Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Banda desenhada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Banda desenhada   Dom Nov 30, 2008 4:02 pm

.
Uma homenagem a Uderzo



NUNO GALOPIM

Banda desenhada. Para assinalar os 80 anos de um dos criadores de Astérix, juntam-se 34 autores de BD. 'Astérix e os seus Amigos' é um conjunto de pequenas histórias que usam o pequeno gaulês em contextos inesperados. Manara, Graton, Van Hamme ou Tibet são alguns dos nomes presentes

Trinta e quatro autores de BD recriam Astérix

Traduzidas em mais de cem línguas, as aventuras de Astérix moram entre os casos mais notáveis da história da banda desenhada (BD). Aos 49 anos de vida (somados a partir da primeira publicação, nas páginas da revista Pilote, em Outubro de 1959), o pequeno gaulês e o grande mundo ao seu redor geraram já 33 álbuns e onze filmes (oito de animação, três de imagem real). Astérix, Obélix e companhia, são a mais bem sucedida das criações da dupla formada por René Goscinny (1926-1977) e Albert Uderzo (n. 1927) que, juntos, haviam já publicado as histórias do índio Humpá-Pá, na revista Tintin. Uderzo manteve Astérix vivo depois da morte de Goscinny. E há um ano, para celebrar os seus 80 anos, uma série de autores de BD criaram pranchas nas quais apresentaram pequenas novas (e inesperadas) aventuras para o pequeno herói gaulês. O livro que recolhe esta homenagem, Astérix e os Seus Amigos, é agora publicado entre nós.

A ideia partiu de Sylvie Uderzo, a filha do desenhador francês. Procurava, como explica no texto que abre o livro, "algo único, algo que lhe agradasse e surpreendesse". A resposta chegou na forma de um desafio a outros desenhadores. Foram todos contactados em segredo e, como recorda Sylvie, "responderam com uma explosão de fogo-de-artifício de vinhetas Astérix (como nunca havíamos visto)".

Astérix e os Seus Amigos reúne 34 artistas, alguns deles dando vida a heróis da BD criados por terceiros. Cruzam-se tempos, traços e opções narrativas. O Pato Donald, Michel Vaillant, Humpa-Pá (e o inseparável Cavaleiro da Massa Folhada), o Marsupilami, Lucky Luke ou Ric Hochet são algumas das "estrelas" que, aqui, contracenam com Astérix, gauleses e os inevitáveis romanos. Do outro lado do lápis estiveram, entre outros, autores como Jean Van Hamme (que recentemente tem recriado as figuras de Blake e Mortimer), a dupla Jean Louis Mourier & Christophe Arelston (autores da série Trolls), Milo Manara (conhecido pelas abordagens que faz aos universos do erotismo) ou Stuart Immonen (canadiano com obra na Marvel e DC Comics).

Os resultados são, no mínimo, surpreendentes. Uma das histórias revela que Obélix tem um irmão, vegetariano, pai de filhos e fraquinho. Noutra vemos uma corrida de "carros" em Roma, que tem como director Bernardus Ecclestonus (paródia a Bernie Ecclestone, habitualmente referido como o "patrão" da Fórmula 1). Mais à frente, o Professor Pardal e o Pato Donald levam Astérix e Obélix a conhecer o milionário Tio Patinhas... Noutro instante, Michel Vaillant perde uma corrida porque, levando Obélix a bordo, é "forçado" a parar a meio da pista porque, explica o gaulês: "Atropelámos uns javalis..."

Por todas as páginas corre um ambiente de celebração, sendo frequentes os momentos em que Uderzo e Goscinny surgem até como personagens de ficção.



_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
 
Banda desenhada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» LIGANDO A PARABÓLICA BANDA C NO PROBOX
» Banda de música de animes e games
» [Tópico 5]Saint Seiya ? - Novo Anime da série Saint Seiya.
» Água de Mar [Nova temporada]
» Espelhos || Capítulo 16

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Arte-
Ir para: