui Ago 25, 2011 5:22 pm

.
26 desaparecidos em mina de carvão inundada

por Lusa
Hoje


Vinte e seis mineiros estão presos há dois dias numa mina de carvão inundada na sequência de uma rutura num poço, no nordeste da China.

De acordo com o jornal "China Daily", as equipas de salvamento estiveram na quinta-feira a bombear a água da mina em Qitaihe, na província de Heilongjiang, apesar de não terem ainda estabelecido o contacto com os mineiros.

A mina de carvão ter-se-á enchido de água na terça-feira quando os trabalhadores romperam um poço adjacente durante a actividade.

Outros dezanove mineiros regressaram, entretanto, à superfície conseguindo escapar.

Relatórios indicam que a mina de carvão está a ser operada ilegalmente, uma vez que era suposto ter sido integrada num complexo mineiro maior antes de a actividade de produção ser retomada.

As minas da China são das menos seguras de todo o mundo, apesar das melhorias realizadas terem contribuído para diminuir em cerca de um terço o número anual de mortes que, em 2002, foram de quase sete mil.

In DN

Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Mais 300 milhões nas cidades nos próximos 30 anos   Seg Out 10, 2011 5:15 pm

.
Mais 300 milhões nas cidades nos próximos 30 anos

por Lusa
Hoje


Mais trezentos milhões de camponeses deverão afluir às cidades chinesas durante os próximos 30 anos, num processo de urbanização inédito no mundo e suscetível de "perturbar a estabilidade social", indicou um relatório divulgado hoje na imprensa oficial.

"Com tão grandes e rápidas mudanças demográficas, a urbanização da China está a entrar num período crítico e a sua gestão tem de ser fortalecida para poder lidar com os problemas emergentes", alertou o Relatório sobre o Desenvolvimento da População Migrante em 2011, emitido pela Comissão da População e Planeamento Familiar chinesa.

Trata-se de uma questão "intrinsecamente ligada ao global desenvolvimento económico e social do país e segundo salientou um responsável daquela Comissão, "necessita urgentemente de ser melhorada".

A população migrante chinesa já atingiu os 221 milhões, correspondendo a 16,5 por cento da população do país, e está a aumentar cerca de 10 milhões ao ano.

Quase um terço dos trabalhadores migrantes ganha menos de mil yuan por mês (117 euros) - abaixo do salário mínimo em Pequim, Xangai e outras grandes cidades - e apenas 17,8 por cento receberam formação profissional por parte do governo, disse o relatório.

"A questão do alargamento do fosso entre os trabalhadores migrantes e os citadinos é crucial porque perturba a estabilidade social", afirmou outro responsável chinês, citado pelo jornal China Daily.

A população do continente chinês aumentou 73,9 milhões na última década, atingindo cerca de 1.340 milhões no final de 2010.

Segundo projeções oficiais, a percentagem da população urbana subirá 1 por cento ao ano até 2020, passando dos actuais 47 por cento para 57 por cento, e em 2030 chegará quase a 70 por cento.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: China ajuda FBI a fechar 18 sites de pornografia infantil   Qua Out 12, 2011 10:32 am

.
China ajuda FBI a fechar 18 sites de pornografia infantil

por Lusa
Hoje

A Polícia Federal norte-americana (FBI) desmantelou uma rede internacional de 18 sites eletrónicos dedicados à pornografia infantil, depois de uma "dica" da China, divulgou hoje aquele órgão de investigação criminal.

O escritório do FBI em Pequim recebeu informações das autoridades chinesas, no final de 2010, que permitiu iniciar uma investigação "em larga escala" a 18 websites americanos dedicados à pornografia infantil, divulgou o FBI, na sua página electrónica.

A investigação levou à detenção de um homem nascido na China, que residia em Nova Iorque e que tinha imigrado para os Estados Unidos, divulgou o FBI.

Os sites estavam alojados em servidores americanos, na cidade de Dallas, e recebiam pagamentos electrónicos por cópia de fotografias de crianças, classificadas pelo FBI de pornografia infantil, difundiu aquela polícia.

"Todos os 18 websites foram desligados" disse o agente especial do FBI, que acompanhou esta investigação adiantando que o autor e responsável dos endereços electrónicos facturava cerca de 20.000 dólares (14.670 euros) por mês.

As autoridades chinesas enviaram um oficial que se juntou aos agentes do FBI, para investigar este caso em concreto, tendo recebido formação em princípios legais, tecnologia e técnicas de investigação, acrescentou a Policia Federal.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Acidente com autocarro causa 10 mortos e 33 feridos   Seg Out 17, 2011 5:13 pm

.
Acidente com autocarro causa 10 mortos e 33 feridos

por Lusa
Hoje

Dez pessoas morreram e 33 ficaram feridas num despiste de um autocarro de turismo numa autoestrada no sul da China, no domingo, informou a imprensa oficial chinesa citada pela AP.

Segundo a informação veiculada, o acidente poderá ter sido provocado pelo rebentamento de um pneu.

O autocarro transportava 49 passageiros, a maioria idosos. O acidente ocorreu nos arredores da cidade de Zhangjiajie.

As estradas da China são consideradas perigosas. No início do mês, 35 pessoas morreram na colisão entre um automóvel e um autocarro perto da cidade de Tianjin, no norte do país.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Pequim:"Capitalismo não é adequado para a globalização"   Seg Out 17, 2011 5:18 pm

.
Pequim:"Capitalismo não é adequado para a globalização"

Hoje


Um jornal chinês afirmou hoje que "o capitalismo já não é o sistema adequado para a globalização" e que "todo o mundo ocidental parece não ter solução para aliviar a insatisfação do público".

"Ao mundo ocidental falta a determinação para realmente mudar (?) Embora encorajando a inovação, o atual sistema ocidental não promover o trabalho árduo", diz o Global Times, jornal em língua inglesa do grupo Diário do Povo, o órgão central do Partido Comunista Chinês.

Num editorial intitulado "Protestos em Wall Street evidenciam conflito global", o Global Times afirma que "os países ocidentais tornaram-se as classes altas do mundo, mas já não têm a humildade para se dedicaram ao verdadeiro trabalho".

"Os partidos políticos (no Ocidente) têm manipulado a insatisfação social para servir os seus interesses de curto prazo, em vez de eliminarem as causas", diz o jornal.

O Global Times defende que "a China precisa de manter-se calma e observar como os protestos de rua no Ocidente vão desenvolver-se".

"Quando as elites ocidentais não querem ou não são capazes de fazer mudanças, a atitude mais cómoda será transferir a insatisfação para outros países, como a China e outros países em vias de desenvolvimento", comenta o jornal.

No passado dia 06 de outubro, centenas de pessoas concentram-se numa cidade do centro da China, na primeira e única manifestação de solidariedade com o movimento de ocupação da Wall Street conhecida no continente chinês.

A concentração, ocorreu em Zhengzhou, capital da província de Henan, sob a palavra de ordem "firme apoio à grande revolução do povo Americano contra Wall Street".

Entretanto, mais de 50 intelectuais e ativistas chineses, descritos como maoistas ou esquerdistas, divulgaram na Internet uma "carta de solidariedade com o movimento de ocupação da Wall Street".

Na China, a corrupção, o aumento dos preços dos produtos alimentares e a degradação do meio ambiente são uma persistente fonte de descontentamento social, mas a economia do país continua a crescer acima dos nove por cento ao ano, mais de o dobro da média mundial.

In DN

Twisted Evil

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Polícia ameaça deter novamente dissidente Hu Jia   Seg Out 17, 2011 5:21 pm

.
Polícia ameaça deter novamente dissidente Hu Jia

por Lusa
Hoje

A polícia chinesa advertiu que o dissidente Hu Jia seria novamente preso se continuasse a falar à imprensa estrangeira, indicou hoje uma organização de defesa dos direitos do Homem.

O opositor de 38 anos, célebre pela sua luta a favor dos direitos do Homem, das vítimas da sida e do ambiente, foi libertado em Junho.

Hu Jia tinha sido condenado a três anos de prisão por subversão, tendo sido proibido de se "expressar publicamente", uma imposição que não respeitou.

As autoridades advertiram agora que Hu Jia será colocado em "prisão administrativa" caso viole "uma das condições de privação dos direitos civis", indica um comunicado da organização Defensores dos direitos do Homem na China, com sede em Hong Kong.

A medida autoriza detenções, sem que as pessoas sejam acusadas e julgadas, por períodos de 15 dias, sendo frequentemente utilizada na China contra cidadãos considerados como ameaças para a estabilidade política e social.

Em entrevista à AFP no final de Setembro, Hu Jia disse que iria continuar a lutar pela libertação de dissidentes, incluindo do Prémio Nobel da paz, Liu Xiaobo, condenado em 2009 a uma pena de 11 anos de prisão por subversão.

O apartamento de Hu Jia em Pequim continua sob vigilância das autoridades chinesas

In DN

Evil or Very Mad

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Monja tibetana imola-se pelo fogo em protesto   Ter Out 18, 2011 4:56 pm

.
Monja tibetana imola-se pelo fogo em protesto

por DN.pt
Hoje

Uma monja tibetana de 20 anos, da região chinesa de Sichuan ter-se-á imolado pelo fogo hoje em protesto contra a dominação chinesa, noticia a BBC. A confirmar-se, é a nona pessoa - e a primeira mulher - a fazê-lo nos últimos meses.

Activistas do movimento Free Tibet disseram à BBC que outros dois tibetanos foram ainda alvejados pela polícia chinesa durante protestos noutra parte da província.

Sichuan é uma província chinesa vizinha ao Tibete e com grande concentração de elementos da etnia tibetana.

A China não comentou os ocorridos.

In DN

Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: China: "Um casal, um filho" e muitos problemas   Sab Out 29, 2011 10:35 pm

.
China: "Um casal, um filho" e muitos problemas

por Por António Caeiro, da agência Lusa
Hoje


O cidadão 7.000.000.000, cujo nascimento está anunciado para a próxima segunda-feira, já teria nascido há cinco anos se a China não tivesse imposto à sua população a política de "um casal um filho", realçam demografos chineses.

Pelas contas do governo chinês, o drástico controlo da natalidade imposto há três décadas impediu cerca de 400 milhões de nascimentos e se não tivesse sido aplicado, em vez de 1,340 milhões de habitantes - o número apurado no final de 2010 - o país já teria ultrapassado os 1.700 milhões.

O "efectivo controlo" do crescimento populacional "aliviou a pressão sobre os recursos e o ambiente e criou uma base relativamente sólida para o firme e rápido desenvolvimento económico e social da China", disse o diretor do Gabinete Nacional de Estatísticas, Ma Jiantang, ao apresentar os resultados do último Censo.

Tibetanos, mongóis, uigures e as outras 52 minorias étnicas do país, que no conjunto representam oito por cento da população, estão isentas de seguir a política de "um casal, um filho".

O contributo chinês para atrasar a "sobrepopulação do planeta", tema muito destacado nos últimos dias pela imprensa oficial, teve, contudo, um elevado preço e segundo alguns analistas, aquela política é "uma bomba de relógio demográfico".

Em 2010, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo, ultrapassando o Japão, mas o seu Produto Interno Bruto per capita ronda apenas os 4.500 dólares - menos do que Cabo Verde, por exemplo.

Ao contrário do que aconteceu na Europa e no Japão, a China começou a envelhecer antes de se tornar rica.

Os chineses com mais de 60 anos (a idade da reforma) já representam 13,2 por cento da população, apenas menos 3,3 pontos dos que têm menos de 14 anos, e em 2050, a percentagem chegará a 34 por cento - mais de um terço!

O país onde vive hoje 19 por cento da humanidade terá então um quarto de toda a terceira idade do planeta e a sua população ativa descerá para 750 milhões, quase menos 200 milhões do que em 2011.

Alem de abortos e esterilizações forçadas, denunciadas nomeadamente pelo advogado Chen Guangcheng, a imposição da política de "um casal, um filho" provocou uma acentuada diferença entre o número de homens e de mulheres.

Dada a tradicional preferência por filhos do sexo masculino, os únicos que perpetuam o apelido da família e apoiam os pais na velhice, muitos casais interrompem a gravidez se o feto for do sexo feminino.

Oficialmente, por cada 100 raparigas nascem 118 rapazes, quando o ratio considerado normal é de 103 para 107, e dentro de poucos anos, haverá mais vinte milhões de homens do que mulheres.

O "egoísmo" ou "ultra-individualismo" detectado entre os mais de cem milhões de filhos únicos nascidos entretanto na China - "pequenos imperadores", que cresceram rodeados da atenção dos pais e avós - é outra "preocupação social".

De acordo com a lei, um casal em que os dois cônjuges são filhos únicos poderá ter um segundo filho, mas muitos dizem que não querem ter nenhum

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Começou a maior migração interna do mundo   Seg Jan 09, 2012 12:24 pm

.
Começou a maior migração interna do mundo

por Lusa
Hoje


Milhões de chineses começaram a regressar a casa da família no fim-de-semana, na maior migração interna anual do mundo que, durante os próximos 40 dias, transportará mais de três mil milhões de passageiros.

Só os comboios esperam 235 milhões de passageiros até meados de fevereiro, um aumento de 6,1 por cento em relação a 2011, e os aviões 34,88 milhões, mais 7 por cento que no ano passado.

O movimento coincide com as celebrações do Novo Ano Lunar, ou "Festival da Primavera ("Chun Jie"), que começa a 23 de janeiro sob o signo do Dragão.

Para os mais de 200 milhões de trabalhadores migrantes empregados nas indústrias e comércio das grandes cidades, as celebrações constituem as únicas férias do calendário.

Muitos estudantes também já entraram de férias e vão igualmente juntar-se às suas famílias, na maior festa tradicional chinesa, na China e em todas as 'Chinatown' do planeta.

De acordo com os números divulgados hoje na imprensa, além de um número recorde de comboios e de aviões, cerca de 840.000 autocarros e 13.000 barcos estarão operacionais nesta quadra festiva.

No conjunto, o número previsto de passageiros deverá atingir 3,2 mil milhões, mais 9,1 por cento do que no ano passado.

A passagem do ano lunar é um quebra cabeças para quem viaja e um duro teste ao sistema de transportes da China.

"Num país com 1,3 mil milhões de habitantes, a modernização nunca estará isenta de sobressaltos", escreve hoje um jornal de Pequim num editorial intitulado "Como assegurar 3 mil milhões de viagens em 40 dias".

Oficialmente, a passagem do ano lunar é assinalada com três dias de feriado, mas juntando duas folgas e o fim-de-semana dá, pelo menos, sete dias seguidos sem trabalhar.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: CY Leung eleito líder do Governo de Hong Kong   Dom Mar 25, 2012 4:51 pm

.
CY Leung eleito líder do Governo de Hong Kong

Hoje


O antigo membro do Conselho Executivo CY Leung venceu hoje as eleições para Chefe do Executivo de Hong Kong à primeira volta, após conquistar a maioria dos votos do colégio que escolhe o líder do Governo.

CY Leung, 57 anos, obteve 689 votos contra os 285 conquistados por Henry Tang no seio do colégio de 1.200 membros. Já o candidato do campo democrata, Albert Ho, não foi além dos 76.

Aplausos ecoaram na sala depois de CY Leung, 57 anos, ter obtido a maioria necessária para ganhar (601 votos), enquanto milhares de manifestantes se reuniam no exterior num protesto em defesa da democracia.

A vitória de hoje de CY Leung, abreviatura de Leung Chun-ying, veio confirmar os resultados das sondagens, que o davam como favorito, e as manifestações de intenção de voto de "blocos" chave do colégio, nas vésperas do ato, como do maior partido político de Hong Kong -- o pró-Pequim Aliança Democrática para a Melhoria e Progresso de Hong Kong (DAB) --, com mais de 200 assentos no "pequeno círculo".

O tecnocrata CY Leung partiu para a corrida em segundo lugar -- nomeado por 305 membros do comité eleitoral, atrás dos 379 que apoiaram o também candidato pró-Pequim Henry Tang --, contudo, começou a ser apontado como vencedor desde o primeiro debate, beneficiando, no decorrer da campanha, das polémicas que tiveram o seu principal oponente como protagonista.

Henry Tang, ex-número dois do Governo de Hong Kong, foi perdendo vigor com o estalar continuado de escândalos, aliás, foco principal de debates e de jogos de bastidores no seio do campo pró-Pequim. Desde relações extraconjugais, aos rumores de um filho ilegítimo até às obras ilegais em sua casa, pelas quais responsabilizou a mulher, Henry Tang foi "condenado" na praça pública e chegou a ser pressionado, em várias frentes, a abandonar a disputa.

Um outro erro, mais recente e tido como "fatal", foi a quebra de confidencialidade, ao acusar o rival de defender a polícia de choque e o uso gás lacrimogéneo para conter protestos, em 2003, numa reunião do Conselho Executivo, facto que lhe valeu duras críticas.

O herdeiro de uma fortuna do setor têxtil decidiu prosseguir como o apoio "ferrenho" de figuras influentes como o magnata Li Ka-shing, o homem mais rico da Ásia, mas o revés que sofreu com as polémicas acabou por se refletir na votação de hoje, já que obteve menos 94 votos do que as nomeações que alcançou na fase de formalização da candidatura.

Apesar de o nome de CY Leung ter surgido associado às tríades e a irregularidades no concurso de 'design' do bairro das arte de Kowloon realizado há dez anos, o tecnocrata sagrou-se vencedor do escrutínio de hoje, preparando-se para suceder a Donald Tsang, que termina o mandato a 30 de junho, na liderança dos destinos da antiga colónia britânica.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Residentes aconselhados a ter mais sexo   Qua Abr 18, 2012 4:02 pm

.
Residentes aconselhados a ter mais sexo

por Lusa
Hoje

Especialistas de sexo aconselham os residentes de Hong Kong a tirarem mais partido da vida sexual e a acabarem com a reputação de amantes menos ativos da Ásia.

"As pessoas dizem que os residentes de Hong Kong são os que sabem menos de sexo a nível mundial. Uma das razões é a de que eles não têm sítio para fazer sexo", disse o professor Emil Ng, diretor associado do Instituto da Família da Universidade de Hong Kong.

A pressão financeira, a prioridade dada à carreira e as limitações de espaço são vistos como os principais fatores na base de uma das taxas de fertilidade mais baixas do mundo, com uma média de 1,04 nascimentos por mulher, segundo o Banco Mundial.

Ng aponta também os preços elevados do mercado imobiliário - que leva muitos jovens entre os 20 e os 30 anos a abandonarem tardiamente a casa dos pais e a dormirem em apartamentos sobrelotados -, como condicionantes da timidez sexual dos residentes de Hong Kong.

"Hong Kong está demasiado lotado e não oferece a privacidade que as pessoas precisam para ter sexo", disse Ng, que no mês passado organizou o quinto festival cultural de sexo da cidade (Hong Kong Sex Cultural Festival, na sigla inglesa).

Um inquérito de uma universidade local [Community College of City University], realizado a cerca de mil adultos entre os 36 e os 80 anos, demonstra que os homens estão satisfeitos em terem sexo 1,9 vezes por semana e as mulheres com uma frequência sexual semanal de 1,6 vezes, o que contrasta com a média superior a três vezes por semana dos gregos e de mais de duas vezes por semana dos indianos, segundo outro estudo de uma marca de preservativos.

"Hong Kong surge quase sempre no fim da lista da frequência sexual nos inquéritos anuais da Durex. Isso pode não ser um estudo científico, mas diz bastante sobre a cidade", comentou Ng.

Já Petula Ho, especialista da Universidade de Hong Kong, considerou que o problema é ainda mais grave para as mulheres heterossexuais do que para os homens de Hong Kong, devido às questões culturais ligadas ao estatuto e riqueza, e às expetativas sociais sobre o papel da mulher.

Segundo os números oficiais divulgados no ano passado, há menos de um homem por cada 1,2 mulheres em Hong Kong, com idades entre os 20 e os 39 anos.

"As mulheres heterossexuais em Hong Kong estão na pobreza em termos sexuais. Elas têm menos possibilidades e opções sexuais", observou Petula Ho.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Mais cem mil chineses obrigados a mudar de casa   Qua Abr 18, 2012 5:01 pm

.
Mais cem mil chineses obrigados a mudar de casa

por DN.pt
Hoje


O ministro chinês da Terra e dos Recursos reconheceu que certas zonas do centro do país, próxima da barragem das Três Gargantas, o maior projeto hidroelétrico do mundo, são zonas de perigo para os seus habitantes.O alto risco de aluimentos e avalanches de terra obrigará à recolocação de 100 mil pessoas.

De acordo com o Global Times, citado pelo jornal espanhol ABC, nos últimos anos têm aumentado os deslizamentos de terras naquela região e o risco é cada vez maior. Assim, o responsável pela prevenção de acidentes, Liu Yuan, acredita que é urgente evacuar a população.

As autoridades chinesas tinham previsto que os problemas iriam aumentar quando a barragem começasse a funcionar em pleno, em 2009. Este especialista assegura que, desde então, apesar dos acidentes ocorridos, ainda não houve vítimas mortais.

O realojamento destas 100 mil pessoas vem assim juntar ao mais de um milhão de habitantes da bacia do rio Yangtsé, que tiveram de abandonar os seus lares nas últimas décadas devido à construção da barragem. Foi um dos maiores êxodos da história relacionados com uma obra de engenharia.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Multinacional reconhece ter empregado menores na China   Qua Out 17, 2012 10:23 am

.
Multinacional reconhece ter empregado menores na China

por Lusa, publicado por Aldara Rodrigues
Hoje


A Foxconn, fabricante de componentes eletrónicos para a Apple, Sony e outras multinacionais, reconheceu hoje ter empregado estagiários menores numa das suas fábricas na China e pediu desculpa pela "violação da lei".

O caso - assumido pelo porta-voz da empresa, Bruce Liu, e citado pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua - passou-se numa linha de montagem da fábrica da Foxconn em Yantai, na província de Shandong, Leste da China.

Bruce Liu disse que, após uma investigação interna, a empresa apurou que aquela fábrica - uma das oito que a Foxconn tem na China - contratou durante três semanas estagiários oriundos de uma escola local, com idades entre os 14 e 16 anos.

O porta-voz não precisou o número dos estagiários menores contratados, os quais, segundo a agência Xinhua, já regressaram à escola.

Trata-se de "um caso isolado", que "viola as leis laborais da China e a política da Foxconn", disse o porta-voz da empresa.

Subsidiária do grupo Hon Hai Precision, com sede em Taiwan, a Foxconn emprega cerca de 1,2 milhões de trabalhadores na Republica Popular da China, entre os quais 2,7 por cento de estagiários.

O China Labour Bulletin, de Hong Kong, e outras organizações de defesa dos direitos dos trabalhadores estimam que aquele número seja maior.

As condições de trabalho na Foxconn no continente chinês tornaram-se um tema de acesa polémica após o suicídio de mais de uma dezena de empregados da fábrica da empresa em Shenzhen, em 2010.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Explosão de gás mata 23 em mina de carvão chinesa   Qua Dez 26, 2012 12:02 pm

.
Explosão de gás mata 23 em mina de carvão chinesa

Hoje

O número de mortos na explosão de gás que ocorreu numa mina de carvão na província chinesa de Guizhou, no sábado, subiu para 23, divulgou hoje a imprensa oficial.

O acidente ocorreu na mina de carvão de Xiangshui, na localidade de Liupanshui, no sudoeste da China, quando se encontravam 28 trabalhadores no seu interior. Um balanço anterior, no sábado, dava conta de 19 mortos.

As equipas de resgate conseguiram salvar cinco trabalhadores e encontraram os corpos dos restantes durante o fim de semana.

A mina de carvão de Liupanshui, que iniciou operações em 2006, tem uma capacidade de produção anual estimada em quatro milhões de toneladas.

As minas de carvão chinesas são as mais perigosas do mundo, com cerca de três mil mortes anuais, devido à falta de medidas de segurança ou pela sobre-exploração.

O carvão é ainda a principal fonte energética da China, já que representa entre 60% a 70% do total da energia consumida pela segunda maior economia mundial.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morte de 11 crianças leva à suspensão de 12 funcionários   Qua Dez 26, 2012 12:05 pm

.
Morte de 11 crianças leva à suspensão de 12 funcionários

por Lusa, publicado por Graciosa Silva
Hoje

O Governo chinês suspendeu hoje 12 funcionários enquanto decorre uma investigação sobre as causas do acidente de um autocarro escolar que vitimou 11 crianças na segunda-feira ao cair numa lagoa na província de Jiangxi.

De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, o Governo suspendeu alguns responsáveis dos departamentos de Educação e Transportes, polícias de trânsito e o vice-presidente da Câmara da cidade de Guixi, na província de Jiangxi, no leste do país.

O autocarro escolar estava aparentemente sobrelotado e acabou por cair numa lagoa quando transportava crianças com idades entre os quatro e os seis anos para o jardim-de-infância.

A diretora do jardim-de-infância, que conduzia o autocarro, e quatro crianças sobreviveram ao acidente. A primeira foi detida, informou o Governo local.

Na sequência do acidente, as autoridades chinesas estão a levar a cabo uma inspeção a todos os autocarros escolares da província para evitar outros acidentes semelhantes, segundo a Xinhua.

No ano passado, mais de 62 mil pessoas morreram em acidentes de viação na China, segundo os dados da polícia chinesa citados pela imprensa estatal.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Presidente Xi Jinping estende o "sonho chinês" ao espaço   Seg Jun 24, 2013 9:36 am

.
Presidente Xi Jinping estende o "sonho chinês" ao espaço

por Texto da Lusa, publicado por Lina Santos
Hoje

O Presidente chinês, Xi Jinping, descreveu hoje a exploração espacial como "uma parte do sonho de tornar a China mais forte".

"Com o desenvolvimento de programas espaciais, o povo chinês alcançará avanços ainda maiores", disse Xi Jinping, numa conversa telefónica com os astronautas chineses que se encontram há 13 dias no módulo espacial Tiangong -1.

Os três astronautas, entre as quais uma mulher, Wang Yaping, regressam à terra na próxima quarta-feira, concluindo a mais prolongada missão espacial chinesa.

"Sentimo-nos muito orgulhosos por poder contribuir para a realização do sonho espacial da nação chinesa", afirmou o comandante da missão, o astronauta Nie Haisheng.

O Tiangong-1 é o embrião da futura estação espacial chinesa, que deverá estar operacional em 2020.

"Sonho chinês" ("Zhong Guo meng") tornou-se uma das expressões mais citadas do discurso oficial na China desde que Xi Jinping assumiu a chefia do Partido Comunista Chinês, em novembro passado, e é geralmente entendida como uma manifestação da crescente confiança económica e científica da China.

A China lançou o primeiro astronauta há apenas dez a

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Tribunal dá razão a mãe enviada para campo de trabalho   Seg Jul 15, 2013 4:45 pm

.
Tribunal dá razão a mãe enviada para campo de trabalho

por Lusa
Hoje

A mulher que processou uma Comissão de reeducação chinesa, por detê-la durante oito dias num dos seus campos de trabalho - depois de protestar pela violação e prostituição da filha - ganhou hoje a ação, obtendo uma compensação.

Segundo informações veiculadas hoje pela imprensa chinesa, citadas pela agência Efe, a mulher, Tang Hui, saiu vitoriosa e conseguiu que o tribunal ordenasse à Comissão de Yongzhou, no centro da China, o pagamento de uma compensação de 2.941 yuan (366 euros) por atentar contra a sua liberdade pessoal e causar-lhe danos psicológicos.

Tang, de 40 anos de idade, decidiu levar o seu caso ao Tribunal Superior do Povo da província de Hunan (centro) depois de em abril o Tribunal Intermédio de Yongzhou ter declinado o seu pedido de compensação (1.463 yuan, 182 euros) e de desculpas públicas por parte da Comissão.

Em agosto de 2012, Tang instalou-se frente aos edifícios governamentais de Yongzhou e iniciou uma marcha para pedir um maior castigo para os culpados de violar a sua filha em 2006, quando esta tinha onze anos, e de forçá-la a prostituir-se.

Na sequência dos protestos, a mulher foi sentenciada a 18 dias de confinamento num campo de reeducação "por alterar seriamente a ordem social e exercer um impacto negativo na sociedade", ainda que o tempo de reclusão tenha sido reduzido a oito dias graças à onda de críticas sociais e meios de comunicação que gerou a sua prisão.

A filha de Tang foi resgatada no final de dezembro de 2006 e o caso foi encerrado em junho do ano passado, depois de o tribunal provincial de Hunan ter sentenciado à morte dois dos sequestradores, e condenado outros cinco a penas de prisão: quatro a prisão perpétua e um a 15 anos de cadeia.

Criado em 1955, durante os primeiros anos do regime de Mao Zedong, o sistema de campos de reeducação serviu para privar de liberdade tanto intelectuais (nas campanhas contra "direitistas" de 1957) como muitos dos estudantes que participaram nos protestas de Tiananmen de 1989.

Segundo grupos pró-direitos humanos críticos com Pequim, estes campos de trabalho, muitos situados em locais secretos, têm detidas centenas de milhares de pessoas sem ordem judicial (até 300.000, segundo algumas organizações não-governamentais).

As polémicas desencadeadas por estas detenções, que inclusivamente geraram oposição dentro do Partido Comunista Chinês (PCC), fizeram com que em janeiro deste ano o responsável máximo da segurança do PCC, Meng Jianzhu, anunciasse que o regime chinês deixará de usar estes centros (uns 350 na atualidade).

In DN

Embarassed
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Equipas de resgate procuram sobreviventes de sismos   Ter Jul 23, 2013 4:44 pm

.
Equipas de resgate procuram sobreviventes de sismos

por Texto da Lusa, publicado por Lina Santos
Hoje


Equipas de resgate procuram sobreviventes de sismos
Fotografia © Reuters


Membros das equipas de resgate prosseguiam hoje com as operações de buscas por sobreviventes dos sismos que atingiram, esta segunda-feira, o noroeste da China, causando pelo menos 89 mortos.


A televisão estatal, CCTV, transmitiu imagens de soldados a escavarem para tentar chegar a casas, soterradas na sequência de deslizamentos de terra na província de Gansu, no noroeste da China.

Sobreviventes gravemente feridos, envolvidos em cobertores, foram transportados de helicóptero para a capital da província, Lanzhou.

Os sismos, registados na manhã de segunda-feira, tinham magnitudes de 5,9 e 5,6, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, mas ocorreram a apenas dez quilómetros de profundidade. O Centro Sismológico da China colocou a magnitude do primeiro terramoto em 6,6.

Esta madrugada, o número de mortos subiu para 89, de acordo com as imprensa, que cita as autoridades de Dingxi, que inclui os condados mais afetados, com centenas de pessoas feridas.

Dados preliminares mostram que pelo menos 5.785 casas desabaram e que outras 73.000 ficaram gravemente danificadas, segundo a agência oficial chinesa Xinhua.

Aproximadamente 6.000 elementos integram as equipas de resgate, em que se incluem bombeiros, agentes da polícia e outro pessoal do governo local que foi destacado para a região.

Desde os abalos de segunda-feira foram registadas centenas de réplicas.

A CCTV transmitiu também imagens da montagem de centros de abrigo improvisados, onde água, 'noodles' instantâneos e mantas estavam a ser distribuídos.

O sismo foi sentido na capital da província, Lanzhou, e tão longe quanto Xian, capital da província vizinha de Shaanxi.

O USGS classificou o abalo como "muito forte" e com potencial para causar danos "moderados".

Um sismo de magnitude 6,6 na província vizinha de Sichuan provocou a morte de cerca de 200 pessoas no início do ano, cinco anos depois de quase 90 mil terem morrido num grande tremor de terra na mesma província.

In DN

Twisted Evil
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Derrocada na China   Seg Jul 29, 2013 4:50 pm

.