Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Nigéria

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Nigéria   Nigéria Icon_minitimeDom Nov 30, 2008 11:17 pm

.
Mais de 400 mortos em confrontos na Nigéria

Nigéria 657407

ABEL COELHO DE MORAIS

Crise. Violência teve origem em rumores sobre fraude eleitoral

Atacados lugares de culto e bairros onde vivem cristãos e muçulmanos

Violentos confrontos entre muçulmanos e cristãos na capital do estado do Planalto, no centro da Nigéria, provocaram, pelo menos, 400 mortos, obrigando o governador da província a decretar o recolher obrigatório na cidade.

Os mortos resultaram de um surto de violência pós-eleitoral nas últimas 48 horas na cidade de Jos, que resultou de rumores postos a circular de que a formação muçulmana, o Partido dos Povos Nigerianos (PPN), perdera para o Partido Democrático do Povo (PDP), principal formação cristã no país. Uma derrota que era atribuída a possível fraude.

O Presidente nigeriano, Umaru Yar'Adua, ordenou o envio de reforços militares para a província. Os acessos a esta foram cortados para os veículos civis e interrompidos os serviços de transportes regulares. A polícia revelou ter feito mais de 300 detenções desde o início dos confrontos. Estes terão sido mais intensos junto de igrejas e mesquitas, tendo principiado sexta-feira, continuando noite dentro e pelo sábado de manhã, até à instauração do recolher obrigatório. O número de mortos resulta apenas de fontes muçulmanas e cristãs, com as autoridades a recusarem divulgar qualquer balanço.

Apenas a Cruz Vermelha nigeriana referiu terem sido hospitalizadas mais de 300 pessoas; um seu porta-voz explicou às agências que o surto de violência levara mais de dez mil habitantes em Jos a deixarem as suas áreas de residência. Estas pessoas procuraram refugiar-se nos principais lugares de culto na cidade ou em esquadras da polícia e instalações militares.

As agências divulgaram testemunhos concordantes de muçulmanos e cristãos, revelando vários casos de fogo postos e vandalismo em diferentes bairros da cidade.

In DN

Nigéria 00020335
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Confrontos entre cristãos e muçulmanos   Nigéria Icon_minitimeSeg Fev 23, 2009 2:10 pm

.
Confrontos entre cristãos e muçulmanos

Nigéria 51B919DA57601DB3545BA451746C91

Nigéria

Ataques a vários locais de culto causaram cinco mortos

Confrontos entre cristãos e muçulmanos causaram cinco vítimas mortais. Tudo aconteceu após se terem registos ataques a diversos locais de culto no norte da Nigéria.

Segundo as autoridades vários muçulmanos incendiaram algumas igrejas como forma de retaliação. Isto porque o ataque a duas mesquitas foi atribuído a cristãos.

O governo enviou tropa para a região, para tentar acalmar os ânimos e repor a ordem.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Mesquita invadida por militares   Nigéria Icon_minitimeQui Jul 30, 2009 9:55 pm

.
Mesquita invadida por militares

NigériaNa Nigéria, uma mesquita do grupo radical islâmico Boko Haram, que quer impor a lei islâmica (sharia) em todo o país e que é acusado de incitar a onda de violência que provocou centenas de mortos nesta semana, foi invadida por soldados.

O ataque contra a mesquita resultou na morte de, pelo menos, cem pessoas.

O líder do Boko Haram, Mohammed Yusuf, escapou assim como outros 300 seguidores, mas o seu braço direito foi morto no ataque, informou o comandante do Exército, general Saleh Maina, segundo o Folha Online.

O ataque faz parte de uma campanha das tropas que vão de casa em casa nos arredores de Maiduguri em busca de Yusuf e dos seus seguidores.

Não se sabe exactamente quantas pessoas morreram nos confrontos. A agência France Presse diz que o número passa de 600, desde domingo passado.

O confronto deixou ainda cerca de 4.000 refugiados no país.

Yusuf é radicalmente contra a educação nos moldes ocidentais. Críticos dizem que ele açoitou alguns alunos, bem como analfabetos, e jovens desempregados.

In Msn Notícias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Mais de 700 mortos em cinco dias de confrontos na Nigéria   Nigéria Icon_minitimeDom Ago 02, 2009 3:51 pm

.
Mais de 700 mortos em cinco dias de confrontos na Nigéria

Hoje às 14:42

Nigéria Ng1173191

Pelo menos 700 pessoas morreram no estado de Borno, na Nigéria, em cinco dias de confrontos entre forças governamentais e membros da facção extremista islâmica "Boko Haram", anunciaram as autoridades.

O coronel Ben Ahanotu, do exército da Nigéria, disse aos jornalistas que, até este domingo, segundo dia sem combates, foram recuperados 700 corpos só no estado de Borno, pelo que se prevê que as vítimas mortais possam ser superiores a mil, porque a violência estendeu-se durante a semana por seis estados nigerianos.

Até agora, as autoridades não tinha publicado números oficiais de baixas nos combates, embora os meios locais informassem de que pelo menos 400 pessoas tinham morrido.

Segundo fontes policiais, a maioria dos mortos pertencia à "Boko Haram", a organização rebelde que atacou uma esquadra do estado de Bauchi, no passado domingo, dando início a cinco dias de confrontos.

Os combates só cessaram quando o líder da "Boko Haram" morreu, depois de ser detido pelos militares e quando estava sob custódia policial.

A calma voltou sábado a Maiduguri, capital de Borno, considerada o bastião da "Boko Haram" e onde se verificaram os piores confrontos, com a retoma das actividades diárias e a reabertura da maioria do comércio.

Os 'talibãs da Nigéria', como são popularmente conhecidos os partidários da "Boko Haram", começaram há cinco anos uma luta armada para impor a lei islâmica no país, atacando sobretudo esquadras e edifícios públicos, de forma intermitente.

A "sharia" (lei islâmica) foi imposta em doze estados do norte do país desde 1999.

Mais de dez mil pessoas morreram no país desde então, nos combates entre muçulmanos - a maioria da população do Norte do país -, cristãos - presentes sobretudo no Sul - e as forças de segurança.

A Nigéria é o país mais povoado de África, com quase 150 milhões de habitantes, que se integram em mais de 200 grupos tribais.

In TSF

Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Goodluck Jonathan empossado presidente   Nigéria Icon_minitimeQui maio 06, 2010 3:19 pm

.
Goodluck Jonathan empossado presidente

por Lusa
Hoje

Nigéria Ng1289405

Gooluck Jonathan foi empossado hoje como presidente da Nigéria, o país mais populoso de África, horas depois da morte do presidente Umaru Yar'Adua, cuja doença prolongada gerou uma crise de liderança.

Jonathan, de 52 anos, jurou servir o país perante o presidente do Supremo Tribunal, Aloysius Katsina-Alu, numa cerimónia no palácio presidencial.

Yar'Adua morreu quarta-feira à noite na sequência de uma grave doença cardíaca que o obrigou a viajar para a Arábia Saudita para tratamento, a 23 de Novembro passado. A 24 de Fevereiro regressou à Nigéria e nunca mais foi visto em público.

O seu funeral está previsto para hoje à tarde em Katsina, cidade do norte do país de onde era natural.

A morte de Yar'Adua ocorreu quase três meses depois de Jonathan ter assumido o controlo do país como presidente interino e a menos de um ano das próximas eleições presidenciais, previstas para 2011.

Numa breve declaração, Goodluck Jonathan prometeu que a sua administração vai dar atenção prioritária à boa governação, centrando-se especialmente na reforma eleitoral e na luta contra a corrupção.

Jonathan disse também que a segurança no Delta do Níger, onde está instalada a indústria petrolífera nigeriana e que foi alvo de vários ataques nos últimos meses, continua a ser uma prioridade.

O novo presidente elogiou o seu antecessor, destacando o "legado profundo" de Yar'Adua que lhe cabe agora continuar. "Era um bom amigo e um irmão", disse.

In DN

Nigéria Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Goodluck Jonathan promete mudar a sorte dos nigerianos   Nigéria Icon_minitimeSex maio 07, 2010 3:33 pm

.
Goodluck Jonathan promete mudar a sorte dos nigerianos

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Nigéria Ng1289754

Novo Chefe do Estado é cristão e oriundo da zona petrolífera do delta do Níger

Goodluck Jonathan prometeu ontem mudar a sorte dos nigerianos, através do aumento da distribuição de água e electricidade, da melhoria da educação, da reforma do sistema eleitoral, da melhor governação e da luta à corrupção.

O novo Chefe do Estado da Nigéria tomou posse logo após a morte de Umaru Yar'Adua, presidente falecido na quarta-feira devido a problemas cardíacos que já o tinham forçado a retirar-se da vida pública há cinco meses.

Vice-presidente de Yar'Adua, Jonathan, de 52 anos, assumia já interinamente a presidência. Oriundo da conturbada região petrolífera do delta do Níger, o novo líder nigeriano traz consigo a esperança de uma solução para o conflito com os rebeldes que exigem repartir os lucros do petróleo.

Nascido no seio de uma família de fabricantes de pirogas, formou--se em zoologia, foi professor e trabalhou numa agência ambiental do Governo da Nigéria, antes de ser eleito, em 1999, para governador adjunto de Bayelsa, pelo Partido Democrático do Povo (PDP).

Foi reeleito, no final de 2005, tendo substituído o governador Diepreye Alamieyeseigha, depois de este ser destituído por branqueamento de capitais. Jonathan passou a dirigir os assuntos de Bayelsa, de facto, em 2007.

Nas eleições presidenciais de Abril desse ano, o PDP designou candidato a presidente um muçulmano, Yar'Adua, tendo escolhido para candidato a vice-presidente um cristão, Jonathan. Foi o ticket perfeito para responder às necessidades de equilíbrio de poder entre religiões e também entre o Norte e o Sul da Nigéria.

No discurso de tomada de posse que ontem fez no palácio presidencial, em Abuja, o novo Chefe do Estado prometeu que as próximas eleições de 2011 decorrerão de forma livre e justa. "O verdadeiro teste será que todos os votos sejam contados e considerados nas próximas presidenciais", declarou, citado pela BBC.

Não disse, porém, se será candidato a essas eleições. A tradição manda que a presidência alterne entre cristãos e muçulmanos. Mas Goodluck Jonathan, cujo primeiro nome quer dizer boa-sorte, poderá sentir-se tentado pela legitimação nas urnas. Enquanto vice-presidente trabalhou sempre sem causar grandes conflitos, mas também sem impressionar muito. Falta ver agora como será enquanto Chefe do Estado.

In DN

Nigéria Announce
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Atentados contra igrejas fazem 38 mortes na Nigéria   Nigéria Icon_minitimeDom Dez 26, 2010 11:04 am

.
Atentados contra igrejas fazem 38 mortes na Nigéria

por Lusa
Hoje

Nigéria Ng1412955

Uma série sem precedentes de atentados bombistas contra igrejas fez pelo menos 38 mortos na véspera de Natal, na Nigéria, afirmaram hoje as autoridades que tentam conter esta onda de violência.

De acordo com as agências AFP e AP, morreram 38 pessoas e outras 74 ficaram feridas em sete explosões que ocorreram em dois locais da cidade de Jos, no centro da Nigéria, que marca o limite entre o norte do país, maioritariamente muçulmano, e o sul, que é sobretudo cristão. Na cidade de Maiduguri (norte), alegados membros de um grupo islamista atacaram três igrejas, incendiando uma delas e fazendo seis vítimas mortais.

Não foi estabelecida nenhuma ligação entre estes casos de violência na véspera de Natal e a aproximação das eleições presidenciais marcadas para Abril. No país mais populoso de África, as tensões entre cristãos e muçulmanos estão a aumentar. Na cidade de Jos, onde ocorreu o atentado, a situação entre as duas comunidades religiosas é particularmente complicada - este ano já se contabilizaram centenas de mortos por conflitos religiosos.

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, prometeu que se vai fazer justiça em relação aos responsáveis pelos atentados "que mataram muitos nigerianos inocentes, tanto cristãos como muçulmanos".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Tumulto em comício faz 11 mortos   Nigéria Icon_minitimeDom Fev 13, 2011 12:15 am

.
Tumulto em comício faz 11 mortos

Ontem

Um comício da campanha do presidente Goodluck Jonathan na região do Deltado Niger acabou em tragédia.

Tumultos durante o comício provocaram 11 mortos, informou a polícia, segundo a AFP.


In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Acidente com camião cisterna causa morte de 50 pessoas   Nigéria Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 4:44 pm

.
Acidente com camião cisterna causa morte de 50 pessoas

por Lusa
Hoje

Cerca de 50 pessoas morreram hoje na região central da Nigéria devido ao embate de um camião cisterna com outros veículos, que provocou um incêndio, informou uma fonte da força de segurança do país.

"Sexta-feira à noite, um camião cisterna bateu contra um comboio de veículos num posto de controlo militar na aldeia de Narabe e tombou para o lado, derramando o seu conteúdo, que se incendiou", disse o responsável Haruna Likong Albasha.

De acordo com a mesma fonte, as "chamas atingiram outros automóveis e a morte de 50 pessoas". O acidente ocorreu perto da cidade de Bauchi, no centro do país

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Nigéria Empty
MensagemAssunto: As presidenciais da paz ou da guerra   Nigéria Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:20 am

.
As presidenciais da paz ou da guerra

Hoje

Nigéria Ng1504584

Fortes medidas de segurança eram visíveis na Nigéria durante a votação para as presidenciais em que se prevê a vitória do actual Presidente.

Mais de 73 milhões de eleitores pronunciaram-se sobre 20 candidatos, embora apenas quatro possam aspirar à vitória.

Além de Goodluck Jonathan, cristão, outro candidato de peso é o ex-ditador Muhammadu Buhari, muçulmano.

Para evitar uma segunda volta, o vencedor deve alcançar um quarto dos votos em dois terços das províncias e na capital, Abuja. Terá, além disso, de lidar com as tradicionais acusações de fraude eleitoral, recorrentes desde que a Nigéria regressou em 1999 a um regime pluralista. Como sucedeu nas presidenciais de 2003 e 2007, estas últimas classificadas como "caóticas" pelos observadores internacionais.

In DN

Nigéria 0002037E
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Polícia: 18 mortos em atentado contra ONU   Nigéria Icon_minitimeSex Ago 26, 2011 4:45 pm

.
Polícia: 18 mortos em atentado contra ONU

por Lusa
Hoje

Nigéria Ng1622627

O atentado perpetrado hoje contra instalações das Nações Unidas em Abuja, Nigéria, provocou 18 mortos, indicou a polícia.

Um porta-voz das Nações Unidas, em Genebra, confirmou que a explosão registada nos escritórios da organização na capital nigeriana foi provocada por uma bomba.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Ataques em Kano fizeram 215 mortos   Nigéria Icon_minitimeDom Jan 22, 2012 5:40 pm

.
Ataques em Kano fizeram 215 mortos

por Lusa
Hoje

Nigéria Ng1789940

Pelo menos 215 pessoas morreram na sequência dos atentados que ocorreram na sexta-feira em Kano, a segunda maior cidade da Nigéria, segundo o último balanço.

O ataque, reivindicado pela fação radical islâmica "Boko Haram", envolveu duas dezenas de explosões e tiroteios, contra oito alvos, incluindo instalações da polícia e dos serviços de imigração e a residência de um responsável da polícia.

A situação levou as autoridades nigerianas a decretar o recolher obrigatório durante 24 horas, recorda a agência de notícias EFE.

O grupo Boko Haram - que significa "a educação não islâmica é pecado" - já veio explicar que o ataque foi uma resposta à recusa do governo em libertar vários dos seus membros atualmente na prisão.

Entretanto, foi registado um novo ataque numa outra cidade do norte da Nigéria, que já terá feito nove mortos e 12 feridos: homens armados invadiram durante a noite a cidade Tafawa Balewa, no estado de Bauchi.

De acordo com um líder tradicional do grupo Sayawa, os responsáveis pelos ataques são os elementos do grupo Hausa-Fulani, de étnica muçulmana.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Nigéria Empty
MensagemAssunto: 14 mortos num ataque contra posto de polícia   Nigéria Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 11:43 pm

.
14 mortos num ataque contra posto de polícia

por Lusa
Hoje

Pelo menos 14 pessoas morreram num ataque a um posto da polícia em Gombe, no nordeste da Nigéria, perpetrado por alegados militantes islamitas, segundo relatos de testemunhas.

As testemunhas contaram ainda que outras cinco pessoas foram mortas em atos de violência, no norte de país, atribuídos ao mesmo grupo. Moradores contaram hoje que o posto de polícia em Gombe foi incendiado na sexta-feira durante um ataque atribuído ao grupo radical islamita Boko Haram, que visava também a prisão da cidade vizinha.

"Eu vi, pelo menos, 14 corpos carbonizados no posto da polícia", disse um jornalista local, que pediu anonimato. O jornalista disse que contou 10 corpos no edifício, a maioria dos quais eram polícias, e outros quatro no interior de uma viatura.

Outro morador, Ali Babandi, adiantou que a esquadra da polícia tinha sido destruída e havia corpos carbonizados no seu interior, mas não conseguiu confirmar o número. Ali Babandi também mencionou a presença de quatro mortos num carro.

O ato de violência não foi imediatamente reivindicado pelos islamitas, mas o grupo Boko Haram realizou ataques semelhantes nos últimos meses no norte e centro da Nigéria, aumentando a instabilidade no país mais populoso e o maior produtor de petróleo de África.

Um guarda prisional disse na sexta-feira que os presumíveis membros do Boko Haram tentaram invadir a prisão de Gombe, capital do Estado com o mesmo nome, aparentemente para libertar membros do grupo. "Estamos sitiados. Um número significativo de homens armados cercou a prisão e ativou cargas explosivas. É claro que eles pertencem ao Boko Haram", disse o guarda prisional. Um morador, Ibrahim Yau, disse que ouviu tiros e explosões durante aproximadamente uma hora.

Outros atos de violência ocorreram na sexta-feira à noite na Nigéria. Homens suspeitos de pertencer ao Boko Haram mataram cinco fiéis a tiro numa mesquita em Kano, a grande metrópole do norte, segundo a polícia e testemunhas. O chefe de uma milícia local financiada pelo governo estava entre as vítimas.

A mesquita em Kano já tinha sido abalada a 20 de janeiro por uma série de ataques que fizeram, pelo menos, 185 mortos. O ataque foi reivindicado pela Boko Haram e a segurança foi reforçada na segunda cidade da Nigéria. Os islamitas querem restaurar o califado islâmico e impor a sharia (lei islâmica) na Nigéria.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Nigéria Empty
MensagemAssunto: Governo oferece casamento sem divórcio   Nigéria Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 4:50 pm

.
Governo oferece casamento sem divórcio

por Paula Mourato
Hoje

Nigéria Ng2031647

Na Nigéria, o Governo decidiu oferecer a boda a 500 noivos - 250 mulheres e 250 homens - com a condição de não se divorciarem. Segundo uma notícia da Al Jazeera, por causa das altas taxas de divórcios, nos casamentos patrocinados pelo Estado está proibido o divórcio sem autorização do Governo.

As taxas de divórcio na Nigéria são das mais altas da África Ocidental. Um em cada três casamentos falham nos primeiros três anos.

Por causa disso, o Governo de Kano organizou uma cerimónia coletiva para 250 divorciadas, viúvas e jovens solteiras. As noivas foram ajudadas a encontrar os seus parceiros, foi-lhes oferecidos móveis, a boda, roupas e dinheiro.

Mas todo este apoio veio com uma condição absoluta: os homens que casaram com estas mulheres dentro do programa estatal não se podem divorciar sem a autorização do Governo.

VEJA O VÍDEO:


In DN

Nigéria Images?q=tbn:ANd9GcQOUXdOzeWesLOsdUKvTSxsJKqcXeMyzfgmEEDvxmr0_3_T1iKfs9rBVA
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Nigéria Empty
MensagemAssunto: Re: Nigéria   Nigéria Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nigéria
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: