Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Meteorologia

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Meteorologia (I)   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeSáb Fev 27, 2010 10:57 pm

.
EUA em alerta com aviso de Tsunami no Hawai

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1260831

O tsunami provocado no Oceano Pacífico, na sequência do sismo de hoje ao largo do Chile, atingiu parte da costa do país e avança para o Hawai, confirmou o serviço meteorológico dos Estados Unidos (NOAA, em inglês).

Na localidade chilena de Talcahuano registaram-se ondas de 2,3 metros de altura acima do normal e em Coquimbo e Valparaiso rondavam os 1,3 metros, informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos Estados Unidos.

Na Ilha da Páscoa e nas Galápagos, as ondas superam os 0,3 metros quando comparadas com a sua altura normal.

Os governos chileno e equatoriano tinham ordenado a saída das populações residentes nas áreas mais baixas dessas ilhas.

O tsunami de 2004 no Oceano Índico, que matou mais de 226 mil pessoas, provocou ondas de 10 metros de altura na Indonésia.

Sirenes já soaram no Hawai

No Hawai, as sirenes de aviso soaram às 06:00 locais (16:00 em Lisboa) e a retirada dos habitantes das zonas costeiras está prevista para as 11:05 locais (21:05 em Lisboa), onde as ondas podem chegar aos dois metros.

O Aeroporto Internacional de Hilo, situado próximo da costa havaina, foi encerrado, mas os outros permanecem abertos.

As autoridades recomendaram às companhias navais e aos particulares que retirem as embarcações dos portos.

O NOAA referiu ainda que o tsunami pode provocar danos na costa de todas as ilhas do Hawai e sublinhou que "se devem tomar medidas urgentes para proteger vidas e propriedades".

O tsunami é formado por uma sucessão de ondas que se mantém entre cinco a 15 minutos antes de perderem força em terra e podem ser sucessivas.

O NOAA emitiu um alerta de tsunami para grande parte do Pacífico, incluindo o México, Perú, Equador, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Japão e Filipinas, além do Chile e costa oeste dos Estados Unidos, Alasca e Columbia Britânica.

Segundo o último balanço, o sismo de magnitude 8,8 provocou pelo menos 122 mortos

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Mau tempo: culpa é do anticiclone dos Açores   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 10:18 am

.
Mau tempo: culpa é do anticiclone dos Açores

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1261124

Temporal trouxe ventos médios de 85 km/hora e rajadas até 140. Quedas de árvores fizeram um morto, onze desalojados e deixaram um milhão sem luz durante a tarde. O pior já passou.

Anticiclone dos Açores está a deixar passar mais tempestades raras

Tempestades como a que ontem se abateu sobre Portugal, depressões intensas vindas do meio do Atlântico, são raras, mas este ano estão a atingir o Continente com mais frequência. Tudo porque o anticiclone dos Açores está enfraquecido e deslocado para sudoeste - logo, não está a conseguir bloquear estes temporais. O de ontem trouxe ventos que atingiram os 140 km/hora e deixaram um cenário de destruição: desabamentos, inundações, cortes de electricidade e quedas de árvores. Em Paredes, uma criança atingida por uma árvore acabou por morrer (ver pág. ao lado).

No total, a Protecção Civil respondeu a 4644 ocorrências. Mais de metade dos problemas - 2582 chamadas - foram provocados por quedas de árvores. Até às 19.00 tinham sido contabilizados 95 desabamentos, 141 deslizamentos, 801 inundações e 1025 quedas de estruturas, entre as quais postes de electricidade e telhados. Nove famílias ficaram desalojadas, quatro delas em Campo Maior.

A EDP, que tinha cinco mil funcionários de prevenção, não conseguiu mesmo assim evitar cortes que afectaram um milhão de clientes. As zonas mais atingidas foram Torres Vedras, Viseu, Guarda, Coimbra e Viana do Castelo. "A falha na distribuição de electricidade resultou de 720 avarias em linhas de média e alta tensão", sobretudo por causa da queda de árvores, adiantou João Torres, responsável pela distribuição. Ao fim da tarde estava reposta a energia eléctrica a 750 mil clientes.

Aliás, ao início da noite, a Protecção Civil levantou o alerta laranja que tinha emitido na sexta- -feira para todo o País - pela primeira vez, sem ser devido a incêndios. O próprio ministro da Administração Interna, Rui Pereira, admitira durante a tarde que o mau tempo inspirava "algum cuidado".

A agitação marítima obrigou também a encerrar as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da foz, São Martinho do Porto e Faro.

Os madeirenses, por outro lado, foram dormir preocupados com as previsões, que assustaram a ilha, ainda abalada pela tragédia de há uma semana, e acordaram com boas notícias. O vento e a chuva não tiveram consequências graves. Foi o mar que provocou mais destruição, arrasando as piscinas de dois complexos hoteleiros no Funchal.

"Estas tempestades são muito raras e muito perigosas. Felizmente esta afastou-se um pouco e Portugal foi atingido lateralmente, e a pressão no centro não desceu tanto como se esperava", explica o meteorologista Costa Alves. Isto porque quanto maiores forem as diferenças de pressão maior é a velocidade do vento.

Vânia Lopes, do gabinete de comunicação do Instituto de Meteorologia, explica que o enfraquecimento do anticiclone dos Açores que se tem verificado este Inverno - "abre caminho à passagem destas depressões", formadas mais a sul, no Atlântico. Aliás, a que atingiu a região oeste em Dezembro tinha as mesmas características.

A de ontem começou a formar--se logo na segunda-feira, ainda a sul da Madeira, em latitudes tropicais. O sistema de baixas pressões avançou depois sobre Madeira e Canárias e na quarta-feira chocou com uma massa de ar frio vinda do Árctico, que o alimentou. Cresceu e acabou por se transformar no que os especialistas chamam uma situação de ciclogénese explosiva - uma grande tempestade que evolui de forma rápida. "Outra das suas características é exactamente a rapidez: demoram poucas horas a atravessar todo o território", explica Costa Alves. O meteorologista lembra os temporais de Novembro de 1997 no Alentejo ou o que atingiu a região de Lisboa 30 anos antes, fazendo centenas de mortos - situações do mesmo tipo. Depois da passagem do temporal, hoje e amanhã, o tempo vai continuar nublado e com chuva.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Douro deverá galgar margens no Porto e Gaia   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 3:15 pm

.
Douro deverá galgar margens no Porto e Gaia

Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1261218

Toda a zona ribeirinha duriense está em alerta vermelho devido ao mau tempo

O rio Douro poderá galgar as margens nas zonas ribeirinhas do Porto e Gaia hoje, pela hora do almoço, devido à subida do seu caudal, disse à Lusa fonte da Capitania do Douro.
Segundo a mesma fonte, as previsões apontam para uma subida das águas do rio, o que poderá alagar as zonas ribeirinhas destas duas cidades vizinhas cerca das 14:00.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro alterou mesmo a fase de vigilância de pré emergência para emergência, em virtude do aumento dos caudais do rio, que passa a estar em alerta vermelho de cheia.
Contactado pela Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha, afirmou que as previsões apontam para cheia cerca das 14:30/15:00, porque as barragens de Alpendurada e Crestuma/Lever atingiram o ponto de saturação.
"O mar não está absorver a água que está a ser debitada pelas barragens, sendo previsível cheia esta tarde", disse o autarca.

Mário Fontemanha referiu ainda que todos os comerciantes da zona ribeirinha de Gaia estão já a salvaguardar os seus bens.
A autarquia de Gaia já colocou no terreno "várias equipas de piquete" das Águas de Gaia, bombeiros e polícia municipal, bem como funcionários para colaborarem, em caso de necessidade, na recolha de bens das casas ribeirinhas.

A agência tentou, sem sucesso, contactar o vereador da Câmara do Porto responsável pelo pelouro da Protecção Civil, Manuel Sampaio Pimentel.

Entretanto, uma informação difundida pelo Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro refere ser provável que as cheias atinjam o troço Foz - Crestuma, durante o período da preia-mar, entre as 13:00 e as 16:00, e as zonas de Crestuma, Arnelas, Avintes, Oliveira do Douro, Marina Freixo, Ribeira, cais de Gaia, Miragaia e Afurada.
" população, recomenda-se que se mantenha alerta à evolução da situação e tome as medidas preventivas relativas a bens.
Os habitantes destas zonas devem estar também atentos às instruções dos agentes da Protecção Civil.

In DN

Meteorologia - Página 5 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Águas do Douro subiram e inundaram Miragaia   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 11:09 pm

.
Águas do Douro subiram e inundaram Miragaia

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1261234

Três famílias de Miragaia, no Porto, ficaram hoje desalojadas devido à subida do caudal do rio Douro que alagou aquela zona baixa da cidade, disse à Lusa o vereador da Câmara do Porto responsável pela Protecção Civil.

Segundo Manuel Sampaio Pimentel, a situação mais complicada com a subida do nível do Douro prende-se com três famílias de Miragaia, que ficaram desalojadas porque a água entrou nas suas habitações.

"A Câmara está a resolver o problema em colaboração com a Segurança Social" para realojar temporariamente estas famílias, afirmou o vereador.

Manuel Sampaio Pimentel referiu a tendência de que a partir das 15:30 o caudal do Douro estabilize e que não inunde mais zonas da cidade, uma vez que começa a baixa mar.

Contactado pela Lusa, o chefe do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro, capitão de fragata Fragoso Gouveia, referiu que a quantidade de água deverá manter-se nas próximas horas.

"Temos indicadores que o caudal do Douro se vai manter como está agora, sendo previsível que na próxima praia mar, pelas 03:20, o cenário de alagamento seja idêntico ou que suba mais uns centímetros", adiantou.

Fragoso Gouveia explicou que "os caudais no troço Crestuma-Foz não vão diminuir, porque há muita água na bacia que tem que sair".

A grande dúvida que se coloca é se o mar terá capacidade para absorver toda a água debitada pelo Douro.

A zona do Cubo, na ribeira do Porto, não chegou a ser inundada pelas águas do Douro ao início da tarde, considerado o período mais crítico.

O vereador Manuel Sampaio Pimentel também considerou que esta será, certamente, uma noite de sobressalto para a população que vive na zona ribeirinha, designadamente a de Miragaia.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Primavera vai ser mais chuvosa que o normal   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 4:37 pm

.
Primavera vai ser mais chuvosa que o normal

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1261475

Dezembro e Janeiro estiveram acima de valores médios, e agências internacionais apontam que os próximos três meses também ficarão. Até dia 10, o guarda-chuva continua a ser preciso.

Afinal, quando é que pára de chover? Esta é a pergunta na boca de muitos portugueses, já pouco habituados a Invernos tão rigorosos. Mas nos próximos dias é melhor não deixar o guarda-chuva em casa, porque o Instituto de Meteorologia prevê que o céu continue nublado e que a chuva continue a cair. E o cenário para a Primavera não é mais animador. As previsões sazonais do instituto meteorológico britânico (Met Office) e da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOOA, sigla nos EUA) apontam para uma estação mais chuvosa que o normal.

Vamos por partes. Ângela Lourenço, do Instituto de Meteorologia (IM), explica que nos próximos dez dias vamos continuar a ter céu nublado e chuva, com algumas abertas, mas nunca mais de dois dias secos seguidos. "Estamos a ser afectados predominantemente por depressões que se deslocam no Atlântico, de oeste para leste", diz. E, como o anticiclone dos Açores está enfraquecido e se tem mantido mais a sul, não está a bloquear o mau tempo: nem as tempestades que se formam no meio do Atlântico e atingem a Península depois de passar pela Madeira, como a deste fim-de-semana; nem as depressões frontais vindas de oeste.

Ou seja, vamos continuar a ser atingidos pelo desfile de depressões que fez de Dezembro passado o mês mais chuvoso deste século, com uma precipitação cerca de 60% acima do valor médio, e que manteve Janeiro também bem acima da média dos últimos 30 anos.

É possível então prever quando é que a chuva vai parar? "Até dia 10 não pára. É a resposta possível", diz a meteorologista. A partir daí, o instituto não se aventura em previsões. Ângela Lourenço diz que os sinais que têm das previsões mensais e sazonais de organismos internacionais "não têm um sinal estatisticamente significativo para os próximos meses" e que é difícil tirar conclusões.

Mas as conclusões provisórias desses mesmos organismos indicam que vamos ter uma Primavera chuvosa, muito diferente da do ano passado, que foi a mais seca desde 1931. No início do mês passado, o Met Office previa que Fevereiro, Março e Abril tivessem uma precipitação acima do normal. O NOOA prevê o mesmo para Março e Abril.

"O que é preciso ter em conta em relação a esta previsões é que o grau de erro é muito grande", explica a meteorologista. "As instituições que as fazem são muito credíveis mas as previsões sazonais ainda não", concorda Pedro Miranda, do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. Essas dificuldades são bem ilustradas pelos falhanços dos últimos anos: em 2008, previa-se um dos Verões mais quentes de sempre, o que não se confirmou.

As previsões sazonais, para além do prazo de 15 dias, resultam de um conjunto de simulações - muitas dezenas - partindo de outras tantas situações-base, com pequenas variações dos parâmetros, explica Pedro Miranda. Às vezes, o conjunto de cenários dá uma tendência clara, mas quando divergem muito a incerteza é grande. A nível de temperaturas, por exemplo, o Met Office não indica nenhuma tendência para os próximos meses para Portugal, devido a essa incerteza. Como não indica, aliás, para o próprio Reino Unido a nível de precipitação.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: França decreta estado de calamidade   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 11:48 am

.
França decreta estado de calamidade

Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1261892

Ventos a 150 km/h causaram 61 mortos na Europa. Portugal, Espanha, França, Bélgica e Alemanha foram atingidos.

Quando saiu de casa de madrugada, pouco antes de a água atingir 1,80 metros no rés-do-chão da sua casa da ilha de Oléron, na costa atlântica francesa, Jacques Jézéquel apenas levou as calças e as pantufas. De volta ao local, horas mais tarde, contou ao Le Monde como os seus pertences haviam desaparecido. "As roupas, as óculos, os papéis... está tudo dentro de água". Mesmo assim, Jézéquel teve mais sorte do que os 51 franceses que perderam a vida durante a passagem da tempestade Xynthia. O Presidente Nicolas Sarkozy já desbloqueou três milhões de euros para apoio às vítimas e decretará hoje o estado de calamidade.

França foi o país mais afectado pela "tempestade perfeita", como a apelidaram os espanhóis. Mas esta causou morte e destruição também em Portugal, onde uma pessoa perdeu a vida devido ao mau tempo. Em Espanha, as autoridades registaram três mortos e na Alemanha, seis. Na Bélgica, a Xynthia tirou uma vida.

Enquanto a tempestade segue caminho para a Escandinávia, a França fazia ontem o balanço do mau tempo. E os estragos eram bem visíveis: estradas que abateram, edifícios destruídos, diques que não resistiram à força do mar e bairros inteiros invadidos pelas águas. A região da Vendée, na costa ocidental de França, foi a mais afectada, com 33 mortos e muitos estragos. Em todo o país, ao final do dia de ontem 70 mil pessoas continuavam sem electricidade.

"Temos de lançar a luz sobre este drama inaceitável e incompreensível", afirmou o Presidente Nicolas Sarkozy, citado pela AFP. O Chefe do Estado francês, que se deslocou às regiões mais atingidas pela tempestade, disse não compreender como uma situação destas pode acontecer "na França do século XXI. Como é que famílias inteiras são surpreendidas pelas águas enquanto dormem e morrem afogadas nas próprias casas?"

Sarkozy pediu uma inspecção para saber o que falhou nos diques que cederam e se alguma das mortes esteve relacionada com os erros de construção. Ontem este era o grande debate em França. A secretária de Estado do Ambiente, Chantal Jouanno, apelou a que se endureçam as regras de construção nas zonas inundáveis e atrás dos diques. A responsável lamentou que desde a grande tempestade de 1999 (que na altura fez 92 mortos) mais de cem mil edifícios tenham ficado destruídos em zonas inundáveis.

Os mais de 500 desalojados refugiaram-se em abrigos e em casa de familiares e amigos. Para domingo está prevista uma missa em memória das vítimas na catedral de Notre Dame em Paris.

O Governo francês já pediu a activação do fundo de solidariedade da União Europeia para reparar os estragos deixados pela tempestade Xynthia. Em 2009 recebera 109 milhões após a passagem da tempestade Klaus. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já prometeu apoio aos "países mais afectados".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Aproximação de depressão vai agravar estado do tempo   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeQua Mar 03, 2010 11:42 pm

.
Aproximação de depressão vai agravar estado do tempo

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1262558

A situação meteorológica deverá agravar-se a partir de sexta feira, altura em que uma nova depressão irá atingir o território nacional, originando chuva e vento forte em quase todo o país.

"Sexta feira voltará a ser um dia bastante complicado", alertou Idália Mendonça, do Instituto de Meteorologia (IM), dizendo que a chuva forte irá marcar presença em Portugal continental, sobretudo nas regiões centro e sul, com a força do vento a rondar os 45 Km/h, no litoral, e com possível ocorrência de trovoadas.

O agravamento das condições climatéricas começará, no entanto, a fazer-se sentir no arquipélago da Madeira, a partir das 12:00 de quinta feira, devido à "aproximação da depressão".

"Esta situação meteorológica tem a ver com a localização do anticiclone que está localizado junto às Ilhas Britânicas, a norte, e também devido à sua fraca intensidade, permitindo que as perturbações frontais que circulam no Atlântico, como é o caso das depressões, provoquem aguaceiros muito fortes", explicou a meteorologista do IM à Lusa.

Ao aproximar-se do arquipélago da Madeira, já na quinta feira, a depressão irá originar "precipitação forte a partir da tarde", assim como vento com rajadas que poderão atingir os 110 Km/H, "em especial nas zonas montanhosas".

A meteorologista adverte, no entanto, que as condições meteorológicas estão longe de se assemelhar às que provocaram o temporal na Madeira, em Fevereiro passado.

"Ao afastar-se [a depressão] do arquipélago e aproximar-se do continente, a partir de sul, as condições meteorológicas agravar-se-ão", disse ainda Idália Mendonça, referindo-se ao estado do tempo no centro e sul do país, a partir de sexta-feira.

De acordo com as previsões do IM, as condições meteorológicas irão atenuar-se no próximo fim de semana, sobretudo no domingo, embora no próximo dia 10 a situação se agrave devido "à aproximação de uma nova depressão", sendo esperada uma descida da temperatura.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Tromba de água no Tejo em dia de aviso amarelo (VÍDEO)   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeQua Abr 14, 2010 9:38 pm

.
Tromba de água no Tejo em dia de aviso amarelo (VÍDEO)

por Lusa, DN.pt
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1280183

Sobre o rio Tejo, ao largo de Santa Apolónia, registou-se hoje uma tromba de água, num dia em que treze distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira foram colocados em aviso amarelo devido à previsão de chuva, trovoada e vento.

O aviso amarelo, o segundo numa escala ascendente de quatro, em termos de gravidade da situação meteorológica, foi emitido pelo Instituto de Meteorologia para todos os distritos à excepção da região norte do país, acima do distrito do Porto.

Os distritos sob aviso amarelo são Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O Instituto de Meteorologia (IM) explicou hoje à agência Lusa que uma "depressão entre o arquipélago da Madeira e o território do Continente" está a provocar grande instabilidade, prevendo-se que a situação se mantenha até ao fim de semana. Segundo a meteorologista Cristina Simões esta é "uma situação a manter nos próximos dias", sendo previsível que se estenda "até ao fim de semana".

Sobre a tromba de água que se registou esta tarde no rio Tejo, a meteorologista não afastou a possibilidade de o episódio se repetir, por serem "situações de muito difícil previsão". "De acordo com os registos que tivemos, [a tromba de água] formou-se e dissipou-se no rio Tejo, foi [um acontecimento] muito rápido", acrescentou.

A meteorologista explicou que este fenómeno "é igual" a um tornado, tendo uma designação diferente por ter ocorrido no mar.

No Bairro Belo Horizonte, nas Olaias, em Lisboa, cinco prédios ficaram hoje parcialmente sem telhas devido a ventos muito fortes, informaram os bombeiros


In DN

Meteorologia - Página 5 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Tornado no Tejo assusta Lisboa   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 10:35 am

.
Tornado no Tejo assusta Lisboa

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1280348

Junto ao rio, o vento arrastou pedras contra carros. Fenómeno pode repetir-se hoje na região da capital.

Durou menos de um quarto de hora, mas chegou para assustar quem viu e fez estragos por onde passou. Ontem à tarde, em poucos minutos, um tornado formou-se sobre o Tejo, na zona de Santa Apolónia. E as condições de instabilidade que levaram à sua formação mantêm-se durante o dia de hoje, avisa o Instituto de Meteorologia. Por isso, a meteorologista Cristina Simões não afasta a possibilidade de o episódio se repetir: "Mas são situações de muito difícil previsão", conclui.

O fenómeno, que comummente é rotulado de tornado, é tecnicamente uma tromba de água por se ter formado sobre uma superfície de água - o Tejo. O vórtice visível nas fotografias e vídeos não deixa dúvidas. "De acordo com os registos que tivemos, formou-se e dissipou-se no Tejo, foi muito rápido", explica Cristina Simões. Aconteceu por volta das 16.30 e não terá durado mais de 15 minutos.

A situação explica-se porque uma depressão entre o arquipélago da Madeira e o Continente está a provocar grande instabilidade - um dos ingredientes fundamentais para a formação de tornados, como mostra a infografia. Ventos fortes e com diferentes velocidades à superfície e em altitude são outro, explica o climatólogo Pedro Miranda. Além disso, são fenómenos que acontecem geralmente sobre planícies, porque a ausência de obstáculos facilita a circulação do ar a grandes velocidades. Ou sobre a água, como ontem.

A também meteorologista Madalena Queiroz recusa, no entanto, que estes fenómenos sejam cada vez mais frequentes: "Não temos dados que permitam dizer isso." Pedro Miranda acrescenta que não há dúvida de que são mais noticiados, mas que isso se pode dever a haver uma melhor observação. Afinal, qualquer pessoa com um telemóvel pode fazer um vídeo, lembra.

"Formou-se no rio e levou muitas coisas pelo ar. Partiu vidros dos carros no parque. Vi contentores do lixo no ar. Estava cheia de medo. Fugi e escondi-me", diz Liliane Rocha que assistiu a tudo, refugiada numa paragem de autocarro. "Vinha em funil, o mar começou a levantar-se e a chuva não parava em terra", acrescenta António Alexandre.

Miguel Pires, funcionário do Porto de Lisboa, adiantou que "chuvia muito, o vento estava muito forte e projectou muitas pedras pelo ar que atingiram os carros". Um dos carros danificados foi o do colega Rui Calisto. "Ficou com a chapa amachucada e tem alguns riscos", contou ao DN.

Rui Calisto conta que até se aproximou do rio "para ver e tirar fotografias". "Desapareceu e segundos depois levantou-se o vento. Quando o vi chegar a terra fugi. Hoje em dia vemos tanta coisa na televisão. Queria ver como era", acrescenta. Os ventos fortes que se registaram na mesma altura levaram ainda árvores e telhas a cinco prédios do Bairro Belo Horizonte, nas Olaias.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Nuvem de cinzas vulcânicas não deverá chegar a Portugal   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 1:31 pm

.
Nuvem de cinzas vulcânicas não deverá chegar a Portugal

por Luis Manuel Cabra
lHoje

Meteorologia - Página 5 Ng1280575

A nuvem de cinzas vulcânicas, causada pela erupção de um vulcão na Islândia que tem estado a afectar o tráfego aéreo na Europa, não deverá atingir Portugal, não se prevendo, por isso, uma degradação da qualidade do ar.

Contactado pelo DN, o Instituto de Meteorologia informou hoje que não prevê que a "curto prazo a pluma de cinzas vulcânicas venha a atingir a nossa FIR (Região de Informação de Voo), não existindo razões para que haja uma degradação da qualidade do ar no território nacional.

O Instituto de Meteorologia está no entanto a acompanhar a situação, originada pela entrada em erupção de um vulcão na Islândia e que tem estado a condicionar o tráfego aéreo na Europa devido ao lançamento de cinzas na atmosfera, aguardando informações do Centro Consultivo de Ciências Vulcânicas de Toulouse, onde se integra Portugal.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Cinzas vulcânicas paralisam tráfego aéreo na Europa   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 8:37 pm

.
Cinzas vulcânicas paralisam tráfego aéreo na Europa

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1280523

(ACTUALIZAÇÃO) Nuvens de cinzas expelidas pelo vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, obrigaram ao encerramento de espaço aéreo e aeroportos no Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, deixando dezenas de milhares de passageiros em terra. Cerca de 15% dos voos europeus foram cancelados

As autoridades dos vários países afirmam não estar em condições de prever quando vai ser possível retomar o tráfego aéreo normal, dependendo da continuação ou não da emissão das cinzas vulcânicas e dos ventos.

Segundo o geofísico Einar Kjartansson, do Instituto Meteorológico islandês, "é provável que a emissão de cinzas se mantenha a um nível semelhante por dias ou mesmo semanas", embora a influência disso no tráfego aéreo "dependa das condições meteorológicas". A erupção do vulcão, a segundo no espaço de um mês, começou na quarta-feira, e obrigou à evacuação imediata de 800 pessoas.

Cerca de 15 por cento dos voos europeus foram cancelados, informou a Agência europeia para a segurança na navegação aérea (Eurocontrol). A maior parte do tráfego aéreo foi suspensa no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, e os espaços aéreos da Alemanha, Holanda e Bélgica vão ser encerrados durante a tarde, segundo a agência.

Passageiros do Reino Unido viram-se para o comboio

Os cinco principais aeroportos britânicos foram encerrados ao tráfego, incluindo o de Heathrow, o mais movimentado do mundo com cerca de 1200 voos e 180 000 passageiros por dia. O cancelamento de voos está a afectar passageiros em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Suécia, Finlândia e Suíça, entre outros.

Segundo os vários serviços ferroviários britânicos, a perturbação do tráfego aéreo provocou uma procura anormal. A Eurostar, que assegura a ligação do Reino Unido à Europa continental, informou que os seus comboios estão praticamente cheios depois de milhares de reservas extra. Os comboios Virgin informaram que estão a transportar hoje cerca de 2.000 passageiros adicionais no percurso entre Glasgow e Londres.

As nuvens de cinzas vulcânicas, que se formam a partir de erupções explosivas, são constituídas por partículas de enorme dureza e cujo tamanho pode ir de 0,001 milímetros a 2 milímetros, segundo o instituto geológico norte-americano.

O risco que representam para os transportes aéreos prende-se com a forma como afectam a visibilidade e a possibilidade de partículas microscópicas serem sugadas para os motores dos aviões e provocar avarias.

As nuvens não provocaram problemas no aeroporto da capital da Islândia ou na cidade, Reiquejavique, estando a afectar sobretudo a parte sudeste da ilha, onde a visibilidade está reduzida a 150 metros.

Espaço aéreo britânico encerrado até às 07:00 de sexta-feira

O espaço aéreo britânico, encerrado desde as 12:00 (mesma hora em Lisboa) devido às cinzas emitidas pela erupção de um vulcão na Islândia, vai manter-se fechado até às 07:00 de sexta-feira, anunciaram os serviços de controlo aéreo britânicos.

O encerramento do espaço aéreo britânico foi inicialmente aprazado por "pelo menos" até às 18:00 (17:00 TMG), aumentado depois para as 06:00 (05:00 TMG) de sexta-feira e, agora, para as 07:00 (06:00 TMG) do mesmo dia.

"A nuvem de cinzas vulcânicas propaga-se agora através do Reino Unido e continua a deslocar-se para sul", informa o National Air Traffic Service (NATS) num comunicado.

"Nenhum voo, com excepção de ligações urgentes autorizadas, pode circular no espaço aéreo britânico. Na sequência de uma nova avaliação das últimas informações dos serviços meteorológicos, o NATS preconiza que estas restrições se mantenham em vigor pelo menos até às 07:00 (06:00 TMG) de amanhã (sexta-feira)", afirma o comunicado.

Air France anula todos os voos de e para Paris na 6.ª feira de manhã

A Air France anulou todos os seus voos com partida de Paris ou com este destino na sexta feira de manhã, devido às nuvens de cinzas provocadas pela erupção de um vulcão na Islândia, anunciou a direcção da companhia.

Os voos com destino ou origem de Paris-Roissy e Paris-Orly previstos para sexta feira de manhã, até ao meio dia, pelo menos, foram anulados.

A Air France decidirá o que fazer depois do meio dia, conforme a evolução da situação, mas desde já disse esperar um dia " muito perturbado".

Devido às nuvens de cinzas, a Direcção Geral da Aviação Civil ordenou o encerramento dos aeroportos de Roissy e Orly, a partir das 23 horas de hoje e até às 10 horas de sexta feira, no mínimo.

Bélgica encerra espaço aéreo

O espaço aéreo belga encerrou totalmente a partir das 16:30 (15:30 em Lisboa), anunciou o secretário de Estado para a Mobilidade.

O aeroporto internacional de Bruxelas, em Zaventem, permanecerá encerrado até às 22:00 locais e, no seu site oficial, a infra-estrutura aconselha os passageiros a contactarem as respectivas companhias aéreas para marcarem novo voo.

Holanda também encerra espaço aéreo

O espaço aéreo da Holanda foi fechado às 18:00 horas (16:00 TMG), devido à nuvem de cinzas provocada por uma erupção vulcânica na Islândia, anunciou o Ministério holandês dos Transportes.

Em comunicado, a instituição anunciou que "a Autoridade de Inspecção dos transportes e a Aviação Militar encerraram, por decisão dos ministérios dos transportes e da Defesa, o espaço aéreo holandês quinta-feira, 15 de Abril, às 18:00 horas".

A autoridade encarregue do controlo aéreo anunciara a meio da tarde que o tráfico aéreo com partida e destino aos Países Baixos ia ser "progressivamente reduzido" e esperava que "mais nenhum voo fosse possível a partir das 19:00 (17:00 TMG)".

Foram anulados entre 400 e 500 voos destinados à Escandinávia e ao Reino Unido, com partida do aeroporto de Amsterdão – Schiphol.

Transportadoras dos EUA cancelam voos para norte da Europa

A nuvem de cinzas vulcânicas no norte da Europa levou hoje companhias áreas norte-americanas como United Airlines, American Airlines e Delta a cancelar os voos para Londres e outras cidades do norte do continente.

No seu site, a Delta está a actualizar permanentemente a situação dos voos para Londres e Amesterdão, e pede aos passageiros que subscrevam actualizações directamente nos seus telemóveis ou e-mail.

Tal como outras companhias, está ainda a permitir alterações "on-line" de partidas sem custos adicionais.

"Se o seu voo for cancelado ou estiver muito atrasado, você terá direito a reembolso. Mesmo que o seu voo não seja cancelado, é possível fazer uma única alteração na sua passagem sem o pagamento de taxas se você tiver viagem programada para estas cidades", refere a companhia aérea.

A American Airlines já cancelou 19 voos para Londres e dois para Manchester e está a transferir os passageiros para outros voos.

Esta companhia ainda conseguiu operar 15 voos de e para Londres na quinta-feira de manhã, antes do encerramento do espaço aéreo britânico, por volta das 12:00 locais.

"Os voos não se depararam com cinzas", afirmou Tim Smith, porta-voz da American Airlines.

Todos os balcões de "check-in" estão encerrados no terminal 4 de Heathrow, de onde partem voos para Houston, Nova Iorque e Paris, segundo o New York Times, que adianta que é reduzida a afluência de passageiros ao local, por terem tido conhecimento dos problemas nas ligações aéreas.

Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, entre 1983 e 2000 registaram-se cerca de 100 casos de aviões que atravessaram nuvens de cinzas, mas nunca houve um incidente fatal.

Em 1989, um avião da KLM ficou sem energia ao atravessar uma nuvem de cinzas sobre o Alaska, Estados Unidos, levando a uma perda vertiginosa de altitude, de 25 mil pés para 12 mil pés, mas foi possível reiniciar os motores e fazer uma aterragem em segurança.

Antes, em 1980, um Boeing 747 da British Airways ficou com o vidro do "cockpit" estilhaçado ao atravessar uma nuvem de poeira, obrigando o piloto a recorrer à janela lateral para fazer a aterragem, segundo a mesma fonte.

As cinzas vulcânicas podem derreter com o calor do motor do avião e depois voltar ao estado sólido, causando a paragem dos reactores.

Aeroportos no Norte da Alemanha encerrados

O encerramento de vários aeroportos europeus obrigou ao cancelamento de mais de dez voos na Alemanha. No maior aeroporto germânico, em Frankfurt, tinham sido já cancelados cerca de 100 voos, sobretudo para o Reino Unido e a Escandinávia, até meio da tarde.

Um porta-voz da agência de segurança aeronáutica alemã anunciou que foram encerrados os dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schoenefeld, e os aeroportos de Hamburgo, Bremen, Hannover e Rostock, todos no norte da Alemanha.

O porta-voz adiantou que haverá "grandes restrições" no espaço aéreo alemão na próxima noite, inicialmente no norte do país, e mais tarde no sudeste.

O ministério dos transportes comunicou também que não haverá períodos fixos para encerrar outros aeroportos, e sim respostas adequadas a cada situação.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1544679

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Mini-tornado destrói dezenas de embarcações em Tavira   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 16, 2010 4:22 pm

.
Mini-tornado destrói dezenas de embarcações em Tavira

por José Manuel Oliveira
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1281049

Fenómeno atingiu ainda instalações do Clube Náutico, uma cooperativa de olivicultores, dois restaurantes e árvores. Só ao nível das embarcações de recreio e de competição na zona das Quatro Águas e na doca, o prejuízo de cada está estimado em mais de 30 mil euros. Não houve vítimas

Um mini-tornado atingiu, hoje, a zona das Quatro Águas e a doca de recreio em Tavira, tendo derrubado árvores, destruído mais de duas dezenas de embarcações de recreio e de competição, entre as quais veleiros de grande porte, além de provocar danos materiais nas instalações do Clube Náutico e da cooperativa de olivicultores e em dois restaurantes. Não se registaram vítimas.

“Ficaram danificadas entre 25 e 30 embarcações, algumas pertencentes ao clube e outras propriedade de sócios, causando danos praticamente irreparáveis e na ordem dos 30 a 40 mil euros em cada um delas”, disse ao DN o presidente da direcção do Clube Náutico de Tavira, João Pedro Rodrigues. Um dos barcos, com cerca de seis metros de comprimento, afundou-se.

Por outro lado, o telhado daquela colectividade foi destruído e um portão partiu-se em consequência do mini-tornado, que durou cerca de “cinco segundos”, de acordo com um popular. “De repente, os barcos ficaram uns por cima dos outros, tombados. Foi um pandemónio”, acrescentou. As autoridades referem que o mini-tornado se formou na zona de Santa Luzia, perto da cidade Tavira.


Segundo o comandante da Policia Marítima o "fenómeno anormal" ocorreu às 08:45.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: "Passou a um metro de mim. Parecia um saca-rolhas..."   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeSáb Abr 17, 2010 4:18 pm

.
"Passou a um metro de mim. Parecia um saca-rolhas..."

por JOSÉ MANUEL OLIVEIRA
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1281362

Turbilhão de vento varreu Tavira. Em Cascais, tromba de água não chegou a terra

É considerado um fenómeno raro, mas ontem houve não um, mas dois tornados em Portugal. Em Tavira, o turbilhão de vento varreu a zona das Quatro Águas, destruindo barcos e atirando mesas e cadeiras pelo ar. Ao largo de Cascais foi avistada uma tromba de água - nome dado aos tornados quando se formam sobre o mar. Bem mais fraca, acabou por não causar estragos. Isto, dois dias depois de um tornado formado sobre o Tejo ter assustado Lisboa.

No Clube Náutico de Tavira, o tornado deixou um rasto de destruição. "De repente, os barcos, que estavam no porto de recreio ficaram uns por cima dos outros, tombados. Foi um pandemónio", contou ao DN um popular. Entre os barcos arrastados estavam até alguns veleiros de grande porte. No total, 25 a 30 embarcações sofreram danos. "Estimamos cerca de cem mil euros de prejuízos", disse João Rodrigues, presidente do clube. E o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, que estava marcado para este fim-de-semana em Tavira, acabou por ser cancelado.

"Foi muito rápido, em poucos segundos, e muito assustador. Ouvi um grande estrondo, o restaurante começou a abanar e vi uma coisa preta. Passou a cerca de um metro de distância. Parecia um saca-rolhas... nem sei explicar", contou Manuela Baptista, cozinheira de um restaurante na doca. O resto da manhã foi passado a pescar mesas e cadeiras da água.

Em Cascais, o tornado não chegou a terra e não causou danos materiais, garantiu o vereador da Protecção Civil municipal, Pedro Mendonça. Por se ter formado e dissipado sobre o mar, este fenómeno é chamado de tromba de água.

O Instituto de Meteorologia (IM) já tinha alertado que a instabilidade atmosférica poderia originar mais fenómenos como o de quarta-feira em Lisboa. Condições que se vão manter até domingo, sobretudo no Centro e no Sul do País, avança ao DN o meteorologista Nuno Moreira.

Por isso, para este fim-de-semana, são de esperar chuvas fortes, granizo, trovoadas. E não se pode afastar o aparecimento de novos tornados. "Existe sempre essa possibilidade, mas é muito difícil de prever", admite.

A instabilidade é causada por uma "depressão complexa", localizada sobre o mar, entre Continente e Madeira. A Primavera, sendo uma estação de transição, como o Outono, é fértil nestas situações", explica Nuno Moreira, lembrando que Abril e Maio são meses conhecidos pelas trovoadas, outra manifestação de instabilidade.

Por outro lado, estes fenómenos são mais frequentes do que se julga, explica Paula Leitão, que investiga os tornados em Portugal, num trabalho de 2003. Só no último trimestre de 2002, por exemplo, a meteorologista conseguiu detectar nove.

Como geralmente afectam uma área muito pequena a probabilidade de serem registados por uma estação meteorológica é muito pequena, acrescenta Nuno Moreira. E muitos passam completamente despercebidos se não houver ninguém por perto.

Segundo a recolha de informação histórica feita pelo IM, de 1936 a 2004 foram registados 42 tornados e trombas de água. A ideia de criar uma base de dados surgiu em 1999, na sequência de um tornado em Vila do Conde.

Desde então, a recolha de dados de campo melhorou e aponta para a existência de mais tornados fracos do que os registos históricos indicavam. Alguns têm percursos curtos, de cerca de um quilómetro, mas outros chegam a fazer 22.

A maior parte é de fraca intensidade - F0 ou F1 na escala de Fujita - e ocorrem entre Outubro e Dezembro.

O tornado mais intenso de que há registo em Portugal ocorreu em Castelo Branco, a 6 de Novembro de 1954, estimando-se que tenha atingido a intensidade F3 (ver caixa). Fez cinco mortos, 220 feridos e destruiu a estação meteorológica local e parte da cidade.

In DN

Meteorologia - Página 5 00020442
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Santa Comba Dão: granizo e chuva provocam estragos   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 12:17 pm

.
Santa Comba Dão: granizo e chuva provocam estragos

por Lusa
Hoje

O granizo e a chuva forte provocaram durante a noite estragos em Santa Comba Dão, levando a muitas inundações, quedas de muros e de árvores, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, João Lourenço.

Segundo o autarca, o pior cenário verificou-se no centro da cidade, nomeadamente junto ao centro de saúde, onde o granizo chegou a atingir um metro de altura.

"Era uma tal quantidade de granizo que inundou as casas mais baixas. Mas os bombeiros e os vizinhos ajudaram à limpeza e as pessoas já dormiram nas suas casas", explicou.

João Lourenço contou que "choveu tanto, durante uma hora e meia", que a ribeira que passa no centro da cidade, nomeadamente em frente à câmara, "subiu mais de dois metros de altura".

"A ribeira transbordou e inundou a parada do quartel dos bombeiros em cerca de um metro", acrescentou.

O autarca referiu que houve ainda "árvores e muros caídos e muita terra nas estradas", situações que "hoje de manhã já serão resolvidas".

"No IP3 caiu uma barreira junto ao nó de Santa Comba Dão, provocando pequenos despistes sem gravidade. Foi cortada uma faixa de rodagem, levámos para lá uma máquina para remover terra e penso que a situação ficou resolvida durante a noite", afirmou.

Hoje de manhã, três equipas vão andar pelo concelho a avaliar se houve mais estragos, nomeadamente nas zonas mais rurais.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Mau tempo durante a noite causou estragos em Vila Marim   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 2:52 pm

.
«Pensei que ia morrer ali»
Mesão Frio


Meteorologia - Página 5 Mau_tempo

Mau tempo durante a noite causou estragos em Vila Marim

As roupas sujas de lama e o ar desolado deixam adivinhar os momentos de pânico que Maria Zaida viveu. A idosa, de 77 anos, foi uma das cento e cinquenta pessoas, residentes em Vila Marim, Mesão Frio (distrito de Vila Real), que, anteontem à noite, viram um temporal isolar as suas casas e causar prejuízos avaliados em milhões de euros.

O mau tempo que atingiu o País na noite de quarta-feira causou estragos de Norte a Sul, em especial nas zonas de Beja e Santa Comba Dão. \\"Acordei com os trovões, fui à cozinha e já estava tudo cheio de água, já não conseguia sair. Comecei a gritar por ajuda e os vizinhos vieram com uma tábua, deitaram-me em cima dela e eu consegui sair. Pensei que ia morrer afogada dentro da minha própria casa\\", contou Maria Zaida, bastante abalada.

O temporal que devastou Vila Marim causou ainda estragos nas aldeias de Oliveira, Santa Cristina e Cidadelhe. Várias estradas ficaram cortadas devido às pedras e grandes quantidades de lama que se acumularam durante a noite e muitas casas, carros e terrenos vinícolas ficaram danificados. A Câmara estima que, no total, pelo menos 300 pessoas tenham sofrido prejuízos. \\"Durante cerca de 45 minutos não parou de chover. Tinha dois carros estacionados à porta de casa que foram arrastados durante vários metros. Tenho a garagem inundada de lama, a minha filha de cinco anos ficou muito assustada e ainda não parou de chorar\\", afirmou Elisabete Gomes.

Durante o dia de ontem, os moradores de Vila Marim e funcionários da autarquia trabalhavam apressadamente para tentar desobstruir os caminhos que dão acesso à aldeia, que apenas serão reabertos hoje. \\"A garagem da minha casa desapareceu e tenho um poste de electricidade quase a cair em cima da habitação. O chão da minha sala está cheio de fissuras e já chove lá dentro\\", disse Delfim Santos, bastante preocupado com os estragos. As ambulâncias ficaram impossibilitadas de aceder às casas dos doentes e algumas pessoas não conseguiram receber assistência médica. \\"Há doentes que vão todos os dias ao hospital e que não puderam ser assistidos porque as estradas estavam cortadas\\", explicou ao CM Alberto Pereira, presidente da Câmara.

MORADORES NÃO PREGARAM OLHO

Centenas de populares atingidos pelo temporal trabalharam durante toda a noite na limpeza das vias e das casas. Ontem à tarde, muitos eram os que ainda não tinham dormido. \\"Passámos a noite toda a limpar as casas e as ruas. Ainda não dormi. Estou exausta, mas não descansava enquanto não visse tudo limpo\\", contou Saudade Maria, moradora em Vila Marim.


VILA REAL

Os bombeiros do distrito de Vila Real receberam 25 pedidos de ajuda durante a noite de quarta--feira devido à chuva, que provocou inundações em casas e derrocadas.


CM, 2010-04-23
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Trovoadas e granizo vão continuar até Maio   Meteorologia - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 4:43 pm

.
Trovoadas e granizo vão continuar até Maio

por AMADEU ARAÚJO, V
Hoje

Meteorologia - Página 5 Ng1283780

Tempestade varreu o País de sul para norte, fazendo cinco feridos e milhares de euros de estragos. Em Santa Comba Dão o gelo chegou a atingir um metro e meio de altura

As trovoadas, que atingiram o Sul e o Centro do País durante a noite de quarta-feira, deixando seis pessoas feridas e inundando casas e ruas, vão continuar até Maio alertam os meteorologistas.

Mais comuns no Inverno, as trovoadas também aparecem quando as temperaturas começam a subir, sobretudo ao final da tarde quando o aquecimento da superfície terrestre atinge o seu pico. São "pequenas nuvens que dão origem a aguaceiros e granizo e que afectam apenas uma pequena região de forma localizada", explicou Paula Leitão, do Instituto de Meteorologia. Porém, as nuvens "acabaram por se dispersar, do Algarve ao Norte, e os aguaceiros, e granizo nalguns casos, foram fortes e afectaram todo o País".

Os meteorologistas da comunidade meteoiberica.com lembram que "o tempo é de trovoadas, devido ao aumento das temperaturas". E explicam que "quando o ar, quente e húmido, sobe rapidamente até altitudes mais elevadas e mais frias, geram-se trovoadas". Um fenómeno que justificou a forte queda de granizo, como a que surpreendeu os habitantes de Santa Comba Dão, deixando um rasto de destruição (ver texto ao lado). Os especialistas afirmam que a temperatura está a subir no País por influência de um anticiclone, "o que se traduz na possibilidade de termos mais trovoadas".

A chuva deixou um rasto de estragos em todo o País, que pro- vocaram seis feridos. A Protecção Civil registou duas centenas de ocorrências que originaram seis feridos e estragos em várias habitações e estradas.

A tempestade, que caminhou de sul para norte, atingiu primeiro Beja com uma tromba de água, que esteve na origem de uma centena de inundações, provocou um acidente de viação que causou cinco feridos, dois dos quais com gravidade. Pouco depois afectava Coimbra, sobretudo o concelho da Lousã. Na progressão cortou o IP 3 e chegava a Nelas, no distrito de Viseu, onde foram afectadas as comunicações fixas que deixaram os bombeiros sem telefone. Em Mesão Frio, o temporal provocou "milhares de euros de prejuízos", disse o presidente da câmara Alberto Pereira.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meteorologia - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meteorologia
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: