Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bragança 2

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança 2   Bragança 2 Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 11:18 am

.
Motivos pessoais
Bragança


António Carvalho demite-se da ACISB

António Carvalho deixou a presidência da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB). A demissão foi formalizada em meados de Janeiro, mas só foi comunicada aos sócios na última assembleia-geral, que decorreu na passada sexta-feira.

O presidente demissionário alegou motivos pessoais e profissionais para deixar o cargo. Depois de doze anos na presidência, António Carvalho não chegou a completar um ano daquele que seria o seu último mandato à frente da ACISB.

A presidência foi assumida pelo vice-presidente, Jorge Alves, que vai completar o mandato até Março de 2014. O novo presidente disse ao Jornal NORDESTE que já não tencionava candidatar-se nas últimas eleições, que decorreram em Março do ano passado, mas garante que vai assumir as suas responsabilidades para o bem da associação.

“Da forma como a associação está e, neste momento, com uma maior perturbação com a queda da direcção, entendemos que era pernicioso para a própria associação uma maior perturbação. E nestas circunstâncias cá estamos apara assumir as nossas responsabilidades”, realça o novo presidente.

Jorge Alves garante que vai continuar a trabalhar para ajudar os associados a ultrapassar a crise.
\"Temos muitos associados a passar dificuldades, quer sob o ponto de vista laboral, quer fiscal, como ainda monetário e financeiro e a associação estará presente para os ajudar. Se for necessário, os nossos associados com dificuldades intransponíveis, também os ajudaremos, como já aconteceu, a saírem do mercado da forma mais nobre possível”, garante o novo presidente.
O responsável defende, ainda, uma centralização do comércio na cidade de Bragança.
No ano passado, a ACISB apresentou resultados positivos, mas Jorge Alves teme este ano um agravamento da situação financeira.

Por resolver está, ainda, a questão do IVA da construção da sede, que a associação considera dedutível, mas a Administração Fiscal entendeu o contrário. O processo corre, ainda, no Tribunal Administrativo de Mirandela

Jornal Nordeste, 2012-04-04
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança vai precisar da ajuda do exército para garantir água à população   Bragança 2 Icon_minitimeDom Abr 08, 2012 11:20 am

.
Com plano de emergência
Bragança


Bragança 2 Cmb_edificio2

Bragança vai precisar da ajuda do exército para garantir água à população

A câmara de Bragança necessitará da mobilização de meios de todo o país, incluindo a intervenção do exército, para garantir o abastecimento de água à população se a seca se prolongar, disse hoje a autarquia.
Este é o pior dos cenários, que contempla também um pedido de ajuda a Espanha, e está a ser trabalhado num plano de emergência que deverá estar pronto dentro de pouco mais de uma semana.

O vice-presidente da autarquia, Rui Caseiro, explicou hoje à Lusa que o plano contemplará «os vários cenários possíveis» e está a ser elaborado devido à possibilidade de uma ruptura total das reservas.

O município está a viver uma situação «inédita» de falta de água, que já obrigou a recorrer aos sistemas alternativos com quatro meses de antecedência, devido à seca.

As reservas estão a níveis do Verão e a única albufeira para abastecimento aos 35 mil habitantes da cidade, a da Serra Serrada, não conseguiu encher durante o Inverno.

A situação «só melhorará se chover em Abril e Maio», segundo Rui Caseiro, mas a autarquia está a preparar-se para o pior dos cenários, avançando, pela primeira vez, com um plano de emergência.

O plano está a ser preparado em parceria com a Autoridade Nacional da Protecção Civil, o Ministério do Ambiente, através de organismos como o INAG (Instituto Nacional da Água) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Rui Caseiro prevê que esteja pronto «no final da primeira quinzena de Abril», depois de um levantamento dos meios necessários e disponíveis.

De acordo com o autarca, no pior dos cenários, serão necessários «setenta camiões cisterna» a transportar água 24 por dia para os depósitos da cidade, o que implica uma mobilização de meios da Protecção Civil de todo o país.

Neste cenário, será também necessária a intervenção do exército, segundo ainda Rui Caseiro, e a ajuda de Espanha, através de uma unidade militar de Leon, cidade com a qual Bragança mantém, há vários anos, uma cooperação transfronteiriça.

Uma operação deste género poderá ter um custo de 1,8 milhões de euros, segundo dados já avançados anteriormente pela autarquia.

O plano visa ter tudo preparado para não deixar a população sem água, principalmente durante o verão, época em que os consumos disparam, devido às condições climatéricas e ao aumento da população com a chegada dos emigrantes para férias.

A câmara de Bragança já tinha um plano de contingência que accionou várias vezes nos últimos anos, nomeadamente em Outubro, com camiões cisterna dos bombeiros a transportarem água para os depósitos do concelho, mas numa escala menor e menos abrangente do que os cenários contemplados no plano de emergência.

O problema da falta de água em Bragança deverá fica resolvido com a construção da barragem de Veiguinhas, recentemente aprovada pelo Ministério do Ambiente, depois de vários chumbos por se localizar no Parque Natural de Montesinho.

O projecto com mais de 30 anos vai completar o sistema de abastecimento do Alto Sabor, mas a construção só deverá iniciar-se dentro de um ano, pelo que a autarquia terá de continuar a procurar alternativas para garantir água à população em situações de seca como actual, até a nova albufeira estar operacional.


Lusa, 2012-04-06
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcRRK-qXfq2-CgVaF_nrjde12ZyKRv9GTLlLoUEhZ00vgVtalSQOOdsH
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Instituto Politécnico de Bragança aposta nas relações com o Oriente   Bragança 2 Icon_minitimeTer maio 08, 2012 4:00 pm

.
Centro de Estudos Orientais
Bragança


Instituto Politécnico de Bragança aposta nas relações com o Oriente

Depois de terem chegado ao IPB, em Setembro passado, 24 alunos da Universidade de Nanjin, para estudarem a Língua Portuguesa, agora o intercâmbio alarga-se a mais quatro universidades da República Popular da China.

No próximo mês de Setembro, o número de alunos deverá subir para perto de 80 e em 2013 deverá chegar aos 300. Na Última Hora fomos perceber como está a decorrer esta experiência.
Uma situação que o presidente do Politécnico atribui ao interesse, dos orientais, pela Língua Portuguesa e pelas oportunidades que o mundo da lusofonia pode oferecer.

Esta ligação à Ásia será selada também com abertura de um Centro de Estudos Orientais, que ficará sediado em Bragança e servirá todo o norte do País.

, 2012-05-08
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcS-ageThTVLiyHGbWjNMwPzvvo8W-hNmQgItHwQtDbh7yxHi9zazJFM
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Harmonização da tarifa da água faz disparar fatura em aldeias de Bragança    Bragança 2 Icon_minitimeQui maio 31, 2012 10:37 am

.
Duplo roubo
Bragança


Bragança 2 Agua-torneira

Harmonização da tarifa da água faz disparar fatura em aldeias de Bragança

A anunciada harmonização das tarifas da água soa a injustiça às populações de várias aldeias de Bragança que construíram com o trabalho dos seus habitantes as infraestruturas para o abastecimento.

Foram \"os antigos\" que abriram as valas, doando dias de trabalho à comunidade, uma das razões da contestação aos aumentos que ameaçam levar parte importante das parcas reformas destas gentes.

Igualdade para os habitantes de Rebordãos não é pagar o mesmo que Lisboa porque já \"pagaram\" para ter acesso a um bem essencial e não têm os mesmos rendimentos que aqueles que vivem na capital.

Lusa, 2012-05-31
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcSycugp5fuffefdr6Xe3s7l8J2u9FRDaphqYdkCRThyw_B2xpLe8bI
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Desaparecimentos de 23 idosos   Bragança 2 Icon_minitimeSáb Jun 16, 2012 2:26 pm

.
Em menos de cinco anos
Distrito de Bragança


Bragança 2 Gnr_agentes

Desaparecimentos de 23 idosos

A GNR de Bragança registou, em menos de cinco anos, o desaparecimento de 23 idosos, três dos quais nunca foram encontrados e seis apareceram sem vida, revelou hoje aquela força de segurança.

O caso mais recente ocorreu em maio, na aldeia de Quintanilha, no concelho de Bragança, onde um idoso utente do lar local desapareceu, durante um passeio, e as autoridades permanecem sem pistas sobre o seu paradeiro, depois de vários dias de buscas, entretanto suspensas.

A este caso juntam-se mais quatro nos primeiros meses de 2012, que acabaram por ser encontrados com vida, segundo relatou à Lusa Rui Pousa, das Relações Públicas do Comando Distrital de Bragança da GNR.

Os dados são relativos à área de influência desta força de segurança, responsável pela maior parte do território do distrito de Bragança, à das duas maiores cidades, as de Bragança e Mirandela.

As ocorrências em 2012 aproximam-se dos números dos dois anos com mais casos dos últimos cinco, concretamente o de 2009, com sete desaparecimentos, e o de 2010, com seis.

Dos sete idosos que as autoridades procuraram em 2009, cinco foram encontrados sãos e salvos e dois sem vida.

No ano de 2010, quatro pessoas foram encontradas com vida e duas nunca apareceram.

As autoridades conseguiram encontrar com vida os dois desaparecidos de que tiveram conhecimento em 2008.

Já em 2011, dos três idosos que procuraram apenas um foi encontrado com vida.

Desde 2008 até ao atual momento, a GNR teve conhecimento do desaparecimento de 23 idosos, a maioria dos quais foram encontrados bem (14), seis sem vida e três nunca apareceram.

As causas da morte são desconhecidas destas estatísticas, embora, do conhecimento direto que a GNR tem destes casos, seja possível àquele responsável apontar que, em pelo menos um deles, o idoso acabou por sucumbir devido a hipotermia.

Estes desaparecimentos estão muitas vezes associados a doenças do foro mental, como Alzheimer, que fazem com os idosos se desorientem.

Para o responsável da GNR, estes casos “são sempre dramáticos, sobretudo para as famílias nas situações em que as pessoas nunca aparecem”.

“Custa-nos muito não conseguir encontrar a pessoa”, sublinhou.


Lusa, 2012-06-14
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Feira do Livro pode regressar a Bragança    Bragança 2 Icon_minitimeSáb Jun 16, 2012 2:32 pm

.
Paulo Xavier não desiste
Bragança


Bragança 2 Pauloxavier_jn

Feira do Livro pode regressar a Bragança

Depois de um ano de interregno, a Feira do Livro de Bragança poderá vir a realizar-se em Setembro.Ainda não é certo que o certame venha ser organizado, mas a Junta de Freguesia da Sé está a envidar esforços para que a mostra regresse à cidade.

Em 2011, junta e câmara entenderam suspender a Feira do Livro.Mas a 23ª edição poderá regressar este ano.“Poderá fazer-se mas noutra data. Ainda estamos a ponderar e vamos ver como é que as coisas correm”, refere o presidente da junta de freguesia da Sé.

“No ano passado não a fizemos pois a logística é muito cara e nos últimos anos a câmara queria sempre que a feira se fizesse na Praça do Centro Cultura e os próprios livreiros nos diziam que as pessoas não íam ali, que o espaço era escondido”, acrescenta.Paulo Xavier adianta que a próxima Feira do Livro de Bragança terá um novo figurino.

“Este ano, estamos a pensar a uma escala completamente diferente, muito mais prática, mas também mais pobre”, refere, salientando, que “terá também uma dinâmica comercial diferente”.“É uma hipótese que está em cima da mesa.

Estamos a apontar para o mês de Setembro, por isso ainda não demos por adquirido que não se vai fazer a Feira do Livro”, afirma. Quanto ao espaço, o responsável diz que “será sempre ligado a uma artéria comercial. Estamos a pensar na rua pedonal”.

A Brigantia procurou ouvir a vereadora da cultura da câmara de Bragança, mas Fátima Fernandes não quis pronunciar-se sobre este assunto

Brigantia, 2012-06-14
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ3t99G_YIf34gfGTqMH7-QlvB08Gfhs92TRnj-w0AMMbkYP0AsRB_S
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Rotas turísticas mal geridas    Bragança 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 4:42 pm

.
Rotas turísticas mal geridas
Distrito de Bragança


Bragança 2 13541_jn

Sucesso do turismo na região está dependente da criação de parcerias entre todos os intervenientes

A gestão das rotas turísticas criadas no distrito de Bragança não é a adequada para dinamizar a região. A constatação é do administrador delegado do Turismo Porto e Norte de Portugal, Carlos Ferreira, que defende que o distrito de Bragança tome como exemplo outras rotas que funcionam, como é o caso da Rota do Românico, no Vale do Sousa.

O responsável participou, no passado sábado, numa mesa redonda sobre o tema \"Panorama mundial do mercado da castanha e perspectivas de valorização turística dos territórios dos castanheiros\", inserida no Capítulo de Primavera da Confraria Ibérica da Castanha.

Carlos Ferreira disse que o grande problema é que as rotas não integram os parceiros locais. “Estas rotas foram criadas num tempo em que a forma de criar rotas era um pouco o desenho no papel e é verdade que depois não se pensou na continuidade da gestão dessas rotas”, constata o responsável.

No entanto, o representante da entidade regional de Turismo realça que no caso da Rota da Terra Fria ainda é possível corrigir os aspectos que estão a encravar o seu funcionamento e enveredar por outras formas de gestão.
O responsável defende que a região olhe para os casos de sucesso. “Se eles fazem assim, se calhar fazendo desta forma, adaptando ao contexto do nosso território e às valências que tem a nossa rota, se calhar pode-se fazer funcionar isto melhor”, salienta Carlos Ferreira.
Rotas que já são casos de sucesso devem servir de exemplo para dinamizar os territórios.

O responsável adianta, ainda, que a entidade regional de turismo, no contexto da NUT II, tem uma experiência sobre o território, pelo que pode ajudar a coordenar novas formas de gerir as rotas, apoiando-se nos casos de sucesso.

O debate contou, ainda, com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, Carlos Duarte, que defende o envolvimento de todos os parceiros locais, regionais e, até, nacionais, na elaboração dos projectos turísticos. O objectivo é ganharem escala e valorizarem os recursos endógenos, através de uma gestão em rede.

Jornal Nordeste, 2012-07-05
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcSj5sT5Z7RX4GeKy5aWbscl8CylC8rLAiOGIN91QAzvTdDSzh5d9RtI9A
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Encontro de gerações reúne duas mil pessoas   Bragança 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 4:54 pm

.
No castelo de Bragança
Bragança


Bragança 2 Velhotess

Encontro de gerações reúne duas mil pessoas

Cerca de duas mil pessoas participaram no 9º Encontro de Gerações do concelho de Bragança. Este ano, o Castelo foi o local escolhido para o convívio entre jovens e idosos, depois de a iniciativa já ter percorrido todos os santuários do concelho.

No ano em que se assinala o envelhecimento activo e a solidariedade inter-geracional, o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, diz que este evento é «para muitas das pessoas que participam é um momento único». «É um dia em que a emoção é diferente e que eles anseiam por este encontro durante o ano».

O encontro juntou as diferentes gerações e proporcionou um dia diferente, sobretudo aos mais velhos, como realça José Prada, presidente da Junta de Freguesia de Nogueira, que disse que «é um dia que para os mais novos representa pouco, mas para os mais velhos é um dia diferente no ano».

Destaque ainda para a participação da Cruz Vermelha da cidade, que prestou apoio aos idosos, através da medição da tensão arterial e colesterol, «com uma equipa de enfermagem que fez este trabalho gratuitamente». Entre os participantes, a opinião foi unânime.

O Encontro de Gerações é importante e é para continuar.Teresinha Santos conta que «é o primeiro ano» que vai o encontro e que está «muito contente». Adriano Rodrigues, presidente da junta de freguesia de Rebordãos diz que «é um dia diferente que a gente mais idosa do meiro rural e da cidade vai passar».

O 9º Encontro de Gerações do concelho de Bragança foi organizado pela autarquia local.

Brigantia, 2012-07-09
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcSj8K0XyjI8A8W9cuDBOzI4G6IVjtDcWccCHfUu1hW4M56nghULgXNJ
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: O que se pisa é ouro no Planalto de Jales   Bragança 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 4:56 pm

.
No Planalto de Jales
Vila Pouca de Aguiar


Bragança 2 Ouro_jales

O que se pisa é ouro no Planalto de Jales

Prospecção e pesquisa de ouro estão em vias de regressar a uma região que teve das mais importantes minas do Império Romano. Habitantes e autarcas perspectivam dias melhores.

No Planalto de Jales, em Vila Pouca de Aguiar, diz-se que o que se pisa é ouro. A história parece confirmá-lo.

As minas de Tresminas terão sido das mais importantes do Império Romano e eram geridas directamente pela guarda do Imperador. O auge da exploração de ouro terá ocorrido durante os séculos I e II. Depois, também os portugueses exploraram o filão do ouro em Campo de Jales até meados dos anos 90.

Augusto Silva foi mineiro durante 33 anos. A uma profundidade de 650 metros, o trabalho era duro, mas orgulha-se de ter tocado ouro com as suas mãos. \"Tirei muitas toneladas de ouro cá para fora\", conta. O minério extraído da Mina vinha em pedras: \"Eram pedras em azul que tinham algumas pintinhas em amarelo, que é o arsénico. O azul é que era o ouro\".

Luís Delgado também trabalhou nas antigas Minas de Jales e não tem dúvidas de que a zona \"é rica em ouro\". Sustenta a sua convicção com \"as próprias pesquisas que têm sido feitas\" e não esconde a satisfação por ver o regresso das prospecções - e possível exploração de ouro - à terra. \"Será uma grande riqueza, será ouro sobre azul.\"

O fecho das minas foi um duro castigo para a região, mas o sol pode voltar a brilhar devido a um concurso lançado pelo Governo para retomar a prospecção e pesquisa de ouro. Norberto Pires, presidente da Junta de Freguesia de Vreia de Jales, diz que a história confirma a existência de subsolo dourado e perspectiva um futuro rico, já que a exploração de ouro \"fixará de nova as pessoas na terra\".

Norberto Pires refere que, \"desde o fecho das antigas minas até agora, houve uma perda de população na ordem dos 20%\". \"Da forma como está, tudo será oportunidade para fixar pessoas e atrair outras e assim desenvolver a economia\", sublinha.

Trinta quilos de ouro por mês
Atrair pessoas e desenvolver o concelho é também o que antevê Domingos Dias, presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, que sorri com a possibilidade de voltar a ser explorado ouro no concelho. \"Chegaram a trabalhar 800 trabalhadores nas minas de Jales, no pico das explorações, e eram extraídos 30 quilos de ouro por mês - um quilo por dia\", revela.

O autarca realça que há \"uma mais-valia muito grande em Jales\", que espera ver repercutida no concelho \"com a criação de emprego e de riqueza\".

Esta quinta-feira pode bem ser um dia de ouro para as terras de Jales - vai ser conhecida a empresa que vai fazer prospecções e pesquisas do metal precioso. Ao vencedor será concedida uma área para a exploração experimental pelo período de três anos e uma outra área adjacente para prospecção e pesquisa.

Nesta primeira fase, a empresa que vencer tem um caderno de encargos que prevê um investimento que ronda os dois milhões de euros. Passados os três anos iniciais, pode ser solicitada uma concessão definitiva e, com isso, pode arrancar a exploração normal. Caso se concretize, prevê-se que o investimento possa rondar os 100 milhões de euros.

Olímpia Mairos in Renascença, 2012-07-05
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcTUCMOfnZ1R6g47tYzuvd7ZtbqL88fg7NHy9nm7GaeSfIGXrlPIb7X2IQ
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança perde combustível 24 horas por dia   Bragança 2 Icon_minitimeDom Jul 15, 2012 11:01 am

.
Encerrada no período nocturno
Bragança


Bragança 2 Bomba_gasolina

Bragança perde combustível 24 horas por dia

O único posto de combustível de Bragança que abria 24 horas por dia passou a funcionar, apenas, das 8:00 às 24:00 horas.

José Luís Baptista, sócio-gerente da Chamauto, empresa que detém o posto da Galp na Rua Alexandre Herculano, justifica o encerramento nocturno com a quebra no movimento.

«No ano passado registámos uma quebra acentuada na procura, principalmente durante a noite, e decidimos fechar, porque não havia condições para manter o posto aberto», alega o empresário.

A alternativa, agora, poderão ser as máquinas automáticas que vão ser instaladas a partir do final deste mês. «Já pedimos a instalação de máquinas de pagamento automáticas, para que os clientes possam abastecer durante a noite e de madrugada», revela o responsável.
Encerrada no período nocturno.

Jornal Nordeste, 2012-07-12
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcS2BLFAnCKt6GDh0061PrUfIUkYdD9_idm5G2InwryXFMxLVg54q1PAxw
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Jovens passam férias de verão a aprender no IPB    Bragança 2 Icon_minitimeDom Jul 22, 2012 10:52 am

.
130 alunos de todo o País
Bragança


Bragança 2 Ipb_logo_novo

Jovens passam férias de verão a aprender no IPB

Trocaram a praia pelos laboratórios do Instituto Politécnico de Bragança. Cerca de 130 alunos de todo o País estão a aprender Ciência durante as férias de Verão. Para os participantes, do ensino secundário, o importante é aprender coisas novas e conviver.

“Eu e o meu colega acabámos agora o 12.º ano e decidimos vir para longe para experimentar uma coisa diferente. Está a ser muito interessante e isto é tudo muito bonito e a cidade é espectacular”, enaltece Mariana Andrade, de Oliveira do Hospital.“Nós estamos num estágio de plantas e cogumelos in vitro.

Está a ser o meu primeiro contacto com este meio. Nas aulas de Físico química já aprendemos algumas coisas, mas não tanto como aqui”, realça Tatiana Lopes, de Bragança.“Eu gosto de experiências novas e as férias também são para isso”, realça Joana Silva.

A par das experiências em laboratório, também há tempo para a diversão. A professora responsável pelos estágios de Verão do Programa Ciência Viva sublinha que há actividades diárias em diferentes pontos do distrito de Bragança.“Além do programa científico têm um conjunto de iniciativas para que possam conhecer a região de Trás-os-Montes e aqueles que são de cá ajudam-nos a mostrar aos outros aquilo que temos.

Fizeram um peddy paper pela cidade e também visitaram o Parque Biológico de Vinhais. O programa também inclui idas à piscina, porque eles estão de férias e também queremos que eles se divirtam”, salienta Anabela Martins.

Anabela Martins realça, ainda, que a semana de estágios de Verão é gratuita. Os alunos dormem nas residências e comem na cantina do IPB.
As actividades prolongam-se até amanhã.


Brigantia, 2012-07-19
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ78XWfk_p6-ukV-QS-DusE58Pdh834fR0z6aJEAhJ3iDBZi2fgB0R6
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Direcção da Cruz Vermelha obrigada a sair   Bragança 2 Icon_minitimeQui Ago 09, 2012 2:31 pm

.
Joaquim Queiroz afastado
Bragança


Bragança 2 Queiroz_cv

Direcção da Cruz Vermelha obrigada a sair

A direcção da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa vai ser afastada pela direcção nacional daquela instituição.Uma exoneração que surge na sequência de alegadas irregularidades de gestão praticadas pela actual direcção.

O caso tornou-se público no início do ano através de cartas anónimas, que foram distribuídas por várias instituições, dando conta de pagamentos efectuados a pessoas imputadas ao Curso de Formação para a Inclusão, às quais se pedia que fizessem donativos à instituição, o que se considerava ser uma prática irregular.

Além disso, num dos casos, havia pagamentos efectuados a Cidália Queiroz, esposa do presidente da direcção, de forma irregular.Na altura, Joaquim Queiroz recusou-se a explicar a situação aos órgãos de comunicação social, mas acabou por fazer publicar na imprensa regional um comunicado em que dizia que se tratava de uma “campanha de difamação” contra a direcção da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa “colocando em causa a idoneidade e bom nome da equipa directiva”.

Agora esta direcção vai ser afastada pela direcção Nacional.A decisão foi tomada numa reunião que decorreu em Março e convocada a pedido do Conselho de Curadores da delegação de Bragança “a fim de serem esclarecidos sobre a veracidade dos rumores que circulavam acerca das práticas menos próprias ou menos regulamentares verificadas nesta delegação” pode ler-se na acta a que tivemos acesso.

A reunião foi convocada pelo presidente da Direcção Nacional de Cruz Vermelha Portuguesa que esteve representado pelo presidente da delegação de Vila Real.Além dos curadores, estiveram também presentes o secretário-geral da Cruz Vermelha Portuguesa e dois técnicos superiores daquela instituição que deram conta das auditorias feitas à delegação de Bragança.

Além dos alegados pagamentos irregulares na formação, referiram ainda “o desaparecimento do dossier pedagógico do Curso de Formação para a Inclusão” e a inexistência de um “relatório sobre a selecção dos formadores, como é exigido pelas normas que regem a administração destes cursos”.

A acta acrescenta que, no decorrer deste ano, já foram devolvidos à instituição “três mil e tal euros” dos pagamentos feitos a Cidália Queiroz, “a fim de regularizar a situação irregularmente criada”.

Nesta reunião foi decidido, por unanimidade, “recomendar o afastamento da actual direcção da delegação, a fim de permitir que a serenidade e a legalidade regressem ao seio da instituição cujo bom nome não pode, nem deve ser posto em causa”.

O afastamento foi confirmado à Brigantia pelo presidente da Direcção Nacional de Cruz Vermelha Portuguesa que adiantou que Fernando Freixo já foi indigitado para suceder na direcção da delegação de Bragança.“Brevemente haverá um conselho de curadores para proceder a essa indicação oficial. O nome foi indicado, mas haverá agora uma reunião para confirmar essa aproximação”, refere, acrescentando que “deverá realizar-se durante o mês de Agosto”.

Luís Barbosa salienta que o afastamento da actual direcção foi a solução encontrada para resolver o problema.

“Algumas pessoas da direcção já se tinham demitido e outras colocaram o lugar à disposição”, afirma. “Regularizaram-se algumas situações e agora há possibilidade de dar continuidade aos trabalhos”, realça.

Contactado pela Brigantia, Joaquim Queiroz não quis fazer comentários ao assunto alegando ainda não ter conhecimento oficial da substituição.O indigitado, Fernando Freixo, também recusou prestar declarações antes do seu nome ser confirmado pelo Conselho de Curadores.

Brigantia, 2012-08-08
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ6mP6grC9ABfPDWgk-W3XZ3nJ1rzhxiDljFF7-5Mmtz8tfJ_5gJJld
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: XXII Concentração salva pelo passeio   Bragança 2 Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 4:30 pm

.
Motards
Bragança


XXII Concentração salva pelo passeio

Talvez com menos gente do que qualquer outro ano, a XXII Concentração Internacional de Bragança começou a sua programação oficial na sexta-feira com duas horas de atraso.

O espectáculo de freestyle com Ricardo Domingos, mais conhecido por Arrepiado, que deveria começar às 22 horas, teve início quando faltavam dois minutos para a meia-noite.

Quem não achou piada nenhuma ao preço das entradas foram muitos dos motards presentes na primeira noite. Alguns chegaram mesmo a ficar revoltados com a discrepância no valor dos ingressos.

Quem entrou a pé no recinto pagou cinco euros, enquanto quem optou por levar a mota para dentro pagou 15 euros. Este facto fez com que muitas das motas ficassem estacionadas à entrada e o interior do recinto quase despido das duas rodas.

Uma questão que o presidente do Motocruzeiro, entidade organizadora do evento, admite ser repensada. “Os 15 euros não eram para trazerem só a mota, os motards levaram uma tshirt, o pin e mais umas lembranças. Agora, a verdade é que foi uma opção que não foi minha em concreto, mas foi decidido assim. Às vezes há que fazer mudanças e vamos analisar essa situação”, explicou Francisco Vara.

No sábado à tarde, as coisas também não melhoraram. Mas, à noite o público compareceu à chamada. Mas, diz quem lá esteve que o espírito motard estava “em baixo”.
Salva pelo gongo ou, melhor, pelo passeio este foi o momento alto da XXII Concentração de Bragança, que cada vez tem menos de “Internacional”. Centenas de motas desfilaram por algumas das principais artérias da cidade para gáudio de muitos que puderam assistir à passagem das motas.

A forte presença policial também pareceu incomodar grande parte dos motads, que a consideraram algo pesada.

Jornal Nordeste, 2012-08-14
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcS6-Zi0anYtTPJq9GYKgyQSMu3UgSeDPboif7Dj16Hef2RMLhCsFhio
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Acesso à povoação de Laviados, em Bragança, é um caminho de 6 km de terra batida   Bragança 2 Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 3:55 pm

.
Em terra batida
Bragança


Acesso à povoação de Laviados, em Bragança, é um caminho de 6 km de terra batida

A população da aldeia de Laviados, em Bragança, está em pé de guerra com a Câmara Municipal por causa de uma estrada que a autarquia abandonou quando a obra estava a meio.

Há 3 anos que o acesso à povoação é feito por um caminho de seis quilómetros em terra batida que provoca estragos aos carros de quem lá vive e das centenas de emigrantes que regressam à Terra para as férias de verão.

, 2012-08-17
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Crescente procura obriga a ampliação de lar de idosos    Bragança 2 Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 1:59 pm

.
Em Coelhoso
Bragança


Bragança 2 Coelhoso_logo

Crescente procura obriga a ampliação de lar de idosos

700 mil euros foram investidos na ampliação e conservação do lar de idosos de Coelhoso, em Bragança.O equipamento foi inaugurado em 2004, mas dada a crescente procura a direcção da instituição viu-se obrigada a disponibilizar mais 10 quartos.

“Pela crescente solicitação das famílias das aldeias vizinhas vimos que havia a possibilidade de fazer uma ampliação da obra que consistiu em criar mais alguns lugares na resposta de lar”, refere o presidente do Centro Social e Paroquial de Santo António, padre Fernando Fontoura.

Além disso “alguns serviços também foram reestruturados como foi o caso da cozinha, refeitório, dispensas, um salão polivalente e a capela”.

A obra foi comparticipada em 75 mil euros pelo PRODER.A instituição procura agora obter outros apoios para financiar as despesas da empreitada.O presidente da câmara de Bragança promete dar uma ajuda.

“A câmara esteve no lançamento da primeira pedra desta obra social, apoiando financeiramente, e nesta fase, sabendo que a câmara não dispõe da totalidade dos recursos financeiros para satisfazer todos os compromissos, vamos procurar garantir algum apoio financeiro”, assegura Jorge Nunes, embora ainda “tenha de fazer uma avaliação” quanto ao valor a disponibilizar.

O director do Centro Distrital de Segurança Social fala na atribuição de um apoio extraordinário. “A obra não foi comparticipada pela Segurança Social porque não foi aprovada em nenhum programa específico mas não deixaremos de crer contribuir através de um fundo de socorro social ou de um apoio financeiro extraordinário”, refere Martinho Nascimento, acrescentando que “a instituição irá fazer o pedido formal à Segurança Social para depois sabermos naquilo que podemos ajudar”.

Com esta ampliação, a capacidade do lar aumentou de 35 para 58 utentes.

Brigantia, 2012-08-20
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcRvnnPjNfk-0JvxiAtqG1Lj7z_NFVtYKGmu2BF7JQjnLJwKBmj_wXUeTQ
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança teme situação dramática no abastecimento de água    Bragança 2 Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 9:50 am

.
Água para 110 dias
Bragança


Bragança 2 Jorge_nunes_responde

Bragança teme situação dramática no abastecimento de água


O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, admitiu esta terça-feira que poderá ser necessário ir buscar água a Espanha para abastecer a população da cidade por a seca prolongada estar a esgotar as reservas da região.

A ameaça de rutura no abastecimento a Bragança tem-se repetido nos últimos anos por falta de condições de reserva, obrigando ao transporte de água em camiões cisterna para os depósitos locais a partir de reservas que este ano estão também a sofrer os efeitos da seca.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Duarte Vieira, afirmou à Lusa que resolver o problema do abastecimento de água a Bragança \"é uma prioridade\", estando a entidade a trabalhar já numa \"nova captação que evite os problemas da seca\".

A albufeira do Azibo, no concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, tem sido a fonte alternativa para Bragança, mas que este ano tem visíveis os efeitos da falta de chuva com a água recuada vários metros nas praias daquele que é espaço de lazer mais procurado no verão, no Nordeste Transmontano e serve também para consumo e rega.

O presidente da Câmara de Bragança teme que a \"situação possa vir a apresentar-se dramática\" por \"na região não haver alternativa e água armazenada em mais lado nenhum, a não ser em Espanha\".

O recurso à ajuda dos vizinhos espanhóis consta do plano de emergência elaborado este ano pelo município, mas o autarca social-democrata não quer \"sequer imaginar\" tal cenário pelos custos e por não existirem no país meios suficientes para montar uma operação desta dimensão.

A única reserva de água para abastecimento a cerca de 30 mil habitantes é a barragem da Serra Serrada que \"ainda tem água para mais 110 dias\", segundo disse, ou seja até quase ao próximo inverno.

O receio de Jorge Nunes manifestado à Lusa é de que a seca se prolongue, sem chuva depois do verão.

Para o autarca, a realidade deste ano prova que o município não tem dramatizado o problema da falta de água por teimosia e que a solução defendida por alguns para o reforço a Bragança a partir do Azibo não é viável, como já tinha sido demonstrado em vários estudos.

Jorge Nunes reiterou que a solução para o problema é a construção da segunda barragem, a de Veiguinhas, prevista há 30 anos para completar o sistema de abastecimento à cidade e aprovada em março pelo secretário de Estado do Ambiente, depois de sucessivos chumbos ambientais por se localizar no Parque Natural de Montesinho.

A nova barragem já tem financiamento aprovado e em fase de conclusão o projeto para a execução da obra que terá de aguardar pela decisão do tribunal sobre uma providência cautelar apresentada pela Quercus para anular a Declaração de Impacte Ambiental que aprova o projeto.

Num esclarecimento enviado à Lusa, a CCDR-N refere integrar, entre outras entidades, \"a Comissão de Acompanhamento Ambiental\", que tem como objetivo \"efetuar o acompanhamento da elaboração do projeto estudos e concretização de ações constantes na Declaração de Impacte Ambiental, por forma a garantir o cumprimento dos prazos previsto para este procedimento de avaliação\".

A criação desta Comissão de Avaliação, presidida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi solicitada pela Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, promotora do projeto do \"Reforço do Abastecimento de Água a Bragança\", que passa pela constituição de uma nova reserva de água em Veiguinhas, Montesinho.

O presidente da Câmara alerta que \"os cidadãos (de Bragança) não podem andar sempre com o coração nas mãos\".

\"Não estou a imaginar os cidadãos de Lisboa nessa situação, ou do Porto ou de uma cidade como Paris, isto é uma situação que tem de ser de facto resolvida e por isso é prioritária\", afirmou.


JN, 2012-08-21
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcQaztplWkSIUSPM8DEgmqx1i-KEbLBZSqLIrrHuTD5zmuc7NnUiDrP-Cw
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Investidores não querem matadouro de Bragança    Bragança 2 Icon_minitimeSáb Ago 25, 2012 4:42 pm

.
Pela segunda vez consecutiva
Bragança


Bragança 2 Matadourobraganca

Investidores não querem matadouro de Bragança

Não há investidores interessados em explorar o matadouro de Bragança. Pela segunda vez consecutiva, o concurso aberto pela Câmara de Bragança para a exploração da Terra Fria Carnes ficou deserto.

O vice-presidente da Câmara de Bragança garante que a exploração da empresa vai manter-se nas mãos da autarquia, para continuar a apoiar os criadores de gado da região. Rui Caseiro defende, no entanto, que a Terra Fria Carnes poderia ser mais rentável para os privados.“Houve diversas consultas ao processo, no entanto não houve nenhuma proposta entregue.

Entende o município que o matadouro sendo explorado por privados acrescentaria alguns aspectos que o município não consegue fazer, nomeadamente a comercialização da carne. Atendendo que não há interessados o matadouro vai continuar a ser explorado pelo município.

Importa salientar o crescimento significativo da actividade no último ano”, realça o autarca. Para Rui Caseiro, a crise faz com que os empresários pensem duas vezes na hora de investir.“Eu penso que se deve essencialmente à situação que nós estamos a viver.

Não há muitas empresas ligadas ao sector na região. Houve empresas que consultaram o caderno de encargos. Mas há aqui a questão de correr riscos numa actividade em que o mercado apresenta alguma concorrência”, constata Rui Caseiro.O autarca lembra, no entanto, que a actividade do matadouro aumentou nos últimos anos e a Câmara de Bragança assumia todo o passivo da empresa.

Mesmo assim, nenhum privado mostrou interesse em ficar com a concessão da exploração da Terra Fria Carnes por um prazo de 15 anos.


Brigantia, 2012-08-24
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcQAf_r9uNnypXN1UNI8ZZiDa_8Npk5wxgVpsCiXPsLyGhsZFSYk2ZWv
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Festival De Música Alternativa Bragança 2012   Bragança 2 Icon_minitimeTer Ago 28, 2012 4:21 pm

.
31 de Agosto e 1 de Setembro
Bragança



Bragança 2 Musicaalternativa

Festival De Música Alternativa Bragança 2012

Nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, a Junta de Freguesia da Sé, com a produção da Dedos Biónicos, apresenta o primeiro FESTIVAL DE MÚSICA ALTERNATIVA BRAGANÇA 2012.

Com entrada livre, carácter alternativo e começo às 22h na Praça Cavaleiro Ferreira, no coração de Bragança, aumentam-se as pulsações em ambos os dias. Conta com a presença de bandas de cariz alternativo no primeiro dia, 31 de Agosto, como os Gesso, heavy power trio de rock psicadélico, os Killimanjaro, que se auto denominam búfalos de palco e fazem estremecer qualquer plateia, os Sensible Soccer, electrónica caseira de sensibilidade pop.

Arremata com um segundo dia, 1 de Setembro, onde Tren Go! Soundsystem, nos mostra como uma one man band pode tornar um palco avassalador, Scorton Silver Arrow se prova ao vivo, a mais recente banda de sonoridades rock instrumental do Porto e os dUAS seMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS nos submetem à sua habitual terapia de ruído instrumental e improvável que vagueia entre o rock e o post-rock, o punk e o post-punk, o jazz e o free jazz, o noise e o easy listening, originando um concerto selvagem e intenso, encerrando uma noite inolvidável.

A Junta de Freguesia da Sé inscreve assim Bragança no circuito de festivais de verão e de musica alternativa portuguesa, fechando o verão com um fim de semana cheio de boa música e bandas à medida do público jovem, alternativo e sedento do melhor, em Bragança.

SEXTA 31 AGOSTO
22H
GESSO
KILLIMANJARO
SENSIBLE SOCCERS

SÁBADO 1 SETEMBRO
22H
SCORTON SILVER ARROW
TREN GO! SOUNDSYSTEM
dUAS seMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS


, 2012-08-27
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcQxjofaTICuYBj5ej4BwPELmo8r-jzxroOMKX2Wz80kknnTrnw4WPcWPA
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Idosas assaltadas durante funeral   Bragança 2 Icon_minitimeSáb Set 01, 2012 5:00 pm

.
Na aldeia de Rebordãos
Bragança


Idosas assaltadas durante funeral

A casa de duas idosas numa aldeia de Bragança foi assaltada enquanto as vítimas se encontravam no funeral de um irmão, tendo desaparecido objectos em ouro avaliados em mais de quatro mil euros, informou nesta quarta-feira a GNR

De acordo com aquela força de segurança, o assalto terá ocorrido durante a tarde de sábado, na aldeia de Rebordãos, junto a Bragança, quando as mulheres com mais de 70 anos, duas irmãs que viviam na mesma casa, se encontravam no velório e funeral de um irmão.

O relações públicas do comando distrital de Bragança da GNR, Rui Pousa, contou à Lusa que «quem fez o assalto terá entrado por um varanda do primeiro piso da casa que tinha a porta de acesso ao interior da habitação destrancada».

As idosas relataram que ficaram sem vários objectos, desde fios, pulseiras, anéis e brincos, maioritariamente em ouro, mas também prata. Os objectos furtados foram avaliados em 4.400 euros.

A GNR está a investigar este caso, assim como outro assalto ocorrido nos últimos dias noutra aldeia de Bragança, Formil, onde o alvo dos assaltantes foi uma antiga casa dos guardas florestais, que se encontra num local ermo.

Segundo a Guarda, desapareceu material avaliado em quase 10 mil euros ligado a painéis solares, nomeadamente um transformador e um gerador eólico.

A comissão de baldios da aldeia está a concluir a recuperação deste edifício para fins comunitários. O assalto terá ocorrido entre os dias 21 e 23 de Agosto.

CM, 2012-08-31
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcTauA1BkRR4H_W0HagLha8tpjLKOictNXCTZs0qWAJ_Ek4cAcMIbkuCuw
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Bragança já entrou para o roteiro da Música Alternativa    Bragança 2 Icon_minitimeTer Set 04, 2012 11:34 am

.
Pelo palco passaram 6 bandas
Bragança


Bragança já entrou para o roteiro da Música Alternativa

Bragança já entrou para o roteiro da Música Rock.No passado fim-de-semana a capital de distrito acolheu o I Festival de Música Alternativa, organizado pela Junta da Sé, em colaboração com a «Dedos Biónicos».

Pelo palco passaram seis bandas. Os músicos garantem que Bragança é um bom local para um Festival com estas características.José Gomes, dos Killimanjaro, diz que «qualquer cidade pode ter um festival de Música Rock, basta que as coisas sejam feitas e recebidas com a melhor das intenções».

Hugo Gomes, dos Sensible Soccers, diz que vem de «uma cidade o litoral e isto não existe não existe lá». «O que aconteceu hoje é a prova de que Bragança pode continuar a organizar este tipo de eventos», sublinhou. A assistir ao concerto estavam pessoas de todas as idades, que dizem que Bragança já merecia um Festival de Música Rock.

Daniela Costa passou pela Praça Cavaleiro Ferreira para ver os concertos e confessou ser fã de Música Rock. «Bragança merceia alguma coisa alternativa e espero que o Festival se mantenha e seja uma marca para Bragança», concluiu

Brigantia, 2012-09-03
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcS4oxCTpE4qH14HSTvUuYVVvQqBp90uOE1XhCgoqKUjkwEpUcf0
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Procura turística aumentou em ano de crise   Bragança 2 Icon_minitimeSáb Set 22, 2012 4:10 pm

.
Aumento de 20 por cento
Distrito de Bragança


Bragança 2 1897_st

Procura turística aumentou em ano de crise

A crise passou este verão ao lado do concelho de Vinhais, no Distrito de Bragança, com os equipamentos turísticos municipais a registarem um aumento de 20 por cento na procura, divulgou hoje a autarquia local.

Entre os locais mais procurados destaca-se o Parque Biológico de Vinhais, que oferece aos visitantes um passeio por exemplares da fauna e flora do Parque Natural de Montesinho, que integra este concelho transmontano, com disponibilidade de alojamentos.

Durante o mês de agosto, a taxa de ocupação dos alojamentos dispersos pelo parque ultrapassou os 90 por cento e em julho foi de 50 por cento, \"muito superior a 2011\", segundo a autarquia.

Quanto a entradas para visitar o parque, o número passou de menos de 5900, em 2011, para mais de 7100 neste verão.

A esmagadora maioria, 80 por cento, dos visitantes deste espaço do Nordeste Transmontano é oriunda da Grande Lisboa, 30 por cento, do Grande Porto, com a mesma percentagem, e estrangeiros, 20 por cento.

Apensas três por cento dos que visitaram o Parque Biológico de Vinhais são de Trás-os-Montes.

A grande maioria dos visitantes é da faixa etária entre os 30 e 40 anos, casais com filhos menores ou crianças.

A procura turística cresceu também noutros equipamentos locais como o complexo desportivo e das piscinas com um aumento de utilizadores de doze mil, em 2011, para mais de 14.300.

O presidente da Câmara, Américo Pereira, está \"satisfeito pois, numa altura de crise profunda\" regista \"os bons resultados da estratégia implementada\" no concelho.

Nos últimos anos, a Câmara de Vinhais delineou uma estratégia de fomento do Turismo e de visitação assente em alguns equipamentos vocacionados para o turismo da Natureza e Rural.

O concelho oferece aos visitantes um Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho, Museu de Arte Sacra, Parque Verde de Artes e Ofícios, Minigolfe, Piscinas e Complexo Desportivo e Parque Biológico, no qual se inclui o Centro Hípico, Centro de Interpretação das Raças Autóctones, Parque de Campismo, Bungalows, coleção de animais e Hospedaria do Parque.

A autarquia tem também em construção o Centro Micológico, de interpretação dos cogumelos, e uma piscina biológica.

Outro projeto municipal é a construção, no Parque Biológico de Vinhais, de um \"Parque dos Castanheiros\" alusivo à castanha, o produto agrícola mais rentável e com peso económico no concelho, a seguir ao tradicional fumeiro de Vinhais.

Lusa, 2012-09-20
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcTv1L9CswQy9hQVbKwiTmnteYobA2KRaQamGxj_1kUiireT-kQicq41
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Cruz Vermelha de Bragança tem nova direcção    Bragança 2 Icon_minitimeSáb Set 29, 2012 5:31 pm

.
Queirós Ausente da cerimónia
Bragança


Bragança 2 Cruz_vermelha

Cruz Vermelha de Bragança tem nova direcção

Tomou hoje posse a nova direcção da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.Tal como a Brigantia já tinha adiantado, Fernando Freixo foi nomeado pela direcção nacional da instituição.

Sucede a Joaquim Queirós que foi afastado do cargo na sequência de alegadas irregularidades de gestão praticadas pela direcção que liderava. Um assunto sobre o qual o novo director não quis falar.“Eu não queria falar do passado, apenas do futuro”, refere emocionado, acrescentando que “é óbvio que gostaria de estar noutra situação, nem sei o que se passou.

Muito se explorou mas já foi colocada uma pedra em cima do assunto”. “Eu fui convidado, aceitei o repto e essa situação que tenho de enfrentar”, afirma Fernando Freixo.

O antigo comandante da PSP e ex vice-presidente da câmara de Bragança vai cumprir um mandato de quatro anos e explica porque aceitou o convite da direcção nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.“É mais um desafio que aceitei como cidadão desta terra.

Depois do convite que me foi dirigido, pensei e repensei e resolvi aceitar com todos os riscos que há e do trabalho que me vai dar porque eu tenho a minha vida particular. Mas aceitei com gosto”, realça.Esta direcção é já definitiva pois “quando fui convidado foi ponto assente que não haveria qualquer comissão administrativa.

Eu e os restantes elementos da direcção temos plenos poderes para gerir da melhor maneira os destinos desta delegação”, explica.O novo presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa fala ainda dos projectos para o futuro.

“Ainda estão um bocadinho no ar, mas vamos dar continuidade ao que estava a ser feito de bom, nomeadamente projectos de angariação de novos sócios, protocolos com entidades públicas e privadas para dar algumas regalias aos sócios pois nós vivemos das suas quotas”, afirma. “Quando à formação, juntamente com a direcção nacional vamos analisar a situação e tentar fazer o melhor possível”, conclui.

Fernando Freixo foi empossado por um elemento da direcção nacional da Cruz Vermelha Portuguesa que não quis prestar declarações à comunicação social.

Ausente da cerimónia esteve Joaquim Queirós, alegadamente por razões profissionais


Brigantia, 2012-09-24
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcRXNC5YM2zZYsQcYakF5BH5YmWMU_v0EoSSTZcQQ836I0GQSI-_vqHBkA
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Estudantes elegem novo presidente da AAIPB    Bragança 2 Icon_minitimeSáb Set 29, 2012 5:41 pm

.
Eleições no IPB
Bragança


Bragança 2 Ipb_folheto

Estudantes elegem novo presidente da AAIPB

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança vai ter um novo presidente. As eleições estão marcadas para quinta-feira e há duas listas a sufrágio. A lista C é liderada por José Mário Moreno.

Natural de Bragança, é estudante de Engenharia Biomédica e já pertenceu às direcções anteriores. Assume, por isso, uma candidatura de continuidade. “Além de ser um objectivo pessoal que sempre tracei desde que entrei para o IPB e para a associação, sempre gostei do ambiente associativo e de fazer coisas pelo instituto e pela cidade”, afirma, acrescentando que “achei que era a altura certa para me candidatar pois já adquiri a experiência necessária para fazer mais e melhor”. José Mário Moreno realça que “temos muitos projectos em mente ao nível pedagógico, profissional e desportivo”.

Além disso, “queremos continuar a fazer as melhores semanas do caloiro e académica, mas não é só festa pois queremos continuar a fazer a Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade que correu muito bem no ano passado.

Também queremos criar um gabinete específico para o apoio aos alunos nas bolsas porque no início do ano há sempre problemas”. O adversário é Luís Carlos Dias, estudante do mestrado em Gestão Pública e que representa a lista M. Natural de Boticas, o ex-presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão quer pôr um ponto final no actual estado da academia.

“Eu sou o candidato que faz parte de uma equipa e que nasceu do desejo de um grupo alargado de alunos com experiência na área do associativismo académico e com prova dadas”, refere, salienta que a candidatura “surge da insatisfação em relação ao estado actual da associação académica”.

O candidato diz que “ao contrário do que acontece actualmente a nossa principal preocupação não passa pela parte lúdica, mas sim uma política de proximidade com intervenção social, pois queremos que os nossos colegas se sintam apoiados”.

O candidato salienta que a prioridade é dar ajuda aos alunos mais carenciados e para tal vai constituir um gabinete de apoio ao aluno bolseiro.“Nós não queremos que os alunos desistam de estudar por questões financeiras ou por não terem dinheiro para comprar comida”, afirma.

“A actual associação académica recolhe alimentos e roupas e dá a instituição de caridade. Porque não dividi-los pelos alunos mais carenciados, protegendo a sua identidade?” questiona Luís Carlos Dias.
Depois de amanhã, os estudantes do Instituto Politécnico de Bragança são chamados às urnas para eleger o sucessor de Rui Sousa.

Brigantia, 2012-09-25
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcR50B5KTTiKrpgt4dWMBbk3YiyPlV6aYwQBIAgzDyOL0Z4p4QmPqubdlw
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Monumentos com música no próximo fim de semana   Bragança 2 Icon_minitimeSáb Set 29, 2012 5:53 pm

.
Na Domus Municipalis
Bragança


Bragança 2 Lulavai

Monumentos com música no próximo fim de semana

Um dos mais emblemáticos monumentos da cidade de Bragança, a Domus Municipalis, acolhe, no sábado, um dos concertos de um novo festival que durante dois meses oferece espetáculos em alguns dos principais monumentos do Vale do Douro.

O «Festival 8 Mãos, monumentos com música» tem programados 12 concertos nos fins de semana de setembro e outubro, assumindo-se como um «original evento que alia o património monumental à excelência da música».

A iniciativa tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e é organizada pela empresa “De Si Para Si”, contando ainda com as parcerias do Museu do Douro, da Douro Alliance e das autarquias envolvidas.

O festival começou no passado fim de semana em Penedono e Tabuaço e prossegue, no último fim de semana de setembro, em Bragança, com a atuação, no sábado à tarde, do quarteto galego de harpas “Lulavai”, na Domus Municipalis, junto à Torre de Menagem do castelo.

A Domus Municipalis é um monumento singular da arquitetura românica civil, do período tardo medieval, segundo descrição da DRCN, e acredita-se que terá servido de local de reunião aos decisores da época.

O mesmo espetáculo repete-se no domingo, à mesma hora, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, ao ar livre, no pátio do “Claustro do Capítulo”.

A entrada é livre em todos os concertos.

De acordo com a DRCN, este novo festival “possui características únicas que o diferenciam de outros, uma vez que todos os concertos vão realizar-se em monumentos classificados ou de interesse público, envolvendo somente formações em quarteto”.

Harpas, violoncelos, saxofones, cordas, entre outros instrumentos, vão poder escutar-se ao longo dos dois meses em Vila Real, Bragança, Vimioso, Freixo de Espada-à-Cinta, Lamego, Tarouca, Tabuaço, Peso da Régua, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio e Penedono.

Os espetáculos envolvem músicos de nacionalidade portuguesa, espanhola, norte-americana, uruguaia e da República Checa.

, 2012-09-26
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcSCKQwX3rAKgqVIU5Ote9V1KXuxnNCPycys5jD4ZxW0hu6v0f8kR7yn
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Caos à porta das Finanças e do IMTT   Bragança 2 Icon_minitimeQua Out 03, 2012 2:32 pm

.
Provar que pagou
Bragança


Bragança 2 13965_jn

Caos à porta das Finanças e do IMTT

Centenas de pessoas passaram pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), e pela repartição das Finanças de Bragança, na tentativa de provar o pagamento do selo do carro em 2008.
Em causa estão as notificações enviadas, aos contribuintes, pelas Finanças que entupiram ambos os serviços.

O dia foi de azáfama à porta do IMTT e das Finanças, com longas filas e muitas horas de espera. As pessoas que aguardavam a sua vez para regularizar o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) de veículos, que muitas já nem sequer os possuem, não escondiam a revolta.

“Eu já vendi este carro há mais de dez anos, passei a declaração de venda ao individuo e mesmo assim estou a receber notificação”, conta Alberto Soares.
Provar que pagou

As notificações dizem respeito a pessoas que, têm em seu nome uma determinada viatura, cujo imposto de circulação não está pago, mesmo que esteja parada, tenha sido vendida ou abatida.

“A minha mulher vendeu um carro em 2006, mas o carro está parado no stand, agora recebi a notificação para pagar o imposto destes anos. Tem que haver forma de provar isso, porque o proprietário do stand não vai por os carros todos que lá tem em nome dele”, explica Rui Pereira.

O Jornal Nordeste tentou chegar à fala com o responsável distrital do IMTT, que não prestou declarações, por falta de autorização para falar à Comunicação Social.

De referir que as notificações ainda não estão na fase da coima, mas sim em audição prévia, ou seja, aquela em que as pessoas devem apresentar aos serviços de Finanças os motivos pelos quais não devem esse imposto.


Jornal Nordeste, 2012-10-01
In DTM

Bragança 2 Images?q=tbn:ANd9GcReZ8Cu21CASyIbWkpZ_YlV4iwzSlzRRnmvMaTjldmquEqzMfgmJexVDw
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bragança 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bragança 2   Bragança 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bragança 2
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Autarquias e Autarcas
» Estradas de Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: