Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Economia espanhola, a pior a seguir aos EUA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Economia espanhola, a pior a seguir aos EUA Empty
MensagemAssunto: Economia espanhola, a pior a seguir aos EUA   Economia espanhola, a pior a seguir aos EUA Icon_minitimeQui Out 02, 2008 3:28 pm

.
Economia espanhola é a pior a seguir à dos Estados Unidos

JACINTA ROMÃO

Crise económica. Não se sabe quanto tempo vai durar

Dificuldades do mundo financeiro atingem todas as áreas e geram uma grande crise de confiança

"Tomáramos nós estar hoje na situação em que nos encontrávamos quando falei no Porto em Junho ou Julho", porque se deteriorou ainda muito mais" e, há aqui um processo em curso muito duro". Daniel Bessa, em Leiria, assumia, com estas afirmações a responsabilidade de falar cruamente a uma plateia com centenas de pessoas ligadas a diversos ramos da actividade económica portuguesa, a convite do Millennium BCP, como já o havia feito na sessão a que se refere no Porto e em mais dois encontros anteriores, em Faro e Castelo Branco.

"O centro da crise está na parte financeira" e os problemas surgiram, fundamentalmente, em propostas de valor que envolvem seguros, mas "é impossível" para o professor, "diferenciar estas do resto da economia". Porque, na sua opinião, "as dificuldades do mundo financeiro caem em cima de todas as áreas" e a questão central "é que estamos confrontados com uma crise de confiança que atinge todos os activos". O grande problema, no entender de Daniel Bessa é "não sabermos onde está o factor de segurança". E quando questionado: Quanto tempo vai durar?, diz "a única resposta que posso dar é que não sei". A fundamentação sobre tamanha dúvida que está a afrontar a economia mundial, para além da análise técnica que faz ao problema, encontra-se na falta de resposta que encontra na história de outras crises. A título de exemplo, disse à plateia, que antes de a enfrentar pediu os relatórios de instituições dos Estados Unidos para concluir que "não servem para nada". A melhor forma de encarar as dificuldades que se enfrentam "é agarrarmos outro tipo de considerações" e tomar "uma postura que pode ir da extrema prudência" à de um "comportamento audaz" nos negócios, porque "no meio da crise pode haver grandes oportunidades".

No que toca a Portugal, inserido na conjuntura internacional, o orador não deixou margem para dúvidas: "Não escapa à crise". No entanto, perante representantes de interesses na indústria local, sendo a maior parte empresas que trabalham quase exclusivamente para a exportação, como os moldes, deixou a ideia de que a diversificação dos mercados tradicionais pode ser a opção a tomar, já que os países europeus como a Alemanha se encontram a braços com a mesma crise. Explica ainda que as empresas com as quais tem trabalhado "estão a colocar o enfoque na força de vendas". Sobre Espanha, um dos principais mercados de muitas empresa portuguesas, o professor traçou um cenário muito crítico. Comparando a nossa balança de pagamentos, admite que nós temos um défice que atinge os 40 milhões de euros por dia, enquanto Espanha atinge os 270 milhões. "É a segunda pior economia a seguir aos Estados Unidos e atravessa a recessão mais séria da Zona Euro". Neste País pode haver grandes oportunidades no domínio das infra-estruturas, porque o Governo poderá responder com obra pública, diz. Mas acrescente que o problema "está no resto dos produtos que Espanha tem que vender ao mundo, o que faz muito mal".

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
 
Economia espanhola, a pior a seguir aos EUA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Exemplo a seguir
» NATAl, NATAL 2011
» Crise financeira Zona Euro (2)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Economia :: Na Europa-
Ir para: