Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Islândia

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Islândia   Islândia Icon_minitimeSeg Dez 29, 2008 6:22 pm

.
Islândia em êxodo com a perda de 260 empregos por semana


ANTÓNIO RODRIGUES

Crise financeira. Dos seus 320 mil habitantes, 30% querem emigrar

A taxa de inflação atingiu no final de Novembro 17,1%

No porto de contentores de Reiquejavique há uma ilha de automóveis abandonados. O frio, a humidade, o sal do mar ainda não os marcou porque o seu desamparo é recente, embora se adivinhe que ali continuarão no futuro. Muitas centenas de reluzentes SUV Range Rover foram apanhadas pela súbita ruína financeira islandesa e perderam os compradores no pequeno país que no final do Verão ainda era exemplo de bem-estar financeiro.

O colapso da coroa islandesa depois da nacionalização dos três principais bancos do país em Outubro devolveu os islandeses à sua sina de sofredores da qual se tinham parcialmente esquecido com a recente bonança capitalista.

"Nestes últimos anos, o dinheiro tem sido rei na Islândia. As pessoas de sucesso eram aquelas que estavam a ganhar muito dinheiro", contava recentemente o sociólogo Thorbjorn Broddason num artigo publicado pelo site da Forbes.

Os islandeses tinham uma das maiores taxas de detentores de SUV Range Rover per capita do mundo e preparavam-se para construir um edifício faraónico em Reiquejavique, uma sala de ópera para disputar em beleza e simbologia o lugar da Ópera de Sydney aos olhos do mundo. O estaleiro está hoje tão abandonado, como os Range Rover no porto.

O país que nos anos 80 teve uma taxa de inflação de 85%, que durante a maior parte da sua existência, desde que se tornou independente da Dinamarca em 1944, dependeu da pesca do bacalhau, de repente transformara-se num exportador de bens financeiros: em 2007, o Kaupthing, o Landsbanki e o Glitnir, os três maiores bancos islandeses, emprestaram o equivalente a nove vezes o tamanho da economia.

O colapso financeiro arrastou a sociedade islandesa encosta abaixo. A taxa de desemprego aumenta a passos largos e ninguém sabe onde irá parar. De Outubro para Novembro, saltou da estável média de 1,9 % dos últimos três anos para 3,3% e vai em crescendo - as previsões oficiais são de que atingirá 7% no final de Janeiro. O Departamento de Trabalho islandês divulgou este mês que a economia está a perder 260 empregos por semana.

Dos seus 320 mil habitantes, 30% sonham agora com abandonar o país e procurar emprego noutro lado. Segundo uma sondagem, cerca de metade da população entre os 18 e 24 anos está desencantada com as perspectivas e também quer partir. No mês em que comemora 90 anos da sua autonomia depois de ter sido colónia durante quase sete séculos, primeiro da Noruega (1262-1380) e a seguir da Dinamarca, os islandeses parecem enfrentar em breve o maior êxodo de população desde que voltaram a ficar independentes.

Quem pensa em ficar tem tempos difíceis à sua frente. A inflação atingiu em Novembro 17,1%, o valor mais alto dos últimos 18 anos. No terceiro trimestre, a economia sofreu uma contracção de 0,8% em relação a igual período de 2007 - uma contracção de 3,4% em relação ao segundo trimestre. O consumo interno decresceu 9,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. E estas ainda não são as piores notícias, essas estão reservadas para o quarto trimestre e para 2009, dizem os analistas.

O Governo islandês já chegou a acordo com o Fundo Monetário Internacional para um programa de empréstimo de 2,1 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) a dois anos, o que implicará muitas restrições em termos de gastos públicos. Somado à contribuição dos países nórdicos, da Polónia, Reino Unido, Alemanha e Holanda, esse pacote poderá ascender a 10,2 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros). O colapso da sua economia deverá precipitar a Islândia para o berço da União Europeia, onde no tempo das vacas gordas se mostrava muito renitente a entrar. O comissário europeu para o Alargamento, Olli Rehn, já afirmou publicamente que a "Comissão Europeia está a preparar--se mentalmente para a possibilidade de uma candidatura da Islândia (...) no princípio do próximo ano, (...) claramente há movimentos nesse sentido." O primeiro-ministro islandês, Geir Haarde, também já admitiu que o seu país pode começar a falar com a UE em breve.

In DN

Islândia 00020319
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Islândia terá eleições antecipadas em Maio   Islândia Icon_minitimeSáb Jan 24, 2009 11:46 pm

.
Islândia terá eleições antecipadas em Maio

Islândia Ng1080371

Os islandeses vão escolher um novo governo em Maio, na sequência do primeiro-ministro, Geir Haarde, ter anunciado que vai abandonar a vida política por causa de um cancro maligno na garganta.

O anúncio surgiu numa altura em que a opinião pública pressionava o governo a demitir-se.
As eleições antecipadas vão realizar-se em Maio, dois anos antes do previsto e numa altura em que opinião pública islandesa exigia a demissão do executivo conservador trabalhista, sobretudo desde o colapso económico e financeiro do país, em Outubro do ano passado.

A falência do sector financeiro da ilha, a par da forte desvalorização da coroa e da perda das poupanças pessoais dos islandeses, criou um clima de descontentamento generalizado entre a população, que culminou, esta semana, com multidões envolvidas nos mais graves distúrbios registados na ilha desde 1949.

Segundo as mais recentes sondagens, o próximo governo irlandês poderá ser liderado pelos Verdes pró-comunistas.

In TSF

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Verdes e Sociais-Democratas formam coligação para novo governo   Islândia Icon_minitimeDom Fev 01, 2009 5:45 pm

.
Verdes e Sociais-Democratas formam coligação para novo governo

Ontem às 22:51

Islândia Ng1115701

Os dois partidos da esquerda concluíram, este sábado, após cinco dias de negociações, um acordo para a formação de um novo Governo na Islândia, que sucederá à coligação demissionária de centro-direita, anunciou o líder do Partido Esquerda-Verde, Steingrimur Sigfusson.

O novo Executivo será apresentado este domingo, por volta das 12:00, sendo depois aprovado pelo Presidente Olafur Ragnar Grimsson.

A coligação para o executivo provisório propôs que as eleições antecipadas se realizem a 25 de Abril, depois de, inicialmente, ter sido apontada a data de 5 de Maio para o acto eleitoral.

Se o executivo para a coligação de esquerda for aprovado, adivinham-se tempos difíceis até às eleições, tendo em conta que, apenas em alguns meses, a Islândia passou de um dos países mais ricos do mundo a um dos mais endividados.

In TSF

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Eleições antecipadas na Islândia marcadas para 25 de Abril   Islândia Icon_minitimeQua Fev 25, 2009 3:43 pm

.
Eleições antecipadas na Islândia marcadas para 25 de Abril

Ontem às 21:03

Islândia Ng1122633

O Governo interino da Islândia convocou eleições antecipadas para 25 de Abril, anunciou esta terça-feira a porta-voz da primeira-ministra islandesa Johanna Sigurdardottir, adiantando que o Parlamento será dissolvido em Março ou «o mais tardar a 4 de Abril».
As eleições antecipadas estavam agendadas inicialmente para Maio, mas o porta-voz da primeira-ministra islandesa fez saber que os islandeses vão a voto no próximo dia 25 de Abril.

O Governo de coligação de centro-esquerda de Sigurdardottir, antiga ministra dos Assuntos Sociais, foi designado a 1 de Fevereiro, depois do primeiro-ministro Geir Haarde ter apresentado demissão, em resultado da grave crise económico-financeira que o país atravessa.

In TSF

Islândia Smile20
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Islândia aceita fardo da dívida e acelera adesão   Islândia Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 4:06 pm

.
Islândia aceita fardo da dívida e acelera adesão

por LUÍS NAVES
Hoje

Islândia Ng1184758

Numa dramática votação, o Parlamento islandês garantiu as perdas de investidores estrangeiros nos excessos da sua banca, aceitando uma dívida equivalente a quase um terço do PIB. O pagamento será efectuado até 2024, mas o país nórdico poderá resolver problemas mais urgentes.


O Parlamento islandês aprovou ontem o polémico acordo Icesave, que garante o pagamento das perdas acumuladas por investidores estrangeiros, sobretudo britânicos e holandeses, no colapso do Landsbanki, instituição financeira islandesa que geria fundos de alto risco. Mais de 400 mil depositantes foram afectados e o montante em dívida equivale a quase um terço da riqueza nacional. A cobertura de cada depósito irá até a um tecto de 20 mil euros.

A decisão dos deputados foi tomada por 34 votos a favor, 14 contra e 14 abstenções, e só após intensas discussões. A lei era defendida pelo Governo de Johanna Sigurdardottir, que chefia uma coligação entre social-democratas e verdes. Falta ainda o apoio dos governos britânico e holandês ao esquema de pagamentos, que implica o gasto máximo anual de 4% do PIB islandês ao Reino Unido e de 2% à Holanda, através de endividamento suportado pelos contribuintes. Se tudo correr bem, a dívida de 4,5 mil milhões de euros estará paga em 2024.

As condições do acordo são pesadas e condenam o país a um empobrecimento a médio prazo, mas o acordo Icesave permitirá o acesso da Islândia a verbas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de outros países nórdicos. O dinheiro é necessário para estabilizar a economia, que cairá mais de 10% este ano. Por outro lado, abre caminho a uma rápida adesão à União Europeia.

A Islândia pediu a adesão em meados de Julho e o Conselho Europeu acusou a recepção do pedido no final do mês passado. Embora isso não fosse afirmado oficialmente, o início do processo de adesão dependia do acordo Icesave. O calendário pode agora ser acelerado. A Comissão Europeia tem um ano para concluir um relatório, mas poderá fazê-lo mais depressa, pois a Islândia cumpre os critérios de adesão (com ênfase na democracia e funcionamento da economia de mercado).

Do relatório, certamente favorável, dependerá a posição do Conselho Europeu. Seguir-se-ão as negociações, com poucos obstáculos a ultrapassar, pois a Islândia tem fortes ligações à UE, sendo membro da União Económica Europeia (UEE), o que na prática a coloca no interior do mercado único, embora fora da Política Agrícola Comum (que inclui as pescas).

O problema potencial será exactamente neste sector, pois muitos dos 300 mil habitantes dependem da pesca e haverá grande resistência à provável corrida de alguns dos 27 às ricas águas islandesas. Este será o assunto central das negociações e praticamente o único. A Islândia participa em muitas das políticas de cooperação e integra o espaço Schengen. Em resumo, se o Tratado de Lisboa entrar em vigor no final deste ano e as negociações correrem na máxima velocidade, a Islândia pode entrar na UE em 2011, caso a população aceite em referendo o resultado das negociações.

A adesão à UE implicará a entrada na zona euro, com o respectivo aumento de segurança financeira. Na sequência do colapso dos bancos islandeses, no ano passado, o valor da coroa islandesa caiu para menos de metade, um deslize que continua este ano, embora a ritmo mais lento. A crise provocou uma inflação de 12%, grande dificuldade para os cidadãos em obterem crédito, desemprego em níveis de que não há memória naquele país. A Europa é vista como um porto de abrigo que vale a pena tentar no meio da tempestade, mesmo que isso custe muitos anos a pagar.

In DN

Islândia Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Portugueses colocaram milhões na Islândia   Islândia Icon_minitimeDom Mar 21, 2010 12:20 pm

.
Portugueses colocaram milhões na Islândia

por PEDRO FONSECA
Hoje

Islândia Ng1269625

De Sérgio Conceição à fábrica do Santuário de Fátima, há cerca de 200 lesados.

Quase duas centenas de queixas foram apresentadas até final do ano passado por pessoas e instituições portuguesas, que se constituíram credoras do banco islandês Kaupthing.

Do futebolista Sérgio Conceição (com quase 5300 euros) ao empresário Carlos Moreira da Silva (com mais de 85 mil euros), dos 10 mil euros da Fábrica do Santuário de Fátima aos milhões de euros de bancos e fundos de pensões, o aliciante de elevadas taxas de juro em obrigações - na maioria dos casos - cativou os portugueses a investir na banca da Islândia. Só as principais empresas investidoras nacionais colocaram acima de 100 milhões de euros.

Uma listagem confidencial com mais de 28 mil nomes, alguns repetidos, data de 23 de Janeiro e foi revelada esta semana pelo site WikiLeaks. No total, as dívidas ascendem a milhões de euros e envolvem entidades como a Goldman Sachs e o Morgan Stanley (actual consultora financeira no processo de recuperação do banco), o Deutsche Bank ou o Crédit Suisse, a agência noticiosa Bloomberg ou a empresa de refrigerantes Pepsi, a IBM Austria e a Organização Europeia de Patentes, as espanholas Carmelitas del Sagrado Corazon, e ainda investimentos líbios, do Iraque e da Arábia Saudita.

No caso dos investimentos portugueses, a grande maioria foi em obrigações, mas também há empréstimos bancários. Grande número das queixas está classificada como AF, significando que a decisão de regularização foi adiada, segundo o código de classificação do banco.

O Kaupthing Bank foi à falência em Setembro de 2008, acompanhado por outros dois bancos, o Glitnir e o Landsbanki, arrastando a credibilidade do sistema económico islandês. Os bancos encerraram durante dias e, na reabertura, o valor do sistema financeiro caiu mais de 77%, obrigando ao recurso a empréstimos externos para assegurar liquidez.

No início do mês, um referendo na Islândia rejeitou o pagamento de quase quatro mil milhões de euros à Inglaterra e à Holanda, que os emprestaram para a regularização do pagamento de 400 mil contas do Landsbanki.

Também este mês, o Kaupthing emitiu um novo relatório aos credores, onde revela ter actualizado a lista de queixosos, disponível num acesso seguro do seu site Web. A lista, segundo o banco, "é confidencial e exclusiva para uso das partes que apresentaram queixas" entre Julho e Dezembro passado. Ainda segundo documentos do banco, a 18 de Maio haverá nova reunião de credores.

Neste novo relatório, a comissão de liquidação do banco regista 28 085 queixas de credores de 119 países no valor de 7288 mil milhões de coroas islandesas - cerca de 42 mil milhões de euros ao câmbio actual (0,005 cêntimos), mas a moeda islandesa tem vindo a perder fortemente face ao euro desde Abril de 2009, data de registo do valor das queixas.

In DN

Islândia 000203D1
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Norte e centro da Europa com espaço aéreo fechado   Islândia Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 12:18 pm

.
Norte e centro da Europa com espaço aéreo fechado

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1280523

O vulcão na Islândia criou duas colunas de cinza que cobrem a Escandinávia e a Grã-Bretanha. O espaço aéreo foi encerrado no norte e centro da Europa e os aviões que já tinham descolado estão a ser mandados regressar.

Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia e Alemanha são alguns dos países que já decidiram encerrar o seu espaço aéreo devido às nuvens de cinzas provenientes da erupção de um vulcão na Islândia.

Os serviços de controlo aéreo britânicos anunciaram ter decidido encerrar totalmente o espaço aéreo britânico a partir das 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) e "pelo menos" até às 17:00 TMG (18:00 em Lisboa).

Durante esse período, "não será autorizado nenhum voo no espaço aéreo britânico, à exceção de situações de emergência", indicou o National Air Traffic Service (NATS, controlo aéreo).

Hoje de manhã, cerca de uma centena de voos foram anulados em Heathrow, o aeroporto mais movimentado do mundo, e cerca de 150 em Gatwick.

Na Dinamarca, e depois de um anúncio de que o espaço aéreo sobre o Mar do Norte estava encerrado a todo o tráfego, as autoridades anunciaram entretanto que todo o seu espaço aéreo vai estar encerrado a partir das 16:00 TMG (17:00 em Lisboa).

A companhia aérea escandinava SAS suspendeu todos os voos da Dinamarca para a Noruega, Escócia e norte de Inglaterra.

O aeroporto de Bruxelas informou entretanto, num comunicado, que "há fortes possibilidades de aeroporto ser forçado a parar todas as operações hoje".

Na Islândia, no entanto, o tráfego aéreo não está a ser perturbado, e os voos com partida ou destino Reiquejavique estão a fazer-se com normalidade, segundo as autoridades aeroportuárias islandesas.

O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês. Devido à erupção vulcânica, cerca de 800 pessoas foram retiradas do sul da país.


In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Vulcão Eyjafjallajokull   Islândia Icon_minitimeTer Abr 20, 2010 4:28 pm

.
Vulcão Eyjafjallajokull

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1282604

Três crateras em erupção e nuvens mais pequenas

Três crateras do vulcão islandês em erupção continuam hoje a expelir cinzas, mas as nuvens formadas são mais pequenas e mais claras que nos dias anteriores, informou a polícia da Islândia.

"A actividade vulcânica continua ser considerável no local e três crateras, aparentemente separadas, continuam em erupção", lê-se num comunicado da polícia.
Mas "a nuvem que se eleva sobre o vulcão é mais pequena e mais clara, o que significa que não há muitas cinzas no interior", acrescenta.
"O vulcão esteve relativamente calmo esta noite e a actividade sob o glaciar Eyjafjallajokull não evoluiu", acrescenta o comunicado.

A guarda-costeira islandesa e especialistas deslocaram-se segunda-feira ao local para avaliar a erupção.
"As cinzas que se acumulam estão a formar uma crista nos bordos do vulcão", segundo a polícia.

Lava, visível segunda-feira pela primeira vez desde o início da erupção do Eyjafjoll quarta-feira passada, foi "projetada a uma altura entre os 1,5 e os 3 quilómetros".

As autoridades islandesas não mencionam, no entanto, a nova nuvem de cinzas que as autoridades aeronáuticas britâncias (NATS) disseram ter detetado em deslocação para o espaço aéreo britânico.

E, contrariamente às declarações da NATS quanto a uma intensificação da erupção, os especialistas islandeses afirmam que o Eyjafjoll parece estar a acalmar e a produzir muito menos cinzas.

As primeiras projeções de lava podem indicar, segundo os especialistas, que o vulcão vai deixar de expelir cinzas e que a nuvem que desde quinta-feira está a paralisar o tráfego aéreo na Europa se dissipe rapidamente.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Vento empurra cinzas para o Ártico no fim-de-semana   Islândia Icon_minitimeTer Abr 20, 2010 4:32 pm

.
Vento empurra cinzas para o Ártico no fim-de-semana

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1282667

Uma mudança de direcção do vento vai empurrar no final da semana para o Ártico a nuvem de cinzas emitida pelo vulcão islandês Eyjafjoll, anunciou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

"A situação actual de alta pressão (anticiclone) com ventos fracos e de ar descendente no centro da alta pressão não ajuda muito à dispersão da nuvem de cinzas", afirmam os especialistas desta agência da ONU num comunicado.

"Devemos esperar uma mudança da situação para o fim da semana, quando uma forte baixa pressão se deverá desenvolver sobre a Islândia. A mudança para baixa pressão atmosférica e as chuvas associadas a esse sistema vão não só empurrar a nuvem para o Ártico como também contribuir para limpar as cinzas a mais baixa altitude", acrescentam.

Até lá, "as cinzas muito finas enviadas para alta altitude, ou seja a mais de 6.000 metros, vão permanecer aí durante algum tempo, uma vez que essas partículas muito pequenas só podem ser deslocadas de forma eficaz através de movimentos de convecção atmosférica importantes (trovoadas)", afirmam os especialistas.

Por outro lado, segundo as últimas informações transmitidas à OMM pelas autoridades islandesas acerca da evolução da erupção, "a brancura da nuvem sugere que contém sobretudo vapor e poucas cinzas".

O tráfego aéreo na Europa está sujeito a importantes restrições desde quinta-feira passada, com o cancelamento de milhares de voos, devido às nuvens de cinzas emitidas pela erupção de um vulcão na Islândia a 14 de Abril.

In DN

Islândia 12145
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: TAP retoma todos os seus voos para destinos europeus   Islândia Icon_minitimeQua Abr 21, 2010 11:10 am

.
TAP retoma todos os seus voos para destinos europeus

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1282913

A TAP retomou já os voos para todos os seus destinos na Europa, depois de terem sido levantadas as últimas restrições, relativas aos aeroportos na Alemanha, disse hoje à Lusa o porta-voz da operadora aérea nacional.

André Soares, do Departamento de Comunicação da TAP, detalhou que, depois de terem sido retomadas as operações para o aeroporto de Londres, na terça feira à noite, foi agora a vez de terem sido levantadas todas as restrições aos aeroportos alemães, nomeadamente Hamburgo, Munique e Frankfurt.

É "o regresso ao que é a operação normal, vamos voar para todos os nossos destinos na Europa ainda hoje", frisou André Soares.

A erupção de um vulcão a 14 de Abril, no Sul da Islândia, provocou um caos sem precedentes em diversos aeroportos europeus, que estiveram encerrados durante vários dias, e perdas históricas para as companhias aéreas.

Desde quinta feira, a TAP viu-se obrigada a cancelar 327 voos, deixando em terra quase 70 mil passageiros.

Citando o presidente da TAP, André Soares adiantou que a companhia teve um prejuízo estimado de cerca de dois milhões de euros com estas restrições no espaço aéreo europeu.

O porta-voz da TAP aconselhou os passageiros com bilhetes válidos para voos de hoje a dirigirem-se ao aeroporto "com a antecedência normal".

Quanto aos passageiros que ainda não remarcaram as suas viagens, canceladas devido às restrições que vigoraram no espaço aéreo europeu desde quinta feira, devem contactar a TAP, precisou André Soares.

O porta voz da empresa apelou ainda para a "compreensão" e "cooperação" dos passageiros da TAP, lembrando que "a nuvem de cinzas ainda permanece no espaço aéreo europeu" pelo que há ainda algumas restrições que podem provocar "congestionamentos" e "alguns atrasos na realização de todas as operações de voo".

Questionado pela Lusa sobre quantos passageiros deverão retomar as suas viagens a partir de agora após o cancelamento dos voos, André Soares afirmou que "não é possível, neste momento, saber o número".

"A TAP reencaminhou, ao longo dos últimos dias, milhares de passageiros por via rodoviária, por opção destes, há outros que foram por vias alternativas, há passageiros que não pediram reembolso [do bilhete] e optaram por seguir por meios próprios, não é possível, neste momento, saber qual o número de passageiros que pretendem ainda realizar a sua viagem", detalhou.

Espaço aéreo alemão totalmente reaberto a partir da 11:00 locais

O espaço aéreo alemão vai ser totalmente reaberto às 11:00 locais (10:00 de Lisboa) de hoje, informou a Agência de Segurança Aeronáutica (DFS).

Hoje de manhã mantinham-se restrições apenas para os aeroportos de Dresden, Leipzig, Erfurt e Muenster, que serão levantadas às 11:00, segundo a mesma fonte

O espaço aéreo do maior país da União Europeia tem estado totalmente encerrado desde sexta feira à noite, devido à nuvem de cinza oriunda de um vulcão na Islândia.

Desde segunda feira, no entanto, foram concedidas autorizações especiais para os chamados voos à vista, a mais baixa altitude, que permitiram às companhias aéreas alemãs centenas de partidas e chegadas, mormente para recolher passageiros retidos em vários continentes.

Nos dois maiores aeroportos alemães, Frankfurt e Munique, realizaram-se na terça-feira, no total, mais de 400 voos, mas o tráfego aéreo habitual de mais de oito mil voos por dia em toda a Alemanha levará ainda algum tempo a ser retomado, segundo a DFS.

Espaço aéreo britânico aberto mas ainda com cancelamentos

O espaço aéreo britânico encontra-se hoje totalmente aberto, com excepção do noroeste da Escócia, mas ainda se esperam muitos cancelamentos de voos devido a questões operacionais das principais transportadoras.

A British Airways informou que pretende realizar todos os voos de longo curso com partida e chegada aos aeroportos londrinos de Gatwick e Heathrow.

Todavia, admitiu que ocorrerão cancelamentos dos voos de curto e médio curso, nos quais se incluem as ligações a Portugal, até ao meio-dia de hoje.

"Como temos muitos aviões e tripulações fora de posição", justifica a companhia na sua página a Internet, "levará algum tempo até voltar em pleno ao nosso programa de voo",

Também a easyJet prognostica atrasos nos próximos voos, pois levará "vários dias" para as operações normalizarem.

Já a Ryanair não alterou a suspensão de todos os voos na Europa do norte até às 13:00 de quinta feira.

A BAA, a companhia que gere os aeroportos, avisou que tudo está "pronto, mas até novo aviso os passageiros devem contactar as companhias aéreas antes de viajar para o aeroporto".

"Nem todos os voos vão operar durante o período inicial de abertura", sublinhou.

A reabertura do espaço aéreo britânico acontece no seguimento da "luz verde" dada pela Autoridade de Aviação Civil britânica, responsável pela segurança no sector, para o reinício das operações de forma "faseada" a partir das 22:00 de terça feira.

A AAC refere que discutiu com muitos dos melhores especialistas do mundo em aviação para procurar uma forma de enfrentar o problema da nuvem de cinza vulcânica, a qual os procedimentos internacionais recomendam que se evite.

Onde a concentração de cinza for maior, os voos não serão autorizados, mas a recolha de informação e a análise por peritos permitiram a elaboração de novas recomendações que vão ser adoptadas em toda a Europa.

"A principal barreira para reiniciar os voos era perceber os níveis de tolerância dos aviões à cinza", vinca o regulador britânico.

"Os construtores de aviões aceitam agora que existem níveis superiores de tolerância em zonas de baixa densidade de cinza", concluiu.

O espaço aéreo britânico esteve encerrado desde quina feira passada, devido à cinza causada pela erupção de um vulcão sob o glaciar islandês Eyjafjallajokull.

As erupções vulcânicas explosivas injectam na atmosfera grandes quantidades de cinzas muito abrasivas - essencialmente fragmentos de rocha muito pequenos - que podem causar danos aos aviões.

Maioria dos aeroportos finlandeses abre temporariamente às 10:00

A maior parte dos aeroportos da Finlândia, incluindo o principal do país, em Helsínquia, vai reabrir temporariamente a partir das 10:00, anunciou hoje o operador aeroportuário Finavia.

"Os serviços de controlo aéreo do aeroporto Helsínquia-Vantaa estão abertos e o resto dos serviços, como o terminal, vão regressar ao normal às 10:00 (hora de Lisboa)", anunciou a Finavia, sublinhando que o aeroporto deve permanecer aberto até às 13:00.

A maior parte dos outros aeroportos do país deve igualmente abrir "até nova ordem" a partir do meio dia.

A Finavia reabriu na segunda feira, durante algumas horas, três aeroportos do país, antes de fechar nova e completamente o seu espaço aéreo a baixa altitude.

Apenas o espaço aéreo acima dos 9.500 metros está sem restrições para permitir aos voos internacionais sobrevoar a Finlândia acima a nuvem de cinzas proveniente do vulcão islandês, que prejudicou fortemente o transporte aéreo europeu.

In DN

Islândia 12145
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Vulcão: 14 voos cancelados em Faro e Porto   Islândia Icon_minitimeTer maio 04, 2010 2:24 pm

.
Vulcão: 14 voos cancelados em Faro e Porto

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1288483

Pelo menos 14 voos foram cancelados hoje nos aeroportos de Faro e Porto devido ao encerramento do espaço aéreo da Irlanda, provocado pela aproximação de uma nuvem de cinzas vulcânicas, segundo informação do "site" da ANA.

No aeroporto de Faro, foram canceladas cinco chegadas de Dublin, Belfast e Knock, de voos operados pelas companhias Aer Lingus, Ryanair e easyJet, e sete partidas.

Cerca das 08:00, a página na Internet da Ana - Aeroportos de Portugal registava também o cancelamento de um voo da Ryanair de Dublin para o Porto, previsto para as 10:00, bem como a respectiva partida, às 10:25.

O encerramento do espaço aéreo irlandês entrou em vigor às 07:00 locais (mesma hora em Lisboa) e vigorará pelo menos até às 13:00.

As informações sobre um desvio para sul da nuvem de cinzas criada pelo vulcão islandês Eyjafjöll afeta os aeroportos de Dublin, Shannon, Galway, Sligo, Ireland West, Donegal, Cork e Kerry.

Também na Escócia o espaço aéreo foi encerrado, nomeadamente as operações a partir de Stornoway, Tiree, Barra e Benbecula, informou hoje a BBC.

A Autoridade da Aviação Civil britânica (CAA) disse seguir a situação de perto com o acompanhamento permanente dos Institutos de Meteorologia e do Controlo Aéreo.

Segundo a CAA, voltou a decidir-se encerrar o espaço aéreo porque a concentração de cinzas vulcânicas observada supera os níveis considerados seguros pelos fabricantes de motores de aviões.

O director da Autoridade da Aviação Civil da Irlanda, Eamon Brennan, manifestou a sua esperança de que a normal circulação aérea seja retomada esta tarde.

"Acreditamos que (a nuvem de cinzas) vai dissipar-se apesar de estar prevista uma reavaliação da situação durante a manhã de hoje", disse Brennan.

A erupção de um vulcão na Islândia a 14 de abril paralisou o tráfego aéreo na Europa durante mais de uma semana, causando grandes perdas para as companhias aéreas e impedindo o embarque de milhares de passageiros em todos os pontos do mundo.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Europa deve cancelar 300 voos devido à nuvem de cinzas   Islândia Icon_minitimeQua maio 05, 2010 4:41 pm

.
Europa deve cancelar 300 voos devido à nuvem de cinzas

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1288930

O espaço aéreo europeu deve registar hoje cerca de 300 voos a menos que o habitual devido às cinzas vulcânicas com origem na Islândia, previu a Organização Europeia de Navegação Aérea, Eurocontrol.

Segundo um comunicado da organização, estão previstos 28.700 voos.

As zonas onde as cinzas são susceptíveis de afectar o funcionamento dos reactores de aviões situam-se actualmente em partes da Islândia, do oeste da Escócia, da Irlanda do Norte e ainda da República da Irlanda.

"A situação não deve melhorar nestas zonas em todo o dia", indica a Eurocontrol, adiantando existir "risco potencial para o funcionamento dos aeroportos de Manchester e Liverpool".

O sobrevoo daqueles espaços aéreos a mais de 20 000 pés não é afectado.

A emissão de cinzas por parte do vulcão islandês Eyjafjallajokull aumentou, mas continua a um nível muito inferior ao do início da erupção.

O tráfego aéreo ficou paralisado na Europa durante perto de uma semana em Abril após a erupção do vulcão. Mais de 100 000 voos foram então anulados e mais de oito milhões de passageiros ficaram bloqueados.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Cinzas no espaço aéreo português implicam desvio de rotas   Islândia Icon_minitimeQui maio 06, 2010 3:55 pm

.
Cinzas no espaço aéreo português implicam desvio de rotas

Hoje

Islândia Ng1289463

A nuvem de cinzas vulcânicas no espaço aéreo português deslocou-se "ligeiramente" para sul e obriga a algumas restrições, que implicam apenas desvios de rota e não o cancelamento dos voos, adiantou à Lusa fonte da NAV - Portugal.

Numa previsão a 24 horas, que pode sofrer alterações, a expectativa do Instituto de Meteorologia é de que a nuvem se aproxime da Península Ibérica, o que está a ser acompanhado pela NAV Portugal, a empresa que presta serviços de tráfego aéreo no território continental português e numa vasta área sobre o Atlântico Norte.

João Jacinto Ferreira, da divisão de meteorologia aeronáutica do Instituto de Meteorologia (IM), ressalvou, em declarações à Lusa, que as previsões são actualizadas a cada seis horas, pelo que a aproximação ao noroeste da Península Ibérica que agora se antevê pode não ocorrer.

"A pluma de cinzas está a deslocar-se ligeiramente para sul" e "neste momento, tudo o que está a ocorrer passa-se no oceano. Há um aproximação ligeira para sul e há uma aproximação do território continental, mas é uma previsão para as 24 horas de hoje", detalhou João Jacinto Ferreira.

"Mas tudo isto é reavaliado de seis em seis horas e poderá haver uma alteração a esta previsão", acrescentou.

De acordo com o meteorologista, a nuvem de cinzas vulcânicas mantém-se concentrada "abaixo dos seis mil metros de altura".

Por parte da NAV Portugal, a informação prestada à Lusa pelo chefe de controlo de tráfego aéreo do centro de Lisboa, Rui Barros Costa, é a de que na região de voo sob a responsabilidade do centro de Santa Maria "foi emitida uma notícia de aviso à navegação aérea", uma vez que "existem restrições numa zona do espaço aéreo de Santa Maria".

Porém, este espaço é "muito vasto" e estas restrições implicam, por enquanto, apenas o desvio do tráfego aéreo para outras rotas", explicou Rui Barros Costa.

O chefe de controlo de tráfego aéreo do centro de Lisboa adiantou que a NAV Portugal está "atenta" à evolução da deslocação da nuvem, recebendo informação do Instituto de Meteorologia, do Eurocontrol (organização europeia para a segurança da navegação aérea) e do Volcanic Ash Advisory Center de Londres, uma das entidades mundiais que reúne peritos responsáveis pela divulgação de informação sobre nuvens de cinzas vulcânicas.

A nuvem de cinzas vulcânicas libertada por um vulcão na Islândia entrou na quarta feira, ao início da manhã, no espaço aéreo português, localizando-se na altura a "centenas de quilómetros" do grupo oriental do Arquipélago dos Açores.

Nesse mesmo dia, a localização de parte da nuvem de cinzas na região da Europa do Norte levou ao encerramento do espaço aéreo da Escócia e da Irlanda, motivando o cancelamento de voos com destino e origem nestes países.

Uma anterior erupção do vulcão Eyjafjöll, no sul da Islândia, a 21 de Março, provocou uma nuvem de cinzas que paralisou o tráfego aéreo na Europa durante mais de uma semana, em Abril, causando grandes perdas para as companhias aéreas e impedindo o embarque de milhares de passageiros em todos os pontos do mundo.

IN DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Cinzas em Portugal com deslocação para centro e sul   Islândia Icon_minitimeSex maio 07, 2010 9:02 am

.
Cinzas em Portugal com deslocação para centro e sul

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1289721

A nuvem de cinzas libertadas pelo vulcão islandês que permanece em actividade encontra-se já no espaço aéreo português, prevendo-se que se desloque para as regiões centro e sul, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

"A informação que temos é que a pluma de cinzas se encontra, sensivelmente, entre os 100 e 200 quilómetros, mais ou menos a oeste da nossa costa ocidental", declarou o meteorologista Fernando Rei, referindo-se aos dados comunicados pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Londres.

A possibilidade de o espaço aéreo nacional ser encerrado depende, no entanto, da avaliação e decisão dos serviços de tráfego aéreo.

"Tudo depende da concentração das partículas em suspensão na atmosfera", explicou Fernando Rei, referindo que existe sempre a possibilidade de estas estarem de tal forma dispersas que não perturbem a circulação dos aviões.

Desde Março passado que o vulcão islandês Eyjafjöll, localizado num glaciar do sul da Islândia, se encontra em actividade, emanando uma nuvem de cinzas que provocou já o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de Abril.

A situação causou um caos sem precedentes na história da aviação civil e prejuízos estimados na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.

O vulcão islandês encontra-se, novamente, numa "fase explosiva", de acordo com meteorologistas e geofísicos, ao ponto de o espaço aéreo da Irlanda ter sido encerrado pela terceira vez em três dias.

Em Portugal, as previsões apontam para que "haja uma progressão [da nuvem de cinzas] lentamente para sueste", disse ainda à Lusa o meteorologista Fernando Rei.

"Tudo indica que essa área que está a afectar o nosso espaço área vá progredir lentamente para sueste, podendo vir a afectar, nas próximas horas e até às 19:00 locais, as regiões do centro e sul, sobretudo mais o litoral", declarou.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: 129 voos cancelados em aeroportos portugueses   Islândia Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 4:20 pm

.
129 voos cancelados em aeroportos portugueses

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1290308

O número de voos hoje cancelados nos aeroportos portugueses devido à nuvem de cinza subiu para 129, dos quais 54 em Faro, anunciou hoje a ANA.

Em comunicado, a ANA Aeroportos de Portugal explica que "na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas por ela causadas foram cancelados 125 voos até às 12:00".

A estes cancelamentos nas estruturas geridas pela ANA há a acrescentar quatro voos cancelados no Aeroporto da Madeira.

"A maioria dos destinos e origens destes voos são no Sul e Centro da Europa, Reino Unido e Irlanda", explica a ANA.

No aeroporto de Lisboa foram cancelados 27 voos, sendo que 14 se referem a partidas e 13 a chegadas.

No Porto, o aeroporto Francisco Sá Carneiro registou 38 cancelamentos, e em Faro 54 voos, dos quais 27 são partidas.

Em Ponta Delgada, foram cancelados dois voos.

A ANA aconselha todos os passageiros que tenham voos planeados para hoje e domingo a contactar as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem de modo a terem conhecimento da sua situação.

O avanço da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia já levou à decisão de encerrar 16 aeroportos em Espanha.

A atividade do vulcão Eyjafjöll, em erupção desde 21 de março, voltou a intensificar-se na quinta feira à noite.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Cancelados 223 voos até às 12:00, Açores sem ligações   Islândia Icon_minitimeDom maio 09, 2010 3:04 pm

.
Cancelados 223 voos até às 12:00, Açores sem ligações

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1290730

As cinzas da nuvem vulcânica levaram ao cancelamento de 223 voos nos aeroportos portugueses até às 12:00, dos quais 119 no Porto, anunciou hoje a ANA.

Um comunicado da ANA Aeroportos de Portugal refere que no aeroporto de Lisboa foram cancelados 71 voos, sendo que 36 se referem a partidas e 35 a chegadas.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro regista 119 cancelamentos, dos quais 62 são chegadas.

A situação em Faro está normal, não se registando qualquer cancelamento.

Nos Açores foram cancelados 25 voos e na Madeira, onde a gestão aeroportuária é da responsabilidade da ANAM, foram anuladas oito ligações.

?Na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas e restrições em partes distintas do espaço aéreo nacional por ela causadas foram cancelados 223 voos até às 12:00 de hoje?, explica a ANA.

Entretanto, uma fonte da transportadora aérea açoriana Sata no aeroporto de Ponta Delgada adiantou à Agência Lusa que as centenas de passageiros impedidas de viajar entre as ilhas e dos Açores para o exterior desde sábado devido às cinzas do vulcão da Islândia vão continuar sem voo até ao fim da tarde de hoje.

A mesma fonte informou que novas informações sobre operacionalidade dos aeroportos do arquipélago só serão divulgadas às 18:30 locais (19:30 de Lisboa).

Segundo acrescentou, os passageiros mantêm-se ao corrente da situação não comparecendo nos aeroportos.

O cancelamento de voos entre as ilhas e dos Açores com o exterior coincide com um dos períodos de maior afluxo de visitantes a S. Miguel para participarem nas festas do Senhor Santo dos Milagres, que decorrem este fim de semana em Ponta Delgada.

A ANA Aeroportos de Portugal aconselha todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje e segunda feira a contactar as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem para conhecerem a situação aplicada às suas ligações aéreas antes de se dirigirem para os aeroportos.

O vulcão islandês Eyjafjöll entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afetou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na passada quinta feira à noite.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Madeira sem voos, tráfego aéreo normal no Continente   Islândia Icon_minitimeSeg maio 10, 2010 4:46 pm

.
Madeira sem voos, tráfego aéreo normal no Continente

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1290997

O tráfego aéreo na Região Autónoma da Madeira continua a ser afetado pela nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull , mas a gestão do tráfego nas zonas que servem os aeroportos do Continente está a decorrer "sem constrangimentos", revelou a NAV.

"Não existem constrangimentos na gestão do tráfego aéreo nas zonas que servem os aeroportos do Continente", revelou a NAV - Navegação Aérea de Portugal, em comunicado.

No entanto,"no Arquipélago da Madeira mantém-se a zona de interdição de voo, da superfície até aos 35.000 pés, pelo que não está a ser efectuada a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo nos aeroportos da região, nem para o tráfego em rota nesta zona".

Segundo as previsões da NAV até às 24:00 de hoje, deverá registar-se uma "estabilidade da situação durante o período da tarde, prevendo-se para o final do dia, com a movimentação da nuvem para sul, que o tráfego de e para Faro venha a ser suspenso".

No que respeita à Região da Madeira não se prevêem alterações.

No que concerne à afectação do espaço aéreo da região de informação de voo de Santa Maria, nos Açores, até às 19:00 (hora local), a nuvem de cinzas deverá continuar a alastrar gradualmente para Sul, "contaminando significativamente o espaço aéreo da região de informação de voo de Santa Maria".

Ainda de acordo com a NAV, "apenas uma porção de espaço aéreo a sul e sudoeste da região de informação de voo de Santa Maria está disponível para a circulação do tráfego aéreo em rota"..

Nos Açores, "a nuvem de cinzas continua a cobrir todo o arquipélago impedindo a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo".

A nuvem de cinzas do vulcão islandês levou ao cancelamento de 209 voos nos aeroportos nacionais até às 12:00 de hoje, segundo uma informação divulgada pela ANA - Aeroportos de Portugal.

No aeroporto de Lisboa foram cancelados 97 voos (44 partidas e 53 chegadas), seguindo-se o aeroporto de Faro, com 37 voos cancelados (18 partidas e 19 chegadas).

No Porto foram cancelados nove voos (duas partidas e sete chegadas).

No Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, foram cancelados 21 (11 partidas e 10 chegadas), e no aeroporto da Horta foram cancelados seis voos (três partidas e três chegadas).

Em Santa Maria e nas Flores foram cancelados quatro voos em cada um dos aeroportos.

No aeroporto da Madeira, gerido pela ANAM, foram cancelados 31 voos (17 partidas e 16 chegadas).

O vulcão islandês entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na quinta feira à noite.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: 191 voos cancelados em portugal até ao meio-dia   Islândia Icon_minitimeTer maio 11, 2010 2:25 pm

.
191 voos cancelados em portugal até ao meio-dia

por Lusa
Hoje

Islândia Ng1291806

Na sequência da nuvem de cinza do vulcão Eyjafjallajokull foram hoje cancelados 191 voos até às 12:00 no conjunto dos aeroportos geridos pela ANA - Aeroportos de Portugal, incluindo os voos cancelados no Aeroporto da Madeira, gerido pela ANAM.

Assim, no aeroporto de Lisboa foram cancelados 43 voos, sendo que 20 se referem a partidas e 23 a chegadas.

"Por efeito desta situação atípica", verificam-se atrasos nas chegadas e partidas, revela ainda a ANA em comunicado.

No aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) foram cancelados nove voos sendo que três se referem a partidas e seis a chegadas, verificando-se também atrasos nas chegadas e partidas.

Em Faro foram cancelados 65 voos, sendo que 33 se referem a partidas e 32 a chegadas.

Em Ponta Delgada, nos Açores, foram cancelados 16 voos sendo que oito se referem a partidas e oito a chegadas, mas apesar das restrições, o aeroporto não se encontra encerrado.

Também no aeroporto da Horta, foram cancelados 12 voos sendo que seis se referem a partidas e seis a chegadas.

Em Santa Maria foram cancelados dois voos, o mesmo número registado na ilha das Flores (dois voos cancelados).

No aeroporto da Madeira, infraestrutura gerida pela ANAM, foram cancelados 42 voos, sendo que 22 se referem a partidas e 20 se referem a chegadas.

"A ANA aconselha a todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje, ou para quarta feira, que contactem as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem para conhecerem o estado dos seus voos antes de se dirigirem para os aeroportos", refere o comunicado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Nuvem vulcânica está a deixar Portugal continental   Islândia Icon_minitimeQua maio 12, 2010 11:20 am

.
Nuvem vulcânica está a deixar Portugal continental

por ELISABETE SILVA
Hoje

Islândia Ng1292053

Meteorologistas adiantam que a nuvem se desloca para sul, embora Alentejo e Algarve ainda sejam afectados durante o dia de hoje

A nuvem vulcânica está a abandonar Portugal continental, mas Madeira e Açores ainda vão continuar a sofrer as consequências das cinzas expelidas pelo vulcão na Islândia. Ainda assim, ontem foram cancelados 281 voos nos aeroportos nacionais.

"Se se confirmar a previsão de deslocação da nuvem vulcânica para sul, amanhã [hoje] deverá estar a afectar o Alentejo e Algarve", explicou ao DN o meteorologista João Jacinto Ferreira, referindo que ontem a região centro estava também sob influência da nuvem, mas que as perspectivas era para hoje tal já não se suceder.

A tendência que ontem se verificava era de uma deslocação lenta para sul, segundo o especialista, mas o tamanho da nuvem era tal que abrangia também as Canárias. Porém, "os níveis altos estarão livres da acção" da nuvem no Alentejo e no Algarve, durante o dia de hoje. O meteorologista acrescentou ainda que a Madeira e os Açores é que vão continuar a estar sob o efeito mais intenso das cinzas vulcânicas.

Ontem, milhares de passageiros voltaram a ficar em terra, com 281 voos a serem cancelados nos aeroportos nacionais. Só na Portela, em Lisboa, 76 operações não se realizaram (37 partidas e 39 chegadas). Segue-se a Madeira com 59 voos cancelados (29 partidas e 30 chegadas). Mas foi em Faro que houve o maior problema. Com o aeroporto encerrado, 95 voos foram anulados (48 partidas e 47 chegadas), segundo a informação disponibilizada pela ANA Aeroportos de Portugal.

A situação no País deverá então melhorar nos próximos dias, mas as cinzas mantêm-se a altitudes baixas, algo que ainda preocupa quando se fala de regularização da utilização do espaço aéreo português. "Na previsão para as próximas horas, verifica-se uma redução nas cinzas a maior altitude, mas a baixa altitude a tendência é para se manter e até para se alastrar", explicou Teresa Ferreira, do Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Cinzas voltam a ameaçar aviação   Islândia Icon_minitimeDom maio 16, 2010 2:53 pm

.
Cinzas voltam a ameaçar aviação

Hoje


vulcão O espaço aéreo britânico pode voltar hoje a ser parcialmente encerrado devido à presença no ar da nuvem de cinzas provocadas pelo vulcão islandês Eyjafjallajö-kull. Este volta assim a ameaçar perturbar o tráfego aéreo europeu, depois de ter obrigado à paragem dos voos durante uma semana em meados de Abril.

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Nuvem de cinza pode cancelar hoje mil voos   Islândia Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 2:59 pm

.
Nuvem de cinza pode cancelar hoje mil voos

Hoje

Islândia Ng1294628

A nuvem de cinza proveniente do vulcão islandês poderá levar ao cancelamento de 1.000 voos previstos para hoje na Europa, com incidência no Reino Unido e Holanda, anunciou a agência Eurocontrol.

Em Portugal, até às 12:00 foram cancelados mais de 30 voos com destino ao Reino Unido, Irlanda e Holanda, anunciou a ANA - Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos portugueses. A grande maioria destes voos cancelados (26 em 32) estavam programados de e para o aeroporto de Faro (Algarve).

Desde domingo que vários aeroportos irlandeses se encontram encerrados, uma situação que se repetiu hoje de madrugada no norte de Inglaterra, como resultado da nuvem de cinzas emanadas pelo vulcão islandês Eyjafjöll, que se encontra em actividade desde Março.

Ainda assim, a agência intergovernamental europeia Eurocontrol - que coordena o tráfego aéreo - prevê que a nuvem se disperse ao longo do dia. Para já, no entanto, os aeroportos no Reino Unido e na Holanda estão fechados devido aos riscos de se voar através das cinzas.

"Hoje a Eurocontrol espera 28.000 voos na Europa, menos cerca de 1.000 voos que num dia normal. Isto deve-se ao impacto do fecho do espaço aéreo no sudeste do Reino Unido e na Holanda", acrescentou a agência.

"A cinza está concentrada a baixas altitudes. Ao longo do dia espera-se alguma dispersão da nuvem", acrescentou o Eurocontrol.

Cerca das 12:00, a nuvem deverá estar a afectar "a Irlanda do Norte, partes da Escócia e o Sudoeste do Reino Unido", referiu.

Além dos cancelamentos de voos em toda a área de Londres também deverá ocorrer atrasos substanciais devido ao congestionamento do espaço aéreo nas áreas adjacentes às zonas fechadas, indicou o Eurocontrol.

A cinza levou ao encerramento do aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, bem como os de Roterdão e de Groningen pelo menos até às 12:00.

Os aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick reabriram hoje de manhã. No entanto Gatwick não recebeu qualquer voo e os voos previstos para partir estavam a ser cancelados ou a sair ou com grandes atrasos.

O aeroporto mais movimentado da Escócia, o de Edimburgo, bem como o de Aberdeen e de Inverness, foram fechados, bem como de Cardiff (País de Gales) e o de Swansea.

Em Inglaterra, os aeroportos de Bristol e de Farnborough também foram fechados até às 12:00.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Aeroportos portugueses cancelam 32 voos até às 12:00   Islândia Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 3:38 pm

.
Aeroportos portugueses cancelam 32 voos até às 12:00

Hoje

Islândia Ng1294629

Até ao meio dia de hoje os aeroportos portugueses cancelaram 32 voos nos aeroportos portugueses, a maioria em Faro, devido à nuvem de cinzas do vulcão islandês, segundo uma informação divulgada pela ANA - Aeroportos de Portugal.

"Na sequência das restrições que ocorreram em partes distintas do espaço aéreo europeu, nomeadamente no Reino Unido, Irlanda e Países Baixos, foram hoje cancelados 32 voos no conjunto dos aeroportos geridos pela ANA", avança a gestora dos aeroportos.

O aeroporto de Faro, no Algarve, foi o mais afectado, tendo sido cancelados 26 voos (13 partidas e 13 chegadas).

No aeroporto de Lisboa foram cancelados quatro voos (duas partidas e duas chegadas) e no aeroporto da Madeira, gerido pela ANAM, foram cancelados dois voos (uma partida e uma chegada).

Nos aeroportos do Porto e de Ponta Delgada não foram cancelados voos mas, "por efeito desta situação atípica, verificam-se atrasos nas chegadas e partidas", refere a ANA.

Desde Março passado que o vulcão Eyjafjoell, localizado num glaciar do sul da Islândia, se encontra em actividade, emanando uma nuvem de cinzas que provocou o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de Abril.

A actividade do vulcão voltou a intensificar-se na semana passada, provocando uma nuvem de cinzas que está a atravessar a Europa Ocidental.


In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Meteorologia: Actividade diminui ligeiramente   Islândia Icon_minitimeTer maio 18, 2010 4:12 pm

.
Meteorologia: Actividade diminui ligeiramente

Hoje

Islândia Ng1295071

Os serviços meteorológicos islandeses anunciaram hoje que a actividade do vulcão Eyjafjoll "diminuiu ligeiramente", mas que continua a não haver sinais de um fim próximo.

"A actividade eruptiva diminuiu ligeiramente desde o seu pico a 13 de maio, mas deverá continuar a flutuar e não há qualquer sinal que deixe pensar que acabará em breve", de acordo com aqueles serviços.

«Ainda há alguma actividade explosiva e a coluna (de fumo) eleva-se a seis ou sete quilómetros», acrescentaram.

Actualmente, o vento sopra a nuvem de cinzas em direcção a leste, mas o vulcão não era visível hoje de manhã, escondido sob as nuvens.

O espaço aéreo islandês está fechado aos voos internos, mas o aeroporto internacional de Reiquejavique-Keflavik funciona normalmente e sem atrasos.

A erupção do vulcão Eyjafjoll na Islândia já paralisou o tráfego aéreo na Europa durante uma semana em meados de Abril. Mais de 100 000 voos foram então anulados e mais de oito milhões de passageiros ficaram bloqueados.

Na segunda feira, os encerramentos de aeroportos no norte da Europa levaram à anulação de mil voos.

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) criticou hoje os encerramentos de aeroportos europeus devido à nuvem de cinzas do vulcão islandês, considerando que o atual sistema que regula aqueles encerramentos não funciona.

"O actual sistema europeu para decidir encerramentos de aeroportos não funciona", explicou Giovanni Bisignani, director geral da associação que representa 230 companhias aéreas, que asseguram 93 por cento do tráfego comercial.

A IATA calculou a 21 de Abril que os encerramentos tinham custado 1,26 mil milhões de euros às companhias aéreas

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Actor islandês vence câmara da capital   Islândia Icon_minitimeSáb Jun 05, 2010 3:40 pm

.
Actor islandês vence câmara da capital

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Islândia Ng1301902

Apesar de sempre terem existido, os partidos e os candidatos bizarros correm o risco de ver as suas hipóteses crescer à medida que diminui a credibilidade dos políticos sérios. Foi o que aconteceu na Islândia, ilha vulcânica do Atlântico Norte, após o choque da bancarrota.

Winston Churchil dizia que uma piada é uma coisa muito séria. E aquilo que recentemente aconteceu na capital islandesa encaixa perfeitamente nessa ideia: o mais famoso humorista do país ganhou as eleições autárquicas de há uma semana em Reiquejavique, com um partido que prometia coisas tão absurdas como plantar palmeiras na gelada frente ribeirinha da cidade e adquirir um urso-polar para o seu jardim zoológico. Mas o que começou precisamente por ser encarado como uma piada parece ser agora um caso sério.

Jon Gnarr, d'O Melhor Partido, tem grandes condições para ser presidente da câmara da cidade, depois de a formação política que criou há seis meses ter tido 34,7%, elegendo seis vereadores em 15, ficando a dois da maioria absoluta. Einar Orn Benediktsson, músico que já trabalhou com a banda Sugarcubes e a cantora Björk, é um dos vereadores.

O partido, diz o actor, que é também criativo de publicidade, foi criado para denunciar as responsabilidade das elites políticas e financeiras da Islândia na grave crise em que mergulhou a ilha vulcânica do Atlântico Norte. O seu resultado deixou boquiaberta parte da classe política e dos analistas islandeses. Atrás de si deixou, com 33,6%, cinco vereadores, ficou o Partido da Independência, que liderou o país 18 anos. Os sociais- -democratas e os Verdes, que actualmente governam em coligação a nível nacional, elegeram apenas quatro vereadores e o dos progressistas não foi reeleito.

Gnarr, de 43 anos, disse ao Financial Times que está a negociar com os sociais-democratas a hipótese de uma coligação municipal em que ele seja o presidente da câmara. E garantiu que está preparado para o cargo. "Adoro esta cidade e quero mesmo fazer bom trabalho. Vou manter o meu humor e tentar usá-lo como uma vantagem."

O actor diz que a chegada ao poder da sua formação constitui uma nova opção para a política. "Temos que trabalhar a infra-estrutura do partido para que as pessoas tenham uma forma de compreender o que é O Melhor Partido e quais são os benefícios do que nós chamamos anarco-surrealismo", declarou, citado desta vez pelo Wall Street Journal.

Não sendo caso único no que toca a partidos e candidaturas eleitorais bizarras, esta formação chegou mais longe do que era previsto e até a primeira-ministra da Islândia, Johanna Sigurdadottir, admitiu que isto pode ditar o fim do tradicional sistema de quatro partidos naquele país. "Nunca vi nada assim", declarou por sua vez o conhecido analista e professor da Universidade de Reiquejavique Olafur Hardarsson

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Islândia Empty
MensagemAssunto: Islândia mais perto da adesão à UE   Islândia Icon_minitimeQua Jun 16, 2010 12:50 pm

.
Islândia mais perto da adesão à UE

Hoje

Islândia Ng1305807

A Islândia vai começar a negociar a sua adesão à UE, caso os chefes do Estado e do Governo confirmem amanhã o acordo de princípio a que chegaram na segunda-feira à tarde os ministros dos negócios Estrangeiros dos 27.

"Há um acordo de princípio", disse o chefe da diplomacia espanhola Miguel Ángel

In DN

Islândia 14195
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Islândia Empty
MensagemAssunto: Re: Islândia   Islândia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Islândia
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Crise financeira zona euro(2010)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Europa-
Ir para: