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13 anos a promover Trás-os-Montes
Trás-os-Montes Maior Confraria do País realiza actividades e associa-se a eventos que enaltecem produtos de qualidade que identificam a região Sob o lema «comida quer bebida e bebida quer comida», a Confraria de Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEGTMAD) é a maior congregação do País, que visa promover produtos de qualidade que identificam a região.
Com 13 anos de vida, a Confraria conta com 226 elementos, entre os quais se destacam oito confrades de Mérito e dois confrades de Honra e Devoção. A missão de cada um é muito clara e assenta no paradigma de promover, de uma forma discreta e eficaz, a região de onde são oriundos. À entrada para a confraria ficam à porta a política, o futebol e a religião. “Há outra hierarquia e é essa que tem que ser seguida”, enfatiza o grão-mestre da CEGTMAD, António Monteiro.
O responsável realça que há confrades oriundos de todos os concelhos abrangidos pela congregação, que se estende a todo o distrito de Bragança e Vila Real e parte do distrito da Guarda e Viseu. «Já realizámos eventos em praticamente todos os concelhos. Além das nossas actividades, também nos associamos a festivais ou feiras de qualidade e, quando nos pedem para promover um produto, também o fazemos e pagamos o que promovemos, desde que, antecipadamente, tenhamos a garantia de que é um bom produto», realça António Monteiro.
O leque de actividades e de eventos desenvolvidos pela CEGTMAD é diverso e transversal a toda a região e, até, ao estrangeiro. A mais recente iniciativa realizada pela congregação foi o Capítulo de Outono, que decorreu no mês passado, na cidade de Bragança, onde a confrade Graça Morais se encarregou do roteiro cultural para os participantes (ver artigo de opinião na página seguinte).
Confraria enfatiza toda a dinâmica cultural que há por detrás de cada produto digno de distinguir a região
Olhando para o trabalho que a confraria tem vindo a realizar ao longo dos anos, destaque para a Carta Gastronómica de Trás-os-Montes e Alto Douro (em elaboração contínua), a realização do Congresso Enogastronómico de Trás-os-Montes e Alto Douro (III Congresso em preparação), bem como a caracterização dos produtos tradicionais.
O apoio e a dinamização de eventos regionais, como é o caso da Feira do Fumeiro de Vinhais, da Feira do Folar de Valpaços, do Projecto Terra Olea (Mirandela) ou do Encontro de Azeite e Sabores (Sabrosa), fazem, igualmente, parte do plano de acção da CEGTMAD.
«Por detrás de cada produto há uma dinâmica cultural, como saberes, história … Fazer o vinho é um acto cultural, fazer o azeite, a alheira tudo isso são actos culturais que é preciso transportar para a confraria. Porque uma confraria não pode ser só comer e beber», salienta o grão-mestre.
A promoção passa pela realização de eventos de grande expressão e não por levar os produtos aos potenciais compradores. «É bom que não sejamos nós a levar os nossos produtos para fora, mas que sejam as pessoas que lhe reconhecem qualidade a virem cá buscá-los», sublinha o grão-mestre.
A par de todas as acções de divulgação ou de aconselhamento técnico na área da gastronomia e enologia à restauração, a CEGTMAD também edita uma revista semestral, com o título «Comes & Bebes», que estuda e divulga a região transmontano-duriense e os seus produtos.
Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-12-16
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