Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Desemprego mundial

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Desemprego mundial Empty
MensagemAssunto: Desemprego mundial   Desemprego mundial Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 10:27 pm

.
Mais de 70 mil despedimentos anunciados em apenas um dia

Hoje às 20:52

Desemprego mundial Ng1113858

Uma série de grandes empresas de todo o mundo anunciaram, esta segunda-feira, novas medidas de suspensão de postos de trabalho, para enfrentar um ano 2009 que se anuncia particularmente difícil. No total, são esperados mais de 70 mil despedimentos.

A empresa norte-americana de fabrico de automóveis General Motors anunciou, esta segunda-feira, o despedimento de duas mil pessoas em duas fábricas nos Estados Unidos.

A farmacêutica Pfizer vai reduzir a sua força total de trabalho em 15 por cento, o que significa 19 mil trabalhadores no desemprego, e o encerramento de cinco fábricas. Também nos Estados Unidos, a loja de bricolage Home Depot anunciou que vai dispensar sete mil trabalhadores.

Por seu lado, a operadora de telecomunicações Srint Nextel fez saber que vai dispensar oito mil funcionários, para além de suspender aumentos salariais na empresa.

Estes despedimentos juntam-se aos já anunciados pela Caterpilar, maior fabricante de equipamentos para construção civil, pelo grupo financeiro ING e pela Philips.

A norte-americana Caterpilar informou que vai despedir 20 mil pessoas, justificando esta medida com os efeitos que a crise está a ter no sector da construção. Já o grupo financeiro ING vai despedir sete mil trabalhadores um pouco por todo o mundo, enquanto a Philips anunciou que vai suprimir sete mil empregos nas diversas filiais.

Entretanto, a gestão do Porto do Dubai, um dos dez mais movimentados em todo o mundo, anunciou, também esta segunda-feira, que vai congelar os investimentos que estavam planeados, sem no entanto referir se pretende despedir trabalhadores.

In TSF

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Desemprego mundial Empty
MensagemAssunto: OIT pede aos governos medidas urgente   Desemprego mundial Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 11:05 pm

.
OIT pede aos governos medidas urgente

por Lusa
15 Junho 2009

Desemprego mundial Ng1158423

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instou hoje os governos a tomarem com urgência medidas a favor do emprego para evitar uma crise que pode prolongar-se até depois da recessão mundial, na abertura da mini-cimeira sobre o emprego em Genebra.

"O mundo não pode permitir-se esperar que o emprego volte a arrancar alguns anos após a retoma económica", explicou o director do secretariado da OIT, Juan Somavia, ao inaugurar a cimeira onde são esperados durante o dia os presidentes francês e brasileiro Nicolas Sarkozy e Luiz Inacio Lula da Silva.

Para Somavia, "é preciso com a maior urgência iniciar um movimento de maior convergência" entre os países, que devem chegar a acordo sobre as medidas a implementar para contrariar uma crise do emprego que poderia durar entre quatro a cinco anos além da crise económica.

Para isto, a OIT preconiza a adopção de um Pacto Mundial para o Emprego que estará no coração da mini-cimeira que reunirá durante três dias uma dezena de chefes de Estado e de governo, ministros do Trabalho e representantes sindicais.

A ideia principal é de colocar o emprego e a protecção social no centro dos planos de relançamento. Actualmente, os governos prevêem consagrar a estas questões somente 10 a 15 por cento das despesas previstas nestes instrumentos.

"O nosso objectivo é pôr em prática as medidas recomendadas pelo Pacto Mundial para o Emprego para acelerar a retoma e coordenar internacionalmente as medidas de modo a que ninguém seja deixado de lado ou para trás", insistiu Somavia.

Segundo as previsões mais negras do secretariado da OIT, o número de desempregados no mundo deverá sofrer um agravamento sem precedentes em 2009, com 39 a 59 milhões de desempregados a mais do que em 2007.

Na base de uma contracção da economia mundial de 1,3 por cento prevista pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a organização aponta doravante para um recorde absoluto de 210 a 239 milhões de desempregados no planeta para o ano em curso, ou seja uma taxa de desemprego entre 6,8 e 7,4 por cento.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Desemprego mundial Empty
MensagemAssunto: Portugal é segundo na Zona Euro a destruir emprego   Desemprego mundial Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 11:11 pm

.
Portugal é segundo na Zona Euro a destruir emprego

por CATARINA ALMEIDA PEREIRA
16 Junho 2009

Desemprego mundial Ng1158617

Portugal foi o segundo país com maior recuo anual no número de pessoas empregadas.

Países da moeda única registaram a destruição histórica de 1,9 milhões de postos de trabalho, dois terços dos quais em Espanha. Leste lidera a lista da União Europeia.

Que a destruição de emprego atinge níveis historicamente elevados, já os dados nacionais tinham denunciado. Ontem, o Eurostat revelou que o mercado de trabalho português foi um dos mais vulneráveis da Zona Euro à recessão: Portugal foi, a seguir a Espanha, o país onde o emprego mais caiu no espaço de um ano.

Com uma variação homóloga de -1,6% no primeiro trimestre, o País fica acima da média (-1,2%), numa altura em que a Europa apresenta o pior desempenho de que há registo. Nos 12 países da Zona Euro considerados, só Espanha regista um recuo homólogo mais acentuado (-6,4%).

"A queda dos níveis de emprego é fruto da recessão, é certo. Mas hoje, essa queda é um dos travões mais sérios à recuperação das economias. E é a ameaça maior ao recuo dos progressos feitos no combate contra a pobreza e pelo bem-estar", reconheceu ontem o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, em Genebra (ver caixa).

Na comparação ontem publicada, o gabinete estatístico da União Europeia analisa os dados já disponíveis para 22 países europeus (ver tabela); De fora fica a Irlanda, onde a recessão tem sido particularmente acentuada e que teria grandes probabilidades de estar entre os primeiros da lista.

Este foi o segundo trimestre consecutivo de destruição de emprego, mas a primeira vez em que se registou uma quebra anual no número de empregados. Na Zona Euro, 1,9 milhões de pessoas deixaram de ter trabalho, dois terços das quais em Espanha. Já na União Europeia há agora menos 2,7 milhões de empregos- 1,9 milhões dos quais perdidos só no último trimestre - com países como a Estónia, a Letónia e a Lituânia a registarem, tal como Espanha, as variações mais expressivas.

Estes dados, apurados com base nas contas nacionais, diferem ligeiramente dos que foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE): o INE aponta para um recuo em Portugal de 1,8%, com a destruição de 92 mil postos de trabalho. Com uma metodologia diferente, o Eurostat refere uma quebra de 1,6% no primeiro trimestre, com menos 83 mil pessoas empregadas.

O Governo mostra-se confiante na recuperação do mercado de trabalho português, mas todas as instituições nacionais e internacionais apontam para uma taxa de desemprego acima de 9% este ano. No primeiro trimestre, a taxa superou as piores expectativas ao situar-se nos 8,9%, com quase meio milhão de pessoas oficialmente reconhecidas como desempregadas.

Na Europa, há quem sugira que o pior da recessão pode já ter passado. Mais arriscado é apostar na recuperação do emprego, que tende a reagir com atraso.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Desemprego mundial Empty
MensagemAssunto: Re: Desemprego mundial   Desemprego mundial Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Desemprego mundial
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Desemprego
» Desemprego 2
» Presidente Cavaco Silva
» Motocross
» OE 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: