Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Meteorologia

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mau tempo: Dez distritos em alerta amarelo até segunda-feira   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 07, 2009 11:12 pm

.
Mau tempo: Dez distritos em alerta amarelo até segunda-feira

Lusa
9:57 Sábado, 7 de Fev de 2009

Meteorologia - Página 2 7a797597

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou o prolongamento do alerta amarelo em Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido às previsões de queda de neve e ao vento forte nas terras altas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou em alerta amarelo até segunda-feira dez distritos do Norte e Centro do país devido à queda de neve e ao vento forte nas terras altas.

A ANPC determinou o prolongamento do alerta amarelo (segundo de uma escala de quatro) até às 09h00 de segunda-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Aveiro e Coimbra estão com alerta amarelo desde as 22h00 de sexta-feira, indica, em comunicado, a ANPC, adiantando que foi reforçado todo o dispositivo de escalão local e distrital da Protecção Civil nestes distritos.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje e domingo aguaceiros, que serão de neve acima dos 400 metros, e vento forte com rajadas até 80 quilómetros nas terras altas.

Segundo a ANPC, estas condições meteorológicas podem provocar possibilidade de persistência de neve e gelo nas estradas, podendo conduzir a retenção temporária de veículos e pessoas nas vias, aumento de acidentes rodoviários e isolamento temporário de núcleos habitacionais, além de poder causar danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de aumento de incêndios urbanos e eventuais dificuldades com embarcações.

A ANPC recomenda ainda à população para estar atenta às indicações da protecção civil, à adequada fixação de estruturas soltas, à desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e aos cuidados a ter com lareiras e outros sistemas de aquecimento.

In Expresso

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Chuva regressa no fim-de-semana   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 27, 2009 12:31 pm

.
Chuva regressa no fim-de-semana

Hoje às 11:38

Meteorologia - Página 2 Ng1123457

Foram duas semanas que fizeram lembrar a Primavera, mas a partir de amanhã, como adianta a meteorologista Ilda Simões, a chuva vai regressar a todo o país.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1155731

- Meteorologista Ilda Novo diz que a chuva vai tornar cinzento o fim-de-semana

Durante o fim-de-semana o estado do tempo vai mudar, assegura à TSF, a meteorologista Ilda Simões.

«Amanhã teremos nebulosidade em todo o país. A chuva será em regime de aguaceiros, principalmente na região sul», um cenário que se estenderá no domingo a todo o país», disse.

A meteorologista Ilda Simões adiantou também que se espera uma descida da temperaturas.

In TSF

Meteorologia - Página 2 00020344
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vento e Ondulação forte na maior parte dos distritos   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 04, 2009 1:02 pm

.
Vento e Ondulação forte na maior parte dos distritos

Meteorologia - Página 2 C3B9BB984FED46B5B520CFB09A882


A ondulação e o vento forte são responsáveis por a maior parte dos distritos de Portugal continental e a Madeira estarem hoje com avisos, segundo o Instituto de Meteorologia.


Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão com aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro níveis.


Para Viana do Castelo, Braga, Porto, Guarda, Vila Real e Castelo Branco prevê-se para hoje queda de neve acima dos 1.300 metros de altitude, baixando gradualmente a cota para os 900/1.000 metros e vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora.


Nos restantes distritos com aviso Laranja, Viseu e Bragança, prevê-se apenas vento forte com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora.


Com aviso Amarelo, o segundo menos grave da mesma escala, estão hoje os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja, Faro e ainda o arquipélago da Madeira.

In Msn Notícias

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vento obriga ao desvio de aviões   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 05, 2009 3:13 pm

.
Vento obriga ao desvio de aviões

Meteorologia - Página 2 BE1AFEC1A6F79E7A48B95434AD6036

O mau tempo que se fez sentir em Lisboa durante a madrugada desta quinta-feira obrigou ao desvio de nove aviões para o Porto e Faro.

Nove aviões da TAP que deveriam ter aterrado em Lisboa tiveram de ser desviados para os aeroportos do Porto e de Faro.

O porta-voz da TAP explicou, à TSF, que o primeiro avião impedido de aterrar em Lisboa deveria ter aterrado ainda na noite de quarta-feira e que os desvios acabaram por afectar quase toda a operação de longo curso da TAP do Brasil, África e EUA.

“Temos de assegurar que as condições melhoram para que seja possível os aviões poderem vir para Lisboa, já que é o destino final dos passageiros e é a nossa base operacional. Num ou noutro caso, é possível garantir que os aviões têm já uma hora de chegada a Lisboa», esclareceu António Monteiro.

Para que esta situação possa voltar ao normal, é necessário que se encontrem tripulações que tragam estes aviões para Lisboa, pois as que trouxeram os aparelhos para Portugal poderão ter atingido o seu limite de horas de trabalho.

Segundo o porta-voz da TAP, «há muito tempo que não havia necessidade de fazer divergir

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Chuva regressa amanhã   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 23, 2009 6:32 pm

.
A chuva regressa amanhã

Meteorologia - Página 2 4B58BAFE7BEC11763F9115B2298C9

Segundo o Instituto de Metereologia há possibilidade de aguaceiros durante a tarde de amanhã em Portugal continental e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas no Centro e Sul.

Em Portugal continental, o céu vai estar pouco nublado de manhã, mas há a possibilidade de aguaceiros durante a tarde. As temperaturas rondam os 25º C no Porto, os 20º C em Lisboa e os 19 ºC em Faro.

Na Madeira, também estão previstos aguaceiros em especial nas vertentes norte, que serão de neve nos picos mais elevados. A temperatura mais elevada para o Funchal é de 20º C.

In Msn Notícias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Março foi o mês mais seco dos últimos onze anos   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer Abr 07, 2009 10:21 pm

.
Em Março ocorreram ondas de calor
Trás-os-Montes


Meteorologia - Página 2 Ondasdecalor

Março foi o mês mais seco dos últimos onze anos

O mês de Março foi caracterizado em Portugal Continental como sendo quente e o mais seco dos últimos onze anos, segundo o relatório climático do último mês, disponível no site do Instituto de Meteorologia.

O valor médio de precipitação foi de 20,9 milímetros, inferior aos valor médio do período entre 1971 e 2000, de 61,2 milímetros, o que caracteriza o mês como sendo seco e extremamente seco.

Quanto à temperatura do ar, a média da temperatura máxima foi de 19,9 graus Celsius, o que corresponde ao quarto valor mais elevado desde o início dos registos, em 1931 - 23,3 graus em 1997, 20,2 graus em 1961, e 20,1 em 1998.

Alcácer do Sal foi a região do país onde se verificou a temperatura máxima mais elevada, de 29,9 graus no dia 27 de Março.

Os valores médios da temperatura média do ar, de 13,6 graus, foram também superiores, apresentando uma anomalia de mais 1,7 graus, sendo o sexto mais elevado desde 1931.

A média da temperatura mínima também foi superior ao valor normal, com uma anomalia de mais meio grau.

Em Março ocorreram ondas de calor \\"um pouco por toda a região do interior Norte e Centro e parte do Sul\\", tendo o maior número de dias em onda de calor sido registado nas estações meteorológicas de Penhas Douradas com 21 dias, e em Bragança, Mirandela, Miranda do Douro e Monção com 18 dias, revela o relatório.

Lusa, 2009-04-06
Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Fim-de-semana de Páscoa promete ser cinzento   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 09, 2009 9:20 am

.
Fim-de-semana de Páscoa promete ser cinzento

Hoje às 09:16

Meteorologia - Página 2 Ng1137205

O Instituto de Meteorologia (IM) está a prever um fim-de-semana de Páscoa com alguma chuva e a possibilidade de queda de neve nas zonas montanhosas. A mudança do estado do tempo vai sentir-se já a partir de hoje e até domingo.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1196116

- Meteorologista Maria Madalena Rodrigues informa as previsões do estado do tempo para o fim-de-semana da Páscoa

Por causa da possibilidade de haver queda de neve nas zonas de montanha, o IM colocou seis distritos do norte do país com aviso amarelo, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda.

À TSF, a meteorologista Maria Madalena Rodrigues referiu ainda que as previsões dão conta de um fim-de-semana de Páscoa cinzento, com alguma chuva já a partir de hoje e até ao próximo domingo.

«Para sexta-feira e sábado prevêem-se aguaceiros em especial nas regiões do Norte e Centro, que serão de neve acima dos 800/900 metros, e uma descida da temperatura», adiantou a meteorologista.

«Para domingo prevê-se alguma nebulosidade e ainda há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Norte», acrescentou.

In TSF

Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Radiação Ultra-violeta vai atingir valores elevados   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer maio 19, 2009 11:28 pm

.
Radiação Ultra-violeta vai atingir valores elevados

Meteorologia - Página 2 31D30E4F4CC72A3DF17667B703386

O Instituto de Meteorologia (IM) alerta que a radiação ultra-violeta (UV) vai atingir esta terça-feira valores muito altos em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas e Sines,

A radição terá maior incidência entre as 11:00 e as 15:00 em Faro e Penhas Douradas, entre as 12:00 e as 15:00 em Bragança, Coimbra, Évora, Lisboa e Sines e entre as 12:00 e as 16:00 no Funchal.

O nível "Muito Alto" de radiação UV, que corresponde a situação de "Cuidado", de acordo com o IM, obriga à utilização de óculos de sol com filtro ultravioleta, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

Viana do Castelo, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada vão atingir níveis altos, situação de "Atenção".

De acordo com o "site" do IM, os valores de UV alcançados hoje deverão manter-se pelo menos até quarta-feira.

In Msn Notícias

Embarassed Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas vão passar dos 30º em alguns distritos   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSex maio 29, 2009 10:42 pm

.
Temperaturas vão passar dos 30º em alguns distritos

Meteorologia - Página 2 8E7CAE79EFD389C66669AD916D56E1

O Instituto de Meteorologia (IM), devido às elevadas temperaturas, tem os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora com aviso amarelo .

Nestas zonas as temperaturas poderão atingir 35 graus Celsius.

Os distritos de Beja e Évora terão as temperaturas mais altas durante o dia no país, atingindo os 35 graus, prevendo-se também 34 graus para Lisboa, 33 para Leiria e Coimbra e 31 graus em Portalegre, Castelo Branco e Sines.

In Msn Notícias

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas baixam de forma acentuada até terça-feira   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 14, 2009 4:28 pm

.
Temperaturas baixam de forma acentuada até terça-feira

Hoje às 12:33

Meteorologia - Página 2 Ng1158178

As temperaturas máximas vão descer quase para metade até e terça-feira em vários locais de Portugal continental, dia em que se prevê chuva, de acordo com o sítio na Internet do Instituto de Meteorologia (IM).

Para hoje já são esperadas temperaturas máximas mais baixas do que as registadas sábado, prevendo-se 29 graus Celsius em Lisboa, 21º no Porto, 35º em Faro, 35º em Beja e 34º em Castelo Branco.

Entre hoje e terça-feira, as temperaturas deverão cair 12º em Lisboa, 15º em Faro, 17º em Beja, 16º em Castelo Branco e 2º no Porto.

Além da descida da temperatura, aguardam-se para terça-feira períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mais prováveis durante a tarde e, em especial, no interior.

Estas temperaturas mais baixas do que tem acontecido nos últimos dias vão manter-se por pouco tempo, dado que vão subir, de forma acentuada, logo na quarta-feira, ainda de acordo com o IM.

In TSF

Meteorologia - Página 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Verão começou às 6h46 da manhã   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 21, 2009 4:08 pm

.
Verão começou às 6h46 da manhã

Meteorologia - Página 2 27B7B6C69BBA58D19281571096924E

O Solstício de Verão teve início no dia 21 de Junho às 06h46m. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, a estação mais quente do ano, que se vai prolongar por 93 dias.

O Verão prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2009 às 22h19m.

O Observatório Astronómico de Lisboa define solstícios como: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.

In Msn Notícias

Meteorologia - Página 2 00020182
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Solstício de Verão 2009   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2009 3:42 pm

.
Solstício de Verão 2009
Distrito de Vila Real


Sensação maravilhosa, o nascer do Sol, precisamente no dia do seu apogeu


Na base dos ancestrais conceitos religiosos figuravam os Solstícios como marcos evocativos, associados ao culto solar. Hoje, muito desfasados da magia inicial, olhamos o tempo como algo rectilíneo ou linear. Os nossos antepassados viam-no em circular ou cíclico e exprimiram-no através de símbolos, que a cultura celta e a lusitana perpetuaram.

Trata-se de um fenómeno transversal a diferentes culturas profundamente enraizado desde as festas pagãs Persas e Hindus, associada a Mitra enquanto símbolo do Sol vencedor. É um momento essencial à vida cósmica em que tudo está ligado. No preciso e único momento em que o Sol pleno no máximo do seu poder se une com a Deusa Terra, que no seu ventre porta a vida, os alimentos e o bem-estar. É breve o momento de celebração, pois quando o Astro Rei, no seu movimento aparente na esfera celeste atinge o seu ápice, começa de imediato o seu declínio.
(…)
Hoje festejamos a plenitude das forças, o tempo da colheita das ervas mágicas e medicinais, a tradição dos banhos nas fontes, poços e riachos, como simbolismo do baptismo primordial, da limpeza interna e externa. Com efeito as águas das noites do Solstício são mágicas e poderosas e benzida para as gentes e os animais.
É também o tempo do poder dos sonhos propiciador do pedido de desejos de fortuna, de saúde, de energia e de comunhão com os outros. Está mais evidente a pujança da vida e a nossa energia está no máximo.
(…)
O Solstício tem e sempre teve uma associação directa com o fogo que se configura como outro elemento de purificação, permitindo a libertação dos infortúnios e da negatividade que muitas vezes transportamos.
Tendo a sua origem Indo-europeia, o culto dos solstícios mantém ainda hoje uma forte presença em todos os países da Europa.
(…)

Porquê o Solstício do Marão?

Os nossos antepassados aceitaram os cultos dos Celtas e dos Romanos. Existiam milhares de deuses, pois tudo na natureza era divino e sagrado. Desse período restam cerca de 100 divindades atestadas por inscrições em aras. Alguns eram solares, outros guerreiros…. Refira-se Endovélico (javali, berrões, sabedoria…) Brigo, Bandua (contexto regional), Durius e Reva Maranus que fazem as nossas fronteiras simbólicas. Esta última divindade estava associada aos grandes vultos, ao poder, ao domínio, às alturas… Era ele que tocava o céu, o primeiro a receber a luz divina do sol e era ele que o escondia. Dele chegava a chuva e os ventos ou o protesto irado dos seus trovões.

Quando olhado de longe personifica a muralha protectora, a fronteira pétrea. Serra negra e eterna, de inverno cobre-se como um altar de bragal com a chegada das neves. Umas vezes tem a figura de uma velhinha deitada com os seus longos cabelos e, de outra perspectiva é um gigantesco cardeal de cartola.

Finalmente, era uma divindade que por magia produzia metais e água. E nela como noutros locais de antigos cultos existe uma ermida erigida à Sra da Serra que se comemora daqui a 15 dias, no período do Solstício. De lá tudo se vê e se interiorizarmos os elementos poderemos olhar e ver para dentro de nós.

Alberto Tapada

, 2009-06-22
In DTM

Meteorologia - Página 2 0002009A
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 23, 2009 9:57 am

.
Só podia ser em... Trás-os-Montes, claro!

Meteorologia - Página 2 Smilie34Meteorologia - Página 2 Smilie34Meteorologia - Página 2 Smilie34Meteorologia - Página 2 Smilie34Meteorologia - Página 2 Smilie34Meteorologia - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Peritos não arriscam tempo para o Verão   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 23, 2009 5:38 pm

.
Peritos não arriscam tempo para o Verão

por ANA TOMÁS RIBEIRO
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1160506

Em Portugal não se fazem previsões. Especialistas internacionais falam em muito calor na Europa.

Este Verão não vai ser muito estável, havendo uma alternância entre dias de intenso calor e outros frios, com vento, mar agitado e trombas de água . Estas são as previsões de meteorologistas italianos, feitas num estudo para a presidência do seu país. Que contrastam com as previsões de um Verão muito quente feitas por outros especialistas europeus e dos EUA.

Previsões que para os especialistas portugueses não "são fiáveis" tais como quaisquer outras que vão além de dez dias, diz o próprio presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. "Não há a possibilidade de antever com rigor, à distância de dois ou três meses, as previsões do tempo para Portugal. Quando muito temos tendências, que não iremos divulgar porque todas elas se poderão alterar", afirmou ao DN Adérito Serrão.

O mesmo defende o agro-meteorologista João Mello e Abreu. "Qualquer previsão que vá para além de cinco dias pode estar errada", avança. Mas adianta que o tempo dos últimos meses já está a ter efeito na agricultura portuguesa. "As culturas de sequeiro, por exemplo, estão a ser afectadas pela baixa precipitação deste ano", referiu.

Para Adérito Serrão, "no clima de hoje já nada pode ser anormal. Porque alterações climáticas verificadas a nível global têm também influência na Península Ibérica e em particular em Portugal. Por isso, as pessoas têm de se preparar para um agravamento das intensidade dos fenómenos menos normais, como as ondas de calor, ou as altas precipitações, ou vagas de frio".

Quanto ao Verão deste ano, Adérito Serrão não se arrisca sequer a avançar com uma tendência possível.

"O normal nesta época sazonal é que haja dias quentes", adianta o presidente do Instituto. Agora, recorda que durante o mês de Junho já se registaram ondas de calor em várias zonas do País, admitindo que elas podem vir a repetir-se neste Verão ou noutros.

O facto é que nem na Europa há uma posição única sobre quais são as tendências do clima para este Verão.

In DN

Meteorologia - Página 2 000201C0
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mau tempo provoca cinco vítimas mortais   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 26, 2009 11:26 am

.
Mau tempo provoca cinco vítimas mortais

Meteorologia - Página 2 C33322D941D362EF8E66C9A079323C

Chuvas torrenciais no Japão provocaram deslizamentos.

As autoridades japonesas anunciaram que o mau tempo registado nos últimos dias, nomeadamente as chuvas torrenciais, registadas na zona Sul e Oeste do país, provocaram deslizamentos de terra. Estes, por sua vez, tiveram como consequência cinco vítimas mortais e diversos desaparecidos.

Estas não são as primeiras mortes causadas pelo mau tempo. No início da semana 15 pessoas faleceram e três continuam desaparecidas.

In Msn Notícias

Meteorologia - Página 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Alerta amarelo devido a chuva forte   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 01, 2009 3:00 pm

.
Alerta amarelo devido a chuva forte

Meteorologia - Página 2 4B58BAFE7BEC11763F9115B2298C9

A protecção Civil accionou o aviso de alerta amarelo para hoje, em sete distritos do norte e centro do país, devido à possibilidade de chuva forte. Os alertas atingem as regiões de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu e Aveiro.

Segundo comunicado da Autoridade Nacional Protecção Civil (ANPC), esta situação poderá provocar um "aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via", bem como "inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras".

"Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", e "possibilidade de inundação por transbordo de rios nas zonas historicamente mais vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas" são outros dos efeitos previstos.

A ANPC recomenda por isso que sejam tomadas medidas de prevenção e precaução, tais como "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados" e "a adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade".

Recomenda ainda o "não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas", assim como "a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas".

No outro extremo do país, a Protecção Civil lembra que até às 20h0 de 1 de Agosto permanece accionado o "alerta amarelo" para situação de tempo quente para os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

In Msn Notícias

Meteorologia - Página 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Santarém vai chegar aos 39 graus   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 11:37 am

.
Santarém vai chegar aos 39 graus

Meteorologia - Página 2 8E7CAE79EFD389C66669AD916D56E1

O distrito de Santarém está hoje sob alerta "vermelho" da Direcção-Geral da Saúde (DGS) devido às elevadas temperaturas que são esperadas.

A situação mais grave de alerta para Santarém corresponde a uma situação de "temperaturas muito elevadas que podem trazer graves problemas para a saúde", pelo que são pedidos "redobrados cuidados".

Recorde-se que para Santarém é esperada hoje uma temperatura de 39 graus Celsius, de acordo com o mapa de alertas da DGS, inserido no âmbito do Plano de Contingência para as Ondas de Calor.

Mas outros distritos encontram-se em alerta amarelo, igualmente onde se esperam temperaturas elevadas, como são os de Braga, onde se espera uma temperatura máxima de 35 graus, Vila Real (36), Bragança (35), Castelo Branco (38), Coimbra (36), Portalegre (37), Évora (37), Lisboa (36), Beja (38) e Setúbal (34), regiões onde "pode haver efeitos na saúde".

In Msn Notícias

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Onda de calor está a ameaçar Alentejo   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 17, 2009 3:53 pm

.
Onda de calor está a ameaçar Alentejo

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1179467

Plano de contingência foi activado, revela delegado de Saúde. Há já enfermeiros a visitar infantários, lares e população idosa

Com os últimos seis dias a registarem temperaturas que rondam os 38 graus, Évora é a primeira região do País a ser afectada por uma onda de calor. Em risco estão Portalegre, Beja e outras zonas do interior do País, como Penhas Douradas, Miranda do Douro e Vila Real, que têm também nos últimos dias temperaturas muito altas.

"Este Verão tem sido uma brincadeira para os alentejanos, muito habituados às temperaturas altas, mas nos últimos quatro dias já tivemos calor a sério", confirma Gomes Esteves, delegado de Saúde Pública do Alentejo. Por isso, entraram em acção os mecanismos previstos no plano de contingência para as ondas de calor: os enfermeiros estão a fazer visitas a lares, infantários e à população idosa para os sensibilizar do risco das temperaturas altas. Os profissionais de saúde contam até com a ajuda da GNR para chegar aos locais mais isolados, como montes, explica. Por enquanto, ainda não houve reflexo na procura das urgências, garante.

"Para considerarmos que estamos em onda de calor é necessário haver pelo menos seis dias com temperaturas muito altas e apesar de sentirmos muito calor, é preciso lembrar que no Verão as temperaturas já são normalmente altas", explica Paula Leitão do Instituto de Meteorologia. Aliás, é por isso que Junho é o mês de Verão em que ocorrem mais ondas de calor em Portugal.

Assim, o Instituto de Meteorologia não considera que o Litoral esteja a ser afectado por uma onda de calor devido a um sábado um pouco mais fresco: Lisboa, que teve durante toda a semana temperaturas a rondar os 36 graus, desceu para 32; Viana do Castelo desceu 5 graus e o Porto outros 6.

O bom tempo deve-se à influência do anticiclone dos Açores, explica Paula Leitão. E, apesar das previsões apontarem para a continuação de céus limpos, a partir de quarta--feira as temperaturas devem começar a descer, com as máximas a ficarem abaixo dos 30.

Devido ao calor, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) aconselha cuidados especiais para os habitantes do distrito de Évora e Santarém e atenção para o resto do Alentejo, Algarve, Lisboa, Castelo Branco e Trás-os-Montes. O calor excessivo preocupa a DGS porque geralmente está associado a complicações de saúde, sobretudo para idosos e crianças (ver caixa). "Aconselhamos a beberem muita água, evitarem as bebidas doces, não sair à rua nas horas de mais calor e cobrir a cabeça", explica Gomes Esteves. Aliás, quem costuma ter mais problemas com o calor até são os turistas e visitantes, garante o delegado. "Quem não está habituado sofre mais", diz o delegado de Saúde.

Além do calor, a DGS aconselha a dar atenção aos níveis de ozono e de radiação ultravioleta. Isto porque a exposição ao ozono afecta as capacidades respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de tosse, dores de cabeça e no peito, falta de ar e irritações nos olhos. Para se proteger da radiação ultravioleta, deve-se evitar a exposição ao sol e usar óculos de sol, chapéu, T-shirt e guarda-sol.

In DN

:?
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Chuva provoca inundações e vários acidentes (VÍDEOS)   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer Out 20, 2009 4:25 pm

.
Chuva provoca inundações e vários acidentes (VÍDEOS)

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1206429

A chuva forte causou esta manhã pequenas inundações na via pública e muitos acidentes, sendo que o mais grave ocorreu às 09:30 no IC19, de acordo com os Sapadores de Bombeiros e Estradas de Portugal.

Fonte do Centro Coordenador da Estradas de Portugal disse que o acidente registado no IC19 junto à curva do Palácio de Queluz, sentido Sintra-Lisboa, envolveu várias viaturas e causou vários feridos, cujo número não soube precisar.

A mesma fonte referiu que o trânsito esteve muito complicado na Auto-Estrada do Norte, Auto-Estrada de Cascais, Auto-Estrada do Sul, IC-2/Sacavém e Auto-Estrada Oeste (A8), bem como em várias ruas da cidade de Lisboa devido à chuva e a "pequenos toques".

De acordo com a SIC, verificou-se ainda a queda do tecto de uma casa em Alcântara, Lisboa.

Barreiras de protecção em estação de metro do Porto

A chuva intensa que caiu durante a madrugada e início da manhã de hoje na cidade do Porto obrigou à colocação de barreiras de protecção na estação de metro 24 de Agosto, no Porto, mas a circulação do metropolitano não foi afectada.

Fonte da empresa disse à Lusa que, à superfície, a água subiu cerca de 10 centímetros, mas as barreiras de protecção da estação impediram a infiltração.

"Não houve qualquer inundação", disse a fonte.

Ao longo da madrugada, os sapadores do Porto foram ainda chamados para desentupir sarjetas que estavam a provocar inundações na via pública.

Também os Bombeiros Voluntários de Matosinhos/Leça tiveram de socorrer "duas ou três" famílias devido a inundações nas habitações.

"São os problemas do costume, as pessoas esquecem-se de limpar os telhados e as caleiras" explicou a fonte, referindo também a avaria de carros devido a inundações na via pública, nomeadamente na A28 junto à Exponor, Leça da Palmeira.

Inundações em caves e estradas na Marinha Grande

Precipitação forte e repentina num espaço curto de tempo provocou hoje várias inundações em caves e estradas no concelho da Marinha Grande, informou Eunice Marques, delegada municipal da Protecção Civil à Agência Lusa.

"Entre as 06:00 e as 08:00 registou-se um pico de precipitação de grande intensidade contínua, que provocou algumas inundações urbanas", revelou Eunice Marques.

Segundo a delegada da Protecção Civil, o túnel da fábrica Santos Barosa ficou inundado, o que obrigou à intervenção dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande a fim de retirarem um veículo que "ficou atolado".

A estrada estará cortada até à retirada total da água, o que tem estado a ser efectuado.

"A estrada da Garcia também foi cortada devido aos lençóis de água que se verificaram", acrescentou Eunice Marques, indicando que "o pessoal da Protecção Civil está todo na rua a regularizar as situações".

"Temos tido muitas chamadas de pedidos de ajuda devido a inundações de caves. São situações normais de quando chove com intensidade e de repente", esclareceu a responsável.

Eunice Marques lamentou que "hoje os solos estejam impermeabilizados, o que impede a absorção natural da água da chuva". Além disso, "o leito de cheia está ocupado por construção", o que torna "mais difícil controlar a situação".

A Protecção Civil procedeu "à limpeza de 18 quilómetros de valas e sarjetas" nos meses de Setembro e Outubro.

VÍDEOS

BOMBEIROS RECEBERAM DEZENAS DE CHAMADAS NO PORTO
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/yj5h6ODyFzI5zwPywU8k/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="357" allowFullScreen="true"></embed>


MAU TEMPO DEVE PERMANECER ATÉ QUINTA-FEIRA
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/NbJurQ1ZpnZSlWahz30k/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="357" allowFullScreen="true"></embed>


CHUVA COMPLICOU O TRÂNSITO E CAUSOU ACIDENTES
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/zoELFBWEI7PqgsoncqHP/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="357" allowFullScreen="true"></embed>


TECTO DE PRÉDIO EM ALCÂNTARA RUIU COM A CHUVA
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/BrqW14M5h7K0tBtUKuBj/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="357" allowFullScreen="true"></embed>


VÍDEO AMADOR MOSTRA O 'RIO' QUE SE TRANSFORMOU A RUA DAS PRETAS
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/SWJjSYatwGGQ3BzckBvH/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="357" allowFullScreen="true"></embed>

In DN


Meteorologia - Página 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Alerta da Protecção Civil   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 01, 2009 5:25 pm

.
Alerta da Protecção Civil

por LusaHoje

Meteorologia - Página 2 Ng1211626

Chuvas e ventos fortes durante a tarde

Chuvas e ventos fortes deverão fazer-se sentir em alguns distritos durante a tarde de hoje, especialmente no Norte do país, indicou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto deverão ser alvos de chuvas fortes no período entre as 11:00 e as 18:00, indicou a ANPC.

A informação do Instituto de Meteorologia indica que o mau tempo se deve a “um sistema frontal pelo território nacional, com actividade moderada a forte”.

“Entre as 12.00h de hoje e a 01.00h de Segunda-feira o vento soprará forte (cerca de 55 quilómetros/hora) com rajadas nas terras altas na ordem dos (80 quilómetros/hora), nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra”, alertou a ANPC.

NM.

In DN

Meteorologia - Página 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Cerca de 20 aldeias isoladas em Boticas devido à neve   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQua Dez 16, 2009 2:19 pm

.
Autoridades aconselham prudência
Distrito de Vil a Real


Cerca de 20 aldeias isoladas em Boticas devido à neve

Cerca de 20 aldeias da Serra do Barroso, concelho de Boticas, estão hoje isoladas por causa da neve que «continua a cair à carga cerrada», disse à agência Lusa o presidente da autarquia local.

Fernando Campos explicou que a intensa queda de neve que afectou o concelho levou ao corte de várias estradas deixando isoladas algumas aldeias das zonas mais altas.

O autarca disse ainda os transportes escolares foram cancelados e que as escolas não estão a funcionar.

Por causa da neve, a autarquia resolveu ainda adiar a sessão do orçamento participativo, uma iniciativa da câmara prevista para hoje.

O comandante distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Carlos Silva, referiu que os transportes escolares foram cancelados praticamente em todos os concelhos do distrito e que as escolas que abriram as portas, apenas estão a receber os meninos das vilas ou cidades.

O comandante dos Bombeiros de Montalegre, David Teixeira, referiu que a situação do concelho \"está muito complicada\", mais por causa do gelo que já estava acumulado nas estradas e que está a impedir a passagem para aldeias como Pitões das Júnias ou Padornelos.

Em Vila Real, a protecção civil municipal accionou meios mecânicos, como retroescavadoras, para limpar as estradas na serra do Alvão, nomeadamente a ligação à aldeia de Lamas de Olo, e ainda para as zonas de Vilarinho da Samardã e Justes.

Domingos Fernandes, presidente da Junta de Lamas de Olo, disse à Lusa que a situação na sua freguesia é mais preocupante por causa do gelo, considerando que é isso que está a deixar as \"estradas mais perigosas\".

\"Aqui só arrisca sair de carro quem tem viaturas 4x4. Os outros ficam em casa à lareira. Mas nós já estamos habituados a isto. Só no último Inverno tivemos aqui seis ou sete nevões\", salientou.

As autoridades aconselham prudência na circulação pelas estradas transmontanas dado que a queda de neve pintou de branco praticamente toda a região.

A circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), entre Vila Real e Amarante, permanece cortada, enquanto que nas zonas do alto de Justes e do Pópulo está condicionada.

Também \"circuláveis mas condicionadas\", segundo a GNR, estão as auto-estradas A24, entre Régua e Chaves, e A7, de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.

Lusa, 2009-12-16
In DTM

Meteorologia - Página 2 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Escolas encerradas e vias condicionadas pela neve   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQua Dez 16, 2009 2:27 pm

.
«Não há condições de segurança»
Bragança


Meteorologia - Página 2 9562_jn

Escolas encerradas e vias condicionadas pela neve

As escolas do concelho de Bragança encontram-se encerradas esta quarta-feira por «não haver condições de segurança» nas vias públicas, disse o presidente da autarquia, citado pela Lusa.

Segundo António Jorge Nunes, desde as 05:00 que a neve cai em Bragança, o que fez cancelar os transportes públicos e escolares da cidade.

«Não há condições mínimas de segurança» para que os transportes circulem nas vias, afirmou o presidente da Câmara.

Funcionários municipais estão, desde a madrugada, a espalhar sal nas ruas da cidade, mas a neve, «seca, que não derrete com facilidade», está a provocar condicionamentos, acrescentou o autarca.

António Jorge Nunes disse ainda que, se continuar a nevar com a actual intensidade, e continuar a não haver condições de segurança, quinta-feira as escolhas manter-se-ão encerradas.

Fonte da Brigada de Trânsito de Bragança afirmou que, até ao momento, não há estradas cortadas devido à queda de neve, mas que a situação está complicada.

As ligações de Bragança a Vinhais e à Torre D. Chama «estão muito más», acrescentou o Tenente-coronel Fernandes.

A circulação no IP4 está «muito condicionada», disse, acrescentando que estão já dois limpa-neves naquele itinerário a limpar a via e que um terceiro será «encaminhado para a Serra de Nogueira e Estrada nacional 103».

Lusa, 2009-12-16
In DTM

Meteorologia - Página 2 00020482
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Gelo bloqueia cidade da Guarda e fecha todas as escolas   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQua Dez 16, 2009 3:15 pm

.
Gelo bloqueia cidade da Guarda e fecha todas as escolas

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1230988

A formação de gelo está hoje a bloquear a Guarda e obrigou já ao encerramento de todas as escolas da cidade, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil da Guarda.

Segundo Granja de Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, as baixas temperaturas registadas durante a madrugada formaram uma placa de gelo na cidade mais alta do país, paralisando a circulação automóvel e pedonal no centro da cidade.

"Por não haver condições objectivas de segurança, suspenderam-se as aulas durante os dois períodos, de manhã e de tarde, em todos os estabelecimentos de ensino da cidade", disse Granja de Sousa.

Segundo o responsável, na área da cidade "as ruas estão totalmente bloqueadas" e já foram registados alguns acidentes.

Salientou que o troço da auto-estrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso) continua encerrado nos dois sentidos, entre Guarda e o nó de Pinhel, tendo também já ocorrido vários despistes de viaturas.

A Protecção Civil já lançou sal nas ruas geladas, esperando Granja de Sousa que "com a subida de temperatura" a situação possa ficar normalizada "ainda na parte da manhã".

Indicou que no terreno estão meios da Protecção Civil, PSP, GNR, e bombeiros que prestam auxílio aos condutores.

Devido a esta situação, o coordenador da Protecção Civil apela aos habitantes da Guarda para "saírem de casa só por extrema necessidade" e que com veículos "nem pensar".

Quem se deslocar para a rua deve ter "muito cuidado, porque os passeios estão totalmente congelados", refere.

A Protecção Civil tem assegurado o funcionamento de um corredor que faz a ligação entre o Hospital da Guarda e as auto-estradas A25, A 23 (Guarda/Torres Novas) e a VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), indicou.

Entretanto, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS) disse à Lusa que também se regista um condicionamento de trânsito na rotunda da A 23, na zona de Galegos.

A mesma fonte do CDOS adiantou que já estão no terreno duas ambulâncias todo-o-terreno dos voluntários de Gouveia e Gonçalo, que estão a auxiliar os bombeiros da Guarda, e que foram accionadas pelos serviços.

In DN


Meteorologia - Página 2 00020486
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Sismo de magnitude 6,1 foi o maior desde 1969 (VÍDEO)   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 17, 2009 1:23 pm

.
Sismo de magnitude 6,1 foi o maior desde 1969 (VÍDEO)

por DN.PT
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1231468

A terra tremeu hoje na Península Ibérica e em Marrocos, exactamente às 01:37:47h, numa intensidade de 6,1 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal. Não há danos a registar.

De acordo com dados do Instituto de Meteorologia de Portugal, o sismo que foi sentido esta madrugada em toda a Península Ibérica registou 6,1 graus na escala de Richter (num total de 10), uma intensidade considerada média.

Os instrumentos registaram uma duração de alguns minutos, mas o sismo apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos, disse a mesma fonte.

O epicentro deu-se no mar, a 30km de profundidade e a Oeste de Gibraltar, cerca de 185km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa. O primeiro abalo foi seguido de dezasseis réplicas. Às 11:00 (em Portugal Continental) a actividade sísmica ainda ocorre.

O Instituto de Meteorologia (IM) registou 16 réplicas do sismo verificado às 01:37 desta madrugada e considera que este foi o "maior registado desde 1969", disse hoje à Lusa o presidente daquele organismo.

De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, "o sismo desta madrugada é o maior registado desde 1969", a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente, no Algarve, mas "sem problemas a registar", reforçou.

"Não existem vítimas a registar", foi apenas um sismo "sentido com alguma intensidade, em bastantes locais pelas populações", explicou Adérito Serrão à agência Lusa junto ao Centro Operacional de Sismologia, em Lisboa.

O sismólogo Fernando Carrilho afirmou, por seu lado, que as "réplicas são normais" e que "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo".

O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo.

De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e do U.S. Geological Survey (USGS, o instituto de geologia norte-americano), o abalo deu-se exactamente às 01:37:47h e teve uma magnitude um pouco mais baixa do que a avaliada pelo Instituto de Meteorologia: 5,7 na escala de Richter.

Já o Instituto de Sismologia de Espanha avaliou em 6,3 na escala de Richter a intensidade do abalo sísmico.


Oito réplicas de fraca intensidade


Até às 03.47h, o site do Instituto de Meteorologia dava conta de oito réplicas do abalo, todas a Sudoeste do Cabo de São Vicente e com magnitudes entre os 2,3 e os 1,3 graus na escala de Richter.


Sem danos a registar

Contactada pelo DN.pt, a Protecção Civil afirma não ter registo de danos pessoais ou materiais. As chamadas recebidas foram apenas para dar conta da ocorrência do sismo e não foram registados quaisquer pedidos de ajuda.

O DN disponibiliza testemunhos dos seus leitores sobre o sismo, no artigo relacionado "Leitores do DN relatam o sismo".

O abalo foi também filmado por um utilizador do YouTube:



O site European-Mediterranean Seismological Centre disponibiliza uma plataforma que permite aos seus utilizadores fazer relatos de ocorrências deste género. Neste site, residentes em Portugal e até Espanha e Marrocos relataram as suas experiências:

Portimão, a 139 km (Noroeste) do epicentro
"Senti dois tipos de vibração. Uma inicial suave mas intensa de curta duração, que se seguiu uma vibração mais forte em que foi perceptível o edifício vibrar e abanar."

Sesimbra, a 226 km (Norte) do epicentro
"Durou cerca de 3 segundos"

Amora, a 231 km (Norte) do epicentro
"Onda de calor. Senti o sismo principalmente porque a cadeira onde estou sentado tem rodas e moveu-se sozinha."

Costa de Caparica, a 244 km (Norte) do epicentro
"Teve a duração de 15 a 20 segundos, sentido no Monte de Caparica. Forte o suficiente para causar tonturas a andar, pequenos objectos como louças tilintares e vibrarem. Estava no messenegr e pessoas relataram terem sentido em Coruche, Damaia e Portimão."

Lisboa, a 256 km (Norte) do epicentro
"Tinha um armário com a porta aberta que se fechou. Senti claramente o predio a abanar de um lado para o outro."

Ayamonte, Espanha, a 235 km (Este) do epicentro
"Segundos antes assustei-me com o ruído dos pássaros, porque eram duas e meia da madrugada [uma hora a menos em Portugal], e depois começou tudo a mover-se e a tremer, de maneira bastante forte"

Gafanha da Encarnação, a 469 km (Norte) do epicentro
"Foi mesmo engraçado, pois foi a primeira vez que senti alguma coisa e é estranho que tenha sido tão longe, quando houve clara percepção e ruído."

Marraquexe, Marrocos, a 569 km (Sul) do epicentro
"Assustador"

In DN


Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Sismo no Algarve provoca pânico entre moradores   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 17, 2009 1:31 pm

.
Sismo no Algarve provoca pânico entre moradores

por José Manuel Oliveira
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1231328

Em Olhão e na Praia da Luz (Lagos), várias pessoas saíram de casa com “medo”. Uma delas até telefonou ao guarda-nocturno, julgando tratar-se de um “assalto”.

“Acordei com o sismo, senti tudo a tremer em casa durante cerca de dez segundos, com as coisas a balouçarem de um lado para outro”, disse ao DN.PT Luís Varela, residente em Portimão. Já na cidade de Olhão, várias pessoas saíram para a rua com “medo”, tal como sucedeu na Praia da Luz, perto de Lagos. Uma delas até telefonou ao guarda-nocturno, julgando tratar-se de um “assalto”. “Alguns moradores ouviram coisas a cair dos armários durante uns dez segundos e fugiram em pânico para a rua. Mas pouco depois, regressaram a casa”, contou ao DN.PT Carlos Tendeiro, guarda-nocturno em Lagos, que por se encontrar no carro não se apercebeu do sismo. Só soube quando a mulher entrou em contacto consigo por telemóvel.

“Ouvi um estrondo e tudo começou a abanar. Parecia um carro que tinha batido contra a bomba de gasolina”, descreveu, por seu turno, um funcionário do posto de abastecimento de combustível da BP, situado na EN 125, à saída daquela cidade. “Acordei com um barulho esquisito, repentino. Inicialmente, pensei tratar-se de um carro a passar na rua. Mas ao sentir coisas a tremer no quarto, percebi que era um tremor de terra”, relatou ao DN.PT Maria Silva, de 74 anos.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meteorologia
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: