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 Douro Turístico 2

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MensagemAssunto: Douro Azul encomenda dois barcos rabelos em Viana por 1,1 milhões    Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 12:51 pm

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Reinventar o barco rabelo
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_barco_lindo

Douro Azul encomenda dois barcos rabelos em Viana por 1,1 milhões

O grupo Douro Azul encomendou a construção de dois barcos rabelos para cruzeiros turísticos a uma empresa de Viana do Castelo, um negócio de 1,1 milhões de euros confirmado à agência Lusa pelo seu administrador.

\"A ideia é reinventar o barco rabelo tradicional, fazer uma escala rigorosa mas com algumas inovações\", explicou Mário Ferreira, administrador da empresa Douro Azul.

Uma das \"inovações\" é precisamente o material utilizado na construção destes barcos, que deixa de ser em madeira e passa a recorrer ao aço.

\"Desliza melhor, tem uma eficiência energética superior, entre outras vantagens\", reconheceu.

Além disso, vão incorporar uma cobertura em vidro permitindo dividir os 140 turistas (pelo interior e exterior) que cada um poderá transportar durante os passeios pelo rio Douro.

Também serão equipados com bancos ergonómicos que incluem um sistema de descrição áudio das paisagens envolventes e aspectos históricos, disponibilizado em 16 línguas diferentes.

Os barcos rabelos foram projectados pelo Arsenal do Alfeite e mantêm o comprimento tradicional de 25 metros deste tipo de embarcação típica do rio Douro.

A construção de cada uma destas embarcações vai custar 550 mil euros e o negócio foi fechado no início do mês de Novembro com as empresas Vianadecon e MetalRep, ambas de Viana do Castelo.

\"A entrega está prevista para Abril de 2013 e vamos iniciar as operações com estes barcos já no verão. Falámos com vários estaleiros e a nossa escolha ficou a dever-se à relação entre qualidade, preço e garantia sobre prazos\", rematou Mário Ferreira.


Lusa, 2012-11-23
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MensagemAssunto: Reforço de potência na barragem condiciona cais de Bemposta   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 1:13 pm

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Município à espera
Miranda do Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Cais-bemposta

Reforço de potência na barragem condiciona cais de Bemposta

O cais de Bemposta, em pleno Douro Internacional, não reúne as condições necessárias para o embarque e desembarque de passageiros. A constatação é da empresa turística que opera naquela zona, a Naturisnor, que muitas vezes se vê obrigada a pedir aos passageiros para se deslocarem até à berma do rio para poderem entrar no barco.

“Na altura, a oscilação da água rondava os 3 metros e agora duplicou. Ou seja, diariamente há uma oscilação entre quatro e seis metros. Muitas vezes, o cais está um escorrega, é impossível as pessoas passarem por ali, outras vezes como a ponte é muito pesada a água não tem força suficiente para a fazer subir”, constata o empresário.

As obras de reforço de potência na barragem de Bemposta alteram o caudal do rio e é por isso que a actual infra-estrutura deixou de ser funcional.Manuel Moredo lembra, no entanto, que as obras já terminaram há dois anos e é hora de tornar aquele espaço acessível a toda a gente para que possa ser licenciado.

“Há dias tivemos um grupo de 50 pessoas, com idades entre os 60 e os 90 anos e não têm condições para entrar e sair do barco”, lamenta Manuel Moredo.Contactado pela Brigantia, o vereador das Obras Públicas do Município de Mogadouro, António Pimentel, diz que a autarquia só vai avançar com obras se a entidade responsável pela vistoria para conceder o licenciamento decidir nesse sentido.

“Se a entidade que vem fazer a vistoria nos disser que temos que fazer obras e se entendermos que por uma questão de segurança também são necessárias a Câmara não terá qualquer problema em executá-las”, afirma António Pimentel.

O autarca garante que está prevista uma audiência pela entidade responsável pelo licenciamento, que está ligada ao Porto de Leixões, ainda este mês.

Brigantia, 2012-11-23
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MensagemAssunto: Empresa turística Douro Azul abre 222 vagas de trabalho em várias áreas   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 22, 2013 4:51 pm

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Conhecimentos da língua inglesa
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 DouroAzul_barco

Empresa turística Douro Azul abre 222 vagas de trabalho em várias áreas

A empresa turística Douro Azul anunciou hoje que abriu 222 vagas de trabalho, em diversas áreas, desde a hotelaria à náutica passando pela manutenção, procurando candidatos com conhecimentos da língua inglesa.

A empresa dirigida por Mário Ferreira procura, para a área de hotelaria, \"diretores de navio hotel, assistentes de bordo, rececionistas, chefes de cozinha, cozinheiros de primeira, empregados de mesa, «barmans», ajudantes de cozinha, empregados de quarto, copeiros, terapeutas de spa\", de acordo com comunicado.

A Douro Azul procura preencher, também, vagas de funções como mestres de tráfego, maquinistas e marinheiros dentro da área náutica.

Já em termos de manutenção são procurados carpinteiros e eletricistas e no campo do transporte terrestre motoristas de pesados de passageiros.

Segundo a empresa, a Douro Azul conta com cinco navios-hotel e vai inaugurar dois novos em março, tendo também \"autocarros de luxo\".

Os candidatos deverão ter \"total disponibilidade para ausências prolongadas\".

As pessoas que se candidatarem devem falar inglês, preferencialmente também alemão, ou francês e ter experiência em cruzeiros turísticos ou hotelaria.

De acordo com o comunicado, a Douro Azul transportou no ano passado \"cerca de 14 mil passageiros de 39 nacionalidades diferentes, correspondendo a perto de 100 mil dormidas na região do Douro\".

Lusa, 2013-01-18
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MensagemAssunto: AmaVida estreia cruzeiros no Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 4:22 pm

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No próximo dia 26 de Março
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Amavida

AmaVida estreia cruzeiros no Douro

O AmaVida, navio de cruzeiros fluviais da companhia norte-americana AmaWaters, com capacidade para 106 passageiros, vai estrear-se nas águas do Douro a partir do próximo dia 26 de Março.

O navio vai realizar em 2013 quatro itinerários, alguns dos quais com estada em Lisboa e cruzeiro no Douro, como já tinha sido anunciado pelo PressTUR (clique para ler: Empresas de cruzeiros fluviais vão reforçar aposta no Douro).

“Port Wine & Flamenco”, “Enticing Douro”, “Impressions of France & Portugal” e “Classic Port Wines & Charming Quintas”, são os itinerários realizados este ano pelo AmaVida, informa a companhia.

O “Port Wine & Flamenco” prevê três noites em Espanha, um cruzeiro de sete noites no Douro e três noites em Lisboa, o “Impressions of France & Portugal” inclui sete noites de cruzeiro no Sena, quatro noites em Lisboa e sete noites no Douro, e os “Enticing Douro” e “Classic Porto Wines & Charming Quintas” incluem três noites de alojamento em Lisboa e sete de cruzeiro.

O AmaVida dispõe de varandas na maioria dos quartos e suites, conta com piscina, centro de fitness e spa, e internet sem fios em todo o navio. Um dos destaques da embarcação vai para a possibilidade de jantar ao ar livre, num espaço com capacidade até 32 pessoas, como opção à sala de jantar.

Em 2014 estão anunciados os cruzeiros “Enticing Douro” e “Port Wine & Flamenco”.
A AmaWaters anunciou mais cruzeiros temáticos este ano e em 214, nomeadamente, cruzeiros sob o tema do vinho, \"In Celebration of Wine\" que terão 21 partidas este ano.

No programa estão também cruzeiros das vindimas no Douro (Harvest Wine Cruises on Portugal s Douro River), com duas partidas em Outubro, e um cruzeiro gourmet, com o chef Bob Blumer, “que irá trazer a sua paixão por comida e demonstrações de cozinha” a 22 de Outubro próximo.

Os temas dos cruzeiros da AmaWaters incluem também a herança judia no Danúbio (quatro partidas em 2013), Tulipas e Jazz no AmaCerto, a 22 de Abril próximo, e a 28 de Abril de 2014, o “Chocolate Connoisseurs Cruise” com fabricante artesanal de chocolate Norman Love da Norman Love Confections.

Este ano, a estreia do AmaVida vai ser acompanhada pelo AmaPrima, em Amesterdão, que vai fazer dez itinerários (Tulip Time Cruise, Melodies of the Danube, The Romantic Danube, Blue Danube Discovery, The Legendary Danube, Magnificent Europe, Grand Danube Cruise, Black Sea Voyage, Great Capitals & Vintages of the Danube, e Christmas Time Cruise).

, 2013-01-24
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MensagemAssunto: Douro com menos passageiros nos cruzeiros diários e aumento nos barcos-hotel   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 03, 2013 3:47 pm

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Via navegável do Douro
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_barco_lindo

Douro com menos passageiros nos cruzeiros diários e aumento nos barcos-hotel

A via navegável do Douro registou 450 mil passageiros em 2012, com uma quebra de 11% nos cruzeiros de um dia e uma subida de 6% no segmento barco-hotel.
Segundo dados fornecidos hoje pela Delegação do Norte e Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que foi alvo de uma fusão e passou a integrar o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, em 2012 passaram pela via navegável 450 mil passageiros.

Neste período verificou-se um decréscimo global de 11% nos cruzeiros de um dia, para os 136 mil. Este segmento de viagens tem como principais clientes os portugueses, que representam mais de 80% deste mercado.

O administrador delegado do IPTM, Joaquim Gonçalves, afirmou à agência Lusa que \\"há um afastamento deste público deste tipo de percursos diários\\".

Em dois anos, este produto registou uma quebra de 22%.

Por outro lado, constatou-se um aumento de 6% de passageiros em barcos-hotel, ficando perto dos 30 mil passageiros. Este é essencialmente um serviço exportador, que atrai ao rio Douro clientes de outros países.

No ano passado, a via navegável atraiu mais turistas alemães, dos Estados Unidos, bem como do Reino Unido ou Escandinávia.

Cruzam o Douro oito barcos-hotel, mas este é também um segmento que vai aumentar em 2013, com a entrada em operação de mais três embarcações da empresa Douro Azul.

Esta empresa decidiu mesmo abandonar os cruzeiros de um dia, dedicando-se em exclusivo aos barcos-hotel e a viagens na mesma albufeira. As embarcações da Douro Azul que se dedicavam a este negócio foram adquiridas pelas empresas concorrentes.

\\"O Douro tem sustentabilidade neste segmento de negócio, que é o mais importante e tem mais rentabilidade para os seus operadores\\", afirmou Joaquim Gonçalves.

A aumentar estão também os cruzeiros na mesma albufeira (viagens com duração variável, de meia e uma hora, e que se concentram nas zonas Porto/Gaia, Entre-os-Rios, Régua, Pinhão, Foz do Sabor e Pocinho).

Segundo o IPTM, os cruzeiros na mesma albufeira representam 59% da totalidade de passageiros, movimentando cerca de 250 mil passageiros no ano passado.

Em 2012 e, pela primeira vez, o instituto introduziu nos dados estatísticos os relativos às viagens nas albufeiras (sem passar por uma barragem). Este registo passou a ser feito em julho.

Cruzam o Douro 74 embarcações marítimo-turísticas que disponibilizam 5.874 lugares, mais 19 do que em 2008 e que estão distribuídas por 34 operadores.

A via navegável reabre em março à navegação turística em toda a sua extensão.

É através do rio que grande parte dos turistas conhece o Douro vinhateiro. A via navegável foi inaugurada em toda a sua extensão em 1990. São 210 quilómetros, desde o Porto até Barca d Alva.

Lusa, 2013-01-31
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MensagemAssunto: Plano de Mobilidade entre Lamego, Régua e Vila Real vai custar 3,9ME   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 5:50 pm

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Lamego, Régua e Vila Real.
Douro


Plano de Mobilidade entre Lamego, Régua e Vila Real vai custar 3,9ME

A associação Douro Alliance anunciou hoje a implementação de um plano de mobilidade, que representa um investimento global de 3,9 milhões de euros e visa assegurar o transporte público regular entre Lamego, Régua e Vila Real.

\"Queremos que a população destas cidades se possa deslocar com facilidade, dando a sensação de que vive numa cidade única, pois é esse o objetivo do Eixo Vila Real, Régua e Lamego\", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes.

A Douro Alliance é uma associação, lançada no âmbito da candidatura ao Programa \"Política de Cidades Polis XXI\" com o objetivo de criar uma plataforma comum de diálogo, partilha, cooperação e desenvolvimento entre as cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

Para Francisco Lopes, o Plano de Mobilidade Sustentável representa um \"passo importante\" na união das três localidades durienses.

Segundo o autarca o grande objetivo é \"assegurar que há linhas regulares de transporte público entre estas cidades\", os quais atualmente são, de acordo com o responsável, \"relativamente deficientes\".

A ideia é facilitar a deslocação, quer por razões profissionais ou de lazer. Muitos residentes nestes concelhos trabalham em Vila Real, Régua ou Lamego, tendo, para o efeito, de fazer deslocações diárias, as quais hoje têm, na maior parte dos casos, de ser feitas em viatura própria.

Francisco Lopes referiu ainda que em muitos serviços públicos, como na área da saúde, se verifica com cada vez mais frequência a necessidade de transferir utentes dos hospitais da Régua e Lamego para Vila Real.

\"Estamos a sentir esse problema também em outros serviços e, se queremos resolver o problema, temos que o fazer de forma global e não parcelar em relação a cada um dos serviços\", sublinhou.

Muitos turistas que visitam o Douro procuram também deslocar-se entre os três concelhos.

A elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável será executada pela empresa Cised Consultores, por 122 mil euros. O documento deverá estar concluído dentro de um ano.

Financiada pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, a operação Plano de Mobilidade Sustentável representa um investimento total de 3,9 milhões de euros, contando com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 2, 5 milhões de euros.

O plano contemplará a análise, diagnóstico e a elaboração de propostas que privilegiem o uso do transporte público/coletivo em detrimento do transporte individual.

Este projeto tem como objetivo a potencialização da intermodalidade do sistema de transportes públicos/coletivos entre os polos do eixo, entre transportes urbanos e interurbanos, e o desenvolvimento de um sistema de estacionamento.

Francisco Lopes referiu que, durante este período, vão ser ouvidos os parceiros da Douro Alliance e analisada, conjuntamente com os operadores que têm as concessões dos transportes rodoviários, a possibilidade de se estender as concessões municipais da Corgobus (Vila Real) e Verdinho (Lamego) até à Régua e na possibilidade de haver transportes alternativos.

\"Há todo um conjunto de hipóteses que estão em aberto e que este estudo irá indicar se são indicadas e viáveis\", sublinhou.

Lusa, 2013-02-05
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MensagemAssunto: Taxistas frequentam curso para acolherem melhor os turistas do Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 25, 2013 11:52 pm

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Welcome by Taxi to Douro
Douro


Taxistas frequentam curso para acolherem melhor os turistas do Douro

Quinze taxistas do Douro iniciaram nesta quinta-feira, em Lamego, um curso inserido no projecto Welcome by Taxi to Douro e que visa melhorar a hospitalidade e a qualidade de atendimento dos motoristas aos turistas que visitam este território.

Depois do Porto, Lisboa e Algarve, é a vez de a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro (EHTDouro), instalada em Lamego, avançar com o projecto que quer melhorar a hospitalidade por parte dos taxistas, que muitas vezes são os primeiros anfitriões que os visitantes encontram no Douro. Paulo Vaz, director desta escola, afirmou à Lusa que o curso, gratuito e de 50 horas, arrancou nesta quinta-feira com 15 motoristas de Lamego, Vila Real, Armamar, Mesão Frio ou Régua.

O curso está dividido em vários módulos de aprendizagem, desde a língua inglesa dirigida às necessidades dos profissionais de táxi no seu relacionamento com estrangeiros à formação em áreas relacionadas com hospitalidade, como a imagem, comportamento e cortesia no atendimento. Depois, e porque se está no Douro, os motoristas vão também ter formação sobre os vinhos produzidos na região demarcada, a qual será ministrada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Paulo Vaz salientou ainda o módulo sobre turismo religioso, que será dado por técnicos do Museu de Lamego.
Em Lamego está localizada a Senhora dos Remédios, onde decorre uma das principais festas religiosas do país que atrai muitas pessoas a este concelho.

Outra das áreas da formação está relacionada com a segurança, com a PSP a dar noções de como adaptar a condução ao tipo de clientes ou a como agir em caso de perda de documentos por parte dos turistas.

Pretende-se ainda preparar os profissionais de táxi na identificação dos principais pontos de atracção turística das cidades e região onde desenvolvem a sua actividade, de modo a capacitá-los para o aconselhamento de espaços de animação diurna e nocturna, restaurantes, bairros típicos, cafés, museus, esplanadas ou jardins.

Com este curso, os taxistas terão acesso ao selo de qualidade Welcome By Táxi, criado pela Autoridade Turística Nacional. Para Paulo Vaz, este selo será uma”vantagem competitiva” para os formandos. Por outro lado, a frequência desta formação é ainda reconhecida para efeitos de renovação do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de motorista de táxi pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Este projecto do Turismo de Portugal e da EHTDouro tem o apoio da Turismo do Douro, do Museu de Lamego, das autarquias de Lamego e do Peso da Régua, do IVDP e da PSP de Lamego.

Lusa, 2013-02-22
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MensagemAssunto: Actriz Andie MacDowell inaugura navio da Douro Azul a 22 de Março   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 07, 2013 11:00 am

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Queen Isabel e o AmaVida
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Queen_barco

Actriz Andie MacDowell inaugura navio da Douro Azul a 22 de Março

A Douro Azul vai inaugurar no próximo dia 22 dois novos navios-hotel, um dos quais terá como madrinha a actriz norte-americana Andie MacDowel, conhecida por ter participado em filmes como «Quatro Casamentos e um Funeral».

O Queen Isabel e o AmaVida, os dois novos navios-hotel da Douro Azul, que estão a ser construídos nos estaleiros da Navalria (do grupo Martifer), serão inaugurados no próximo dia 22, “numa cerimónia que terá impacto mundial” e que inclui um espectáculo musical de um artista internacional e a presença de outra estrela de Hollywood.

Mário Ferreira, presidente da Douro Azul, não quis adiantar mais nomes para além do de Andie MacDowell, que será acompanhada pela sua filha, e também actriz, Rainey Qualley.

Andie é conhecida pelos papéis que desempenhou em filmes como “Quatro Casamentos e Um Funeral” e “Groundhog Day – O Feitiço do Tempo”, em que formou dupla com Hugh Grant e Bill Murray, respectivamente.

“A ideia de convidar a Andie surgiu naturalmente pela amizade que nos une, e pela admiração que tenho pela brilhante carreira que tem vindo a construir. Penso que é a pessoa ideal para ser madrinha de uma embarcação como o Queen Isabel”, confidenciou o empresário.

“Será um evento marcante para a Douro Azul, não só pelo baptismo das duas novas embarcações, mas também porque iremos celebrar vinte anos de actividade”,

O Queen Isabel e o Ama Vida têm capacidade, cada um, para 118 passageiros, distribuídos por 59 luxuosas cabines duplas. Ambos os navios-hotel destacam-se por um conjunto de inovações tecnológicas e de eficiência energética, como é o caso do heliponto no convés superior - que permitirá a realização de “tours” aéreos na região - e da colocação de painéis fotovoltaicos, capazes de transformar a energia solar em energia eléctrica, na cobertura desse mesmo convés, numa área de cerca de 155 metros quadrados, “a maior até à data em embarcações desta tipologia”.

JNegocios, 2013-03-04
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MensagemAssunto: Sharon Stone e Andie MacDowell são madrinhas de novos barcos da Douro Azul   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 07, 2013 4:50 pm

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Promover o Douro
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Sharon_stone_

Sharon Stone e Andie MacDowell são madrinhas de novos barcos da Douro Azul

O AmaVida e o Queen Isabel entram, este ano, ao serviço da Douro Azul. As embarcações foram construídas em Portugal, nos estaleiros da Navalria.

Sharon Stone estará no Porto, no dia 22 de Março, para apadrinhar uma das mais recentes embarcações da empresa Douro Azul.

A actriz norte-americana de Instinto Fatal junta-se à já anteriormente confirmada, e também actriz, Andie MacDowell para o baptismo de dois navios-hotel da Douro Azul. Stone será madrinha da embarcação AmaVida, MacDowell vai apadrinhar o Queen Isabel.

Mário Ferreira, o proprietário da Douro Azul, revela que “o convite foi prontamente aceite” por Sharon Stone, facto que diz enchê-lo de orgulho. Referiu ainda alguns dos motivos que justificaram o convite: “É uma actriz à escala mundial, indissociável da história de Hollywood e do cinema. A sua beleza é transversal a qualquer geração e ninguém lhe fica indiferente”.

A cerimónia de inauguração dos dois navios-hotel, que vai contar com a presença das duas actrizes, está agendada para 22 de Março. A comemoração serve também para homenagear o Douro como Património Mundial da Humanidade, classificação atribuída pela UNESCO. Durante a sua estada no Porto, Sharon Stone e Andie MacDowell cumprirão um programa social com o objectivo de promover, a nível nacional e internacional, o Porto e o Douro.

O AmaVida e o Queen Isabel entrarão, este ano, ao serviço da Douro Azul. As embarcações foram construídas em Portugal, nos estaleiros da Navalria que integram o Grupo Martifer, em Aveiro, onde estão, agora, na fase final de preparação.

Com capacidade para 108 passageiros, distribuídos por 54 cabines duplas, as embarcações destacam-se, no segmento de navios de cruzeiros fluviais por um conjunto de inovações tecnológicas e de eficiência energética - têm, por exemplo, um heliporto no convés superior e uma área considerável de painéis fotovoltaicos na cobertura.


Jorge Alas in Público, 2013-03-07
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MensagemAssunto: Oferta de cruzeiros no Douro aumenta   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 9:21 pm

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Inauguração esta sexta-feira
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_barco_lindo

Oferta de cruzeiros no Douro aumenta

A oferta de cruzeiros no rio Douro vai aumentar com a inauguração esta sexta-feira e entrada em operação dos Amavida e Queen Isabel, navios da Ama Waterways Cruises e da Uniworld, parceiros da Douro Azul, com capacidades para 106 e 118 passageiros respectivamente.

As actrizes Andie MacDowell e Sharon Stone serão as madrinhas dos novos navios e vão estar no Porto no dia 22 de Março, para baptizarem respectivamente os Queen Isabel e Amavida.

O Queen Isabel, com capacidade para 118 passageiros, será operado pela Uniworld. O navio apresenta 18 suites junior com cerca de 20 metros quadrados e duas suites com 30 metros quadrados, todos com varanda. Os camarotes no deck principal terão varandas francesas. As áreas públicas incluem salão com bar, bar exterior, restaurante com zona exterior, área de solário com piscina e uma área de SPA e fitness.

O navio irá fazer itinerários de dez dias em Portugal e Espanha no rio Douro.

O Queen Isabel irá substituir o Douro Spirit com capacidade para 124 passageiros, também da Douro Azul, mas até agora a operar na frota da Uniworld, e que irá para a Viking River Cruises, também em lease e com o nome Viking Douro.

No mesmo dia Sharon Stone irá baptizar o Amavida que fará parte da frota da AMA Waterways, também parceira da Douro Azul. O navio tem capacidade para 106 passageiros e navegará diversos itinerários no Douro.

O navio vem equipado com painéis solares no deck solário que geram energia para os sistemas operacionais do navio. Da oferta fazem parte piscina aquecida, salão de beleza e massagens, centro de fitness, acesso gratuito à internet nos camarotes e vídeo on demand.

, 2013-03-19
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MensagemAssunto: Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 6:42 pm

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«Promoção em conjunto»
Mirandela


Douro Turístico 2 - Página 2 Celia-Ramos

Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais

A chefe de Projeto de Missão do Douro, Celina Ramos, desafiou hoje os agentes das rotas turísticas da região a promoverem em conjunto os produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.

Celina Ramos foi uma das intervenientes no Congresso Internacional Rotas Turísticas -- \"Valorização e Posicionamento\", em Mirandela, no distrito de Bragança, que juntou as Rotas do Azeite de Trás-os-Montes, anfitriã, do Vinho do Porto e das Vinhas de Cister.

Os recursos estão identificados, segundo observou, mas falta \"agregar os vários atores públicos, privados, as associações, universidades, no sentido de uma promoção conjunta, de ganhar massa crítica, visando a internacionalização e desta forma trabalhar a procura\".

\"É na agregação do conjunto dos nossos produtos que nós, de facto, podemos ser diferentes e porque todos eles têm qualidade, podem afirmar-se em conjunto\", considerou.

Da mesma maneira que se conta a história do vinho do Porto a milhares de visitantes que entram em Gaia, muitos deles com destino ao Douro, \"é contar-lhe também a história do azeite, dos enchidos, da castanha, da amêndoa, doçaria\", considerou.

Celina Ramos constatou que \"a oferta está trabalhada, com \"uma grande aposta nas infraestruturas, nos equipamentos, na recuperação dos centros históricos, das aldeias, material publicitário, agora é preciso trabalhar o lado da procura\".

\"Tenho de trabalhar, fazer promoção, e ir buscar a internacionalização, outros mercados, de forma a podermos de facto criar valor a partir dos nossos recursos, do território\", acrescentou.

Este é o caminho defendido também pelo anfitrião, Jorge Morais, presidente da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que apontou o congresso de hoje como espaço de reflexão e de partilha, em que deram também testemunho rotas turísticas de outras zonas de Portugal e de Espanha.

O congresso faz parte de um diálogo que as três rotas turísticas do norte de Portugal vêm desenvolvendo há dois anos.

A ambição de \"venderem\" juntos a região do Douro comum a todos poderá materializar-se no projeto de internacionalização da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que se prepara para ir à conquista dos mercados emergentes do Brasil, Moçambique e também Macau.

Lusa, 2013-03-26
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MensagemAssunto: Aldeias Vinhateiras do Douro com guia turístico   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 10:41 pm

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O objectivo é atrair turistas
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Turismo-do-douro

Aldeias Vinhateiras do Douro com guia turístico

São 100 páginas a cores onde há fotos, mapas de localização das aldeias na região e plantas dos respectivos centros rurais. O objectivo é atrair turistas e desenvolver economicamente a região.

A Turismo do Douro acaba de lançar um guia turístico da Rede das Aldeias Vinhateiras. Um convite à descoberta do património, história e paisagem de Barcos, Favaios, Provesende, Salzedas, Trevões e Ucanha.

Para o presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, António Martinho, este guia representa \"mais um instrumento para a promoção turística” de um território classificado como Património Mundial da Humanidade. Além disso, acrescenta, “vai contribuir para a revitalização socioeconómica e para a fixação da população neste recanto do interior do país”.

Representativas de uma organização social de senhorios, feitores e operariado rural que suportaram ao longo dos tempos a actividade económica principal da região - a cultura do vinho -, as Aldeias Vinhateiras do Douro são ainda a expressão da história da região onde igrejas, capelas e casas senhoriais, pertencentes à aristocracia vinhateira, convivem, harmoniosamente, com edifícios de arquitectura popular.

O Guia Turístico da Rede de Aldeias Vinhateiras faz o enquadramento geográfico e histórico das seis aldeias, onde se explicam os fundamentos da sua importância para a Região Demarcada, revela os forais, a história dos pelourinhos, igrejas e mosteiros, a heráldica das casas brasonadas, os rituais e as tradições ancestrais, os feitos das figuras ilustres, as lendas e histórias antigas, curiosidades locais e regionais.

Palmilhar quilómetros com as pontas dos dedos
São 100 páginas a cores, onde a informação partilha espaço com fotos, mapas de localização das aldeias na região e plantas dos respectivos centros rurais.

Não faltam quadros com as distâncias em tempo e quilómetros entre aldeias e relativamente a centros urbanos. Há ainda sobre cada aldeia sugestões de circuitos a realizar e informação sobre o que visitar num raio de 60 quilómetros.

As últimas 20 páginas do guia turístico são dedicadas ao Douro Natural e à descrição detalhada da “Grande Rota das Aldeias Vinhateiras”, um circuito que, segundo António Martinho “propicia ao turista o contacto com várias experiências de natureza paisagística, ambiental e natural, conduz o visitante ao melhor do património edificado, vernacular ou senhorial do Douro, levando-o ao contacto com a melhor gastronomia e com a imensa paleta de sensações que a subtileza dos vinhos do Douro permitem alcançar”.

Está ainda incluído no novo guia turístico um diretório com contactos úteis e informação sobre alojamento, restauração e enoturismo da região.

A rede de Aldeias Vinhateiras foi apresentada em Fevereiro de 2001, com o objectivo de fixar as populações, promover a dinamização socioeconómica dos aglomerados e divulgar o potencial turístico do Douro.

Olimpia Mairos in RR, 2013-04-06
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MensagemAssunto: Fundador da Àman Resorts interessado em investir no Douro    Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 3:47 pm

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País é «um bom investimento»
Douro


Fundador da Àman Resorts interessado em investir no Douro

A Herdade da Comporta, da RioForte, terá a partir de 2015 a primeira unidade com a marca da Àman Resorts.

O fundador do grupo Àman Resorts, o indonésio Adrian Zecha, poderá reforçar os investimentos em Portugal depois da parceria realizada com a RioForte - participada não financeira do Grupo Espírito Santo - para a construção de um empreendimento turístico na Herdade da Comporta.

«Temos mais projectos para Portugal», assumiu Adrian Zecha, à margem da apresentação do Comporta Dunes. O mesmo responsável salientou que o País é «um bom investimento».

Sobre eventuais localizações onde poderá investir, o dono da cadeia Áman Resorts referiu o vale do Douro «por ser muito bonito e tem espaço». E afastou qualquer hipótese de ter uma presença no Algarve, uma vez que já «há muita construção».

Dírcia Lopes in DD, 2013-04-17
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MensagemAssunto: Apenas seis centros de informação turística avançaram no Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 3:54 pm

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Considerada prioritária
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_barco_lindo

Apenas seis centros de informação turística avançaram no Douro

Da rede de 14 centros de informação turística aprovados para o Douro, apenas foram concretizados ou estão em execução seis, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Turismo do Douro.

A organização da rede de postos de turismo é considerada prioritária no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro.

Nesse sentido, no âmbito do programa «ON.2 - O Novo Norte» foram aprovadas 14 candidaturas para a execução de centros de informação turística (CIT), espalhados um pouco por toda a região duriense

, 2013-04-19
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MensagemAssunto: Via Navegável do Douro precisa de 100 mil euros para concluir reparações   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 8:38 pm

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Em 2014 haverá 14 barcos-hotel
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_barco_nf

Via Navegável do Douro precisa de 100 mil euros para concluir reparações

Chuvas deste Inverno aumentaram caudais que causaram mais danos do que o previsto. Responsável alerta para a urgência do investimento no canal de navegação, em nome do turismo.

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) precisa de 100 mil euros para concluir as reparações dos danos causados pelas cheias na Via Navegável do Douro e para reabrir ao tráfego sem condicionalismos.

Fonte deste organismo disse esta sexta-feira à Lusa que a navegação neste rio está condicionada, necessitando as embarcações de uma autorização, que é passada caso a caso pela delegação do Douro do IPTM, para subirem do Pinhão até Barca d Alva.

\"Tínhamos adjudicado a primeira tarefa de reparação da via navegável, como fazemos todos os anos, e tínhamos feito a nossa estimativa de valor que foi ultrapassada pelos danos causados pelas cheias\", afirmou o director delegado do IPTM, Joaquim Gonçalves. Acrescentou que, este ano, foram \"surpreendidos pelos caudais que causaram danos excessivos\" e que tiveram que \"terminar as reparações no Pinhão\". Por exemplo, é preciso recolocar as boias que sinalizam o troço de rio por onde os barcos têm que navegar.

\"Agora, reabrimos um novo procedimento administrativo com vista a obter as autorizações para fazer a reparação do Pinhão até Barca d Alva. Temos ainda alguns danos por reparar na via navegável\", salientou. Joaquim Gonçalves estima que sejam necessários cerca de \"100 mil euros\" para concluir essas reparações na via até ao cais de Barca d Alva. \"Temos que cumprir toda a tramitação legal, no fundo, o código dos contratos públicos, e estamos a tentar ultrapassar todas essas dificuldades\", frisou.

O responsável referiu ainda que o IPTM fez um levantamento dos danos que foram provocados na via, que foram transmitidos aos operadores que, para subirem a partir do Pinhão, precisam de uma autorização especial. \"Não há aventura. Conhece-se onde estão os danos, avaliam-se as condições de caudal, não há tráfego intenso, portanto é um tráfego controlado e autorizado caso a caso. Mas obviamente que limita a operação e o normal funcionamento da via\", referiu. Joaquim Gonçalves salientou ainda que, \"só quando estiver totalmente reparada, é que será aberta a via a todos os operadores\".

O responsável insistiu ainda com a importância de se avançar com a ampliação do cais do Pinhão, projecto que está parado porque foi alvo de uma reavaliação por parte do conselho directivo do programa operacional ON.2 O Novo Norte. Esta obra deverá custar cerca de um milhão de euros. \"Fomos apanhados no processo de limpeza dos contratos de QREN que não tinham execução física à data que o Governo fez essa verificação\", explicou.

Joaquim Gonçalves referiu que se está agora a diligenciar no sentido de que serem criadas as condições de financiamento necessárias para a execução da obra, que considerou essencial para a via devido ao aumento da frota de barcos-hotel que, em 2014, será de 14 embarcações. \"Não se pode hesitar neste investimento sob pena de comprometermos o projecto de navegabilidade\", frisou.


Lusa, 2013-05-13
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MensagemAssunto: Marcantonio Del Carlo filma curta-metragem no Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 18, 2013 10:22 pm

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«Mau Vinho»
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Marco_antonio_caprio

Marcantonio Del Carlo filma curta-metragem no Douro

«Mau Vinho» conta a história de um grupo de alunos que vai fazer uma visita de estudos a uma casa vinícola duriense, pedida por um professor, representado por Marcantonio Del Carlo. A história nasce das lendas associadas, não só à vindima, mas também à fertilidade, ao sol, à lua e ao rio. Estreia em Setembro.

O Douro Film Harvest (DFH) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão produzir o primeiro filme realizado pelo actor e encenador Marcantonio Del Carlo, que começa a ser rodado a 31 de Maio, em Murça.

A curta-metragem «Mau Vinho» conta com a participação dos alunos finalistas do curso de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Marcantonio Del Carlo revela que a ideia nasceu há cerca de cinco anos, quando começou a dar aulas na academia transmontana.

O professor e realizador escreveu o guião do «Mau Vinho» e lançou o desafio aos alunos para participaram na produção. Seis estudantes da UTAD compõem o elenco principal da produção e cerca de 20, onde se incluem estudantes da Escola Profissional de Murça, integram o elenco secundário.

«É a primeira vez que se faz um filme com alunos que estão integrados na sua região, com a universidade a que pertencem e, ao mesmo tempo, associados a um grande evento de cinema, como é o DFH», refere Marcantonio Del Carlo, realçando que «é um grande desafio para todos».

O filme conta a história de um grupo de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que vai fazer uma visita de estudos a uma casa vinícola da região do Douro, visita pedida por um professor que é representado por Marcantonio Del Carlo.

«Sou eu, o demónio da embriaguez, e vamos visitar essa casa que produz «Mau Vinho» e aí os alunos vão ser raptados por uma seita, representada no filme pelos caretos», salienta. «Mau Vinho» é uma expressão da cultura popular para dizer que uma pessoa «é má».

«A história nasce muito das lendas que fui estudando desta região, que são imensas e associadas não só ao vinho, à vindima, mas também à fertilidade, ao sol, à lua e ao rio, claro», acrescenta o realizador.

A curta-metragem vai ter 18 minutos, vai ser rodada entre 31 de maio e 03 de junho, em Murça e em outros pontos emblemáticos da paisagem duriense, como o miradouro de São Leonardo da Galafura.

A produção estreia em setembro, durante a 5ª edição do Douro Film Harvest, um evento lançado há cinco anos e que se assumiu como o primeiro de cinema descentralizado do mundo.

O DFH arranca este ano com uma primeira edição no Rio de Janeiro, que decorre entre 23 e 26 de maio, com o objetivo de promover no Brasil o turismo e os vinhos duriense. O certame combina a colheita dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro com a sétima arte, associando ainda a música e a gastronomia.

Olímpia Mairos in RR, 2013-05-16
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MensagemAssunto: PS acusa Governo de promover retrocesso histórico no Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 10:56 pm

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Extinguir turismo do Douro
Douro


PS acusa Governo de promover retrocesso histórico no Douro

A nova lei das Entidades Regionais de Turismo, que entrou em vigor no dia 17, funde a Turismo do Douro na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

Os deputados do PS eleitos por Vila Real, Pedro Silva Pereira e Rui Santos, questionaram o secretário de Estado do Turismo, através de um requerimento entregue na Assembleia da República, sobre o turismo no Douro.

Os parlamentares querem saber “de que forma é que a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte acautelará, com a mesma eficácia e regularidade, a promoção do turismo do Douro” e se, face às especificidades desta região, o Governo está disposto a repensar a possível criação de uma delegação no território.

A extinta estrutura estava sediada em Vila Real.

Depois, “dada a situação dramática do mercado laboral nesta região”, os deputados querem saber se os funcionários poderão ser integrados nesse “eventual” polo do Douro.

A nova lei prevê que os funcionários possam transitar para o regime de mobilidade especial.

Dos 13 funcionários atuais da Turismo do Douro, cinco trabalham nos postos de turismo.

Os socialistas não compreendem a “opção pela não manutenção de um polo da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte no Douro, aproveitando as sinergias criadas e os funcionários que aqui prestam os seus serviços”.

“Esses funcionários ficam, desta forma, condenados à passagem a uma situação de mobilidade, que implica uma diminuição dos seus rendimentos e pode culminar com o seu despedimento”, afirmaram os deputados.

E, para além de colocar “em risco os postos de trabalho dos colaboradores”, os parlamentares consideram que fica também em causa a divulgação nacional e internacional da marca “Douro”.

Trata-se, para Pedro Silva Pereira e Rui Santos, de “mais um ataque ao interior do país, debilitando a já frágil situação desta região”.

“Sendo o turismo uma das indústrias identificadas nos sucessivos relatórios elaborados sobre o desenvolvimento regional, passíveis de melhorar os indicadores socioeconómicos, é inaceitável que seja agora atacada desta forma”, acrescentaram.

E, para os deputados, esta decisão do Governo de Pedro Passos Coelho, somada ao fim da ligação aérea da região a Lisboa, à introdução de portagens nas vias rodoviárias que servem a região e ao não desbloqueio da situação do Túnel do Marão, “vem asfixiar os investimentos que haviam sido feito ao nível do turismo e representam um retrocesso de uma década”.


Lusa, 2013-05-31
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MensagemAssunto: Douro Film Harvest quer incentivar produção nacional   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 4:45 pm

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14 e 21 de setembro
  Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_filmharvest_logo


Douro Film Harvest quer incentivar produção nacional

Inscrições para a competição Curtas da Casa estão abertas até 5 de agosto. Festival de cinema e vinho realiza-se de 14 a 21 de setembro

O Douro Film Harvest (DFH), que decorre entre 14 e 21 de setembro, lança a segunda edição do Curtas da Casa, uma competição nacional de curtas-metragens que tem como objetivo incentivar a produção nacional, escreve a agência Lusa.

A organização anunciou que as inscrições para o Curtas da Casa estão abertas até 5 de agosto. A edição deste ano atribui um prémio de 2500 euros ao vencedor.

Através desta competição, o DFH quer reforçar a aposta na produção cinematográfica nacional. Com este concurso, pretende-se ainda estimular a produção e a exibição de curtas-metragens entre toda a região do Alto Douro Vinhateiro e o rio Douro, tendo o duplo objetivo de promover os seus recursos naturais e os seus produtos e resgatar novas interpretações do território através do cinema.

Os filmes têm que ser rodados na região duriense ou no rio Douro e o argumento tem que estar relacionado com os povos, as tradições, as tendências e o imaginário deste território.

Nesta competição podem inscrever-se filmes cuja realização seja exclusivamente portuguesa e cujas produções sejam maioritariamente portuguesas. Só serão admitidos produções de 2012 e 2013.

Os filmes devem ter no máximo 20 minutos e podem ser de diferentes géneros: documentário, ficção, experimental ou animação.

O vencedor desta competição é anunciado em setembro, durante a semana do festival Douro Film Harvest, que decorre entre o Douro e o Porto.

«Mulher Mar», dos gémeos jornalistas Filipe e Pedro Pinto, foi a curta-metragem vencedora da primeira edição Curtas da Casa.

Também em setembro estreia a curta-metragem «Mau Vinho», realizada por Marcantónio Del Carlo, que foi produzida pelo DFH e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O filme foi rodado em Murça e conta com a participação de estudantes da academia transmontana.

O DFH, lançado há cinco anos, assumiu-se como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo. O certame combina a colheita dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro com a sétima arte, associando ainda a música e a gastronomia.

Lusa, 2013-06-12
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MensagemAssunto: Douro lidera top de cruzeiros fluviais na Europa   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 11:19 pm

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Douro em primeiro lugar
  Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 DouroAzul_barco


Douro lidera top de cruzeiros fluviais na Europa

O influente portal de notícias «The Huffington Post» criou um top para o turismo fluvial na Europa a partir de uma comunidade de viajantes. Resultado: o Douro em primeiro lugar.

«É uma das melhores rotas fluviais da Europa tanto para amantes do vinho como da História», resume o artigo publicado na secção de viagens do portal norte-americano «The Huffington Post». Os passeios pelo rio Douro lideram uma lista de «destinos top para cruzeiros fluviais na Europa«.

A lista, que elege cinco rotas pelo continente, foi criada, informam, a partir das recomendações da «comunidade de verdadeiros viajantes e residentes» do minube, um site e rede social dedicados às viagens. O artigo sublinha que, «apesar da crise económica» europeia, o sector do turismo fluvial está em alta, sendo «mais procurado que nunca». Os itinerários que mesclam «história, cultura, cozinha e natureza» são a razão.

Estas mais-valias entram também em jogo no destaque dado ao Douro, até porque corre pelo coração desta «deslumbrante» região de vinhos. A começar pela «pitoresca» cidade do Porto, referem, «os viajantes podem explorar o Vale do Douro, cujo microclima natural o torna a localização perfeita para as vinhas seculares produzirem o lendário vinho do Porto».

Aos viajantes que desejam juntar cultura ao seu vinho, sugerem-se passeios em terra (no caso: para explorar o Porto ou mesmo para uma excursão do outro lado da fronteira, a Salamanca).

Além do Douro, este «top» elege mais quatro destinos-rio obrigatórios: o Reno (Alemanha, Suíça, Holanda), Guadalquivir (Espanha, mas que por sinal até permite complementar com passagem no Guadiana), Sena (França, com Paris como epicentro), Elba (com destaque a Berlim, Praga ou Dresden).


, 2013-06-17
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MensagemAssunto: Grupo Golden quer captar 50 milhões para o Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 2:41 pm

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«Mapa do Douro»
  Douro


Grupo Golden quer captar 50 milhões para o Douro

A Golden Estate Douro Valley (GEDV), empresa do Grupo Golden, quer captar um volume de capital na ordem dos 50 milhões de euros para a região do Douro, nos próximos três anos, com o objectivo de potenciar os sectores do turismo, imobiliário e agrícola.

O grupo Golden pretende captar 50 milhões de euros até 2016 para a região do Douro, tendo em carteira cerca de 60 quintas na região, com a América do Sul, Europa, África e Médio Oriente como mercados alvo, segundo o comunicado da empresa.

Com o objectivo de colocar o Douro no mapa internacional, o grupo Golden apostou em colocar a leilão na Christie s o famoso «Mapa do Douro», da autoria do escritor/pintor britânico David Eley, que traduz em aguarelas 78 vinhas das melhores quintas do Douro, e que foi licitado por um investidor asiático, por cerca de 8.200 euros.

«Conseguimos que o mapa fosse o rosto do mais importante leilão anual de vinhos na Christies, pois era nosso objectivo demonstrar a dimensão e o potencial da região do Douro para os investidores», explica Pedro Barros Rolo, CEO da GEDV.

«Na verdade, foram 6 seis lotes de vinho do Porto a leilão, sendo que o primeiro lote incluía o mapa, mas na totalidade, venderam-se todos os lotes nacionais por 17,5 mil euros em cinco minutos, numa sessão que atingiu os 1,4 milhões de euros», sublinha o responsável.

A GEDV está focada no negócio das quintas do Douro e todos os seus negócios adjacentes, como o turismo, a agricultura, e o imobiliário, estando empenhada em trazer investimento para as 60 quintas que tem já em carteira para aplicar capital.

“Estamos, também, apostados na recuperação de espaços, gestão, criação de marcas de vinho, até à negociação com os canais de distribuição”, adianta Pedro Barros Rolo.

O responsável destaca ainda que a captação de investimento combinada com a oferta de vistos de residência dourados poderá ser um excelente aliciante, pois quem investir mais de 500 mil euros acabará por conseguir o respectivo visto.

“Podemos, muito a curto prazo, vir a fechar uma parceria com a Christie s, que tem também uma imobiliária com uma área de negócios especializada em vinhas e vê no Douro uma excelente oportunidade para investidores oriundos dos nossos mercados alvo: América do Sul, Europa, Médio Oriente e África”, conclui o responsável da GEDV.

A empresa irá agora preparar investidas similares à que ocorreu em Londres, mas desta vez em Nova Iorque, Hong Kong e no Rio de Janeiro.

Jorge Garcia in JN, 2013-06-18
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MensagemAssunto: Três associações empresariais juntas para promover Douro e Trás-os-Montes   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 2:48 pm

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«Trazer mais clientes»
  Trás-os-Montes


Três associações empresariais juntas para promover Douro e Trás-os-Montes

Três associações empresariais estabeleceram uma aliança para a promoção turística e qualificação da oferta do Douro e Trás-os-Montes para atrair mais clientes a este território, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT).

À APHORT juntaram-se a Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com sede em Vila Real, e com a Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AEHTDOURO), sediada em Lamego.

Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT, disse à agência Lusa que o objetivo desta aliança é \"trazer mais clientes\" para as duas regiões e melhorar a oferta quer a nível da hotelaria ou restauração.

, 2013-06-19
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MensagemAssunto: Presidente da Turismo do Porto e Norte garante delegação no Douro   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 29, 2013 5:40 pm

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Melchior Moreira tomou posse
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Melchior_moreira_turismo_norte

Presidente da Turismo do Porto e Norte garante delegação no Douro

O presidente da Turismo do Porto e Norte garantiu hoje que vai criar uma delegação no Douro, apesar de não estar prevista na nova lei, e que pretende encontrar soluções para os funcionários do extinto polo duriense.

A nova lei das Entidades Regionais de Turismo, que entrou em vigor no dia 17 de maio, funde a Turismo do Douro, sediada em Vila Real, na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Este diploma não prevê a criação de uma delegação no Douro. No entanto, questionado pelos jornalistas, o presidente da TPNP, Melchior Moreira, assumiu a criação de uma delegação com sede no distrito de Vila Real.

\\"Haverá uma [delegação], como eu sempre disse independentemente da lei, delegação no Douro da TPNP, com essa marca Douro\\", afirmou.

Melchior Moreira referiu que a escolha da localização exata não será imposta, mas escolhida pelos autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro).

Ao Douro ficará também associado, segundo o responsável, o \\"produto estratégico\\" enoturismo, gastronomia e vinhos.

\\"Achamos que ficará muito bem acoplar ao Douro a sede da região norte para o produto gastronomia e vinhos\\", salientou.

A nova lei prevê que os funcionários possam transitar para o regime de mobilidade. Dos 13 funcionários atuais da Turismo do Douro, cinco trabalham nos postos de turismo.

\\"Não quero despedir ninguém. Sempre disse isso. Neste momento não conheço qual é a realidade do polo do Douro em termos de recursos humanos, em termos de responsabilidades financeiras\\", referiu Melchior Moreira.

O responsável referiu que, logo após as eleições para a TPNP e, se for eleito, procurará inteirar-se da realidade.

\\"Nessa altura serei confrontado com essa situação, mas aquilo que quero é descansar os funcionários da Turismo do Douro que o presidente não terá qualquer ideia aqui de despedir funcionários. Tentarei encontrar soluções que viabilizem a vida pessoal das pessoas\\", frisou.

As eleições serão convocadas, segundo Melchior Moreira, depois da homologação dos novos estatutos por parte do secretário de Estado do Turismo.

Após o ato eleitoral, o presidente eleito da TPNP tem 30 dias para apresentar um plano de reestruturação do organismo.

A extinção do polo do Douro foi muito contestado localmente, com o PS a acusar o Governo de promover \\"um retrocesso histórico\\" no turismo duriense.

No entanto, Melchior Moreira disse que sempre foi \\"defensor de uma maior escala na região\\".

\\"O Douro é de facto uma marca fortíssima em termos nacionais e internacionais, mas não basta ter hoje uma marca forte, é preciso ter um verdadeiro destino turístico e eu acho que o Douro ainda não é um verdadeiro destino turístico\\", sustentou.

Com esta integração, estando o Porto e o Douro juntos, o responsável acredita que se vai, precisamente, criar \\"um verdadeiro destino turístico\\" na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, que é Património Mundial da UNESCO desde 2001.

Lusa, 2013-06-25
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MensagemAssunto: Desemprego desce 1,8% no Douro devido à sazonalidade do turismo   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 29, 2013 11:13 pm

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«Ligeira descida»
Douro


Desemprego desce 1,8% no Douro devido à sazonalidade do turismo

O desemprego no Douro desceu 1,8% em maio devido à sazonalidade do turismo neste território, mas continua a ser um «flagelo» que atinge 18,8% da população, disse à Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro).

Segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em maio estavam inscritos nos centros de emprego 15.358 pessoas dos concelhos do Douro, menos 1,8% que em abril mas mais 13,4% que em maio do ano passado.

O desemprego atinge 18,8% da população ativa deste território.

Os concelhos de Lamego e Mesão Frio são os que continuam a verificar as maiores taxas de desemprego (27,2% e 25,8% respetivamente), enquanto São João da Pesqueira e Penedono apresentam as taxas mais baixas (10,6% e 11%).

Artur Cascarejo, presidente da CIMDouro, que abrange 19 municípios durienses, classificou o desemprego como um \"flagelo que põe em causa a coesão da região e do país\".

O também presidente da Câmara de Alijó justificou a \"ligeira descida\" verificada no mês de maio, com a sazonalidade do turismo na região demarcada e a reabertura de algumas unidades hoteleiras que estiveram fechadas durante o inverno.

É a partir de abril/maio que o Douro começa a receber mais visitantes, em números que vão aumentando até à vindima, em setembro/outono, esvaziando-se depois de novo.

Por exemplo, em Sabrosa reabriu o Solar dos Canavarros e, em Alijó, a Pousada Barão de Forrester, que foi adquirida por um empresário local à Empresa Nacional de Turismo (Enatur).

\"Só nesta unidade são 15 postos de trabalho que foram ativados\", afirmou Artur Cascarejo.

A estes dois hotéis, juntam-se, segundo o autarca, outras unidades de turismo rural e de quinta que reabrem para este período.

\"É uma dinâmica sazonal que nós gostaríamos que durasse todo o ano. É melhor isto que nada\", desabafou.

Artur Cascarejo defendeu \"uma alteração da estratégia de combate à crise\", não só a nível nacional mas europeu, em que a \"prioridade\" seja dada ao desemprego.

À semelhança do que acontece no resto do país, também no Douro se tem verificado o encerramento de muitas pequenas e médias empresas, muitas das quais ligadas aos setores da restauração ou do vestuário e calçado.

Mas, por aqui, onde a principal atividade económica é vitivinicultura, junta-se também uma redução do trabalho na vinha, devido às quebras consecutivas nos rendimentos dos pequenos e médios produtores.

O autarca acrescentou ainda, como fator para a taxa de desemprego que ronda os 19 por cento da população, o encerramento de serviços públicos nas áreas da educação e da saúde. \"Não há milagres\", lamentou.

Para o autarca, \"quando não há financiamento e se a nível do setor público não há emprego, a nível do privado também não, muito menos nesta região que não tem grandes empresas\".

E, na sua opinião, a situação não é pior devido, por exemplo no caso do seu concelho, à construção da Barragem de Foz Tua.

\"Que faz com que ao nível da restauração, do alugar de casas, de pequenas empresas na área da construção civil ou da metalomecânica, que têm ali na barragem uma oportunidade de emprego e de trabalho, senão estaríamos muito pior\", acrescentou.

Artur Cascarejo lembrou ainda o investimento de uma grande empresa de distribuição de vinho do Porto, que vai criar postos de trabalho no concelho e dinamismo económico nos concelhos vizinhos onde irá também comprar uvas.

Lusa, 2013-06-27
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MensagemAssunto: Douro mantém «boa procura» de turistas neste verão   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeDom Ago 11, 2013 1:42 pm

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«Balanço positivo»
Douro


Douro Turístico 2 - Página 2 Douro_barco_nf

Douro mantém «boa procura» de turistas neste verão

O Douro mantém neste verão uma «boa procura» por parte de turistas, com unidades de alojamento a lançarem novos produtos ou a apostarem em promoções onde oferecem serviços, desde passeios de barco a provas de vinhos.

O presidente em gestão da Turismo do Douro, António Martinho, fez hoje à agência Lusa um \"balanço positivo\" no turismo na zona que está classificada Património Mundial da Humanidade.

\"É verdade que a procura interna baixou, mas de alguma forma ela estará a ser compensada por um aumento da procura externa\", salientou.

No Douro vinhateiro, o ponto alto coincide com a época de vindimas, em setembro e outubro, pelo que se perspetiva ainda um aumento de turistas nesses dois meses.

Entretanto, para atraírem os visitantes portugueses, algumas unidades hoteleiras estão a apostar em promoções ou pacotes onde são oferecidos mais ou noite ou serviços.

A Quinta do Portal, em Sabrosa, lançou o pacote de verão onde, para além das dormidas os visitantes clientes têm ainda direito a jantar gourmet, visita à adega, prova de vinhos e passeio de barco no rio Douro.

Para além disso, segundo Patrícia Guerra, na adega os turistas podem ainda provar os «cocktails» como o granizado feito com vinho do Porto ou o moscatel tónico. Os mais novos podem provar infusões de cor branca ou tinta que visam desenvolver sensações e o palato dos mais novos.

Novidade são também os miradouros espalhados pelas propriedades, onde podem ser feitos lanches ao pôr-do-sol.

Já em Mesão Frio, o Douro Scala Hotel está a apostar no \"tudo incluído\", com refeições e serviços, proposta que, de acordo com o diretor Hélio Correia, \"está a dar resultado\".

A taxa de ocupação desta unidade ronda, neste verão, os 90 por cento e, ao mesmo tempo, está a aumentar a taxa de permanência dos seus clientes na região.

E, para entreter os turistas na região, foi criada este ano uma nova empresa de animação turística, a Wine Moments & Gourmet, que propõe para estas vindimas cinco pacotes, de vários preços, que incluem o corte das uvas, lagaradas, jantares e visitas a adegas.

Mas nem tudo está a correr bem na área considerada Património Mundial. José Silva tem um negócio de aluguer de embarcações instalado na Folgosa e no Pinhão e queixa-se numa quebra \"de mais de 50%\" na procura \"devido ao verão tardio\" e \"à crise\".

Em oito anos de negócio, o empresário diz que \"este está a ser o pior de todos\".

José Silva reconheceu também que a oferta deste tipo de embarcações, aluguer de lanchas para passeios escolhidos pelos turistas, aumentou no Douro, o que poderá estar também na origem desta quebra.

\"Os clientes espalharam-se mais\", salientou, acrescentando que espera que, as vindimas, tragam mais pessoas à região.

António Martinho referiu ainda que as distinções do Porto e Douro como um dos dez destinos turísticos de 2013 por uma revista internacional, está a atrair mais visitantes ao Património Mundial.

O responsável apontou ainda um aumento de turistas franceses no território o que, na sua opinião, poderá estar associado ao filme «Gaiola Dourada», realizado pelo luso descendente Ruben Alves que foi também filmado entre os socalcos durienses e que já foi visto por 1.2 milhões de espetadores.

Lusa, 2013-08-08
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MensagemAssunto: DouroAzul investe 1ME em embarcaçõe tipo Rabel   Douro Turístico 2 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 1:40 pm

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«Riversightseeing» no Douro
Douro


DouroAzul investe 1ME em embarcaçõe tipo Rabel

A DouroAzul investiu um milhão de euros em duas novas embarcações inspiradas nos tradicionais barcos rabelo que, desde hoje, efetuam cruzeiros de «riversightseeing» no rio Douro, na zona histórica do Porto e Gaia, no designado Circuito das Pontes.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da empresa de cruzeiros fluviais, a "Carlota do Douro" e a "Catarina do Douro" são as primeiras embarcações da Blueboats, a nova empresa de «riversightseeing» do grupo.

Apesar de inspiradas nos tradicionais barcos rabelos, as novas embarcações reclamam "um «design» mais arrojado e contemporâneo, com cores mais vivas", e apostam na diferenciação através de algumas novidades, nomeadamente tecnológicas, face à restante oferta do segmento.

É o caso dos audioguias GPS em 16 línguas diferentes e da operação em sistema de «hop on hop off», que permitirá aos passageiros iniciarem o percurso na Ribeira do Porto e terminá-lo no Cais de Gaia e vice-versa.

Outra novidade é a música ao vivo, já que estes cruzeiros terão um guitarrista a bordo para, "juntando a vertente cultural à turística", ir animando o percurso tocando a tradicional guitarra portuguesa.

"Procuramos inovar, mantendo o conceito tradicional dos cruzeiros de «riversightseeing» no Douro", afirmou o presidente do conselho de administração da DouroAzul, Mário Ferreira.

Segundo salientou, o objetivo da empresa é "modernizar este segmento turístico, tornando-o num produto de referência a nível internacional".

De acordo com os dados avançados pela DouroAzul, o bilhete simples da BlueBoats terá um custo de 10 euros e permitirá a realização de cruzeiros «hop on hop off» entre as duas margens durante um dia.

Também disponíveis estarão opções de bilhetes que irão combinar os cruzeiros com outros produtos turísticos da cidade, como as caves do vinho do Porto (valor do bilhete combinado 12 euros) e dos autocarros turísticos da BlueBus (bilhete com valor de 16 euros, válido para dois dias).

Será ainda possível combinar os três produtos -- cruzeiro, caves e autocarro -- num bilhete combinado válido para dois dias e com um custo de 19 euros.

A construção destas duas novas embarcações enquadra-se no projeto «Douro Global» da DouroAzul, que envolve um investimento global de 37,325 milhões euros, com comparticipação comunitária de 16,641 milhões de euros.

Além dos dois cruzeiros de «riversightseeing», o projeto inclui o navio-hotel Queen Isabel (inaugurado em março), dois navios-hotel atualmente em construção na Navalria (com entrada ao serviço prevista para inícios de 2014) e, ainda, seis autocarros para transporte de clientes.

Fundada em 1993, a DouroAzul conta atualmente com uma frota de sete navios-hotel, a royal barge Spirit of Chartwell, três embarcações de «riversightseeing» de tipologia Rabelo e um iate de luxo.

A DouroAzul dispõe ainda de uma frota de autocarros turísticos para suporte aos programas em navio-hotel, além de 10 autocarros turísticos de «sightseeing», ao serviço da BlueBus City Tours.

Em 2012, a empresa inaugurou um Tourist & Business Wellcome Center na freguesia de Miragaia, nas instalações dos primeiros armazéns de Vinho do Porto.

Do grupo DouroAzul fazem ainda parte as empresas Helitours, dedicada à realização de «tours» aéreos em helicóptero, a Caminho das Estrelas, dedicada ao turismo espacial, e a recentemente anunciada World of Discoveries, que irá desenvolver e explorar um museu interativo e parque temático dedicado à epopeia dos Descobrimentos Portugueses.

Lusa, 2013-08-12
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