Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: III Encontro Sentir Chaves   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 08, 2008 10:58 pm

.
III Encontro Sentir Chaves
Chaves


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 2585_st

«Marcas» do concelho estão subaproveitadas

Os produtos/marcas de Chaves estão «muito aquém do seu potencial». Esta foi uma das conclusões do III encontro Sentir Chaves, onde a Feira do Fumeiro de Montalegre e o Ecomuseu do Barroso foram apresentadas como casos de sucesso do aproveitamento dos produtos locais.

Em 1992, quando se realizou a Feira do Fumeiro de Montalegre pela primeira vez, o actual presidente da Câmara, então vereador, “andou quase de porta a porta” para conseguir arranjar os 35 produtores que nesse ano fizeram o certame. “Quando chegou à minha porta, tive a mesma reacção que a maioria: quê? Então as chouriças são tão boas e agora vou as vender aos outros?”. No entanto, depois da primeira feira, onde se venderam 1.200 quilos de fumeiro, tal como Boaventura Santos, hoje presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, muitos agricultores perceberam que o fumeiro poderia tornar-se rentável. No ano seguinte, a feira contou logo com 126 produtores. Desde então, embora o número de produtores tenha vindo a diminuir, registou-se um brutal aumento das quantidades transaccionadas. Pelas contas da Associação, o ano passado terão sido vendidas 67 mil toneladas de fumeiro.

Na passada terça-feira, a Feira do Fumeiro de Montalegre foi apontada como um caso de sucesso do aproveitamento de produtos/marcas locais para o desenvolvimento de uma região, o tema do III encontro Sentir Chaves, uma iniciativa do PS, que teve lugar no Auditório Municipal de Chaves, e onde sobressaiu a ideia de que, ao contrário do concelhos vizinhos, Chaves não tem aproveitado os seus produtos/marcas, como o presunto, o folar, a batata e o pastel, para se projectar. O Ecomuseu do Barroso e a Sextas-Feiras Treze foram outros exemplos do concelho de Montalegre, apresentados como resultado do aproveitamento, de forma organizada, das peculiaridades de uma localidade para a sua projecção. “Já passou de moda o tempo em que quem não sabia fazer mais nada ia para o turismo ou abria um café”, defendeu o director do Ecomuseu do Barroso, David Teixeira, que lembrou o trabalho que está por trás dessas mesmas marcas. “Uma marca é como uma planta, se não for regada seca”, frisou, defendendo ainda a criação de uma “marca chapéu” para promover a região no seu todo, para se ganhar escala.

No encontro estiveram ainda presentes Pedro Couceiro, do Hotel Casino de Chaves, que lembrou, por exemplo, como a gastronomia e os produtos da região são um parceiro na promoção do empreendimento da Solverde. David Carneiro, do Hotel Rural Quinta de Samaiões, defendeu que deveria haver mais eventos para promover os produtos de Chaves, uma crítica que, de resto, fez o presidente da Comissão Política Concelhia, Nuno Rodrigues, logo na abertura do encontro. Na plateia, esta vez com menos gente que nos dois anteriores encontros, além de algumas propostas, como a de revitalizar aldeias típicas, sugeridas pelo presidente de Póvoa de Agrações, houve também quem defendesse que Chaves se deveria virar para o património arquitectónico que possui e para as termas. “Batata já não há, o presunto é de Feces e o folar que ainda existe é o do “Joanzinho Padeiro. Agora a água é uma coisa que só nós temos”, defendeu o capitão Pizarro.

Constituída confraria de Chaves

A Câmara Municipal de Chaves associou-se a dois flavienses, o artista plástico Carlos Botelho e o advogado Carlos Guerra, na constituição de uma confraria. O objectivo da associação é “a promoção de produtos regionais, a divulgação da região flaviense em actividades gastronómicas e culturais, a gestão de produtos e marcas comerciais, bem como a realização de vários eventos gastronómicos e culturais”.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2008-12-07
In DTM


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 000202EE
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Quarteto de Mariana Vergueiro em Vila Real   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 1:56 pm

.
Clássico de Natal
Vila Real


Quarteto de Mariana Vergueiro em Vila Real

O Teatro de Vila Real vai receber no próximo dia 27 de Dezembro o concerto do Quarteto liderado por Mariana Vergueiro.

O Marina Vergueiro Quarteto vai dedicar o seu espectáculo à interpretação de um clássico de Natal, mas em versão jazz.

A acompanhar a voz e o piano estarão o contrabaixo de João Paulo Rosado, a guitarra de António Pedro Neves e o saxofone e a flauta de João Pedro Brandão.

, 2008-12-18
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Comerciantes Comerciantes locais travam Feira de Stocks   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2008 11:53 pm

.
Câmara prometeu não licenciar
Chaves


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 2624_jn

Comerciantes locais travam Feira de Stocks

A Feira de Stocks que vários cartazes espalhados pela cidade anunciavam para este fim-de-semana não se deverá realizar. Face ao descontentamento demonstrado pelos comerciantes e pela própria Associação Comercial do Alto Tâmega (Acisat), o presidente da Câmara garantiu, na passada quarta-feira, que não licenciaria o evento. Os promotores da feira, um empresa sedeada no Pombal, dizem que quem fica a perder são os consumidores.

Ao contrário do que estava anunciado em vários cartazes espalhados pela cidade, a Feira de Stocks prevista para este fim-de-semana não se deverá realizar. O evento, que iria ter lugar no edifício Sotrans, na recta do Raio X, deveria iniciar hoje e terminar domingo.

No entanto, na quarta-feira de manhã, o presidente da Câmara, João Batista, garantiu a cerca de meia centena de comerciantes, que se deslocaram à Câmara para mostrar o seu descontentamento face ao evento, que não iria licenciar a feira, por ser essa a vontade da Associação Comercial do Alto Tâmega (Acisat), a quem sempre pede “parecer” neste tipo de situações. Presente na mesma reunião, o presidente da Acisat, Miranda Rua, garantiu aos presentes que já tinha, inclusivamente, oficiado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no sentido de solicitar uma fiscalização ao evento, uma vez que, apesar de estar publicitada, a feira não estava licenciada pela Câmara.

Além disso, revelou ainda que avaliou a hipótese de interpor uma providência cautelar, intenção que acabou por ser abandonada uma vez que quando a resposta à mesma por parte do tribunal chegasse (dentro de 15 dias), o evento já se teria realizado. “Anda a Acisat a investir em iluminação para animar o comércio tradicional para agora se permitir que este fosse descapitalizado. Era o que faltava!”, argumentava Rua, à saída do encontro.

Os comerciantes eram da mesma opinião. “Uma feira destas, com produtos de marcas a preços reduzidos, e mesmo antes do Natal, ia provocar uma mossa muito grande”, dizia, por sua vez, o dono de várias lojas no centro da cidade. O promotor da feira da stocks, uma empresa de organização de eventos sedeada no Pombal, diz que quem perde são os consumidores. “Isto é uma feira de preços baixos que interessa ao público, sobretudo, numa época de crise.

Ao estar só a ouvir os comerciantes, penso que a Câmara está a prejudicar os consumidores”, defende Ilídio Neves, garantindo que os comerciantes de Chaves podiam participar sem ter sequer que pagar o espaço. “Colocamos um spot na rádio Larouco a convidar toda a gente. Não me digam que não ouvem a rádio. O Spot passava 12 vezes por dia!”, argumentou ainda, garantindo que a feira só se realizaria se fosse autorizada. “Nós não trabalhos contra a Lei, se não for permitida, vamos fazê-la noutro município vizinho que já se mostrou interessado”, afirmou sem, no entanto, querer revelar o nome do concelho em causa.

De acordo com os cartazes, na feira iriam ser vendido calçado, vestuário, testeis para o lar e acessórios. Os descontos podiam chegar aos 85 por cento.


Acisat pede demissão de vogal que arrendou espaço para a feira

Independentemente da feira se realizar ou não, quase certo é que o assunto poderá provocar a demissão de um vogal da Acisat e co-proprietário do espaço onde estava prevista a realização do evento, o edifício Sotrans, na recta do Raio X. Para o presidente da Associação Comercial, Miranda Rua, a atitude do membro da Acisat (de arrendar o espaço) põe em causa a imagem da própria associação perante os comerciantes que representa. E, por isso, na reunião com os comerciantes garantiu que já tinha contactado o membro da associação em causa no sentido de ele pedir a demissão. “Se não o fizer, seremos nós a desenvolver o processo”, afiançou. Os comerciantes aplaudiram a decisão.

Contactado pelo Semanário TRANSMONTANO, o vogal da Acisat em causa, Carlos Morais, garantiu que a questão da demissão não lhe tinha sido colocada. “Não tenho conhecimento de nada”, afirmou. Por outro lado, defendeu que não entende que os comerciantes locais fossem prejudicados, uma vez que também poderiam participar na feira a custo zero. “Não prejudica, até ajuda”, frisou.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2008-12-19
In DTM


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 0002013D
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Festival de Ano Novo anima Trás-os-Montes   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 22, 2008 12:04 am

.
António Victorino d Almeida
Cultura


Festival de Ano Novo anima Trás-os-Montes

Um concerto comentado com o maestro António Victorino dAlmeida e uma ópera a partir do romance «Amor de Perdição», de Camilo Castelo Branco, são destaques do Festival de Ano Novo de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O evento, conhecido como FAN, foi apresentado ontem e vai decorrer durante todo o mês de Janeiro nas cidades de Vila Real, Bragança e Chaves. Tem um orçamento de 70 mil euros, suportados pelas três parceiras da organização: os teatros das duas sedes de distrito e a Associação Chaves Viva.

Ao contrário do que aconteceu com o Festival Douro Jazz, realizado em época de vindimas, a intenção da organização passa pela \"consolidação do evento e não pelo crescimento do ponto de vista quantitativo\", nota Vitor Nogueira, director do Teatro de Vila Real. Por isso, já se daria por satisfeito se o FAN conseguisse captar uma audiência a rondar os \"três mil espectadores\".

O Festival de Ano Novo pretende promover o turismo cultural em Trás-os-Montes e Alto Douro, e ser \"capaz de fazer circular o público da região e, se possível, algum que venha de fora dela\". No fundo, também, \"desdramatizar o mais possível o acesso à música erudita\".

Sob o lema \"música séria para gente divertida\", o cartaz do FAN engloba 24 concertos, 10 dos quais para um público infanto-juvenil, registando-se, refere Vitor Nogueira, \"um investimento acrescido ao nível da qualidade e envergadura dos espectáculos\".

Uma das apostas desta edição é uma ópera encenada a partir do romance \"Amor de Perdição\" de Camilo Castelo Branco. Estão directamente envolvidos no espectáculo 106 pessoas, entre solistas, músicos, bailarinos e coro. Uma produção \"importante\" do reportório do canto lírico português, mas que \"está há décadas fora dos palcos\".

O maestro António Victorino dAlmeida volta às três cidades transmontanas para integrar um concerto comentado, que para além dos comentadores presentes no palco pode envolver a plateia.

Vitor Nogueira destaca ainda uma dezena de \"concertinhos\" que são dirigidos aos mais novos. Têm uma componente \"pedagógica\", já que \"promovem o seu contacto com sonoridades agradáveis e mágicas\".

Eduardo Pinto in JN, 2008-12-21
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 0002013D
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Parada prepara primeira Feira   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeTer Dez 23, 2008 11:39 pm

.
Parada prepara primeira Feira
Bragança


e acolhe actividades tradicionais e produtos regionais

Artigos artesanais e produtos tradicionais encabeçam o cartaz da primeira edição da Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Parada, que terá lugar de 26 a 28 deste mês, no Pavilhão Multiusos daquela freguesia do concelho de Bragança.

Assim, o certame arranca com uma missa e almoço em honra do Santo Estêvão, seguido do cortejo do carro pelas ruas da aldeia. Já à noite, e após a abertura oficial da Feira, decorre o Baile da Festa do Ramo.
No dia 27, a Feira será animada com um arraial de um Grupo Musical.

Já o último dia, terão lugar as actividades tradicionais, como a Corrida da Rosca e o Jogo da Galhofa.
Recorde-se que Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Parada é organizada pela Junta de Freguesia local e conta com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, Mordomia de Santo Estêvão, Grupo Desportivo de Parada, Associação de Caçadores de Parada e Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Carmo de Parada.

Jornal Nordeste, 2008-12-23
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020341
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: "Geada 2008 - I Festibal de Cultura Tradecional de las Tierr   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 26, 2008 12:40 pm

.
De 26 a 28 de Dezembro
Miranda do Douro


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Geada2008

«GEADA 2008 - I Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda»

O «GEADA 2008 - I Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda», é uma das iniciativas que integram o plano de actividades da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa - ARJM, que deste modo, em parceria com o Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro, assinalarão o 3º aniversário deste grupo e o 1º desta jovem associação.

A 1ª edição do GEADA terá como objectivos principais: festejar e divulgar a cultura, a língua e as tradições de Inverno das Terras de Miranda e prestar homenagem a um dos maiores vultos da cultura nacional, José Leite de Vasconcelos, no ano em que se comemoram os 150 anos do seu nascimento.

Ao participante, ao longo do festival será dada a possibilidade de viver, pela primeira vez, algumas das tradições de inverno próprias do planalto mirandês. Assim, qualquer um poderá intervir pessoalmente, numa matança tradicional, dançar à volta da tradicional fogueira do galo, e ao som ecoante das mais belas gaitas-de-foles poderão dançar pauliteiros e música tradicional mirandesa, tocar instrumentos tradicionais, conhecer a lingua mirandesa, passear por algumas das mais belas aldeias do planalto, acompanhando a vida e obra de José Leite de Vasconcelos, fazer e provar enchidos, e deliciar-se com os sabores da gastronomia tradicional mirandesa.

Pretende-se então, que todos os visitantes e participantes levem algo mais que uma recordação, mas antes uma experiência, que sintam a motivação de fazerem parte integrante de uma cultura tão próxima, mas ao mesmo tempo tão distante, tentando percebê-la por dentro e não só a estudando.

O GEADA envolve música e quando se fala de música tradicional, este planalto acorda e revela-se ao mundo. Grupos como \"Galandum Galundaina\", \"Pauliteiros de Miranda do Douro\", \"L Bombo\", \"La Xaranga de Zeek i Trasgo\", \"Gaiteiricos\" e \"Quinteto Reis\" são referência no nordeste musical que se farão ouvir durante o festival.
Mas o festival, tal como a música, não se cingirá às sua fronteiras geográficas. Do mundo encantado das gaitas, dos bombos e das tradições chegarão os \"Tuttis Catraputtis\", os \"Roncos do Diabo\" e os asturianos \"L Andecha Turcipié\", perfeitos reis magos da festa.
Durante o GEADA, a miscelânia de gerações criará um ambiente inter-geracional fantástico, em que o convívio e a troca de experiências, serão o ponto de partida para a festa ao longo de todo o fim-de-semana.

PROGRAMA:

Dia 26

21h30 - Recepção aos visitantes junto à Fogueira do Galo - Sé Catedral.
22h00 - Baile Tradicional com Quinteto reis e L Andecha Turcipié (Astúrias)
23h00 – Gaitas à solta na fogueira.

Dia 27

10h00 – Visita ao Centro de Interpretação - Ambiental de Miranda do Douro
10h00 – Matança Tradicional.
11h00 - Inauguração da exposição \"La nuossa tiêrra\"
12h00 – Vamos fazer fumeiro
13h00 – Almoço tradicional
15h00 – Workshops:
Danças tradicionais mirandesas
Pauliteiros
Pequenas percussões
16h00 – Palestra \"José Leite de Vasconcelos i la lhéngua mirandesa\" com Amadeu Ferreira
17h00 – Arruada
19h00 – Jantar tradicional
21h00 – Baile Tradicional com:
Pauliteiros de Miranda do Douro
Roncos do Diabo
Galandum Galundaina
Tuttis Catraputtis
La Charanga de Zeek i Trasgo


Dia 28 - Passeio \"Na ruota de Vasconcelos\"

10h00 - Miranda do Douro.

Concentação
Leitura de poemas.
11h00 - Duas Igrejas

Duas Igrejas na obra de José Leite de Vasconcelos.
Visita à estação Arqueológica da Solhapa.
12h30 – São Martinho

Encontro com a história local
São Martinho no percurso de Vasconcelos
14h00 - Póvoa - NASO

Aparições e religiosidade popular
Almoço tradicional
Jogos Tradicionais
15h00 – Sessão de encerramento:
Baile Tradicional com \"Ls Gaiteiricos\" e \"L Bombo\".

BAMOS DERRETIR L GELO!

, 2008-12-26
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 0002009A
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Feiras do fumeiro nos próximos quatro fins-de-semana   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 10:11 pm

.
Boticas, Montalegre, Chaves, Valpaços e Vinhais
Boticas


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 2713_st

Feiras do fumeiro nos próximos quatro fins de semana

Boticas abre, já este fim-de-semana, o ciclo de feiras de fumeiro da região e Vinhais vai encerrá-lo. Em Chaves, a quarta edição do Sabores e Sabores, que terá lugar nos dias 30,31 e 1 de Fevereiro, vai reforçar o festival gastronómico com mais um prato: o polvo à galega. Na animação, além dos grupos locais, está programado um concerto do popular Quim Barreiros.

Começa hoje, com a abertura da Feira do Porco de Boticas, o ciclo de feiras de fumeiro já institucionalizadas na região. A Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso, em Montalegre, é o evento que se segue, de 22 a 25. A XIX edição do certame conta com 58 produtores. Este ano, por decisão dos produtores, na última reunião antes da Feira, ficou decidido aumentar em um euro o preço das chouriças, alheiras e presunto. Os restantes produtos à venda na feira manterão o preço do ano passado.

No fim-de-semana seguinte (30,31 de Janeiro e 1 de Fevereiro) terá lugar a quarta edição do Sabores e Saberes de Chaves. Este ano, o evento flaviense vai contar com 60 expositores, mais 20 que o ano passado. E, segundo o presidente da Câmara, João Batista, houve 80 pedidos que não puderam ser satisfeitos “por falta de espaço”. “Teremos que procurar um espaço alternativo”, revelou, por isso, o autarca, realçando ainda a evolução económica que se tem verificado de ano para ano no evento. Pelas contas de João Batista, de 15 mil euros, na primeira edição, o ano passado passou-se para 70 mil euros. Esta edição, o festival gastronómico que lhe está associado, e que decorre nas quatro tasquinhas que funcionarão numa tenda montada para o efeito nas traseiras do Pavilhão Municipal, vai ser reforçado com um novo prato típico da região: o polvo à galega.

Em termos de animação, este ano, o Sabores e Saberes vai ter também associado o Primeiro Encontro Escolar de Danças e Cantares Tradicionais e ainda o Primeiro Concurso Fotográfico Sabores e Saberes de Chaves. Em termos musicais, estão previstas actuações de grupos de cantares tradi-cionais, de ranchos folclóricos e de tunas. No sábado, dia 31, está agendado um concerto do popular Quim Barreiros.

No dia 1, o certame flaviense decorrerá em simultâneo com a Feira de São Bráz, em São João da Corveira, no concelho de Valpaços.

Finalmente, de 5 a 8 de Fevereiro, o ciclo de eventos de promoção e venda de fumeiro e de produtos locais terminará com a Feira do Fumeiro de Vinhais, que vai já na 29ª edição.


Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-01-16
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020352
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Fumeiro de Barroso evoca o porco-bísaro   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 10:17 pm

.
Organização espera 60 mil visitantes
Montalegre


Fumeiro de Barroso evoca o porco-bísaro

Montalegre quer manter os saboros tradicionais do porco-bísaro nas «bocas do mundo» com a XVIII Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, que se realiza de 22 a 25 deste mês, no pavilhão municipal local. O certame vai contar com 56 produtores.

É já considerada a \"rainha\" das feiras portuguesas do fumeiro aquela que se realiza em Montalegre, cuja edição, deste ano, conta com 56 produtores, numa espécie de mercado que visa a comercialização dos principais derivados do porco, com destaque para a alheira, chouriça, presunto e o salpicão.

Na apresentação do certame, realizada ontem na casa de Trás-os-Montes, em Braga, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, parafraseou um anónimo e desconhecido romeiro da feira de Montalegre: \"Em Portugal há duas coisas boas. A Nossa Senhora de Fátima e a Feira do Fumeiro de Montalegre\". O sentido humorístico do autarca que, de resto, espelha a importância do fumeiro como produto \"ex-líbris\" do Barroso e fonte de sustentabilidade económica da vida rural local.

Orlando Alves fala de uma actividade económica que, nos últimos anos, tem perdido produtores, devido, em sua opinião, \"às regras comunitárias impostas na comercialização da carne de porco e seus derivados\". Mesmo assim, revelou que o concelho de Montalegre regista, presentemente, cerca de 150 produtores.

\"Tem diminuído os produtores, mas não a qualidade do fumeiro\", disse, numa alusão à importância que a autarquia dá a esta feira como \"marca\", seja comercial ou turística do concelho e da região do Barroso. Aliás, a Câmara de Montalegre suporta, por inteiro, as despesas do certame, estimadas em 100 mil euros.

Magalhães Costa in JN, 2009-01-18
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020358
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Feira do fumeiro e do presunto até domingo   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 23, 2009 12:19 pm

.
Com o concelho pintado de branco
Montalegre


Feira do fumeiro e do presunto até domingo

Chouriças, alheiras, salpicões, presuntos, sangueiras...A Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso abriu ontem à tarde em Montalegre. O certame, que vai já na décima nona edição, foi inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Manuel Pizarro, que terá anunciado a comparticipação do Governo para a construção da futura unidade de cuidados continuados prevista para o concelho, uma obra no valor estimado de dois milhões de euros (ver texto acima).

A Feira, que tem lugar no Pavilhão Multiusos, em plena vila, prolonga-se até domingo. Durante este período, 56 produtores terão disponíveis mais de 60 toneladas de fumeiro. Este ano, um euro mais caro, mas apenas no que diz respeito às alheiras, às chouriças e ao presunto. “É uma subida mínima e insignificante.

Estávamos com os preços de há 18 anos, o que demonstra que os produtores estiveram dispostos a manter os preços, promovendo antes o aumento das vendas”, explica o vereador da cultura, Orlando Alves.

Também é quase certo que quem visitar a feira terá um atractivo suplementar: a neve que ainda cobre o concelho. “As estradas estão transitáveis e, por isso, esta poderá ser também uma oportunidade para que muita gente, além de vir à feira, aproveite para ver neve pela primeira vez”, lembra Orlando Alves.

No programa de animação, o vereador da cultura destaca os sons tradicionais e destaca um concerto dos Gaiteiros de Lisboa que irá ter lugar, no domingo, no Auditório Municipal, contíguo ao pavilhão. “Mas a melhor animação é o folclore espontâneo dos excursionistas que vêm devidamente preparados e se misturam na multidão”, defende Orlando Alves. No dia de encerramento também está prevista uma chega de bois.


Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-01-23
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020356
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Romaria na Feira do Fumeiro de Montale   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2009 3:55 pm

.
Neve e produtos tradicionais
Montalegre


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 7767_jn

Romaria na Feira do Fumeiro de Montalegre

Milhares de pessoas passaram pela Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso, que terminou anteontem, em Montalegre. No último dia do certame, a neve pintou de branco as paisagens, satisfazendo as delícias dos forasteiros e atraindo ainda mais gente à região.

O avultado volume de negócios deixou satisfeitos os produtores e a organização. “Foi a feira mais comercial de sempre”, enalteceu o presidente da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, Boaventura Moura.

No sábado os produtos derivados de fumeiro tiveram uma procura tão grande que, no domingo, muitos expositores já se deparavam com falta de fumeiro para comercializar. “Esta situação explica-se pelo facto de serem produtos certificados”, realça Boaventura Moura.
No certame foram vendidos cerca de 60 mil quilos de produtos derivados de porco, que primam pela qualidade.
Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, esta é uma iniciativa popular, que junta “barrosões, minhotos, tripeiros e gente de todo o País, que são atraídos pela animação, gastronomia e pela tradição única das chegas de bois”.

Restauração e unidades hoteleiras com lotação esgotada durante a Feira do Fumeiro do Barroso

Devido à sua popularidade, a feira também é conhecida pelo “S. João das Chouriças”. “Durante todo o dia de sábado foi possível ver aqui grupos de visitantes que, de forma espontânea, faziam a festa, ora com cantares próprios, ora associando-se aos grupos de animação que percorriam o recinto”, salientou Boaventura Moura, acrescentando que o certame é uma autêntica “festa popular”.

A restauração e hotelaria também tiveram lotação esgotada.
No final da Feira, o edil mostrou-se satisfeito com o sucesso do certame e realçou que, mesmo em tempo de crise, foi possível vender uma grande quantidade de produtos derivados do porco.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-01-28
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020285
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Olaria de Bisalhães   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 04, 2009 1:19 am

.
Exposição
Cultura


«Olaria de Bisalhães: rostos de barro preto»

Inaugura no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 21h30, no Museu da Vila Velha a exposição «Olaria de Bisalhães: rostos de barro preto».
Esta exposição é um de vários elementos de um projecto abrangente, realizado em parceria entre o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, o Museu de Alberto Sampaio (Guimarães) e o Museu de Olaria (Barcelos), sendo comissariada pelos directores das três instituições.


O projecto inclui, para além da já referida exposição, a realização de um videograma, a aquisição de colecções de olaria, a sua inventariação e estudo e, ainda, a edição de um caderno de exploração pedagógica, material de divulgação e de um catálogo bilingue.

«A louça preta de Bisalhães/The Black Pottery of Bisalhães» é o título da obra que inclui textos de Isabel Fernandes (Directora do Museu de Alberto Sampaio), catálogo de peças elaborado por Patrícia Moscoso, e análise química de louça por Fernando Castro. Trata-se de uma co-edição entre os municípios de Vila Real e de Barcelos.

A exposição ficará patente até o dia de São Pedro, data emblemática para Vila Real e de importância significativa para a olaria de Bisalhães.

Rui Tulik, 2009-02-03
In DTM


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 000202C6
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vinhais alia fumeiro aos produtos gourmet   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 04, 2009 5:38 pm

.
De 5 a 8 de Fevereiro
Vinhais


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Feira_fumeiro_2009_vhs

Vinhais alia fumeiro aos produtos gourmet

A venda de produtos gourmet é a grande novidade da 29ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, que vai decorrer de 5 a 8 de Fevereiro. Carnes, queijos, azeites, vinhos e doçaria são alguns dos produtos de alta qualidade, que vão estar em exposição num pavilhão com 400 metros quadrados.

“Vamos ter uma diversidade enorme de produtos, na sua maioria biológicos, de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de Identificação Geográfica Protegida (IGP). Temos produtos de âmbito nacional, mas também vamos ter um stand gourmet de Vinhais”, salientou a coordenadora do certame, Carla Alves.
Depois de se ter afirmado no panorama regional, a Feira do Fumeiro de Vinhais dá os primeiros passos para se tornar num certame de âmbito nacional. No futuro, a organização pretende lançá-la a nível internacional. “O fumeiro de Vinhais já foi escolhido por quatro chefes de cozinha que vão participar na Feira Gastronómica de Girona (Barcelona), que é um dos maiores eventos da Europa”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira.
Com oito IGP, o concelho vinhaeense continua a trabalhar na legalização da produção e venda de fumeiro. “O desafio é aliar a tradição à modernidade, tendo em conta as novas regras impostas pela legislação. Os 60 produtores individuais de fumeiro que vão estar na feira estão legais, enquadrados numa licença temporária passada pela Direcção Regional de Agricultura”, salientou Carla Alves.
Américo Pereira, por seu turno, realça que Vinhais tem feito um trabalho sem paralelo na região, em matéria de legalização. “No nosso concelho temos 150 marcas de exploração em suinicultura. No resto do distrito existem, apenas, mais duas marcas, ambas no concelho de Bragança”, sustenta o edil.

Especialistas vão debater as alterações à legislação que regula a produção e comercialização de produtos regionais nas Jornadas Técnicas do Porco Bísaro

A nova legislação, que entrou em vigor este ano, vai ser debatida durante o certame nas Jornadas Técnicas do Porco Bísaro, que vão contar com a presença de membros da QUALIFICA. Trata-se duma associação de municípios e agrupamentos de âmbito nacional, com sede em Portalegre, que visa a defesa dos produtos tradicionais, da qual a CMV é vice-presidente.
“A nova legislação aponta para o licenciamento industrial e é nesse sentido que já estamos a desenvolver o nosso trabalho”, acrescentou a coordenadora da Feira.
O número de produtores individuais a participar no certame tem vindo a diminuir, mas aumentam as cozinhas regionais de fumeiro. “Este é o caminho, porque estamos a assistir a um aumento de pessoas que se dedica à produção e comercialização de fumeiro de forma profissional”, esclareceu o edil.
Na Feira do Fumeiro vão marcar presença 60 produtores individuais, 23 cozinhas regionais e quatro unidades industriais, 64 artesãos, 15 expositores de máquinas agrícolas, 40 expositores no espaço gourmet e 10 tasquinhas. “Todo o fumeiro é feito de carne de porco bísaro e com aditivos naturais. O que está na base da qualidade é a matéria – prima”, enaltece Carla Alves.
A par do fumeiro, que atrai milhares de pessoas de todo o País e, até, da vizinha Espanha, a feira também vai contar com uma luta de toiros, na recém-criada praça da vila. Em termos de espectáculos musicais, o destaque vai para a actuação de Roberto Leal.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-02-04
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Festival alia gastronomia e cultura   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 06, 2009 5:51 pm

.
X Festival de Sabores Mirandeses
Miranda do Douro


Festival alia gastronomia e cultura

Miranda do Douro vai ser palco do X Festival de Sabores Mirandeses, marcado para os próximos dias 20,21,22 e 23.

Este evento, que todos os anos atrai milhares de pessoas, conta, este ano, com um conjunto de actividades de lazer e cultura, com destaque para as actuações musicais, exposições, arruadas, jogos tradicionais, visitas ao centro histórico, bem como oficinas de instrumentos musicais e língua mirandesa.

Além disso, também vai haver artesanato, mercado de produtos regionais, passeios BTT, montarias ao javali e, como não podia deixar de ser, diversos pratos gastronómicos.

Entre os locais escolhidos para o Festival de Sabores Mirandeses estão o Centro de Interpretação Turístico e Ambiental, Casa da Cultura Mirandesa, Biblioteca Municipal e o Pavilhão Multiusos.
A organização espera que o Festival corresponda às expectativas de todos os visitantes.


, 2009-02-06
In DTM


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 0002018C
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Fumeiro esgotado em Vinhais   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 11, 2009 4:21 pm

.
Hora de balanço
Vinhais


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 7847_jn

Fumeiro esgotado em Vinhais

Três dias de certame foram suficientes para esgotar a produção dos 60 expositores presentes na Feira do Fumeiro de Vinhais. A 29ª edição do certame, que terminou anteontem, encerra, assim, com um balanço positivo.

“Apesar das dificuldades que se vivem, tivemos muitos visitantes e o negócio foi excelente, pois vendeu-se todo o fumeiro, o que é bom sinal”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira.

Apesar do número de visitantes se manter nos 80 mil, o mesmo registado em 2008, a quantidade de fumeiro vendida superou todas as expectativas. “Foi dos anos em que os expositores comercializaram mais produtos, sendo que, em muitas bancas, já se esgotou a produção”, sublinhava o autarca a meio da tarde de anteontem.

A par do sucesso nas vendas de fumeiro, também o espaço Gourmet, a grande novidade da edição deste ano, superou as expectativas da organização. “O Gourmet foi uma aposta ganha. Foi a primeira vez que se fez uma feira do género em Trás-os-Montes e os que estiveram cá já garantiram presença para o próximo ano”, assegurou o edil.

Certame continua a ser um dos mais importantes eventos do género no Norte do País

Só no certame foram negociadas centenas de milhares de euros em peças de fumeiro. Números que, na óptica do autarca, comprovam a importância da Feira do Fumeiro de Vinhais no panorama nacional. “Este evento vai continuar a marcar, a grande ritmo, as feiras do género no Norte do País”, sublinhou o edil.

Além de ser conhecida em Portugal, o certame já marca a agenda de um elevado número de espanhóis que passam pela região nesta época. “A grande parte das pessoas é de fora do concelho, que descobriram Vinhais e agora vêm em grande número à região. Assim, temos visitantes de todo o País e Espanha, muitos mais do que os próprios vinhaenses”, acrescentou Américo Pereira.

Segundo o autarca, só no que toca ao sector do Artesanato, cerca de 70 expositores aguardam vez para participar no evento. “Temos sete dezenas de artesãos presentes na Feira, mas há outros tantos que aguardam vez para exporem aqui e o mesmo se passa nos restantes pavilhões e sectores, já que este foi o ano em que tivemos maior procura por parte de expositores ”, informou o edil.


Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-02-11
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020367
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: XXIII Encontro Venatório do Nordeste Transmontano   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 13, 2009 11:07 am

.
14 e 15 de Fevereiro
Vinhais


XXIII Encontro Venatório do Nordeste Transmontano

O Clube de Monteiros do Norte vai realizar esta época uma vez mais, no fim-de-semana de 14/15 de Fevereiro próximo, o XXIII Encontro Venatório do Nordeste Transmontano, a grande e mais antiga festa dos caçadores amantes da caça maior ao javali com fortes tradições na actividade venatória do Nordeste Transmontano.

Com o objectivo de promover as riquezas naturais e culturais do Nordeste Transmontano, das quais a caça é indissociável, o evento conta como sempre com duas Montarias.

No Sábado dia 14, a montaria na mancha de Agrochão, Vinhais, um terreno agreste, duro e espectacular, a montear com 12 matilhas, seguida do tradicional leilão e eventuais baptismos e do jantar com animado “Serão Transmontano” e o habitual sorteio de uma valiosa carabina e outros prémios.

Para as/os acompanhantes, a Câmara Municipal de Vinhais proporciona, enquanto decorre a montaria, um \"passeio do fumeiro\" com visita ao Parque Biológico e almoço.

No Domingo dia 15, a montaria na mancha de Alvaredos, Vinhais,uma mancha de referência nas encostas da Ribeira de Cibrão, a montear com 10 matilhas, seguida de leilão e almoço.

Prevê-se a participação em cada uma das montarias de cerca de 100 caçadores, muitos deles como habitualmente oriundos da vizinha Galiza.

Nesta sua realização do XXIII Encontro Venatório do Nordeste Transmontano, o Clube de Monteiros do Norte conta com o apoio das autarquias, Câmara Municipal de Vinhais, Juntas de Freguesia e Associações de Caçadores locais e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.


, 2009-02-12
In DTM

Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: III Encontro de Azeite e Sabores   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 13, 2009 11:51 am

.
Em Celeirós do Douro
Sabrosa


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Sd_sabrosa

III Encontro de Azeite e Sabores

O III Encontro de Azeite e Sabores animou, no passado sábado, as ruas de Celeirós do Douro. Numa iniciativa cujo principal objectivo era chamar a atenção para as potencialidades deste produto, tanto em termos gastronómicos, como em termos culturais, de tradição e de turismo, a Associação Sabrosa Douro XXI, a Câmara Municipal de Sabrosa e a Junta de Freguesia de Celeirós do Douro uniram esforços e fizeram do azeite o rei da festa, com a colaboração da Quinta do Portal e da Rota do Azeite.

A tarde iniciou-se com uma palestra pelo médico nutricionista Óscar Cerqueira, da Associação Portuguesa de Nutrição que explicou os benefícios do azeite na nossa alimentação. O Hotel & SPA de Alfândega da Fé foram os senhores que se seguiram, proporcionando, ao longo de toda a tarde, sessões gratuitas de olivoterapia, na “Casa do Lagar”. O papel do azeite na estética, não se fica pelas massagens, por isso, a Associação de Produtores do Parque Natural de Montesinho, fez uma demonstração de sabonetes de azeite e mel, utilizando para o efeito o já conhecido lagar de azeite da Quinta do Portal.

A tarde serviu ainda para proceder ao lançamento do livro “Palavras do Olival” da autoria do Eng.º Monteiro da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Houve também muita animação com Teatro, através da Companhia Viav’Arte, música e danças populares pelo Grupo de Cantares de Constantim, Grupo de Cantares da Casa do Professor de Vila Real e o rancho Folclórico da A.D.C. Sabro. Como sempre, houve também ala de Tasquinhas Típicas recheadas de petiscos confeccionados com azeite e azeite proveniente dos produtores locais.
No final houve ainda tempo para degustação e “show cooking”, pelo Chef Manuel Gonçalves do restaurante Flor de Sal, de Mirandela.


PC, 2009-02-12
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020121
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Feira da Alheira regressa depois de um ano de interregno   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 14, 2009 12:39 am

.
De 27 a 1 de Março
Mirandela


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 2822_st

Feira da Alheira regressa depois de um ano de interregno

A Feira da Alheira de Mirandela está de volta. Depois de uma paragem de um ano para «reflectir», a organização entendeu que o evento faz sentido para a promoção do concelho.

No dia da abertura da Feira, a 27 de Fevereiro, a Associação Comercial e Industrial de Mirandela deverá anunciar também a aprovação definitiva da certificação da alheira de Mirandela como produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Apesar de ser já muito conhecida, e ter uma expressão comercial significativa, a ACIM entende que vale a pena continuar a apostar numa feira que promova o produto. A conclusão resultou de um ano de “reflexão” e de um inquérito aos associados, que se mostraram favoráveis ao regresso do certame, que este ano se vai realizar de 27 a 1 de Março, no Parque do Império.

No dia da apresentação do programa da Feira, o presidente da ACIM, Jorge Morais, anunciou também que na abertura da Feira deverão poder anunciar o final de um processo que dura há três anos: a certificação da alheira de Mirandela como produto de Indicação Geográfica Protegida e que limita a sua produção a este concelho. Até agora, o produto estava apenas certificado como Especialidade Tradicional Garantida. Com este rótulo, neste momento, a alheira já é produzida por 9 indústrias. “Em 2002, tínhamos apenas quatro indústrias”, referiu Jorge Morais, para dar conta da evolução da produção. O dirigente revelou também que está em curso um projecto que visa a internacionalização da promoção do enchido, o que lhe permitirá, por exemplo, vir a participar numa feira na Alemanha.

Na Feira, além da alheira, haverá também expositores de outros produtos locais e regionais, incluindo artesanato. Nos restaurantes, a alheira será o prato principal.

Quanto ao programa de animação, além da música tradicional, vai ser organizado o “Passeio TT alheira de Mirandela”, da responsabilidade do Moto Clube de Mirandela.

Também presente na apresentação do programa da Feira, o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, prometeu “apoio incondicional” ao certame, dentro do possível, mas lembrou que a política da autarquia não é concentrar esforços numa só iniciativa como fazem alguns municípios. “Nós temos um conjunto de eventos permanentes”, disse Silvano, para acrescentar que, por isso, a Feira da Alheira não se pode comparar com outras feiras que existem na região e que são a única aposta em termos de divulgação dessas mesmas autarquias. “Conheço poucas cidade que tenham actividades desportivas e culturais o ano inteiro como nós”, concluiu o autarca.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-02-13
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 000202C2
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: FAN-Festival de Ano Novo   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 17, 2009 4:27 pm

.
FAN - Festival de Ano Novo
Trás-os-Montes


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Opera_amor_de_perdicao-tvr

Atraiu 2600 espectadores a Trás-os-Montes

Música séria para gente divertida foi o slogan do festival, que pelo terceiro ano consecutivo levou a música erudita a terras situadas para lá do Marão.

É sabido que a música clássica não tem como particularidade a atracção das massas. No entanto, tal cliché não impede Trás-os-Montes, região que durante várias décadas dispôs de pouca diversidade no que toca à oferta cultural, receba o ano novo com um festival dedicado a este tipo de música.

A edição de 2009 do FAN – Festival de Ano Novo, que se realiza nas três principais cidades desta região, contou com um acréscimo de 50 por cento na audiência, em relação ao ano anterior. Pelas principais salas do Teatro de Vila Real, Teatro Municipal de Bragança e Centro Cultural de Chaves, para além de espaços como os vila-realenses Museu da Vila Velha e Torre de Quintela, passaram nomes como os Eire Trio, Porto Guitar Trio, os Gala Lírica, o convidado especial António Victorino d’Almeida (foto) ou a interpretação da ópera Amor de Perdição, baseada no romance de Camilo de Castelo Branco.

Este último espectáculo acabou por ser, segundo o coordenador de produção e programação do Teatro de Vila Real, Rui Ângelo Araújo, «previsivelmente, o ponto alto do festival, não só pelo número de espectadores que atraiu», mas também devido às «características especiais, por se tratar duma obra que não se fazia há muitas décadas». Realçou também ao RASCUNHO o facto deste espectáculo ter sido interpretado em forma de ópera, «uma prática tão boa, mas que tem andado fora de cena».

O FAN contou também na sua programação com 10 Concertinhos, um divertido duo de violino e piano, que segundo Araújo tiveram o intuito de possibilitar ao público infanto-juvenil da região, «o primeiro contacto com a música erudita com vista a desmitificar os preconceitos em relação à música clássica».


Para terminar, destaque para as modernas instalações culturais em Bragança, Chaves e Vila Real, que oferecem aos locais mais de 400 espectáculos por ano.

Rascunho - Luisa Soares, 2009-02-17
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020320
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Festival de Sabores Mirandeses «serve» gastronomia, música tradicional, caça e artesanato   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 20, 2009 4:05 pm

.
De 20 a 23 de Fevereiro
Miranda do Douro


Festival de Sabores Mirandeses «serve» gastronomia, música tradicional, caça e artesanato

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 7889_jn

Miranda do Douro volta a ser palco dos melhores sabores regionais com a décima edição do Festival de Sabores Mirandeses, que terá lugar, de 20 a 23 de Fevereiro, no novo Pavilhão Multiusos.

Trata-se de um evento que visa promover e fomentar a competitividade de produtos tradicionais, como a horticultura, raças autóctones, entre elas a vitela mirandesa, cordeiro de raça Churra galega mirandesa e porco, bem como o artesanato regional e o folclore.
Assim sendo, no próximo fim-de-semana, 30 artesãos do concelho de Miranda do Douro irão reunir-se para darem a conhecer os seus trabalhos.

A animação estará a cargo dos grupos de Pauliteiros, de Gaiteiros e de Danças Mirandesas, bem como dos La çaramontaina, Pica Tumilho e Banda Filarmónica Mirandesa.

A par do conjunto de actividades, irá decorrer o IX Encontro Cinegético do Concelho, que integra duas batidas ao javali e o 5º Raid TT “Na volta dos Sabores”.
Os visitantes e curiosos podem, ainda, participar em arruadas, jogos tradicionais ou em oficinas de instrumentos musicais e língua Mirandesa, artesanato, mercado de produtos regionais, passeios de BTT ou, simplesmente, passear pelo rico centro histórico de Miranda do Douro.

Recorde-se que, no concelho de Miranda do Douro, predominam os produtos pecuários, nomeadamente os que estão associados às raças autóctones, como a Raça Bovina Mirandesa e o porco.

Assim sendo, a Direcção Regional de Agricultura e a Câmara Municipal de Miranda do Douro prevêem implementar Cozinhas Tradicionais, sendo que, actualmente, já estão 12 em funcionamento. Trata-se de um projecto que visa promover a comercialização de produtos regionais.

A autarquia acredita, deste modo, que, através da gastronomia e eventos associados, é possível dinamizar e desenvolver a cultura e o turismo do concelho, como o Festival de Sabores Mirandeses.

Jornal Nordeste, 2009-02-20
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020370
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mogadouro promove o «bulho com cascas»   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 28, 2009 12:53 am

.
Festival de Gastronomia
Mogadouro


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 7930_jn

Mogadouro promove o «bulho com cascas»

Promover um dos mais genuínos produtos da gastronomia mogadourense é o objectivo da 1ª edição do Festival de Gastronomia «Sabores de Mogadouro: Bulho com Cascas». A iniciativa decorre todos os fins-de-semana, em Mogadouro, de 28 de Fevereiro a 29 de Março.

O festival destaca o “bulho com cascas”, um prato típico do concelho, composto por enchido em tripa larga feito à base de ossos com carne de porco cozido com cascas (vagens de feijão seco de textura tenra).
É um prato bastante apreciado, sobretudo durante os meses mais frios, por ser uma iguaria de sabor forte e condimentada.

Ao certame aderiram nove restaurantes da vila, nomeadamente A Tasquinha, Campos, Davim, Estoril, Lareira, Primavera, Rolima e Russo. Estes espaços têm como missão dar a conhecer estes produtos endógenos.
Em simultâneo, decorre a XIV Feira Franca dos Produtos da Terra, que pretende promover os produtos nobres, oriundos da lavoura do concelho.

Enchidos, doçaria, mel, azeite, pão, folar, frutos secos são alguns dos produtos tradicionais que podem ser comprados.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado, esta é uma forma de potenciar a economia local, já que durante o certame os agricultores conseguem escorar os seus produtos.

“No que diz respeito ao Festival de Sabores é uma foram de prestar homenagem a um enchido que faz parte da nossa gastronomia, bem como às cascas que o acompanham, já que são um conjunto gastronómico muito apreciado”, concluiu o autarca.

Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2009-02-27
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 00020293
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: X Festival de Sabores Mirandeses   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 28, 2009 1:03 am

.
X Festival de Sabores Mirandeses
Miranda do Douro


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Festival_miranda

«Divulgar a terra, a língua, a cultura e os produtos mirandeses»

Teve lugar em Miranda do Douro, de 20 a 23 de Fevereiro, a décima edição do «Festival de Sabores Mirandeses», um certame onde os visitantes puderam apreciar as tradições emblemáticas daquela localidade, tanto a nível gastronómico, como cultural.

A programação do evento incluiu actividades de lazer e cultura, concertos, exposições, jogos tradicionais, mostra de produtos regionais, passeios de BTT e montarias de javali. O festival decorreu, simultaneamente, na Biblioteca Municipal no Centro de Interpretação Turístico e Ambiental, na Casa da Cultura Mirandesa e no Pavilhão Multiusos.

Manuel Rodrigo, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, garantiu que “a aposta na qualidade, é o melhor caminho para tornar este festival superior ao anterior”. “Nesta feira somente abrangemos produtos tradicionais mirandeses, incentivando sempre os produtores a apostarem na qualidade, em detrimento da quantidade, só assim conseguimos tornar este festival melhor, de ano par ano, o mesmo acontece em relação à música”, afirmou. Em relação ao objectivo inerente a este certame, o autarca não tem dúvidas, “divulgar a terra, a língua, a cultura e os produtos mirandeses”, para assim levar além fronteiras os costumes e tradições de uma “terra com elevado potencial cultural”.

Ainda inserido no “Festival de Sabores Mirandeses”, teve lugar, no primeiro dia de festividades, a inauguração da exposição “O Foral de Miranda: Modelo dos Forais novos de Trás-os-Montes”, da autoria de Olinda Santana, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A exposição, patente na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro até 20 de Abril, é constituída por 30 ilustrações das páginas de rosto de Forais Manuelinos, assim como 20 trabalhos de investigação sobre os forais transmontanos, da autoria de Olinda Santana. Na mesma sessão, foi ainda apresentado o livro: “Registo do Foral Manuelino de Miranda do Douro”, criação da mesma docente.

O décimo Festival de Sabores encerrou no dia 23, com a actuação do “Grupo de Pauliteiras Mirandanças” e o “Grupo de Danças do Centro Cultural de Sendim”.


, 2009-02-27
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smilie34Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Feira gastronómica da Ásia   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 06, 2009 4:31 pm

.
Feira gastronómica da Ásia
Sabrosa


Oportunidade para a exportação no sector do vinho e também para o azeite,

Boas ligações com o Governo Filipino, possibilitam que empresários do concelho de Sabrosa publicitem vinho e produtos da terra de Fernão de Magalhães em feira gastronómica da Ásia a decorrer já em Maio.

Na sequência das relações que a Câmara Municipal de Sabrosa tem vindo a estabelecer com o Governo Filipino, proporcionou-se mais uma visita da representante da Câmara do Comércio Filipino em Madrid, May Pioquinto, possibilitando à Associação Sabrosa Douro XXI agendar uma reunião de trabalho com os produtores de vinhos seus associados, para que planeassem a sua participação conjunta na grande “feira de Maio” a decorrer nas Ilhas do Pacífico, Filipinas, entre 30 de Abril e 3 de Maio.

Aberta a oportunidade para a exportação no sector do vinho e também para o azeite, os associados da Sabrosa Douro XXI, sentem que pode ser extremamente vantajoso o estabelecimento de trocas comerciais, enchendo os grandes “resorts”, “hotéis”, spa’s e bons restaurantes Filipinos com as marcas dos vinhos da “Terra de Fernão de Magalhães” capazes de competir em grandes mercados de excelência pois são do melhor que se faz, no Douro e no Mundo.

, 2009-03-06
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 000202C1
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Valpaços Capital do folar   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 26, 2009 4:10 pm

.
Valpaços Capital do folar
Valpaços


Organização prevê superar os 70 mil visitantes da anterior edição

O folar e produtos regionais voltam a ser os protagonistas da Feira do Folar – Produtos da Terra e Seus Sabores, que decorre no Pavilhão Multiusos de Valpaços, de 3 a 5 de Abril.

O certame, que já vai na 11ª edição, será destino obrigatório para milhares de apreciadores de folar que poderão passar os olhos pelos vários produtos regionais apresentados pelos 70 expositores presentes na iniciativa.

A par do crescimento e afirmação da Feira do Folar, desde que foi criada há 11 anos, a organização prevê que o número de visitantes e volume de negócios continuem a aumentar nesta edição. “Queremos superar os 70 mil visitantes do ano passado e o volume de negócios que, em 2008, chegou a 1,25 milhões de euros”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares.

Além do folar e produtos da terra, como azeite, fumeiro e vinho, entre outros, os visitantes podem passar pela nova secção dedicada à venda de máquinas agrícolas. “É a novidade do certame e vem na sequência da procura e interesse de várias pessoas do concelho ligadas à agricultura”, explicou o autarca.

A inauguração do evento, no próximo dia 3 de Abril, contará com a presença do secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira.

Recorde-se que a organização prevê investir 100 mil euros na realização da Feira do Folar

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-03-26
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: XI Feira do Folar promete novidades e recordes   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 30, 2009 1:21 pm

.
3, 4 e 5 de Abril
Valpaços


XI Feira do Folar promete novidades e recordes

Esta feira de entrada livre é um dos ícones mais emblemáticos da região de Trás-os-Montes, e este ano, apesar da crise, espera-se a vinda de 70 mil visitantes, que farão movimentar mais de 70 toneladas de folar e 12 de fumeiro.

Haverá cerca de 50 stands no Pavilhão Multiusos de Valpaços, onde estarão representados restaurantes e tabernas típicas. Apesar de o folar ser o “rei”, haverá variadíssima gastronomia regional à disposição dos milhares de visitantes esperados.

Este ano, para além dos produtores de folar e enchidos, das cooperativas de vinho e azeite, do artesanato, haverá ainda vendedores de máquinas agrícolas.

As jornadas gastronómicas dos restaurantes e tasquinhas, que decorrerão durante os três dias de feira, são uma das acções que mais se destaca. Além disso também haverá actividades desportivas associadas às gastronómicas, tais como a 6ª Raid TT “Rota do Folar”, com motos TT e Jeeps, que decorrerá de 3 para 4 de Abril, e o 7º passeio de cicloturismo da Feira do Folar, no dia 7. A animação musical ficará a cargo de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos musicais e também de uma rusga de concertinas.

Espigueiro, 2009-03-30
In DTM

king queen
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: V Feira de Saberes e Sabores   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 09, 2009 2:44 pm

.
Capital das Arribas
Miranda do Douro


Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 8210_jn

Sendim recebe V Feira de Saberes e Sabores

A Capital das Arribas será o palco da V Feira de Saberes e Sabores, que acontecerá no próximo fim-de-semana, numa organização da Junta de Freguesia de Sendim, com os apoios da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Governo Civil de Bragança, e Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, entre outros.

Nesta feira poderá aproveitar para fazer um passeio pedestre pelo “carreirão” das Arribas, ver luta de touros de raça mirandesa, apreciar espectáculos dos gaiteiros e pauliteiros da região ou assistir ao encontro de músicos sendinenses. No certame poderá ainda degustar os vinhos locais, provar o fumeiro e os folares tradicionais.

Na sexta-feira, após a abertura do certame destaque para a actuação do Grupo de Pauliteiros de Sendim e do Grupo Folclórico Infantil da vila. Pela noite poderá assistir ao espectáculo de música tradicional mirandesa “Trasga”. No sábado à noite, a animação ficará a cargo do Grupo NEFUP- Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, com a apresentação do “Dianho da Bruxa”.

No domingo, pelas 15 horas, ocorrerá a chega dos bois mirandeses no campo de futebol, numa organização da Comissão de Festas de Santa Bárbara. Termina assim, em beleza, mais uma edição da Feira de Saberes e Sabores.


Vanessa Martins, Jornal Nordeste, 2009-04-09
In DTM

Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos   Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Feiras, Certames, Convívios, Encontros, etc., Transmontanos
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Promover produtos regionais
» Desemprego
» Ilustres Transmontanos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Economia :: Nacional-
Ir para: