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 Douro Turístico 2

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Romy

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MensagemAssunto: Douro Film Harvest presta tributo ao cineasta João Botelho   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 1:48 pm

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Douro como palco
Douro


Douro Film Harvest presta tributo ao cineasta João Botelho

A quinta edição do Douro Film Harvest (DFH) arranca a 14 de Setembro com um orçamento de cerca de 100 mil euros, apresenta 24 filmes e presta tributo ao realizador João Botelho, anunciou esta segunda-feira a organização.

Manuel Vaz, presidente do festival, disse à agência Lusa que o festival arranca em Sabrosa com a apresentação do filme “Mondovino”, seguido de uma tertúlia com o realizador norte-americano Jonathan Nossiter.

No mesmo dia, o Douro Film Harvest que é organizado e produzido pela Expanding World, associa-se ao Festival das Aldeias Vinhateiras, em Provesende, com a peça de teatro “O pecado da gula”, que é interpretada por Marcantonio Del Carlo.

Na abertura do festival, será ainda prestado tributo ao realizador João Botelho, que por algumas vezes usou o Douro como palco ou se inspirou neste território, classificado pela UNESCO em 2001, para os seus trabalhos.

Em Sabrosa, será apresentado o documentário “A terra antes do céu” do realizador dedicado a Miguel Torga, escritor que nasceu neste concelho.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se ainda o “Um Adeus Português”, primeiro filme português a explorar o tema da Guerra Colonial, ou a sátira ao exercício do poder, “A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos”.

Este festival de cinema procura aliar a melhor selecção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo.

Os filmes a concurso vão dividir-se em três secções, nomeadamente “Wine Films”, “Food Films” e “Curtas da Casa”.

Fora de competição existem as rubricas “A Nossa Colheita” e “Fora da Carta”. Em “A Nossa Colheita” será apresentada a curta-metragem “Mau Vinho”, a primeira realizada por Marcantonio del Carlo e produzida pelo Douro Film Harvest em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O Douro Film Harvest apresenta 24 produções, todos estreias nacionais, algumas europeias e uma mundial.

Manuel Vaz referiu que o orçamento ainda está a ser preparado, mas que deverá rondar os 100 mil euros de financiamento directo. O responsável referiu que o festival sobrevive sem apoios estatais, por parte da cultura ou do turismo e que a organização conta com o apoio de patrocinadores. O Douro Film Harvest termina no dia 21, no Porto.

Lusa, 2013-08-13
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Romy

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MensagemAssunto: Há novos «rabelos» a espreitar o Douro   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 1:58 pm

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O filão do Douro
Douro


Há novos «rabelos» a espreitar o Douro

A «Carlota do Douro» e a «Catarina do Douro» já navegam no seu chamativo amarelo e azul em circuitos entre a Ribeira do Porto e Gaia.

São as duas novas estrelas da Douro Azul, empresa de turismo fluvial, e vão passar a vida a levar turistas em circuitos pela zona histórica do Porto e Gaia (o designado Circuito das Pontes).

A «Carlota» e a «Catarina», informa a empresa, foram “inspiradas nos tradicionais barcos rabelo” (a embarcação típica do Douro, usada para transportar pipas de vinho), mas apresentam «um design mais arrojado e contemporâneo, com cores mais vivas».

Os barcos fazem parte do segmento BlueBoats, “a nova marca de «river sightseeing» da cidade do Porto”, e estão equipados com audioguias GPS em 16 línguas. Para animar os passeios fluviais, promete-se ainda música ao vivo, com um intérprete de guitarra portuguesa. O investimento anunciado pela empresa é de cerca de um milhão de euros.

“Procuramos inovar, mantendo o conceito tradicional dos cruzeiros de «river sightseeing» no Douro”, afirmou o presidente do conselho de administração da DouroAzul, Mário Ferreira, salientando que o objectivo da empresa é “modernizar este segmento turístico, tornando-o um produto de referência a nível internacional”.

Cada bilhete para os BlueBoats custa 10€, permitindo o sistema de "hop-on hop-off": os clientes podem iniciar o percurso na Ribeira e terminá-lo no Cais de Gaia, e vice-versa, ao longo de um dia. Os passageiros podem também combinar os cruzeiros com outras atracções das duas margens: com visitas às caves (bilhete a 12€); com os autocarros turísticos Blue Bus City Tours (também Douro Azul – bilhete por 16€, válido para dois dias); ou ainda combinando isto tudo (cruzeiro, caves e autocarros) num bilhete de 19€ válido para dois dias.

No próximo ano, a Douro Azul deverá avançar com mais novidades: depois de ter estreado o navio-hotel “Queen Isabel” em Março, deverão entrar ao serviço mais dois navios-hotel, actualmente em construção. A frota fluvial da empresa inclui sete navios-hotel, além da “barcaça real” “Spirit of Chartwell” e do iate de luxo.

Lusa, 2013-08-16
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MensagemAssunto: Via Navegável do Douro com 250 mil passageiros entre janeiro e julho   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 2:05 pm

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Boas noticias
Douro


Via Navegável do Douro com 250 mil passageiros entre janeiro e julho

A via navegável do Douro registou 250 mil passageiros nos primeiros sete meses deste ano, com subidas de 20% nos cruzeiros de um dia e 17% no segmento barco-hotel, soube-se hoje de fonte oficial.

É através do rio que grande parte dos turistas conhece o Douro vinhateiro. A via navegável foi inaugurada em toda a sua extensão em 1990. São 210 quilómetros, desde o Porto até Barca dAlva.

Segundo dados fornecidos hoje à agência Lusa pela Delegação do Norte e Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), entre janeiro e o final de julho, passaram pela via navegável 250 mil passageiros.

Na altura da Páscoa, a navegação no rio chegou a estar primeiro suspensa e depois limitada, por causa da subida do caudal do Douro, uma situação que se prolongou por cerca de um mês.

Em 2012, foram 450 mil os turistas que cruzaram este rio.

Em 2013 e até julho, verificou-se um aumento de 20 por cento nos cruzeiros de um dia, para os 71 mil, comparativamente com o mesmo período do ano passado.

No ano passado este segmento de viagens, que tem como principais clientes os portugueses, verificou um decréscimo global de 11% em relação a 2011.

Este ano constatou-se ainda um aumento de 17% de passageiros em barcos-hotel, ficando perto dos 20 mil. Para este acréscimo contribuiu também o facto de mais duas embarcações terem começado a operar no rio Douro.

A aumentar estão também os cruzeiros na mesma albufeira (viagens com duração variável, de meia e uma hora, e que se concentram nas zonas Porto/Gaia, Entre-os-Rios, Régua, Pinhão, Foz do Sabor e Pocinho).

Segundo o IPTM, os cruzeiros na mesma albufeira representam 59% da totalidade de passageiros, movimentando cerca de 160 mil passageiros este ano.

A navegação de recreio cresceu na ordem dos 2%, situando-se nos 2.100 passageiros até ao fim do mês de julho.

Por norma, os meses de agosto, setembro e outubro, são também meses bons para o turismo no Douro, até pelas vindimas que decorrem neste período, pelo que a perspetiva do IPTM é que, até ao final do ano, o número de passageiros ultrapasse o meio milhão.

A Associação Amigos Abeira Douro tem uma loja de venda de produtos de artesanato no cais de Peso da Régua, um dos movimentados do Douro.

Aqui entram, segundo o presidente Manuel Mota, muitos turistas e muitos deles à procura de informações sobre a região. "Funcionamos como uma espécie de posto de turismo", salientou.

O responsável conhece bem as dinâmicas do turismo por aqui e, segundo disse à Lusa, ao contrário do que tudo fazia prever, "este ano há mais turistas".

"As pessoas optaram por fazer férias em Portugal. Encontramos aqui famílias que já cá vêm há quatro anos", frisou.

Manuel Mota considera, no entanto, que neste Douro era precisa uma "maior coordenação entre todas as entidades, como as ligadas ao turismo ou aos comerciantes, para que "todos pudessem tirar mais partido".

"Os turistas chegam aqui mas pouco deixam cá", sublinhou.

Na avenida por cima do cais, a proprietária de um restaurante, Olga Ribeiro, corrobora. "Os barcos chegam mas os turistas não são trazidos para a cidade, são levados para quintas, hotéis. Eles são largados aqui e são tomados logo pelos autocarros. O meu negócio não ganha muito com a vinda dos turistas", sustentou.

Lusa, 2013-08-16
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RMaria

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MensagemAssunto: Novo operador fluvial pode surgir para promover turismo no «Douro Verde»   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:20 pm

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«O Douro também é nosso»
Douro


Novo operador fluvial pode surgir para promover turismo no «Douro Verde»

A entidade gestora dos fundos de desenvolvimento rural, no Baixo Tâmega, está a trabalhar para dinamizar, em 2014, um novo operador fluvial com oferta turística nos destinos do designado «Douro Verde».

“Dos contactos que temos feito, estamos plenamente convencidos de que isso vai ocorrer”, adiantou à Lusa Telmo Pinto, presidente da Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, Dolmen.

Segundo o dirigente, o operador turístico será criado por empreendedores do território, em parceria com outras entidades.

A partir de 2014, disse, os fundos do próximo quadro comunitário de apoio poderão ajudar à constituição do novo promotor turístico, com sede no Baixo Tâmega.

A Dolmen deseja que o futuro operador explore, a partir do rio Douro, o potencial turístico dos concelhos ribeirinhos de Penafiel, Marco de Canaveses, Baião (margem direita), Cinfães e Resende (margem esquerda), que constituem o chamado “Douro Verde”, por ali ser produzido vinho verde.

“Se passam centenas de milhares de pessoas no rio Douro, nós queremos que haja um operador da região, ou de fora dela, que sinta que há aqui um grande potencial que importa aproveitar”, observou.

Telmo Pinto falava após um passeio de barco realizado hoje no Douro, entre em Pala, em Baião, e a Régua, que terminou em Porto Antigo, Cinfães, com o propósito de evidenciar as potencialidades daquele troço de rio.

A bordo seguiam dezenas de empresários de restauração e hotelaria, promotores turísticos, autarcas e representantes de outras entidades ligadas ao sector.

“O Douro também é nosso”

“Há aqui esta zona intermédia que só vê os barcos passar, mas o Douro também é nosso”, destacou, em declarações à Lusa, exortando a região no sentido de alterar a situação.

“Num momento de grande crise, temos de perceber que não podemos fazer mais do mesmo. Temos de acrescentar muito mais ao que fazemos pelo território”, frisou ainda, referindo-se à necessidade de “promover o Douro Verde de forma integrada”.

“Temos de vender a singularidade do conjunto e não a singularidade de cada concelho”, considerou, enquanto lembrava as riquezas culturais, patrimoniais, paisagísticas e gastronómicas do território.

Segundo o dirigente da Dolmen, “o rio Douro deve ser o indutor do desenvolvimento integrado” daqueles concelhos, que é algo que, lamentou, “neste momento não está a acontecer”.

“Nós queremos criar condições para que os barcos que passam atraquem cá e os turistas possam conhecer as potencialidades da região, gerando receitas para a nossa economia”, concluiu.

O passeio pelo Douro realizou-se quinta-feira no âmbito do projecto de Cooperação Interterritorial “Paisagens Milenares”, apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), no contexto da “Acção Maravilhas da Gastronomia”.

No final do passeio, em Cinfães, foi servido um almoço com vários pratos da gastronomia da região, destacando-se o anho assado, o leitão e a doçaria tradicional.

Lusa , 2013-08-30
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MensagemAssunto: Douro em missão nos Estados Unidos para atrair mais turistas   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 07, 2013 10:54 pm

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«Douro e Estrela -- In Tourism»
Douro


Douro em missão nos Estados Unidos para atrair mais turistas


O Douro parte em missão na quarta-feira, para os Estados Unidos da América (EUA), para dar a conhecer a sua paisagem, história e vinhos, de forma a atrair mais turistas e criar oportunidades de negócio.

A iniciativa, que se prolonga até 10 de setembro, junta o projeto "Douro e Estrela -- In Tourism", a Estrutura de Missão do Douro (EMD) e o Museu do Douro (MD).

"Juntos potenciamos esta região", afirmou hoje à agência Lusa o diretor do MD, Fernando Seara.

O objetivo da missão "O Douro no mundo", que vai passar por Nova Iorque, Newark e a capital Washington, é "influenciar" um dos principais mercados emissores de turistas.

Neste momento, segundo Fernando Seara, "ao nível de estrangeiros que visitam o museu, os EUA são o país em primeiro lugar e com grande distância para o segundo".

A vinda dos norte-americanos para o território duriense está a ser potenciada pelas parcerias estabelecidas pelos operadores turísticos que cruzam o rio.

De acordo com dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre janeiro e maio, as vendas de vinho do Porto para os EUA aumentaram 2,7% comparativamente com igual período do ano passado, o que se traduz num volume de negócios de 8.8 milhões de euros.

Os promotores da missão querem atrair mais turistas, dando a conhecer as potencialidades do território, e criar mais oportunidades de negócio.

Segundo Alberto Tapada, da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), nos encontros agendados com os operadores norte-americanos vão ser apresentados pacotes turísticos já devidamente estruturados.

"São conferências, mesas de negócios. É uma missão virada para duas áreas fundamentais como a visibilidade, notoriedade, e informação sobre a região", salientou.

Algumas das principais empresas do Douro associaram-se à iniciativa para darem a provar os seus vinhos nos EUA, aos quais se juntam também os vinhos da Beira Interior, bem como as compotas e os queijos.

O Douro vai ainda associar-se às festas da comunidade portuguesa em Newark, também com o objetivo de transformar os emigrantes em "embaixadores" do território nos EUA.

Nesta missão, o MD vai partilhar o seu conhecimento sobre o território duriense, a paisagem, o património, a cultura e a história da mais antiga região demarcada do mundo.

Esta unidade museológica leva ainda na bagagem a exposição itinerante "Douro Património Mundial", que contempla duas dezenas de fotografias que revelam a paisagem vinhateira.

Por sua vez, a EMD vai apresentar o projeto que fez em parceria com a National Geographic Society e que criou o mapa geográfico da Região Demarcada do Douro.

Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e AETUR, o projeto «Douro e Estrela -- In Tourism» vai aplicar 400 mil euros, até 2014, na promoção internacional dos dois territórios, alicerçada na vertente turística.

Lusa, 2013-09-03
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MensagemAssunto: Missão Douro no Mundo traz americanos para a região   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 21, 2013 5:03 pm

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«O Douro no Mundo»
Douro


Douro Turístico 2 - Página 3 Douro_vinha_rio3

Missão Douro no Mundo traz americanos para a região

A missão institucional e empresarial «Douro no Mundo», que levou uma comitiva do Douro a cruzar o Atlântico para suscitar o interesse dos operadores americanos, foi «muito positiva, tendo ultrapassado as expectativas no sector turístico».

A acção foi promovida pelo “Douro e Estrela – In Tourism”, projecto co-promovido pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA).

“A receptividade às nossas propostas comerciais foi excelente, materializando-se a procura americana em produtos com perfil histórico, gastronomia e vinhos, experiências únicas e marcantes, de tranquilidade e segurança, patrimónios da humanidade e forte identidade do Interior Norte”, revelou Alberto Tapada, dirigente da AETUR.

Os encontros, com mais de três dezenas de operadores americanos, permitiram perceber o interesse no turismo de Natureza, observação de aves, biodiversidade, turismo rural, arqueologia e acolhimento turístico em alojamento familiar. Foram feitas reservas para três grupos de turistas, que visitarão o Douro em 2014, e ficou o compromisso de “uma adaptação temporal à tipologia de programas europeus comercializados nos EUA”. “Os calendários têm de ser adaptados, isto é, apresentámos propostas para 7 dias e os operadores querem 15 dias. Por outro lado, alguns operadores já trabalham no Douro, mas na vertente de barco-hotel e pretendem a nossa tipologia”, clarificou.

“O Douro no Mundo” teve o apoio da Estrutura de Missão do Douro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), da Embaixada de Portugal em Washington, do Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque, AICEP, Turismo de Portugal, Agências de Promoção Externa (Norte e Centro) e Comunidade Portuguesa em Newark.

Raquel Neto, , 2013-09-19
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MensagemAssunto: Douro Film Harvest premeia três filmes dedicados ao vinho e à gastronomia   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 28, 2013 5:17 pm

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Quinta edição do festival
Douro


Douro Film Harvest premeia três filmes dedicados ao vinho e à gastronomia

O festival de cinema Douro Film Harvest, que encerrou hoje, premiou três dos 24 filmes apresentados, todos em estreia nacional, e ligados à região do Douro e à temática do vinho e da gastronomia.

Na sua quinta edição, o festival, com um orçamento de cerca de 100 mil euros (o mais baixo de sempre), prestou ainda tributo ao realizador duriense João Botelho, que por algumas vezes usou o Douro como palco ou se inspirou neste território para os seus trabalhos.

Na categoria "Food Films", onde a gastronomia era o tema central, o filme vencedor foi o "18 Comidas", de Jorge Coira.

Em inglês e castelhano, a película relata histórias de emoções servidas à mesa de músicos de rua, cozinheiras, amigos ou casais em busca da felicidade.

Na secção onde os filmes primam pela ligação entre o cinema e o vinho -- "Wine Films" -- o vencedor foi "The Wine of Summer", realizado por Maria Matteoli.

Lançado em 2003, nos Estados Unidos, este drama conta a história de um jovem de 27 anos que abandona a carreira em Direito para perseguir o sonho de infância: ser ator.

A curta "Zigurate", de Pedro Miguel Santos, recebeu o prémio na categoria "MEO Curtas da Casa".

Em edições passadas, foram convidados para este certame nomes como Sophia Loren, Andie MacDowell, Kyle Eastwood ou Bo Derek.

Este ano, sem o anúncio de estrelas de cinema, a programação esteve mais centrada na cidade do Porto, gastronomia e enologia.

Este festival de cinema realiza-se desde 2009, procurando aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo, classificada como património mundial pela UNESCO em 2001.

Lusa, 2013-09-23
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MensagemAssunto: . [color=#800040][size=150]Dois novos barcos-hotel Douro[/size][/color] [color=#0000BF]Douro Azul investe 26 milhões em dois novos barcos-hotel[/color] A Douro Azul investiu 26 milhões de euros em dois novos barcos-hotel, que estão já em construção atra   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 03, 2013 6:04 pm

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Dois novos barcos-hotel
Douro


Douro Azul investe 26 milhões em dois novos barcos-hotel

A Douro Azul investiu 26 milhões de euros em dois novos barcos-hotel, que estão já em construção através da Martifer e que estarão prontos no próximo ano.

Segundo Mário Ferreira, presidente da Douro Azul, trata-se de um "investimento sem risco", já que a empresa "tem um contrato assinado que é superior em seis meses à amortização do navio", disse o responsável, um dos oradores da grande conferência "Empresas na Caixa", organizada pelo Caixa Geral de Depósitos/Dinheiro Vivo/Diário de Notícias/Jornal de Notícias/TSF, que decorre esta terça-feira na Casa da Música, no Porto.

O presidente da Douro Azul sublinhou a importância dos fundos do QREN para estes investimento, já que possibilitam "que a amortização dos investimentos seja menor" e permite à empresa "crescer mais rapidamente".
Neste momento, a empresa de cruzeiros do Douro exporta 95% dos seus serviços, sendo que tem "clientela para cinco novas embarcações".

"Tenho de analisar o novo quadro dos fundos do QREN para perceber como os podemos planear, pois não quero sobrecarregar os capitais próprios" da empresa, explica Mário Ferreira. Para 2014, as estimativas de faturação são de 40 milhões de euros, o dobro do registado em 2012.

, 2013-10-23
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MensagemAssunto: Enoturismo do Douro à distância de um clique   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 03, 2013 6:10 pm

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«Douro Wine Tourism»Douro

Enoturismo do Douro à distância de um clique


Através da aplicação da “Douro Wine Tourism” é possível aceder a informações sobre quintas, reservar e planear uma visita à região do Douro e até a fazer um curso de prova. Tudo para que o turista tenha toda a informação que necessita antes da visita à região.

O enoturismo do Douro conta com uma nova ferramenta para se dar a conhecer e atrair turistas à região. Trata-se de uma aplicação móvel e gratuita - a “Douro Wine Tourism” - que permite aceder a informações sobre quintas, contactar proprietários, reservar e planear uma visita à região.

O projecto é promovido pela Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro - Beira Douro, Associação do Douro Histórico e Associação de Desenvolvimento do Douro Superior e visa “promover a oferta junto dos mercados de procura e cativar turistas”.

A nova ferramenta vai “preencher uma lacuna” e aproximar a região dos potenciais visitantes.

“O enoturismo do Douro está agora à distância de um clique, até porque de qualquer local o turista é conduzido até ao destino”, refere à Renascença o coordenador do projecto, Miguel Santos.

Além de informações sobre as quintas emblemáticas do Douro e a oferta de serviços e actividades de enoturismo, a aplicação “Douro Wine Tourism” dá a conhecer a história dos vinhos do Douro e do Porto, as castas tradicionais mais usadas e oferece a possibilidade de um curso de prova.

“Quem nunca tiver tido contactado com a cultura do vinho, antes de vir ou no caminho para o Douro, vai poder fazer um curso rápido. E quando chegar, certamente que se vai deliciar com os vinhos que temos para oferecer”, frisa Miguel Santos.

A aplicação, de utilização gratuita, pode ser descarregada para os dispositivos móveis que funcionam com o sistema operativo iOS (iPhone e iPad) e android.

Além desta aplicação para "smartphone"s e "tablets", foi lançado um guia e um manual de boas práticas sobre enoturismo no Douro e um site, para que o turista tenha “toda a informação que necessita antes de programar uma visita à região”.

Lusa, 2013-10-25
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MensagemAssunto: Turismo: as surpresas do Douro para este outono   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 03, 2013 6:17 pm

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Diversificar a oferta
Douro


Douro Turístico 2 - Página 3 Uvas_brancas


Turismo: as surpresas do Douro para este outono


Época baixa está a ser preparada com promoções nos hotéis ou pacotes ligados ao outono e às castanhas.
Depois de um verão de boa procura de turistas, o Douro prepara-se para a época baixa com promoções nos hotéis ou pacotes ligados ao outono e às castanhas, ainda com festivais de gastronomia e até de chocolate.

O turismo no Douro é sazonal, com uma época alta no verão que se prolonga até às vindimas mas, depois, esvazia-se novamente de visitantes.

Por esta altura o território pinta-se das várias cores do outono, os vermelhos, amarelos, castanhos que tingem as videiras e as árvores. A chuva tem caído com alguma intensidade e as temperaturas descem. Este é o outro Douro que o Douro quer promover para, também agora, atrair mais turistas à região.

Apesar do verão complicado para o Aquapura Douro Hotel, em Lamego, devido à sua entrega ao Fundo Explorer, que avançou com um Processo Especial de Revitalização, a unidade hoteleira conseguiu uma «taxa de ocupação positiva e até com um crescimento em comparação com o ano anterior».

A nova direção quer agora, segundo Carla Correia, da direção comercial, «orientar o hotel para a região», apostando em pacotes temáticos mensais relacionados com o território.

Nos fins de semana de novembro, a aposta vai para provas de vinhos, depois um magusto com castanhas e jeropiga, e workshops sobre espumantes, vinhos e compotas. Os descontos nesta altura chegam aos 20%.

Para esta época, o Hotel Régua Douro preparou pacotes de outono, como o Idade D¿Ouro (séniores) e, em dezembro, vai lançar o pacote de inverno, onde se inclui o Natal e o Réveillon.

Mais em cima, em Alijó, a Pousada Barão de Forrester, reabriu em junho depois de adquirida à Enatur.

O responsável pela unidade disse à agência Lusa que o verão e o período de vindimas correram «muito bem», tendo inclusive tido um setembro em que a ocupação esteve «vários dias a 100%». A taxa média de ocupação entre agosto e a primeira quinzena de outubro rondou os 78%.

Agora, a unidade vai fazer promoções e apostar também num jantar vínico alusivo ao São Martinho.

Para dezembro, está a preparar uma ementa especial de Natal e Passagem de Ano e pacotes que incluem provas vínicas e visitas à Enoteca e Cooperativa de Favaios, enquanto, em janeiro e fevereiro, vai ter menus gastronómicos alusivos ao cogumelo e caça.

Tal como no ano passado, o Solar dos Canavarros, em Sabrosa, fechou nesta época baixa, reabrindo pontualmente mediante reservas de grupos ou programas especiais, tal como o de São Martinho, que vai decorrer no próximo fim de semana e que inclui animação no hotel bem como um programa de visitas à região.

Fonte da unidade hoteleira referiu que a reabertura em pleno deverá ocorrer em abril.

Para atrair mais pessoas à região, a Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AEHTD) organiza também um festival gastronómico que arranca a 15 de novembro e se prolonga até meados de dezembro.

Na iniciativa participam cerca de 40 restaurantes, em 21 concelhos, desde Mesão Frio até Barca de Alva.

O festival divide-se em três fins de semana temáticos, dedicados à castanha, cultura (Miguel Torga) e património.

No Peso da Régua decorre, entre 29 de novembro a 01 de dezembro, o segundo Festival de Chocolate e Vinho do Porto, que este ano se centra no tema «Douro escrito, Douro vivo».

A ideia é que as «palavras dos mais reconhecidos escritores durienses sejam mote para doces e inovadoras criações» que serão servidas durante o evento.

Lusa, 2013-10-30
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MensagemAssunto: Douro Azul premiada com Global Award   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Nov 09, 2013 5:33 pm



Douro Azul premiada com Global Award


A Douro Azul foi distinguida na cerimónia de abertura da World Travel Market, que decorre em Londres até à próxima quinta-feira, com um Global Award.

Anualmente, por nomeação do Publituris, parceiro da Global Media Network da WTM, é indicada uma empresa ou instituição portuguesa para receber um dos 12 galardões em disputa. A distinção deste ano recaiu sobre a companhia de cruzeiros fluvial, Douro Azul.

Após a nomeação do Publituris, coube a um júri internacional a validação do prémio, que reconheceu o sucesso comercial e investimento no destino, bem como a expansão da companhia na região do Douro e no Porto, nos últimos 12 meses.

Mário Ferreira, CEO da Douro Azul recebeu o prémio, em conjunto com a directora do Publituris, Carina Monteiro, das mãos de Micaela Juarez, directora de marketing e comunicação da WTM.

, 2013-11-05
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MensagemAssunto: Douro Azul distinguida na maior feira de turismo do mundo   Douro Turístico 2 - Página 3 Icon_minitimeSáb Nov 09, 2013 5:41 pm

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Global Award
Douro


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Douro Azul distinguida na maior feira de turismo do mundo


A empresa de cruzeiros fluviais recebeu um Global Award na abertura da World Travel Market de Londres.

Um “reconhecimento da expansão pela região do Douro e pela cidade do Porto”, da “inovação”, da “projecção internacional e do “investimento contínuo”. É assim que a organização da World Travel Market (WTM), a maior feira de turismo do mundo, a decorrer em Londres até 7 de Novembro, resume a distinção dada à Douro Azul.

O Global Award foi entregue esta segunda-feira, na cerimónia de abertura do certame, a Mário Ferreira, director-geral da empresa. “É um prémio que vem reforçar a nossa convicção no trabalho que temos vindo a desenvolver desde a fundação da empresa, na promoção da região do Douro e de Portugal como um destino turístico de excelência”, disse o responsável, citado em comunicado.

Já a directora de Comunicação da WTM (e jurada nos prémios), Micaela Juarez, sublinhou a inovação da empresa. “Estamos sempre em busca de produtos diferentes e inovadores e a Douro Azul conseguiu integrar com sucesso os cruzeiros fluviais com os circuitos turísticos guiados. É um feito que deve ser celebrado”, disse Juarez. No comunicado, salienta-se ainda a projecção internacional da empresa (refere-se mesmo a cerimónia de baptismo de dois barcos em Maio, que contou com as actrizes Sharon Stone e Andie MacDowell como madrinhas e o cantor Michael Bolton), sublinhando-se que tem “ajudado o Douro a tornar-se um dos destinos de topo a nível mundial para cruzeiros fluviais”. Em 2012, segundo dados da empresa, transportou cerca de 14 mil clientes, oriundos de 39 países.

Os prémios são anualmente atribuídos na WTM a partir da nomeação feita pelos parceiros media do certame em cada país (no caso luso, a Publituris). Estes nomeiam três candidatos que são depois avaliados por um júri da WTM, “composto por elementos de renome” da indústria do turismo, decidindo o vencedor. O objectivo global, segundo a organização, é distinguir “empresas e indivíduos responsáveis por uma grande contribuição para as viagens e turismo na sua região”.

A Douro Azul, referida como “a empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal”, desenvolve a sua actividade há 20 anos na região duriense e no Grande Porto. Com uma frota de 12 diferentes embarcações, realiza cruzeiros diversificados, quer em temáticas, durações ou preços. Possui iate, sete navios-hotel e o “Spirit of Chartwell” – a “barcaça real” utilizada pela rainha Isabel II para comemorar o Jubileu no Tamisa e que a Douro Azul adquiriu para realizar cruzeiros de luxo. Pelas ruas do Porto, a empresa realiza também city tours nos autocarros Blue Bus e, recentemente, estreou três “rabelos” modernos para circuitos fluviais urbanos.

Mas o grupo Douro Azul abrange mais investimentos turísticos: inaugurou um Tourist & Business Wellcome Center em Miragaia (naqueles que foram os primeiros armazéns de Vinho do Porto), integra a Helitours (tours em helicóptero), a Caminho das Estrelas (turismo espacial) e quer abrir o World of Discoveries, parque temático dedicado aos Descobrimentos Portugueses.

, 2013-11-06
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