Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Pelos trilhos de Santiago

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Pelos trilhos de Santiago   Pelos trilhos de Santiago Icon_minitimeSex maio 14, 2010 11:47 am

.
Pelos trilhos de Santiago
Distrito de Bragança


Pelos trilhos de Santiago 10323_jn

Cerca de 50 caminheiros palmilham os locais mais recônditos rumo a Santiago de Compostela

O dia começa cedo para os cerca de 50 caminheiros, portugueses e espanhóis, que dedicam a manhã de domingo a caminhar pelos trilhos mais recônditos, que, outrora, eram usados pelos peregrinos rumo a Santiago de Compostela (Espanha).

O objectivo é chegar àquela localidade espanhola em Setembro, depois da passagem por inúmeros locais carregados de história.

Inactiva durante 15 anos, a Associação Cultural Transmontana dos Amigos dos Caminhos de Santiago (ACTACS) renasce com as jornadas iniciadas, no passado mês de Março, em Zamora (Espanha), que pretendem divulgar e dar vida aos caminhos que atravessam o distrito de Bragança, nomeadamente o troço da via da Prata, que vai de Alcanices a Segirei.

Pelo caminho, os participantes nas caminhadas têm contacto com a arte, literatura, folclore e outras manifestações ligadas aos caminhos. A beleza das paisagens, as tradições, o artesanato, os monumentos e a gastronomia da região também fazem parte destas jornadas, que aliam o exercício físico ao conhecimento histórico.Por isso, explorar a natureza e a história que está por detrás dos Caminhos de Santiago é a principal missão destes 50 aventureiros.

A presidente da ACTACS, Ana Maria Afonso, salienta que a nova etapa abraçada pela associação visa divulgar os Caminhos de Santiago para que os caminheiros escolham a via da Prata para irem a Santiago no ano Jacobeu de 2010.

Limpeza de caminhos e colocação de sinalética definitiva nos Caminhos de Santiago são actividades previstas no âmbito do novo projecto

Para alcançar esta primeira meta, a par da divulgação, a colectividade também pretende melhorar a sinalização, através da colocação de painéis definitivos de acordo com a sinalética normalizada, efectuar a limpeza de caminhos e perspectivar a criação de novos albergues.
Recorde-se que o caminho português da Via da Prata nasce do lado de lá da fronteira, em Zamora, segue as terras de Muelas, Alba, Aloste, Trás-os-Montes e passa, ainda, por outras povoações e lugares em direcção a Compostela, assumindo-se como um dos mais antigos caminhos do Jubileu.

Entre as actividades previstas no âmbito do novo projecto, destaque para a manutenção e marcação dos Caminhos de Santiago em colaboração com as Juntas de Freguesia, para a criação de roteiros, bem como organização de tertúlias com os congéneres espanhóis.
A associação pretende, ainda, solicitar à Câmara Municipal de Bragança a cedência das instalações de uma antiga escola primária para estabelecer a sua sede e, ainda, criar uma página na Internet para divulgar a informação.


Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-05-14
In DTM

Pelos trilhos de Santiago Rolleye
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Oito Municípios vão dinamizar Caminho Português Interior de Santiago   Pelos trilhos de Santiago Icon_minitimeQua Mar 30, 2011 11:44 am

.
Distritos de Vila Real e Viseu
Vila Real


Oito Municípios vão dinamizar Caminho Português Interior de Santiago

O território do Projecto de Marcação e Dinamização do Caminho Português Interior de Santiago a ser implementado no Interior de Portugal abrange 160 quilómetros (entre Viseu e Chaves) que integram a área geográfica dos distritos de Viseu e Vila Real.

Os concelhos que fazem parte desta rede que vai ser desenvolvida são os Municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. As entidades regionais de turismo e os bispados também integram esta parceria inter-regional.

Esta iniciativa, inédita no território nacional, surge sustentada pelas autarquias que vão conjugar esforços ao disponibilizar recursos próprios nas respectivas áreas de intervenção, e que vão desde as infra-estruturas aos recursos humanos necessários para a dinamização deste projecto de turismo religioso e de lazer. Os recursos próprios das autarquias e as sinergias com projectos locais em curso levam a que novos investimentos sejam ínfimos.

A par da marcação e dinamização no caminho, é de realçar a reconversão de edifícios públicos que estão a definhar, nomeadamente antigas escolas, casas florestais e apeadeiros, em futuros albergues de peregrinos que vão revitalizar as aldeias atravessadas.

Com a implementação da rede são esperadas milhares de pessoas que caminhem em segurança ao longo do percurso e, além de aproveitar a marca internacional Caminhos de Santiago, o projecto – como o caminho – tem duplo sentido que leva à utilização da via na Peregrinação a Fátima.

Ambas as situações vão reforçar as potencialidades transfronteiriças e de desenvolvimento social que advirão da implementação deste caminho no Interior de Portugal e que surge como uma vontade intra-concelhia de resiliência à desertificação e aos pacotes turísticos já massificados.


Espigueiro, 2011-03-30
In DTM

Pelos trilhos de Santiago Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Oito municípios vão dinamizar caminho de Santiago   Pelos trilhos de Santiago Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 2:22 pm

.
Turismo religioso
Distrito de Vila Real


Oito municípios vão dinamizar caminho de Santiago

Oito municípios dos distritos de Viseu e Vila Real vão marcar e dinamizar o caminho interior de Santiago, que se estende ao longo de 160 quilómetros, num projeto que visa dinamizar o turismo religioso e de lazer.

Os municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Chaves e Vila Pouca de Aguiar assinam o protocolo de cooperação a 07 de abril, neste último concelho.

As entidades regionais de turismo e os bispados também integram esta parceria inter-regional.

Lusa, 2011-04-01
In DTM

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Caminho interior de Santiago    Pelos trilhos de Santiago Icon_minitimeTer Nov 15, 2011 3:36 pm

.
Caminho interior de Santiago
Distrito de Vila Real


Trajecto entre Viseu e Chaves inaugurado na primavera

Os 160 quilómetros do caminho interior de Santiago, que ligam Viseu à fronteira, em Chaves, vão ser inaugurados oficialmente na primavera depois da limpeza, sinalização e construção dos albergues nos oito concelhos envolvidos no projecto.

Manuel Marques, administrador da VitaAguiar, empresa municipal de Vila Pouca de Aguiar que está a coordenar o projecto, disse hoje à Agência Lusa que a \"abertura internacional\" destes caminhos será feita em coordenação com a Fundação Jacobeu, da Galiza.

O projeto envolve os municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Chaves e Vila Pouca de Aguiar. A reativação do percurso entre Viseu e Chaves foi feita tentando reutilizar ao máximo o trajeto original, facto nem sempre possível devido a algumas partes terem desaparecido ou terem sido cortadas por novas vias de comunicação.

Nestes casos, o que se fez foi escolher alternativas o mais próximas possível ao percurso original, que constituíssem, ao mesmo tempo, soluções viáveis para os peregrinos e pedestrianistas. O primeiro troço abre este domingo, no concelho de Vila Real, ligando Relvas e São Tomé do Castelo, com uma caminhada organizada pela autarquia local e a Associação de Caminheiros. Depois, segundo Manuel Marques, nos fins de semana seguintes serão inaugurados os restantes troços concelhios.

Os municípios estão a utilizar mão-de-obra própria, custos fixos de cada autarquia, para limpar e marcar os caminhos. Também são os técnicos das câmaras que estão a preparar uma plataforma na Internet que permitirá aos caminheiros antecipadamente fazer a descarga de toda a informação, quer a nível de caminhos, alojamentos, restauração, tradições de cada uma das terras ou das festas na aldeia. Este será, segundo Manuel Marques, um \"caminho de dois sentidos\". O objetivo é atrair turistas religiosos e de lazer que queiram seguir para Santiago de Compostela, mas também os peregrinos que seguem para Fátima.

\"Temos esperança que se transforme num pólo de desenvolvimento, uma vez que este percurso vai atravessar zonas de interesse natural e patrimonial e irá trazer uma mais valia para todas estas vilas e aldeias\", frisou. Manuel Marques referiu que haverá pelo menos um albergue de 30 em 30 quilómetros, alojamentos que nascerão em escolas ou estações de caminho de ferro desativadas.

Caminheiros dos oito municípios vão criar uma associação dos caminhos interiores de Santiago, a quem caberá também controlar e avaliar este percurso. As entidades regionais de turismo e os bispados também integram esta parceria inter-regional.

Lusa, 2011-11-14
In DTM


Pelos trilhos de Santiago 0002035A
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Peregrinos partem de Bragança rumo a Santiago de Compostela    Pelos trilhos de Santiago Icon_minitimeSáb Mar 31, 2012 3:43 pm

.
«Via de la Plata»
Bragança


Pelos trilhos de Santiago Peregrinos_site

Peregrinos partem de Bragança rumo a Santiago de Compostela

Mais de uma dezena de peregrinos partiram esta quarta-feira de Bragança para uma caminhada de mais de uma semana, rumo a Santiago de Compostela. Uma iniciativa da Associação Cultural Transmontana dos Amigos dos Caminhos de Santiago, uma associação que tem já 15 anos.

Graça Pombo, da direcção explica que esta é a primeira vez que a caminhada é feita de forma contínua. “Vamos terminar na sexta-feira santa em Santiago de Compostela. Há dois anos fizemos por etapas com uma associação de Zamora.

No ano passado a nossa associação também fez e organizamos em fins-de-semana, fomos fazendo por etapas. Esta é a primeira vez que vamos fazer de uma forma contínua\". E acrecenta que o percurso é muito antigo.: \"O percurso é o mais antigo da Península Ibérica.

É a Via da Plata, que vem de Sevilha e que passa aqui em Bragança. Temos a sorte de ter esta riqueza, é um caminho muito antigo e que nos permite chegar a Santiago com todo o prazer. É um caminho muito bonito, que passa muitas vezes por calçadas romanas…”.

Antes de partirem, às 8 da manhã, os peregrinos contaram com a bênção do bispo da diocese Bragança-Miranda. Dom José Cordeiro salienta que percorrer os caminhos de Santiago é muito importante para os cristãos.“A peregrinação é a metáfora da vida do homem e da vida do cristão em especial.

Os caminhos de Santiago na tradição da Igreja constituem essa metáfora de uma forma mais visível, tanto que se dizia popularmente «quem não vai em vida, vai depois da morte a Santiago»… E o ir a Santiago, no fundo, é o caminhar pela vida, levando o essencial, como aquilo que constitui a barragem de cada peregrino e, sobretudo alimentar a sua fé, sabendo que a vida humana é uma viagem, é uma peregrinação…Depois feita em grupo, como fazem estes peregrinos de hoje, cultiva ainda mais os valores humanos e cristãos ao longo da caminhada”.

Durante o percurso vão-se juntando mais peregrinos ao grupo. E outros admitem que não vão a pé até ao final. A fé e o companheirismo estão entre as razões mais apontadas para caminhar rumo a Santiago de Compostela.“É a segunda vez porque gosto de ir a Santiago e gosto de todo o companheirismo que fizemos durante o percurso. Damos continuidade a isso”, sublinhou Emelda Veloso.

“Eu vou no sentido de caminhar. Gosto de caminhar, portanto aproveito o companheirismo, mais nesse sentido também. Já tinha ido no ano passado mas só fiz uma parte. Este ano só vou até Verin”, confessou Adélia Ferreira.

“Este caminho já vem de Espanha. Diz-se que viria de Astorga, passando por Zamora, Quintanilha, de Quintanilha a Palácios… Os peregrinos na idade média seguiam esta rota, a chamada «Via de la Plata», constatou António Pombo. Uma tradição secular que continua a mover peregrinos.


Brigantia, 2012-03-30
In DTM

Pelos trilhos de Santiago Images?q=tbn:ANd9GcTr0N5lNeaZ7RN5bPFJLT5vCRYZSjHBWewNpx8juBaxb0SLK-cpjfYh
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Municípios promovem na Galiza trajecto luso dos Caminhos de Santiago    Pelos trilhos de Santiago Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 10:52 pm

.
Aposta no turismo religioso
Distrito de Vila Real


Pelos trilhos de Santiago Caminheiros

Municípios promovem na Galiza trajecto luso dos Caminhos de Santiago

O caminho português interior de Santiago estende-se por 205 quilómetros e será inaugurado a 24 de Abril, em Viseu, devendo atrair cerca de 50 mil turistas.

Os oito municípios responsáveis pela dinamização do caminho português interior de Santiago, entre Viseu e Chaves, distribuíram hoje, pelas ruas de Santiago de Compostela, desdobráveis e t-shirts para divulgar o trajecto que será inaugurado em Abril.

A acção de rua foi realizada por representantes das câmaras de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Chaves e Vila Pouca de Aguiar, que, simultaneamente, apresentaram, na loja da Entidade Regional Porto e Norte, em Santiago de Compostela, o percurso português.

Pelas ruas de Santiago de Compostela, os representantes iam abordando as pessoas entregando-lhes desdobráveis e t-shirts alusivas ao trajecto fazendo referência que, a partir de agora, têm um novo percurso disponível.

O caminho português interior de Santiago estende-se por 205 quilómetros, em território português, será inaugurado a 24 de Abril, em Viseu, e deverá atrair cerca de 50 mil turistas.

O vice-presidente da Entidade Regional Porto e Norte, Júlio Meirinhos, afirmou à Lusa que a aposta no turismo religioso tem sido \"estratégica e fortíssima\" porque tem tido uma procura crescente.

Reactivar o caminho interior de Santiago é, na opinião do responsável, uma forma de promover os vinhos, gastronomia, paisagem e cultura dos diferentes municípios. E prova disso, salientou, é que o número de turistas na região norte está em crescendo, pelo que o sector da restauração e hotelaria têm registado números expressivos.


, 2012-04-11
In DTM

Pelos trilhos de Santiago Images?q=tbn:ANd9GcRKkHmVpq1A-tPi6UPnijOKB4aBJKN06VFIacP3yJglKft_6r1I31gGcw
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pelos trilhos de Santiago Empty
MensagemAssunto: Re: Pelos trilhos de Santiago   Pelos trilhos de Santiago Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pelos trilhos de Santiago
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Douro Alliance
» Douro vinhateiro
» Livros
» Espanha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: