Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Museu Berta Cabral

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Museu Berta Cabral Empty
MensagemAssunto: Museu Berta Cabral   Museu Berta Cabral Icon_minitimeSex Dez 12, 2008 4:53 pm

.
Assinalar aniversário e espaço cultural
Vila Flor


Cinquentenário do Museu Berta Cabral

Vila Flor acolheu, no passado dia 30 de Novembro, as comemorações do cinquentenário do Museu Berta Cabral, naquela localidade, que incluíram o descerramento de uma lápide e a dramatização de quadros sobre aquele espaço pelo grupo Filandorra, entre outros.

Durante a iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Artur Pimentel, teceu elogios ao já falecido Raul de Sá Correia, que dedicou muito da sua vida ao sonho de criar uma biblioteca/museu em Vila Flor, sendo que, mesmo com avançada idade e cego, continuava a deslocar-se diariamente para o museu, onde conhecia, de memória, a localização cada peça. A cerimónia contou, ainda, com o lançamento dos livros “Vila à Flor dos Montes”, de João de Sá, e “Vila Flor – Memórias de um outro tempo”, de António Meireles.

Ambos os escritores são filhos da terra e, através do trabalho de poesia “Vila à Flor dos Montes”, João de Sá descreve “quadros” dos anos 40 e 50, que guardou na memória quando foi viver para Lisboa.

Ambos os livros foram oferecidos pela autarquia a todos os presentes e foram autografados por João de Sá e por Fátima Meireles, esposa de António Meireles, uma vez que o autor já faleceu.

O evento reuniu um elevado número de habitantes que demonstraram o carinho que dedicam ao seu museu. Assim, a cerimónia contou com a presença de algumas centenas de Vilaflorenses, que não cederam ao frio e às más condições das estradas, bem como da actriz Cecília Guimarães, que motivou uma forte ovação ao teatro e a lembrança de Adelina Campos, actriz, nascida em Vila Flor e homenageada em 2006 com a atribuição do seu nome ao espaço onde decorria a iniciativa – Auditório Adelina Campos.

Jornal Nordeste, 2008-12-11
In DTM

Museu Berta Cabral 000202C3
Ir para o topo Ir para baixo
 
Museu Berta Cabral
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A. M. Pires Cabral

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: