Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Belém Lima

Ir em baixo 
AutorMensagem
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Belém Lima   Seg Dez 15, 2008 11:23 pm

.
Belém Lima é natural de Vila Real
Vila Real




Museu da Vila Velha ganha Prémio de Arquitectura do Douro

O arquiteto Belém Lima afirmou à Agência Lusa que a atribuição do Prêmio de Arquitetura do Douro significa um reconhecimento das qualidades do Museu da Vila Velha para a cidade de Vila Real, no norte de Portugal.

O museu ganhou neste domingo o Prêmio de Arquitetura, promovido pela Estrutura de Missão do Douro (EMD) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

“O reconhecimento tem a ver com as obras atingirem ou não as pessoas. Este prêmio significa um reconhecimento da mais-valia que é a arquitetura que temos feito e significa também a projeção do nome da nossa região”, frisou o arquiteto.

Belém Lima tem 57 anos, é natural de Vila Real e é formado pela Escola de Belas Artes de Lisboa.

O Museu da Vila Velha foi inaugurado a 20 de maio deste ano e nasceu com o objetivo de desvendar a história da cidade de Vila Real, integrando um acervo de cerca de duas centenas de objetos da Idade do Bronze até à época contemporânea.

O museu, propriedade da prefeitura de Vila Real, custou cerca de 750 mil euros (R4 2,3 milhões no câmbio atual), com apoio comunitário de 50%.

Neutro

Lima explicou que criou um edifício \\"neutro e silencioso\\", que pretende funcionar como uma \\"máquina de mostrar a Vila Velha\\".

“É um edifício de diálogos com a paisagem envolvente e a história. A arquitectura é feita para as pessoas e deve arrancar dos sítios onde está e esta é a raiz de Vila Real”, afirmou.

O prédio integra uma biblioteca e centro de documentação, pequeno auditório, salas de exposições e um centro arqueológico com duas salas, uma para recolhimento dos achados e outra para laboratório, que também estão abertas ao público.

A história das origens de Vila Real é contada com o recurso multimídia no auditório e, após a visualização, o visitante atravessa uma ponte e entra na sala de exposições, onde entre em contato com as portas da vila e com cerca de duas centenas de objetos, que provam a ocupação daquela zona antes da criação da cidade pelo Rei Dom Dinis.

Segundo o diretor do museu, João Silva, desde que abriu portas, já passaram pelo edifício cerca de nove mil visitantes, entre turistas e estudantes.

Silva disse também que já recebe muitos estudantes de arquitetura curiosos com a obra de Belém Lima, acreditando que, a partir de agora, este tipo de visitantes aumente.

Obras

Em 2006, O arquiteto ganhou uma menção honrosa na primeira edição do “Prêmio de Arquitectura do Douro”, com o Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Entre outras obras dele se destacam ainda a Biblioteca Municipal de Vila Real, o novo edifício da Câmara de Boticas, algumas residências e um mercado em Chaves, no norte português.

Nesta obra muito diversificada, Belém Lima destacou ainda um pequeno prédio que projetou para a Régua e do qual disse gostar particularmente por ter um “grande impacto social”, pois abriga a Associação do Bairro das Alagoas, onde reside uma grande comunidade cigana.

“A nossa obra é sempre uma vontade de acrescentar algo. Vamos acrescentando a cidade aos poucos. A nossa ideia é fazer uma pertença à cidade ou território. Há sempre esta relação com a sociedade”, concluiu.

Lusa, 2008-12-15
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Belém Lima
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Acidente na Av. Brasília/Estação Fluvial de Belém
» Salvo pelas boas maneiras - Belíssima lição.
» ALFA LIMA
» Clube Radio CB Ponte de Lima

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Arte-
Ir para: