Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Mirandela

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Câmara sem dinheiro para transportes escolares   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQui maio 17, 2012 4:29 pm

.
Lei dos Compromissos em causa
Mirandela


Mirandela - Página 5 Almor

Câmara sem dinheiro para transportes escolares

A Câmara de Mirandela não tem dinheiro para assegurar os transportes escolares no próximo ano lectivo se tiver de obedecer às regras da Lei dos Compromissos imposta pelo Governo.

António Branco afirmou que, se cumprir na íntegra a Lei dos Compromissos, não vai conseguir pagar os transportes escolares, que implicam um custo anual para o município de dois milhões de euros.

Com as regras que o Governo quer impor, o autarca social-democrata diz que fica apenas com 1,7 milhões de euros disponíveis, um valor que não cobre sequer o necessário para transportar os estudantes, pelo que só vê uma saída: \"Eu deixo os miúdos à porta e eles (o Governo) que tratem disso\".

António Branco lembrou que os custos com os transportes escolares resultam da transferência de competências para as autarquias, mas sem as receitas necessárias para cobrir a despesa.

No caso de Mirandela, o município gasta anualmente dois milhões de euros a transportar os alunos do concelho para as escolas e recebe \"cerca de 140 mil euros\" de transferências do Estado para este serviço.

O presidente da segunda maior câmara do distrito de Bragança explicou que as despesas correntes, como salários e electricidade, absorvem o grosso dos menos de 10 milhões de euros de transferências anuais do Estado e das receitas próprias da autarquia.

Segundo ainda o autarca, a Lei dos Compromissos obriga a fazer uma previsão das despesas e receitas e proíbe gastos além do orçamentado, sob pena de punição para os autarcas, e outros gestores públicos, que podem inclusive ser responsabilizados criminalmente.

\"Nós não vamos ter dinheiro para nada\", afirmou, vincando que \"mesmo as autarquias que não estão endividadas correm o risco de até terem algumas receitas, mas não as poderem gastar por não estarem justificadas\".

António Branco deu um exemplo: a desinfestação feita recentemente na cidade de Mirandela, devido a uma inesperada praga de insectos e que seria impossível de concretizar se a Lei dos Compromissos já estivesse em vigor, por tratar-se de um acto que não estava previsto.

\"É preciso reformular a lei nos termos que ela seja possível de aplicar\", defendeu.

Caso isso não aconteça, o autarca social-democrata considerou que o Governo corre o risco \"de lhe cair tudo em cima\", porque os municípios não vão ter condições de assegurar todas as valências que lhes estão adstritas, inclusive as da Protecção Civil.


CM, 2012-05-17
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Escola de Turismo de Mirandela em risco de encerrar   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQua Jul 11, 2012 11:16 am

.
Receio do presidente da câmara
Mirandela


Mirandela - Página 5 314

Escola de Turismo de Mirandela em risco de encerrar

A Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela pode vir a encerrar. Este é pelo menos o receio do presidente da câmara local. António Branco diz que aquele estabelecimento de ensino não está a aceitar inscrições de novos alunos para o próximo ano lectivo, o que na sua óptica deixa antever o encerramento gradual da escola.

“Nós tivemos conhecimento informal de que existiria um processo de reestruturação das escolas. Contactámos a secretaria de estado do turismo e o Turismo de Portugal para sabermos o que se passava, mas foi-nos transmitido que quando houvesse uma decisão nos seria comunicada”, afirma.

“No entanto, tivemos conhecimento que quando os jovens se dirigem à escola para as inscrições lhe é transmitido que terão de o fazer noutro local, o que me deixa bastante preocupado pois há a possibilidade de encerrarem as turmas do primeiro ano, sendo esta uma forma gradual de assistir ao encerramento da escola”, acrescenta.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela está instalada em Carvalhais e tem cerca de 80 alunos.António Branco lembra que a autarquia mirandelense investiu naquela infra-estrutura.
“Quando a escola foi instalada em Mirandela, as obras de reformulação do edifício onde está instalada foram pagas pela câmara municipal”, afirma. “Se o serviço for encerrado há aqui uma grave situação de injustiça pois nós fizemos todos os esforços financeiros para a escola ficar aqui”, salienta.

A Brigantia contactou o Turismo de Portugal que, em comunicado, responde que “o plano de reorganização das Escolas de Hotelaria e Turismo, que se encontra em fase de conclusão, está prioritariamente direccionado para o aumento da qualidade e condições de ensino da rede gerida pelo Turismo de Portugal”.

Acrescenta que “todo o processo está a ser conduzido em articulação com as autarquias e tendo em conta os interesses de alunos, pais, professores e funcionários”, sendo o objectivo “alcançar um maior equilíbrio entre a oferta e a procura, tirando partido das escolas com melhores condições para a qualificação dos formandos e cujo potencial está ainda subaproveitado.

Sem confirmar se a Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela fecha ou não, salienta que “nos casos em que haja descontinuação das escolas, o Turismo de Portugal está disponível para, através de protocolos, encontrar com as autarquias projectos alternativos de formação”.


Brigantia, 2012-07-11
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcQdqUpJfNW6DStos00cofmISqdZvBd--6ErdlPEqcA5GHCIRn7y4IH6vQ
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela vai mesmo fechar   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 10:14 pm

.
Encerramento imediato da escola
Mirandela


Mirandela - Página 5 Cecilia_meireles_sec


Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela vai mesmo fechar

Está confirmado. O Governo vai fechar a Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela (EHTM) que funciona há oito anos, em Carvalhais, com cerca de 70 alunos, a frequentar os cursos de cozinha e bar/restauração.

O Turismo de Portugal só está à espera de saber se a câmara de Mirandela aceita ficar apenas com a formação. A secretária de Estado do Turismo disse, na Comissão de Obras Públicas e Economia, que vai encerrar quatro das 16 escolas de hotelaria e turismo do País, nomeadamente, Mirandela, Fundão, Santa Maria da Feira e Santarém.

Cecília Meireles avançou no Parlamento que a decisão de encerrar estas escolas foi tomada tendo em consideração diversos critérios, que têm que ver com a procura, com as instalações e com o investimento que precisava de ser feito nos próximos anos e para o qual não há verba.

Segundo a governante, esta decisão foi assumida depois de ter sido averiguado que havia um aumento exponencial dos custos na formação do Turismo de Portugal a rondar os 180 mil euros mensais em rendas.Aquela responsável adiantou que foram propostas às quatro autarquias, onde as escolas vão fechar - Mirandela incluída - a manutenção apenas da formação.

Quanto ao futuro que estará reservado para os alunos das escolas a fechar, Cecília Meireles diz estar assegurada a sua continuidade em outras escolas da rede.“A todos os alunos foi assegurado a continuação dos seus estudos em outras escolas se fosse o caso.

Em todos os casos de encerramento que estão em causa foi dada a oportunidade de celebração de um protocolo com as autarquias em que era assegurada formação”, afirma a governante.Segundo apuramos, o conselho directivo do Turismo de Portugal (TP) deu a conhecer ao Município de Mirandela, no início do mês de Julho, que aprovou um projecto de redimensionamento que previa o encerramento da EHTM, no modelo actual.

Nesse sentido, deixou à consideração do executivo, liderado por António Branco, três opções para a implementação e o desenvolvimento deste processo, mas deixando bem claro que qualquer uma delas tem como objectivo “minimizar os impactos decorrentes do encerramento desta EHT”, refere a proposta.

A primeira prevê que a EHTM passe a ser um estabelecimento de ensino do Município, sendo responsável pela gestão da escola, estrutura organizativa, disponibilização de instalações, equipamentos, pessoal não docente (incluindo director) e todos os meios materiais necessários à formação.

Ao TP cabe, exclusivamente, a coordenação técnico-pedagógica da formação e a disponibilização do corpo docente. A segunda proposta caminha para um processo de desactivação faseada em que o Município assegura os meios necessários e respectivos custos de funcionamento da escola durante o período indispensável para que os actuais alunos terminem, em Mirandela, os seus cursos.

No entanto, será obrigatório não abrir novas candidaturas para o ano lectivo 2012/2013 e a manutenção da escola nas actuais instalações, com renegociação do protocolo vigente, passando a suportar o Município os encargos de financiamento da escola (luz, água, gás, segurança, limpeza e manutenção do edifício) e assumindo o TP os encargos relativos à formação (corpo docente, bens alimentares e equipamentos).

A opção final, passa pelo encerramento imediato da escola, com a transferência dos seus actuais alunos e funcionários para outras escolas do TP em condições a acordar entre os alunos, encarregados de educação e funcionários do Turismo de Portugal, sendo que as escolas mais próximas sejam em Lamego, Porto ou Viana do Castelo.

A finalizar, diga-se apenas como curiosidade, que a EHTM teve oito anos de vida. O seu “nascimento” e a sua “morte” foram ditados pelo PSD e pelo CDS/PP, cuja coligação sustentava o Governo em 2004, o mesmo acontecendo nesta altura.A inauguração, em Janeiro de 2005, teve a presença de Telmo Correia, então Ministro do Turismo e conhecida figura do CDS/PP.

Curiosamente, agora foi a vez da secretária de Estado do Turismo, outra figura do mesmo partido, Cecília Meireles, anunciar o encerramento da mesma escola.Contactado o presidente do Município de Mirandela, para conhecer a sua reacção a este anunciado encerramento, António Branco remeteu para os próximos dias declarações sobre este caso, alegando estar à espera de resposta do Turismo de Portugal a uma contraproposta que diz ter enviado, mas da qual não quis, para já, dar pormenores do seu conteúdo.

Recorde-se que, há cerca de duas semanas, depois de informações que davam conta da possibilidade da escola vir a fechar, o autarca de Mirandela deixou bem claro que só aceitava um acordo se a escola se mantiver na rede nacional de escolas de hotelaria e turismo de Portugal.“Eu só considero possível manter esta escola no âmbito da rede nacional das escolas de hotelarias e turismo e foi por isso que a afixamos em Mirandela.

Nós queremos uma escola de rede nacional de escolas não queremos uma escola gerida pela Câmara Municipal que tem protocolo para o turismo ainda vir a receber algum dinheiro a Mirandela”, declara o autarca António Branco.

A Câmara municipal gastou mais de 300 mil euros em obras para pôr o edifício a funcionar, por isso, António Branco revelou, há duas semanas, que vai exigir os valores que gastou no espaço.


Brigantia, 2012-08-04
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcRbYypfNKFtzsUxIZa6-J2yNsCRMlsgBHggPNt3YKDyuRcWIPSjoYA5
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Escola de Turismo de Mirandela já não fecha    Mirandela - Página 5 Icon_minitimeSáb Ago 25, 2012 4:50 pm

.
Volte-face no processo
Mirandela


Escola de Turismo de Mirandela já não fecha

Volte-face no processo da escola de hotelaria e turismo de Mirandela. A câmara de Mirandela e o Turismo de Portugal chegaram a acordo para manter a escola aberta, mas com apenas um curso de 25 alunos.

Provisoriamente, o instituto ainda vai garantir a actividade lectiva e a coordenação técnico-pedagógica, mas, no futuro, a continuidade da escola está dependente da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional de Potencial Humano.

Depois da secretária de Estado do Turismo ter anunciado a intenção de encerrar quatro das 16 escolas de hotelaria e turismo do País, nomeadamente, Mirandela, Fundão, Santa Maria da Feira e Santarém, Cecília Meireles, fez saber da intenção do Governo em estabelecer contactos com as autarquias de Mirandela e do Fundão no sentido de estas poderem vir a assumir a gestão daquelas Escolas.

Neste contexto, o instituto poderia continuar a garantir, ainda que transitoriamente, a actividade lectiva e a coordenação técnico-pedagógica, bem como, eventualmente, outras funções inerentes ao funcionamento das referidas escolas. A câmara de Mirandela aceitou a proposta que prevê uma espécie de gestão partilhada.

A escola passa a ser um estabelecimento de ensino do Município, passando a suportar o executivo mirandelense os encargos de financiamento da escola (luz, água, gás, segurança, limpeza e manutenção do edifício sendo responsável pela gestão da escola, estrutura organizativa, disponibilização de instalações, equipamentos, pessoal não docente e todos os meios materiais necessários à formação.

Ao Turismo de Portugal cabe, exclusivamente, a coordenação técnico-pedagógica da formação e a disponibilização do corpo docente.O presidente da câmara de Mirandela está satisfeito por manter a escola aberta e inserida na rede do turismo de Portugal.“É um acordo para a manutenção da escola em funcionamento garantindo que elas ficam na rede de escolas de hotelaria, mas a câmara passa a assumir algumas responsabilidades da gestão nomeadamente do espaço”, afirma António Branco, acrescentando que “para nós o mais importante era mantê-la na rede e isso foi conseguido neste acordo”.

Para o próximo ano lectivo, estão abertas 25 vagas para o Curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (Nível IV) assentam numa formação técnica sólida na área de Cozinha e Pastelaria, complementada com dois estágios em entidades de referência do sector, e simultaneamente num conjunto de cadeiras de formação sociocultural e científica, comuns a todos os Cursos de Dupla Certificação e permitem uma progressão escolar equiparada ao 12º Ano de escolaridade.

Para garantir a continuidade da escola no futuro, o município terá de fazer uma candidatura ao POPH para ser possível manter o seu financiamento. António Branco está convicto que será aprovada, o que pode vir a viabilizar a abertura de cinco cursos com um total de 125 alunos.“Este ano só vamos abrir um curso mas se tivermos capacidade de alunos podemos abrir até cinco cursos por ano”, refere. “Vamos já fazer uma candidatura ao POPH para financiar a escola de uma forma integral, no futuro”, salienta o autarca.

Um acordo que, para já viabiliza a continuidade da escola de hotelaria e turismo de Mirandela, sedeada em Carvalhais

Brigantia, 2012-08-24
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcT49GiuVr6-9vIVHexas9aF_ecIIF1wVQS8yjj5iX89161jM4ZrFnoi
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo.    Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQui Out 11, 2012 5:21 pm

.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo.
Mirandela


Mirandela ganha investimento de 4,4 ME em novas instalações para o ensino superior

O problema da falta de instalações para o ensino superior público em Mirandela, que se arrasta há mais de uma década, está prestes a ser ultrapassado com a construção de um novo edifício, foi hoje anunciado.

A Câmara de Mirandela e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conseguiram, apesar da contenção financeira nacional, assegurar financiamento para o investimento de 4,4 milhões de euros na construção de instalações para a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo.

Há mais de uma década que aquela que é das mais procuradas entre as cinco escolas do politécnico de Bragança funciona em instalações emprestadas do município de Mirandela.

Lusa, 2012-10-11
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcS-zMYjKt8Xi3ay0cqaJmgBcFmkiQa-PBKMlH2yZo-ObHo2TsElHvrv
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Presidente da Câmara Mirandela alarga atendimento virtual ao presencial   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 17, 2013 6:37 pm

.
Branco responde aos munícipes
Mirandela


Presidente da Câmara Mirandela alarga atendimento virtual ao presencial

O presidente da Câmara de Mirandela vai disponibilizar uma manhã por semana para falar pessoalmente com quem o procurar, alargando assim o diálogo que já vem mantendo com os munícipes nas redes sociais.

Há meio ano que o autarca transmontano António Branco responde a questões dos munícipes no Facebook, numa iniciativa designada \"Diálogos Abertos\", à qual vai acrescentar, a partir de 25 de janeiro, os \"Diálogos Diretos\".

Uma vez por semana, à sexta-feira, tal como acontece no Facebook, o presidente da Câmara estará disponível nos espaços físicos municipais com maior afluência de público e também com uma localização mais central: Gabinete de Apoio ao Munícipe e o Palácio dos Távoras, edifico onde funcionam os serviços camarários.

O atendimento presencial e virtual será feito alternadamente à sexta-feira de manhã.

O calendário está divulgado nos diferentes sítios da Internet relacionados com o município e o atendimento presencial terá em conta a ordem de chegada daqueles que pretendam conversar com o autarca, que lhes dispensa 15 minutos para colocarem as suas questões.

Estas ações inserem-se, segundo o município, no programa \"Administração Aberta\", implementado pela Câmara Municipal de Mirandela com o propósito de \"aproximar cada vez mais os munícipes da administração autárquica e dos eleitos locais, potenciando e incentivando a participação cívica e a cidadania e contribuindo para uma maior transparência da gestão\".

Lusa, 2013-01-16
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Família de vítima na sequência de intervenção cirúrgica pela indemnização de 200 mil euros    Mirandela - Página 5 Icon_minitimeTer Jan 22, 2013 5:41 pm

.
O caso remonta a 2006
Mirandela


Família de vítima na sequência de intervenção cirúrgica pela indemnização de 200 mil euros

O médico anestesista que começou, hoje a ser julgado pelo crime de recusa de médico a uma doente que teve problemas após uma intervenção cirúrgica e acabou por morrer, disse ao tribunal de Mirandela que foi induzido em erro pela informação clínica da vítima e considera ainda que a actuação de um colega de clínica-geral na fase da paragem respiratória foi errada.

O caso remonta ao dia 7 de Dezembro de 2006. Maria Pereira foi sujeita a uma intervenção cirúrgica no Hospital de Mirandela. A operação à tiróide terminou pouco depois das 13 horas e foi levada para o recobro cirúrgico, onde, duas horas depois, começou a dar sinais de complicações.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), às 15.25 horas, a enfermeira de serviço naquela unidade ligou de imediato para José Alberto de Carvalho, hoje com 68 anos e então chefe do serviço de anestesiologia, responsável clínico àquela hora.

A enfermeira diz ter referido que \"a paciente apresentava um edema cervical\". Aqui aparece a primeira contradição. O anestesista negou ao tribunal que a enfermeira lhe tenha dado essa informação, mas antes que a paciente \"apresentava um desconforto ao nível da garganta\", situação considerada pelo arguido como \"normal\", atendendo ao facto da paciente \"ter estado em entubação traquial durante mais de uma hora\", afirmou José Carvalho que, perante este quadro clínico deu indicações para administrar um medicamento à paciente.

O anestesista tinha saído do hospital para almoçar em casa, situada a cerca de 400 metros da unidade, alegando em tribunal \"ter sido assolado pela fome e fraqueza depois de sete horas de trabalho\", acrescentando que \"era prática comum este procedimento porque havia um entendimento entre as equipas que estavam de serviço à urgência\".

Cerca de 20 minutos depois, do primeiro telefonema, a enfermeira voltou a ligar-lhe dizendo que o quadro clínico da paciente se tinha agravado e solicitou a sua presença. Também aqui, o arguido contradiz a enfermeira, ao revelar ter recebido um telefonema a informar que \"estava tudo normal e que já tinha sido observada por uma cirurgiã\", conta.

Dez minutos depois, ainda sem a presença do médico, Maria Pereira teve uma paragem cardio-respiratória. Segundo a acusação, o anestesiologista \"só compareceu na sala de recobro 35 minutos depois da comunicação da paragem respiratória quando já estavam a ser efetuadas manobras de reanimação\".

Também aqui, o arguido apresentou uma versão diferente. José Carvalho diz ter chegado ao recobro dois minutos após a última chamada e que esteve a realizar manobras de reanimação durante quarenta minutos.

Quando regressou ao hospital, alegou que o colega de clínica geral, que também estava de serviço, já tinha aberto o buraco na traqueia (traqueostomia) e que considerou que essa a atuação foi \"errada\". O anestesista considera que o seu colega \"devia ter aberto a ferida operatória e dessa forma facilitaria o processo de reanimação\", contou ao tribunal, afirmando que \"nunca faria\" esse procedimento.

\"Era de ventilar de imediato a doente\", disse.A paciente veio a falecer às 16.40 horas por convulsão provocada por um hematoma cervical.Segundo o MP, esta ausência de José Alberto de Carvalho, anestesiologista e perito em gestão avançada em via aérea, esteve diretamente ligada à morte da paciente. O profissional de saúde incorre numa pena que pode ir até aos sete anos de prisão.

A família pede uma indemnização de 200 mil euros para ressarcimento dos danos e da angústia que viveu e tem sofrido, no sentido de serem devidamente reparados.A defesa do arguido não quis prestar declarações aos jornalistas, remetendo explicações para depois do julgamento.

Lembrou apenas que a Inspecção Geral das Actividades em Saúde arquivou o processo que abriu ao caso, por não ter encontrado nexo de causalidade.
Está marcada uma nova sessão do julgamento para 11 de Fevereiro.

Terra Quente, 2013-01-22
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Empresa de granitos deixa 70 trabalhadores no desemprego   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 4:53 pm

.
Pedido de insolvência
Mirandela


Empresa de granitos deixa 70 trabalhadores no desemprego

É mais uma empresa da região a fechar portas. Na passada sexta-feira, foi o último dia de trabalho para os cerca de 70 funcionários da MIRMAR, indústria de granitos e mármores de Mirandela.

Os trabalhadores foram informados do pedido de insolvência que a empresa solicitou, e ontem apresentaram-se à porta da empresa numa vigília para que não seja retirado qualquer património da MIRMAR, de forma a salvaguardarem as suas indemnizações. Apesar de ninguém se mostrar disponível para prestar declarações, apurámos que os trabalhadores têm os salários em dia.

De recordar que esta é a segunda empresa do ramo a fechar portas, na cidade de Mirandela. Já em Setembro do ano passado, abriu insolvência a FACN, Fábrica de Artefactos de Construção do Nordeste, que funcionou durante mais de trinta anos e que tinha 12 trabalhadores.

Com o encerramento da MIRMAR e da FACN, ambas do ramo da indústria do mármore e granito, passam a ser mais de 80 pessoas que ficam no desemprego, na cidade de Mirandela.Também na restauração, o desemprego não pára de aumentar.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial, 17% dos restaurantes de Mirandela já fecharam nos últimos meses. Jorge Morais revela que os números constam da petição que foi entregue ao Ministro da Economia na semana passada a pedir o regresso do IVA para os 13% na restauração e no sector dos enchidos.

“Vemos todos os dias as nossas empresas em grande sofrimento em termos de tesouraria e de pagamento dos seus impostos. Aumentou-se a carga fiscal e perdemos a competitividade com o litoral. Dos nossos associados 17 por cento dos restaurantes fechou. Foram postos de trabalho que se perderam”, denuncia o presidente da ACIM.O desemprego a aumentar a olhos vistos na cidade de Mirandela.

17% dos restaurantes já fecharam e depois da FACN, foi agora a vez da MIRMAR encerrar e deixar mais de 70 pessoas no desemprego.

Brigantia, 2013-02-20
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcRd9BCK7EoUa_R8-m3WK0izhJR1OsxmuPDR3l0oreG13tmXDzzV0dt
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Dourogás investe 4,8 milhões de euros em Mirandela   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 10:20 pm

.
Vai criar 45 postos de trabalho
Mirandela


Dourogás investe 4,8 milhões de euros em Mirandela

O Nordeste transmontano recebe uma das primeiras iniciativas privadas no mercado liberalizado de gás natural. A Goldenergy, empresa do grupo Dourogás, decidiu construir em Urjais (Mirandela), um Complexo de Gás Natural (CGN) que será inaugurado, amanhã, pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

A intenção deste investimento de 4,8 milhões de euros, financiado por fundos comunitários em cerca de três milhões, passa por \"alcançar o mercado internacional de maior proximidade, como é o caso de Espanha, para além do espaço nacional e regional\", explica o presidente da Goldenergy.

Vai criar 45 postos de trabalho, 15 diretos e 30 indiretos.

No entanto, Nuno Moreira não descura outros objetivos: \"Incitar à sustentabilidade e à eficiência energéticas endógenas e contribuir, pela natureza da sua atividade e dos produtos que disponibiliza, para uma melhor qualidade do ambiente\", sustenta.

O complexo é inovador no conceito tecnológico e comercial, dado que permite o fornecimento de gás natural misto (comprimido e líquido), além de possuir um posto de venda direta de GNV, o primeiro de uma rede nacional que a Goldenergy pretende construir para servir frotas de empresas privadas e municípios. \"O preço do gás natural líquido é 50% mais barato que o diesel\", sublinha Nuno Moreira.

\"Este é um desafio de todo o setor do gás e entendemos que devíamos ser pioneiros\", afirma Nuno Moreira. \"A nossa própria frota é já constituída maioritariamente por veículos a gás natural e constatamos que o gás natural veicular é o verdadeiro low-cost das viaturas\", acrescenta.

A própria Comissão Europeia já determinou que, em 2020, nas principais rotas europeias, terá de ser obrigatória a colocação de um posto de gás natural líquido de 400 em 400 quilómetros. Por isso, \"já estamos a antecipar em Portugal um cenário imposto dentro de sete anos\", diz o líder da Goldenergy.

Nuno Moreira justifica este investimento no Interior do país. \"Fomos desafiados pela empresa \"Resíduos do Nordeste\", que pretende transformar toda a sua frota, para além de estar junto ao aterro sanitário, onde os camiões de recolha de lixo vão todos os dias, mas também uma centralidade ao IC5, uma nova via com potencial de utilização de veículos de mercadorias\", explica. Será a partir deste CGN que a empresa vai chegar a toda a corda interior, da Serra da Estrela até ao Norte do distrito de Bragança.

Fernando Pires in JN, 2013-04-08
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Trás-os-Montes com 1º posto português de gás natural para transportes de longo curso em Urjais   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 10:25 pm

.
Complexo de Gás Natural
Mirandela


Mirandela - Página 5 Gaz-mon

Trás-os-Montes com 1º posto português de gás natural para transportes de longo curso em Urjais

A região de Trás-os-Montes é a primeira em Portugal a disponibilizar um posto de abastecimento de gás natural para transportes de longo curso, integrado num complexo que será inaugurado terça-feira pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

Trata-se de \"uma das primeiras iniciativas privadas no mercado liberalizado de gás natural\" da Goldenergy, uma empresa comercializadora de energia, do grupo Dourogás, sediada no Norte do país com capitais 100 por cento portugueses, que investiu 4,8 milhões de euros e \"vai gerar de forma direta e indireta cerca de 20 postos de trabalho\".

O complexo de Gás Natural de Urjais, em Mirandela, no distrito de Bragança, foi cofinanciado em mais de três milhões de euros pela União Europeia e é pioneiro em Portugal no cumprimento da meta de Bruxelas de, até 2020, existir a cada 400 quilómetros um posto de abastecimento com estas características, afirmou à Lusa o presidente da empresa, Nuno Afonso Moreira.

Segundo adiantou, o complexo, localizado junto ao aterro sanitário do Nordeste Transmontano, disponibiliza o primeiro posto do país de gás natural líquido que permitirá que camiões de longo curso possam abastecer ali.

Esta zona integra há pouco tempo o percurso dos transportes internacionais com uma das novas estradas da região, o IC5, que liga à fronteira com Espanha, em Miranda do Douro.

O diretor da empresa, reconheceu que \"ainda não existem em Portugal muitas viaturas para o gás natural líquido\", mas acredita que \"é o investimento nos postos que vai trazer clientes\" e tem alguns assegurados através de um projeto europeu que envolve 30 entidades e empresas de diferentes países.

O investimento destina-se também a outras frotas de empresas e municípios através do fornecimento de gás natural comprimido que vai abastecer os veículos de recolha do lixo que circulam nos 13 concelhos servidos pela Resíduos do Nordeste.

A empresa vai também a partir de Rujais disponibilizar gás natural ao Complexo Industrial do Cachão e quer chegar aos 26 concelhos do Norte onde ainda não existe gás natural canalizado, oferendo a entidades ou empresas do Interior a substituição dos depósitos de gás propano por natural.

O presidente afiançou que as diferentes soluções permitirão uma redução para \"metade dos custos com a energia\".

Segundo disse, a Goldenergy tem uma quota de \"20 por cento\" do mercado nacional de gás natural.

O Goldenergy prepara-se para abrir um posto idêntico ao de Urjais na Maia, na zona do Grande Porto, e tem previsto instalar \"entre quatro a seis\" pelo país até ao final de 2014, com um investimento total estimado de 15 milhões de euros, cofinanciados pela União Europeia.


Lusa, 2013-04-09
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcT7fekFuwLlAixk5jkw4Lue6iLrqa1M-dCuSn_hXhX2uoClaU-fVoJi
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Anestesista condenado a três anos de prisão com pena suspensa   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeDom Abr 28, 2013 10:56 am

.
Factos de dezembro de 2006
Mirandela


Mirandela - Página 5 Anastesista_mdl-condena

Anestesista condenado a três anos de prisão com pena suspensa

Um médico anestesista foi hoje condenado a três anos de prisão com pena suspensa e ao pagamento de 140 mil euros de indemnização à família de uma mulher que morreu há seis anos, em Mirandela, depois de uma operação.

A indemnização será paga de forma solidária com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que integra a unidade hospitalar onde ocorreram os factos em dezembro de 2006, quando Maria Pereira, de 40 anos, acabou por morrer, na fase de recobro, na sequencia de complicações depois de uma operação à tiroide.

A defesa do médico ainda vai analisar a decisão para decidir sobre um eventual recurso, enquanto que a família da vítima considerou que se fez justiça.

O médico, que já não exerce funções naquele hospital, estava acusado do crime de recusa de médico punido com pena até cinco anos de prisão, agravada em um terço se resultar a morte ou ofensa à integridade física.

A doente, de 40 anos, morreu durante o recobro de uma operação à tiroide, a 07 de dezembro de 2006, no hospital de Mirandela, com complicações pós operatórias, que se desenvolveram enquanto o médico anestesista, responsável peça vigilância, se ausentou para ir almoçar.

O médico foi alertado para o estado da doente e chamado telefonicamente por uma enfermeira, mas quando compareceu no hospital a doente morreu.


Lusa, 2013-04-23
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Mãe e vizinho condenados a prisão até 7 anos por abuso sexual de crianças   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 10:18 pm

.
Aldeia do Cachão
Mirandela


Mãe e vizinho condenados a prisão até 7 anos por abuso sexual de crianças

O Tribunal de Mirandela condenou hoje uma mulher a sete anos prisão por abuso sexual de duas filhas e de uma neta menores em coautoria com um vizinho também sentenciado a seis anos e meio de prisão.

\"O que praticaram é nojento inqualificável e vergonhoso\", sublinharam os magistrados judiciais, ao divulgarem o acórdão.

O coletivo de juízes deu como provado que a mulher de 54 anos, \"tinha conhecimento e promovia\" relações sexuais de duas filhas de 11 e 13 anos e uma neta de cinco anos com um vizinho reformado de 74 anos, atos em que também participaria.

O caso ocorreu na aldeia do Cachão, concelho de Mirandela, no distrito de Bragança, e foi desvendado pela Polícia Judiciária que, em julho de 2012, deteve os dois adultos, que aguardaram julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

As crianças foram imediatamente retiradas à mulher e institucionalizadas.

A mulher era viúva e prestava serviços de empregada doméstica na casa do reformado, com quem manteria uma relação, segundo a acusação.

O Tribunal deu como provado que, entre 2009 e 2012, as três crianças foram sujeitas a abusos em casa do arguido, recebendo dinheiro e prendas para não oferecerem resistência e não contarem a terceiros.

Os dois arguidos foram condenados por três crimes de abuso sexual de menores na forma continuada.

PC, 2013-05-29
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: David Martins conquista bronze nas Olimpíadas da Matemática   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 2:37 pm

.
Vai coleccionando medalhas
Mirandela


Mirandela - Página 5 David_martins_jn

David Martins conquista bronze nas Olimpíadas da Matemática


David Martins, aluno da Escola Secundária de Mirandela, trouxe para casa mais uma medalha, desta vez de bronze, contribuindo assim para a melhor classificação de sempre de Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Matemática, que decorreram na Colômbia.

“Estava à espera de resultados piores, as provas eram muito difíceis e foi, digamos, com alguma sorte que consegui esta medalha de bronze”, desabafa David Martins.

O aluno de 11º ano conquistou uma das quatro medalhas de bronze da delegação nacional que ainda conquistou uma medalha de ouro e uma menção honrosa, conseguindo obter o 36º lugar na classificação colectiva, entre os 97 países participantes, num total de 528 jovens envolvidos nesta prova.

Para a directora do Mega Agrupamento de Escolas de Mirandela esta medalha não foi nenhuma surpresa. "É mais um feito que muito orgulha o nosso agrupamento, mas que já não surpreende face aos bons resultados anteriores do David", afirma Maria Gentil Vaz.

David Martins vai coleccionando medalhas nas diversas competições em que participa. Depois de ter conquistado duas medalhas de ouro, nas Olimpíadas da Matemática, nas Ibero-Americanas, na Bolívia e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreram no Brasil, o estudante consegue agora juntar mais uma de bronze nas Olimpíadas Internacionais que terminaram, domingo, na Colômbia.

De recordar que David Martins, no último ano, alcançou uma Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Salvador da Baía (Brasil), uma Medalha de Ouro nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática e venceu a fase regional das Olimpíadas de Química.

Além da Matemática e Química, o estudante de Mirandela tem também especial aptidão para o Xadrez sobre o qual escreveu um livro em co-autoria com Roman Chermerys.

Jornal Nordeste, 2013-08-13
In DTM

Mirandela - Página 5 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: População de Pereira quer expulsar o padre   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 2:41 pm

.
«Substituição do padre Albano»
Mirandela


População de Pereira quer expulsar o padre

Recusa do padre Albano em fazer a procissão da festa da aldeia foi a gota de água. Padre foi «brindado» com lenços brancos à saída da igreja.

No café principal da aldeia, com apenas 190 habitantes, já corre um abaixo-assinado para solicitar ao Bispo da Diocese de Bragança/Miranda, "com caráter de urgência", a substituição do padre Albano.

"Queremos um pároco que respeite a nossa fé na Santa Padroeira desta terra e que seja menos arrogante", afirma Inácio Bravo um dos muitos inconformados que já assinou a petição.

A população de Pereira está revoltada com o padre por ter recusado presidir às cerimónias religiosas da festa anual daquela aldeia, que aconteceu no passado fim-de-semana.

A indignação levou dezenas de pessoas à igreja, no passado domingo, que receberam o padre com protestos. "Foi ameaçado para que não voltasse e houve gente que o salvou de levar um enxerto de porrada", conta Inácio Bravo.

No final da missa, nova manifestação de protesto. "Até fizemos um adeus com lenços brancos para que não volte mais", refere Viriato Mota, outro habitante.

Retaliação por questões financeiras

A poucos dias da festa em honra da Senhora da Torre, a comissão organizadora foi informada da indisponibilidade do padre Albano. "Disse que não autorizava que fosse usada a imagem da Santa e que não fazia a procissão,", refere António Lima, da comissão, que só encontra uma explicação: "porque no ano passado houve um saldo de dois mil euros que ele queria que fosse entregue à comissão fabriqueira", diz.

Este membro da comissão conta que foi proposto doar parte da verba para obras na igreja e o restante ficava como fundo de maneio para a festa seguinte, mas o pároco terá recusado. "Quando o confrontámos de quem seria a responsabilidade se houvesse prejuízo, respondeu que seria nossa", acrescenta. Apesar disso, a comissão decidiu avançar com a festa sem eventos religiosos.

O gabinete de relações públicas da Diocese confirma que o bispo (que está de férias) mostrou-se surpreendido com a irredutibilidade do pároco e ordenou que a procissão fosse feita. No entanto, o padre só comunicou o novo volte-face no sábado à noite. A comissão alega que já não tinha tempo para preparar o evento no dia seguinte.

Fernando Pires in JN, 2013-08-14
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Homem retido em poço durante seis horas   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeDom Set 08, 2013 9:57 am

.
Em Valbom Pitez
Mirandela


Homem retido em poço durante seis horas

Um homem ficou retido dentro de um poço, ontem, em Valbom Pitez, na freguesia de Vale de Gouvinhas, concelho de Mirandela.

A vítima, com 43 anos de idade, foi socorrida por um vizinho, depois de ter estado cerca de 6 horas mergulhado até à cintura dentro do poço.

Tudo aconteceu por volta do meio-dia e meia hora, quando resolveu limpar um poço de manilhas com 6 metros de profundidade. Desceu por umas cordas e já não conseguiu subir.Mirandela - Página 5 >http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTpah-75utFLOLKAdNK5YQ4mC0i8A72dZbMqxqOFsl9uiN3KyPdw
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: PSD-Bragança quer que o Governo clarifique se vai fechar 9 das 12 repartições de Finanças do distrito   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeSex Out 11, 2013 8:52 pm

.
Silvano «não quer acreditar»
Distrito de Bragança


Mirandela - Página 5 Silvano_cara

PSD-Bragança quer que o Governo clarifique se vai fechar 9 das 12 repartições de Finanças do distrito

Segundo o mapa da reorganização de serviços publicado pelo Diário de Notícias nesta segunda-feira, os serviços tributários do distrito de Bragança só se mantêm em Mirandela, Vila Flor e Bragança.

O presidente da distrital de Bragança do PSD, José Silvano, anunciou nesta segunda-feira que vai tentar saber junto do Governo se tem fundamento a lista que aponta para o fecho de nove das 12 repartições de Finanças deste distrito.

O Diário de Notícias divulgou nesta segunda-feira o mapa da alegada reorganização dos serviços de Finanças, com base em cruzamento de dados, nomeadamente do Sindicato dos Trabalhadores dos Imposto, que calcula que venham a encerrar metade das atuais repartições, ou seja 154 serviços, sobretudo no interior do país.

De acordo com o mesmo mapa, o distrito de Bragança perde nove das actuais 12 repartições, ficando com os serviços tributários apenas na capital de distrito, Bragança, em Mirandela e em Vila Flor.

O presidente da distrital de Bragança do PSD, José Silvano, afirmou à Lusa que não quer acreditar “que isto seja um documento do Governo para aplicar” e que vai “tentar saber se tem fundamento e apoio governamental”.

Só depois, o dirigente se pronuncia sobre o assunto, prometendo que o fará “até ao fim da semana”.

O presidente da distrital do PS, Jorge Gomes, adiantou à Lusa que se vai reunir com os autarcas do partido do distrito ainda hoje para, em conjunto, equacionarem que medidas irão tomar e para assumirem “uma posição pública para contrariar este tipo de decisões”.

O dirigente socialista acusou o Governo de má-fé por não ter “anunciado estes encerramentos antes das eleições autárquicas” e afirmou estar convencido de que “isto é só um começo, porque a seguir virá o encerramento dos tribunais, e a seguir virá, com certeza, também alguns encerramentos na área da saúde”.

O PS espera que o executivo “ainda tenha um bocadinho de bom senso e perceba que este tipo de decisões vai tornar o interior perfeitamente abandonado”.

Publico, 2013-10-09
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Rita Fraga recebe título de Miss Mirandela   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeDom Nov 03, 2013 6:41 pm

.
Jovem de 17 anos
Mirandela


Mirandela - Página 5 Miss_mdl


Rita Fraga recebe título de Miss Mirandela

O Município de Mirandela entregou, na passada quinta-feira, um Certificado de Mérito a Rita Fraga que conquistou o título de 1ª Dama de Honor 2013 no concurso de Miss República Portuguesa em representação do concelho mirandelense.

A entrega deste certificado atesta que Rita Fraga passa a representar Mirandela formalmente. “Esta pequena cerimónia foi apenas para atestar que a Miss Rita Fraga representa o Município e a cidade de uma forma institucional neste tipo de eventos e concursos de beleza”.

A jovem, de 17 anos, foi, ainda, galardoada com a faixa respectiva ao título de Miss Mirandela, tendo a aprovação para continuar a representar o Município de Mirandela em concursos nacionais e internacionais de beleza.

“Estou muito feliz. É mais um apoio muito importante que interpreto como um abraço do Município mirandelense e de toda a população. Dá-me mais força para representar mais e melhor o meu concelho”, conclui Rita Fraga.

Terra quente, 2013-10-24
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcSeq7HYJyCUx48W7u6YsFNPI5HsMhV8AX-Iw7U6GBNQKMv3VJYC
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Laboratório da Quinta do Valongo em risco de fechar   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeDom Nov 03, 2013 6:49 pm

.
Autarquia preocupada
Mirandela


Mirandela - Página 5 Quinta_valongo_lab

Laboratório da Quinta do Valongo em risco de fechar

O Laboratório de Apoio à Actividade Agropecuária da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, situado na Quinta do Valongo, em Mirandela vai fechar portas.

O diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, não confirma nem desmente esta informação, mas, segundo o que o jornal Terra Quente apurou, os 12 funcionários do referido laboratório já terão sido informados dessa intenção há duas semanas e ainda não sabem qual vai ser o seu futuro.

Um dos agrupamentos de defesa sanitária que mais análises de sangue de ruminantes solícita ao laboratório, a Associação de Criadores de Gado de Macedo de Cavaleiros (ACRIGA), já soube, de fonte oficiosa, a intenção de encerramento do laboratório.

Para o presidente da associação, João Reis, esta decisão vai trazer “consequências muito graves aos ADS''''s da região, porque não sabem que solução será encontrada para as cerca de 90 mil análises ao sangue dos ruminantes que são feitas anualmente, só provenientes da Associação de Criadores de Gado de Macedo de Cavaleiros”.

João Reis sublinha que existe um contrato com a Direcção Regional de Agricultura e direção-geral de veterinária que este tipo de serviços está subvencionado aos ADS''''s para os entregar no laboratório da Quinta do Valongo. “Agora não sabemos até que ponto qual vai ser a solução para resolver esta situação. Se vamos continuar com a possibilidade de fazer entrega de sangues a qualquer momento ou se vamos ter um tempo limitado que nos irá trazer custos”, refere o presidente da ACRIGA.

Autarquia preocupada com os postos de trabalho

O Presidente da câmara de Mirandela, António Branco, diz já ter feito sentir a sua preocupação junto do diretor regional de agricultura no sentido de salvaguardar os postos de trabalho e aguarda por mais informações para se poder pronunciar.

Também a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária de Trás-os-Montes está preocupada com as consequências do eventual encerramento do laboratório. “ O que deveria ser feito era transferências de serviços junto do Litoral para o Interior do País. Entendemos que o Estado tenha necessidade de poupar mas não pode poupará custa do Interior”, conclui o vice-presidente da União dos ADS''''s de Trás-os-Montes, Abreu Lima.

Terra quente, 2013-10-24
In DTM

Mirandela - Página 5 Smilie30
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Mais gente na segunda edição da Feira da Azeitona em Vale de Gouvinhas   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeDom Nov 03, 2013 7:00 pm

.
«Balanço positivo»
Mirandela


Mais gente na segunda edição da Feira da Azeitona em Vale de Gouvinhas

A 2ª edição da Feira da Azeitona e Mecanização Agrícola de Vale de Gouvinhas, no concelho de Mirandela, encerrou com balanço positivo.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, a afluência dos expositores e do público foi maior, no entanto, Rui Sá, diz que as datas desta feira vão ser repensadas no próximo ano para que não volte a coincidir com o certame de Vinhais. “ Estamos muito satisfeitos, houve uma afluência maior dos expositores e também do público.

Efetivamente estas feiras não têm o público que nós gostaríamos que tivessem, mas também é um bocado a realidade das freguesias e do mundo rural e depois também coincide com a de Vinhais o que não é um ponto positivo”, refere Rui Sá. Embora seja um certame que está a dar os primeiros passos, os expositores consideram uma boa oportunidade para mostrar e vender os produtos da terra.“ Esta feira é boa para mostrar o que se faz na terra e para divulgar a tradição daquilo que se fazia antigamente.

Já ca estive este ano e não me posso queixar das vendas, explica Wanda Vadrez, uma das expositoras presentes na feira.A freguesia de Vale Gouvinhas tem cerca de 70 por cento de superfície agrícola útil e produz em média 700 toneladas de azeitona por ano.

Durante o fim de semana foram desenvolvidas um conjunto de actividades cinegéticas, aliadas ao certame, que contaram com a presença de mais de 50 caçadores vindos de vários pontos do País.

Brigantia, 2013-10-28
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcSkV2JrduanNMuydU5mkw2NFgMiisemPd_Z_v_4mqX4mRlfpXPcDg
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Enfermeiro morre em frente a amigos em passeio de BTT   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeSáb Nov 23, 2013 11:24 pm

.
Manuel Barreira de 44 anos
Mirandela


Enfermeiro morre em frente a amigos em passeio de BTT

Manuel Paulo Barreira, de 44 anos, sofreu, este domingo de manhã, uma paragem cardiorrespiratória fatal quando efetuava um passeio de BTT, na companhia de mais 11 amantes da modalidade, próximo da aldeia de Valongo das Meadas, Mirandela.

O enfermeiro, que exercia funções no Hospital de Mirandela, saiu de casa bem cedo para mais um dos habituais passeios de domingo, na companhia de dois amigos. Cerca das 10.20 horas, cruzaram-se com mais nove cicloturistas, próximo da aldeia de Miradeses, e todos juntos preparavam-se para "atacar" uma subida, quando a tragédia aconteceu.

"Estávamos a conversar na brincadeira em quando iniciamos a subida, o Paulo caiu para cima de um colega, mas pensámos que tinha ficado com os pés presos nos pedais de encaixe: afinal tinha desmaiado", conta Rui Esteves, um dos companheiros de passeio. "Fizemos manobras de reanimação e recuperou, levantou-se e segundos depois voltou a cair e foi fatal", diz emocionado.

Ainda foram acionados os meios de socorro, com a presença no local da ambulância SIV do INEM e uma ambulância dos bombeiros de Mirandela, mas já nada foi possível fazer a não ser confirmar o óbito.

Paulo Barreira sempre foi "viciado" em praticar desporto e foi mesmo um dos fundadores do Clube de Ciclismo de Mirandela (CCM) que nasceu há dois anos e meio e praticava a modalidade de BTT em provas destinadas a veteranos.

Este ano, "ficou no pódio nas provas de Bragança e Vila Real", lembra o presidente do CCM, sublinhando que a época de competição já tinha terminado. "Isto era apenas um passeio treino a um ritmo moderado", acrescenta César Quitério que lamenta a tragédia. "É um dia triste para o clube".

Fernando Pires in JN, 2013-11-19
In DTM

Mirandela - Página 5 >
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Apreendidos 200 gramas de haxixe   Mirandela - Página 5 Icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 8:00 pm

.
Apreendidos 200 gramas de haxixe
Mirandela


Detido por tráfico de droga em Mirandela

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um indivíduo suspeito de tráfico de droga na zona de Mirandela, distrito de Bragança.

O detido, de 24 anos, sem ocupação laboral, dedicava-se alegadamente "à distribuição de drogas na área geográfica de Mirandela, tendo-lhe sido apreendidos cerca de 200 gramas de haxixe, sementes e várias plantas de liamba", de acordo com a PJ.

A detenção foi efetuada numa operação conjunta da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real da PJ com a GNR de Bragança.

O suspeito vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas, adiantou ainda a fonte.

Lusa, 2014-02-19
In DTM

Mirandela - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcTSPFdCm-rgjVoMrxW3eJ09yBiv_Ens75jr_O93-0ydN8w3SIhsYQ
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mirandela - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Mirandela   Mirandela - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mirandela
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» Jetski
» O fumeiro
» Trabalho - Sinistralidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: