Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Alimentaria 2009   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 17, 2009 10:30 am

.
Alimentaria 2009, de 19 a 22 de Abril
Douro


IVDP marca presença na mais importante feira da Península Ibérica

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai estar presente na Alimentaria 2009, Salão Internacional de Alimentação e Bebidas, uma das feiras mais importantes de produtos alimentares e de bebidas da Europa e a mais importante da Península Ibérica. De 19 a 22 de Abril, no Parque das Nações, as 21 empresas que farão parte do stand do IVDP, vão dar a conhecer os seus vinhos do Douro e Porto a profissionais de todo o mundo.

O IVDP não vai perder a oportunidade de dar a conhecer os Vinhos do Douro e Porto aos profissionais internacionais e conta, para esta iniciativa, com 21 empresas e um stand de 105 m2, que seria inicialmente de 81 m2, mas que teve de ser renegociado devido ao grande número de inscrições.

A Alimentaria Lisboa realiza-se de dois em dois anos e destaca-se pelo seu carácter empresarial, gerando um volume de negócios de cerca de 175 milhões de euros e um impacto económico sobre Lisboa de 7,5 milhões de euros. Para este ano, a organização do evento prevê a presença de 34.000 visitantes, 2.000 marcas, mais de 1.000 expositores e uma área de exposição de 42.000m2.

Com a participação neste evento, dirigido exclusivamente a profissionais, o IVDP pretende apoiar o sector na divulgação dos seus produtos e no estabelecimento de contactos comerciais.


, 2009-04-17
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Feira Esotérica dos Bruxos   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 19, 2009 4:22 pm

.
«Especialistas do oculto»
Vila Real


Vila Real acolhe a Feira Esotérica dos Bruxos

Dezasseis «especialistas do oculto», que dizem estar a substituir os médicos e padres das aldeias na arte de ouvir as pessoas, estão reunidos entre até domingo em Vila Real.

Pela primeira vez, a cidade de Vila Real acolhe a Feira Esotérica dos Bruxos - Fair Witches, que há três anos percorre o país com o objectivo de desmistificar o mundo do oculto

A cantora brasileira Simara, que vive em Portugal há muitos anos, veio à cidade transmontana mostrar as suas capacidades no tarot e nos cristais.

A taróloga considerou que há cada vez mais pessoas a procuraram a ajuda destes «especialistas do oculto», principalmente porque, explicou, sabem ouvir.

«De certa forma nós viemos substituir os velhos padre ou médico de aldeia. Antigamente, quando as pessoas tinham um problema, iam ao senhor doutor, sentavam-se e falavam com ele e no final saíam dali a sentirem-se muito melhor, mesmo sem comprimido nenhum», referiu.

Noutros tempos, os padres tinham o mesmo papel de ouvir e orientar as pessoas, acrescentou.

«Agora temos um médico para 1000 pessoas e já não têm tempo para bater papo com as pessoas. E quanto aos padres, eles chegam a ter 10 ou 20 freguesias, e é claro que também não tem tempo», salientou.

Simara acredita que a «grande magia» está na capacidade de ouvir os problemas das pessoas e de as ajudar a orientar a sua vida.

Aquela que diz ser «a única cristaloterapeuta» activa em Portugal, garantiu fazer tratamentos do álcool, reumático e diabetes ou emagrecimento.

Simara dispõe ainda de pedras para «desbloqueios» ou «afastar cargas negativas», com tratamentos feitos através da «colocação dos cristais pelo corpo».

Quanto à feira, a cantora considera que o evento acaba por ter um importante papel de alerta contra os «charlatões».

«Há pessoas que são capazes de pedir 15 mil euros para desbloquear o que quer que seja. Quem tem que desbloquear é o próprio, bem orientado e com muita fé em Deus, não é matando cabritos nem indo para o meio de uma encruzilhada fazer palhaçadas», salientou.

Por isso mesmo, o organizador da feira, Luís Alves, conhecido no meio como o mestre Alves, garante que todos os participantes no certame são «sérios e credíveis».

Entre eles encontram-se videntes, médiuns, tarólogos, cartomantes, numerólogos, endireitas e especialistas em emagrecimento.

«Eu não curo doenças. Se tiver um problema na barriga ou num pé vou ao médico. Se for uma depressão mesmo é com o psiquiatra, não vamos aqui inventar», explicou mestre Alves, médium de 46 anos, natural de Barcelos.

O responsável afirmou que «os que dizem que curam são charlatões, não curam nada, curam mas é para roubar a carteira das pessoas».

Os «especialistas do oculto» vão estar em Felgueiras a partir do dia 30, seguindo depois para Penafiel, Algarve, Lisboa e Coimbra.

Lusa, 2009-04-18
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 00020385
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: IV Feira da Rosquilha   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQua Abr 22, 2009 5:07 pm

.
Rosquilha celebra elevação a vila
Vimioso


Argozelo acolhe quarta edição do certame dedicado ao produto mais emblemático da localidade

A rosquilha voltou a ser a protagonista da feira que decorreu no passado fim-de-semana e que celebra a elevação de Argozelo a vila.

O certame, que vai na quarta edição e é organizado pela Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso, assumiu o nome do produto mais emblemático da localidade, que continua a ser fabricado na época da Pascoa por todas as famílias. “A feira visa assinalar a elevação de Argozelo a vila e optámos por lhe dar o nome de rosquilha, porque é um bolo típico da Páscoa e muito característico desta localidade”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Argozelo, António Alves.

Além das rosquilhas, os visitantes que passaram pelo certame puderam comprar produtos tradicionais e artesanais, como artigos em pele e renda, entre outros, nos oito expositores que marcaram presença na IV Feira da Rosquilha.

“Temos mais vendedores este ano e estamos disponíveis para apoiar todos aqueles que estejam interessados em participar neste evento”, adiantou o autarca.
Feita a partir de ovos, farinha, aguardente e açúcar, a rosquilha é vendida ao longo de todo o ano por padarias instaladas naquela localidade.

“Há pessoas que procuram este produto todo o ano, pelo que se faz bastante negócio com a sua venda”, sublinhou o António Alves.

A feira foi animada pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, Grupo Musical Triangulo, Rancho Folclórico de Vimioso, Grupo Mirandanças e Mini Banda de Vimioso.
Recorde-se que Argozelo tem cerca de mil habitantes e foi elevada a vila em 2001.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-04-22
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 000200D5
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Feira Franca de Moimenta   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex maio 01, 2009 12:06 pm

.
Milhares na chega de touros
Vinhais


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 8314_jn

Moimenta: uma aldeia entre Portugal e Espanha

Enquanto o Grupo de Gaiteiros animava a tenda de artesanato e de produtos da terra, vários grupos de pessoas juntavam-se para ver a chega de touros de raça mirandesa, um dos principais cartazes da Feira Franca da Moimenta (Vinhais).

Não é possível quantificar os números da assistência, mas não será exagero dizer que se contavam aos milhares, tal era a moldura humana que compunha o tauródromo improvisado pela Junta de Freguesia.
A primeira parelha demorou a medir forças e já havia público impaciente, mas o começo da luta fez esquecer as hesitações dos touros.

No recinto da feira, dois homens vendiam a “banha da cobra”, acenando com pares de meias, cobertores e blusões ao preço da chuva, que ambos pediam que caísse ao de leve para vender um pacote de dois guarda-chuva aos mais desprevenidos. Mas o sol alternava com algumas nuvens e a meteorologia esteve sempre do lado da Feira Franca da Moimenta e os carros que se acotovelavam nas duas principais entradas da aldeia atestavam o movimento de pessoas que por ali se vivia.

Há muito que a Feira Franca faz parte do calendário do povo espanhol

Na tenda coberta, máscaras de Vila Boa, licores de Santulhão, fumeiro de Vinhais e produtos caseiros da aldeia misturavam-se com o aroma libertado pelas tasquinhas.

Cá fora, o Cão de Gado Transmontano disputava o habitual troféu, não fosse a Moimenta o berço do reconhecimento desta raça. Mais à frente, eram os bovinos de raça mirandesa que desfilavam sob o olhar atento do júri, enquanto iam chegando as dezenas de convidados da Junta de Freguesia para o almoço-convívio que decorreu no salão de festas da aldeia.

Pelas ruas da aldeia era tão fácil ouvir falar português como espanhol, pois há muito que a Feira Franca faz parte do calendário de “nuestros hermanos”. Como tal, o poder local de Espanha também faz questão de estar presente para assistir a actividades emblemáticas como a luta de touros, seguida atentamente pelo alcalde de Puebla de Sanábria, José Fernandez Blanco. A fechar, mais um encontro gastronómico na tenda gigante, em jeito “até para ao ano”.


Jornal Nordeste, 2009-04-29
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 000202C2
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: X Festival Intercéltico de Sendim (FIS)   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex maio 01, 2009 3:58 pm

.
Intercéltico já tem cartaz
Miranda do Douro


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 8317_jn

Festival de Sendim celebra 10 anos no próximo Verão

De 31 de Julho a 1 de Agosto, Sendim, no concelho de Miranda do Douro, é paragem obrigatória para os amantes e apreciadores dos sons folk.

A décima edição do Festival Intercéltico de Sendim (FIS) contará com bandas que foram escolhidas por assistentes que seleccionaram as que gostariam de rever. Assim sendo, o grupo sueco Hedningarna, que passou pelo evento em 2004, regressa este ano aos palcos do FIS.

A par desta banda, o Parque das Eiras será animado por nomes conhecidos como Brigada Victor Jara, Llan De Cubel, das Astúrias (Espanha) e Maria Salgado (Espanha).

Além de bandas consagradas, o FIS dá a oportunidade a novos grupos que podem apresentar-se nos palcos do Parque das Eiras. Deste modo, os apreciadores de folk podem assistir às actuações da banda sendinesa Lenga-Lenga, que dá a conhecer o seu novo álbum, e os Korrontzi, do País Basco (Espanha).

A festa será animada, ainda, pelos grupos Lalma- Grupo de Cantares de Sendim, Tuna da Lousa, Gaiteiros de Constantim e Trasga, bem como por um “concerto” de toques tradicionais de sinos

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-04-30
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 000202B4
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Reginorde volta-se para comerciantes locais   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex maio 22, 2009 9:28 pm

.
Repensar este tipo de eventos
Mirandela


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 3384_st

Reginorde volta-se para comerciantes locais

A feira que a Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) realiza há 26 anos mudou de rumo. Este ano, a Reginorde, que começou ontem, está virada para o comércio local e para os produtos locais. 90 por centos dos expositores são de Mirandela, garantiu, na apresentação do programa do evento, o presidente da ACIM. Em termos de espectáculos, hoje sobem ao palco os “4 Taste” e amanhã a estrela é Rita Guerra.

A “novidade” da Reginorde, que decorre em Mirandela desde ontem e termina domingo, é o seu redireccionamento para o comércio local. A viragem prende-se com o facto de, neste momento de crise, ser o comércio tradicional aquele que mais necessita de promoção. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela, Jorge Morais, o único sector que está a “conseguir aguentar-se” é o da alheira. “A região de Bragança foi aquele onde houve mais dissolvência de empresas”, lembrou o dirigente associativo, que espera colocar o problema ao membro do Governo que vier inaugurar a Feira. “Iremos aproveitar para sensibilizar o poder central para a necessidade de serem tomadas medidas urgentes” para ajudar os comerciantes locais a vencer as “graves dificuldades” por que estão a passar, disse Jorge Morais na apresentação do programa do certame.

Repensar este tipo de eventos

Na mesma conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, mostrou-se muito reticente em relação “à razão de existir” deste tipo de feiras. “Valerá a pena fazer feiras numa época de comunicação global, quando há meios mais baratos e mais fáceis de chegar às pessoas?”, questionou o autarca, defendendo que o modelo seja “repensado”. Mas, de qualquer forma, o autarca elogiou o facto de a organização da Reginorde ter optado pelos comerciantes locais. “É altamente positivo”, disse Silvano, defendendo também que este tipo de eventos só faz sentido sendo um “misto de comércio e de cultura, no sentido de animação”.

No entanto, para José Silvano, o futuro deste tipo de iniciativas passa por “arranjar um espaço coberto com todas as condições para fazer feiras sectoriais”.

Outra pretensão do autarca é a de se vir a discutir, no seio da recém criada Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, o tipo e calendário de eventos em toda a região, no sentido de evitar que “todos façam tudo ao mesmo tempo”.

Uma situação que se tem verificado. Aliás, nos dias em que vai decorrer a Regionord, no concelho de Macedo de Cavaleiros vai realizar-se a Macedo Mostra, um exposição bienal onde são dados a conhecer projectos de várias entidades do concelho, também com várias actividades de animação previstas. “Claro que nos deixa aborrecidos, até porque estamos a falar de um concelho que fica num raio de 15 quilómetros”, comenta Jorge Morais.

Polémica à parte e quanto à animação da Reginorde, depois de Quim Barreiros, que actuou ontem, hoje é a vez dos “4 Taste” subirem ao palco. Amanhã, será Rita Guerra a actuar. O preço dos bilhetes rondam os três euros no máximo.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-05-22
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 000203D4
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Fotografia e arte digital   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 01, 2009 9:41 pm

.
Fotografia e arte digital
Chaves


Festimage bate recorde de participantes

A quarta edição do Festimage, que está a decorrer desde 8 de Abril, teve a maior adesão de sempre. Participaram no seu concurso de fotografia e de arte digital 2.847 pessoas, oriundas de 76 países.

Os 50 finalistas serão divulgados no próximo dia 5 de Junho. Dez dias depois serão divulgados os cinco premiados, que serão escolhidos, entre os finalistas, por um júri internacional.

O primeiro prémio é de 5.000 euros. Os seguintes são de 2.500, 1.500, 1.000, 750 e 500 euros.

Os países de onde chegaram mais concorrentes foram a Espanha (com 454 participantes), a Alemanha, (319), a Rússia (304), Portugal (281), o Brasil (222), a Argentina (211), a França (142), a Índia (137) e a Itália (127).

O júri que decidiu sobre quais os trabalhos a admitir a concurso, e que também teve a responsabilidade de apurar os finalistas, foi este ano constituído por fotógrafos docentes do Instituto Português de Fotografia.


Exposição ao ar livre


O Festimage – Festival Internacio-nal da Imagem, é um evento promovido pela Câmara Municipal de Chaves. Todo o concurso é feito, exclusivamente, através da Internet, no site www.festimage.org, que tem versões em português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano e russo.

Em 8 de Julho, com os trabalhos finalistas, é feita uma exposição, que, este ano, decorrerá ao ar livre, no largo das Freiras, no centro da cidade de Chaves. Com alguns dos trabalhos finalistas serão também feitas telas de grandes dimensões, que serão expostas nas fachadas de alguns edifícios da zona histórica da cidade.

O certame do ano passado contou com 2001 concorrentes de 63 países. O seu vencedor foi o in-diano Abhijit Nandi. Em 2007 o Festimage foi ganho pelo também indiano Arup Ghosh, e em 2006 o vencedor foi o colombiano Luís Henry Agudelo.


Os finalistas

Os finalistas deste ano são provenientes de um lote alargado de países: Argentina, França, Roménia, Alemanha Rússia, Holanda, Itália, Espanha, Cuba, Portugal, Índia, Brasil, República Checa, Bulgária, Vietname, Ucrânia, República da Moldávia e Suécia.


O site

O site pelo qual se organiza o Festimage, de 8 de Abril até 14 de Maio, período em que decorreu o concurso, foi acedido de 118 países.

Teve 32.831 visitantes, que viram 325.181 páginas. O tempo médio de permanência no site por cada visitante foi de 8 minutos e 14 segundos. O que perfaz mais de 4.505 horas de exposição.

Durante o mesmo período registaram-se no site 4.041 pessoas.

ST, 2009-06-01
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Feira da cereja   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex Jun 05, 2009 3:30 pm

.
Feira da cereja com entrada livre
Alfândega da Fé


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Cereja

Certame começa na quarta-feira e prolonga-se até domingo

Ao contrário do que tem acontecido em edições anteriores, este ano, a entrada no recinto onde decorre a Feira da Cereja e dos Produtos Biológicos, em Alfândega da Fé, vai ser gratuita. «A nossa preocupação foi diminuir os encargos».

Com a cobrança de bilhetes é necessária a presença de seguranças, os encargos que teríamos com isso justifica a entrada gratuita”, justificou o presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, João Carlos Figueiredo, na apresentação do programa do certame, que começa na próxima quarta-feira.

Apesar da quebra de cerca de 30 por cento na produção, o autarca garante que não vão faltar cerejas na Feira para os 30 mil visitantes esperados. Pelas contas da organização, os cerca de cem expositores presentes deverão vender aproximadamente 20 toneladas. No entanto, além de cerejas, na Feira será igualmente possível comprar outros produtos do concelho, nomeadamente azeite, amêndoa, enchidos, mel e queijos. “Em volta da afamada cereja de Alfândega da Fé conseguiu desenvolver-se um certame que já conquistou o seu lugar no panorama regional e nacional. Ao todo, são cinco dias de festa, uma vez que aliamos a actividade ao feriado e dia santo que têm lugar em Junho”, garante o autarca.

Em termos de animação, o cartaz é diversificado. No dia da abertura, está previsto um espectáculo com Fernando Pereira, no dia seguinte deverão subir ao placo os Santa Maria. No dia 12, actuará Jorge Ferreira e no dia seguinte Rita Guerra.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-06-05
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 00020287
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Desmantelada rede que dava garantias bancárias falsas   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex Jun 05, 2009 5:17 pm

.
Desmantelada rede que dava garantias bancárias falsas

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 26CDDCC1AE78F31537796A39FF8244

A Policia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), na sequência da detenção na semana passada de três indivíduos sul-americanos, deteve um outro indivíduo, este de nacionalidade portuguesa, que, através da utilização de garantias bancárias falsas, ludibriava empresários nacionais.

O indivíduo em causa, de 46 anos de idade, contava com a colaboração de um outro indivíduo, que se encontra fora do território nacional, sendo de nacionalidade italiana.

Os elementos probatórios recolhidos durante a investigação permitiram apurar que o detido contactava com empresários, em diversos locais do país, assegurando fraudulentamente o acesso a crédito bancário através da aquisição de garantias bancárias, que se revelaram falsas, pelas quais solicitava o pagamento de uma comissão cujo valor variava entre os vinte e cinco mil e os sessenta mil euros.

O indivíduo que se encontra fora do nosso país elaborava as garantias bancárias falsas, remetendo-as por via electrónica, a fim de serem introduzidas pelos empresários no mercado financeiro nacional ou internacional.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para a aplicação das medidas de coacção tidas por convenientes.

In Msn Notícias

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 00020298
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Feira de São Pedro a preço simbólico   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 2:22 pm

.
De 27 de Junho a 4 de Julho
Macedo de Cavaleiros


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 8560_jn

Feira de São Pedro a preço simbólico

Um euro é quanto custa a entrada para a 26ª edição da Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, que decorre de 27 de Junho a 4 de Julho.

Trata-se de uma medida que visa trazer mais visitantes até ao certame que contará com a presença de cerca de 200 expositores de todo o País.

Além do variado leque de produtos apresentados pelos comerciantes e empresários, a edição deste ano leva a palco artistas conhecidos, como Tony Carreira, Roberto Leal, Just Girls, Quim Barreiros, Ana Rita Prada com a orquestra da TVI e Rui Fontelas, Cidinho & Doca, Daniel Carlini, Irmãos Verdades, Cristiana e Tributo aos ABBA. Recorde-se que em paralelo decorre a XV Mostra Gastronómica com a representação de raças autóctones e tasquinhas que abrem ao público às 12 horas.

A par da oferta musical, a Feira de São Pedro integra um variado leque de iniciativas e actividades, como o Grande Prémio de Pesca Desportiva S. Pedro, XII Passeio de Cicloturismo, 1º Troféu de Rádio Modelismo 1/8 TT, IX Raid TT, Torneio de Tiro aos Pratos e o colóquio no âmbito da Educação e Promoção para a Saúde, organizado pelo Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-06-12
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 000203D4
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Feira do Granito arranca na próxima sexta-feira   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 10:00 pm

.
«É o evento mais importante»
Vila Pouca de Aguiar


Feira do Granito arranca na próxima sexta-feira

O granito de Vila Pouca de Aguiar vai estar em destaque durante quatro dias. A sétima edição da Feira do Granito arranca na próxima sexta-feira, dia 19. No recinto de exposição, a área compreendida pelo gimnodesportivo, parque e campo da escola secundária local, os visitantes poderão observar os diferentes tipos de granito, o Cinza Pedras, o Amarelo Real e Cinza Real.

Além da promoção daquela que é uma das maiores fontes de riqueza do concelho, a feira é um espaço privilegiado para muitos construtores civis e particulares estabelecerem contactos com os empresários do granito.

“É o evento sócio-económico mais importante” do concelho, garante o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias. Segundo a autarquia, o sector gera mais de 30 milhões de euros por ano e emprega cerca de duas dois mil empregos directos.


A feira decorre no recinto da Escola Secundária durante quatro dias
Associada à Feira estão também as jornadas ambientais que, há seis anos, decorrem em paralelo com o certame. Este ano, entre outros, vão ser debatidos temas como a gestão de aterro de resíduos inertes na recuperação paisagística das pedreiras; a problemática dos resíduos da indústria do granito; a importância das árvores no meio urbano; a qualidade da água...

Paralelamente, o certame inclui ainda um programa de animação musical e desportivo, como as Provas do Campeonato Regional de Santo Huberto.


Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-06-15
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 0002011B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Revidouro 2009   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 08, 2009 11:06 am

.
Revidouro recheada
Alijó


Candidatura «Alijó, um território atractivo, competitivo e solidário» reforça programa de animação da feira

De 17 a 19 de Julho, Alijó volta a ser palco de uma das mais importantes feiras de vinhos e gastronomia de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Revidouro 2009.

Pela 1ª vez na sua história, o certame é co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte em cerca de 70 %. Este apoio surge na sequência da candidatura denominada “Alijó, um território atractivo, competitivo e solidário”, apresentada pelo município ao Instrumento de Política “Parcerias para a Regeneração Urbana”, inscrito no Eixo 4, Qualificação do Sistema Urbano, do Programa Operacional regional do Norte 2007 – 2013.

“Para nós a grande novidade deste ano é o financiamento que, por um lado, significa o reconhecimento do capital desta terra para o desenvolvimento, e, por outro, do esforço que a autarquia tem vindo a fazer para combater a crise”, afirmou em conferência de imprensa o presidente da Câmara Municipal de Alijó, Artur Cascarejo.

Até à data, está já confirmada a presença de cerca de 90 expositores, representativos de sectores como os vinhos, azeite e gastronomia, restaurantes e tasquinhas, artesanato, turismo, associações e/ou colectividades, instituições, entre outros.

De notar que dos 28 expositores de vinhos confirmados, 20 são do concelho de Alijó. Durante todo o certame, o visitante tem ainda a possibilidade de efectuar provas de vinhos, adquirindo, aquando da entrada na feira, um copo por um valor simbólico.

Visitante tem a possibilidade
de efectuar provas de vinhos por valor simbólico

As artes ancestrais e o “saber fazer” local vão também estar bem representados, com a presença de 14 expositores ligados ao artesanato, todos eles oriundos do concelho.

Nesta edição, a Revidouro apresenta-se ainda com um programa de animação sociocultural reforçado, amortizado pela candidatura ao PORN 2007 -2013. Nomes como Herman José (dia 17) e Xutos e Pontapés (dia 18) são os cabeças de cartaz de um vasto programa de entretenimento, onde não faltarão actividades como: desfiles de zés pereiras, animações de rua, inaugurações de exposições, fados, torneio de tiro ao parto, passeio TT, pista de obstáculos TT, caminhadas, provas de orientação, mostra de folclore, com a presença de vários ranchos, bandas de música locais e o famoso Cortejo Etnográfico, com a representação das freguesias do concelho. Para abrilhantar a festa, a Revidouro 2009 termina com um grandioso espectáculo de fogo-de-artifício.

Jornal Nordeste, 2009-07-08
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 10º Festival Intercéltico de Sendim   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 15, 2009 2:02 pm

.
10º Festival Intercéltico de Sendim
Miranda do Douro


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 10fs

Ritmos celtas regressam a Miranda do Douro

Pelo décimo ano consecutivo, a vila de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, recebe o Festival Intercéltico, o maior evento musical do Nordeste Transmontano.

Como parte integrante das comemorações dos 10 anos deste Festival, foi dada a oportunidade de os assistentes votarem no regresso de uma banda às celebrações intercélticas. A escolha recaiu maioritariamente sobre a banda sueca «Hedningrana», que actuou em Sendim, em 2004, na quinta edição do evento, que assim regressa, e que irá protagonizar um dos momentos altos da edição de 2009.

Mas a programação no palco principal, instalado no novo Parque das Eiras, integra ainda três nomes absolutamente consagrados, verdadeiras instituições musicais da linha da frente da excelência da folk: a “Brigada Victor Jara”, que se apresentará com um concerto especialmente preparado para o efeito, com forte presença de temas transmontanos. Também os seminais e históricos “Llan de Cubel”, das Astúrias e Maria Salgado, uma das mais importantes vozes da folk castelhano-leonesa, irão encabeçar este festival.

De forma a contribuir para a divulgação dos mais jovens projectos, apresentar-se-ão ainda no Parque das Eiras os “Lenga-Lenga”, um grupo sendinês com uma atractiva trajectória desde o tradicional ao folk, que vai apresentar o seu novo álbum, e os “Korrontzi”, uma enérgica formação proveniente do País Basco, que se inscreve na mais expressiva linha da folk enunciada por Kepa Junkera.

No vasto programa de actividades paralelas destacamos actuações dos grupos “L’alma – Grupo de Cantares de Sendim”, “Tuna da Lousa”, “Gaiteiros de Constantim” e “Trasga”, assim como de um \"concerto\" de toques tradicionais de sinos.

10 anos depois, a festa intercéltica continua em andamento, com espectáculos para todos os gostos e que podem ser acompanhados ao pormenor em www.intercelticosendim.com.

Programação:

Parque das Eiras

31 Julho 2009
22h30: Lenga-Lenga (Sendim)
23h30: Maria Salgado (Castilla y Léon)
00h30: Hedningarna (Suécia)
1 Agosto 2009
22h30: Korrontzi (Euskal Herria)
23h30: Brigada Victor Jara (Portugal)
00h30: Llan de Cubel (Astúrias)


Taberna dos celtas

Trasga – Música Tradicional Mirandesa
Dia: Madrugada de 2 Agosto de 2009
Hora: Depois dos concertos nas Eiras…
Local: Rua Caminho do Prado


Concertos paralelos

Toques Tradicionais de Sinos da Terra de Miranda
Ângelo Arribas e Alfredo Fernandes
Dia/Hora: 1 Agosto - 16h30
Local: Igreja Paroquial de Sendim

Cantos Religiosos Tradicionais Mirandeses
L’Alma – Grupo de Cantares de Sendim
Dia/Hora: 1 Agosto - 17h00
Local: Igreja Paroquial de Sendim

Toques Populares das Tunas Tradicionais
Tuna da Lousa (Torre de Moncorvo)
Dia/Hora: 1 Agosto - 18h00
Local: Largo da Igreja (Sendim)

Animação de Rua: Gaiteiros de Constantim
Concentração: Largo da Igreja
Dia/Hora: 1 Agosto - 21h30
Desfile: Até ao Parque das Eiras

Outras actividades

Tiu Lérias de Paradela: Evocação e Homenagem
Exposição, Edição e Debate
Dia/Hora: 1 Agosto – 15h00
Local: Casa da Cultura de Sendim

Exibição de Vídeos Etnomusicais
Local: Casa da Cultura de Sendim
Dias: 31 Julho e 1 Agosto
Horário: 15h00/20h00

Feira da Música
Artesãos, Instrumentos, Discos e Livros
Local: Parque das Eiras
Dias: 31 de Julho e 1 de Agosto
Horário: A partir das 15h00


FL, 2009-07-14
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 0002007C
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Revidouro quer criar oportunidades de negócio   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQui Jul 16, 2009 2:45 pm

.
Revidouro quer criar oportunidades de negócio


Começa na sexta atá domingo
Alijó


A Revidouro - Feira de Vinhos e Gastronomia do Douro, que decorre entre sexta-feira e domingo, em Alijó, aposta na internacionalização para criar oportunidades de negócio e combater a crise que afecta o sector vitivinícola duriense, anunciou a autarquia.

Organizada pela Câmara de Alijó, a Revidouro tem como objectivo criar oportunidades de negócio e promover os vinhos do concelho, onde se está a lutar pela fusão das suas três adegas para fazer face à crise que as assola.

A Câmara de Alijó está a patrocinar a fusão das três adegas cooperativas do concelho, nomeadamente Favaios, Pegarinhos e Alijó que, entretanto, entrou em situação de lay-off.

A cooperativa colocou oito dos seus 20 funcionários com actividade suspensa durante três meses devido à diminuição das vendas de vinhos.

Presente no certame estará a Old World Importers & Distribuiters AIDIL, uma multinacional de comercialização de vinhos, através da qual, segundo a autarquia, já foram estabelecidos, em anos anteriores, importantes negócios com empresas

A internacionalização concretiza-se nesta edição com a presença de expositores de quatro cidades com as quais o município de Alijó mantém protocolos de geminação, nomeadamente Ossining, Nova York, nos Estados Unidos da América, Lamarque, na região vitivinícola francesa de Bordeaux, Carballiño, Galiza, Espanha e Saurimo, na província de Lunda Sul, em Angola.

A edição 2009 da Revidouro é co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte em cerca de 70 por cento, que resultou de uma candidatura que prevê ainda a remodelação e beneficiação do mercado municipal, num montante de cerca de um milhão de euros.

Vão marcar presença no certame cerca de 90 expositores dos sectores dos vinhos, azeite e gastronomia, restaurantes e tasquinhas, artesanato, turismo, associações e instituições.

O visitante tem ainda a possibilidade de efectuar provas de vinhos, adquirindo, aquando da entrada na feira, um copo por um valor simbólico.

A organização fez ainda uma forte aposta na animação, trazendo a Alijó o humorista Herman José (sexta-feira) e Xutos e Pontapés (sábado).

O objectivo da autarquia é passar a realizar anualmente a Revidouro, a qual, até agora, tem decorrido de dois em dois anos.


JN, 2009-07-16
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: «GEADA 2009 - II Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda»,   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 29, 2009 10:11 pm

.
26, 27 e 28 de Dezembro
Miranda do Douro


«GEADA 2009 - II Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda»,

O «GEADA 2009 - II Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda», decorrerá nos próximos dias 26, 27 e 28 de Dezembro, em Miranda do Douro.

O GEADA 2009 é uma das iniciativas que integram o plano de actividades da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa - ARJM, organizado em parceria com o Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro.

Na sua 2ª edição, o GEADA terá como objectivos principais: festejar e divulgar a cultura, a língua e as tradições de Inverno das Terras de Miranda e comemorar os «10 Anos de Oficialização da Língua Mirandesa».

Ao longo do festival, os participantes terão a possibilidade de conhecer algumas das mais belas tradições de Inverno do Planalto Mirandês.

Entre os vales e arribas das Terras de Miranda, qualquer um poderá dançar à volta da tradicional fogueira do galo, e ao som ecoante das mais belas gaitas-de-foles, dançar pauliteiros e música tradicional mirandesa, tocar instrumentos tradicionais, descobrir a lingua mirandesa, conviver nas típicas adegas do centro histórico de Miranda do Douro, passear por algumas das mais belas aldeias do planalto, acompanhando a Rota do Contrabando, fazer e provar enchidos, e deliciar-se com os sabores da gastronomia tradicional mirandesa.

O GEADA envolve música e quando se fala de música tradicional, o planalto mirandês tem muito para mostrar, grupos como \"Lenga Lenga\", \"Anda Camino\", \"Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro\", \"Pauliteiricas de Miranda do Douro\", \"Coro Infantil do AVE de Miranda do Douro\" e os \"Gaiteiricos de Miranda\" prometem aquecer a festa.

Vindos do mundo encantado das gaitas, dos bombos e das tradições aterrarão ainda em Miranda do Douro alguns dos melhores grupos de música tradicional do momento, tal como, os \"Pé na Terra\", \"Tuttis Catraputtis\", os \"Roncos do Diabo\", o \"Grupo de Caretos de Podence\", os minhotos \"Ares da Raia\" e o \"Grupo de Bombos de São João de Darque\" e os galegos \"Projecto Trepja\", um electrizante projecto de música tradicional electrónica.

A organização do GEADA pretende também mostrar o que de melhor se faz por Terras de Miranda, decorrerão portanto, em paralelo ao festival a \"I Mostra Associativa das Terras de Miranda\" e a \"II Exposição Artística da Juventude Mirandesa - INOVART\".

Tal como o lema do festival indica - \"BAMOS DERRETIR L CARAMBELO!\" - a festa promete aquecer e espalhar-se um pouco por toda a cidade de Miranda do Douro, bem como por algumas aldeias do planalto.

Da nossa parte prometemos que cada participante, ao longo destes três dias de verdadeira festa, disfrutará neste humilde canto de Portugal, de vivências inesquecíveis, e terá a possibilidade única de viver e conhecer por dentro as mais belas tradições do Planalto Mirandês, confraternizando bem de perto com as gentes das Terras de Miranda.\"

, 2009-11-29
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Tango02
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Flávia Criativa à procura de maior internacionalização   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSeg Nov 30, 2009 12:12 pm

.
Flávia Criativa
Chaves


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Quadro_web_5

Flávia Criativa à procura de maior internacionalização

Vai realizar-se de 5 a 8 de Dezembro a 5ª edição da «Flávia Criativa - Salão de Inventores Júlio dos Santos Pereira»?, uma iniciativa bienal da Escola Profissional de Chaves e da Câmara Municipal para incentivar a criatividade.

O evento tem servido também para a divulgar alguns dos protótipos desenvolvidos por alunos de escolas profissionais, de universidades, especialistas, particulares e simples curiosos.

Para além da presença de “inventores” portugueses e espanhóis, a organização está também a desenvolver esforço no sentido de garantir a presença de inventores e criativos de outros países da Europa.

Do programa, destaca-se a exposição dos inventos e criações e, como já vem sendo hábito, um ciclo de conferências. Embora ainda sujeitas a confirmação estão previstas conferências de Xulio César González Alvarez, presidente do Centro Científico-Tecnológico de Investigação Aplicada e director da Escola Internacio-nal de Inventores (ESINDEIN) e de Miguel Bacelar, do Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este ano, o cartaz promocional das jornadas tem por base um quadro da pintora flaviense Mariana Dias, a somar aos trabalhos dos artistas plásticos, Espírito Santo Esteves, Paula Dias, Mário Lino e Nadir Afonso. Para mais informações, o programa da iniciativa poderá ser consultado no sítio da Internet http://www.flaviacriativa.epchaves.net.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-11-30
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 11109
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Maravilhas de comer e de chorar por mais   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 5:45 pm

.
Maravilhas de comer e de chorar por mais

por RITA TEIXEIRA
Hoje

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Ng1262940

Nos próximos 10 dias, Óbidos será a vila mais doce do País. Uma verdadeira Meca para os gulosos, onde nem as mais belas obras de arte do mundo vão faltar. É mais uma edição do Festival do Chocolate, onde vão estar presentes os melhores chefes nacionais de culinária e mesmo aquele que é considerado o melhor desenhador de bolos do mundo, o brasileiro Djalmma Reinalldo

A oitava edição do Festival do Chocolate que hoje começa em Óbidos promete ser a mais criativa de todas. A começar pelo tema "as Maravilhas do Mundo". Até ao dia 14 deste mês encontrará no interior da cerca do Castelo, cinco das sete mais belas obras arquitectónicas do mundo feitas em chocolate - O Coliseu de Roma, a Muralha da China, o Chichen Itza, o Taj Mahal e a cidade de Petra. A que este ano se junta uma escultura que homenageia a cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012. Mas esta é a primeira das muitas razões para visitar Óbidos nos próximos dez dias.

"Temos cá o melhor cake-designer do mundo, Djalmma Reinalldo", afirma José Parreira, responsável da Óbidos Patrimonium, a organização do evento. O sul-americano vai explicar como se transformam bolos em verdadeiras obras de arte.

Os pasteleiros portugueses também vão poder exibir os seus dotes nos vários concursos que vão decorrer ao longo do festival. Entre os de melhor montra, melhor receita internacional e o de chocolatier do ano, destaca-se o de ourives de chocolate. Pela primeira vez os candidatos terão de construir um anel, uma pulseira e um colar feitos de chocolate e pastilhagem.

Os visitantes vão poder deliciar- -se com as iguarias dos melhores chefes nacionais. Henrique Sacchetti, Hernâni Ermida, Hélio Loureiro ou Chakkall são alguns dos nomes que estarão a cozinhar numa tenda gigante e em alguns dos restaurantes locais. E se cozinhar é só para alguns, o festival tem uma solução para quem tem medo da cozinha. Os cursos de chocolataria, níveis I e II, prometem dar uma grande ajuda "aos iniciados, mas também aos que já percebem qualquer coisa". Haverá ainda o habitual desfile de modelos em chocolate, que este ano contará com a presença do costureiro António Augustus.

"Quisemos ter um nome de topo da moda e não apenas modelos famosos", conta José Parreira da Óbidos Patrimonium. Além dos modelos assinados pelos alunos do CIVEC (Centro de Formação Profissio- nal para a Indústria Têxtil e Vestuário), o desfile de sábado, 13, à noite contará com peças do estilista, "muito honrado" por participar e desenvolver a criatividade com a iniciativa.

Entre os participantes há objectivos definidos. "Este ano o nosso objectivo é o de aumentar a qualidade. A começar pelo chocolate", garante José Parreira. A marca francesa Valrhona quer crescer no mercado português e "apostou no festival para se dar a conhecer", explica Heger Hachani, gestora.

Na compra do bilhete, cada visitante receberá uma tablete da Valrhona e uma revista de culinária. Um aperitivo para as mais de 10 toneladas de chocolate que vai encontrar no interior das muralhas do castelo.

In DN

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Concelho promovido em Santiago de Compostela   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 13, 2010 11:01 am

.
I Encontro do Mel e da Broa
Mondim de Basto


Concelho promovido em Santiago de Compostela

O presidente da Câmara de Mondim de Basto deslocou-se, no dia 6 de Abril, a Santiago de Compostela com o objectivo de promover o seu I Encontro do Mel e da Broa.

Na Loja da Região de Turismo do Porto e Norte, perante um auditório de jornalistas e visitantes, o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e o presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, tiveram oportunidade de apresentar aquele que será o fim-de-semana dedicado à carne maronesa e ao pão-de-ló húmido e ainda ao I Encontro do Mel e da Broa, que se vai realizar em Mondim de Basto, de 16 a 18 de Abril.

“Mondim de Basto é um concelho com uma forte tradição gastronómica, onde as ementas ricas e variadas revelam o sabor autêntico dos produtos desta Região”, explicou o presidente do Município, Humberto Cerqueira. E prosseguiu o seu discurso com a promoção da carne maronesa, “uma raça autóctone, que pastoreia livremente sobre os verdes prados, o que lhe confere uma qualidade tenra e saborosa. O mel, de cor acentuadamente escura, é um mel de néctar de flores, com tendência natural para cristalizar, sendo esta uma garantia da sua pureza e qualidade”.

Este fim-de-semana, de 16 a 18 de Abril, será também marcado por um vasto programa de animação com jornadas temáticas, percursos pedestres, concurso de mel e animação musical com grupos de gaiteiros e de folclore.

Promover e preservar a genuinidade dos produtos locais, são os principais objectivos do fim-de-semana gastronómico.

Espigueiro, 2010-04-13
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 0002048F
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Mais uma feira em Carrazeda   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex maio 14, 2010 1:40 pm

.
Mais uma feira em Carrazeda
Carrazeda de Ansiães


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Feira_1

A partir de Junho volta a haver três feiras por mês nos dias 10, 20 e 30

A partir de Junho volta a haver três feiras por mês em Carrazeda de Ansiães.

A proposta foi aprovada em reunião de Câmara e ratificada em Assembleia Municipal.

O presidente do Município justifica que os comerciantes da vila concordam que volte a haver três feiras por mês e não apenas duas, como aconteceu nos últimos anos.

“Nós tivemos essa iniciativa tendo em conta um inquérito que a Associação Comercial realizou junto dos comerciantes” refere José Luís Correia acrescentando que “em 80 inquiridos, 61 foram a favor de que voltássemos às três feiras mensais”.

A partir de Junho volta a haver três feiras por mês em Carrazeda de Ansiães, nos dias 10, 20 e 30.

Se calhar ao sábado antecipa-se para sexta e se coincidir com o domingo passa para segunda-feira

Brigantia, 2010-05-14
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 SHa_runaround
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Terra Flor coincide com Reginorde    Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQui Jul 08, 2010 1:10 pm

.
Terra Flor coincide com Reginorde
Vila Flor


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Artur_pimentel

Autarca de Vila Flor critica calendário da Reginorde

A Terra Flor, a feira dos produtos e sabores que se realiza em Vila Flor de 15 a 18 de Julho vai coincidir com a Reginorde de Mirandela, cuja realização passou, este ano, de Maio para Julho, decorrendo entre os dias 10 e 17.

O presidente da Câmara de Vila Flor, Artur Pimentel, que ontem apresentou o certame do seu concelho, diz que não há concorrência entre as duas feiras, mas não escondeu a ironia.

“Foi um momento alto de imaginação por parte de Mirandela que até fica na história porque nós devemos aproximarmo-nos dos grandes. Há São João no Porto, em Braga em Matosinhos, em Gaia e não há não concorrência entre eles. Aqui tem de começar a ser assim” refere. “O ideal era haver uma feira única para toda a região ou então uma semana para todas as feiras” sugere. “Ficávamos contentes, depois fechávamos as portas e trabalhávamos durante o ano” ironiza.

Apesar de tudo, Artur Pimentel entende que a coincidência com a Reginorde de Mirandela não prejudica a Terra Flor. “Quem quiser ir ver Os Ídolos vai a Mirandela e na mesma noite quem quiser ver os Xutos vem a Vila Flor” afirma. Mas em relação à feira “durante os quatro dias em Vila Flor ou os oito dias em Mirandela haverá tempo para as pessoas se deslocaram aos dois sítios para verem os produtos” acrescenta. “Penso que não há prejuízo nem concorrência” considera o autarca.

A Terra Flor está já consolidada e por isso não apresenta este ano grandes novidades em relação à última edição. Mas o coordenador do evento, Fernando Barros, adianta que no futuro terá de haver alterações. “O evento está consolidado, agora queremos continuar, mas possivelmente teremos de pensar em alguma modificação nos próximas anos” admite. “Isso vai ser alvo de uma discussão e reflexão interna” pois, “quando se está bem não se deve mudar radicalmente só por mudar” refere. “Queremos tentar ir mais ao encontro dos produtores e dos comerciantes para que consigam ganhar mais dinheiro” explica.

Para além do azeite, do vinho e das frutas e hortícolas, a criação de gado está a ganhar importância na Terra Flor. “Contrariamente ao que eu pensava quando começamos a realizar este evento, o mundo rural tem uma componente forte ligada às ovelhas e às cabras. Há muitas famílias que dependem disso e por isso são merecedores desta visibilidade que lhe damos” refere.

Por causa da crise, o preço das inscrições dos expositores passou para metade e as entradas são livres no primeiro e últimos dias do certame, cuja animação musical será garantida por grupos locais.

Na sexta-feira, dia do concerto de tributo aos Queen, custa um euro, e no sábado, dia em que actuam os Xutos e Pontapés, o bilhete custa três euros.

A Terra Flor, que tem um orçamento de quase 185 mil euros, deverá ter mais de 200 expositores e espera atrair 15 mil visitantes.

Brigantia, 2010-07-07
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 000202C2
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 13ª edição do Festival de Artes FARPA   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 4:26 pm

.
FARPA ameaçado pela crise
Carrazeda de Ansiães


13ª edição do Festival de Artes FARPA

Em Pombal de Ansiães começou este fim-de-semana o FARPA. Um festival de artes que já vai na 13ª edição e que este ano tem dez dias de actividades diversas.

A Associação de Pombal de Ansiães, que organiza o FARPA, promete não o deixar morrer, apesar das dificuldades de financiamento por causa da crise:

“Todos os anos debatemo-nos com esse problema mas arranjamos forças há última da hora para fazer o festival. Este ano as instituições atrasaram-se um bocadinho a darem-nos alguma parte do dinheiro. Algum até nem veio mas temos a certeza que as candidaturas foram deferidas”, explicou Fernanda Cardoso, a presidente da Associação de Pombal de Ansiães, que não quer deixar acabar o FARPA porque nesta aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães o teatro faz parte da vida da população há muitas décadas.

Casimiro Calvário é um dos actores de antigamente. Pensa que o festival deve continuar a fazer parte dos eventos da freguesia, embora pense que a adesão popular já foi maior:

“O festival deve continuar até porque dá nome à freguesia. Mas devia ser só há noite, durante o dia as actividades são poucas. No princípio era melhor do que agora. Agora as pessoas já não aderem tanto.”

Fernanda Cardoso concorda que a juventude nem sempre adere como seria desejável:
“Acho que os jovens andam um bocadinho perdidos, preferem os cafés. Preferem o teatro do que música. Para trazer os músicos chamativos para os jovens pedem-nos muito dinheiro”, explica.

A 13ª edição do Festival de Artes FARPA, que vai decorrer até o próximo dia nove de Agosto, apresenta muito teatro, concertos musicais, poesia, pintura, danças, workshops, entre outras actividades.

Brigantia, 2010-08-03
In DTM


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 11109
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Produtores de Trás-os-Montes marcam presença no Mercado de Sabores   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSeg Set 20, 2010 3:16 pm

.
24, 25 e 26 de Setembro
Trás-os-Montes


Produtores de Trás-os-Montes marcam presença no Mercado de Sabores

Numa iniciativa única organizada pelo Continente, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, no Pavilhão Atlântico.

Nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, o Continente vai trazer ao Pavilhão Atlântico os melhores produtos de Portugal com a iniciativa Mercado de Sabores. Esta iniciativa contará com a presença de diversos Produtores da Região do Minho, Trás-os-Montes e Douro Litoral pertencentes ao «Clube de Produtores Sonae».

Esta é uma oportunidade única para os produtores da região divulgarem os seus produtos, fomentando a aproximação dos consumidores valorizando a produção nacional e os melhores sabores de Portugal. Durante três dias diversos produtores regionais do Minho, Trás-os-Montes e Douro Litoral, de diversas categorias, vão dar a conhecer os seus melhores produtos, como o Pão de Gimonde, o porco Bisaro, entre outros.

O Mercado de Sabores é uma acção desenvolvida no âmbito das comemorações dos 25 anos do Continente e vai reunir mais de 55 representantes do “Clube de Produtores Sonae”, repartidos por 5 regiões do país – Minho, Trás-os-Montes e Douro Litoral; Beiras; Estremadura e Ribatejo; Alentejo e Algarve e Ilhas. Foram ainda convidados cinco dos melhores chefs nacionais – Luis Baena, Vitor Sobral, Henrique Sá Pessoa, Olivier e Hélio Loureiro – que vão realizar diversas acções de show cooking, representando e promovendo os produtos de cada uma das regiões.

Haverá ainda um espaço inteiramente dedicado às crianças – a Quinta da Leopoldina. Neste espaço vão decorrer, ao longo do dia, animações de carácter lúdico e didáctico, onde os mais jovens podem ter um contacto interactivo com as origens dos produtos e com alguns processos produtivos (pão, queijo e ovos moles). A Quinta da Leopoldina inclui espaços distintos, cada um representando uma actividade onde todas as crianças podem participar e passar momentos divertidos.

No Mercado de Sabores vão ainda decorrer palestras sobre Sustentabilidade, Nutrição e Obesidade Infantil, várias actividades de show cooking, acções de sensibilização para uma alimentação saudável no stand “Prova dos 5” e rastreios no stand “Vida Hiper Saudável”. Ao longo do dia, ranchos folclóricos vão animar o Pavilhão Atlântico com música de todas as regiões.

Os bilhetes podem ser adquiridos em qualquer hipermercado Continente por apenas 3 euros. No final da visita ao Mercado de Sabores os bilhetes poderão ser trocados por um vale de compras de 10 euros, a descontar em qualquer hipermercado Continente, em compras superiores a 30 euros.


, 2010-09-20
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 14578
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 28ª edição da Reginorde    Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitimeSex maio 27, 2011 2:28 pm

.
28ª edição da Reginorde
Mirandela


Reginorde é para continuar mesmo sem apoio da câmara de Mirandela

Apesar de ser louvável o esforço feito pela direcção da Associação Comercial e Industrial de Mirandela, em realizar mais uma Reginorde mesmo sem o apoio financeiro habitual da Câmara Municipal, o autarca José Silvano avisa que é preciso parar para pensar qual o futuro desta feira.

“Podiam ter a oportunidade para não a fazer, responsabilizando a câmara, mas não o fizeram. Vai haver um risco grande com o tempo. E têm uma parte que continua a ser útil, que é o facto de as nossas colectividades se encontrarem aqui e se mostrarem aos mirandelenses.

Agora não sei se isso compensa a dimensão” afirma o autarca. Mas, Jorge Morais, presidente da ACIM, e apesar de ser difícil encontrar comerciantes interessados em participar neste certame, afirma que a Reginorde não deixará de ser feita.

Pelo menos enquanto estiver à frente da Direcção desta Associação Comercial“Existe alguma sensibilidade por parte dos associados, e empresários que podem vir a participar na feira.

Não se pode agradar a todos, mas não podemos deitar a toalha ao chão e a feira vai continuar, pelo menos enquanto eu estiver à frente da Associação Comercial de Mirandela”, garantiu. Declarações prestadas ontem, na inauguração da 28ª edição da Reginorde.

Como convidado esteve também o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Júlio Meirinhos concorda com a realização destas feiras, até porque o número de turistas está a aumentar e é preciso cativa-los“ O contacto na feira, a proximidade com os materiais e as técnicas de vendas têm de continuar a ser feitos nestas feiras. É também promoção turística. As pessoas precisam de vir aqui e ocupar a restauração.”

Até Domingo decorre a Reginorde 2011, em Mirandela.

Brigantia, 2011-05-27
In DTM

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Desemprego
» Promover produtos regionais
» Vila Real
» Museus Transmontanos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Economia :: Nacional-
Ir para: