Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ténis 2011 - 2012

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Ténis 2011 - 2012 Empty
MensagemAssunto: Ténis 2011 - 2012   Ténis 2011 - 2012 Icon_minitimeTer Set 27, 2011 5:34 pm

.
XII «Duplas» Open da AAUTAD
Desporto


Ténis 2011 - 2012 XIIDuplasOpenfinal1

João Marques e Hugo Sousa, atletas da Secção de Ténis da AAUTAD, repetem final

À primeira não foi possível, à segunda não havia condições, à terceira foi de vez! Assim, e após dois adiamentos, a décima segunda edição do «Duplas« Open foi finalmente avante (sem conotações políticas)!

A título de curiosidade, refira-se que o evento, disputado somente na variante de pares nas primeiras cinco edições, engloba desde 2005 as modalidades de singulares masculinos e femininos.

Este ano, quem assistiu à competição teve uma sensação de “déjà vu”! Isto porque os intérpretes da final de singulares foram os mesmos actores da última final do Campeonato Regional Absoluto.

No derradeiro encontro, o esquerdino da Secção de Ténis da AAUTAD, João Marques, justificou plenamente a sua condição de actual campeão regional absoluto e, ao longo do fim-de-semana, não cedeu qualquer set aos seus oponentes, vencendo na final o presente vice-campeão regional absoluto, Hugo Sousa, também da Associação Académica da UTAD, por duplo 6/0.

Muita alternância entre esquerda em slice e esquerda batida foi uma constante ao longo do jogo por parte do canhoto da academia transmontana que, aliás, acabou a partida a bater uma esquerda paralela com limpeza e, desta forma, a arrecadar o 6.º troféu do ano.

Com este triunfo, Marques capitalizou mais uns valiosos 25 pontos para o ranking da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), visando melhorar a sua actual classificação como 16.º da hierarquia lusa. Por sua vez, Hugo Sousa, como finalista vencido, somou uma importante vintena de pontos.

A final de pares, também representada por jogadores da AAUTAD, proporcionou momentos de competência tenística, com a dupla João Marques / Hugo Sousa (na foto, à direita) a arrebatar “sem espinhas” o título face ao tandem formado pelos visitantes Bruno Marinho, do CT Elvas, e Tiago Reigada, do CT Ermesinde, por pesados 6/0 e 6/0.

Nesta variante, e para os menos informados, o regulamento da FPT dita que a prova de pares do grupo sénior atribui 15% (!) da pontuação prevista para a respectiva prova de singulares e é contabilizada para a classificação individual do jogador.

As pontuações obtidas em provas de singulares e pares do mesmo evento são contabilizadas como apenas um torneio. Mas francamente… 15%? Que miséria!


AF, 2011-09-27
In DTM


Ténis 2011 - 2012 00020471
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Ténis 2011 - 2012 Empty
MensagemAssunto: Open XX no aniversário    Ténis 2011 - 2012 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 2:24 pm

.
Open XX no aniversário
Desporto


Ténis 2011 - 2012 Tenis_openxx

João Marques, da Secção de Ténis da AAUTAD, vencedor incontestado em singulares e pares

Num autêntico prolongamento estival, onde por esta altura nas praias os veraneantes deviam estar a substituir as bolas de berlim por castanhas (!), os tenistas da AAUTAD usufruíram do grande ardor do sol para soprar as velas de uma vintena de existência e profícua actividade.

No quadro celebrativo do vigésimo aniversário da divisão tenística da academia transmontana que, desde 1991, data da sua génese, tem vindo a granjear notoriedade, o esquerdino da AAUTAD, João Marques, não deu hipóteses à concorrência e adjudicou mais uma «dobradinha» ao seu extenso palmarés.

Marques manteve a invencibilidade em finais disputadas este ano e triunfou pela 7.ª vez, num encontro concluído em dois pequenos sets (6/1 e 6/0), face ao esforçado representante do Clube Ténis de Aveiro e n.º 52 da classificação nacional, Luís Pinho, que se mostrou incapaz de apresentar argumentos válidos para contrariar mais uma soberba actuação do actual campeão regional absoluto e «dorsal» 16 do ranking luso.

Aliás, a insistência de Marques sobre a esquerda do seu oponente, forçando a executar esta pancada sem os apoios ideais na passada, provocou diversos break-points e, claro, o resultado surgiu naturalmente e sem mácula.

Na final de pares, e numa imagem rápida e breve, o melhor par da AAUTAD, formado por Marques e Hugo Sousa, não se mostrou disposto a deixar fugir mais um título e, de forma autoritária, conquistou esta variante ao vencer comodamente pelos parcelares de 6/1 e 6/0, a dupla forasteira constituída por Bruno Marinho, do CT Elvas, e Tiago Reigada, do CT Ermesinde.

A habitual cerimónia protocolar de entrega dos troféus (gentileza da Vigia Sports, na pessoa do Sr. Basílio Manuel Angélico) premiou os diferentes vencedores e finalistas, encerrando mais um Open Aniversário. Parabéns! Para o ano haverá mais… ou não!

Fosse o país movido a soberba e a Europa é que seria a nossa cauda! Assim, a troika internacional tem a palavra fiducial! No entanto, e na actual conjuntura, se a prática dos nossos governantes não é merecedora de grandes loas, também alguns dos governados não são motivo para grandes júbilos.

Sobre o presente clima de austeridade e provável perenidade, o desporto será provavelmente rotulado de ócio, viva rejeição do especulativo “neg-ócio”. Caso este Programa de Assistência Económica e Financeira do “grande trenó puxado por três cavalos emparelhados”, vulgo troika, seja realmente genuíno, o desnível entre o intelecto dos privados e a gritante obtusidade do governo (paletas cromáticas à parte) é excessivo e suspeito. Haja fé (ateístas inclusos) e indignados! Ou resignados…

........................................................................
A legenda para a foto é a seguinte:
Da esquerda para a direita: João Marques, Amadeu Fernandes (técnico da AAUTAD) e Hugo Sousa.


, 2011-10-19
In DTM

Ténis 2011 - 2012 00020471
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ténis 2011 - 2012
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Desporto :: Outras modalidades-
Ir para: